sábado, maio 06, 2006

 

PAPA INOCÊNCIO X


Posted by Picasa Papa Inocêncio X -Giambattista Pamphili- nasceu a 6 de maio de 1574 e faleceu a 14 de janeiro de 1655.
Foi Papa de 15 de setembro de 1644 ate a data da sua morte, pontífice romano e grande Estadista.
Com 49 votos sobre 55 votantes, foi eleito papa, apesar da franca e agressiva oposição do rei de França, Luís XIV. Chamou-se Inocêncio X.
Contava com 70 anos de idade.
A festa de sua coroação foi grandiosa pela rivalidade de festejos entre os embaixadores espanhol e francês.
Este até fez correr "fontes de puro vinho" ao povo romano! Inocêncio X concedeu demasiada influência à família de seu irmão: a vergonhosa ingerência de sua gananciosa cunhada Olímpia Maidalchini trouxe malquerenças ao velho e virtuoso pontífice. O Ano Santo de 1650 foi celebrado com aquela sumptuosidade que era mal do século de Luís XIV.
Por exemplo: como "peregrino", o embaixador de Espanha visitou Roma com 300 carruagens douradas, cada uma com um séquito de dezenas de cavaleiros, lacaios etc... Inocêncio X protestou contra certas cláusulas do Tratado de Vestefália (1648) que pôs fim à arrasadora guerra dos Trinta Anos na Alemanha, mas que sancionou na prática, o princípio "cuius regio eius religio", obrigando os súbditos à adoptar a religião do príncipe a que estavam submetidos.
Na Inglaterra, o rei Carlos I era decapitado, 1649, sob as ordens do ditador Oliver Cromwell, o qual, puritano fanático, devastou a católica e nobre Irlanda, 1653.
Na França e na Bélgica disputava-se acremente sobre o livro "Augustinus" de Cornélio Jansen, bispo de Yprès, defendido por Pascal, Arnaul e Madre Angélica do convento de Port-Royal. Inocêncio condenou esta heresia, "jansenista".
Embelezou muito a cidade eterna de Roma, utilizando-se de inúmeros artistas de valor.
Morreu aos 81 anos de idade, em 14 de janeiro de 1655.
Seus parentes, enriquecidos e ingratos, pelos quais ele sofrera, nada quiseram gastar com seus funerais...Mais tarde, um filho de seu sobrinho, erigiu-lhe um belíssimo sepulcro na igreja de Santa Inês.

 

ALENTEJANANDO



O compadre Lúcio e o compadre Libório estavam sentados no jardim de Beja e um deles dizia para o outro :
-"Neste mundo tudo tem uma explicação."
O outro ia respondendo :
-"Olhe que às vezes não..."
Insistia o Lúcio que sim, que tudo tinha explicação.
Cansado da polémica, o Libório diz :
- "Olhe vai ali um elefante a voar... que explicação é que o compadre tem para isto?"
Vendo a atrapalhação do compadre que ia coçando a cabeça... o Libório insiste :
-"Olhe, ali vai outro elefante a voar." "
-Ah!! são dois...", comenta o Lúcio ... então é porque têm ninho aqui próximo... está explicado."

 

IMAGEM DO DIA


Matraquilhos à janela !
Posted by Picasa

 

MARLENE DIETRICH


Posted by Picasa Marlene Dietrich foi uma actriz e cantora de origem alemã.
Nasceu em 27 de dezembro de 1901,com o nome de Maria Magdalene Von Bosch, em Kuestrin (Alemanha), nos arredores de Berlim.
Faleceu em 6 de maio de 1992, em Paris, França.
Filha de um oficial prussiano, fez escola de artes cenicas e filmes mudos até 1930.

Casou-se em 1921, com um ajudante de director chamado Rudolf Sieber, sendo mãe de sua unica filha, Maria, em 1924.
Estreou no teatro aos 23 anos de idade, fazendo cinco anos de carreira apagada até ser descoberta pelo director húngaro (austríaco?) Josef Von Sternberg que a convidou para protagonizou o filme Der Blaue Engel (1930), lançado como "O Anjo Azul", baseado no romance de Heinrich Mann "Professor Unrat".

Foi o primeiro dos 7 filmes nos quais Marlene Dietrich e o director Josef von Sternberg trabalharam juntos.
Os demais foram Marrocos (1930), Desonrada (1931), O Expresso de Shangai (1932), A Vênus Loira (1932), A Imperatriz Galante (1934) e Mulher Satânica (1935).
Depois de trabalhar com von Sternberg, ela foi crescendo em Hollywood, fazendo filmes mais profundos e mais marcantes.
Foi convidada por Hitler para protagonizar filmes pró-nazis, mas ela recusou o convite e se tornou cidadã americana, o que Hitler tomou como um desrespeito para a pátria alemã, e chamou Dietrich de traidora.
Durante a guerra, Marlene foi com as tropas aliadas para os lugares de combate, onde cantava para divertir e aliviar a dor dos soldados.

