sábado, setembro 16, 2006

 

IMAGEM DO DIA


Um peso pesado do ténis mundial !
Posted by Picasa

 

MICKEY ROURKE


Posted by Picasa Antes de dedicar suas energias ao Actor's Studio ade Nova York e se tornar um actor, Mickey Rourke queria ser um jogador de beisebol profissional e lutador de box.
Rourke se lançou na carreira de actor com pequenos papeis em Heaven's Gate (1981) antes de chamar a atenção em Body Heat (1981) e Diner (1982).
Seguiu-se um papel admirável em Rumble Fish (1983) e The Pope of Greenwich Village (1984), e então teve uma performance cheia de bravura como o capitão de policia determinado Stanley White em Year of the Dragon (1985).
Quando o filme foi arrasado pelos críticos, Rourke defendeu o director Michael Cimino e se recusou a dar entrevistas aos críticos.
Ganhou imediatamente uma reputação de perfeccionista, concordando apenas em trabalhar com directores ou em projectos que estivessem de acordo com seus padrões.
Suas performances de 1987, em Angel Heart, A Prayer for the Dying e Barfly foram um atestado dessa postura, mas seus papeis principais no infame 9 1/2 Weeks (1986) e Wild Orchid (1990) deram-lhe uma ‘camada de lixo europeu’ que apenas aumentou com seu temperamento e natureza de estilo próprio.
Essas qualidades, contudo, embora tenham envenenado sua carreira nos EUA não fizeram nada para sua reputação na França, onde sempre foi querido.
Do final dos anos 80 e ao longo da década de 90 a carreira desse actor desiludido, com potencial de ser um Robert De Niro, sofreu uma queda violenta. Ele escreveu, produziu e estrelou Homeboy (1988), um filme sobre um lutador premiado, mas que quase tem uma morte cerebral. O filme não teve lançamento nos cinemas, e foi directo para o vídeo. A conexão masoquista entre esse filme e sua subseqüente “nova carreira” como um lutador de boxe foi inegável, embora continuasse a aparecer esporadicamente em filmes menores e em papeis coadjuvantes. Em 1997 Rourke reprisou seu papel de sexual sádico em Another 9 1/2 Weeks, um remake virtual do original, apenas sem a presença redentora de Kim Basinger.
Embora a carreira de Rourke se consistiu principalmente de filmes ‘directo-para-o-vídeo’, ele teve amigos o suficiente e respeito entre seus pares para fazer aparições ocasionais em filmes de alto orçamento. Em 1997 teve um pequeno papel na adaptação de Francis Ford Coppola da novela de John Grisham, The Rainmaker.
No ano seguinte Vincent Gallo, fanático por Rourke, o colocou como o cara mau em sua estréia como director, Buffalo '66. Rourke mostrou flashes de seu antigo brilho no filme de Steve Buscemi, Animal Factory (2000), e foi uma das participações especiais impressivas no filme de Sean Penn, The Pledge. Rourke também teve um dos papeis mais importantes numa estréia de Hollywood importante, no filme de Robert Rodriguez, o terceiro sobre os Mariachi, em Once Upon a Time in Mexico (2003).
Casou-se com Debra Feuer, actriz de quem se divorciou para se casar novamente com Carre Otis em 1992 de quem também se divorciou no ano seguinte.
Nasceu no dia 16 de Setembro de 1950, nos Estados Unidos da America.

 

CARICATURA DO DIA


João Paulo II
Posted by Picasa

 

B.B.KING


Posted by Picasa Riley King nasceu no dia 16 de setembro de 1925 no meio de uma plantação de algodão de Itta Bena, Mississípi.
O seu tio estava casado com uma piedosa predicadora que ao sair da igreja os visitava e tocava violão.
Desde a infância se interessou por blues, country, gospel e jazz.
Nascido no berço do Blues não era de se estranhar que o jovem King se interessasse por música, carreira que era muito mais proveitosa à época do que colher algodão, única alternativa restante. King começou a cantar com sua mãe que morreu quando ele tinha sete anos.
Criado pelos seus avós, ganhou o seu primeiro violão aos quatorze anos e começou a cantar em grupos de gospel, sozinho pelas cidadezinhas e inclusive, em 1944, para os soldados enquanto fazia o serviço militar.
("Pode parecer chocante, mas foi quando me meteram no quartel que decidi cantar blues. Meus companheiros tiveram a febre dos spirituals.")
Os dois bês no seu nome correspondem ao apelido "Blues Boy" que lhe deram numa emissora de rádio quando estava começando. Os seus primeiros antecedentes artístico sencontram-se na Igreja: foi membro do coro da sua paróquia desde muito jovem. No entanto, trabalhou no campo durante anos até que foi para Mênfis, no Tenessee, onde foi companheiro do seu primo, o célebre bluesman Bukka White e se relacionou com outros artístas do gênero.
Familiarizou-se com a guitarra seguindo o caminho de gente como T-Bone Walker, Lowell Fulson, desenvolvendo uma técnica própria. Tocou com Johnny Ace e com Bobby Blue Bland antes de adoptar definitivamente a música como profissional em 1949.
Nesse ano gravou suas primeiras faixas em vinil. Durante o início dos anos 50 foi produzido por ninguém menos que Sam Philips, até então um produtor medíocre. Em 1951 conseguiu pela primeira vez sucesso nacional nas paradas de r&b com a música Three O'Clock Blues. Aproveitando a boa repercussão montou a banda Beale Streeters (com o vocalista Bobby Bland, o pianista Johnny Ace e o baterista Earl Forest).
Faleceu recentemente.

