sábado, dezembro 31, 2005

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa S. Silvestre I

São Silvestre nasceu em Roma.
O longo pontificado de São Silvestre ( de 314 a 335) correu paralelo ao governo do imperador Constantino, numa época muito importante para a Igreja apenas saída da clandestinidade e das perseguições.
Foi nesse período que se formou uma organização eclesiástica que duraria por vários séculos. Nesta época teve lugar de destaque o imperador Constantino.
Este, facto, herdeiro da grande tradição imperial romana, considerava-se o legítimo representante da divindade (nunca renunciou ao título pagão de "Pontífice Máximo), e logo também do Deus dos cristãos e por isso encarregado de controlar a Igreja como qualquer outra organização religiosa.
A conversão de Constantino e do Edito de Milão modificarão os destinos da Igreja.
São Silvestre estabeleceu as bases doutrinais e disciplinares, que requeriam a Igreja num novo contexto social e político em que o cristianismo se tornava a religião oficial do Império Romano. Os cristãos já não eram mais perseguidos e repudiados, podendo professar a sua crença abertamente, e o imperador teve a iniciativa de construir as primeiras basílicas, onde o povo pudesse se reunir por ocasião das grandes solenidades.
Foi Constantino que autorizou a construção de uma grande basílica em honra de São Pedro, na colina do Vaticano, após ter destruído ou parcialmente recoberto de terra um cemitério pagão, descoberto pelas escavações, feitas a pedido de Pio XIII em 1939.
Foi ainda a harmonia e colaboração entre o Papa Silvestre e Constantino que permitiram a construção de duas outras importantes basílicas romanas, uma em honra de São Paulo na via Ostiense e, sobretudo a outra em honra de São João.
Foi sob São Silvestre que se realizou o primeiro concílio ecumênico da história da Igreja .
O Concílio de Nicéia, no ano 325 -, onde se definiu a divindade de Cristo.
E o melhor e que este concílio foi convocado pelo imperador Constantino, tal era a influência nos assuntos eclesiásticos.
Para demonstrar a sua simpatia para com o Papa Silvestre, Constantino deu o seu próprio Palácio Lateranense que foi desde então e por diversos séculos a morada dos Papas.
São Silvestre morreu no ano 335 tendo sido um dos primeiros santos não-mártires cultuados pela Igreja.

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa Estavam dois agricultores à conversa, um Americano e um Alentejano :
- Qual é o tamanho da sua quinta ? - pergunta o Americano.
Para os padrões portugueses, a minha quinta tem um tamanho razoável, vinte alqueires, e a sua? - retruca o nobre compadre.
- Olhe, eu saio de casa de manha, ligo o meu jeep e ao meio dia ainda não percorri a metade da minha propriedade.
- Pois é, - responde o Alentejano - já tive um carro desses.
É uma merda...

 

PAPA SILVESTRE I


Posted by Picasa Nasceu em Roma.
Eleito em 31 de janeiro de 314, foi o primeiro a usar a coroa.
Durante seu pontificado, o Imperador Constantino, sob a influência da mãe, Santa Helena, tornou-se o protector da Igreja.
Realizou o primeiro Concílio Ecumênico, de Nicéia, que formulou o Credo e condenou a heresia ariana, que negava a divindade de Jesus Cristo.
Criou a "Coroa de Ferro", com um cravo da Cruz, converteu a basílica de São João em Catedral.
Homem capaz e influente, convenceu Constantino a libertar todos os escravos, instituir o domingo como feriado universal, para recordar a Ressurreição, dispensar o clero dos impostos públicos e criar hospitais para os doentes.
O clero e os bispos da Itália e das províncias receberam permissão para usar o transporte imperial gratuitamente e, assim, podiam mais facilmente peregrinar a Roma e encontrar-se com o Papa.
Santa Helena construiu uma igreja para venerar as relíquias da Santa Cruz, que ela trouxera de Jerusalém.
Em 333, o Imperador mandou construir uma basílica sobre o túmulo de São Pedro.
Veio a falecer em 31 de dezembro de 335.

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa

 

BEN KINGSLEY


Posted by Picasa Ben Kingsley nascido Krishna Pandit Bhanji em Scarborough, Yorkshire, no dia 31 de Dezembro de 1943 é um actor britânico de ascendência indiana (Gujarati) e russo-judia.
O seu pai, Rahimtulla Pandit Bhanji, foi um médico nascido no Quénia de ascendência indiana, e a sua mãe, Anna Lyna Mary Bhanji, uma modelo e actriz. Kingsley começou a sua carreira no palco, mas iniciou-se cedo no cinema.

