sábado, abril 01, 2006

 

POSE


Foi assim que a Alemanha perdeu a guerra !
Posted by Picasa

 

IMAGEM DO DIA


p

Posted by Picasa

 

ALENTEJANANDO



Um alfacinha de gema, que tinha a mania que era caçador, foi para o Alentejo à caça.
Viu uma lebre, meteu a arma ao ombro e zás, mas a lebre desapareceu numas silvas.
O caçador convencido de que lhe tinha acertado, correu atrás mas quando chegou só viu um velho com uma mula e uma charrua.
- Bom dia,o compadre não viu por aqui uma lebre?
- O quê, a mula? - isto é uma mula velha já não tem força...
- Não, se o compadre não viu por aqui uma lebre?
- A charrua ? - isto já é velha também, qualquer dia escangalha-se toda.
O alfacinha pensou: 'bom deixa-me mas é ir embora, que o homem é maluco'.
Passado um tempo volta à caça outra vez para o mesmo local, e leva um amigo.
Chegados logo vê o tal velhote.
Diz para o amigo:
- Está ali o velho maluco !- anda vamos brincar com ele um pouco.
- Então compadre, a mula que tal está?
- O quê? - A lebre com feijão branco, estava uma delícia!

 

SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santo Hugo
¨O Reino dos Céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e pôs em três medidas de farinha, até que tudo ficasse fermentado¨ Mt 13,33
Vamos citar, em primeiro lugar, SANTO HUGO, de Grenoble, na França.
Era beneditino e confessor.
O que o distinguiu?
A sua rectidão, uma constante busca de Deus.
Achou, num primeiro momento, que iria encontrá-lo na vida monástica.
Mas Deus nem sempre concorda com os homens, por mais santos que eles sejam.
Deus o quis Bispo de Grenoble, aos 27 anos de idade.
Depois, tornou-se, ele mesmo, um formador de santos, sobretudo construindo mosteiros, hospitais, e organizando sua diocese, que dirigiu por 52 anos.
Morreu em 1152.

 

MUSEU DO CARAMULO


Posted by Picasa O Museu do Caramulo está localizado na vila Portuguesa do Caramulo, concelho de Tondela, distrito de Viseu.
Foi fundado nos anos cinquenta pelos irmãos Abel e João Lacerda, dispõe de uma vasta colecção de obras de arte e automóveis.
Na colecção de arte as mostras incluem tapeçarias flamengas do século XVI, esculturas, porcelanas, pratas, marfins e bronzes egipcios de 1580 a.C. a 900 a.C..

As pinturas são variadas, cobrem desde os primitivos portugueses ao século XX.
Chagal e Dali, estão representados bem como Vieira da Silva.

Uma das naturezas mortas foi doada pelo Picasso no ano de 1947.
A colecção do Museu do Automóvel é composta por: um Peugeot de 1899, que funciona, Bugattis, Rolls-Royces e um Mercedes-Benz à prova de bala encomendado em 1938 por Salazar, mas que nunca chegou a ser utilizado.

 

LON CHANEY


Posted by Picasa O velho Lon Chaney foi a grande atracção dos filmes mudos, Chaney Jr. se tornou conhecido como O lobisomem e manteve esta tradição que começara com seu pai, dando prosseguimento a uma dinastia de horror.
O cinema mudo influenciou a vida dos jovens de hoje, mais do que eles poderiam supor.
A era dos filmes mudos foi um período de formação para toda uma estrutura cinematográfica.
Os filmes actuais, os programas de televisão, as histórias em quadrinhos e os livros que se baseiam em filmes, ainda têm muitos reflexos daquela época.Os filmes de horror nunca tiveram um artista tão famoso
quanto Lon Chaney. Na época do cinema mudo, os seus filmes foram os que obtiveram maior renda e foram levados muito mais a sério pelos críticos do que os filmes de horror sonoros.
O FANTASMA DA ÓPERA foi um filme que causou grande impacto, pois conseguiu reunir ao silêncio uma atmosfera sobrenatural, onde os personagens supostamente normais agiam de modo estranho.
Lon Chaney parecia muito mais uma criatura do outro mundo,do que Karloff ou Christopher Lee já tinham conseguido ser.
Lon Chaney nasceu em 1 de abril de 1883.

Chaney se considerava um "bobo da corte" no sentido exacto da palavra - aquele homem que divertia e fazia rir a corte com as suas palhaçadas.
Sua corte não era a realeza e sim o público.
Seus pais, Frank e Clara Hennessey Chaney, eram surdos e mudos e comunicavam através de sinais. Embora Lon tivesse nascido normal, também aprendeu a linguagem dos surdos-mudos. Falar com as mãos , era mais fácil para o jovem Chaney, do que soletrar palavras.

Ele podia explicar melhor um vôo de um passarinho com as mãos, do que com palavras.
Quando imitava o jeito de vizinho, nem precisava dizer seu nome, pois todos sabiam de quem se tratava. Lon Chaney não poderia ter um aprendizado melhor para ingressar no mundo do cinema mudo.
Actualmente os filmes requerem certo estudo, e alguma honestidade no uso dos diálogos.
Chaney trabalhou como ajudante num teatro, aprendeu cedo o seu ofício.
Depois de trabalhar na equipa teatral da companhia de seu irmão, casou-se com Cleve Creighton, e teve um filho (Creighton, mas tarde Lon Jr.) .
Mais tarde, Chaney se separou de sua esposa.
Por volta de 1915, Chaney trabalhou num filme da Universal; Foi quando arranjou um emprego definitivo.
Certo dia soube que poderia ganhar cinco dólares por dia em filmes, só para montar num cavalo. Isso lhe pareceu uma coisa fácil e lucrativa.