Condecorada com medalha após a guerra, Marlene descobriu um dom que poderia explorar: sua voz.
Assim ela começou a cantar e actuar.
A partir de 1951 ela começa a se apresentar em shows em Las Vegas, no Sahara Hotel.
Em 1961 ela protagoniza um filme que quebra barreiras e choca o mundo com um assunto que ainda assustava. O filme era "Julgamento em Nuremberg", que tratava do holocausto, do nazismo, e do tumultuado julgamento, que condenou os grandes líderes nazis.
Com tournés mundiais, ela visita o mundo todo, porém volta para sua pátria, a Alemanha, apenas em 1962, e sua volta não agradou a todos, pois os nazis remanescentes a chamaram de traidora em pleno aeroporto.
Marlene tinha em Berlim uma de suas melhores amigas, a também talentosa cantora e actriz Hildegard Knef.
Em 1978 Marlene protagoniza seu último filme "Just a gigolo", onde contracenou com David Bowie.

Porém nesse meio tempo ela faz várias participações em rádios e programas de televisão.
Mas esconde-se em seu apartamento em Paris, onde morre em 1992, aos 91 anos de idade, de causas naturais.
Porém existem comentários que Marlene se matou com calmantes pois não suportava o facto de envelhecer, outros dizem que ela tinha Mal de Alzheimer, e por isso se matou, mas não existe nada que comprove esses comentários.
Em 2001 foi feito um filme biográfico sobre a diva, dirigido pelo seu neto e com comentários de várias pessoas que conviveram com Dietrich, como sua filha Maria Riva, seu sobrinho, Hildegard Knef, Burt Bacarach, o filho de von Sternberg, entre outros.

 

GEORGE CLOONEY


Posted by Picasa George Clooney emergiu durante meados da década de 90 como uma das estrelas que ascendeu mais rápido tanto na tela pequena quanto grande.
Embora sua subida ao estrelato das telas, depois de seu sucesso no drama medico amplamente popular da TV, E.R., pode parecer à primeira vista meteórica, uma olhada mais atenta para a carreira de Clooney revela que ele tinha mais do que pago seu preço, passando mais de uma década numa obscuridade relativa como um actor contratado da televisão Warner Bros.
Filho do jornalista de TV, Nick Clooney e sobrinho da famosa cantora Rosemary Clooney, Clooney nasceu em 6 de maio de 1961, em Lexington, KY.
Fez sua primeira aparição na TV aos cinco anos de idade, no talk-show de seu pai, The Nick Clooney Show.
Não voltou à TV até seus vinte anos; a única paixão de Clooney era basebol, e só se voltou para actuação quando não conseguiu entrar para o Cincinnati Reds.
Começou em comerciais de TV e então assinou contracto com a Warner Bros.
Embora continuasse essencialmente desconhecido ao longo da década de 80 e inicio dos anos 90, Clooney teve uma carreira estável de actor secundário.
Apareceu em 15 pilotos para TV que não tiveram sucesso, e era semi-regular em varias series, incluindo sitcoms como The Facts of Life e Roseanne, e o drama Sisters.
Quando o drama médico E.R. se tornou um hit Clooney ficou particularmente popular, um pouco pela atracção que exerce em mulheres.
Essa atracção aumentou à medida que seu personagem – inicialmente mulherengo – amadureceu na série e finalmente se envolveu com outro ser humano.
Até E.R. Clooney tinha ocasionalmente participado de alguns filmes (estreou em um pequeno papel em Combat High (1986)) e tinha estrelado alguns vídeos de baixo orçamento.
Depois do sucesso de E.R., contudo, foi cercado por scripts e ofertas de filmes.
Escolheu como primeiro projecto actuar como um herói de acção no filme escrito e produzido por Quentin Tarantino, From Dusk Till Dawn.
Depois desse filme, apareceu na comédia romântica One Fine Day com Michelle Pfeiffer.
1997 foi para Clooney um bom ano, pois apareceu em três filmes importantes: Batman & Robin, substituindo o actor Val Kilmer no papel do Cavaleiro da Noite.
Embora o filme tenha sido considerado o pior da série, Clooney recebeu elogios por ser extra-sensível em sua interpretação de Batman.
Recebeu mais elogios no ano seguinte, com papeis diametralmente opostos: em Out of Sight, onde fez um ladrão de bancos suave, e na adaptação de Terrence Malick, The Thin Red Line.Em 1999, depois da tão comentada saída da série E.R., continuou a trabalhar em vários projectos, emprestando sua voz para o longa South Park: Bigger, Longer, and Uncut e estrelando ao lado de Mark Wahlberg e Ice Cube como um soldado americano lutando para liberar o Kuwaiti de Saddam Hussein em Three Kings.
George Clooney recebeu o Globo de Ouro por seu retrato de um fugitivo obsessivo no filme O Brother Where Art Thou?.
Foi ao redor desta época que Clooney, agora bem estabelecido como um actor na tela grande e pequena entrou para o ramo de produtor executivo, começando na TV com Killroy (1999) e Fail Safe (2000).
Logo estava produzindo longas metragens como Rock Star (2001) e Insomnia (2002), e voltou a trabalhar com Steven Soderbergh na versão moderna da comédia clássica Rat Pack, Ocean's Eleven (2001).
Depois desse filme a dupla se juntou novamente para outro remake, desta vez o drama psicológico sci-fi Solaris (2002), e produziram em seguida Welcome to Collinwood e Confessions of a Dangerous Mind, filme em que estreou como diretor.
Em 2003 Clooney estrelou, com o filme Intolerable Cruelty.
Este ano poderemos vê-lo na seqüência do filme de 2001, Ocean’s Twelve.

