sábado, dezembro 24, 2005

 

BOAS FESTAS










Para todos os leitores e leitoras o Atónito deseja que passem, no seio das vossas famílias ,umas festas cheias de paz e alegria, e que o novo ano que se avizinha lhes traga tudo de bom...esperando continuar a merecer a honra da vossa visita.
Bem-Hajam

 

ALENTEJANANDO .


Posted by Picasa Um dia houve um grande acidente no alentejo, em que morreram umas poucas pessoas.
Então vem um lisboeta, que era perito em seguros, para avaliar o acidente.
Este mesmo dirigiu-se a porta do café onde estava um alentejano sentado numa cadeira a dormir e acordo-o.
- você viu o acidente? - perguntou o perito em seguros.
- e claro que vi!!
Tava mesmo aqui onde vocemecê me tavendo!
- atão se viu o acidente conte-me la como e que foi.
- olhe vocemecê tá vendo aquele chaparro ali adiante?
- Tou tou!!
- atão olhe ele nã o viu!!!

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santas Ermina e Adélia
As duas santas que festejamos hoje têm muitas coisas em comum: ambas estão ligadas ao florecimento do cristianismo no coração a Alemanha durante a missão de dois grandes apóstolos, Willibrordo e Bonifácio, as quais colaboraram na obra com o sustento tanto material como espiritual; ambas foram fundadoras de mosteiros, dos quais foram também abadessas e também são festejadas no dia 24 de dezembro.
Ermina (de onde vem o nome Irma) e Adélia .
Segundo historiadores, Santa Ermina era noiva do conde Ermano, que morreu antes das núpcias e Ermina quis consagrar-se a Deus, entrou num mosteiro de observância beneditina.
Neste período uma grave peste atingiu Tréveros e o flagelo desapareceu apenas com a chegada de São Willibrordo à cidade.
Admirada e comovida, Ermina por gratidão fez presente ao Santo missionário da parte que lhe coube em herança da vila de Echternach com a Igreja anexa e o mosteiro.
Santa Adélia de Pfalzel, ligada ao nome de outro grande apóstolo da Alemanha, o inglês São Bonifácio que pregou o Evangelho na Frísia, na primeira metade do século VIII.
Durante uma de suas frequentes viagens da Frísia à Renânia, o incansável missionário foi hóspede do mosteiro de Pfalzel, em Tréveros, do qual era abadessa Adélia.
A tradição diz que esta santa, uma vez viúva, entrou no mosteiro por ela mesma fundado, levando consigo o neto Gregório, e que durante a permanência no mosteiro, São Bonifácio em suas pregações sobre as verdades evangélicas, o menino, admirado, quis segui-lo, tornando-se um dos mais zelosos discípulos desse grande missionáraio.
Santa Ermina morreu provavelmente no ano 708, mais ou menos, uns vinte anos antes da morte de Santa Adélia de Pfalzel.


 

ATLETAS DO SÉCULO


Posted by Picasa Com suas duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos, o etíope Abebe Bikila é considerado o maior maratonista de todos os tempos.
Abebe Bikila não pôde ganhar a sua terceira medalha de ouro na maratona olímpica do México 68, mas colaborou muito para que um compatriota seu mantivesse o domínio Etíope na história da prova.

Poucos sabiam que o bicampeão olímpico tentou sua terceira medalha de ouro com uma fissura na perna direita, que se complicou com problemas de rigidez e circulação. Sem dúvida, os aspirantes à medalha de ouro o tinham como favorito quando um astuto Mamo Wolde, começou a tomar a frente.
Bikila abandonaria no quilômetro 17, quando era seguido por corredores que buscavam a vitória. Foi directo para a ambulância e assim terminou sua terceira participação olímpica do maior maratonista que até agora já se viu.

Membro de uma pobre e numerosa família camponesa do sul da Etiópia, Bikila se alistou no exército quando tinha 17 anos de idade; uma saída fácil para seu sustento diário.
Os integrantes da Guarda Imperial, tinham fama de resistentes, mas Bikila só tinha corrido esporadicamente e como forma de sobrevivência.
O destino o pôs nas mão do talentoso treinador sueco Onni Niskanen, que soube ter a paciência e sensibilidade para transformar um diamante bruto em uma jóia preciosa.

Na base de novos treinamentos, fortalecidos com banhos de sauna, exercícios de basquete e grandes corridas em estradas, o estilo de Bikila se transformou numa máquina perfeita de devorar quilômetros.
Uma eminência do treino desportivo, Niskanen, não se opôs de imediato ao gosto de Bikila em correr sem sapatos.

O treinador optou por estudar os tempos de seu atleta, correndo de tênis e sem eles, e comprovou que efetivamente Bikila era mais rápido descalço.
Este foi um facto que assombrou o mundo; um atleta do continente mais pobre do mundo em plena descolonizarão, ganhava descalço a maratona olímpica de Roma, em1960.
Ele não só ganhou o ouro, mas também causou o maior alvoroço melhorando em quase oito minutos o recorde olímpico, deixando-o em 2 horas, 15 minutos e 16 segundos.

