sábado, abril 15, 2006

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa

 

ALENTEJANANDO



O compadre Tadeu acorda com uma enorme ressaca, vira-se para o lado na cama e na mesinha de cabeceira está um copo de água e duas aspirinas.
Olha em volta e vê sua roupa passada e pendurada.
O quarto está em perfeita ordem.
Há um bilhete da sua Agripina: «Querido, deixei o teu café pronto na cozinha. Fui ao super-mercado. Beijos».
Ele desce e encontra o café à espera na mesa e pergunta ao filho: - O que é que aconteceu ontem?
- Bem, pai, você chegou às 3 da madrugada, completamente bêbado, vomitou no tapete da sala, partiu os móveis e magoou-se no olho, ao bater na porta do quarto.
- E porque é que está tudo arrumado, café preparado, roupa passada, aspirinas para a ressaca e um bilhete amoroso da tua mãe?
- Bem, é que a mãe arrastou-o até à cama e quando lhe estava a tirar as calças, você disse:
«Não faças isso, rapariga, eu sou casado»....

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa São Bento José Labre
Comemoramos hoje o dia de São Bento José Labre, nascido na pequena cidade de Artois. De família camponesa, era o primeiro de 15 irmãos.
Foi chamado de "Vagabundo de Deus" ou "cigano de Cristo".
Seu maior desejo era tornar-se monge, mas tentou vezes, sem conseguir.
Decidido a dedicar sua vida a Deus, tornou-se peregrino, caminhando por locais pouco freqüentados, dormia ao relento sob arbusto e árvores, de forma que percorria aproximadamente 25 mil quilômetros, até chegar a Roma.
Durante todo esse tempo nunca mendigou, apenas aceitava o que lhe ofertavam.
Levava consigo o Novo Testamento, a Imitação de Cristo e o Breviário.
No peito um crucifixo; no pescoço, um terço; e nas mãos, um rosário.
No ano de 1770, chegou a Roma, misturando-se aos mendigos.
Visitou as principais basílicas, especialmente o Santuário de Loreto, ao qual fez onze peregrinações.
Morreu no ano 1783, em conseqüência dos maus tratos e da falta de higiene, tendo sido encontrado por um açougueiro que o recolheu já agonizante, caído na rua e o levou para sua casa, onde veio a falecer o "Mendigo de Deus".
Foi canonizado no ano 1883 pelo Santo Padre Leão XII.

 

POL POT


Posted by Picasa Pol Pot, cujo nome verdadeirao era Saloth Sar nasceu no dia 19 de Maio de 1925 e faleceu no dia 15 de abril de 1998, e foi governante cambodjano responsável pelo genocídio cambodjano.
Nascido em uma família rica, Saloth Sar estudou na França, de 1949 a 1952, numa escola particular.

Fazia parte então de um grupo de estudantes cambodjanos que se opunha ao poder do rei Norodom Sihanouk e que por essa razão perderam sua bolsa de estudo e se sentem atraídos pelo leninismo, paralelamente a Ho Chi Min, que luta contra a ocupação francesa no Vietnam.
Nesse período, lê A Grande Revolução de P.Kropotkin , obra que descreve a Revolução Francesa como uma revolta camponesa que precederia a Revolução Russa.
No início de 1953, retorna ao Cambodja sem ter terminado seus estudos.

Após a independência do país, ocorrida nesse mesmo ano, junta-se ao Partido Comunista Indochinês, que possui poucos quadros cambodjanos.
Em 1960 foi fundado o Partido dos Trabalhadores Kmners, ao qual Saloth Sar se filia, mudando seu nome para Pol Pot (nome bastante comum no campo).
Em 1963, torna-se chefe do partido, que em 1966 muda sua denominação para Partido Comunista Khmer.
Em 1966, faz uma viagem a Pequim.

Atraído pelo maoísmo, irritado pela dominação vietnamita sobre seu partido, recebe apoio chinês.
Em 1970, o general Lon Nol derruba Norodom Sihanouk.
É o início da guerra civil. Os monarquistas aliam-se ao Khmer vermelho contra o novo governo. Em abril de 1975, Phnom Penh é tomada pelos comunistas, que tomam o poder e renomeiam o país como «Kampuchéa democrática».
Tem início aí o genocídio cambodjano: uma grande parte da população é massacrada de acordo com as ordens de Pol Pot.
Em 1979, o Vietnam invade o Cambodja e destitui o Khmer vermelho.