Cavalgar, nos filmes daquele tempo, era saltar de um cavalo a todo o galope para o de outra pessoa e depois para uma diligência ou locomotiva.
Possivelmente, naquela época, ele teve de fazer tudo isso, antes de se decidir a deixar tudo a cargo de maynard, Tom Mix, Hot Gibson e do resto do pessoal.
Ele fez uma variedade de papéis, incluindo uma velha senhora.
Depois deste sucesso ele pretendia fazer mais dois filmes sonoros: Frankenstein e Drácula.
A sua morte, de câncer, deu fim a esses planos.
Com o seu desaparecimento foi sepultada a antiga era do cinema mudo de horror.

 

EDGAR WALLACE


Posted by Picasa Edgar Wallace,escritor britânico nasceu no dia 1 de Abril de 1875, em Greenwich, Londres e faleceu no dia 10 de Fevereiro de 1932, em Los Angeles, USA.
Wallace tornou-se célebre como autor de romances policiais ambientados em Londres, ou em seus arredores, e que apresentam suspense e elementos sobrenaturais ou macabros.
As suas histórias, nas quais o Bem sempre vence o Mal, transformaram o nevoeiro de Londres num símbolo.
Wallace escreveu 170 romances, muitos dos quais foram adaptados para o cinema. Em 1905, fundou uma editora para publicar suas primeiras obras.
Alguns de seus romances mais conhecidos são: The Four Just Man (1905), Sanders of the River (1930) e In the Spot (1926).

 

OTTO VON BISMARCK


Posted by Picasa O Príncipe Otto Leopold Eduard von Bismarck-Schönhausen -Otto Leopold Eduard Fürst von Bismarck-Schönhausen, Duque de Lauenburg, que nasceu no dia 1 de Abril de 1815 em Schönhausen, e faleceu no dia 30 de Julho de 1898, foi um dos mais importantes líderes nacionais do século XIX; enquanto primeiro-ministro do reino da Prússia(1862 - 1890) unificou a Alemanha, depois de uma série de guerras que levou a cabo com sucesso, tornando-se o primeiro Chanceler(1871 - 1890) do Império Alemão.
De início extremamente conservador, aristocrata, e monarquista, Bismarck lutou contra o crescente movimento social democrata na década de 1880 ao tornar ilegais várias organizações e ao instituir, de forma pragmática, a lei de acidentes de trabalho, o reconhecimento dos sindicatos, o seguro de doença, acidente ou invalidez entre outras, convencido de que só com a acção do estado na resolução destes problemas se poderia fazer frente às novas ideias políticas. Tornou-se conhecido como o Chanceler de Ferro (Eisernskänzler)
A política de Bismarck pautou-se pelo nacionalismo e pelo militarismo.

Face à aspiração das forças democráticas alemãs (nomeadamente o Parlamento) em ganhar representação no governo e maiores poderes, Bismarck opôs-se ferozmente.
A sua solução foi jogar a carta do nacionalismo e do militarismo para unir os alemães em torno de um governo autoritário, quase mesmo uma ditadura.
As guerras com a Dinamarca e depois com a França foram manobras que asseguraram a unificação da Alemanha em torno de um regime militarista.
O nacionalismo e o militarismo alemães ganharam com Bismarck a supremacia sobre as aspirações democráticas dos alemães.
Os alemães aprenderam com Bismarck a renunciar à aspiração pela democracia em troca da união política e a infiltração da disciplina militarista em todas as esferas da vida.
Não nos devemos pois surpreender que a Alemanha não tenha uma longa tradição democrática. A República de Weimar falhou precisamente porque estes elementos e estructuras autoritárias permaneceram intocados e só após a Segunda Guerra Mundial é que se pode falar em democracia na Alemanha

 

MILAN KUNDERA


Posted by Picasa Milan Kundera, escritor checo naturalizado francês, nasceu no dia 1 de Abril de 1929.
Seu romance A Brincadeira (1967), impregnado de antistalinismo irônico, obteve muito sucesso devido à boa recepção do público, mas rendeu-lhe a proibição (por parte das autoridades culturais checas) de voltar a publicar e a perda da nacionalidade.
Kundera vive na França desde 1975 (adoptou a nacionalidade francesa em 1980).
Estudou piano e dedicou-se à literatura.
Em 1970, publicou o romance Risíveis Amores.
Com A Insustentável Leveza do Ser (1984, adaptado para o cinema em 1987), tornou-se conhecido mundialmente.
Neste romance, vê-se a relação tragicómica entre a existência privada e as relações sociais.
Em 1987, recebeu o Prêmio Nacional das Letras da Áustria.
Outras obras de destaque são O Livro do Riso e do Esquecimento (1979), A Imortalidade (1990) e A Lentidão (1995).

 

MUSEU DO AR


Posted by Picasa É praticamente tão antiga como a introdução da aeronáutica em Portugal, a ideia da criação de um museu sobre a aviação.
Os estatutos do aero clube Português previam-no desde a sua fundação, em 1909.

Porém, só mais tarde a ideia veio de novo a germinar e logo pelo interesse mostrado pelo almirante Gago Coutinho, que, por ordem do ministério da Marinha, começou a juntar todas as peças ofertadas que lhes tinham dado, a si e a Sacadura Cabral, destinadas a um futuro museu nacional da aviação.
Contudo, Gago Coutinho nunca preservaria totalmente na ideia, devendo-se a Pinheiro Correia, um outro grande vulto da Aeronáutica Portuguesa que participou no raid à Guiné em 1925, a iniciativa do projecto da criação de um museu aeronáutico, como o declarou ao Diário de Lisboa em 16/2/1938.
A partir de 1953, a causa de um museu aeronáutico ganha um novo paladino, o jornalista Mário Costa Pinto que no Jornal de Sintra clamava, numa carta aberta ao Ministro da Defesa, da necessidade de criação de um museu aeronáutico.
Eleito em 1954, presidente da direcção do aero clube de Portugal, Pinheiro Correia elegeu de imediato uma comissão para estudo e criação de um museu. Dela faziam parte, entre outros, Gago Coutinho, Carlos Bleck e o coronel Ribeiro de Almeida, fundador do Parque Militar de Aeronáutica em Alverca.