 

JEAN PIAGET


Posted by Picasa Jean Piaget que nasceu no dia 9 de Agosto de1896 em Neuchatel na Suiça e faleceu no dia 16 de Setembro de1980 foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil.
Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio.
Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia.Seu pai, um calvinista convicto, era professor universitário de Literatura medieval.Piaget foi um menino prodígio. Interessou-se por História Natural ainda em sua infância. Aos 11 anos de idade, publicou seu primeiro trabalho sobre sua observação de um pardal albino.
Esse breve estudo é considerado o início de sua brilhante carreira científica.
Aos sábados, Piaget trabalhava gratuitamente no Museu de História Natural.
Piaget freqüentou a Universidade de Neuchâtel, onde estudou Biologia e Filosofia.
Ele recebeu seu doutorado em Biologia em 1918, aos 22 anos de idade.Após formar-se, Piaget foi para Zurich, onde trabalhou como psicólogo experimental.
Lá ele freqüentou aulas lecionadas por Jung e trabalhou como psiquiatra em uma clínica.
Essas experiências influenciaram-no em seu trabalho. Ele passou a combinar a psicologia experimental - que é um estudo formal e sistemático - com métodos informais de psicologia: entrevistas, conversas e análises de pacientes.

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa A comadre Emília estando gávida de alguns meses vai à médica D.Henriqueta lá em Beja.
A médica diz:
- Minha senhora, isso não é nada, são só gases.
- Mas sotora, a barriga está a aumentar e eu estou com enjôos.
- Vá para casa, tome estes medicamentos para os gases e vai ver que a barriga diminui.
A comadre volta no oitavo mês de gravidez e diz:
- Sotora, estou quase a dar à luz:
Diz a médica:
- Nada disso! Vou dobrar a dosagem dos medicamentos. Isso são gases.A mulher vai para casa triste.Passado um ano, estava a mulher num jardim com o filho vestido à marujo e encontra-se com amédica.
Ela vê-a e diz:
- Está a ver? A sua barriga desapareceu. Eu não lhe disse que eram só gases? E este menino quem é?
Diz a comadre:
- Bom, para mim ele é o meu filho. Para a sotora deve ser um peido vestido de marinheiro.

 

DAVID COPPERFIELD


Posted by Picasa David Copperfield (nascido David Seth Kotkin em Metuchen, Nova Jersey, EUA a 16 de Setembro de 1956), é um renomado mágico e ilusionista conhecido principalmente por sua combinação de ilusões espetaculares com a habilidade de contar histórias.
Seus feitos mais famosos incluem: fazer desaparecer a Estátua da Liberdade (num programa de televisão - os assistentes ao vivo participavam na ilusão e sabiam como era feita), levitar sobre o Grand Canyon e passar através da Muralha da China.
Começou a actuar profissionalmente com 12 anos, e se tornou o mais novo membro admitido na Sociedade dos Mágicos Americanos.

Com 16 anos ensinava mágica na Universidade de Nova York.
Em 1982 fundou o Project Magic, um programa de reabilitação para pacientes com deficiência reconquistarem habilidades perdidas ou danificadas.

O programa é reconhecido pela Associação Norte-Americana de Terapia Ocupacional, e é usado em mais de mil hospitais em todo o mundo.
Copperfield se esforça por preservar para as futuras gerações a hísrória da arte da magia.

Para isto tem um museu de livros, acessórios de antiquário, e outros factos históricos relacionados com conjurações.
Sua vasta colecção, conhecida como o Museu e Biblioteca Internacionais das Artes de Conjuraçào, está localizada em Las Vegas, Nevada.
A revista Forbes publicou que Copperfield ganhou 57 milhões de dólares em 2003, o que o torna a décima celebridade mais bem paga do mundo.
Teve um relacionamento cm a supermodelo Claudia Schiffer por seis anos, até 1999.

 

PAPA VALENTIM I


Posted by Picasa Era romano e governou somente quarenta dias.
Eleito em 6 de agosto de 827, morreu em 16 de Setembro de 827.
Foi amado pelo povo, a nobreza e o clero, graças a sua pureza.
No começo de seu breve pontificado foi acolhido com grandes manifestações de júbilo por seu caráter bondoso.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa São Cipriano
Cipriano era filho de uma nobre e rica família africana de Cartago, capital romana na no norte da África.