Pol Pot lidera a resistência.
Em 1985, deixa de ocupar qualquer função oficial mas continua como figura de proa do Khmer vermelho. Em 1989 o Vietnam retirou do Camboja.
Pol Pot se recusou a cooperar com o processo de paz e continuou lutando contra o novo governo de ligação.
O Khmer vermelho conseguiu manter as tropas do governo afastadas até 1996, quando as tropas do Khmer, desmoralizadas, começaram a desertar.
Vários líderes importantes do Khmer vermelho também desertaram.
Pol Pot ordenou a execução do seu braço direito, Son Sen e onze membros da sua família em 10 de junho de 1997, por Son Sen querer fazer um acordo com o governo.
Pol Pot então fugiu da sua fortaleza mas depois foi preso pelo chefe militar do Khmer vermelho, Ta Mok e sentenciado a prisão domiciliar perpétua, algemado a uma coluna.
Em abril de 1998, Ta Mok, foge para a floresta após novo ataque do governo e leva Pol Pot consigo.
Alguns dias depois, em 15 de abril de 1998, Pol Pot morreu, oficialmente de ataque cardíaco.
Seu corpo foi queimado na área rural do Camboja, com várias dúzias de ex-Khmer vermelhos presentes.

 

FERNANDO PESSA


Posted by Picasa Nasceu em Aveiro, no dia 15 de Abril de 1902, mas foi criado em Penela, perto de Coimbra onde fez o ensino secundário, no sentido de se preparar para os exames de admissãoà "Escola de Guerra".
O objectivo de Fernando Pessa era ir para a "tropa", e seguir a carreira militar, como fez o pai, mas "nessa altura havia oficiais a mais, como resultado da primeira Guerra Mundial e na Escola de Guerra só admitiam rapazes que frequentassem o Colégio Militar, em Lisboa", explica FernandoPessa.
"A minha alcunha era o "Pardal", porque, tal como os pardais, não gostava de ficar fechado numa gaiola. Andava sempre de um lado para o outro", citado na sua biografia não autorizada.
Um sinal, talvez, do que estava para vir, como conta a Imprensa de Lisboa.
Nos anos 20, a viver em Lisboa, dedicou-se aos seguros e foi esta a primeira de muitas mudanças: aconteceu aos 25 anos, quando a convite do dono da empresa de seguros em que trabalhava, viajou para o Brasil.
Esteve do outrolado do Atlântico tempo suficiente para se casar com uma brasileira.
"Mas ela era ciumenta e o ciúme deu cabo do casamento".
Pessa regressou, então, a Portugal em 1934, cinco anos antes da Grande Guerra.
Por graça, como admitiu mais tarde, concorreu a um concurso para locutores na recém criada Emissora Nacional.
Os testes de entrada eram bastante difíceis "principalmente no que respeitava à língua portuguesa.
Nós podíamos falar menos mal o inglês, o espanhol e o francês ou outra língua qualquer, até com erros, mas o português tinha que ser sem erros.
Uma prova bastante rigorosa. Mas a brincar a brincar consegui ficar em segundo ou terceiro lugar nesse concurso.
De maneira que daí a 15 dias comecei a fazer jornalismo sem saber", adianta Fernando Pessa.
Acabaria por entrar na empresa e para uma profissão que o acompanharia até ao fim da vida: a de jornalista.
O repórter dos anos 30 ainda se lembra do primeiro trabalho que "consistiu numa reportagem que desenvolvi no exterior, sobre um festival de acrobacia aérea,que na altura se realizou em Lisboa".
Uma rádio amadora onde o "trabalho era feito com base na dedicação e gosto por comunicar, e na curiosidade em descobrir histórias com piada.
Eu só me profissionalize imuitos anos mais tarde, quando fui para a estação de rádio inglesa, a BBC, sediada em Londres, na Inglaterra.
Os primeiros tempos da Emissora Nacional foram sobretudo tempos de papel e lápis", lembra Fernando Pessa.
Quatro anos depois, Pessa mudava novamente, trocando os microfones portugueses pelos estúdios da mais prestigiada rádio do mundo, a BBC de Londres.
Os anos do "Blitz"Na BBC, Fernando Pessa, começou por trabalhar com sotaque na secção brasileira e só quando um colega português adoeceu é que ele foi chamado para ler o noticiário.
É neste ambiente de excitação profissional que enfrenta as bombas de Hitler que caiem sobre Londres.
Mas o barulho das noites londrinas não o incomodava: "as malditas bombas dos alemães, caíram por duas vezes, no prédio onde me encontrava a dormir e nem sequer acordei!
Estava habituado a dormir oito horas por dia e assim continuei", relata Fernando Pessa.
Os anos passaram, a guerra terminou e, em 1947, Pessa regressou a Portugal para, uma vez mais, se ver envolvido em pleno processo histórico mundial.
Desta vez, no Plano Marshall de ajuda económica à Europa, organizado pelos Estados Unidos. Mas era pouco e o jornalista dedicava-se também a sonorizar os documentários a que os portugueses assistiam nas salas de cinema.
Foi por esta altura, onde se inclui ainda uma breve passagem pelo ramo dos seguros, que casou com Simone Alice Ruffier, filha de uma inglesa e de um americano, que conhecera em Londres.
Um dos primeiros aos microfones da rádio, Fernando Pessa foi o primeiro nos ecrãs da televisão portuguesa, quando apresentou os locutores que garantiriam a emissão Vera Lagoa, Maria Helena Varela Santos e Fialho Gouveia.
O nome maior da rádio tinha, por fim, um rosto.
Entre 1956 e 1976 trabalhou na RTP como colaborador, deixando para a História histórias como a do Leão de Rio Maior.
Fernando Pessa torna-se uma das figuras mais populares da RTP, embora só integrando os quadros da empresa após o 25 de Abril de 1974.
"Nunca me deixaram pertencer ao quadro do pessoal, tal como tinham impedido o meu regresso à Emissora Nacional, sempre pelo mesmo motivo: a minha estadia em Inglaterra", recorda Fernando Pessa que, no entanto, nunca se sentiu afectado pela Censura, porque escrevia as coisas de maneira a dar a volta ao "lápis azul".
A 25 de Abril de 1974, Portugal fez uma revolução e Pessa registou mais uma etapa.
Repórter que nunca quis ser chefe "o seu gosto era andar na rua", disse dele Fernando Balsinha, um dos directores da RTP , Pessa mostrou durante anos ao País os seus bilhetes postais.
Hoje, é a imagem de um repórter atarefado e sempre de microfone na mão que todos guardam de Fernando Pessa, o jornalista que popularizou a expressão "E esta, hein!?".
Pelo seu trabalho, como repórter da II Guerra Mundial, Fernando Pessa foi distinguido com a Ordem do Império Britânico.
E, em Portugal, a 10 de Junho de1981, recebeu o título de Comendador.