O interesse pela criação do museu ia ganhando peso e adeptos.
Em 1963, o general França Borges, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, após longa insistência de Pinheiro Correia, cede uma sala do palácio dos Pimentas, destinado ao museu da cidade, para a exposição de um acervo que mostrava a importância portuguesa na história aeronáutica.

Em Junho de 1965, o Despacho nº 629 emanado do Secretário de Estado da Aeronáutica, general Francisco Chagas, nomeia uma comissão consultiva, com vista à elaboração decisiva de projectos para a constituição do museu.
A comissão era dirigida pelo brigadeiro Fernando de Oliveira e dela faziam parte os coronéis Pinheiro Correia e Edgar Cardoso, este último um eminente historiador da aviação.
Finalmente, pelo Decreto-Lei nº 48248, de 21 de Fevereiro de 1968, o sonho estava realizado.

O Museu do Ar tinha sido criado.
O brigadeiro Fernando de Oliveira providenciaria o espaço físico para a instalação e estruturação do Museu em Alverca, utilizando instalações anteriormente pertencentes à OGMA.
A criação simultânea do Grupo dos Amigos do Museu do Ar, sob iniciativa do coronel Edgar Cardoso, permitiu que se iniciasse desde logo a recolha de ofertas para o Museu.
No dia 1 de Julho de 1969, Dia da Força Aérea Portuguesa o Museu do Ar era oficialmente inaugurado pelo Presidente da República, almirante Américo Tomás.

Dois anos depois, a 1 de Julho de 1971, o Museu do Ar estava definitivamente aberto ao público, estando presentes naquela data, o Secretário de Estado da Aeronáutica, brigadeiro Pereira do Nascimento e o Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, general Tello Polleri, acompanhados pelo Director do Museu, o primeiro do seu historial, coronel Edgar Cardoso.
Nos primeiros anos o acervo do museu era relativamente reduzido, mas já contando com peças como o avião anfíbio "Widgeon", o Vampire, oferecido pela Força Aérea Sul-Africana, e réplicas do "Santa Cruz", do "Maurice Farman" e do "Caudron" G-3.

sexta-feira, março 31, 2006

 

ALENTEJANANDO




Numa aldeia perto da Amareleja contrataram o compadre Bicho para abrir as covas no cemitério.
O presidente da junta disse que só lhe pagavam quando as mesmas tivessem "inquilino".
O bom do Bicho abriu dezenas de covas e começou a esperar.
Já havia mais de 5 meses que não morria ninguém e o compadre andava desesperado com os fiados na mercearia.
Um dia passando junto ao adro da igreja viu uns quantos velhotes sentados a apanhar sol.
Mirou-os e pôs-se a pensar :
- Olha lá onde está o meu dinheiro todo empatado.

 

HORAS APERTADAS



Posted by Picasa

 

IMAGEM DO DIA


o
Português traiçoeiro e maroto !
Posted by Picasa

 

JESSE OWENS


Posted by Picasa James Cleveland "Jesse" Owens chegou confiante na Olimpíada de Berlim-1936. "Sem querer ser presunçoso, acho que vou ganhar 3 medalhas de ouro na Olimpíada", afirmou o americano de Alabama.
Motivos para tal confiança não faltavam.

Um ano antes ele havia estabelecido 4 melhores marcas mundiais (100m, 220 jardas, 220 jardas com barreira e salto em distância) no meeting Big Ten num espaço de apenas 45 minutos!
E Jesse Owens não só cumpriu a promessa, mas a superou ao conquistar 4 medalhas de ouro nos 100m, 200m, salto em distância e revezamento 4x100m.
E também bateu o recorde olímpico em todos estes eventos excepto nos 100m.
Apesar do feito extraordinário, Jesse não teve vida fácil ao voltar aos Estados Unidos.

Para conseguir dinheiro ele aceitou desafios como correr contra cavalos, cachorros e motocicletas.
"Não pude fazer publicidade de alcance nacional porque não seria aceite no Sul.
Hitler não me cumprimentou, mas também não fui convidado para ir à Casa Branca receber os cumprimentos do presidente do meu país", desabafou Jesse.
Ele só conseguiu estabilidade financeira na década de 50 quando abriu uma firma de relações públicas e dava conferências pelos EUA.

Jesse também patrocinou e participou de vários programas desportivos para jovens.
Em 1976 Jesse Owens recebeu do presidente Gerald R. Ford a maior condecoração que um civil pode receber nos Estados Unidos: a Medalha da Liberdade.

No dia 31 de Março de 1980 Jesse Ownens morreu com a idade de 66 anos.

 

