quarta-feira, fevereiro 07, 2007

 

IMPERADOR LEÃO I


Posted by Picasa Leão I, chamado o Grande (em latim, Imperator Caesar Flavius Valerius Leo Augustus), Imperador Romano do Oriente (401 - 474, reg. 457 - 474), foi o último de uma série de imperadores colocados no trono por Aspar, o alano que comandava o exército. Sua coroação em 7 de fevereiro de 457 foi a primeira de que se tem notícia com a participação do Patriarca de Constantinopla. De origem trácia, Leão ingressou no serviço militar e tornou-se tribuno, sob as ordens de Aspar, este um dos generais mais poderosos durante os reinados de Teodósio II e Marciano.
Por meio de uma aliança com os isaurianos, Leão logrou eliminar Aspar, em troca do casamento de sua filha com Tarasicodissa, chefe dos isaurianos e que subiria ao trono em 474 com o nome de Zenão.
Durante o reinado de Leão, os Bálcãs foram devastados seguidamente pelos ostrogodos e pelos hunos, os quais, entretanto, não conseguiram tomar Constantinopla, devido às muralhas que haviam sido re-construídas e reforçadas por Teodósio II. Procurou influenciar os desdobramentos no Império Romano do Ocidente, ao nomear Antêmio como Imperador do Ocidente em 467. Sua expedição contra os vândalos em 468 foi derrotada, devido à traição e incompetência de seu cunhado Basilisco, um desastre que subtraiu ao Império recursos financeiros e humanos.
Leão morreu de disenteria aos 73 anos de idade, em 18 de janeiro de 474.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com