 

ORSON WELLS


Posted by PicasaHerbert George Wells foi reconhecido por muitos como um das maiores mentes do século 20.
Ele escreveu muitos romances de ficção científica; também predisse muitas das máquinas de hoje inclusive tanques e a bomba atômica.
A Guerra dos Mundos combina sátira política com a advertência aos perigos do progresso científico.

O escritor utilizou de muitos artifícios para dar ao livro um efeito realístico, considerado na época da publicação, uma obra perigosa, podia criar fobias em seus leitores - muitos acreditaram numa possível invasão de Marte.
A Guerra dos Mundos é dos romances de ficção-científica mais famoso de Wells.
Expõe claramente como é a crueldade do colonialismo.
Os marcianos de Wells é obviamente a alienação do colonialista europeu.
Como quer alguns críticos, o livro teoriza uma visão racista das pessoas que moram em países colonizados, o argumento contra colonialização de Wells é óbvio.
O livro foi usado por Orson Welles na Rádio Mercury Theate numa transmissão para Dia das Bruxas do ano de 1938.

A radiodifusão literalmente assustou muitos americanos, levando alguns até mesmo ao suicídio. A transmissão feita por Orson Wells ocupou várias manchetes do mundo.
A Europa fervilhava, sinais de guerra eram visíveis, e os americanos tinham medo de invasão. Muitos dependiam do rádio e acreditavam piamente na programação radiofônica.

Acreditaram na transmissão radiofônica de Welles e que o planeta terra estava sendo realmente invadido por marcianos.
Ao escrever A Guerra dos Mundos, H. G. Wells teve intenções morais, procurando activar a consciência dos seus leitores para o colonialismo e a intolerância, mas sem dúvida alguma, sua genialidade acabou nos dando um dos melhores thriller de ficção científica de todos os tempos
.
Orson Wells nasceu no dia 6 de Maio de 1915.

 

O SANTO DO DIA


Posted by PicasaNeste dia comemoramos Santo André Kim e Companheiros, mártires coreanos, que o Papa João Paulo II, canonizou durante sua viagem à Coréia, no dia 6 de Maio de 1984. Nesta oportunidade, os coreanos, e com eles toda a Igreja, celebraram o segundo centenário da implantação do cristianismo na Coréia.No decorrer desses anos, a Igreja Católica na Coréia foi regada pelo sangue de seus mártires, cristãos de todas as idades e classes sociais: crianças, adultos, homens, mulheres, sacerdotes etc.Naquela ocasião, o nosso Papa João Paulo II, falou: Observai mediante esta liturgia de canonização, os bem-aventurados mártires coreanos são inscritos no catálogo dos Santos da Igreja católica. Estes são verdadeiros filhos e filhas da vossa Nação, juntamente com inúmeros missionários vindos d´outras terras. São os vossos antepassados, pela descendência, língua e cultura.


 

ROBESPIERRE


Posted by Picasa Maximilien Marie Isidore de Robespierre que nasceu a 6 de maio de 1758 em Arras e faleceua 28 de Julho de 1794 em Paris foi um político revolucionário francês.
Foi uma das figuras mais importantes da Revolução Francesa, tendo ficado conhecido como l'incorruptible.
1790 — presidente do Clube dos Jacobinos.
1793 — esteve à frente do Comité ou Junta da Salvação Pública, tornando-se o chefe da ditadura montanhesa, instigando o Terror

que condenou à morte na guilhotina entre outros, Danton e Desmoulin e provocou a queda dos girondinos.
1794 — morre na guilhotina juntamente com o seu irmão Augustin de Robespierre (também membro da Junta de Salvação Pública) e dezessete de seus colaboradores.

 

SIGMUND FREUD


Posted by Picasa Sigmund Freud que nasceu em Freiberg no dia 6 de maio de 1856 em Londres e faleceu no dia 23 de setembro de 1939, foi um neurologista austríaco e fundador da Psicanálise.
Ele se interessou, inicialmente, pela histeria e, tendo como método a hipnose, estudou pessoas que apresentavam esse quadro.
Mais tarde, com interesses pelo inconsciente, pulsões, entre outros, foi influenciado por Charcot e Leibniz abandonando a hipnose em favor da associação livre.
Estes elementos tornaram-se bases da Psicanálise.
Freud, além de ter sido um grande cientista e escritor, possui o título, assim como Darwin e Copérnico, de ter realizado uma revolução no âmbito humano: a idéia de que somos movidos pelo inconsciente.
Freud, suas teorias e seu tratamento com seus pacientes foram controversos na Viena do século XIX, e continuam muito debatidos hoje.

Suas idéias são freqüentemente discutidas e analisadas como obras de literatura e cultura geral em adição ao contínuo debate ao redor delas no uso como tratamento científico e médico.