ALLAN KARDEC


Posted by Picasa Hyppolyte Leon Denizard Rivail, este foi o nome civil de Allan Kardec. Nascido em 3 de Outubro de 1804, em Lion, França.
Fez ali seus primeiros estudos, completados em Yverdun (Suiça), com o Professor Pestalozzi, de quem se tornou um dos seus mais eminentes discípulos, colaborador inteligente e dedicado.
Aplicou-se na propaganda do sistema de educação que exerceu tão grande influência sobre a reforma nos estudos na Alemanha e França. Muitas vezes, quando Pestalozzi era chamado a outras cidades, confiava a Denizard Rivail a direcção da sua escola. Denizard foi linguísta, conhecendo a fundo o alemão, inglês, italiano e espanhol, tendo também conhecimento do holandês.
Além disso, tinha maneiras distintas, humor jovial, era bom e obsequioso. Mais tarde fundou em Paris um instituto semelhante ao de Pestalozzi, tendo como sócio um de seus tios.
Casou-se em 6/2/1832 com Amélie Boudet. Poucos anos depois, seu tio perdeu grande soma de dinheiro no jogo, levando o Instituto a falência.
O restante de dinheiro que coube ao casal foi aplicado no comércio de um amigo, cuja falência terminou com o dinheiro.Para superar esta fase ruim o casal lançou-se ao trabalho, sendo que Denizard encarregou-se da contabilidade de três casas, e terminando o dia, escrevia a noite, gramáticas, aritméticas, livros para estudos pedagogicos; traduzia obras inglesas e alemãs e preparava os cursos de Levy-Alvares.
Organizou também em sua casa cursos gratuitos de química, física, astronomia e anatomia, de 1835 a 1840.Em 1824 publicou, segundo o metodo Pestalozzi, o Curso prático e teorico de aritmética. Em 1828, Plano spresentado para melhoramento da instrução publica, em 1831, Gramática francesa clássica, 1846 o Manual de exames para obtenção dos diplomas de capacidade, em 1848 o Catecismo gramatical da língua francesa. Finalmente, em 1849, tornou- se professor no Liceu Polimático, nas cadeiras de Fisiologia, Astronomia, Química e Física. Depois publicou uma obra, que resumia seus cursos: Ditados normais dos exames na Municipalidade e na Sorbone; Ditados especiais sobre dificuldades ortográficas. Essas diversas obras foram adoptadas pela Universidade da França, o que proporcionou ao Denizard um modesta abastança. Pode-se ver que seu nome era conhecido e respeitado, antes que imortalizasse o nome Allan Kardec.Foi em 1854 que o Sr. Rivail ouviu pela primeira vez falar nas mesas girantes, a princípio do Sr. Fortier, com quem mantinha relações em razão dos seus estudos sobre magnetismo, que disse que mesas podiam não apenas girar, mas também respondia perguntas. A essa afirmativa o Prof. respondeu que acreditaria quando o provassem que uma mesa tinha cerebro para pensar, nervos para sentir e que pode se tornar sonambula. Atá lá, permita-me ver apenas uma fabula para provocar sono.Tal era o estado de espírito do Sr Rivail, não negava a princípio, mas pedindo provas e querendo observar para crer; tais nos devemos mostrar sempre no estudo dos factos Espíritas.E dificil resumir um facto que historicamente marca o início dos estudos de um homem Hipolyte Leon Denizard Rivail que era conhecido como grande educador e pessoa de extremo bom-senso. Mas, considero importante em qualquer estudo sistemático, conhecer como começou aquilo tudo que se vai estudar.Professor Rivail era um homem céptico. Não abraçava religião alguma, e, como os grandes pensadores de sua epoca, simpatizava com os pensamentos que formariam o Positivismo.
Nesta mesma epoca iniciara em toda Europa uma serie de fenômenos que ficaram conhecidos como "mesas girantes". Estes fenômenos ficaram muito populares na epoca, sendo uma das actividades de entretenimento nas festas, no meio de comida, bebida e piadas. Aconteciam mais ou menos assim: algumas pessoas se sentavam em torno de uma mesa, e, com as mãos pousadas sobre ela, faziam-na girar, pular, levitar, etc. Estes factos evoluiram um pouco, e o objecto passou a responder perguntas com pancadas no chão ou fazendo um ruído que parecia vir de dentro dela. Isso aumentou ainda mais o divertimento nas festas. Mas nosso Professor não se interessava por estas festas.
Até que, um amigo, a quem tinha em elevada consideração e estima, o convidou para uma reunião com o objetivo de conhecer o fenômeno das mesas girantes. Durante essa reunião foram feitas perguntas a uma mesa, que respondia por pancadas. Então o nosso Professor percebeu o que muitos, talvez não tivessem percebido ainda, e concluiu "todo fenômeno inteligente tem que ter uma causa inteligente". Então começou a pesquisar de que forma objectos poderiam expressar inteligência.
Investigou a acção do pensamento das pessoas sobre os objectos, investigou o facto de algumas pessoas produzirem fenômenos que outras não podiam, investigou a manifestação de alguma força da natureza ainda desconhecida, e, concluiu que, necessariamente, a inteligência demonstrada pelos objectos tinha uma origem externa.Num trabalho extenso de compilação, analisando as informações colhidas em muitas reuniões para estudo deste fenômeno, e através do desenvolvimento do "meio de comunicação" o nosso Professor compilou "O Livro dos Espíritos".
Mas não seria conveniente usar seu nome, bastante conhecido na epoca. Era importante que este livro fosse publicado por um autor desconhecido, para que o publico pudesse analisar a obra imparcialmente. Nosso professor então adoptou o pseudônimo Alan Kardec.Com o passar do tempo as mesas girantes cairam em interesse, como acontece com todos os jogos de salão, que não conseguem entreter espectadores avidos por novidades muito tempo.
Faleceu no dia 31de Março de 1869.

 

FILIPE II , O PIO


Posted by Picasa Filipe III de Espanha que nasceu no dia 14 de Abril de 1578 e faleceu no dia 31 de Março de 1621, foi Rei de Espanha e Rei de Portugal, como Filipe II, entre 1598 e a sua morte.
Era filho de Filipe II de Espanha e Ana, filha de Maximiliano II do Sacro-Império.
Visitou Lisboa em 1620, falecendo quando já se encontrava a caminho de Madrid.

É conhecido em Portugal pelo cognome de O Pio ou O Piedoso.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santo Amós e São Benjamim
"Essa espécie de demônios não pode ser expulsa, a não ser com oração" Mc 9,29
Gostaríamos de lembrar o profeta AMÓS, que era um simples pastor.

Nem pertencia à corporação oficial dos profetas.
Foi chamado directamente, por um apelo irrestível de Deus, a fim de proclamar sua mensagem, próximo de Belém de Judá, na Terra Santa.
Também evocamos hoje SÃO BENJAMIM, diácono e mártir, vítima da perseguição aos cristãos, no início do século V.
Apesar de tudo fazerem para que desistisse da fé, Benjamim permaneceu firme.