O seu primeiro filme, Fear is the Key, de 1972, não foi um sucesso, mas alcançou a fama em 1982 interpretando o papel de Mahatma Gandhi no filme Gandhi, premiado com vários prémios da Academia, incluindo um Prémio da Academia para Melhor Actor para o próprio Kingsley.
Os ancestrais do seu pai tinham vindo do estado indiano do Gujarate, o mesmo estado de onde era originário o próprio Gandhi, embora fossem muçulmanos e não hindus.
Kingsley conseguiu evitar os estereótipos, interpretando papéis diversificados em filmes como Turtle Diary, Maurice, Pascali's Island, Without a Clue (no papel de Dr. Watson junto com o Sherlock Holmes de Michael Caine), Bugsy (Nomeação para o Óscar de Melhor Actor Secundário), Sneakers, Dave, Searching for Bobby Fischer, Schindler's List, Death and the Maiden, Murderers Among Us: The Simon Wiesenthal Story, e House of Sand and Fog (Nomeação para o Óscar de Melhor Actor).
Também apareceu com frequência na televisão, tendo sido o seu primeiro papel uma aparição fugaz em Coronation Street.
Divorciou-se recentemente de Alexandra Christmann, de Berlim, e vive em Spelsbury, Inglaterra.

 

VAL KILMER


Posted by Picasa Natural de Los Angeles, Califórnia, onde nasceu no dia 31 de Dezembro de 1959,o actor começou no teatro escolar para vencer a timidez.
Acabou pegando gosto pela coisa e, incentivado por um professor, fez peças como Um Conto de Natal e Prime Of Miss Jean Brody.
Aos 12 anos, foi descoberto e logo passou a estrelar comerciais de hambúrgueres. Kilmer foi o aluno mais jovem a ingressar na renomada escola de Artes Cênicas Juilliard\'s Drama Dept., aos 17 anos.
Depois, estreou no cinema em Top Secret – Superconfidencial, em 1984. Participou também de Ases Indomáveis e Willow na Terra da Magia.
Apesar de preferir o teatro ao cinema, ganhou bastante reconhecimento pelos filmes feitos na última década.
E sua carreira também envolve uma curiosidade: por duas vezes, pôde viver lendas do rock'roll. Em Amor à Queima-Roupa, o moço viveu ninguém menos do que o rei Elvis Presley.
Já em The Doors, fez o papel de Jim Morrison, o líder da banda homônima.
Kilmer pode ser visto também em Batman Eternamente e A Ilha do Dr. Moreau.
Tem dois filhos, frutos de seu casamento com Joanne Whalley.
No dia 31 de dezembro de 1959, em Los Angeles, Califórnia, nascia Val Edward Kilmer.
Ao contrário do que muitos pensam, "Val" não é um apelido ou abreviação de outro nome. "Meu pai tinha uma empresa e o vice presidente de lá se chamava Val.
Ele gostou tanto do nome que resolveu dá-lo a mim", conta o actor.
Para Top Secret! - Superconfidencial, Kilmer teve de aprender a tocar violão.

Quando finalmente conseguiu, recebeu uma notícia desanimadora.
Três dias antes de filmar a cena em que seu personagem toca o instrumento, os directores Jim Abrahams, David Zucker e Jerry Zucker lhe disseram que seria melhor se ele apenas fingisse que estava tocando violão.
Em A Ilha do Dr. Moreau, Kilmer teve a oportunidade de contracenar com Marlon Brando. Durante uma gravação e outra, o veterano deu o seguinte conselho: "Rapaz, nunca confunda o tamanho do seu cachê com o tamanho do seu talento."
Embora conhecido como actor de cinema, o galã adora voltar às origens e actuar nos palcos.

E não pára por aí: quando pode, também dá uma de músico, dramaturgo, escritor e poeta. Já chegou a escrever um poema para a bela atriz Michelle Pfeiffer.
Foi na Chatsworth High School que Kilmer tomou gosto pelas Artes Dramáticas. No começo, o teatro escolar foi a forma encontrada para o pequeno driblar a timidez. Graças ao incentivo de um professor, Hal Horner, o garoto continuou atuando e fez parte de peças como Um Conto de Natal e Prime Of Miss Jean Brody.
Embora tenha seu talento reconhecido em filmes como The Doors, o galã freqüentemente está na lista do Framboesa de Ouro, o Oscar dos Piores do Cinema. Foi indicado por suas actuações em O Santo, A Sombra e a Escuridão e A Ilha do Dr. Moreau, mas não levou nenhum prêmio para casa. Menos mal.
Depois de terem contracenado em Top Gun - Ases Indomáveis, as carreiras de Kilmer e Tom Cruise são freqüentemente comparadas. Sobre o colega, Val apenas diz: "Ele tem uma enorme capacidade para conseguir o que quiser no mundo. Ele é um cara muito consciente e, portanto, só não terá o mundo se não quiser."
Em seu casamento com Joanne Whalley, o actor teve dois filhos: Mercedes, nascida em 1992, e Jack, de 1995. Como pai coruja que é, Kilmer derrete-se ao falar dos pimpolhos: "Não existe nada que um homem possa fazer que seja comparável à paternidade. Fica olhando meus filhos é a coisa que mais gosto de fazer."
Nas férias escolares, o pequeno Val passou por bons momentos na casa de seus avós no Novo México ou num rancho no Arizona.

