sábado, fevereiro 17, 2007

 

PENSAMENTO DO DIA


Posted by Picasa “Instrução é uma coisa admirável, mas deve bem recordar frequentemente que nada que vale a pena saber pode ser ensinado”.

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

 

PENSAMENTO DO DIA


Posted by Picasa Não vale a pena ter Liberdade, se não tivermos a Liberdade de cometermos erros (Mahatma Gandhi)

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

 

SÓCRATES


Posted by Picasa Sócrates, em grego Σωκράτης, Sōkrátēs, foi um filósofo ateniense e um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental.
Sócrates nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 a.C., e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga.

Filho de Sofrônico, escultor, e de Fenáreta, parteira, tentou seguir a mesma profissão de seu pai enquanto jovem.
Aprendeu Música e Literatura, mas dedicou-se inteiramente à meditação e ao ensino filosófico, sem recompensa alguma.
Não se sabe ao certo quem foram seus professores de Filosofia.
O que se sabe é que Sócrates conhecia as doutrinas de Parmênides, Heráclito, Anaxágoras e dos sofistas.
Desde jovem Sócrates ficou conhecido pela sua coragem e pelo seu intelecto.
Serviu ao Exército, desempenhou alguns cargos políticos e foi sempre modelo irrepreensível de bom cidadão. Quanto à família podemos dizer que Sócrates não teve, por certo, uma mulher ideal na quérula Xântipe; mas também ela não teve um marido ideal no filósofo, ocupado com outros cuidados que não os domésticos.
Sócrates gostava de ir a simpósios, sessões de convívio acompanhadas de bebida. Era um bebedor de renome, conhecido por permanecer sóbrio mesmo quando todos na festa já estavam completamente embriagados.
Quanto à política, foi ele valoroso soldado e rígido magistrado. Mas, em geral, conservou-se afastado da vida pública e da política contemporânea, que contrastavam com o seu temperamento crítico e com o seu recto juízo. Julgava que devia servir a pátria conforme suas atitudes, vivendo justamente e formando cidadãos sábios, honestos, temperados - diversamente dos sofistas, que agiam para o próprio proveito e formavam grandes egoístas, capazes unicamente de se acometerem uns contra os outros e escravizar o próximo.
Entretanto, a liberdade de seus discursos, a feição austera de seu caráter, a sua atitude crítica, irónica e a consequente educação por ele ministrada, criaram descontentamento geral, hostilidade popular, inimizades pessoais, apesar da sua probidade. Diante da tirania popular, bem como de certos elementos racionários, aparecia Sócrates como chefe de uma aristocracia intelectual. Esse estado de ânimo hostil a Sócrates concretizou-se, tomou forma jurídica, na acusação movida contra ele por Meleto, Anito e Licon, três figuras importantes da época: de corromper a mocidade, negar os deuses da pátria introduzindo outros e de "pesquisar debaixo do solo e pelos céus", algo considerado na altura como um desafio aos deuses. A defesa que Sócrates faz de si próprio é um libelo contra os que o julgam. Digno, não pede para ser perdoado. Nesses termos, não resta saída para o tribunal que, na verdade, só pretendia refrear suas actividades. A sua morte é declarada. As autoridades faziam vistas grossas, mas Sócrates, cidadão ateniense, preferiu não fugir
Tendo que esperar mais de um mês a morte no cárcere, o discípulo Criton preparou e propôs a fuga ao Mestre. Sócrates, porém, recusou, declarando não querer absolutamente desobedecer às leis da pátria.

E passou o tempo preparando-se para o passo extremo em palestras espirituais com amigos e admiradores. Suas últimas palavras dirigidas aos discípulos, depois de ter sorvido tranqüilamente a cicuta, foram:
"Devemos um galo a Esculápio".
É que o deus da medicina tinha-o livrado do mal da vida com o dom da morte. Morreu Sócrates em 399 a.C.. com 71 anos de idade, em Atenas.

Podemos afirmar que Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Foi influenciado pelo conhecimento de um outro importante filósofo grego : Anaxágoras.

Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana.
Desde a juventude, Sócrates tinha o hábito de debater e dialogar com as pessoas de sua cidade. Ao contrário de seus predecessores, Sócrates não fundou uma escola, preferindo também realizar seu trabalho em locais públicos (principalmente nas praças públicas e ginásios), agindo de forma descontraída e descompromissada (pelo menos na aparência), dialogando com todas as pessoas, o que fascinava jovens, mulheres e políticos de sua época.
Depois de algum tempo seguindo os ensinos dos naturalistas, Sócrates passou a sentir uma crescente insatisfação com o legado desses filósofos, e passou a se concentrar na questão do que é o homem - ou seja, do grau de conhecimento que o homem pode ter sobre o próprio homem.
Enquanto os filósofos pré-Socráticos, chamados de naturalistas, procuravam responder à questões do tipo: "O que é a natureza ou o fundamento último das coisas?" Sócrates, por sua vez, procurava responder à questão: "O que é a natureza ou a realidade última do homem?"
A resposta a que Sócrates chegou é a de que o homem é a sua alma - psyché, por quanto é a sua alma que o distingue de qualquer outra coisa, dando-lhe, em virtude de sua história, uma personalidade única. E por psyché Sócrates entende nossa sede racional, inteligente e eticamente operante, ou ainda, a consciência e a personalidade intelectual e moral. Esta colocação de Sócrates acabou por exercer uma influência profunda em toda a tradição européia posterior, até hoje.
Ensinar o homem a cuidar de sua própria alma seria a principal tarefa a ser desempenhada por ele. Sócrates acreditava vivamente ter recebido essa tarefa por Zeus: "(...) Na verdade, não é outra coisa o que faço nestas minhas andanças a não ser persuadir a vós, jovens e velhos, de que não deveis cuidar só do corpo, nem exclusivamente das riquezas, e nem de qualquer outra coisa antes e mais fortemente que da alma, de modo que ela se aperfeiçoe sempre, pois não é do acúmulo de riquezas que nasce a virtude, mas do aperfeiçoamento da alma é que nascem as riquezas e tudo o que mais importa ao homem (...)."
Segundo Sócrates, a alma seria imortal e fadada a reencarnar tantas vezes fosse necessárias até a alma se aperfeiçoar de tal forma que não precisasse mais voltar a este planeta.
A maneira como Sócrates fazia as pessoas conhecerem-se a si mesmas também estava ligada à sua descoberta de que o homem, em sua essência, é a sua psyché. Em seu método, chamado de maiêutica, ele tendia a despojar a pessoa da sua falsa ilusão do saber, fragilizando a sua vaidade e permitindo, assim, que a pessoa estivesse mais livre de falsas crenças e mais susceptível à extrair a verdade lógica que também estava dentro de si. Sendo filho de uma parteira, Sócrates costumava comparar a sua actividade com a de trazer ao mundo a verdade que há dentro de cada um. Ele nada ensinava, apenas ajudava as pessoas a tirarem de si mesmas opiniões próprias e limpas de falsos valores, pois o verdadeiro conhecimento tem de vir de dentro, de acordo com a consciência, e que não se pode obter expremendo-se os outros.

Até mesmo na actividade de aprender uma disciplina qualquer, o professor nada mais pode fazer que orientar e esclarecer dúvidas, como um lapidador tira o excesso de entulho do diamante, não fazendo o próprio diamante.
O processo de aprender é um processo interno, e tanto mais eficaz quanto maior for o interesse de aprender. Assim, as finalidades do diálogo socrático são a catarse e a educação para o autoconhecimento. Dialogar com Sócrates era se submeter a uma "lavagem da alma" e a uma prestação de contas da própria vida.
Em seu método, ao iniciar uma conversa, Sócrates sempre adoptava a posição de uma pessoa ignorante, que apenas "sabe que nada sabe".