Para terminar de surpreender o mundo, soube-se que Bikila perdeu somente 350 gramas de peso na exigente corrida, muito abaixo da media de 4 quilos que costumavam perder os maratonistas da época.
Em 1935, Benito Mussolini e suas tropas fascistas saíram do famoso arco de Constantino, em Roma, para conquistar Addis-Abeba, a capital da Etiópia.
Mas as coisa da vida quiseram que o atleta africano ganhasse em Roma, perto de onde Mussolini tinha partido para a conquista da Etiópia.
Por isso, a façanha do corredor transcende o terreno desportivo e entra no mais puro Nacionalismo etíope.
Quando voltou de Roma, Bikila foi recebido como herói pelo Rei dos Reis em sua pátria em troca de sua medalha ouro recebeu um anel de diamantes.
Nos meses que antecederam a Olimpíada de Tóquio (64), Bikila foi acusado de fazer parte de um complô militar.

Esta suspeita, valeu para deixá-lo preso por meses, bem próximo aos jogos Olímpicos.
Como se fosse pouco, uma grave apendicite atacou Bikila, que teve que ser operado um mês antes de sua saída para a maratona de Tóquio.
Com seu estilo, então convertido em arte e refinado com tênis, Bikila repete a vitória e reafirma a constância de seu potencial: 2 horas, 12 minutos e 11 segundos, uma velocidade recorde de 19.152 quilômetros por hora, algo antes nunca visto.
Em março de 1969 a grandeza desportiva de Bikila foi apagada cruelmente por um acidente automobilístico.

Durante oito meses ficou internado num hospital em Londres, de onde saiu paralítico numa cadeira de rodas.
Uma multidão ferida e chorosa o recebeu quando regressou a Addis-Abeba.

A multidão que muitas vezes o aclamou não se acostumava a vê-lo nessa condições.
Assim, doente com suas pernas "mortas" e um triste sorriso, Abebe Bikila, o melhor maratonista do mundo, o primeiro ídolo da África, terminava seu ciclo na terra.
Uma hemorragia cerebral acabou com a sua vida em 23 de outubro de 1973, aos 41 anos.

 

AS ÚLTIMAS PALAVRAS DO CONDE DE MIRABEAU


Posted by Picasa Honoré Gabriel Vitor Riqueti, conde de Mirabeau
1749 - 1791
Deixem-me morrer ao som da música
Político, escritor e orador jacobino francês.
Teve uma vida aventurosa, esteve preso, serviu na corte da Prússia e insurgiu-se publicamente contra os abusos das classes privilegiadas.
As sua últimas palavras foram:
Deixem-me morrer ao som da música.

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa

 

PAPA JOÃO IV


Posted by Picasa Natural da Dalmácia, foi enviado pelo pai a Roma, para estudar.
Era arcediago em São João de Latrão, quando foi eleito ao pontificado, em 24 de dezembro de 640.
Tentou reconduzir à Igreja os dissidentes do Egipto. Trasladou para Latrão os mártires Venâncio, Anastácio e Mauro.
Enviou à Dalmácia recursos econômicos e missionários para ajudar o povo a suportar a invasão dos eslavos que devastara sua terra.
Consagrar 28 sacerdotes e 18 bispos.
Veio a falecer em 12 de outubro de 642.

 

CONTO DE NATAL


Posted by Picasa A família reunida reparte pães e bênçãos.
Nas ruas ninguém ao desabrigo.
Em cada casa, crianças abrem presentes, adultos trocam sorrisos.
Festas humildes e festas de pompa.
Casas onde a ceia é simples, outras onde os pratos se multiplicam.
Em nenhuma a mesa, ou a alma, vazia.
Nas mansões, governantes e empresários, juízes e doutores, repartem a riqueza ponderada.
Nos lares menos providos, a mesa suficiente, as bocas saciadas e os corações plenos de esperança pela primeira vez.
No céu, o horizonte acorda e espera o amanhecer de um mundo novo.
O ano... Bem, cabe a nós desenhar cada número que vai formar esse dia glorioso.
Alberto Carmo

 