 

CATARINA I


Posted by Picasa Catarina I , em russo:Екатерина Алексеевна, Iekaterina Alekseievna, chamada a Grande, nascida com o nome de Sofia Augusta Frederica de Anhalt-Zerbst a 15 de Abril de 1729 em Stettin, Prússia e falecida em 6 de Novembro 1796 em Tsarkoie Selo, próximo a São Petersburgo, foi imperatriz da Rússia de 1762 a 1796.
Era prima de Gustavo III da Suécia e de Carlos III da Suécia.
Durante seu governo realizou uma ampla reforma na sociedade russa, modernizando-a.

É considerada um exemplo de monarca do despotismo esclarecido.
Graças a esta modernização a Rússia logrou obter grande desenvolvimento e a imperatriz, ainda que sendo da origem estrangeira, tornou-se muito popular.

 

CLAUDIA CARDINALE


Posted by Picasa Claudia Cardinale que nasceu em Túnis no dia 15 de abril de 1938 é uma actriz italiana.
Nascida Claude Josephine Rose Cardinale de pais sicilianos na capital tunisiana, iniciou-se no cinema após ganhar um concurso de beleza em 1957.

Seu primeiro filme foi Goha em (1958), neste mesmo ano ela fez um pequeno papel no sucesso internacional I soliti ignoti.
No início, a sua carreira foi praticamente conduzida pelo produtor Franco Cristaldi.
Nos anos 60 ela apareceu em muitos filmes italianos incluíndo: Il Gattopardo (O leopardo, 1963) e Rocco e i suoi fratelli (Rocco e seus irmãos, 1963) de Luchino Visconti, 8½ de Federico Fellini e no épico de Sergio Leone Once Upon a Time in the West (Era uma vez no oeste, 1968).
A sua carreira no circuito estadunidense de cinema não progrediu devido a sua falta de interesse em deixar a Europa.

Os seus filmes em hollywood incluem Circus World (1964), The Pink Panther (1964) e The Hell With Heroes (1968).
Pode-se dizer que ela actuou em mais filmes de qualidade que os seus contemporâneos.

Algumas das suas actuações consideradas memoráveis são: em Vaghe stelle dell'Orsa, de Visconti, onde interpreta uma sobrevivente do Holocausto que desenvolve uma relação incestuosa com o irmão.
Em La Storia, de Luigi Comencini, com a sua interpretação de uma viúva durante a segunda guerra mundial.
Além desses filmes, podemos citar também La ragazza con la valigia de Valerio Zurlini e Libera de Mauro Bolognini.
Ela permanece activa no cinema europeu, seus últimos filmes incluem Qui comincia l'aventura (1975), Fitzcarraldo (1982), La Storia (1985) e Un homme amoureux (1987).
Claudia Cardinale é uma liberal com fortes convicções políticas.

Ela é uma esquerdista envolvida em questões das mulheres e dos homossexuais.
Ela também cita o orgulho da sua herança árabe e se envolve em inúmeras causas humanitárias.
Escreveu uma autobiografia chamada Moi Claudia, Toi Claudia.