E justamente por usar esta afirmativa, ele forçava as pessoas a usarem a razão. Ele entrava de tal forma na conversa, e de tal forma a dominava, que era capaz de aparentar uma maior ignorância ou de mostrar-se mais tolo do que realmente era.
Seus discípulos mais fieis já sabiam que quando o opositor caia nesta jogada, logo logo levaria um tombo tremendo quando o quadro se invertesse. E esta era a principal técnica do método de Sócrates: usar a ironia.
Foi assim que ele expôs muitas das fraquezas do pensamento ateniense. Um encontro com Sócrates podia signifcar o risco de expôr-se ao ridículo. Mas as pessoas que passaram por isto e conseguiram superar o choque do orgulho ferido, indo até o fim no processo cartático, acabavam por extrair de si mesmo a resposta em tudo lógica e compatível com os problemas expostos, dando-lhe a solução.
O resultado é que o indivíduo sentia uma verdadeira sensação de iluminação, de descoberta, de ter dado à luz algo de valioso que havia dentro de si, mas de que não tinha a mínima consciência. Foi assim que Sócrates conquistou fervorosos discípulos. Mas se a pessoa entregava-se ao orgulho ferido, tornava-se um inimigo feroz. E esta foi a razão que lhe custou a vida.
Sócrates acreditava na superioridade da fala sobre as palavras escritas. Desta feita, nunca escreveu seus ensinamentos. Ele criticava a palavra escrita chamando-a de artificial, em vez de viva, dizendo que não se pode fazer perguntas a uma palavra escrita. Os ensinamentos de Sócrates que encontramos foram escritos por seus discípulos, notadamente Platão e Xenofonte. Outra fonte importante são as várias referências feitas a Sócrates na obra de Aristóteles.
Sócrates foi inovador no método e nos tópicos em que ele abordou. Sua contribuição à filosofia ocidental foi essencialmente de caráter ético. Seus ensinamentos visavam chegar ao entendimento de conceitos com justiça, amor e virtude, procurando definições gerais para tais idéias. Ele acreditava que o vício era o resultado da ignorância e que as pessoas não são más por escolha. A virtude vem do conhecimento; aqueles que tem conhecimento têm virtude e, portanto, agem correctamente e as pessoas que não agem eticamente, o fazem por falta de conhecimento. Acreditava também que o homem é a sua razão, seu intelecto, seus conceitos éticos, sua personalidade intelectual e moral e sua consciência.
Sócrates focava sua busca em como viver uma vida correcta. Dizia que aqueles que estudavam o ser humano podiam aplicar seu conhecimento para uma automelhora ou para melhorar os outros.
Alguns exemplos dos tópicos explorados por Sócrates são: O que é o belo? O que é justo? O que é injusto? O que é coragem? O que é ser nobre? O que é vergonha? O papel da música na vida? Poesia? Guerra? Autocontrole? Desejos humanos? Prazer? Excesso? Luxuria?
Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos.
Sócrates não foi muito bem aceite por parte da aristocracia grega, pois defendia algumas idéias contrárias ao funcionamento da sociedade na época. Criticou muitos aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos.

 

PENSAMENTO DO DIA



O tempo pediu ao tempo
que tempo, o tempo lhe desse,
para fazer, como o tempo,
tudo que o tempo quisesse.

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

 

PENSAMENTO DO DIA



ATIRA O TEU CORAÇÃO PARA A FRENTE E CORRE LOGO PARA O APANHARES

 

S.VALENTIM




terça-feira, fevereiro 13, 2007

 

ERVA DANINHA











Posted by Picasa Assim sou condenado
Nem preciso de juiz
Pois só falas no que eu faço de errado
Mas não vês o bem que eu fiz
Eu sou erva daninha porque tu és a minha raiz
Tu plantaste a semente do meu mal
Ensinaste-me a ser tão desigual
Por isso vês em mim
Tanto defeito assim
Mas não é me ofendendo que serás feliz
Eu sou erva daninha porque tu és a minha raiz
Eu sou erva daninha porque tu és a minha raiz

Assim sou condenado
Nem preciso de juiz
Pois só falas no que eu faço de errado
Mas não vês o bem que eu fiz
Eu sou erva daninha porque tu és a minha raiz
Tu plantaste a semente do meu mal
Ensinaste-me a ser tão desigual
Por isso vês em mim
Tanto defeito assim
Mas não é me ofendendo que serás feliz

Eu sou erva daninha porque tu és a minha raiz
Eu sou erva daninha porque tu és a minha raiz
Eu sou erva daninha porque tu és a minha raiz
Eu sou erva daninha porque tu és a minha raiz

cássia eller


 

PENSAMENTO DO DIA



" O DIA MAIS MAL GASTO DE TODOS É AQUELE EM QUE NÃO NOS RIMOS."

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

 

OS PÁSSAROS SOLITÁRIOS



Do lado de um imenso muro de pedras voava um pássaro, como sempre sozinho, pensando na sua eterna solidão.
Do outro lado do mesmo muro outro pássaro também voava e lamentava o seu interminável isolamento.
Mas do alto de uma nuvem, bem acima de qualquer muro, dois anjos observavam a cena.
Um dos anjos comentou:
Veja que maravilha! Que sincronismo de vôo! Isto é o verdadeiro amor.
O outro anjo questionou:
Será que eles nunca se encontrarão?
O primeiro anjo respondeu:
É claro que sim. Olhe, lá adiante, o fim do muro. Todo o muro tem um fim.
E completou:
Mas se eles se arriscassem a voar mais alto, acima do muro, poderiam se encontrar hoje mesmo.
Valmor Vieira

 