Foi lançado duas vezes na cadeia, onde lhe aplicaram toda sorte de tortura, também conhecida em nossos tempos.
Ele morreu firme na doutrina de Cristo.
Isso foi no ano de 420.
Jejum e oração são, talvez, a única resposta que se possa dar a certas calúnias.

Mas a verdade sempre triunfará.

 

FRANZ HAYDN


Posted by Picasa Franz Joseph Haydn que nasceu no dia 31 de Março de 1732 e faleceu no dia 31 de Maio de 1809, foi um dos mais importantes compositores do período clássico.
Era irmão do compositor Michael Haydn e do tenor Johann Evangelist Haydn.
Tendo vivido a maior parte de sua vida na Áustria, Haydn passou a maior parte de sua carreira como músico da corte para a rica família dos Esterházy.
Isolado de outros compositores, foi, segundo ele próprio, “forçado a ser original”.
Haydn nasceu em 1732 na vila de Rohrau, próxima à fronteira com a Hungria, filho de Matthias Haydn e Maria Koller.

Ninguém da família de Haydn estava ligado à música, apesar de Matthias Haydn ser um entusiasta da música folclórica e tocar harpa de ouvido.
De acordo com os apontamentos de Haydn, sua família era bastante musical na infância, e freqüentemente cantavam com seus vizinhos.
Os pais de Haydn perceberam que seu filho tinha talento musical, e sabiam que em Rohrau ele não teria chance de ter qualquer aperfeiçoamento musical sério.
Por esta razão, aceitaram a proposta de um de seus parentes, Johann Matthias Franck, mestre de capela em Hainburg, com o qual Haydn viveria e teria aulas de música.
Haydn partiu com Franck e nunca mais voltou a viver com seus pais. Haydn tinha apenas seis anos de idade.
A vida na casa de Franck não era fácil para Haydn, que se lembrava de ali ter passado fome e humilhações.

Lá, aprendeu a tocar cravo e violino.
Haydn também passou a cantar no naipe de soprano no coral da igreja.
Em 1740, Georg von Reutter, director de música na catedral de Santo Estêvão, em Viena, impressionou-se com Haydn.
Naquela época ele viajava pela Áustria procurando por meninos-cantores talentosos.
Desta forma, Haydn foi enviado para Viena, onde trabalhou durante os nove anos seguintes como coralista, os últimos quatro na companhia de seu irmão mais novo Michael.

 

ISAAC NEWTON


Posted by Picasa Isaac Newton nasceu em Woolsthorpe no dia 4 de Janeiro de 1643 e faleceu em Londres a 20 de Março de 1727.
É um cientista inglês mais reconhecido como físico e matemático.
Foi um dos criadores, junto com Leibniz, do cálculo diferencial e integral.
Também foi descobridor de várias leis da física, entre elas a lei da gravidade.
Para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.Algumas fontes trazem seu nascimento como em 25 de dezembro. O facto é que ele nasceu em 25 de dezembro, correspondente a 4 de janeiro do novo calendário.Considerando o calendário juliano: nascimento a 25 de dezembro de 1642; e falecimento a 20 de março de 1727.Considerando o calendário gregoriano (o que está em vigor): nascimento a 4 de janeiro de 1643; e falecimento a 31 de março de 1727.
Newton estudou no Trinity College de Cambridge, tendo-se graduado em 1665. Um dos principais precursores do Iluminismo, seu trabalho científico sofreu forte influência de seu professor e orientador Barrow (desde 1663), e de Schooten, Viète, John Wallis, Descartes, dos trabalhos de Fermat sobre rectas tangentes à curvas; Cavallieri, das concepções de Galileu e Kepler.Em 1663, formulou o teorema hoje conhecido como binômio de Newton. Fez suas primeiras hipóteses sobre gravitação universal e escreveu sobre séries infinitas e o que chamou de teoria das fluxões (1665), o embrião do cáluclo diferencial e integral. Por causa da peste, o Trinity College foi fechado em 1666 e o cientista foi para casa de sua mãe em Woolsthorpe.
Foi neste ano de retiro que construiu quatro de suas principais descobertas: o teorema binomial, o cálculo, a lei da gravitação e a natureza das cores. Construiu o primeiro telescópio de reflexão em 1668, e foi quem primeiro observou o espectro visível que se pode obter pela decomposição da luz solar ao incidir sobre uma das faces de um prisma triangular transparente (ou outro meio de refração ou de difração), atravessando-o e projectando-se sobre um meio ou um anteparo branco. Optou, então, pela teoria corpuscular de propagação da luz, enunciando-a (1675) e contrariando a teoria ondulatória de Huygens.
Tornou-se professor de matemática em Cambridge (1669) e entrou para a Royal Society (1672). Sua principal obra foi a publicação Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (Princípios matemáticos da filosofia natural - 1687), em três volumes, no qual enunciou a lei da gravitação universal (Vol. 3), generalizando e ampliando as constatações de Kepler, e resumiu suas descobertas, principalmente o cálculo.
Essa obra tratou essencialmente sobre física, astronomia e mecânica (leis dos movimentos, movimentos de corpos em meios resistentes, vibrações isotérmicas, velocidade do som, densidade do ar, queda dos corpos na atmosfera, pressão atmosférica, etc).