 

TONY BLAIR


Posted by Picasa Anthony Charles Lynton "Tony" Blair que nasceu em Edimburgo no dia 6 de Maio de 1953 é um político britânico e , desde 1997, o primeiro-ministro do Reino Unido.
Blair foi educado em colégios de Edimburgo e depois estudou Direito em Oxford, convertendo-se em advogado especializado em Direito Sindical em 1976.

Em 1983, foi nomeado membro do Partido Trabalhista Inglês (Labour) no Parlamento. De 1984 a 1987, foi porta-voz da oposição sobre assuntos de tesouro e economia. Após a morte de John Smith em 1994, Blair, com 41 anos, tornou-se no líder mais jovem já surgido no Trabalhismo.
O Congresso de seu partido em 1996, adoptou a política proposta por Tony Blair, que buscava uma reforma constitucional, especial atenção à educação e à saúde e a maior integração com a União Europeia (UE).
Nas eleições de 1997, derrotou o conservador John Major por uma grande maioria dos votos. Apresentou "O modelo para o século XXI", segundo o princípio "trabalho para os que podem trabalhar" e "assistência para os que não podem trabalhar".
Contribuiu para pôr fim a trinta anos de conflito na Irlanda do Norte, firmando após quase dois anos de negociações um acordo de paz.
Este acordo contou com a colaboração do presidente dos EUA, Bill Clinton.
Como presidente no retorno do Conselho da União Europeia, Blair aprovou o tratado de Maio de 1998 para a circulação do Euro.

Em Janeiro de 1999 propôs converter a Câmara de Lordes num senado com eleição por sufrágio universal.
No mesmo ano obteve o prêmio Carlos Magno pela sua contribuição à unidade européia.
Em Junho de 2001, nas eleições gerais, o Partido Trabalhista de Tony Blair ganha o segundo mandato, caso inédito no currículo do partido e na história de Inglaterra.

Em Março de 2003, Blair decide em conjunto com o presidente norte-americano George W. Bush atacar o Iraque.
Envia tropas britânicas para um conflito (conjuntamente com os militares norte-americanos) que tinha como objectivo desarmar o Iraque e depor o regime tirânico de Saddam Hussein.

 

CARICATURA DO DIA


Posted by Picasa José Álvaro Machado Pacheco Pereira nasceu no Porto, no dia 6 de Janeiro de 1949. É historiador, professor universitário e comentador político português. Licenciou-se em Filosofia, em 1978, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Para além da actividade política, é colaborador regular da imprensa escrita (actualmente é cronista do jornal "Público" e da revista "Sábado") e falada (TSF) e é comentador político de televisão, em programas de grande audiência na SIC Notícias ("Quadratura do Círculo") e na SIC. Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, em 10 de Junho de 2005. (fonte: http://pt.wikipedia.org)

sexta-feira, maio 05, 2006

 

CARICATURA D0 DIA


Posted by Picasa Aníbal António Cavaco Silva nasceu em Boliqueime, Loulé, no dia 15 de Julho de 1939 e é o actual Presidente da República Portuguesa. Foi primeiro-ministro de Portugal de 6 de Novembro de 1985 a 28 de Outubro de 1995, tendo sido o homem que mais tempo governou em Portugal, desde o 25 de Abril.
A 22 de Janeiro de 2006 foi eleito Presidente da República, tendo tomado posse em 9 de Março do mesmo ano.

 

D. JOÃO II


Posted by Picasa D. João II nasceu em Lisboa no dia 5 de Mai0 de 1455 e faleceu no Alvor a 25 de Outubro de 1495, cognominado O Príncipe Perfeito pela forma como exerceu o Poder, décimo-terceiro Rei de Portugal, nasceu no Paço das Alcáçovas, no Castelo de São Jorge.
Era filho do rei Afonso V de Portugal e de Isabel de Coimbra, princesa de Portugal.
João II sucedeu ao seu pai após a sua abdicação, em 1477; no entanto, Afonso V retornou e logo D. João lhe devolveu o poder, e só se tornou de novo rei após a sua morte em 1481.

 

ALENTEJANANDO



O compadre Albino depois de ter apanhado uma grande bebedeira vai roubar galinhas.
No dia seguinte sente-se muito arrependido e vai ao confessionário e diz:
- Sabe senhor padre eu ontem não estava bem e fui roubar galinhas, o que é que eu hei-de fazer para remediar isto?
E o padre responde que ele deve dar 10 euros à primeira mulher que encontrar na rua.
Ele sai da igreja ( a igreja até ficava numa esquina) e encontra uma mulher e diz:
- 10 euros!!
E a mulher responde:
- 25!!
E ele diz:
- Mas o senhor padre diz que são 10!!
- Mas o senhor padre já é cliente antigo!