CARLOS, O GORDO


7º Imperador do Sacro Império Romano-Germânico )832 - 888
7º Imperador do Sacro Império Romano-Germânico (881-888)

e Regente de França (884-887) nascido provavelmente em Neidingen, perto de Donaueschingen, que ao assumir a regência do futuro Carlos o Simples, foi apelidado de o Gordo. Era filho de Luís II, o Germânico, e de Ema da Baviera, e casou-se (862) com Ricarda, que lhe deu dois filhos, Carlomano e Bernardo da Germânia, que não sobreviveram até a idade adulta. Foi coroado como Rei de França pelos nobres feudais, descontentes com a fraqueza dos herdeiros de Luís II, o Gago, que lhe deram a coroa, quando ele já reinava na Alemanha, na esperança de que o novo soberano pudesse combater invasões normandas que já aconteciam a cincos anos (879) quase que anualmente. Geograficamente, o Império de Carlos Magno foi reconstituído, com exceção da Provença e da Borgonha, porém nos anos seguintes (885-892) continuaram a ocorrer mais invasões normandas, sendo que no ano seguinte (886), eles conseguiram saquear Borgonha e sitiar Paris. O cerco a Paris durou cerca de dezoito meses e os normandos só se retiraram quando o imperador lhes pagou um alto tributo em ouro. Os senhores feudais, indignados, elaboraram (887) a Dieta de Tribur, em Mayence, e o destituíram de seu título de Rei da França Carlos III, e de Imperador do Sacro Império Romano-Germânico e a coroa foi entregue (888) a Eudes, Conde de Paris, como regente de Carloso Simples, e bateu os invasores em Montfaucon d'Argonne (888), tornando-se herói da luta contra os normandos. Assim, ele não é contado entre os Reis franceses, o que explica que Carlos o Simples ostentar o número III, depois de Carlos II o Calvo. Na Germânia foi substituído como Imperador do Sacro Império Romano-Germânico por Arnulf, filho bastardo de Carlomano da Baviera. Morreu em Neudingen, destituído de todo o poder e foi sepultado no Monastère de Reichenau.

domingo, fevereiro 11, 2007

 

RELAXEM...QUE VOS FAZ BEM...!



Custa-me ver diáriamente alguns indivíduos preocupadíssimos com o que vai em casa do vizinho e quando lhe chegam à porta nem sequer reparam no número de polícia para confirmarem se estão enganados ou se vão por bom caminho!
Assim, montem lá o troglodita, e reparem na nota de boas vindas que postada està à entrada desde o já longínquo mês de Maio de 2005:
"...sem pretensões de literato ou erudito, relata sómente efemérides e outros acontecimentos do quotidiano, nas primeira, segunda e terceiras pessoas, e deseja exclusivamente proporcionar aos seus leitores uns momentos lúdicos agradáveis...mais nada ! ...

 

O JAPÃO


Posted by PicasaO Japão (em japonês, 日本 Nippon ou Nihon, literalmente "origem do sol" ou "terra do sol nascente"), é um país do Extremo Oriente, formado por um arquipélago, situando-se ao largo da costa leste da Ásia, inteiramente dentro da zona temperada. Compreende as quatro grandes ilhas de Honshu, Shikoku, Kyushu e Hokkaido, além de mais de três mil ilhas menores nas adjacências, localizadas entre o Mar de Okhotsk a norte, o Oceano Pacífico a leste e a sul e o Mar da China Oriental e o Mar do Japão a oeste. Através do Mar do Japão e do Mar de Okhotsk, contacta com a Rússia, o Estreito da Coreia, a sudoeste, fornece ligação à Coreia do Sul, e na extremidade sul das ilhas Ryukyu (Okinawa) aproxima-se de Taiwan. A capital é Tóquio, a maior concentração urbana do mundo foi fundada no dia 11 de fevereiro do ano de 960 a.C.

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa tranquilidade...

 

CARICATUTA DO DIA


Posted by Picasa Roberto Carlos

 

PAIVA COUCEIRO


Posted by Picasa Henrique Mitchell de Paiva Couceiro (Lisboa, 30 de Dezembro de 1861 — Lisboa, 11 de Fevereiro de 1944) foi um militar, administrador colonial e político português. Cobriu-se de glória nas campanhas de ocupação colonial em Moçambique e em Angola e notabilizou-se como inspirador das chamadas incursões monárquicas contra a Primeira República Portuguesa em 1911, 1912 e 1919. Presidiu ao governo da chamada Monarquia do Norte, de 19 de Janeiro a 13 de Fevereiro de 1919. A dedicação monárquica e a sua fidelidade à perspectiva liberal e representativa da monarquia constitucional, sem cedência aos princípios propagandísticos do Integralismo Lusitano, conduziu-o diversas vezes ao exílio, antes e depois da instituição do Estado Novo.

