sábado, julho 15, 2006
IMAGEM DO DIA
MARKY RAMONE


Além de Ramones, ele tocou em bandas como The Voidoids e Dust.
Marky tocou na banda Ramones até 1983, quando ele foi substituido por Richie Ramone, mas em 4 de Setembro de 1987 ele volta á banda permanecendo nela até o final, em 1996.
Em setembro de 2004, Marky lançou um DVD do Ramones intitulado Ramones: Raw que tem os bastidores da banda.
O DVD finaliza com um comentário de Johnny Ramone, que morreu com câncer de próstata em 15 de Setembro de 2004.
O comentário também inclui Marky Ramone e o produtor John Cafiero.
Sua sobrinha, Chessea, foi casada com C. J. Ramone, com ele, ela teve dois filhos.
CARICATURA DO DIA
A PEDRA DE ROSETA


Como o grego era uma língua bem conhecida, a pedra serviu de chave para a decifração dos hieróglifos por Jean-François Champollion, em 1822 e por Thomas Young em 1823.
Foi descoberta por soldados do exército de Napoleão em 1799, enquanto conduziam um grupo de trabalho de engenheiros para o Forte Julien, próximo a Roseta, no Egipto, cerca de 56 km ao leste de Alexandria.
Devido ao tratado da Capitulação, assinado em 1801, a pedra foi cedida às autoridades militares britânicas e levada à Inglaterra para preservação no Museu Britânico.
O bloco de pedra tem estranhos glifos cunhados separados em três partes distintas. Cada parte apresenta uma espécie de escrita que em nada se assemelhava com as outras duas. Estas três formas de escrita, constatou-se depois, eram textos nas seguintes línguas: hieróglifos, demótico, grego.
Suas inscrições registam um decreto instituído em 196 aC. sob o reinado de Ptolemeu V Epifânio escrito em duas línguas, Egípcio e Grego.
A versão em Egípcio foi escrita em duas versões, hieróglifos e demótico, que é uma variante cursiva da escrita hieróglifa.
JEAN BERTRAND ARISTIDE


Depois de ter expulso o ditador Jean-Claude Duvalier, Baby Doc, do Haiti, esse sacerdote católico e teólogo da Libertação, expulso em 1988 da Ordem dos Salesianos, de origem humilde, ganhou, com mais de dois terços dos votos, as primeiras eleições livres realizadas no Haiti, tornando-se o símbolo das esperanças populares. Após ter adoptado as primeiras medidas contra a corrupção e a falência econômica, foi deposto pelas forças militares, sob o comando do general Raoul Cédras, apenas oito meses depois de ter assumido o cargo.
Aristide exilou-se nos EUA, de onde organizou a recuperação do poder.
Decorridos vários anos de embargo e após a intervenção militar por parte dos norte-americanos, os traidores cederam e Aristide voltou a tomar posse de seu cargo em 1994.
Suas forte críticas à política norte-americana na América Latina diminuíram com a chegada de Clinton à Presidência.
Em 1996, na primeira transição pacífica e democrática do poder em toda a história do país, Aristide cedeu a presidência a seu colaborador René Préval.
ALENTEJANANDO

Depois de mais um serão bem bebido lá na tasca da Amareleja iam os dois compadres, bêbados como cachos, na rua um atrás do outro.
Dizia o compadre Alziro que ia na frente:
- Se eu fosse 1º ministro, isto era uma maravilha. As casas eram de borla, não havia inflação, toda a gente recebia bem, não existia pobreza.
Sem reparar, o Alziro caminha em direcção a uma tampa de saneamento aberta e cai lá dentro.
Diz o compadre Reinaldo que ia trás:
- É sempre a mesma coisa.. Um governo que me interessava já caiu!
ANIBAL CAVACO SILVA


Foi primeiro-ministro de Portugal de 6 de Novembro de 1985 a 28 de Outubro de 1995, tendo sido o homem que mais tempo governou em Portugal, desde o 25 de Abril.
A 22 de Janeiro de 2006 foi eleito Presidente da República, tendo tomado posse em 9 de Março do mesmo ano.
A PRIMEIRA CRUZADA