 

MADAME DE POMPADOUR


Posted by Picasa Jeanne-Antoinette Poisson, mais conhecida como Madame de Pompadour nascida a 29 de Dezembro de 1721 em Paris e falecida no dia 15 de Abril de 1764 em Versalhes, filha de um rico e influente mercador, que foi expulso da França por corrupção, foi criada para ser amante do rei Luís XV de França.
Teve aulas de grego, inglês e piano, até que foi apresentada ao rei por seu tutor.
Tornou-se amante real e chegou a conselheira do rei, tornando-se uma das mulheres mais poderosas de sua época.
Exemplo de elegância e inteligência influenciando politicamente as decisões reais, ela se tornou uma empreendedora incentivando a fundação da fábrica de porcelanas de Sèvres.

 

GRETA GARBO


Posted by Picasa Greta Louisa Gustaffson, imortalizada pelo nome artístico de Greta Garbo que nasceu em Estocolmo na Suécia no dia 18 de Setembro de 1905 e faleceu no dia 15 de Abril de 1990, é uma famosa actriz sueca.
Descoberta pelo director finlandês Mauritz Stiller, ela chamou a atenção do expressionista alemão G. W. Pabst, que a levou para filmar na Alemanha.
Garbo e Stiller, foram juntos para Hollywood em 1925, contratados por Louis B. Mayer, da MGM.

A actriz não alcançou sucesso imediato na América; mas ao longo do tempo foi coleccionando indicações ao Oscar de Melhor Actriz com grandes sucessos como "A Dama das Camélias" e "Ninotchka", porém jamais conquistou o prêmio da Academia, a não ser por um prêmio honorário que recebeu quando já tinha abandonado as telas.

 

JEAN PAUL SARTRE


Posted by Picasa Jean-Paul Sartre que nasceu em Paris no dia 21 de Junho de 1905 e faleceu também na cidade Luz no dia 15 de Abril de 1980, foi um filósofo existencialista francês do início do século XX.
Dizia vir a existência antes da essência.
Assim, no existencialismo (que começa com Kierkegaard, 1813-1855), o papel da filosofia é invertido.
Desde Platão, quando temos o nascimento da linguagem filosófica (em forma de diálogos), a preocupação desta é o universal em detrimento do particular.
E, agora, a existência toma seu lugar na discussão filosófica, partindo de questões cotidianas, e caminhando em direção à universalidade.

 

ABRAHAM LINCOLN


Posted by Picasa Abraham Lincoln que nasceu perto de Hodgenville, no Kentucky, no dia12 de Fevereiro de 1809 e faleceu em Washington, Distrito de Columbia, no dia 15 de Abril de 1865 foi o 16º (1861-1865) presidente dos Estados Unidos e o primeiro presidente do Partido Republicano dos Estados Unidos da América.
Nasceu numa família de condição humilde, no Condado de Hardin, próximo à cidade de Hodgenville, Kentucky, e exerceu diversos ofícios manuais até que pôde estudar leis, abrindo seguidamente cartório em Springfield.
Em 1816, sua família mudou-se para o estado de Indiana, onde Lincoln viveu dos sete aos 21 anos.
Seus estudos, segundo suas próprias palavras, resumiam-se, nessa época, a saber ler, escrever e fazer as quatro operações.
No estado havia escassez de livros e papel, e a Bíblia era provavelmente o único livro existente em casa de seus pais.
Lincoln a estudou a fundo, vindo mais tarde a enriquecer seus discursos e trabalhos escritos com citações bíblicas.
Em 1831, Lincoln mudou-se sozinho para a aldeia de New Salem, no estado de Illinois, empregando-se como balconista numa loja.
Em New Salem, onde viveu quase seis anos, tornou-se agente postal e mais tarde foi eleito deputado por Illinois (1834-1840) e membro do Senado (1844-1848).
Durante seu segundo mandato na Assembléia, Lincoln começou a estudar Direito e completou sua formação, pediu livros emprestados, estudou-os e, em 1836, obteve licença para exercer a advocacia.
No ano seguinte mudou-se para a nova capital do Estado, Springfield, onde, juntamente a outros, constituiu um escritório de advocacia.
Em 1842, casou-se com Mary Todd e, dois anos depois, montou um novo escritório em sociedade com William Herndon.
Essa sociedade jamais foi desfeita. A prática da advocacia em Illinois não era especializada no tempo de Lincoln.
Durante seis meses em cada ano, Lincoln integrava os tribunais itinerantes do estado percorrendo vários municípios e aceitando os casos que lhe eram apresentados.
Sua actuação como advogado o tornou conhecido em todo o Illinois.
Em 1846, foi eleito para a Câmara de Representantes federal. De 1847 a 1849, Lincoln actuou no Congresso, onde se tornou impopular por causa da oposição que fez ao presidente James K. Polk, culpando-o pela guerra com o México.
Desistiu de tentar a reeleição e voltou a exercer a advocacia.
Uma súbita mudança na política nacional em relação à escravidão trouxe Lincoln de volta à política.
O Acordo do Missouri proibira, em 1820, a escravidão nos novos territórios situados ao norte da fronteira sul do Missouri.
Em 1854, o senador Stephen A. Douglas apresentou uma lei para organizar os territórios de Kansas e Nebraska que repelia o Acordo do Missouri, estabelecendo que os colonos deveriam decidir se desejavam ou não a escravidão.
Lincoln era contrário a essa lei. Em 1858, disputando uma vaga ao Senado com Douglas, Lincoln desafiou-o para uma série de debates em torno da extensão da escravidão nos territórios livres. Lincoln perdeu as eleições, mas transformou-se numa figura de destaque nacional, possibilitando assim sua candidatura à Presidência em 1860, tendo estado essa actuação relacionada, também, com a fundação do Partido Republicano dos Estados Unidos da América em 1854.
Em 1860, a assembleia nacional republicana apresentou-o como candidato à presidência da nação.