Foi considerado um dos personagens mais empolgantes e importantes do século III.
Primeiro pelo destaque alcançado como advogado, quando ainda era pagão. Depois por ser considerado um mestre da retórica e defensor irrestrito da unidade da Igreja.
Mas o factor principal foi sua conversão ao cristianismo, já na maturidade, entre os trinta e cinco e quarenta anos de idade, causando um grande alvoroço e espanto na sociedade da época.
Cipriano não deixou apenas sua vida de pagão, mas também distribuiu quase toda a sua fortuna entre os pobres, renunciando à ciência profana da qual se alimentara até então.
Com muito pouco tempo, foi ordenado sacerdote e, por eleição directa do clero e do povo, imediatamente substituiu o bispo de Cartago logo após sua morte.
Cipriano o fez contrariando seu próprio desejo, mas em obediência à Igreja. Nos anos de 249 a 258, durante o episcopado de Cipriano, a Igreja africana passou por sérios problemas.
Os imperadores Valeriano e Décio empreenderam uma perseguição sem tréguas aos cristãos. Além disso, uma grande e terrível peste atacou o norte da África, causando muitas mortes e sofrimento. Como se não bastasse, a Igreja ainda se agitava com problemas doutrinários, internamente.
Durante a perseguição do imperador Décio, em 249, grande número de fiéis e sacerdotes, até mesmo bispos, fraquejaram perante as torturas e renunciaram à fé cristã. Por esses actos ficaram conhecidos como "cristãos lapsos". A Igreja, então, mergulhou, definitivamente, na polêmica do "lapso", criando o seu primeiro grande cisma, isto é, uma divisão entre o clero.
Não se sabia que atitude tomar contra os fiéis que abandonavam a fé e depois desejavam voltar para o seguimento de Cristo. Em Roma, fora eleito o papa Cornélio, com amplo apoio dos bispos liderados por Cipriano, que apreciava muito a conduta de seu colega bispo, com o qual trocava muita correspondência. Mas havia Novaciano, em Roma, que se elegeu antipapa e começou uma forte corrente a favor da não-reconciliação dos desertores.
Já na África, um certo Felicíssimo era completamente contra tal atitude, rogando pela clemência e reintegração do rebanho desgarrado.
Assim, liderados, novamente, pelo bispo Cipriano, Novaciano foi perdendo força. Uma outra controvérsia, que assolava a Igreja na época, era a validade ou não dos baptismos realizados por hereges. Essa era a única divergência que existia entre o papa Cornélio e o bispo Cipriano. O papa, seguindo a tradição da doutrina, considerava válidos os baptismos, já o bispo dizia que "não se pode dar a fé a quem não a tem".
Assim, a questão permaneceu sem solução. Em 258, ainda com a perseguição contra a Igreja, Cipriano foi denunciado e sentenciado à morte por decapitação. As actas escritas revelam que nesse dia, quando o pró-cônsul determinou a sentença, as únicas palavras proferidas por Cipriano foram "Graças a Deus!" Foi executado no dia 14 de setembro de 258.
São Cipriano deixou-nos inúmeros escritos, entre os quais oitenta e uma cartas que se tornaram uma fonte de informação preciosa da vida eclesiástica daquele tempo. A Igreja declarou-o padroeiro da África do Norte e da Argélia, sendo sua festa litúrgica marcada para o dia 16 de setembro, quando se comemora a festa do santo papa Cornélio, o amigo de fé que ele tanto defendeu.

 

LAUREN BACALL


Posted by Picasa Lauren Bacall, nome artístico de Betty Joan Perske, (Nova Iorque, 16 de setembro de 1924) é uma consagrada atriz americana de cinema, teatro e televisão norte-americana.
Conhecida por sua voz rouca e aparência sensual, ela tornou-se um ícone da moda e um modelo para a mulher moderna.

Hoje ela é considerada uma actriz lendária, em parte devido a sua longevidade como actriz.
Ela é mais conhecida por ser uma actriz importante do cinema noir em filmes como A Beira do Abismo (1946) e Prisioneiro do Passado (1947), bem como uma comediante, como visto no filme Como Agarrar um Milionário (1953).

 