 

RENE DESCARTES


Posted by Picasa René Descartes, nascido no dia 31 de Março de 1596 em La Haye - não a cidade dos Países-Baixos, mas um povoado da Touraine, numa família nobre - terá o título de senhor de Perron, pequeno domínio do Poitou, daí o aposto "fidalgo poitevino".
De 1604 a 1614, estuda no colégio jesuíta de La Flèche. Aí gozará de um regime de privilégio, pois levanta-se quando quer, o que o leva a adquirir um hábito que o acompanhará por toda sua vida: meditar no próprio leito. Apesar de apreciado por seus professores, ele se declara, no "Discurso sobre o Método", decepcionado com o ensino que lhe foi ministrado: a filosofia escolástica não conduz a nenhuma verdade indiscutível, "Não encontramos aí nenhuma coisa sobre a qual não se dispute".
Só as matemáticas demonstram o que afirmam: "As matemáticas agradavam-me sobretudo por causa da certeza e da evidência de seus raciocínios". Mas as matemáticas são uma excepção, uma vez que ainda não se tentou aplicar seu rigoroso método a outros domínios.
Eis por que o jovem Descartes, decepcionado com a escola, parte à procura de novas fontes de conhecimento, a saber, longe dos livros e dos regentes de colégio, a experiência da vida e a reflexão pessoal: "Assim que a idade me permitiu sair da sujeição a meus preceptores, abandonei inteiramente o estudo das letras; e resolvendo não procurar outra ciência que aquela que poderia ser encontrada em mim mesmo ou no grande livro do mundo, empreguei o resto de minha juventude em viajar, em ver cortes e exércitos, conviver com pessoas de diversos temperamentos e condições".
Após alguns meses de elegante lazer com sua família em Rennes, onde se ocupa com equitação e esgrima (chega mesmo a redigir um tratado de esgrima, hoje perdido), vamos encontrá-lo na Holanda engajado no exército do príncipe Maurício de Nassau.
Mas é um estranho oficial que recusa qualquer soldo, que mantém seus equipamentos e suas despesas e que se declara menos um "actor" do que um "espectador": antes ouvinte numa escola de guerra do que verdadeiro militar.
Na Holanda, ocupa-se sobretudo com matemática, ao lado de Isaac Beeckman. É dessa época (tem cerca de 23 anos) que data sua misteriosa divisa "Larvatus prodeo". Eu caminho mascarado.
Segundo Pierre Frederix, Descartes quer apenas significar que é um jovem sábio disfarçado de soldado.
Em 1619, ei-lo a serviço do Duque de Baviera. Em virtude do inverno, aquartela-se às margens do Danúbio. Podemos facilmente imaginá-lo alojado "numa estufa", isto é, num quarto bem aquecido por um desses fogareiros de porcelana cujo uso começa a difundir-se, servido por um criado e inteiramente entregue à meditação.
A 10 de novembro de 1619, sonhos maravilhosos advertem que está destinado a unificar todos os conhecimentos humanos por meio de uma "ciência admirável" da qual será o inventor.
Mas ele aguardará até 1628 para escrever um pequeno livro em latim, as "Regras para a direcção do espírito" (Regulae ad directionem ingenii).
A idéia fundamental que aí se encontra é a de que a unidade do espírito humano (qualquer que seja a diversidade dos objectos da pesquisa) deve permitir a invenção de um método universal. Em seguida, Descartes prepara uma obra de física, o Tratado do Mundo, a cuja publicação ele renuncia visto que em 1633 toma conhecimento da condenação de Galileu.
É certo que ele nada tem a temer da Inquisição. Entre 1629 e 1649, ele vive na Holanda, país protestante. Mas Descartes, de um lado é católico sincero (embora pouco devoto), de outro, ele antes de tudo quer fugir às querelas e preservar a própria paz.
Finalmente, em 1637, ele se decide a publicar três pequenos resumos de sua obra científica: A Dióptrica, Os Meteoros e A Geometria.
Morreu no dia 1 de Fevereiro de 1650.

quinta-feira, março 30, 2006

 

TAL PAI TAL FILHO



Posted by Picasa

 

ALENTEJANANDO



O compadre Manel resolve oferecer um casaco de pele de raposa prateada à mulher, a comadre Doroteia.
Ela fica satisfeita com o presente:
- Como pode uma coisa tão maravilhosa vir de um animal tão pequeno, sem aparência, totalmente insignificante...
- Alto lá! Se não me queres agradecer, tudo bem.
Mas não precisas de ofender.

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa

 