 

LEONARDO DA VINCI


Posted by Picasa Leonardo da Vinci que nasceu em Anchiano no dia 15 de Abril de 1452 e faleceu em Cloux no dia 2 de Maio de 1519, foi um pintor, arquitecto, engenheiro, cientista e escultor do Renascimento italiano.
É considerado um dos maiores gênios da e de Caterina, provavelmente uma camponesa, embora seja sugerido, com poucas evidências, que ela era uma escrava judia oriunda do Oriente Médio comprada por Piero.
O próprio Leonardo da Vinci assinava seus trabalhos simplesmente como Leonardo ou Io Leonardo.
A maioria das autoridades refere-se aos seus trabalhos como Leonardos e não da Vincis. Presume-se que ele não usou o nome do pai por causa do estado ilegítimo.
Considerado por vários o maior gênio da história, devido à sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade.

Num estudo realizado por Catherine Cox, em 1926, seu QI foi estimado em 180.Outras fontes mencionam 220.

sexta-feira, abril 14, 2006

 

ALENTEJANANDO



Certo dia dois alentejanos foram para a piscina.
Estavam já sentados na relvinha quando um deles diz:
- Ai Maneli na és homem na és nada se natatiras da prancha além!. Diz o Manel:
- Ai na tacreditas? Espera só...
O Manel dirige-se para a prancha e começa a subir as escadas.
Já em cima da prancha põe-se mesmo na ponta com metade dos pés de fora, quando o amigo diz:- Ai Maneli mais pareces uma águia!
- Atão porquê? Por causa dos pelos do pêto?
- Não, home, por causa de tuas unhas dos pés!

 

PAPA SÉRGIO III


Romano, eleito em 29 de janeiro de 904.
Mandou reconstruir a Basílica de São João de Latrão, destruída por um incêndio.
Reivindicou e defendeu os direitos da Igreja contra os senhores feudais.
Nas medalhas deste pontífice, está esculpida pela primeira vez a "tiara".
Morreu em 14 de abril de 911.
Posted by Picasa

 

GEORGE POMPIDOU


Georges Pompidou, Presidente da França de 1969 a 1974, nasceu no dia 5 de Julho de1911, em Montboudif, Cantal e faleceu no dia 14 de Abril de 1974, em Paris.
Professor de profissão, Pompidou foi, desde 1944, um dos mais próximos colaboradores de Charles de Gaulle, sendo considerado, durante muito tempo, a "eminência parda" do general. Director do Banco Rothschild desde 1954, em 1958 De Gaulle – então primeiro-ministro – nomeou-o chefe de seu gabinete, cargo que desempenhou até 1959.
O êxito nas negociações que puseram fim à Guerra da Argélia (Tratado de Évian, 1962) contribuiu, pouco depois, para sua nomeação como primeiro-ministro (1962-1968).
Pompidou não se libertou de sua acentuada dependência em relação a De Gaulle, embora tenha adoptado uma atitude flexível perante a Revolução Estudantil de 1968.
Depois da retirada de De Gaulle, Pompidou foi seu sucessor na presidência da República francesa, dando continuidade à política externa de seu antecessor, mas tentando melhorar as relações com os Estados Unidos e permitindo a entrada da Grã-Bretanha na CEE.
Posted by Picasa

 

PAPA CLEMENTE III


Posted by Picasa Nasceu em Roma.
Eleito em 20 de dezembro de 1187, conseguiu a paz em Roma, depois de sessenta anos que os Pontífices haviam sido afastados.
Organizou a Terceira Cruzada, da qual participou o rei inglês Ricardo Coração de Leão.
Faleceu, enquanto o exército cristão lutava em Akko. Morreu em 14 de Abril de 1191.