D.PEDRO V


Posted by Picasa Nasceu no dia 16 de Setembro de 1837, em Lisboa no Palácio Real das Necessidades, onde também faleceu no dia 11 de Novembro de 1861, sendo baptizado na capela do mesmo paço a 1 de Outubro seguinte pelo cardeal patriarca de Lisboa D. Fr. Patrício da Silva, capelão-mor da rainha D. Maria II.
Era filho desta soberana, e de seu marido, el-rei D. Fernando. Chamava-se D. Pedro de Alcântara Maria Fernando Miguel Rafael Gonzaga Xavier João António Leopoldo Victor Francisco de Assis Júlio Amélio.
Educado primorosamente, assim como seus irmãos, pelos melhores professores de Lisboa, e principalmente por sua mãe, que teve sempre a justíssima reputação de excelente educadora, revelou desde muito novo as brilhantes qualidades que o ornavam, a sua notável inteligência, a sua tendência para um perseverante estudo, e as mais nobres e mais elevadas qualidades de espírito e de coração.
Foi jurado e reconhecido príncipe real e herdeiro da coroa pelas cortes gerais a 26 de Janeiro de 1838, tendo de idade pouco mais de 4 meses.
Contava 16 anos quando faleceu sua mãe, a 15 de Novembro de 1853, a quem sucedeu no trono. Marcando-se aos 18 anos a maioridade dos reis de Portugal, D. Pedro V era ainda menor, e nesse mesmo dia foi convocado o conselho de Estado, que deliberou confiar a regência do reino, durante a menoridade do jovem monarca, a seu pai, el-rei D. Fernando, visto não haver disposição alguma a tal respeito na Carta Constitucional, deliberação que foi depois confirmada pelas cortes gerais, e de que prestou juramento na sessão de 19 de Dezembro de 1853.
D. Pedro V e seu irmão D. Luís, que mais tarde lhe sucedeu no trono, empreenderam uma viagem de instrução e recreio pela Europa.
Em Maio de 1854 saíram a barra de Lisboa a bordo do vapor Mindelo, indo directamente a Londres, passando de. pois à Bélgica, Holanda, Prússia, Áustria, França e Saxe-Coburgo-Gotha, voltando a Londres, donde regressaram a Lisboa. Em todas estas cortes granjearam os régios viajantes as maiores provas de consideração e de simpatia. No ano seguinte, 1855, empreenderam nova viajem, visitando outra vez algumas das terras já citadas, e também a Itália, Suiça, etc.No seu regresso, completando D. Pedro V, 18 anos a 16 de Setembro, foi nesse dia declarada a sua maioridade, e prestou juramento em sessão solene das cortes.
Realizaram-se grandes e entusiásticas festas em Lisboa, para solenizar o novo rei que ia assumir o pesado e espinhoso cargo da governação do reino. Grandes infortúnios começaram desde logo a assinalar o seu reinado. Em 1856 desenvolveu se em Lisboa a cholera morbus, e em muitos outros pontos do país, fazendo consideráveis vítimas, e no ano seguinte, 1855, outro flagelo, que se tornou ainda mais devastador, a febre-amarela, veio assolar a capital.
Foram dois anos de tristíssima memoria, que enlutaram milhares de famílias, extinguindo-se muitas delas completamente, deixando muitas crianças na orfandade. A cidade de Lisboa, principalmente em 1857, apresentava um aspecto tristíssimo. Com especialidade. na cidade baixa, viam-se encerrados numerosos estabelecimentos; uns, por seus proprietários terem falecido, outros por terem saído de Lisboa fugindo ao terrível contagio. O terror geral era indescritível; por ordem do governo foram os jornais proibidos de darem longas noticias sobre os falecimentos, e o número e nomes das vítimas, que chegavam a ocupar diariamente muitas colunas; os enterros passaram a fazer-se de noite, observando-se a maior simplicidade, não sendo permitidas as pompas fúnebres, apenas uma sege conduzindo o morto e o padre para o acompanhar. Não sendo suficientes os hospitais que existiam, para abrigarem o número enorme de atacados, organizaram-se alguns provisórios em certos pontos da cidade; numerosas procissões de penitência percorriam as ruas, e nas igrejas todos os dias se entoavam preces. Os teatros e outros divertimentos públicos fecharam. A consternação era geral; as ruas viam-se desertas, o terror via-se estampado em todas as fisionomias. Abandonaram a cidade, indo viver para os arredores e para outras terras distantes, altos funcionários e outros empregados públicos, capitalistas, negociantes, o próprio patriarca, e no meio desta pavorosa e angustiosa situação sobressaía a figura do jovem monarca que, apesar dos conselhos de quantos o rodeavam, não quis abandonar Lisboa, e qual outro apóstolo do bem e da resignação, se dirigia aos hospitais, sentando-se junto dos leitos dos enfermos, a quem dirigia palavras de conforto e de esperança. Quando os ajudantes que o acompanhavam nestas piedosas visitas lhe pediam que não se expusesse assim tão temerariamente ao terrível contágio, respondia secamente que se tinham medo o deixassem, que ele podia ali estar só. Este acto de abnegação e caridade causou a maior impressão em toda a gente e a admiração até dos estrangeiros. Um rapaz que apenas contava 20 anos de idade, dando um exemplo tão grandioso de amor pelos que sofriam, procurando suavizar-lhes o sofrimento, ao menos animando-os com a sua presença.D. Pedro V tornou-se muito popular; o povo adorava-o, e chamava-lhe o rei santo. A sorte protegia-o, porque expondo-se com tanta afoiteza, com tanta coragem ao perigo do tenebroso contágio, não teve o menor sinal de doença naqueles meses de Agosto, Setembro, Outubro e Novembro de 1857, em que mais se pronunciaram os efeitos da epidemia. Pouco a pouco foram rareando os casos, que até então eram numerosos todos os dias, e quando chegou o fim de Dezembro estava a febre amarela completamente debelada, restando os choros e os lamentos das pessoas que tinham perdido parentes queridos, e crianças órfãs, que se viam sós entregues à mais profunda tristeza e saudade. Chegou depois o ano de 1858, que trouxe para Portugal dias mais sossegados e mais felizes. Para suavizar as angústias dos dois anos anteriores, tratou-se do casamento do jovem monarca, que se tornara o ídolo do povo. Essa notícia foi recebida com o maior entusiasmo sendo a esposa escolhida a princesa de Hohenzollern-Sigmaringen, D. Estefânia Josefina Frederica Guilhermina Antónia, segunda filha do príncipe soberano do Hohenzollern-Sigmaringen, Carlos António Joaquim, e de sua mulher D. Josefina Frederica. O casamento realizou-se por procuração em Dresde a 29 de Abril de 1858, e em pessoa, em Lisboa, a 18 de Maio, na igreja de S. Domingos, um formoso dia de primavera, que parecia vir também saudar os régios noivos, reunindo-se ao entusiasmo que se notava por toda a parte, à alegria e satisfação que reflectia em todos os semblantes. As aclamações e os vivas, que o povo soltava durante o trânsito do Terreiro do Paço, onde a jovem rainha desembarcou, até à igreja de S. Domingos, chegaram ao delírio. A rainha D. Estefânia granjeou logo também as maiores simpatias; o seu carácter, por um acaso que poucas vezes se encontra nestas uniões monárquicas, estava em perfeita harmonia com o carácter de seu marido. Os régios esposos amaram-se extremosamente. Passaram em Sintra a lua-de-mel durante o Verão desse ano de 1858, e muitas vezes se encontravam passeando sozinhos de braço dado pelos caminhos mais solitários da serra, passeios que muitas vezes repetiam. em Lisboa, e que inspiravam ao povo a mais profunda simpatia, porque davam um exemplo não muito frequente de amor no casamento e de amor no trono, e o exemplo das virtudes domésticas mais elevadas com a pureza do seu viver, com o afecto que os unia, o qual se manifestava a cada instante. Foi nesse ano de 1858 que. D. Pedro V teve a nobre ideia de fundar em Lisboa os altos estudos literários que não existiam em Portugal, e que depois da morte dele pouco desenvolvimento tiveram. Cedeu uma parta da sua lista civil para se comprarem inscrições, que constituíssem a dotação de um novo estabelecimento de instrução superior, o Curso Superior de Letras, onde se criaram as cadeiras de história, de literatura antiga, de literatura moderna, de filosofia da história e de filosofia transcendente, cadeiras que foram regidas por Lopes de Mendonça, Rebelo da Silva, Jaime Moniz, etc. Era essa a fundação querida de D. Pedro V, e muitas vezes o estudioso monarca que amava as letras e a ciência, ia ouvir as lições dos professores, escutando de preferência a palavra inspirada e eloquente do grande Rebelo da Silva.Mas ainda não estavam completas as provações por que tinha de passar o infeliz rei, no seu tão curto reinado de 6 anos. Sucederam um ao outro dois factos que profundamente o feriram, um como rei, e o outro como esposo dedicado e carinhoso. Como rei, foi a questão com o governo imperial de França, em 1859, que por causa do apresamento da barca Charles et Georges, mandou uma esquadra às águas do Tejo tomar aquele navio e afrontar a bandeira portuguesa; como esposo, viu nesse mesmo ano, a 17 de Julho, sucumbir, vítima duma angina que em tão pouco tempo roubou a Portugal uma rainha bondosa e altamente simpática, deixando D. Pedro inconsolável com tão infausta perda.