A RAINHA-MÃE


Posted by Picasa Sua Majestade Rainha Elizabeth (Elizabeth Angela Marguerite) que nasceu no dia 4 de agosto de 1900 e faleceu no dia 30 de março de 2002 em Londres, foi Rainha consorte de Jorge VI do Reino Unido de 1936 a 1952.
Ela é mãe da Rainha Elizabeth II, actual monarca britânica.
Após a morte de seu marido ela se tornou a Sua Majestade Rainha Elizabeth, A Rainha Mãe, ou, mais popularmente conhecida como Rainha Mãe.
Ela foi a última Rainha da Irlanda e Imperatriz da Índia a morrer, inclusive seu funeral foi presenciado por Mary Mc Aleese, Presidente da Irlanda.
Após a ascensão de seu marido ao trono, ela adquiriu o título de Sua Alteza Real, A Duquesa de York, antes de casar-se era conhecida como Lady Elizabeth Bowes-Lyon.
Ela ficou famosa pelo papel moral desempenhado para apoiar os britânicos na II Guerra Mundial.
Anos mais tarde foi considerada o membro mais popular da Família Real.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santo João Clímaco
O Monte Sinai está historicamente ligado ao cristianismo.
Foi o lugar indicado por Deus para entregar a Moisés as tábuas gravadas com os Dez Mandamentos.
É uma serra rochosa e árida que, não só pela sua geografia, mas também pelo significado histórico, foi escolhida pelos cristãos que procuravam a solidão da vida eremítica.
Assim, já no século IV, depois das perseguições romanas, vários mosteiros rudimentares foram ali construídos por numerosos monges que se entregavam à vida de oração e contemplação. Esses mosteiros tornaram-se famosos pela hospitalidade para com os peregrinos e pelas bibliotecas que continham manuscritos preciosos.
Foi neste ambiente que viveu e actuou o maior dos monges do Monte Sinai, João Clímaco.
João nasceu na Síria, por volta do ano 579.
De grande inteligência, formação literária e religiosa, ainda muito jovem, aos dezesseis anos, optou pelo deserto e viajou para o Monte Sinai, tornando-se discípulo num dos mais renomados mosteiros, do venerável ancião Raiuthi.
Isso aconteceu depois de renunciar a fortuna da família e a uma posição social promissora. Preferiu um cotidiano feito de oração, jejum continuado, trabalho duro e estudos profundos.
Só descia ao vale para recolher frutas e raízes para sua parca refeição e só se reunia aos demais monges nos fins de semana, para um culto colectivo.
Sua fama se espalhou e muitos peregrinos iam procura-lo para aprender com seus ensinamentos e conselhos.
Inicialmente eram apenas os que desejavam seguir a vida monástica, depois eram os fiéis que queriam uma benção do monge, já tido em vida como santo.
Aos sessenta anos João foi eleito por unanimidade abade geral de todos os eremitas da serra do Monte Sinai.
Nesse período ele escreveu muito e o que dele se conserva até hoje é um livro importantíssimo que teve ampla divulgação na Idade Média, "Escada do Paraíso".
Livro que lhe trouxe também o sobrenome Clímaco que, em grego, significa "aquele da escada". No seu livro ele estabeleceu trinta degraus necessários à subir para alcançar a perfeição da alma. Trata-se de um verdadeiro manual, a síntese da doutrina monástica e ascética, para os noviços e monges, onde descreveu, degrau por degrau, todas as dificuldades a serem vividas, a superação da razão e dos sentidos, e que as alegrias do Paraíso perfeito serão colhidas no final dessa escalada, após o transito para a eternidade de Nosso Senhor Jesus Cristo.
João Clímaco morreu no dia 30 de março de 649, amado e venerado por todos os cristãos do mundo oriental e ocidental, sendo celebrado por todos eles no mesmo dia do seu falecimento.

 

JAMES CAGNEY


Posted by Picasa James Cagney nasceu em 17 de Julho de 1899, no lado baixo do leste de Nova York – EUA.
Formou-se no colegial sonhando em se tornar um artista.
Cursou a Universidade Columbia de Artes Finas, começando a aparecer em peças colocadas por Lenox Hill Settlement House.
Em 1920, foi contratado como corista masculino na Broadway.

Conheceu Frances Billie Vernon, casaram-se em 1921 – a união durou 65 anos. Adoptaram duas crianças em 1940 – um menino chamado James Jr. e sua irmã Cathleen, apelidada Casey.
Trabalhou em espectáculo de variedades. Teve papéis em dramas e musicais, trabalhou seu estilo para estrelar em filmes. O filme Penny Arcade vendido para a Warner Bros como Sinner’s Holiday, foi de grande importância, além, de ter sido uma força significativa para que Cagney assinasse um contrato com a Warner.

O 5º filme do actor pela Warner foi The Public Enemy, em 1931.
Cagney tornou-se e permaneceu como uma das maiores estrelas do estúdio por 20 anos.

Fez filmes para a MGM, Paramount, Universal na década de 50, retirando se de cena, com apenas uma aparição no filme Ragtime em 1981.
Modesto, discreto fora das telas, realizou seu sonho de criança - viveu numa fazenda, ficando perto da terra, dos anos 30 até sua morte, em 30 de Março de 1986.


 

CELINE DION


Posted by Picasa Céline Marie Claudette Dion, nascida em Charlemagne no dia 30 de Março de 1968, é uma cantora pop canadiana.
Dion se tornou uma estrela adolescente em sua terra natal depois de que seu empresário (e futuro marido), René Angelil, hipotecou sua casa para poder financiar a carreira dela.
Ela também se tornou reconhecida na Ásia e na Europa após ganhar os concursos Yamaha (1982) e Eurovisão (1988).
Conseguiu estabelecer uma bem-sucedida carreira no mercado norte-americano de música após o lançamento de seu primeiro álbum na língua inglesa, Unison (1990).A música de Dion foi influenciada por vários gêneros, do pop ao rock, do gospel ao clássico, e ela é reconhecida pelas suas habilidades vocálicas (ficou no nono lugar entre as 22 Melhores Vozes na Música).
Ela lançou vários álbuns notáveis em inglês e francês, antes de anunciar que iria dar um tempo na carreira em 1999 para se dedicar à maternidade.

Em 2002, Dion retornou ao cenário musical com o lançamento de A New Day Has Come, e em 2004, recebeu o Prêmio Diamante do World Music Awards (o que indica que o cantor se tornou o mais vendido de uma certa época).
Actualmente Dion interpreta seu show noturno, A New Day... Live no Ceasar's Palace de Las Vegas, sob um contrato que se extende até 2007.
Em toda sua carreira, ela já ganhou quatro Grammys.

 

ERIC CLAPTON


Posted by Picasa Eric Patrick Clapp, mais conhecido como Eric Clapton, nascido em Ripley, Surrey, no dia 30 de março de 1945, é um guitarrista britânico.
Apelidado de Slow Hand, é considerado um dos melhores guitarristas do mundo.
Filho de mãe solteira, Clapton foi criado por seus avós.

Só descobriu a verdade aos nove anos de idade, um momento marcante em sua vida.
Eric ganhou uma guitarra no seu aniversário de treze anos, aprendeu sozinho a tocar e aos 17 formou sua primeira banda, os Roosters.

Só alcançou sucesso como integrante dos Yardbirds, mas, fiel à suas raízes blues, recusou-se a seguir a direcção pop escolhida pelo grupo.
Depois de um tempo em empregos temporários, entrou para a John Mayall & the Bluesbrakers, estabelecendo seu nome como músico de blues e inspirando o fanatismo de jovens que pichavam Londres com a inscrição "Clapton is God" ("Clapton é Deus").
Ele largou os Bluesbrakers em 1966 e então formou o Cream, um dos primeiros "power trios" do rock, com Jack Bruce e Ginger Baker.