 

IMAGEM DO DIA


Vem aí o verão ! ar condicionado, pois então ! ! !
Posted by Picasa

 

TYRONE POWER


Posted by Picasa Tyrone Edmund Power jr. nasceu em Cincinnati -Ohio em 5 de maio de 1914 e estreou nos palcos em 1931 e no cinema com Cadetes de honra em 1932 de william wyler.
Seu primeiro grande papel foi em Lloyds de Londres em 1936,foi eleito Rei das bilheteiras em...1939 3 ganhou até coroa.
Sua carreira foi interrompida de 1942/46 quando serviu na marinha americana, Foi indicado ao oscar em 1947 por Fio da Navalha ,casou 3 vezes: com Annabela actriz francesa em 1939, Linda christian actriz mexicana em 1949 em Roma com quem teve 2 filhas Romina Francesca 1951( cantora da dupla romina power e Albano, Tyrin stephanie 1953, e casou com Deborah ann Minardos em maio de 1958 com quem teve Tyrone willian power jr. nascido em janeiro de 1959.
Foi actor de cocoon em 1985, mas seu pai não viu ele nascer, morreu de enfarte em 15 de novembro de 1958 na Espanha quando filmava SALOMÃO com Gina lolobrigida.
Seu velorio nos Estados Unidos durou 6 dias onde seus fãs puderam ve-lo pela ultima vez.
Foi enterrado em 21 de novembro na California ,com 44 anos.

 

D. AFONSO III


Posted by Picasa Quinto rei de Portugal.
Segundo filho de D. Afonso II.
A incapacidade política levou à intervenção da Santa Sé, tendo o papa Inocêncio IV ordenado a todos os vassalos que obedecessem ao infante.

Este chegou a França, onde vivia, em 1246 a foi aclamado rei em 1248.
Realiza-se no seu reinado a conquista definitiva do Algarve.

As discórdias com Castela quanto ao domínio algarvio só findaram com o tratado de Badajoz em 1267 no qual ficou estipulado que o Guadiana, desde a confluência com o Caia até ao mar constituiria a fronteira luso-castelhana.
D. Afonso III foi notável administrador, fundou povoações restaurou, repovoou a cultivou lugares arruinados e concedeu numerosos forais.
Reuniu as Cortes em Leiria em 1254, as primeiras em que participaram representantes dos concelhos.

Em 1261, nas Cortes de Coimbra foi-lhe reconhecido o direito de cunhar moeda fraca.
Também procedeu a inquirições que revelaram muitos abusos praticados pelas classes privilegiadas, tendo promulgado várias leis tendentes a reprimi-los.
D. Afonso III, nasceu em Coimbra a 5 de Maio de 1210, e morreu em Coimbra a 16 de Fevereiro de 1279. Casou em França, em Maio de 1239, com D. Matilde, condessa de Bolonha e viúva de Filipe, o Crespo, que tinha falecido em 1234, não tendo havido descendência, pelo que foi repudiada em 1253.


 

KARL MAX


Posted by Picasa Karl Heinrich Marx que nasceu em Trier no dia 5 de maio de 1818 e faleceu em Londres no dia 14 de março de 1883 foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia.
Também podemos encontrar a influência de Marx em várias outras áreas (tais como filosofia, economia, história) já que o conhecimento humano, em sua época, não estava fragmentado em diversas especialidades da forma como se encontra hoje.
Teve participação como intelectual e como revolucionário no movimento operário, sendo que ambos (Marx e o movimento operário) influenciaram uns aos outros durante o período em que o autor viveu.
Actualmente é bastante difícil analisar a sociedade humana sem referenciar-se, em maior ou menor grau, à produção de K. Marx, mesmo que a pessoa não seja simpática à ideologia construída em torno de seu pensamento intelectual, principalmente em relação aos seus conceitos econômicos.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santo Ângelo
Uma tradição muito antiga nos trás a luz sobre a vida de Ângelo.
Os registos indicam que ele nasceu em 1185, na cidade de Jerusalém, de pais judeus pela religião, chamados José e Maria, nomes muito comuns na região.
E que eles se converteram após Nossa Senhora ter avisado Ângelo, durante as orações, que ele teria um irmão, o que lhes parecia impossível porque eram idosos.
Mas, isto aconteceu.
Emocionados receberam o baptismo junto com a criança, à qual deram o nome de João.
Mais tarde, ele também vestiu o hábito carmelita.
Ângelo viveu em muitos conventos da Palestina e da Ásia Menor.
Recebeu muitas graças do Senhor, sobretudo o dom da profecia e dos milagres, depois de viver cinco anos no Monte Carmelo, mesmo lugar onde viveu o profeta Elias.
Entrou para a Ordem do Carmo quando tinha apenas dezoito anos e, em 1213, foi ordenado sacerdote.
Ainda segundo a tradição, Ângelo saiu do Monte Carmelo com os primeiros carmelitas que foram para Roma a fim de obterem do Papa Honório III a aprovação da Regra do Carmelo, e depois imigraram para a Sicília.
Lá, ao visitar a basílica de São João se encontrou com os sacerdotes, que se tornaram santos: Domingos de Gusmão e Francisco de Assis, instante em que previu e anunciou a sua morte como mártir de Jesus Cristo.
Dentre seus grandes feitos o que mais se destaca é o trabalho de evangelização que manteve entre os hereges cátaros daquela cidade.
A história narra que ele conseguiu converter até uma mulher que, antes disso, mantinha uma vida de pecados, inclusive uma relação incestuosa com um rico senhor do lugar.
No dia 5 de maio de 1220, Ângelo fez sua última pregação na igreja de São Tiago de Licata, na Sicília. Nesse dia foi morto, vítima daquele rico homem que, não se conformou com o abandono e a conversão de sua amante, encomendando o assassinato.
Venerado pela população, logo uma igreja foi erguida no lugar de seu martírio, onde foi sepultado o seu corpo.
A Igreja canonizou o mártir Santo Ângelo em 1498. Porém, somente em 1662, as suas relíquias foram transladadas para a igreja dos Carmelitas.
O seu culto se difundiu amplamente no meio dos fiéis e na Ordem do Carmo.
Santo Ângelo foi nomeado padroeiro de muitas localidades, inicialmente na Itália, depois em outras regiões da Europa.
Sua veneração se manteve até os nossos dias, sendo invocado pelo povo e devotos nas situações de suas dificuldades.
Os primeiros padres carmelitas da América difundiram a sua devoção, construindo igrejas, nomeando as aldeias que se formavam e expandiram o seu culto, que também chegou ao Brasil.