 

MULHERES BONITAS



Posted by Picasa

sexta-feira, setembro 15, 2006

 

IMAGEM DO DIA


Subsistência !
osted By Picassa

 

DR.FLEMING


Posted by Picasa Em 1922 Fleming descobrira uma substância antibacteriana na lágrima e na saliva, a qual dera o nome de lisozima.
Em 15 de Setembro de 1928 Fleming desenvolvia pesquisas sobre estafilococos, quando descobriu a penicilina. A descoberta da penicilina deu-se em condições peculiaríssimas, graças a uma seqüência de acontecimentos imprevistos e surpreendentes.
No mês de agosto daquele ano Fleming tirou férias e, por esquecimento, deixou algumas placas com culturas de estafilococos sobre a mesa, em lugar de guardá-las na geladeira ou inutilizá-las, como seria natural.
Quando retornou ao trabalho, em setembro, observou que algumas das placas estavam contaminadas com mofo, fato que é relativamente freqüente. Colocou-as então, em uma bandeja para limpeza e esterilização com lisol. Neste exato momento entrou no laboratório um seu colega, Dr. Pryce, e lhe perguntou como iam suas pesquisas. Fleming apanhou novamente as placas para explicar alguns detalhes ao seu colega sobre as culturas de estafilococos que estava realizando, quando notou que havia, em uma das placas, um halo transparente em torno do mofo contaminante, o que parecia indicar que aquele fungo produzia uma substância bactericida. O assunto foi discutido entre ambos e Fleming decidiu fazer algumas culturas do fungo para estudo posterior.
O fungo foi identificado como pertencente ao gênero Penicilium, donde deriva o nome de penicilina dado à substância por ele produzida. Fleming passou a empregá-la em seu laboratório para selecionar determinadas bactérias, eliminando das culturas as espécies sensíveis à sua ação. A descoberta de Fleming não despertou inicialmente maior interesse e não houve a preocupação em utilizá-la para fins terapêuticos em casos de infecção humana até a eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939.
Em 1940, Sir Howard Florey e Ernst Chain, de Oxford, retomaram as pesquisas de Fleming e conseguiram produzir penicilina com fins terapêuticos em escala industrial, inaugurando uma nova era para a medicina - a era dos antibióticos. Alguns anos mais tarde, Ronald Hare, colega de trabalho de Fleming, tentou, sem êxito, "redescobrir" a penicilina em condições semelhantes às que envolveram a descoberta de Fleming. Após um grande número de experiências verificou que a descoberta da penicilina só se tornou possível graças a uma série inacreditável de coincidências, quais sejam:
- O fungo que contaminou a placa, como se demonstrou posteriormente, é um dos três melhores produtores de penicilina dentre todas as espécies do gênero Penicilium; - O fungo contaminante teria vindo pela escada do andar inferior, onde se realizavam pesquisas sobre fungos;

-O crescimento do fungo e dos estafilococos se fez lentamente, condição necessária para se evidenciar a lise bacteriana;
- No mês de agosto daquele ano, em pleno verão, sobreveio uma inesperada onda de frio em Londres, que proporcionou a temperatura ideal ao crescimento lento da cultura;
- A providencial entrada do Dr. Pryce no Laboratório permitiu que Fleming reexaminasse as placas contaminadas e observasse o halo transparente em torno do fungo, antes de sua inutilização.
Apesar de todas essas felizes coincidências, se Fleming não tivesse a mente preparada não teria valorizado o halo transparente em torno do fungo e descoberto a penicilina.

 

CARICATURA DO DIA


Posted by Picasa SUARTO

 

TOMMY LEE JONES


Posted by Picasa Tommy Lee Jones nas ceu no dia 15 de Setembro de 1946 em San Saba, Texas, nos Estados Unidos.
Nascido em San Saba, pertence à 18ª geração de uma família de texanos.
Fiel à tradição, começou a trabalhar em campos de petróleo.
Na Harvard University, dividia o quarto com o actual vice-presidente dos EUA, Al Gore.
Campeão de pólo, estreou no teatro em "A Patriot for Me" (69) e no cinema em "Love Story" (70).
Foi um dos mais activos actores secundários do cinema norte-americano na década de 70, estabelecendo uma reputação que lhe daria a chance de interpretar o assassino Gary Gilmore em "A Canção do Carrasco" (83), adaptação para a TV do best-seller de Norman Mailer: o papel lhe valeu o Emmy de melhor actor.
Foi só na década de 90, entretanto, que alcançou a consagração no cinema, com o Oscar e o Globo de Ouro de melhor actor secundário por "O Fugitivo" (93).
Dois anos antes, já havia sido indicado para o Oscar na mesma categoria por "JFK - A Pergunta que Não Quer Calar", de Oliver Stone, no papel do empresário gay Clay Shaw.
Stone o chamaria também para estrelar "Entre o Céu e a Terra" (93) e para outro marcante papel secundário em "Assassinos por Natureza" (94).
Jones estreou na direcção com o telefilme "The Good Old Boys" (95), um faroeste produzido para a TNT e também estrelado por ele.
Divorciado de Katherine Lardner, é casado com Kimberlea Gayle Cloughley.

