domingo, fevereiro 04, 2007

 

JOÃO DE BARROS


Posted by Picasa João de Barros (Figueira da Foz, 4 de Fevereiro de 1881 — Lisboa, 25 de Outubro de 1960) foi um poeta, pedagogo e publicista português.
João de Barros licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Dedicou-se às letras, sendo autor de uma vasta obra, na sua maior parte dispersa por publicações periódicas. No campo da poesia revelou-se sensível e inspirado, sendo autor de uma obra ainda mal conhecida.
Fiu um entusiasta da aproximação luso-brasileira, tendo dirigido, com João do Rio, a revista Atlântida (1915-1920), que incluiu colaboração dos principais escritores lusófonos da geração de 1910-1920. Em consequência, no ano de 1920 foi eleito sócio da Academia Brasileira de Letras.
Tendo ingressado na política activa, foi um dos últimos Ministros dos Negócios Estrangeiros da Primeira República Portuguesa, tendo feito parte de um dos governos que se sucederam em 1925.
Dedicou os seus últimos anos de vida à adaptação para a juventude de alguns dos mais famosos textos clássicos, publicando versões em prosa de Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões e da Odisseia de Homero.
Em 1945, foi agraciado com a grã-cruz da Ordem do Cruzeiro do Sul.
Foi pai do Professor Henrique de Barros, que viria a ser Ministro de Estado e Presidente da Assembleia da República após a Revolução de 25 de Abril de 1974.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com