RICKI MARTIN


Posted by Picasa Enrique Martin Morales, mais conhecido como Ricky Martin, nasceu na véspera de Natal, 24 de dezembro de 1971, em San Juan - Porto Rico. Os pais, Nereida Morales e Enrique Martin Negroni separaram-se quando Ricky tinha dois anos.
Os irmãos de Ricky são o Fernando e Angel (por parte de mãe) Eric, Vanessa e o Daniel (por parte de pai).
Desde de pequeno, KIKI, apelido dado carinhosamente pelo o pai, já era fascinado pelo mundo artístico.
Com alguns meses de vida, Ricky ganhou um concurso de bebê mais bonito.
Aos seis anos de idade começou a trabalhar como modelo publicitário, fazendo vários comerciais. Além disso, participava do grupo de teatro e do coral do colégio.
Quando criança Ricky e seus irmãos só queriam saber de rock até o dia em que a mãe dele os levou a um concerto de Célia Cruz e Tito Puente para conhecerem o verdadeiro som latino.
A decisão de se tornar um artista era a oportunidade de visitar vários lugares, conhecer pessoas e trocar idéias com pessoas de culturas diferentes, pois estaria aprendendo muito com tudo isto. Então, ele decidiu entrar para o grupo Menudo e aprender o estilo de vida de um artista.
Ele só conseguiu entrar no Menudo quando tinha 12 anos, isto foi em 1984.
Para ele era um sonho que estava se tornando realidade, pois já tinha tentado entrar duas vezes antes, mas tinha sido recusado por ser muito pequeno.
O ingresso dele ao Menudo foi muito importante, pois lhe deu muitas experiências e o ensinou a ser disciplinado.
Foram cinco anos ininterruptos de trabalho com tournés, gravações e ensaios com o grupo.
Com o Menudo, ele participou da novela "Por siempre amigos".
Foram seis meses de gravação na Argentina.
Ao deixar o grupo Menudo em 1989 Ricky decidiu que precisava de um tempo para estudar e refletir.
Então, ele decidiu ir para Nova York onde pretendia ficar só dez dias, mas terminou ficando por seis meses.
Após isso ele seguiu para o México para retornar ao seu trabalho de cantor e actor.
Em 1990, ele actuou na peça teatral "Zapatillas Rojas" e depois em "Mamá ama el Rock".
Por sua actuação, Ricky ganhou o prêmio de Melhor Actor pela revista mexicana Eres.
Já na televisão participou da novela "Alcanzar una Estrella II", de grande repercussão a ponto de ganhar um "Heraldo", equivalente ao Oscar, pelo seu desempenho.
E, também participou da gravação do álbum "Muñecos de Papel", que tem as canções da novela.
E foi no México que Ricky gravou os dois primeiros álbuns a solo, "Ricky Martin" e "Me Amarás", lançados em 1992 e 1993, respectivamente.
O primeiro álbum alcançou o primeiro lugar em difusão nas rádios com as músicas "Fuego contra fuego" e "El amor de mi vida".
Com o lançamento do segundo álbum, escrito e produzido pelo maestro Juan Carlos Calderón, Ricky realiza sua primeira tourné de mais 100 apresentações em 60 cidades de 20 países.
Com isso ganhou oito discos de ouro no México, Chile, Argentina, Colômbia, Argentina, Estados Unidos e Porto Rico.
Na Venezuela ele ganhou a Orquídea de Prata.
Depois de todo esse sucesso, Ricky se muda para Los Angeles.
Nos EUA, ele actuou na TV no série "Getting By" e na novela General Hospital pela rede ABC, no papel de Miguel Morez.
Em Abril de 1995, Ricky interpreta o papel de Jesus Cristo na peça "Jesús, Pasión Y Muerte" no Estadio Hiram Bithorn - em Porto Rico.
A devoção religiosa da Semana Santa proporcionou a Ricky a reconciliação com o seu pai - Enrique Martin.
E nesse mesmo ano ele actua na produção teatral da Broadway "Les Miserábles" no papel de Marius.
Outubro de 1995 Ricky lança o seu terceiro álbum em espanhol, A Médio Vivir, produzido por Robi Rosa e KC Porter.
A música "Maria" abre as portas para o sucesso em vários paises.
No Brasil esta música foi tema da novela "Salsa e Merengue" permitindo assim o seu sucesso por aqui.
Em seis meses foram vendidos mais de seiscentas mil copias, recebendo este o certificado de ouro da RIAA - em 27 de outubro de 1997.
Com este trabalho começa uma tourné de dois anos por mais de 300 cidades em 50 países.

 

CLÁUDIO CAVALCANTI


Posted by Picasa Aos 4 anos, Cláudio Cavalcanti passeava com o pai, Murilo Pessoa Cavalcanti, pelo Jockey Club do Rio de Janeiro.
Este menino nasceu no dia 24 de Dezembro de 1940.
Encantado com os animais que tomavam banho depois das provas, disparou: "Quando eu crescer quero ser cavalo".
O pai explicou que seria impossível.
Mas nascia ali a paixão pelos bichos.
Em sua casa, em Copacabana, o actor, 65 anos, junto com a mulher, a actriz Maria Lúcia Frota, cria 13 gatos e uma cadela.
Dedicado à protecção dos bichos desde 1975, quando ingressou na Associação Protectora dos Animais (APA), Cláudio Cavalcanti decidiu ir mais longe pela causa.
Ele é candidato a vereador nas eleições municipais, ano que vem, pelo PTB. "Faço tudo pelos animais, que são minha razão de viver", afirma.
A opção pelo partido deveu-se a César Maia, o ex-prefeito da cidade, que vai candidatar-se novamente.

Num jantar, ele seduziu Cláudio ao prometer que, se eleito, criará a Secretaria de Protecção ao Animal.
"Tenho um pouco de medo, porque esse meio tem muita malícia", confessa. "Eu sei que estou dando a minha cara ."
Cláudio e Maria Lúcia se conheceram numa reunião da APA, há 20 anos.