 

RÉNE DESCARTES


Posted by Picasa René Descartes (31 de Março de 1596, La Haye en Touraine, França — 11 de Fevereiro de 1650, Estocolmo, Suécia), também conhecido como Cartesius, foi um filósofo, um físico e matemático francês. Notabilizou-se sobretudo pelo seu trabalho revolucionário da Filosofia, tendo também sido famoso por ser o inventor do sistema de coordenadas cartesiano, que influenciou o desenvolvimento do Cálculo moderno.
Descartes, por vezes chamado o fundador da filosofia moderna e o pai da matemática moderna, é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da história humana. Ele inspirou os seus contemporâneos e gerações de filósofos. Na opinião de alguns comentadores, ele iniciou a formação daquilo a que hoje se chama de Racionalismo continental (supostamente em oposição à escola que predominava nas ilhas britânicas, o Empirismo), posição filosófica dos séculos XVII e XVIII na Europa.

 

ALENTEJANANDO



Dois alentejanos encontram-se na Estação de Beja, e diz um para o outro:
- Atão compadre, o que é que está a fazer aqui na estação?
- Eu vou viajar até Lisboa. E o compadre o que é que está, também, a fazer aqui?
- Eu vou viajar também, e já comprei o bilhete, e o compadre já comprou o seu?
- Eu comprei sim senhor, mas não diga nada, pois enganei o homem da estação, comprei bilhete de ida e volta e já nã venho...

 