 

SIMONE DE BEAUVOIR


Posted by PicasaSimone de Beauvoir que nasceu em Paris no dia 9 de janeiro de 1908 e faleceu, também na cidade Luz, no dia 14 de abril de 1986, foi uma escritora, filósofa existencialista e feminista francesa.
Nasceu numa família burguesa, mas em sua juventude decidiu desligar-se de suas origens.

Conheceu Jean-Paul Sartre em Sorbonne no ano de 1929, e logo se uniu estreitamente ao filósofo e a seu círculo, criando entre eles uma relação que lhes permitiu compatibilizar sua liberdade individual com sua vida em conjunto.
Foi professora de filosofia até 1943 em escolas de diferentes localidades francesas, como Ruão e Marselha.
Em seu primeiro romance, A convidada (1943), explorou os dilemas existencialistas da liberdade, da acção e da responsabilidade individual, temas que aborda igualmente em romances posteriores como O sangue dos outros (1944) e Os mandarins (1954), obra pela qual recebeu o Prêmio Goncout e que é considerada sua obra-prima.
As teses existencialistas, segundo as quais cada pessoa é responsável por si própria, introduzem-se também numa série de quatro obras autobiográficas, dentre as quais destacam-se Memórias de uma moça bem-comportada (1958) e Tudo dito e feito (1972).

Suas obras oferecem uma visão sumamente reveladora de sua vida e de seu tempo.
Entre seus ensaios críticos cabe destacar O segundo sexo (1949), uma profunda análise sobre o papel das mulheres na sociedade; A velhice (1970), sobre o processo de envelhecimento, onde tecem críticas apaixonadas sobre a atitude da sociedade para com os anciãos; e A cerimônia do adeus (1981), onde evoca a figura de seu companheiro de tantos anos, Jean Paul.

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa

 

TITANIC


Posted by Picasa O navio transatlântico Titanic da British White Star Line, foi o maior objecto móvel já construído pelo homem até então.
Media cerca de 268,25 metros (ou seja, quase 3 campos de futebol) por 28 metros de largura e uma altura aproximada de um prédio de 10 andares.
Saiu do porto de Southampton, na Inglaterra, no dia 10 de Abril de 1912 com destino a Nova Iorque, transportando aproximadamente 2 223 pessoas a bordo entre passageiros e tripulantes.
Às 23h40 do dia 14 de Abril de 1912 colide com um iceberg e afunda 2 horas depois. Foi o desastre marítimo mais famoso do Século XX.Pertencia à mesma classe de navios do RMS Olympic e HMHS Britannic.
No começo de 1900, duas grandes companhias inglesas - a Cunard Line e a British White Star Line - disputavam palmo a palmo a supremacia no Atlântico Norte no transporte de passageiros e quem realizava a travessia mais rápida. A White Star Line viu a sua rival transpor o Atlântico com imensos navios transatlânticos até 1909.

Teve início nos estaleiros da Harland & Wolff, em Belfast (Irlanda), a construção de um trio de navios gigantes.
Os denominados Olympic, Titanic e Gigantic seriam os maiores navios já construídos pelo homem.
Os dois primeiros foram construídos em paralelo e o Olympic foi o primeiro a ficar pronto (1911), seguido pelo Titanic (1912), e pelo Gigantic baptizado como Britannic (1915).

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santa Ludovina
Santa Ludovina Schiedam, nasceu na Holanda no ano 1380, filha de uma família muito pobre.
Quando tinha apenas 15 anos de idade, sofreu um grave acidente quando andava de patins no gelo, escorregou e, perdendo o equilíbrio, caiu e não mais conseguiu andar.
A partir deste acontecimento sua vida tornou-se um sofrimento demasiado grande para uma garota de apenas 15 anos, pois gerou muitas feridas internas e externas em seu corpo que não cicatrizavam nunca, chegando até mesmo muitas vezes a expor-lhe os ossos.
Sua família ficava irritada com a situação e muitos diziam que ela mentia e que tudo o que lhe acontecia era castigo do céu.
Todos ficaram espantados quando descobriram que Santa Ludovina não comia nenhuma migalha de pão há mais de sete anos e também não bebia água.
Morreu no ano de 1433, confirmando que conversava com os anjos da guarda, Nossa Senhora e até mesmo Jesus e que fora totalmente feliz.

 

D.FILIPE II


Posted by Picasa Filipe III de Espanha que nasceu no dia 14 de Abril de 1578 e faleceu no dia 31 de Março de 1621, foi Rei de Espanha e Rei de Portugal da dinastia Filipina, como Filipe II, entre 1598 e a sua morte.
Era filho de Filipe II de Espanha e de Ana, filha de Maximiliano II do Sacro-Império.
Criou o Conselho da Índia (1604) e estabeleceu a paz com a Inglaterra (1604) e as Províncias Unidas (1609).
Visitou Lisboa em 1620, falecendo quando já se encontrava a caminho de Madrid.