Quando perguntados sobre filhos, eles respondem que têm 14, para em seguida esclarecer: "São os nossos bichos, que para nós são como filhos".
Cada um deles é baptizado com o nome de um personagem de algum livro que tenham gostado. A cadela, por exemplo, chama-se Alba Valéria, nome tirado da peça Nosso Marido, dirigida por ele.
Todos foram recolhidos na rua.
"Em nossa antiga casa, em Laranjeiras, as pessoas colocavam gatos abandonados em nossa caixa de correio", lembra Maria Lúcia.
A militância do actor nessa área inclui algumas conquistas, como o empréstimo de um sítio em Jacarepaguá para servir de abrigo a animais de rua e a promoção de uma campanha gratuita de vacinação e castração.
Cláudio Cavalcanti estreou na carreira em 1956, quando tinha 16 anos, na companhia TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), ao lado de Cacilda Becker, Paulo Autran, Fernanda Montenegro, Jardel Filho e Natália Thimberg.

Em 1967, chegou à Globo na novela Anastácia, a Mulher Sem Destino, de Janete Clair.
Ele acumula sucessos, como os personagens que interpretou em Roque Santeiro e em O Feijão e o Sonho.
Mas nada comparável ao papel de Jerônimo, na novela Irmãos Coragem, que marcou o auge de sua carreira.
Cláudio também tem no currículo a publicação de dois livros de crônicas e três antologias de contos, além de ter composto músicas para Martinho da Vila e Ângela Maria.
Fazendo pequenas participações desde sua última novela, Explode Coração, em 1997, o actor está sem contrato com a Rede Globo.
Enquanto estuda propostas de emissoras de São Paulo, Cláudio tem sido um personagem assíduo na ponte aérea.

Na capital paulista, está em cartaz com a peça Problemas Felizes.
Ele e sua mulher são os autores e directores do espectáculo, que conta com três elencos distintos. No Rio, a mesma peça será produzida no Teatro Planetário.
Distante dos palcos, os bichos são sua prioridade.
A paixão é tão grande que ele não gostaria de ser lembrado, depois de sua morte, como actor. "No meu obituário, gostaria que estivesse escrito: Cláudio Cavalcanti, protector dos animais."

 

AVA GARDNER


Posted by Picasa Ava Gardner que nasceu no dia 24 de Dezembro de1922 e faleceu no ano de 1990 foi uma actriz norte-americana, nascida em Grabtow, Carolina do Norte na véspera de Natal, às 10 horas da noite.
A sétima criança do casal Mary (Molly) Elizabeth Gardner e Jonas Gardner, Ava teve os irmãos Raymond (que morreu, aos dois anos de idade, de uma forma trágica, quando sua mãe, Molly, jogou no fogo, por engano, um detonador de dinamite que explodiu em seguida) e Melvin e as irmãs Beatrice, Elsie, Mae, Inez, e Myra.
Seu cunhado Larry Tarr era fotógrafo em Nova Iorque e encheu suas vitrines com fotos de Ava Gardner, então com 16 anos de idade.

Uma dessas fotos foi vista por um funcionário da Metro Goldwin Maye , Barney Duhan que aconselhou Larry Tarr a encaminhar fotos de sua cunhada para a METRO.
O director George Sidney gostou do que viu e convidou-a para Hollywood, onde desembarcou a 23 de Agosto de 1941.
Conseguiu um teste e um pequeno contrato com a produtora a 50 dólares por semana.
Foi também modelo da agência nova-iorquina de John Powers.
Estudou com professores de dicção a fim de perder o forte sotaque sulino e estreou numa pequena aparição em um filme de Norma Shearer, Tú és a Única (We Were Dancing), de 1941 e a partir daí, apareceu numa série de pontas, filmes em que seu nome nem sequer aparecia nos letreiros.
Em 1941, Mickey Roone era o pequeno rei dos estúdios da Metro: fazia um musical chamado Calouros da Broadway (Babes On Broadway), no qual imitava Carmen Miranda, de baiana e maquiagem exagerada.

Ava Gardner foi-lhe apresentada nesse dia.
Casaram-se em 10 de Janeiro de 1942, divorciando-se um ano depois, após uma série de brigas, em 21 de Maio de 1943 (no mesmo dia em qua a mãe de Ava faleceu).
Seu segundo casamento deu-se em 17 de Outubro de 1945, com o músico, compositor e regente Artie Shaw, homem extremamente culto e inteligente que tentou fazer de Ava Gardner uma erudita, "inundando" sua vida com obras literárias clássicas e famosas.
Esse casamento também não deu certo durando apenas um ano e sete dias.
Seu último casamento foi com o célebre cantor Frank Sinatra, em 7 de Novembro de 1951.

 

VASCO DA GAMA


Posted by Picasa O navegador português Vasco da Gama nascido em Sines, em 1469, realizou, por ordem do rei D. Manuel I, a viagem que o tornou famoso, circunavegando, pela primeira vez, a África e abrindo um novo caminho para as Índias.
Em fins da Idade Média, o Oriente possuía o encanto de um paraíso terrestre.