No Kay El Bar Guest Ranch, os três jovens Kilmers apresentavam teatro para parentes e convidados.

 

SIMON WIESENTHAL


Posted by Picasa Simon Wiesenthal que nasceu em Buczac no dia 31 de Dezembro de 1908 em Viena, e faleceu nodia 20 de Setembro de 2005 foi um arquitecto judeu que depois de ter conseguido sobreviver a detenções em vários campos de concentração nazis durante a Segunda Guerra Mundial dedicou a sua vida a localizar, identificar e levar perante a justiça responsáveis pelos crimes do nazismo, como Adolf Eichmann e Franz Stangl.
Wiesenthal nasceu em 1908 em Buczacz, cidade pertencente à província da Galícia, no Império Austro-Húngaro (hoje na Ucrânia).

Formou-se em arquitectura pela Universidade de Praga em 1932. Em 1936 casou com Cyla Müller. Fixa residência em Lvov, cidade da Polónia que viria a ser ocupada pela União Soviética.
Quando a Alemanha nazi invadiu a União Soviética em Junho de 1941, Wiesenthal e a sua família foram detidos.

Passou quatro anos e meio em vários campos de concentração, como o de Mauthausen, onde foi libertado pelas tropas americanas em Maio de 1945.
Reencontra a sua esposa, com a qual teve uma filha em 1946, passando a viver em Linz, na Áustria.
Criador de um centro de documentação sobre as vítimas do Holocausto em 1947, Wiesenthal foi responsável pela prisão de mais de 1.100 criminosos.

Em suas memórias, Justiça não Vingança (1989), afirmou que “os nazis não escaparão sem punição pelo assassinato de milhões de seres humanos”. Wiesenthal investigou o paradeiro de Adolf Eichmann, alto oficial nazi que organizava o transporte de judeus para campos de extermínio na Europa. Encontrado por ele, Eichmann foi julgado e condenado à morte em Israel no ano de 1962.
Depois de seis décadas de trabalho anunciou a sua retirada em 2003.

A 19 de Fevereiro de 2004 foi feito cavaleiro pela rainha Isabel II de Inglaterra em função dos seus contributos para a Humanidade.
Foi nomeado quatro vezes para o Prémio Nobel da Paz, mas nunca se consagrou como vencedor.

 

HENRI MATISSE


Posted by Picasa Henri Matisse foi um pintor, desenhador e escultor francês.
Nasceu em Le Cateau-Cambrésis, na Nord-Pas-de-Calais, França em 31 de dezembro de 1869 e morreu em Nice, França, em 3 de novembro de 1954.
Matisse, após um início de carreira como clerc (?), descobriu a felicidade que lhe proporcionava a prática da pintura durante uma convalescência na qual lhe foi oferecida uma caixa de tintas (ele estava com cerca de vinte anos de idade).

Depois de se restabelescer, ele se inscreveu em um curso de desenho na escola Maurice-Quentin Delatour e começou a participar do estúdia do mestre Duconseil. A partir de 1890, depois de uma nova convalescência em decorrência de uma intervenção de apendicite, Matisse abandonou o Direito para se dedicar à sua vocação artística, e, em 1891, estabeleceu-se em Paris, onde, depois de ser admitido na escola des Beaux-Arts em 1895, ele passou a frequentar o ateliê de Gustave Moreau.
Lá, ele encontrou Georges Rouault, Albert Marquet e tem a oportunidade de visitar as exposições de Cort e de Cézanne.

 