 

OLIVER STONE


Posted by Picasa Oliver Stone, nascido em 15 de Setembro de 1946 em Nova Iorque é um realizador estadunidense que estudou nas universidades de Yale e de Nova Iorque.
Ganhou dois óscares de melhor realizador com os filmes Platoon (serviu na guerra do Vietnam onde ganhou a Estrela de Bronze de Honra ao Mérito ) e Born on the fourth of July.
Uma característica dos filmes de Oliver Stone reside no uso de câmaras e formatos de filme diferentes, que podem ir do VHS ao filme de 8mm ou 70mm.Stone escreveu ou participou em todos os filmes que dirigiu, à excepção de “U turn” de 1997. Para além disso ajudou nos argumentos de “Midnight Express”, “Conan the Barbarian”, “Scarface”, “Year of the dragon”, 8million ways to die” e “Evita”.
Alguns críticos acusam Stone de ser um teórico da conspiração, e que os seus filmes manipulam os espectadores, mas apesar disso muitos consideram também que que Stone é um dos melhores realizadores de Hollywod, e também o mais controverso.
Já esteve preso duas vezes em sua vida: aos 21 anos, por porte de maconha no México, e em 1999 por porte de haxixe.

 

ALENTEJANANDO




O compadre Cacildo voltava para casa de carro com o seu filho ainda garoto.

Como já era noite todos os carros tinham os faróis ligados.

No caminho, o bom do Cacildo deu de caras com um condutor, que não respeitando as leis do código da estrada, não baixou as luzes para mínimos.

Com isto diz o Cacildo para o filho:

- Esti boi nam mi baxa os cornos!

Responde o Filho:

- Oh! Mi pai, alevante vós mi sê os seus!


 

AGATHA CHRISTIE


Posted by Picasa Agatha Mary Clarissa Christie que nasceu em Torquay no dia 15 de Setembro de 1890 e faleceu em Wallingford no dia 12 de Janeiro de 1976 foi uma romancista policial britânica e autora de mais de oitenta livros.
Criou as famosas personagens Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Mr. Quin.
Nascida Agatha Mary Clarissa Miller, Agatha Christie é conhecida pelo mundo como a Rainha do Crime.

Seus livros venderam mais de um bilhão de cópias em inglês com outro bilhão em línguas estrangeiras. Ela é autora mais publicada de todos os tempos em qualquer idioma, somente ultrapassada pela Bíblia e por Shakespeare.
Ela é a autora de oitenta romances de crime e colecções de pequenas histórias, dezanove peças e seis romances escritos sob o nome de Mary Westmacott.
Agatha começou a escrever sob influência de sua mãe, que a incentivou a criar um conto, enquanto Agatha estava com um forte resfriado e de cama. Ela chegou a duvidar de sua capacidade, mas conseguiu. Continuou escrevendo encorajada por Eden Phillpotts, um teatrólogo amigo da família. Quando já estava famosa, disse que durante muitos anos se divertiu escrevendo histórias melancólicas em que a maioria dos personagens morria.
O primeiro romance de Agatha Christie, O Misterioso Caso de Styles, foi escrito ao final da Primeira Guerra Mundial, na qual ela serviu como enfermeira.

Nele criou Hercule Poirot, o pequeno detective belga que mais tarde se tornaria o personagem de crimes de ficção mais popular desde Sherlock Holmes.
Foi publicado em 1920.
Em 1926, após uma média de um livro por ano, Agatha Christie escreveu sua obra-prima. O Assassinato de Roger Ackroyd foi o primeiro de seus livros a ser publicado pela editora Collins e marcou o início de um relacionamento autor-publicador que durou 50 anos e 70 livros.

O Assassinato de Roger Ackroyd também foi o primeiro dos livros de Agatha Christie a ser dramatizado – sob o nome de Álibi – e a fazer sucesso na West End de Londres.
A Ratoeira, sua mais famosa peça, estreou em 1952 e é a peça de maior duração em cartaz da história.
Agatha Christie tornou-se Dama na Ordem do Império Britânico em 1971.

Ela morreu em 1976, e desde então vários livros seus foram publicados pós-morte: o romance de sucesso.

 

BOCAGE


Posted by Picasa É considerado como um dos nossos melhores poetas, e depois de Camões o mais popular e celebrado de todos.
Nasceu em Setúbal a 15 de Setembro de 1765 e faleceu em Lisboa a 21 de Dezembro de 1805.

Era filho do bacharel José Luís Soares de Barbosa, antigo juiz de fora, ouvidor, e depois advogado, e de D. Mariana Joaquina Xavier Lestof du Bocage.
Sua mãe era segunda sobrinha da célebre poetisa francesa, madame Marie Anne Le Page du Bocage, tradutora do Paraíso de Milton, imitadora da Morte de Abel, de Gessner, e autora da tragédia As Amazonas e do poema épico em dez cantos A Columbiada, que lhe mereceu a coroa de louros de Voltaire e o primeiro premio da academia de Rouen.
Passados os anos da puerícia nos primeiros estudos, com um mestre que o maltratava, entrou na aula régia de gramática do padre espanhol D. João de Medina, e ali aprendeu a língua latina.

Era então moda a educação humanista, ainda pouco acompanhada pelo estudo das ciências naturais. No país havia, contudo, dois homens que a par duma cultivavam a outra: José Anastácio da Cunha e José Monteiro da Rocha, ambos lentes da Universidade de Coimbra, novamente fundada pelo marquês de Pombal, e ambos poetas de elevado merecimento.
0 primeiro, militar infeliz, vítima do seu génio brusco e das ideias da época; o segundo, jesuíta insigne, reitor daquele estabelecimento de instrução, e preceptor dos príncipes.
Bocage, que sentia admiração por tudo que é grande e belo, extasiava-se ao ler as poesias daqueles sábios, e até aos estranhos as inculcava por muito superiores às suas; procedimento raro, que define o seu excelente carácter.
No ano de 1779 assentou praça de cadete no regimento n.º 7 de infantaria de Setúbal, vindo estudar para Lisboa aos 14 anos de idade. 0 desprezo constante pelos actos do ex-ministro de D. José, levara os conselheiros da rainha D. Maria 1 a criar em Lisboa, em 5 de Agosto de 1779, uma instituição, a que chamaram Academia real de marinha, dando aos que a frequentavam as mesmas regalias que tinham o estudantes da Universidade.