É conhecido em Portugal pelo cognome de O Pio ou O Piedoso.

 

GUERRA DAS MALVINAS


Posted by Picasa Em 19 de março de 1982 foi realizado um desembarque ilegal de um grupo de sucateiros argentinos, da empresa de Constantino Davidoff, nas Ilhas Geórgias do Sul (em Leigth), do Arquipélago das Malvinas/Falklands, que tem a sua soberania contestada pelo Reino Unido e Argentina desde o século XIX.
O transporte do grupo de sucateiros foi realizado no navio da Armada Argentina ARA "Bahia Buen Suceso", sob as ordens do Almirante Jorge Isaac Anaya - então membro da Junta Militar de Buenos Aires, dirigida pelo General Leopoldo Galtieri - como etapa preliminar de um Plano Secreto elaborado pelo Governo argentino para reconquistar o Arquipélago, que se encontrava sob o domínio colonial do Reino Unido.
Essas ilhas localizam-se no extremo sul do Oceano Atlântico.

Chamadas Falkland pelos britânicos e Malvinas pelos argentinos, são objecto de uma briga de duzentos anos entre Londres e Buenos Aires, que reivindicam sua jurisdição.
A maioria dos habitantes da ilha fala inglês e é formada de súditos britânicos.
Em 2 de abril de 1982, o general Galtieri, chefe da junta militar que governa a Argentina, anuncia que seu país tomou posse das ilhas Malvinas.
A vitoriosa invasão, ocorrida seis anos após o golpe de Estado, suscita o patriotismo dos argentinos e os ajuda a esquecer temporariamente seu ódio pela ditadura militar.
A notícia provocou uma ebulição patriótica na Argentina.
Milhares de pessoas saíram às ruas para celebrar o feito, confraternizando em toda a parte com os oficiais e soldados.
Os militares argentinos acreditavam que o governo inglês aceitaria o facto consumado, não indo além de reclamações diplomáticas.
Não foi o que ocorreu.
Londres reage de imediato à invasão argentina.
A primeira-ministra Margareth Tatcher corta relações diplomáticas com a Argentina.
Os Estados Unidos e as Nações Unidas tentam mediar a disputa.
Mas Tatcher, sentido-se obrigada a defender uma possessão imperial (afinal o Reino Unido era a terceira potência militar e nuclear do mundo), enviou uma task force, uma força tarefa, para recuperar as ilhas, mobilizando a Marinha Britânica, que parte para as ilhas a 10 mil quilômetros de distância de sua pátria.
Em 14 de abril de 1982, a Inglaterra envia tropas às Malvinas.
O povo argentino não teme a chegada dos navios britânicos e dá sólido apoio aos seus soldados.
A frota britânica aproxima-se da costa das ilhas, mas é fortemente atingida pelos aviões caça argentinos.
Os britânicos afundam o destróier argentino Belgrano com trezentos e cinqüenta marinheiros a bordo, mas seu navio de guerra Sheffield é atingido pelos mísseis franceses Exocet, lançados pelos aviões argentinos.
A resistência argentina é surpreendente e os dois lados sofrem muitas perdas.
A reconquista das ilhas prova-se mais difícil do que os britânicos previam.
A Inglaterra gastou 2 bilhões de dólares no conflito.

O destaque ficou para os caças-bombardeiros Harrier, aviões que levantam vôo e aterram verticalmente, como se fossem helicópteros.
Em 14 de junho, os argentinos capitulam.
O saldo de mortos é de setecentos e doze soldados argentinos e duzentos e cinqüenta e cinco soldados britânicos.
A vitória militar britânica dá a Margareth Tatcher uma enorme popularidade.
Em Buenos Aires, a notícia da rendição argentina fez desabar o mundo.
Do dia para a noite, os altos oficiais das três patentes deixaram de ser vistos como heróis para serem apontados como um bando de aventureiros irresponsáveis que jogaram o país numa guerra para o qual não estavam preparados.
A desmoralização dos militares permitiu finalmente que a democracia e o poder civil fosse restaurado.
Os britânicos mantiveram as ilhas.


quinta-feira, abril 13, 2006

 

ALENTEJANANDO



Estavam os compadres Manel e Tibúrcio, em pleno monte alentejano, a conversar, quando passa um
pássaro e caga na cabeça do Tibúrcio.
Então vira-se o Manel e pergunta :-
O cômpadri, o que é que tenho na cabeça?
- Merda - responde-lhe o compadre.
- Não cômpadri, por fora!

 

IMAGEM DO DIA



Posted by Picasa

 

JERONIMO DE SOUSA


Posted by Picasa Jerónimo de Sousa nascido em Pirescoxe, Santa Iria de Azóia no dia 13 de Abril de 1947 é o Secretário Geral do Partido Comunista Português desde 27 de Novembro de 2004.
Nós acompanhamos e empenhamo-nos no vasto movimento antiglobalização capitalista, na luta contra o neoliberalismo e a guerra, respeitando e estimulando a sua diversidade.