De lá vinham, junto aos mais interessantes produtos exóticos, narrativas que acendiam o desejo pela aventura nos homens mais audazes.
Cada Estado europeu procurava comerciar directamente com o Oriente, para retirar dos árabes e de Veneza o predomínio nesse campo.
A Espanha, por exemplo, financiara a expedição de Cristóvão Colombo.
O Rei D. João II, de Portugal, tinha outros planos: desde muito tempo concebera o projecto de alcançar as Índias navegando ao redor da África.

O homem a quem confiar a empresa, havia: Vasco da Gama, um jovem que, somente com vinte anos, já conquistara sólida fama de emérito navegador, participando ao longo das costas ocidentais da África.
Somente havia pouco tempo que o supersticioso temor do mar além das "colunas de Hércules" (o hodierno estreito de Gibraltar) tinha sido superado: não se sabia, entretanto, nem quanto longa nem quanto difícil poderia ser a viagem.
Entre esses pensamento, debatia-se D. João II.

Mas a morte truncou-lhe o projecto.
Seu sucessor, D. Manuel I, o Venturoso, organizou a expedição.
A 8 de julho de 1497, teve início a aventura de 160 homens, sobre quatro navios; o navio almirante, São Gabriel, era comandado por Vasco da Gama; o segundo navio, o São Rafael, estava confiado ao seu irmão Paulo; Nicolau Coelho comandava o Bérrio, menor e mais leve que os outros, e Gonçalo Nunes guiava o navio subsidiário, São Miguel, para as provisões.
A viagem ao longo das costas ocidentais da África transcorreu sem incidentes e, em 22 de novembro, foi superado o cabo da Boa Esperança, após oito meses de navegação de mares desconhecidos.

No dia 25 de dezembro os navegadores aportaram a uma baía (que agora se chama, exatamente, Baía de Natal) para festejar o dia da Natividade.
Em 20 de maio de 1498, os quatro navios chegaram a Calicute, na Índia.

Os portugueses foram recebidos com grandes honrarias pelo Rajá Samurim que os fez sentar à sua própria mesa; mas, logo, a permanência em Calicute deixou de ser aprazível: o Rajá, por motivos desconhecidos, marcou o regresso dos viajantes.
Transcorreu mais um longo ano no mar, entre aventuras de toda a sorte, e, em meados de setembro de 1499, chegaram a Lisboa.
A tripulação não retornava completa: entre os desaparecidos, estava também Paulo, irmão de Vasco.
Aos sobreviventes foram tributadas solenes honras; foi erigido um templo votivo, em Belém, e Vasco da Gama foi nomeado Almirante do Mar da Índia.
Três anos depois de sua volta, em 1502, o grande navegador voltou ao mar, rumo a Índia, onde efectuou ferozes represálias contra os inimigos de Portugal.

Em 1513, retornou à pátria e levou vida retirada, em Évora, apesar de consideração de que gozava junto ao rei que, em 1519, o nomeou Conde de Vidigueira.
O destino de Vasco da Gama não era porém o de morrer na pátria.

Em 1524, o rei D. João III, visto que a situação na Índia não estava nada satisfatória, enviou-o para lá com o título de Vice-rei, junto com os filhos, Paulo e Estevão, para que acabasse com as desordens.
Em 24 de dezembro de 1524, atacado por uma moléstia infecciosa, Vasco da Gama morreu, em Cochin, na Índia, com a idade de 55 anos.

 

KLU KLUX KLAN


Posted by Picasa Em 24 de dezembro de 1865, o grupo Klu Klux Klan inicia suas actividades, levando o pânico a vários Estados norte-americanos.
O movimento é o maior expoente da intolerância racial nos Estados Unidos, com práticas de assassinato e terrorismo contra negros.
O grupo, embora enfraquecido, continua vivo e activo.

Como sociedade secreta racista e terrorista, a Ku-Klux-Klan, também conhecida como "Império Invisível do Sul", era presidida por um Grande Sacerdote, abaixo do qual existia uma rígida hierarquia de cargos dotados de nomes sinistros como "grandes ciclopes" e "grandes titãs".
O traço característico de seus membros era o uso de capuzes cônicos e longos mantos brancos, destinados a impedir o reconhecimento de quem os usava.
A intimação contra os negros atingia também em menor escala brancos que com eles se simpatizavam, além de judeus, católicos, hispânicos e qualquer forasteiro que se posicionasse de forma contrária aos interesses da aristocracia sulista.
A prática de terror dava-se desde desfiles seguidos por paradas com manifestações racistas, até linchamentos, espancamentos e assassinatos, passando ainda por incêndios de imóveis e destruição de colheita.Proibida em 1877, em decorrência de seus atentados racistas, a Ku-Klux-Klan foi reorganizada em Atlanta (cidade dos Estados Unidos representada no nosso Globo modelo Continental), tornando-se um numeroso grupo de pressão com cerca de 1 milhão de membros em 1922.
Decadente às vésperas da crise de 1929, fortaleceu-se na década de 1960 em oposição à política democrata de integração racial, sendo fortemente combatida pelo presidente Lyndon Johnson. Destaca-se na luta contra o racismo os líderes negros como Martin Luther King e Malcom X, além de organizações como Apesar do congresso estadunidense ter tentado extinguir a atuação da Ku-Klux-Klan com a aprovação de leis, manifestações racistas ainda fazem parte da rotina de várias regiões dos Estados Unidos nesse início de milênio.