D. LUIS I


Posted by Picasa Filho segundo de D. Maria II (1819-1853) e de D. Fernando III (1816-1885).
Assumiu o governo a 14 de Outubro de 1861, tendo casado com D. Maria de Sabóia.
Era primorosamente educado, com temperamento de literato e artista.
Embora tivesse dominado a paz no reinado, houve um levantamento de tropas, em 1862 e em finais de 1867 o movimento da Janeirinha e em 19 de Maio de 1870, o duque de Saldanha impôs a demissão do governo, e passou a assumir a presidência do novo ministério.
Em 1865-1866 a vida mental foi sacudida pela Questão Coimbrã e em 1871 surgiu a iniciativa das Conferências Democráticas do Casino. Realizam-se as viagens ao interior da África, o major Serpa Pinto de Benguela ao Bié, Zambeze e chegou às cataratas de Vitória. Hermenegildo Capelo e Roberto Ivens exploraram o sertão de Benguela e atravessaram a África de Luanda a Tete.
A partir de 1876 o Partido Progressista aspira a articular o Estado segundo a teoria liberal, propondo a reforma da Carta, a descentralização administrativa, a fidedignidade e ampliação do sufrágio eleitoral, a reorganização do poder judicial e da contabilidade pública. Em 1877 demitiu-se o ministério regenerador de Fontes Pereira de Melo e voltou a ser reintegrado. Posteriormente os progressistas atacaram o rei, acusando-o de patrocinar os regeneradores (Emídio Navarro, no Progresso, Joaquim Martins de Carvalho, no Conimbricense). O ministério regenerador caiu, em 1879, e D. Luís chamou os progressistas a formar governo. O republicanismo evoluíra também e em 1878 toma lugar na Câmara o primeiro deputado republicano, Rodrigues de Freitas, eleito pelo Porto. Em 1880 o Partido Republicano era uma realidade e uma força.
O reinado de D. Luís assinalou-se materialmente pelo progresso, socialmente pela paz e pelos sentimentos de convivência e politicamente pelo respeito pelas liberdades públicas, intelectualmente por uma geração notável (Eça de Queiroz, Antero de Quental, etc.).
D. Luís I nasceu no Palácio das Necessidades, a 31 de Dezembro de 1838, tendo recebido o nome de Luís Filipe Maria Fernando Pedro de Alcântara António Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis João Augusto Júlio Valfando, e morreu na Cidadela de Cascais, a 19 de Outubro de 1889, tendo sido sepultado no Panteão Real de S. Vicente de Fora). Casou em Lisboa a 6 de Outubro de 1862 com a princesa Maria Pia de Sabóia (n. em Turim, a 16 de Outubro de 1847; f. no Castelo de Stupinigi, no Piemonte, a 5 de Julho de 1911; sepultada na Basílica de Superga, na Itália), filha do rei Vítor Manuel II da Sardenha e de sua mulher a arquiduquesa Maria Adelaide.

 

ANTHONY HOPKINS


Posted by Picasa Sir Anthony Hopkins nascido em 31 de Dezembro de 1937 é um actor norte-americano que nasceu em Port Talbot no País de Gales como Philip Anthony Hopkins.
A pessoa que mais o influenciou a ser actor foi o seu conterrâneo Richard Burton, que conheceu quando tinha apenas 15 anos.
Em 12 de Abril de 2000 naturalizou-se Americano.
Tendo dupla nacionalidade, pode usar o título de “Sir” apenas no Reino Unido, porque fora dele é considerado inadequado pelo protocolo, o seu uso.
O personagem mais famoso que desempenhou foi Hannibal Lecter, no filme The silence of the lambs, pelo qual ganhou o óscar de melhor actor.

Hopkins representou este papel mais duas vezes, em “Hannibal” e Red dragon.
Hopkins representou grandes papéis tais como Zorro em The mask of Zorro, Quasimodo em The huntchback of Notre Dame, Othello no filme com o mesmo nome, Pablo Picasso em Surviving Picasso, Richard Nixon em Nixon, Titus Andronicus em Titus, John Quincy Adams em Amistad, Adolf Hitler em The bunker, Charles Dickens em The great inimitable Mr. Dickens, William Bligh em The Bounty, Richard Lionheart em The lion in winter e Abraham Van Helsing em Bram Stoker’s Dracula.
Hoje em dia, Hopkins ainda tem tempo para apoiar várias organizações filantrópicas.

Foi convidado de honra na Gala de recolha de fundos da Women in recovery, Inc., uma organização sem fins lucrativos canadiana destinada à ajuda de mulheres necessitadas.

sexta-feira, dezembro 30, 2005

 

PAPA INOCENCIO IX


Posted by Picasa Nasceu em Bolonha.
Eleito em 3 de novembro de 1591, conseguiu conter uma terrível epidemia de peste e combateu a criminalidade. Morreu subitamente, em 30 de dezembro de 1591.

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa Um alentejano em Mertola decide comprar um radio mas, não percebendo muito bem o funcionamento do seu novo aparelho, vai consultar o padeiro da vila de Mertola que tinha a reputação de ser bastante inteligente.
O padeiro, após inspeccionar o radio diz ao seu compadre:
- Tas a ver estes dois botões (apontado para os botões de AM e FM).
O alentejano responde com um aceno de cabeça:
- O botão de AM quer dizer "Antes de Mertola" e o de FM quer dizer "Fora de Mertola" portanto este radio não trabalha em Mertola!

