terça-feira, maio 17, 2005

 

BEATRIZ DE PORTUGAL


A princesa Beatriz de Portugal, nascida no ano de 1372 foi filha do Rei Fernando de Portugal e de sua mulher a castelhana Leonor Teles de Menezes.
No início de 1383, Beatriz era a única descendente do rei moribundo, depois da morte prematura de seus irmãos mais novos em 1380 e 1382. Como herdeira apatente do trono, o seu casamento dominava a agenda política em Portugal e era objecto de intriga e manipulação das várias facções. Fernando arranjou e cancelou o casamento de Beatriz por diversas vezes até finalmente optar pela primeira escolha da sua mulher, o Rei João I de Castela.
Viúvo desde o ano anterior de uma princesa aragonesa, João encontrou vantagens políticas na união e concordou com o casamento. A cerimónia teve lugar a 17 de Maio de 1383, na cidade fronteiriça de Elvas. Beatriz tinha apenas 11 anos.
O Rei Fernando morre pouco depois, a 22 de Outubro. De acordo com o tratado de casamento assinado por Portugal e Castela, a Rainha Mãe Leonor Teles de Menezes, assumiu a regência do Reino, em nome de Beatriz e João de Castela.
Esta solução para a crise dinástica da morte do Rei Fernando não era, no entanto, do agrado dos portugueses em geral, uma vez que implicava a perda de independência e uma união pessoal com o reino de Castela. Apoiado nas classes médias e aristocracia tradicional, João, O Grão Mestre de Aviz iniciou uma revolta nesse mesmo ano, iniciando assim a crise de 1383 - 1385.
No ano seguinte Beatriz dá à luz um bébé, Miguel, que se torna, de imediato, herdeiro das duas coroas. João I de Castela invade Portugal para defender os direitos de Beatriz e Miguel, mas é derrotado na Batalha de Aljubarrota, a 14 de Agosto de 1385 e João I de Aviz é universalmente reconhecido como Rei de Portugal.
A partir de então Beatriz deixa de ser a herdeira de Portugal e torna-se na Raínha consorte de Castela. Beatrz faleceu em 1410 em Madrigal ( Castela ).

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com