Foi nessa época que Eric começou a desenvolver-se como cantor, embora Bruce, um dos melhores vocalistas do rock, fizesse a maioria dos vocais.
No final de 1966 o status de Clapton como melhor guitarrista da Grã-Bretanha foi abalado com a chegada de Jimi Hendrix.

Hendrix compareceu à uma das primeiras apresentações do Cream, no London Poytechnic em 1 de outubro de 1966, e tocou uma jam com a banda durante "Killing Floor".
Eric imediatamente percebeu que havia ganho um novo e quase imbatível adversário, cujo carisma era igualado somente por sua incrível técnica na guitarra.
Os primeiros shows de Hendrix no Reino Unido foram assistidos pela maioria dos astros da música britânicos, incluindo Clapton, Pete Townshend e os Beatles.
A chegada do americano teria um impacto profundo e imediato na próxima etapa da carreira de Clapton.
Embora o Cream seja apresentado como um dos melhores grupos de sua geração, a banda teve vida curta. As lendárias brigas internas - especialmente entre Bruce e Baker - aumentaram a tensão entre os três integrantes, levando ao fim do trio.

Outro factor significante foi uma crítica pesada da revista Rolling Stone de um dos shows do Cream, o que afectou Clapton profundamente.
Goobye, álbum de despedida da banda, apresentava faixas ao vivo gravadas no Royal Albert Hall, assim como a versão de estúdio de "Badge", composta por Eric e George Harrison.
A amizade próxima dos dois resultou na performance de Clapton em "While My Guitar Gently Weeps", lançada no White Album dos Beatles.

Mas a camaradagem provou não ser tanta assim quando a esposa de Harrison, Pattie Boyd, largou o beatle para ficar com Eric.
O relacionamento dos dois inspiraria uma das canções mais conhecidas de Clapton, "Layla".
Uma segunda participação em outro supergrupo, o menos-sucedido Blind Faith (1969), com Baker, Steve Winwood e Rick Grech, resultou em um álbum fraco e uma tourne norte-americana cancelada.

Já aí Clapton estava cansado de sua fama e do burburinho que cercava o Cream e o Blind Faith, além de ter ficado profundamente afectado pela música do The Band – com o qual de facto ele já havia pedido para se juntar depois do fim do Cream.
Clapton então decidiu ficar um pouco nas sombras, e passou a viajar em tourne como convidado do grupo americano Delaney and Bonnie and Friends.
Ele tornou-se amigo íntimo de Delaney Bramlett, que o encorajou a voltar a compor e a cantar.

 

VAN GOGH


Posted by Picasa Van Gogh é considerado um dos principais representantes da pintura mundial.
Nasceu na Holanda, no dia 30 de março de 1853.
Teve uma irmã e um irmão chamado Theo.
Com este irmão, estabeleceu uma forte relação de amizade.
Através das cartas que trocou com com o irmão, os pesquisadores conseguiram resgatar muitos aspectos da vida e do trabalho do pintor.
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte anos, foi morar em Londres e depois em Paris, graças ao reconhecimento que teve. Porém, o interesse pelos assuntos religiosos acabou desviando sua atenção e resolveu estudar Teologia, na cidade de Amsterdão.
Mesmo sem terminar o curso, passou a actuar como pastor na Bélgica, por apenas seis meses. Impressionado com a vida e o trabalho dos pobres mineiros da cidade, elaborou vários desenhos à lápis.
Resolveu retornar para a cidade de Haia, em 1880, e passou a dedicar um tempo maior à pintura. Após receber uma significativa influência da Escola de Haia, começou a elaborar uma série de trabalhos, utilizando técnicas de jogos de luzes.

Neste período, suas telas retratavam a vida quotidiana dos camponeses e dos trabalhadores na zona rural da Holanda.
O ano de 1886, foi de extrema importância em sua carreira. Foi morar em Paris, com seu irmão. Conheceu, na nova cidade, importantes pintores da época como, por exemplo, Emile Bernard, Toulouse-Lautrec, Paul Gauguin e Edgar Degas, representantes do impressionismo.
Recebeu uma grande influência destes mestres do impressionismo, como podemos perceber em várias de suas telas
Dois anos após ter chegado à França, parte para a cidade de Arles, ao sul do país.

Uma região rica em paisagens rurais, com um cenário bucólico. Foi neste contexto que pintou várias obras com girassóis. Em Arles, fez único quadro que conseguiu vender durante toda sua vida : A Vinha Encarnada.
Convidou Gauguin para morar com ele no sul da França. Este foi o único que aceitou sua idéia de fundar um centro artístico naquela região. No início, a relação entre os dois era tranqüila, porém com o tempo, os desentendimentos foram aumentando e, quando Gauguin retornou para Paris, Vincent entrou em depressão.

Em várias ocasiões teve ataques de violência e seu comportamento ficou muito agressivo. Foi neste período que chegou a cortar a orelha.
Seu estado psicológico chegou a refletir-se em suas obras.

Deixou a técnica do pontilhado e passou a pintar com rápidas e pequenas pinceladas.
No ano de 1889, sua doença ficou mais grave e teve que ser internado numa clínica psiquiátrica. Nesta clínica, dentro de um mosteiro, havia um belo jardim que passou a ser sua fonte de inspiração. As pinceladas foram deixadas de lado e as curvas em espiral começaram a aparecer em suas telas
No mês de maio, deixou a clínica e voltou a morar em Paris, próximo de seu irmão e do doutor Paul Gachet, que o iria tratar.

Este doutor foi retratado num de seus trabalhos: Retrato do Doutor Gachet.
Porém a situação depressiva não regrediu.
No dia 27 de julho de 1890, atirou em seu próprio peito.
Foi levado para um hospital, mas não resistiu, morrendo três dias depois.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com