 

NO PAÍS DOS TRISTES


Posted by Picasa É o país dos incêndios. O país que não tem meios materiais e humanos para apagar fogos. Mas, atenção - enquanto o seu PIB vai ardendo -, é o país do Euro 2004 e das SCUTs. É o país que não tem dinheiro para comprar Canadair ou manter uma frota alargada de helicópteros Puma, que actuem onde bombeiros e viaturas não chegam, entre as estradas a rasgar serras e mato que nunca foram feitas. É o país que não possui uma política séria para a floresta e a água.Mas que projecta OTAs e TGVs. E que vibra com os cifrões que virão desses cegos que visitarem o então país da terra queimada. É o país do maior défice da zona euro. Mas, mesmo pobre entre os ricos, vai sendo o país que alegremente mais lixo foi produzindo na Europa nas últimas décadas. É o país que vê os seus cientistas partir e não regressar. O país onde o desemprego entre os jovens assusta o mais optimista dos licenciados.O país dos doutores e engenheiros de trazer por casa. O país do desemprego de longa duração, que já dobrou o existente há cinco anos.O país das feirinhas e festas de jet set da tanga. É o país do «tá tudo bem» e «dá cá o meu». Que tanto condecora estrelas da TV por ter um sorriso bonito, como admite que um irlandês receba com justiça uma comenda maior da Nação, ainda que vestido de cowboy. É o país do qualquer coisa com açúcar, mas de vida amargurada. É o país dos festivais de música e dos telemóveis. O tal país que não poupa e se endivida. O país que, no entanto, não compra CDs e livros.E onde o IVA sobre a cultura mata qualquer ilusão de adolescente. É o país dos paradoxos. Do inexplicável. O ponto de desencontro entre as mentes curtas e as visões progressistas. A terra dos milagres. A pátria dos desenrascanços. A morada das coisas belas do mundo. E a tumba dos seus sonhos. É o país dos incongruentes. Dos que se moldam ao saltar a fronteira.Que procria inadaptados entre os seus. Faz-se gigante nos projectos impossíveis. Fracassa quando se lhe pede para somar «um e um». Ri-se com a alma de um sul-americano. Mas, de costas voltadas para o Velho Continente, abraça-se no lamento, vidrado sem destino em África.É o país dos tristes e dos infelizes. E não era necessário um estudo do Instituto Alemão de Estudo do Trabalho para dizer isso. Portugal perdeu o sorriso. Seria preciso recuar muitos anos para encontrar um fado tão negro e carregado como este. Portugal enterrou-se na descrença enquanto se deixava guiar pela fé.Foi-se enganando guiado pela inveja e o egoísmo. Foi fiador do maldizer da sua sorte enquanto continuava à espera de mais um outro D. Sebastião. De um Eusébio. Uma Amália. Um Variações. Ou de um totalista no euromilhões. O Portugal acomodado é tão culpado como o Portugal megalómano. E ambos merecem um valente pontapé no cu.
Filipe Rodrigues da Silva

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa

 

AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE MADAME ROLAND


Posted by Picasa Madame Roland
1754 - 1793
Ó Liberdade! Quantos crimes se cometem em teu nome
Escritora francesa e interveniente política famosa.

Em plena Revolução Francesa, escreveu, na prisão, "Memórias para a minha filha" e "Últimos Pensamentos".
Antes de ser executada, disse uma das frases mais célebres, mundialmente conhecida: Ó Liberdade! Quantos crimes se cometem em teu nome.

 

PAPA INOCÊNCIO VI


Posted by Picasa Natural de Braisamont, na França, foi eleito em 30 de dezembro de 1352. Começou um período de reformas na Igreja.
Colocou um fim nas inúmeras festas e banquetes, dispensou centenas de criados que nada faziam e enviou os bispos que viviam no palácio papal de volta à administração de suas sedes.
Reorganizou o Estado Pontifício e enviou a Roma o Cardeal Albernos para levar paz à cidade.
Deu grande impulso às artes e à cultura.
Fortificou Avinhão com muralhas.
Desejava retornar a Roma, mas sua morte ocorreu em Avinhão, em 12 de setembro de 1362.

 

GORDON BANKS


Posted by Picasa Gordon Banks disputou dois mundiais, em 1966 e 70, e sagrou-se campeão quando a Inglaterra abrigou a competição.
Apesar disso, sua fama mundial decorre, principalmente, de uma única e histórica defesa.
Na Copa de 70, no México, na partida em que a selecção inglesa perdeu para o Brasil por 1 a 0, ainda na primeira fase, Banks protagonizou um lance espectacular.

Após cruzamento de Jairzinho, Pelé, à queima roupa, cabeceou a bola para baixo, indefensável, se não estivesse na baliza o guarda-redes inglês que, miraculosamente, espalmou.
Na Copa anterior Banks já havia conseguido a proeza de ficar 442 minutos sem sofrer golos.

A série só foi quebrada pelo português Eusébio, numa cobrança de penalti, na semifinal do torneio.
Um acidente de carro, em 1972, precipitou o fim da carreira do goleiro, que sofreu um corte profundo em seu olho direito.