Foi nesse instituto que Bocage recebeu a sua educação científica, indo talvez mais tarde aperfeiçoá-la na Academia dos guardas marinhas, criada em 14 de Agosto de 1782. Sete anos passou Bocage em Lisboa a estudar ciência e a compor versos.
Carpindo acerbas mágoas, e sofrendo cruciantes dores, que o seu viver demasiado livre lhe acarretava continuamente, aquela musa brilhantíssima expandia-se em lágrimas, em suspiros e em queixumes amorosos, ora de ternura inexcedível, ora de aspereza selvática.
Assim descansava o vate enamorado, para quem as paixões levianas eram tudo. As damas que julgava requestar, constituíam o seu único pensamento. Por elas fazia sacrifícios, que somente a sua alma de poeta podia compreender, e enlevado nas mais doces ilusões quase nunca a realidade aparecia ao seu brilhante espírito.
Confiando nos seus dotes de claro entendimento, estava tão certo de agradar às belas, que notava com espanto a resistência dalguma, que porventura se esquivava aos seus galanteios. Tomava como correspondência amorosa o aplauso unânime que obtinha nas salas ao recitar os seus versos. E assim viveu sempre em toda esta primeira fase das suas aventuras, a amar e a padecer. 0 nome de Gertruria que muitas vezes invocava apaixonado, tornava-se o seu pensar constante; anagrama imperfeito de Gertrudes, ficção poética ou realidade histórica; foi este nome que por muito tempo e mais profundamente o inspirou.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Antonio (Anton) Maria Schwartz
Anton, para nós Antonio nasceu na humilde e cristã família Schwartz, no dia 28 de fevereiro de 1852, em Baden, Áustria.
Era o quarto dos treze filhos, seu pai era um simples operário, sem profissão definida, enquanto sua mãe cuidava da casa e dos filhos, que estudavam na escola paroquial dessa cidade.
Aos quinze anos ficou órfão de pai, vivendo uma grave crise pessoal, que durou dois anos.
Em 1869, recuperado, foi estudar na escola popular gratuita dos padres piaristas. Alí conheceu a obra do fundador São José Calasanz, tornando-se um seu devoto extremado. Mas três anos depois, as actividades das escolas pias e da própria Ordem, foi suspensa na Áustria.
Para completar sua formação, ingressou no seminário diocesano, pois queria seguir a vida religiosa. Nessa época passou por duas graves enfermidades, ambas curadas, segundo ele, por intercessão de Nossa Senhora.
Em 1875 ordenou-se sacerdote e assumiu o segundo nome. O Padre Antonio Maria Schwartz foi capelão por quatro anos, depois viajou para Viena, para promover assistência espiritual aos doentes nos hospitais das Irmãs da Misericórdia de Schshaus.
Além disso, começou a orientar na religião, os operários e os jovens aprendizes em formação profissional. Tomando como base suas raízes humildes, percebeu as necessidades desses operários. Para lhes proporcionar apoio e orientação, fundou a "União dos aprendizes católicos sob a protecção de São José Calasanz", empreendendo uma intensa actividade pastoral.
Sem, contudo, ter abandonado a assistência que prestava aos doentes nos hospitais.
Após quatro anos pediu ao Cardeal de Viena que apoiasse essa Obra, mas este mostrou que não tinha com que financia-la. Por isso Padre Antonio Maria adoeceu literalmente, tanto que precisou dos cuidados as Irmãs da Misericórdia. Dois anos. Esse foi o tempo necessário para o Cardeal dar seu apoio e ajuda, permitindo que ele ficasse apenas com o apostolado junto aos operários e aprendizes.Padre Antonio Maria recuperou o entusiasmo e com total dedicação, em 1888 criou o "Artesanato cristão", um jornal para os artesãos e operários, que escreveu durante um longo tempo sozinho. Também buscou e conseguiu os meios para construir a primeira "igreja para os operários de Viena", um templo humilde e escondido pelas casas populares. Foi nessa igreja que, para melhor assisti-los fundou, a "Congregação dos Pios Operários", adoptando a regra de São José de Calasanz, ainda hoje florescente. Ele vivificou sua Obra com valentia cristã durante quarenta anos. O "Apóstolo Operário de Viena" que dividia opiniões permaneceu sempre fiel a si mesmo e à Igreja de Cristo. Seus passos foram corajosos e chegou ao Parlamento, para conseguir lugares de formação profissional para os jovens e para o justo repouso dominical dos operários.
Morreu em 15 de setembro de 1929, em Viena, Áustria.
O Papa João Paulo II o proclamou Beato Antonio Maria Schwartz, em 1998, designando a data da morte para a homenagem litúrgica.