SIMONE DE OLIVEIRA


Posted by Picasa Simone de Oliveira (Lisboa, 11 de Fevereiro de 1938). Cantora, actriz de teatro e de televisão portuguesa.
Simone Macedo de Oliveira, filha de pai belga e mãe portuguesa, nasceu em Lisboa no dia
11 de Fevereiro de 1938.
Na sequência de uma crise, aos 19 anos, o médico aconselhou-a a distrair-se tendo optado, por ideia da sua irmã, por matricular-se no Centro de Preparação de Artistas da Emissora Nacional. Começou por se apresentar nos programas do prof. Motta Pereira.
A estreia da cantora em público ocorreu, em Janeiro de 1958, no I Festival da Canção Portuguesa, realizado no cinema Império, em Lisboa. Nos dois anos seguintes iria vencer esse mesmo Festival.
Em 1959, a editora Alvorada lança um EP com 4 artistas. Simone de Oliveira aparece com a canção "Sempre Que Lisboa Canta". É lançado também um EP com os temas "Amor à Portuguesa" (La Portuguesa), "Tu", "Nos Teus Olhos Vejo o Céu" (Nel Blu Dipinto di Blu) e "Tu e Só Tu" (Love Me For Ever).
Estreia-se no teatro de revista em 1962. Vence também, nesse ano, o Festival da Canção da Figueira da Foz.
Recebe o Prémio de Imprensa do ano de 1963.
Em 1964 grava um EP com os temas "Canção Cigana", "Sempre Tu Amor", "Quero e Não Quero" e "Alguém Que Teve Coração".
Na 1ª edição do Grande Prémio TV da Canção Portuguesa Festival RTP da Canção fica em 3º lugar com "Olhos Nos Olhos". "Amar É Ressurgir", o outro tema apresentado, fica em 8º lugar.
António Calvário e Simone gravam um EP com versões do filme "My Fair Lady".
Em Março de 1965 recebe o Prémio de Imprensa de 1964 para melhor cançonetista. Vence o Festival RTP da Canção de 1965 com o tema "Sol de Inverno", de Nóbrega e Sousa e Jerónimo Bragança, enquanto "Silhuetas Ao Luar" fica em 4º lugar. Representa Portugal no Festival da Eurovisão realizado em Nápoles. É eleita Rainha da Rádio.
É editado o EP "IV Festival da Canção Portuguesa" com os temas "Nem Tu Nem Vocês", "Se Tu Queres Saber Quem Sou", "Quando Será" e "Canção do Outono" e o EP "Praia de Outono" onde é acompanhada pelo Thilo's Combo e pela Orquestra de Jorge Costa Pinto). Lança também alguns discos com versões da banda sonora do filme "Música No Coração". Além do tema "Música No Coração" grava canções como "Onde Vais" [Edelweiss], "As Coisas De Que Eu Gosto" e "Dó-ré-mi".
Participa com "Começar de Novo", de David Mourão Ferreira e Nóbrega e Sousa]], no I Festival Internacional da Canção do Rio de Janeiro, realizado em 1966. Amália Rodrigues fez parte do júri e escolheu Simone de Oliveira como representante de Portugal.
Ainda em 1966, Simone grava uma versão de "A Banda" de Chico Buarque e faz parte do elenco do musical "Esta Lisboa Que Eu Amo" que esteve em cena no Teatro Monumental.
Lança um EP com "Marionette", uma versão de "Puppet On A String" de Sandie Shaw, e "Esta Lisboa Que Eu Amo". Lança também o disco "A Voz E Os Êxitos" que inclui uma versão de "Yesterday" dos Beatles, entre outros temas.
Amália Rodrigues inicia uma temporada no Olympia, em França, como primeira figura do espectáculo "Grand Gala du Music-Hall Portugais", inteiramente composto por um elenco português. Simone de Oliveira é um dos nomes convidados ao lado do Duo Ouro Negro, Carlos Paredes, entre outros.
Concorre ao Grande Prémio TV da Canção de 1968 com os temas "Canção Ao Meu Piano Velho" e "Dentro de Outro Mundo".
É editado um EP com os temas "Viva O Amor", "Nos Meus Braços Outra Vez", "Quando Me Enamoro" e "Para Cada Um Sua Canção" e outro com os temas "Cantiga de Amor", "Amanhã Serás O Sol" e "Não Te Peço Palavras".
Lança um disco com os temas "Aqueles Dias Felizes", "Pingos de Chuva" e "Fúria de Viver".
Vence o Festival RTP da Canção de 1969 com "Desfolhada Portuguesa", da autoria de José Carlos Ary dos Santos e Nuno Nazareth Fernandes. Perde a voz, um incidente que se prolongará por cerca de dois anos. Nesta fase aceita tudo o que lhe oferecem para sobreviver. Desde o jornalismo, à rádio, à locução de continuidade ou à apresentação do concurso das Misses de Portugal e de espectáculos no casino da Figueira da Foz.
Recupera do problema que lhe tinha afectado as cordas vocais: a voz era mais grave, mas podia continuar a cantar. Grava um EP com temas de José Cid. O tema principal é "Glória, Glória Aleluia" que Tonicha levou ao 1º Festival da OTI.
Participa no Festival RTP da Canção de 1973 com "Apenas O Meu Povo".
A sua carreira estava marcada por músicas e letras compostas por autores de qualidade, muitos deles anti-fascistas. Isso ajuda a que, após o 25 de Abril de 1974, continue a sua carreira e participe em revistas como "P'ra Trás Mija a Burra".
Em 1977 participa no espectáculo do Jubileu de Isabel II de Inglaterra.
Vence o 1º prémio de interpretação do Festival da Nova canção de Lisboa, de 1979, com "Sempre Que Tu Vens É Primavera".
Em 1980 representa Portugal no Festival da OTI, em Buenos Aires, com "Á Tua Espera". Durante os ensaios a orquestra levantou-se para a aplaudir. Arrecadaria o prémio de interpretação do Festival Ibero-Americano da Canção.
O álbum "Simone" é editado em 1981. Para este disco grava "Á Tua Espera" e "Quero-te Agradecer", da dupla Tozé Brito e Pedro Brito, e temas de António Sala ("Auto-retrato"), Paulo de Carvalho ("Canção") e Varela Silva ("Espectáculo"). Outros temas são as versões de "Pela Luz Dos Olhos Teus" de Vinicius de Morais e Tom Jobim e "Il S'en Va Mon Garçon" de Gilbert Bécaud. Anteriormente já gravara temas como "Reste" e "C'est Triste Venice".
No teatro faz de "Genoveva" na peça "Tragédia da Rua das Flores" baseada na obra homónima de Eça de Queirós. Participa também na série "Gente Fina É Outra Coisa" da RTP onde contracena com nomes como Nicolau Breyner e Amélia Rey Colaço.
Comemora as bodas de prata da sua carreira com o programa televisivo "Meu Nome é Simone".
O disco "Simone, Mulher, Guitarra", editado em 1984, é uma incursão da cantora no fado, com produção de Carlos do Carmo. Cinco dos temas pertencem a José Carlos Ary dos Santos e os restantes são de Luís de Camões ("Alma Minha Gentil Que Te partiste"), Fernando Pessoa ("Quadras"), Cecília Meireles ("Canção"), Florbela Espanca ("Amiga, Noiva, Irmã") e Miguel Torga ("Prece").
Em 1988 apresenta o programa de televisão "Piano Bar" da RTP.
Faz parte do elenco do musical "Passa por Mim no Rossio" (1991).
Em 1992 é editado o álbum "Algumas Canções do Meu Caminho". Apresenta este espectáculo ao vivo no Teatro Nacional S. João, TEC e no Funchal.
Filipe La Féria convida Simone para "Maldita Cocaína" de 1993.
Em 1997 celebra os seus 40 anos de carreira com um espectáculo na Aula Magna, de Lisboa. É lançado o duplo CD "Simone Me Confesso". O espectáculo "Simone Me Confesso" é apresentado na Expo-98.
O álbum "Mátria" de Paulo de Carvalho, editado em 1999, com letras de várias mulheres portuguesas, inclui um tema com letra de Simone.
Em 2000, Simone de Oliveira participa no tema "Sem Plano" dos Cool Hipnoise. O convite surgiu após se terem conhecido em Beja, numa comemoração do dia mundial do livro.
"Kantigamente" é o nome do espectáculo apresentado no São Luís, com produção de Fátima Bernardo (Casa das Artes). Os discos "Simone" e "Simone - Mulher, Guitarra" foram reeditados, em Abril de 2003, pela Universal. Em Julho de 2003 é editado o livro "Um País Chamado Simone" (Garrido Editores) do jornalista Nuno Trinta de Sá. Trata-se da segunda Biografia depois de "Eu Simone Me Confesso" de Rita Olivais.
Simone grava um CD e um DVD, ambos com o nome "Intimidades", que registam dois dias de espectáculos ao vivo, no Fórum Cultural do Seixal, acompanhada por José Marinho (piano) e Andrzej Michalczyk (violoncelo).
Simone de Oliveira tem dois filhos, Maria Eduarda e António Pedro. Recebeu vários Prémios de que destaca os Prémios de Imprensa, Popularidade, Interpretação e ainda o Posal Domingues. Foi condecorada com a Grande Ordem do Infante.