Ele ainda tentou retornar aos campos no ano seguinte, mas acabou deixando o futebol em agosto de 1973.
Actuou pelo Chesterfield (1958), Leicester (1959 a 1967) e Stoke City (1967 a 1973), antes de se aventurar, já aposentado, no Fort Lauderdale Strikers-EUA (1977 a 78).
Nasceu no dia 30 de Dezembro de 1937.

 

ROLÃO PRETO


Posted by Picasa Um dos fundador do Integralismo Lusitano, e «Chefe» do Nacional-Sindicalismo.
Nasceu no Gavião, em 12 de Fevereiro de 1893 e morreu em Lisboa em 30 de Dezembro de 1977.
Ainda estudante do liceu abandonou Portugal e foi ter com Paiva Couceiro, oficial monárquico que a partir da Galiza, nos anos de 1911 e 1912, tentou derrubar o regime republicano instaurado em Portugal, tendo participado em várias incursões.

Estabelecendo-se na Bélgica, tornou-se secretário da revista Alma Portuguesa, o primeiro órgão do Integralismo Lusitano.
Acabou o curso liceal no Liceu português de Lovaina, tendo ingressado posteriormente na Universidade católica da mesma cidade.
Devido ao começo da primeira guerra, foi para França, onde se licenciou em Direito, na Universidade de Toulouse.
Regressado a Portugal em 1917, começou a escrever para o jornal integralista A Monarquia, sendo seu director quando Hipólito Raposo foi preso.

Membro da Junta Central do Integralismo Lusitano a partir de 1922, tornou-se colaborador do general Gomes da Costa, sendo o redactor dos 12 pontos do documento distribuído em Braga no começo do movimento militar de 28 de Maio de 1926, que instaurou a ditadura militar.
A inactividade do Integralismo Lusitano a seguir ao golpe de 1926 afastaram-no dessa organização política.
Por isso, em 1930, dirigiu com David Neto e outros sidonistas a Liga Nacional 28 de Maio, grupo de origem universitária, que se auto proclamara defensora da Revolução Nacional.
Mas foi em Fevereiro de 1933 que Rolão Preto se tornou uma figura nacional, com o lançamento público do Nacional-Sindicalismo no decurso de vários banquetes-comício que comemoravam o primeiro ano de publicação do jornal Revolução, Diário Académico Nacionalista da Tarde, aparecido em 15 de Fevereiro de 1932 e que em 27 de Agosto desse mesmo ano tinha adoptado o subtítulo Diário Nacional-Sindicalista da Tarde.

Rolão Preto era o seu director desde 14 de Março.
Movimento de tipo fascista, conhecido pelos camisas azuis, o Nacional-Sindicalismo foi uma organização que conseguiu algum apoio nas universidades e na oficialidade mais jovem do Exército português.
Devido a incidentes nas comemorações de 1933 do 28 de Maio em Braga, onde houve confrontos entre os nacional-sindicalistas e a polícia, ao discurso de Rolão Preto de 16 de Junho, numa sessão no São Carlos, claramente anti-salazarista, o jornal Revolução acabou por ser suspenso em 24 de Julho.
Restabelecido fugazmente em Setembro seguinte - saíram só três números - o Nacional-Sindicalismo dividiu-se em Novembro quando um grupo, o mais numeroso, decidiu apoiar Salazar e integrar-se na União Nacional, abandonando assim as ideias de independência perante o novo regime defendidas por Rolão Preto e Alberto Monsaraz.
Após uma última representação ao Presidente da República, general Carmona, em defesa de um governo nacional com a participação de todas as tendências políticas nacionalistas, é detido em 10 de Julho de 1934 e exilado quatro dias depois, residindo durante um tempo em Valência de Alcântara, em Espanha, frente a Castelo de Vide.

Em 29 de Julho o nacional-sindicalismo é proibido por meio de uma nota oficiosa de Salazar, que afirma que o movimento se inspirava «em certos modelos estrangeiros».
Indo para Madrid, hospedou-se em casa de José António Primo de Rivera, filho do ditador espanhol,, com quem terá colaborado na redacção do programa da Falange espanhola.

Regressou em Fevereiro de 1935 a Portugal, mas foi implicado numa tentativa de golpe contra o regime, em Setembro de 1935 - o Golpe de Mendes Norton, com tentativa de revolta do navio Bartolomeu Dias e do destacamento militar do Quartel da Penha de França -, e obrigado a novo exílio. Residindo em Espanha, acompanhará a Guerra Civil ao lado dos falangistas.
Regressado a Portugal retoma a intervenção política apoiando o MUD - Movimento de Unidade Democrática -, criado no Outono de 1945 para participar nas eleições de Novembro seguinte, as primeiras eleições do Estado Novo em que se admitiram listas alternativas. Nesse ano publica o seu livro A Traição Burguesa. Mais tarde, apoia a candidatura de Quintão Meireles nas eleições para a presidência da República de 1951 contra o candidato oficial, Craveiro Lopes, discursando na única sessão política da campanha.