 

JEAN RENOIR


Posted by Picasa Jean Renoir nasceu em Paris, em 15 de setembro de 1894.
Seu pai, o célebre pintor impressionista Pierre-Auguste Renoir, queria que o filho se tornasse ceramista, mas Jean se inclinava para a carreira militar. Depois da primeira guerra mundial, na qual foi gravemente ferido, pretendeu cumprir o desejo paterno, mas no início da década de 1920 redescobriu a antiga paixão juvenil pelo cinema.
O primeiro filme que realizou foi La Fille de l'eau (1924; A filha da água), que mais tarde renegou como ingênuo e mal realizado.
Fortemente influenciado, no início da carreira, por Erich von Stroheim, Renoir procurou encontrar, dentro do realismo poético, uma linguagem própria: de Nana (1926) a Le Crime de monsieur Lange (1935), passando por La Petite Marchande d'allumettes (1928; A pequena vendedora de fósforos), La Chienne (1931; A cadela) e Toni (1934), é o cineasta do quotidiano, eminente francês, que compreende e ama a gente simples.
Entre 1935 e 1940 Renoir realizou algumas de suas obras-primas: La Vie est à nous (1936), Le Bas-fond (1936), o lírico e corajoso La Grande Illusion (1937; A grande ilusão), sobre pioneiros da primeira guerra mundial, La Bête humaine (1938; A besta humana) e sobretudo La Règle du jeu (1939; A regra do jogo), obra de grande beleza, mas só conhecida em sua versão integral a partir de 1965.
Depois seus filmes ganharam um tom dramático: os grandes temas são a denúncia da hipocrisia e das convenções, a sátira às classes dirigentes.
Em 1940, com a invasão da França pelos alemães e depois que o êxito de seus filmes o havia elevado à condição de líder do cinema de seu país, transferiu-se para os Estados Unidos.
Em Hollywood, fez Swamp Water (1941; O segredo do pântano) e The Southerner (1946; O sulista). Depois rodou na Índia The River (1951; O rio), em torno da magia do Ganges, e, de volta à França, dirigiu Le Carrosse d'or (1952; O coche de ouro), apoteose de cor e ritmo rodada na Itália, e Eléna et les hommes (1956; As estranhas coisas de Paris), um dos poucos filmes do cineasta lançado no Brasil.
Renoir morreu em Los Angeles, Estados Unidos, em 12 de fevereiro de 1979.

 

O FASCISMO


Posted by Picasa O fascismo é uma doutrina totalitária de extrema-direita desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 15 de Setembro de 1919, e durante seu governo (1922–1943 e 1943–1945).
Fascismo deriva de fascio, nome de grupos políticos ou de militância que surgiram na Itália entre fins do século XIX e começo do século XX; mas também de fasces, que nos tempos do Império Romano era um símbolo dos magistrados: um machado cujo cabo era rodeado de varas, simbolizando o poder do Estado e a unidade do povo.
Os fascistas italianos também ficaram conhecidos pela expressão camisas negras, em virtude do uniforme que utilizavam.

 

MULHERES BONITAS



Posted by Picasa

quinta-feira, setembro 14, 2006

 

IMAGEM DO DIA


Abusam do jogging e do fitness e depois dá nisto !
Posted by Picasa

 

PAPA ADRIANO VI


Posted by Picasa Nasceu em Utrecht, na Holanda.
Seu pai trabalhava na construção de navios.
Consagrado em 31 de agosto de 1522, sem que soubesse disso, sabia que uma cruz o aguardava em Roma.
Ali chegou oito meses depois de sua escolha.
Lutou contra os turcos, sem resultados positivos.
Foi exemplo de piedade e ascetismo.
Morreu em 14 de setembro de 1523.

 

CARICATURA DO DIA


Hugo Chavez
Posted by Picasa

 

JOANA FOMM


Posted by Picasa Joana Fomm nasceu no Rio de Janeiro, em 14 de setembro de 1940.
Começou sua vida artística fazendo cinema e teatro.
Fez os filmes: “O 5º poder”; “Um Morto ao Telefone”; “Três Histórias de Amor”; “O Pacto”; “Todas as Mulheres do Mundo”; “Passo dos Ventos”; “Vida Provisória”; “A Noite do Meu Bem”; “O Homem Nu”; “Edu, Coração de Ouro”; “Bebel, Garoto Propaganda”; “Macunaína”; “As Armas”; “As Galinhas”; “Palácio dos Anjos”; “Elas”; “Mortes de Iemanjá”; “Fora das Grades”; “Vozes do Medo”; “Desclassificados”, “Marília e Marina”; “Beijo na Boca”; “Vai Trabalhar, Vagabundo”; “Quem Matou Pixote?”.
Apesar dessa carreira tão intensa, revesando-se com filmes e peças teatrais, Joana Fomm achou tempo também para fazer televisão.
Em 1964 fez “O Desconhecido”, na TV Record. Depois na Tv TUPI fez: “Um Gosto Amargo de Festa”; “Nenhum Homem é Deus”; “João Juca Jr”; “A Fábrica”; Bel Amy”; “Ídolo de Pano”; “Ovelha Negra”; “A Viagem”; “Papai Coração”; “Tchan! A Grande Sacada”. Na Rede Globo fez: “A Última Valsa”; “Sem Lenço, Sem Documento”; “Dancin´ Days”; Os Gigantes”; “Coração Alado”; “Baila Comigo”; “Brilhante”; “Elas por Elas”; “Corpo a Corpo”; “Cambalacho”; “Roda de Fogo”; “Bambolê”; “Pagador de Promessas”; “Tieta (no papel magnífico de Perpétua); “Vamp”; “Fera Ferida”; “Esplendor”; “Porto dos Milagres”; “O Clone”; “Agora é que São Elas”; “Kubanacam”.
Depois, em 2004, fez: “Metamorphoses”, na TV Record. Essa é a biografia sucinta de Joana Fomm, actriz de temperamento forte e inegável talento, querida e procurada por todas as emissoras.

 

PAPA ESTEVÃO V


Posted by Picasa De Roma, foi confiado ao tio que era o bispo encarregado da biblioteca do Papa.
Eleito em setembro de 885, sabendo de sua eleição, refugiou-se em casa, mas, derrubada a porta, foi levado ao trono de São Pedro.
Proibiu a prova do fogo e da água nos julgamentos.
Favoreceu as artes.
Houve fome em Roma durante seu pontificado, devido à praga de gafanhotos.
Distribuiu aos pobres bens da Igreja e de sua família.
Morreu em 14 de setembro de 891.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com