 

ILHA SE SANTIAGO


Posted by Picasa A maior das ilhas do arquipelago, Santiago, tem uma area de 991Km2, e é a mais populosa, com quase metade da população de Cabo Verde.
Nesta ilha localiza-se a Cidade da Praia, capital de Cabo Verde, e o maior centro urbano do país.
A 75km da Cidade da Praia, no estilo caribenho, depara-se com o vale verdejante de abundantes coqueiros, a baía do Tarrafal.

O interior da ilha é montanhoso e apresenta vales sinuosos e profundos, alguns com fontes de àgua permanente, e duas imponentes cadeias de montanhas: uma delas com o ponto mais alto da ilha a 1392 metros, o Pico d’Antonia, e a outra, a serra Malagueta que atinge os 1064 metros.
A costa é, geralmente, abrupta, de recifes negros, com pequenas praias de areia.

A vegetação da ilha é exuberante em zonas altas e em certos vales, e quase inexistente em zonas intermédias e baixas.
Foi descoberta no dia 5 de Maio de 1494.

 

NAPOLEÃO BONAPARTE


Posted by Picasa Napoleão Bonaparte que nasceu em Ajaccio, Córsega, França no dia 15 de Agosto de 1769 e faleceu em Santa Helena, protectorado britânico no dia 5 de Maio de 1821 foi o dirigente efectivo da França a partir de 1799 e foi Imperador de França de 18 de Maio de 1804 a 6 de Abril de 1814, adoptando o nome de Napoleão I.
Além disso, conquistou e governou grande parte da Europa central e ocidental. Napoleão nomeou muitos membros da família Bonaparte para monarcas, mas eles, em geral, não sobreviveram à sua queda.
Foi um dos chamados "monarcas iluminados".
No tempo em que vivia tomava banho na frente dos outros sem ter vergonha de mostrar o seu corpo.
Napoleão Bonaparte tornou-se uma figura importante no cenário político mundial da época, já que esteve no poder da França durante 15 anos e nesse tempo conquistou grandes partes do continente europeu.

Os biógrafos afirmam que seu sucesso deu-se devido ao seu talento como estrategista, ao seu talento para empolgar os soldados com promessas de riqueza e glória após vencidas as batalhas, além do seu espírito de liderança.

quinta-feira, maio 04, 2006

 

ALENTEJANANDO



Os dois primos alentejanos estavam na tropa e um deles confessa para o outro:
- É pá! Não sei o que hei-de fazer à nossa avó. Mandou-me uma carta a pedir-me para lhe mandar uma fotografia minha mas, como tu sabes, a única fotografia que eu tenho estou todo nu!!!
- Não faz mal. Cortas ao meio e mandas a parte de cima - disse o primo.
Assim o fez.
Porém enganou-se e, em vez de mandar a parte de cima, mandou a parte de baixo.
Como a avó era um pouco pitosga quando recebeu a foto disse:
- Ai que engraçado! É igualzinho à cara do avô, nariz comprido e cabelo para os olhos!

 

IMAGEM DO DIA


Ora vamos lá a ver se a àgua já está boa ! ! !
Posted by Picasa

 

CURIOSIDADES


No dia de hoje, quatro de Maio de dois mil e seis, pela uma hora dois minutos e três segundos, vai acontecer uma curiosidade que certamente não se repetirá, aparecendo o binómio hora/data da seguinte forma:
01.02.03. 04/05/06
Posted by Picasa

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santa Antonina
Antonina é o feminino do antigo nome latino Antonius, derivado provavelmente do grego Antionos, que significa "nascido antes".