Em 1958 apoiará Humberto Delgado, participando activamente na campanha eleitoral, sendo responsável pelos serviços de imprensa da candidatura.
Em 1970, constitui com outras personalidades monárquicas a colecção «Biblioteca do Pensamento Político» e integra a Convergência Monárquica, organização política monárquica que reúne o Movimento Popular Monárquico, de Gonçalo Ribeiro Teles, a Renovação Portuguesa de Henrique Barrilaro Ruas, em que participava, e uma facção da Liga Popular Monárquica de João Vaz de Serra e Moura. Participa nas eleições de 1969, nas Comissões Eleitorais Monárquicas, as únicas eleições durante o período de governo de Marcelo Caetano. Em 1974 assume a Presidência do Directório e do Congresso do Partido Popular Monárquico (PPM), fundado em 23 de Maio.
Mário Soares, enquanto Presidente da República, condecorou-o a título póstumo, em 10 de Fevereiro de 1994, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique pelo seu «entranhado amor pela liberdade».

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa S. Fulgêncio

São Fulgêncio nasceu no ano 467, de família romana estabelecida em Cartago, de família muito rica.
Foi procurador dos impostos da província.
Após haver lido o comentário de Santo Agostinho do salmo 36, orientou decisivamente sua vida à austeridade e à procura da solidão.
Tentou mesmo ir ao encontro dos monges egípcios, mas o navio que o transportava teve de ancorar em Siracusa.
Foi ordenado sacerdote, e pouco depois teve a noticia de que estava entre os candidatos ao episcopado por ser um homem de grande cultura teológica e humanística, que ao amor do estudo unia a prática da ascese cristã.
Era demais.
Fulgêncio foi se esconder num lugar remoto, até que soube que todos os bispos tinham sido consagrados.
Quando reapareceu havia ainda uma sede vacante, a pequena cidade de Ruspe, e os bispos se apresentaram a consagrar o recalcitrante monge, justamente na hora, pois o irritadíssimo rei Transmundo mandou para o exílio na Sardenha, com Fulgêncio outros 59 bispos católicos.
Em Cagliari, Fulgêncio pode organizar uma intensa atividade religiosa.
O rei Transmundo que gostava de aparecer como teólogo, submeteu algumas questões difíceis e ofereceu assim a Fulgêncio a oportunidade de redigir alguns tratados teológicos que se tornariam célebres.
Com a morte do rei Transmundo em 523, os bispos exilados puderam voltar às suas sedes. Fulgêncio então conseguiu finalmente dirigir a sua pequena diocese de Ruspe no estilo bem monástico por nove anos.
Viveu pobremente, dedicando grande parte do seu tempo à oração em comum e à composição de obras doutrinais e pastoriais num mosteiro que fizera junto a catedral.
Como Pai e Pastor do seu rebanho, devolvia aos pobres todo o dinheiro que conseguia. Emocionava a todos em suas pregações, até mesmo o bispo de Cartago, que ouvindo-o pregar na basílica de Furnos, chorou de comoção.
São Fulgêncio morreu no dia 1 de Janeiro do ano 532, em Ruspe, aos sessenta e cinco anos de idade, rodeado pelos seus sacerdotes e depois de haver distribuído aos pobres os últimos bens.

 

TITO FLÁVIO


Posted by Picasa Tito Flávio nascido em Roma no dia 30 de Dezembro de 39 e falecido em Aquae Cutiliae, Sabina no ao de 81 foi Imperador romano entre os anos de 79 e 81.
Foi o filho mais velho e sucessor de Vespasiano.
Durante o reinado de seu pai, que o associou, a partir de 71, ao poder tribunício, Tito tomou e arrasou Jerusalém (70).

Ampliou as prerrogativas do Senado e realizou grandes obras públicas.
Foi em seu reinado que se deu a célebre erupção do Vesúvio (79), que destruiu numa noite Pompéia e Herculano.
Tito só reinou dois anos.

Fez um bom governo.
Ficou na memória dos súditos como a "delícia do gênero humano", em virtude dos grandes benefícios feitos ao povo.

 

QUEM TE MANDA A TI SAPATEIRO...