sexta-feira, dezembro 23, 2005

 

MAU SERVIÇO DE JORNALISMO


Posted by Picasa Pois é verdade !
O que um tal Jorge Fiel, nada fiel à deontologia da sua profissão, escreveu no jornal Expresso, foi um mau serviço para os leitores daquele jornal, para os colegas de profissão, para o próprio jornal e para o País em Geral.
Não é jornalista quem quer mas quem se sente preparado para prestar um bom serviço à comunidade.
Não vou transcrever a " pérola " criada por esse mau jornalista, mas deixo-vos com a "amostra " pois o chorrilho de asneiras que debitou só vos roubaria o vosso precioso tempo e com certeza, os leitores do Atónito, têm mais que fazer.
Pois aí vai: " NA MINHA opinião o melhor leitão assado à moda da Bairrada não se come na Mealhada mas sim no Vidal, um restaurante que fica em Aguada de Baixo e é usado diariamente à hora do almoço como cantina melhorada por empresários, gestores e directores das empresas da próspera região de Águeda."
Jorge Fiel dixit... e pensa que o mundo acreditou !

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa

 

AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE ADAM SMITH


Posted by Picasa ADAM SMITH
1723 - 1790
Liberdade para sempre
Escocês de nascimento, filósofo e economista.

Estudou nas universidades de Oxford e Glasgow, tendo aqui sido professor de Lógica.
Foi amigo de David Hume.
Viajou por França e conversou com Voltaire.
Demorou nove anos a preparar um estudo, que é o primeiro tratado de política económica The Wealth of Nations.
As suas teorias económicas tiveram enorme repercussão nas economias dos outros países.
A sua vida privada foi de grande simplicidade.
Viveu sempre com a mãe que morreu com noventa anos.
Era um conversador admirável.
Ao aproximar-se da morte, disse: Liberdade para sempre.

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa Uma alentejana já velhinha vai à casa da nora e quando chega fica surpreendida por vê-la toda nua.
Espantada a velha diz à nora:
- Ó filha estás toda nua, mas que vergonha.
A nora responde:
- Não vê que estou vestindo o VESTIDO DO AMOR, o seu filho gosta muito quando ando com ele vestido, fica logo todo excitado.
A velha decide ir para casa e fazer o mesmo, mas quando o Joaquim chega fica furioso e diz:
- Ai Maria, mas o que vem a ser isto? Agora andas assim por casa? A velhota toda satisfeita responde:
- Ó amorzinho estou vestindo o VESTIDO DO AMOR.
O Joaquim sugere:
- Então vai passá-lo a ferro porque está todo amarrutado.

 

CONTO DE NATAL


Posted by Picasa Com muito brilho nos olhos as pessoas caminhavam apressadas pelas ruas da cidade, admirando as vitrines enfeitadas que davam um colorido diferente.
Tudo convidava para o bem e para a grande festa espiritual do ano.
Havia um clima de generosidade no ar, todavia para ele, isto parecia muito falso, devido às profundas marcas que trazia no peito, fruto da falta de compreensão, quando não lhe deram chance de reparar seus erros, para que pudesse crescer e desenvolver seus sentimentos, não lhe mostraram que existiam outros caminhos que o levariam à luz, à paz e à vitória.
O que ele mais precisava naquele momento era de um amigo, para que pudesse tratá-lo como um irmão, incentivando-o a nutrir seu corpo e sua mente de novos sonhos, mostrando que a vida é um dom maravilhoso e que é preciso vivê-la intensamente.
Depois de se ter alimentado a sós numa farta mesa, saiu pela cidade buscando encontrar o sustento para seu coração tão carente de afecto.
Já quase sem forças de tanto procurar uma palavra sincera, sentou-se numa praça distante, onde mal podia ouvir as comemorações que as pessoas faziam em suas casas, comendo,bebendo e trocando presentes, não se lembrando que o Natal é uma festa de interiorização, onde o principal alimento deveria ser o amor ao próximo.
Ficou ali por muito tempo, até que dele se aproximou alguém que possuía beleza sem orgulho,força sem violência, coragem sem ferocidade e, ao cruzarem os olhares, descobriram que poderiam ser bons amigos e juntos saíram felizes, caminhando na certeza que nunca mais estariam sozinhos.
O seu melhor amigo agora é este cão que lhe soube dedicar todo o seu amor sem nada lhe pedir em troca, somente que ele existisse!
Feliz Natal a todos!
Vininha F.Carvalho