É um dos nomes mais difundidos entre os povos latinos, que ganhou muitos adeptos entre os cristãos.
Mas, antes de Cristo, era muito comum também.
Hoje festejamos a santa mártir Antonina, que morreu em Nicea, na Bitinia, actual Turquia, no final do século III.
No Martirológio Romano, ela foi citada três vezes: dia 01 de março, 04 de maio e 12 de junho, e cada vez de maneira diferente, como se fossem três pessoas distintas.
No século XVI, o cardeal e bibliotecário do Vaticano, César Baronio, unificou os calendários litúrgicos da Igreja, a pedido do Papa Clemente VIII, com os Santos comemorados em datas diferentes no mundo cristão.
A Igreja dos primeiros séculos foi exclusivamente evangelizadora.
Para se consolidar adaptava a liturgia e os cultos dos Santos aos novos povos convertidos. Muitas vezes, as tradições se confundiam com os factos concretos, devido aos diferentes idiomas, mas assim mesmo os cultos se mantiveram.
O trabalho de Baronio, foi chamado de Martirológio Romano, uma espécie de dicionário dos Santos da Igreja de Cristo de todos os tempos.
Porém, ele ao lidar com os calendários: egípcio, grego e siríaco, que comemoravam santa Antonina em datas diferentes, não se deu conta que as celebrações homenageavam sempre a mesma pessoa.
Isto porque o nome era comum e os martírios, descritos de maneira diversa entre si.
O calendário grego dizia que ela foi decapitada, o egípcio, que foi queimada viva e o siríaco, que tinha morrido afogada.
Mas tarde, o que deu luz aos factos foi um código Geronimiano do século V, confirmando que apenas uma mártir tinha morrido em Nicea, com este nome.
Antonina sofreu o martírio no século IV, durante o governo do sanguinário imperador Diocleciano, na cidade de Nicea.
Ela foi denunciada como cristã, presa e condenada a morte.
Mas antes a torturaram de muitas maneiras.
Com ferros em brasa, lhe queimaram as mãos e os pés.
Depois, foi amarrada e colocada numa pequena cela com o chão forrado de brasas, onde ficou por dois dias.
Voltando ao tribunal não renegou sua fé, foi então fechada dentro de um saco e jogada no fundo de um lago pantanoso na periferia de Nicea.
Era o dia 04 de maio de 306, data que foi mantida para a veneração de Santa Antonina, a mártir de Nicea.

 

CABO VERDE


Posted by Picasa Cabo Verde é um arquipélago de 10 ilhas originalmente desabitadas descobertas por Portugal no século XV, de origem vulcânica, localizado no Oceano Atlântico, 640 km a oeste de Dacar, Senegal.
Outros vizinhos próximos do país são a Mauritânia, a Gâmbia e a Guiné-Bissau, ou seja, todos na faixa costeira ocidental da África que vai do Cabo Branco às ilhas Bijagós.
Arquipélago que pertenceu a Portugal desde sua descoberta, como ainda hoje pertencem os arquipélagos de Açores e Madeira, tornou-se independente em 1975 e hoje é uma república parlamentarista. Foi descoberto no dia 4 de Maio de 1460 por Portugal, que encontrou as ilhas desabitadas, começando a colonizá-las por meio do sistema de Capitanias Hereditárias dois anos mais tarde, trazendo escravos da costa da África para plantar algodão, árvores frutíferas e cana-de-açúcar (cana sacarina).

Com a prosperidade, vieram os piratas, que atacaram as ilhas inúmeras vezes durante os séculos seguintes.
Abolido o tráfico de escravos em 1876, o interesse comercial do arquipélago para a Metrópole decresceu, só voltando a ter importância a partir da segunda metade do século XX.

 

MARECHAL TITO


Posted by Picasa Josip Broz Tito nascido em Kumrovec no dia 7 de maio de 1892 e falecido em Ljubljana no dia 4 de maio de 1980 foi presidente da Jugoslávia, que controlou durante muitos anos com mão de ferro as etnias da Sérvia, Montenegro, Croácia, Eslovênia, Macedônia e Bósnia-Herzegovina.
Após sua morte desencadeou-se uma grande guerra civil e desmembramento das repúblicas.
Nascido Josip Broz no território croata, foi primeiro-ministro jugoslavo entre 1945 e 1953 e presidente de 1953 a 1980.

Durante a Primeira Guerra Mundial, serviu na infantaria austro-húngara e foi feito prisioneiro na Rússia. Escapou e lutou pela Revolução Russa.
Depois de retornar à jugoslávia, envolveu-se com o Partido Comunista e esteve preso por seis anos.
Após a invasão alemã da Iugoslávia (1941), Tito organizou as forças guerrilheiras na Frente de Libertação Nacional.
Teve de combater não apenas os alemães como também seus comparsas Ustaše, que formaram um governo croata dependente do Eixo.
Outro de seus inimigos mais notáveis foi Draza Mihailovic, chefe dos chetniks, nacionalistas sérvios.
A desunião entre os jugoslavos foi superada em nome da expulsão do invasor nazi.
No final da guerra, ele surgiu como o líder do novo governo federal.

Rejeitou a tentativa de Stalin de controlar ideologicamente os Estados comunistas da Europa oriental (a jugoslávia não integrava a aliança militar do bloco comunista).
Como conseqüência, a Jugoslávia foi desvinculada do Cominform (organização internacional comunista que visava coordenar as actividades do partido em toda a Europa) e Tito tornou-se um dos principais expoentes do não-alinhamento durante a Guerra Fria.
Em 1961, ele promoveu a Conferência Internacional dos Países Não-Alinhados, onde ficou determinado que as nações participantes tomariam uma postura de neutralidade em relação à Guerra Fria.
As relações com a União Soviética foram reatadas em 1955, mas Tito manteve sua independência, experimentando diferentes estilos de organização econômica, incluindo a participação dos trabalhadores na administração das fábricas – que recebeu o nome de autogestão.