 

LESLIE NELSEN


Posted by Picasa Leslie William Nielsen (11 de fevereiro de 1926, em Regina, Saskatchewan, Canadá) foi um actor e comediante canadense.
Leslie Nielsen foi um dos protagonistas do clássico Forbidden Planet, ou "O Planeta Proibido (BR)", de 1956. Fazia o capitão da nave especial. Também como capitão, participaria do filme O destino do Poseidon (BR), de 1972. Outro papel que costumava repetir (em filmes para a TV) era o de médico, devido aos seus cabelos grisalhos.
Deu uma guinada em sua carreira quando em 1980 aceitou fazer o médico maluco na comédia cinematográfica Apertem os cintos que o piloto sumiu (BR). O filme era uma gozação absurda com a franquia Aeroporto, uma das mais bem-sucedidas dos anos 70. Com o sucesso desse papel, Nielsen passou a ser um dos comediantes mais requisitados para comédias desse gênero, inclusive a famosa The Naked Gun (no Brasil, "Corra que a polícia vem aí") e que teve mais duas sequências. Outras comédias que participou foi "Drácula - Morto mas feliz (BR)" de Mel Brooks e "A repossuída (BR)", com Linda Blair.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Nossa Senhora de Lourdes
Neste dia lembramos de Nossa Senhora que ocupada em ajudar os seus filhos na conversão e santificação aparece em Lourdes, França. Sabemos que Maria é aquela que primeiro que todos está preparando todo o povo para a segunda vinda de Jesus.A aparição de Maria aconteceu em 1858 numa úmida e fria tarde que representava bem a situação da época nem que o racionalismo e outros males estava estragando e esfriando a fé do povo. A agraciada com a visita de Nossa Senhora foi a frágil , humilde e menina Bernandete, que procurando gravetos para o lar ficou atraída por uma luz que saía de uma gruta, onde estava uma linda mulher de branco, com faixa azul , terço na mão, que a convidava a rezar.As aparições se repetiram nos dias seguintes, e a mensagem de Nossa Senhora de Lourdes consistia no chamado a conversão, oração do terço e principalmente confirmação do Dogma da Imaculada Conceição, que apenas quatro anos atrás tinha sido declarado pela Igreja. Desde então milhões de peregrinos têm visitado o Santuário que é marco do amor da Mãe que vem nos ajudar, e nele alcançado por intercessão de Nossa Senhora de Lourdes muitas graças.