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa S. João Câncio

São João Câncio nasceu em Kety, pequena localidade da Polônia, no ano 1390.
Em Cracóvia fez os seus estudos, laureou-se e foi ordenado sacerdote.
Obteve a cátedra universitária no momento em que a controvérsia hussita se tornava mais acesa.
João discutiu com vários opositores, recebendo nestas disputas mais insultos que argumentações objectivas.
Quando a sua humildade e a sua paciência eram postas à prova, sem perder a costumeira serenidade de espírito, se limitava a responder: "Graças a Deus!"
Durante uma das suas peregrinações a Roma, a diligência em que viajava foi assaltada e depredada por um grupo de bandidos, que infestavam os arredores de Roma.
Também, João foi roubado mais percebendo que no fundo de um bolso tinha ficado uma moeda de prata, correu atrás dos bandidos, dizendo: "Vocês esqueceram esta".
O biógrafo, que conta o episódio, afirma que os bandidos, comovidos, restituíram todo o dinheiro do assalto.
São João Câncio morreu em Cracóvia, com a idade de oitenta e três anos, na noite de Natal de 1473 e foi canonizado em 1767.
A memória do santo, celebrada a 20 de outubro, foi agora trazida para mais perto da data de sua morte.

 

IMPERADOR AKIHITO


Posted by Picasa Akihito nasceu rm Tóquio, no Japão no dia 23 de Dezembro de 1933 e é o 125º Imperador do Japão.
Foi coroado em 1989, quando morreu seu pai, o Imperador Hirohito.
Apesar de não possuir poderes directos sobre a política japonesa, Akihito diferencia-se de seu pai por demonstrar uma atitude pacífica e conciliadora para com antigos rivais do Japão, como a Rússia e a China.
Akihito é casado desde 1959 com Michiko, e tem 3 filhos criados pelo casal, contrariando uma tradição imperial.

 

PAPA BONIFÁCIO V


Posted by Picasa Nasceu em Nápoles.
Eleito em 23 de dezembro 619, onze meses depois da morte de Adeodato, porque Roma estava preocupada em defender-se do exarca Eleutério.
Seu governo caracteriza-se por contínuas lutas pela coroa da Itália.
Instituiu a "imunidade do asilo", para as pessoas perseguidas que buscassem refúgio na Igreja.
Durante seu pontificado, Maomé iniciou seus sermões.
Veio a falecer em 25 de outubro de 625.

 

CLÁUDIA RAIA


Posted by Picasa Maria Cláudia Motta Raia nasceu em Campinas, SP, no dia 23 de Dezembro de 1966 e é uma bailarina e actriz brasileira.
O seu primeiro trabalho profissional foi aos 10 anos de idade, como manequim do costureiro Clodovil.

Com problemas de crescimento, aos 11 anos necessitou fazer um tratamento para controlar o excesso de crescimento: aos 13 anos de idade alcançou 1,70m de altura, o que fazia com que se considerasse "desengonçada".
No início de carreira dançou profissinalmente nos Estados Unidos e na Argentina.

Estreou aos 17 anos na televisão brasileira, como a personagem "Carola", contracenando com o actor Jô Soares no quadro "Vamos Malhar" do programa Viva o Gordo, na TV Globo.
Aos 18 anos de idade estrelou a versão brasileira do musical Chorus Line.
Em 1985 posou pela primeira vez para a edição brasileira da revista masculina Playboy.
Em 1988 surpreendeu com o personagem "Seu Tonhão", uma presidiária no quadro "As presidiárias" do programa TV Pirata, cujo enorme sucesso lhe garantiu o reconhecimento como actriz.
Namorou o actor Jô Soares durante dois anos no início de sua carreira televisiva.

Casou com actor e modelo Alexandre Frota (Dezembro de 1986), com quem permaneceu cerca de um ano.
Hoje está casada com o também ator Edson Celulari, por quem se apaixonou durante as gravações da novela Deus nos acuda, onde faziam o par romântico.
Juntos têm dois filhos: Enzo e Sofia.

 

VAN GOGH


Posted by Picasa A obra de Van Gogh (1853-1890), um dos maiores mestres da história da arte de todos os tempos, estabeleceu as bases da pintura do século XX.
Mais ousado do que os impressionistas, o holandês chegou a expressar seus sentimentos por meio de uma representação totalmente subjetiva da realidade.
De difícil classificação, cronologicamente sua obra pode ser considerada pós-impressionista.
Além de trabalhar nas filiais de Londres e Haia da empresa de arte Goupil & Cia., Van Gogh também exerceu a profissão do pai, que era pastor laico na Bélgica e em algumas cidades da Inglaterra.

Finalmente, em 1880, decidiu abandonar suas antigas profissões e dedicar-se à pintura, mudando-se para Paris.
Lá, graças ao irmão Theo, que trabalhava como comerciante de arte, logo fez contatos importantes.
Ao conhecer a obra de Toulouse-Lautrec, Pissarro e os outros impressionistas, a produção de Van Gogh, até então sombria e melancólica (Os Comedores de Batatas) sofreu uma mudança radical.

Interessou-se também pelas gravuras japonesas com suas cenas urbanas.
O pintor holandês compreendeu então o objectivo de seus quadros.
Sua paleta de cores se ampliou para tonalidades estrepitosas que iam além da representação da natureza – ondulando na tela elas expressavam o estado do artista no momento de captá-las. Usava a cor como meio de comunicação, algo que depois fauvistas e expressionistas levariam às últimas conseqüências.
Em 1888, Van Gogh instalou-se em Arles, para poder observar de perto os matizes da natureza. Um ano depois, Gauguin viria juntar-se a ele, e Theo é que iria ajudá-los a sobreviver.