Com sua morte, em 1980, o cargo de presidente da Jugoslávia passou a ser rotativo entre as seis repúblicas mas, por volta de 1989, o sistema encontrava-se em desordem e a unidade do país começou a se desintegrar, em grande parte devido à profunda crise econômica gerada pelo desmoronamento do Leste Europeu e, mais importante, pelo surgimento de partidos ultranacionalistas em todas as repúblicas, principalmente na Croácia e na Sérvia.
Estava formado o caldo que jogaria o país numa brutal e insana guerra civil, com ódios étnicos seculares refletidos em atrocidades cometidas por todos os lados do conflito.

 

TRAGÉDIA NO FUTEBOL


Posted by Picasa A tragédia de Superga foi um acidente aéreo ocorrido a 4 de Maio de 1949.
Às 17:05 horas , o Fiat G212 que levava a bordo toda a equipa do "Torino Calcio" chocou com a fachada da basílica de Superga, perto de Turim.
Na jornada 34 da temporada 48-49, o Torino tinha 4 pontos sobre a Internazionale e faltando 4 jornadas e 8 pontos por jogar, a Liga declarou-o campeão.

Seu avião havia chocado contra a igreja de Superga a umas milhas de Turin, regressando de um amistoso com o Benfica de Lisboa.
Não houve sobreviventes.
Acabou-se neste dia a história da melhor equipe italiana, e uma das maiores do mundo, o Torino da década de 40.
Em 4 de maio 1949, o mesmo dia da catástrofe, em honra ao brilhante Torino da época, a seus jogadores, técnicos e acompanhantes, declarou-se vencedor da Liga.

Depois do luto nacional, e ante a emoção universal, a equipa juvenil substituiu por completo a equipa profissional ... para jogar as quatro partidas pendentes e as quatro partidas ganhou a equipa juvenil. 15 de maio de 1949, Torino-Genova, 4-0, 22 de maio, Torino-Palermo, 3-0, 29 de maio, Sampdoria-Torino, 2-3 e 12 de Junho, numa última partida emocionante, os juvenis ganharam no Stadio Comunale por 2-0 à Fiorentina.
Num grande gesto de respeito, os quatro rivais também escalaram juvenis.
Assim, o Torino, líder desportivo, no dia do drama e declarado campeão de honra e luto, também se proclamou campeão desportivo.

Os juvenis honraram de tão bela forma a seus ídolos, como Valentino Mazzola, a estrela, o criador, goleador e organizador do grande Torino.
O drama do desaparecimento da equipa não pôde com a beleza da entrega e do jogo da equipa juvenil.
É que naquele tempo o TORINO apaixonava, era o melhor da Itália, fazia uma década, a Juventus era então o segundo da cidade da Fiat.

Este scudetto de 1949 era o quinto consecutivo. Em 1947/48, o Torino tinha marcado 125 gols em 40 partidas ... umas cifras inconcebíveis na Itália, não?
O Torino jogava no ataque, Valentino Mazzola, o mesmo melhor realizador com 20 a 30 gols anuais, o pai de Sandro Mazzola do Inter dos 60, animava e iluminava o balet dos golos de Menti, Loik, Gabetto, Ossola, com Grezar, Rigamonti e Castigliano na medular e poucos zagueiros, que até tinham nome de balet: Ballarin, se chamava o cabeça de área.

E bailava diante de Bacigalupo, "lupo" de guarda que não sofria golos porque seus companheiros se consagravam a atacar e marcar golos aos contrários para o descanso de seus escassos guarda redes.
No 4 de Maio de 1949 morreu o melhor futebol da Itália em Superga e 10 anos mais tarde o calcio estreava o catenaccio, e o Torino criativo e ofensivo de Valentino já era uma simples lembrança dramática.

É possível também que a historia do futebol italiano mudou esse dia.
O Torino só ganharia um scudetto mais em 1976.

 

AUDREY HEPBURN


Posted by Picasa Audrey Hepburn que nasceu a 4 de maio de 1929 e faleceu a 20 de janeiro de 1993, era uma actriz, modelo e humanista belga radicada nos Estados Unidos.
Nascida Audrey Kathleen Ruston em Bruxelas, Bélgica, ela era a única filha de Joseph Anthony Ruston (um banqueiro anglo-irlandês) e Ella van Heemstra (uma baronesa holandesa descendente de reis ingleses e franceses).
Seu pai anexou o sobrenome Hepburn, e Audrey se tornou Audrey Hepburn-Ruston.
Ela tinha dois meio-irmãos, Alexander e Ian Quarles van Ufford, do primeiro casamento da sua mãe com um nobre holandês.
Além de um rosto bonito, Audrey era uma mulher humilde, gentil e charmosa, que preferia cuidar dos outros a seu redor do que de si mesma.

Ao final de sua vida, ela trabalhou incansavelmente como uma voluntária para a UNICEF.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com