Mas julgamos que a existência e participação de Partidos Comunistas, de Partidos de classe, nesse vasto movimento não é só um bem para estes partidos mas um bem para a esquerda e para as forças progressistas que o integram, na medida em que consideramos que a questão da luta de classes continua a ser a grande questão da nossa época contemporânea....Jerónimo de Sousa, XVII Congresso do PCP
Antigo operário metalúrgico, aderiu ao Partido em 1974, na sequência da Revolução dos Cravos; foi eleito várias vezes deputado ao Parlamento entre 1976 e 1992, e de novo em 2002 pelo distrito de Setúbal.
Foi candidato à Presidência da República em 1996, mas acabou por desistir a favor do candidato socialista, Jorge Sampaio, que acabou por sair vencedor do desafio contra Cavaco Silva.
Jerónimo de Sousa substituiu Carlos Carvalhas como Secretário-Geral, no XVII Congresso do PCP.

 

SAMUEL BECKETT


Posted by Picasa Samuel Beckett nasceu no dia 13 d Abril de 1906 em Foxrock, perto de Dublin. De família burguesa e protestante, estudou francês e italiano no Trinity College de Dublin, foi professor em Paris, conheceu James Joyce, regressou à Irlanda em 1931, passou por Londres e pela Alemanha, voltou a Paris quando rebentou a guerra, fez parte da Resistência.
É no pós-guerra que vive o período mais intenso da sua produção literária, com a escrita em francês e entre outros textos, da peça À Espera de Godot, de uma trilogia de romances e de quatro novelas (entre as quais Primeiro Amor).
Depois começa a traduzir os seus textos para inglês e volta a escrever também nesta língua. Constrói uma obra dupla, bilingue, cada vez mais depurada.
Recebe o Nobel em 1969, distribuindo o dinheiro pelos amigos.
Morre em Paris em 1989.
Quanto mais longe ele vai mais bem me faz.

Não quero filosofias, panfletos, dogmas, credos, saídas, verdades, respostas, nada a preço de saldo.
Ele é o escritor mais corajoso e implacável que aí anda e quanto mais me esfrega o nariz na merda mais reconhecido lhe fico.
Não se põe a gozar com a minha cara, não está a levar-me à certa, não me vem com piscadelas de olho, não me oferece um remédio nem um caminho nem uma revelação nem um balde cheio de migalhas, não me está a vender nada que não queira comprar, esta-se borrifando para se eu compro ou não, não tem a mão sobre o coração.
Bom, vou comprar-lhe a mercadoria toda, de fio a pavio, porque ele espreita debaixo de cada pedra e não deixa nenhum verme sozinho.
Faz nascer um corpo de beleza.
A sua obra é bela.
Harold Pinter, 1954

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santa Ida
Santa Ida nasceu no ano 1040, filha de Godofredo, duque de Lorraine, e Doda, sua mãe, casou-se aos 17 anos a pedido de seu pai, com Eustáquio II conde de Bolonha, foi criada na fé cristã.
Seu esposo, Eustáquio era um homem sensato e respeitoso do sentimento religioso de sua mulher.
Foi seu director espiritual Santo Anselmo.
Teve três filhos: Eustáquio III, conde da Bolonha; Godofredo de Bulhão e Balduíno, reis de Jerusalém.
Uma de suas filhas casou-se com Henrique IV.
A actividade que lhe dava mais prazer era ornamentos para a decoração das igrejas.
Também se dedicou à restauração de várias igrejas e reformou o santuário de Nossa Senhora de Bolonha.
Decidiu desfazer-se de toda a sua fortuna com construções de mosteiros, comprava muitas relíquias.
Indigentes, estrangeiros, doentes, viúvas e órfãos a ela recorriam como única valia.

 

LA FONTAINE


Posted by Picasa Jean de La Fontaine que nasceu no dia 8 de Julho de 1621, em Château-Thierry, Aisne, Champagne e faleceu no dia 13 de Abril de 1695, em Paris, foi um poeta francês.
É conhecido pelas diversas fábulas com críticas de moral que escreveu.
É considerado o pai da fábula moderna, sobre a qual declarou: "É uma pintura em que podemos encontrar nosso próprio retrato".
Escreveu e reeditou muitas fábulas, entre elas, algumas de Esopo: A Lebre e a Tartaruga, O Homem, o Menino e a Mula, O Leão e o Rato, O Carvalho e o Caniço, A Reunião dos Ratos, A Gansa dos Ovos de Ouro (e não a galinha), A Cigarra e a Formiga, A Raposa e as Uvas, O Pavão Invejoso.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com