Mas o temperamento de ambos tornou a convivência muito difícil, e Gauguin resolveu ir embora. No dia 23 de Dezembro de 1888, o holandês chegou a decepar um pedaço da própria orelha e o deu de presente a uma prostituta amiga de ambos.
São dessa época seus famosos quadros de interiores, embora se deva dizer que Van Gogh nunca deixou de lado a temática do trabalho no campo, um das razões de sua admiração por Millet.

Não se passou muito tempo, e o pintor sofreu um colapso nervoso e teve de ser internado num hospital para doentes nervosos em Saint-Remy.
Apesar disso, continuou trabalhando, tendo pintado cerca de 200 quadros em dezenove meses. Paradoxalmente, foi a época em que criou suas obras mais admiráveis e geniais: Os Girassóis e Os Lírios, para citar algumas.
Ao deixar o hospital, o pintor soube que sua pintura estava sendo avaliada em Paris.
Um ano depois suicidou-se.
Actualmente, suas obras alcançam cifras astronômicas no mercado de arte.

 

SISSI


Posted by Picasa Isabel da Baviera, depois Isabel da Áustria, nascida em 23 de Dezembro de 1837, em Munique, foi imperatriz da Áustria e rainha da Hungria.
Ficou mundialmente conhecida pelo nome que recebeu nos primeiros anos de vida, Sissi.
Filha do duque da Baviera, Maximiliano e de Ludovica, irmã da arquiduquesa Sofia (mãe de Francisco José), a jovem imperatriz casou com Francisco José I em Abril de 1854.

Sissi tinha então 16 anos e era considerada uma das mais belas princesas do mundo.
Do casamento nasceram quatro filhos: Sofia, Gisela e seu primo Ludwig II conhecido como o rei louco da Bavaria , Maria Valéria e o príncipe herdeiro, Rudolfo, que se suicidou em 1889 causando a Sissi um desgosto de que a imperatriz nunca recuperou.
Em 1867, juntamente com o marido, foi coroada rainha da Hungria na sequência da assinatura do compromisso austro-húngaro.

A sua dificuldade de adaptação às regras da corte de Viena e a preferência da imperatriz pela Hungria afrontaram a Áustria e isolaram cada vez mais Isabel da vida familiar e dos compromissos oficiais, que procurou abandonar desde o seu casamento, por detestar o protocolo e as obrigações impostas pelo título do marido.
Alguns problemas de saúde, agravados pela incapacidade de educar os filhos numa atmosfera de informalidade, que Sissi adorava, contribuíram igualmente para o afastamento em relação aos seus súditos.
Em Setembro de 1898, em Genebra, foi assassinada por um anarquista italiano, Luigi Lucheni.
Na década de 50 do século XX os filmes de Ernst Marischka protagonizados por Romy Schneider contribuiram decisivamente para espalhar o mito de Sissi.

 

ALEXANDRE I


Posted by Picasa Alexandre I da Rússia foi um czar russo, nascido no dia 23 de Dezembro de 1777 e falecido em 1825 e que subiu ao trono em 1801; o seu reinado foi marcado pelas lutas com Napoleão, que o derrotou por três vezes.
Foi um aliado da Inglaterra, mas acabou por aderir ao Bloqueio Continental, quebrando-o em 1811, devido aos prejuízos que estava a causar no seu país.
Deste facto decorreu a invasão da Rússia por Napoleão, provocando o levantamento da Europa contra o invasor.
Fundou a Santa Aliança.
Sucedeu-lhe o seu irmão Nicolau.

 

APOLLO VIII


Posted by Picasa A Apollo 8 foi a primeira missão do Projecto Apollo a levar homens à Lua.
A missão decolou em 23de dezembro de 1968 e retornou a Terra em 2 de dezembro de 1968.
Embora os astronautas Frank Borman, James A. Lovell Jr. e William A. Anders, não tenham pousado no solo lunar, na noite de Natal de 1968, eles foram os primeiros homens a circum-navegar a Lua, enviando inéditas fotos do solo lunar.

Adicionalmente eles fora os primeiros astronautas a abandonar a órbita da Terra.
Esta missão não estava planeada inicialmente, mas foi escalada na última hora para evitar que os soviéticos fossem os primeiros a levar homens a circum-navegar a Lua.

Esta possibilidade era eminente pois os soviéticos a pouco haviam sido bem sucedidos em circum-navegar a Lua em missões Zond não tripuladas.
A missão tinha um componente de risco já que, pelo cronograma alterado, o Módulo Lunar não havia sido ainda terminado.

Como o motor do Módulo Lunar servia como motor reserva para o retorno a Terra, caso o motor principal falhasse, eles teriam apenas uma chance de retornar da Lua.
Tudo correu bem, e a missão foi um sucesso, colocando os EUA pela primeira vez a frente da URSS na corrida pela conquista da Lua, já que as missões Zond tripuladas foram atrasadas por problemas no programa espacial soviético (estas missões jamais ocorreriam).


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com