Posted by Picasa O primeiro ministro dum país em crise, para os seus habitantes, deu uma valente queda, quando se encontrava a praticar esqui alpino na terra do dinheiro, tendo necessitado de cuidados de saúde.
Presume-se que esta queda foi em serviço, pois certamente S.Exa. deveria andar a angariar empréstimos para levar o barco a bom porto.
Crise....crise....quem na tem chama-lhe sua !

quinta-feira, dezembro 29, 2005

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa

 

A LENDA DE NOÉ


Posted by Picasa O capítulo 9 do Gênesis diz que Noé, após ter desembarcado os animais, plantou um vinhedo do qual fez vinho, bebeu e se embriagou. Entre outros aspectos interessantes sobre a história de Noé, está o Monte Ararat, onde a Arca ancorou durante o dilúvio.
Essa montanha de 5.166 metros de altura é o ápice dos Cáucasos e fica entre a Armênia e a Turquia.
Entre as muitas expedições que subiram o monte a procura dos restos da Arca, apenas uma, em 1951, encontrou uma peça de madeira.
A questão mais complicada é onde morou Noé antes do dilúvio.
Onde quer que ele tenha construído a Arca, ele tinha vinhedos e já sabia fazer o vinho.
As videiras, lógicamente faziam parte da carga da Arca.
Uma especulação interessante é que Noé teria sido um dos muitos sobreviventes da submersão de Atlântida.

 

AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE LORD BYRON


Posted by Picasa Lord Byron
1788 - 1824
É chegada a ocasião de descansar!
Um dos maiores poetas de língua inglesa.
Começou cedo a escrever e deixou obras de referência do período romântico.
Muito viajado, esteve em Portugal, tendo ficado maravilhado com o ambiente de neblina e mistério de Sintra.
Teve vida aventurosa e abraçou com entusiasmo causas humanitárias.
Partiu para a Grécia e lutou ao lado dos gregos contra o opressor, que era então a Turquia.
A Grécia actual é país independente apenas desde 1829.
Byron, ferido, acabou por contrair uma febre que o levou à morte, aos 36 anos.
Morreu na praia, dizendo para um amigo que o acompanhava: É chegada a ocasião de descansar!

 

VACLAV HAVEL


Posted by Picasa Václav Havel nasceu no dia 5 de outubro de 1936 em Praga.
Depois do serviço militar, actuou no Teatro sobre a Balaustrada, em Praga, como contra-regra, iluminador, secretário, assistente de direcção, leitor, director artístico e teatrólogo da casa.
Suas duas primeiras peças de teatro, A festa no jardim (1963), uma sátira sobre a mecanização do homem num mundo totalmente burocratizado, e Comunicado (1965), uma comédia absurda sobre a burocracia e a despersonalização através de poderes anônimos, permitiram-lhe abrir caminho para o reconhecimento internacional como dramaturgo.
Outras obras dramáticas são Dificuldade Agravada de concentração, Ópera dos mendigos, Os salvadores, O hotel da montanha, Largo desolato, A tentação, bem como as peças de um acto: Protesto, Audiência e Vernissage, encenadas em mais de sessenta teatros, em doze países.
Esses dramas curtos, de carácter autobiográfico, refletem as absurdas condições de vida de intelectuais obrigados a calarem-se de maneira tragicômica.
No total, as peças de Havel contam até agora 250 encenações, em 18 países, assim como cerca de 150 transmissões radiofônicas e televisivas.
Desde o fim da chamada Primavera de Praga de 1968, tornou-se proibido publicar e encenar as peças de Havel na República da Checoslováquia.
Como um dos fundadores e representante do Charter 77 [Movimento em defesa dos direitos humanos], Havel foi diversas vezes detido, processado e preso.
Em 1978, foi condenado a catorze meses de prisão com direito a liberdade condicional; em 1979, a quatro anos e meio de prisão sem direito a liberdade condicional e, em virtude de doença grave, foi libertado alguns meses antes do término do cumprimento da pena.
Uma nova condenação, no dia 21 de fevereiro de 1989, a nove meses de prisão em circunstâncias agravantes, provocou protestos mundiais - e também nos países do Bloco Oriental.
No dia 17 de maio de 1989, Václav Havel foi colocado em liberdade condicional antes do término da pena.
Em 1968, Havel recebeu o OBIE, prêmio norte-americano para teatro; em 1980, o Prêmio do Governo Austríaco para Literatura Européia e, em 1986, o Prêmio Erasmus, holandês, e o Prêmio Jan-Palach, pelo apoio da Charter 77.
As Universidades de Toulouse e de York-Le Mirail (Canadá) outorgaram-lhe o título de Doutor Honoris Causa.
Foi nomeado membro honorário pelos Pen Clubes da França, Suécia, Alemanha Ocidental e Suíca, assim como pela Universidade Livre de Artes, de Hamburgo.
Em outubro de 1989, Václav Havel recebeu o Prêmio da Paz da Associação das Livrarias Alemãs. A recente peça de Havel, Saneamento, estreou no outono de 1989 em Zurique e depois em Nova Iorque.
Seus ensaios e escritos políticos têm despertado crescente interesse.
No dia 29 de Dezembro de 1989 é eleito Presidente Da Checoslováquia.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com