 

JORGE DE SENA


Posted by Picasa Escritor português, nasceu no dia 11 de Fevereiro de 1919 em Lisboa e naturalizado brasileiro, em 1963. Estudou em Lisboa, no colégio Vasco da Gama e no liceu Luís de Camões, onde, segundo o próprio, «andava já fazendo versos». Em 1937, entrou para a Escola Naval.A 1 de Outubro do mesmo ano, partiu no navio-escola Sagres, em viagem de instrução, que decorreu até Fevereiro do ano seguinte, após o que foi demitido da Armada. Entrou então para a Faculdade de Ciências de Lisboa.Num jornal da faculdade, Movimento, publicou o poema Nevoeiro. Estabeleceu contacto com a revista Presença, através de Adolfo Casais Monteiro, a propósito de um poema de Álvaro de Campos. Desse contacto veio a resultar a ligação aos Cadernos de Poesia, onde Sena publicou, em 1940, os sonetos Mastros e Ciclo, e cuja direcção integrou durante algum tempo com Ruy Cinatti, José Blanc de Portugal e José Augusto França.Formou-se na Faculdade de Engenharia do Porto, trabalhando na Junta Autónoma de Estradas até 1959, data em que se exilou voluntariamente no Brasil. A partir daí, desenvolveu uma actividade académica intensa nas áreas da literatura e cultura portuguesas. Foi catedrático contratado de Teoria da Literatura na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, no Estado de São Paulo. Faleceu no dia 4 de Junho de 1978.

 

THOMAS EDISON


Posted by Picasa John Krusei, chefe das oficinas do laboratório de Menlo Park, em 1877, apostou com seu chefe uma caixa de charutos que aquilo não funcionaria. Para ele, Thomas Alva Edison só podia estar brincando quando disse que o tubo metálico com uma espécie de funil serviria para repetir quaisquer palavras ditas nele. Para provar, Edison girou o cilindro e cantou dentro do funil: "Maria tinha um carneirinho." A sua voz fez vibrar a membrana de pergaminho. Essa vibração comandou uma agulha que ia sulcando a superfície macia do estanho. Em seguida, posto novamente para funcionar, o sulco do estanho vibrou a agulha e esta accionou a membrana de pergaminho que devolveu pelo funil: "Maria tinha um carneirinho." Assim, o ditafone recém-inventado deu a Edison uma caixa de charutos e outra patente. Ele registou 1.093 delas, mas a maioria não era original, e sim, melhorias. Edison foi criticado por não compartilhar os seus créditos com os empregados. O irlandês Samuel Edison, militante pela independência do Canadá, teve de fugir com a mulher, Nancy Elliot. Foi para a cidade de Milan, Ohio, onde nasceu Thomas a 11 de Fevereiro de 1847. Na juventude, sem dinheiro, a inteligência ajudava Edison a arrumar e a perder empregos, pois não se conformava com a rotina. Queria inovar. Durante o tempo passado como operador de telégrafo, ele criou um aparelho registador de números e letras para mensagens telegráficas. Assim não teria de ouvir os sinais em código morse o tempo todo. Foi demitido, acusado de preguiça. Em 1869, vendeu o teletipo na Bolsa de Valores de Nova York por 40 mil dólares e os especuladores puderam ler as cotações mais rapidamente. Nas décadas seguintes, desenvolveu um meio de enviar duas e, depois, quatro mensagens simultâneas num mesmo cabo. Da noite para o dia, ficou rico e abriu um laboratório de pesquisas que se tornou um precursor da tecnologia do século 20. Ao mesmo tempo, seu exemplo de empreendedor legou uma grande influência cultural sobre a nação. Sua maior invenção, porém, foi próprio laboratório criativo, onde uma coisa leva à outra. Ele acreditava que a experiência de lentas reelaborações da idéia e do aparelho sempre conduzia a resultados práticos decisivos. O próprio Edison ficou admirado com fonógrafo. Por dez anos, o aparelho ficou de lado porque muita gente suspeitava da presença de algum ventríloquo escondido. Gradualmente, foram surgindo o gramofone e o disco sulcado que revolucionou a música. E esse desenvolvimento ajudou a orientar o aperfeiçoamento do telefone. Em 1876, Menlo Park era uma cidade industrial, com oficinas, laboratórios e técnicos capacitados. Edison chegou a propor a meta de produzir uma novidade a cada dez dias. Por quatro anos, conseguiu uma criação a cada cinco dias. Outros pesquisadores já haviam tentado, mas, em 1878, aos 31 anos, Edison decidiu obter luz a partir da energia eléctrica. No ano seguinte, sua lâmpada brilhou por 48 horas contínuas e, nas festas do final de ano, uma rua inteira foi iluminada para demonstração pública.

 

MULHERES BONITAS


Posted by Picasa Genna Rholim

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com