Os maiores nomes da cristandade feudal nela figuravam, predominando franceses e normandos.
Sob o comando de Godofredo de Buillon seguiram para Constantinopla.
Os muçulmanos achavam-se divididos e os cruzados tomaram facilmente Antioquia.
Durante um período de três anos, após renhidas batalhas, no dia 15 de julho de 1099, numa Sexta-Feira Santa, os cruzados tomaram Jerusalém.
Por causa de sua coragem e piedade, os chefes dos exércitos o elegeram rei de Jerusalém. Conduziram-no à igreja do Santo Sepulcro, onde o aclamaram solenemente.
Quando, porém, lhe ofereceram a coroa real, o duque recusou-se a aceitá-la e disse: "Não permita Deus que eu cinja um diadema de ouro no mesmo local em que o Rei dos reis foi coroado de espinhos".
Com a finalidade de defesa foram criadas ordens militares-religiosas, como a dos Hospitalários ou Cavaleiros de São João, a dos Templários e a dos Cavaleiros Teutônicos, tendo o novo reino subsistido por quase cem anos.
O SANTO DO DIA


São Boaventura nasceu em Bagnorea, atualmente Bagnoregio, no ano de 1218.
Tinha preferência pela Ordem fundada por São Francisco ingressou na Ordem, os filhos de São Francisco, à semelhança dos dominicanos, já estabelecido em Paris, Osford, Cambridge, Estrasburgo e outras universidades européias.
Um dia, Frei Egídio em sua simplicidade indagou ao Frei Boaventura como poderia salvar-se, se desconhecia a ciência teológica, que respondeu-lhe: "Se Deus dá ao homem somente a graça de poder amá-lo, isso basta... Uma simples velhinha poderá amar a Deus mais que um professor de teologia."São Boaventura foi discípulo de Alexandre de Hales, em Paris, permanecendo nessa cidade inicialmente como professor de teologia e posteriormente como ministro geral dos Frades Menores,tendo sido eleito para este cargo com apenas trinta e seis anos de idade.
Recusou a consagração episcopal várias vezes por humildade, mais foi eleito cardeal recebendo a sede de Albano Laziale.
São Tomás de Aquino e São Boaventura foram convidados pelo Papa Gregório X a prepararem o segundo Concílio de Lião, mas São Tomás de Aquino faleceu alguns meses antes da abertura do concílio que aconteceu em 7 de maio de 1274.
A caridade é o fundamento da doutrina teológica que Frei Boaventura ensinou com sua palavra e escritos.
O livro "O intinerário da mente para Deus" esta entre seus livros mais conhecidos.
Sempre colocava em seus escritos: Não basta a leitura sem a unção, não basta a especulação sem a devoção, não basta a pesquisa sem maravilhar-se; não basta a circuspecção sem o júbilo, o trabalho sem a piedade, a ciência sem a caridade, a inteligência sem a humanidade, o estudo sem a graça."
São Boaventura morreu no dia 15 de Julho do ano de 1274.
GIANNI VERSACE


Seu namorado até hoje ainda não se recuperou completamente do trauma.
Seu corpo tombado na escadaria da porta de sua casa em plena manhã, após ir à padaria, mostra como pode ser prosaico todo acontecimento trágico.
O filme 'The Versace Murder' (O Assassinato Versace) mostra tudo.
Sua irmã, Donatella Versace, é hoje a responsável pelos negócios.
Versace sempre acabava por tornar-se amigo de seus clientes.
Desta categoria fazem parte Sting, Elton John, Jeff Bridges, Madonna, K.D.Lang, entre outros que fizeram com que Versace se tornasse uma personalidade do mundo pop.
O nome Versace significa hoje negócios anuais de milhões de dólares, administrados por sua família.
Com base em vários rumores e fofocas, um escritor acaba de tentar lançar uma biografia não autorizada, mas não conseguiu.%
REMBRANDT


Em seu testamento deixou "algumas roupas de linho ou lã e minhas coisas de pintor" e os quadros que marcaram um dos pontos culminantes na história da pintura.
Dono de um moinho à beira do rio Reno, seu pai, Harmen Gerritz, foi um homem pobre.
Seu tempo era dedicado ao trabalho, à mulher - Neeltgen van Zuytbrouck -, aos cinco filhos e ao rio Reno, que se chama em holandês Rijn.
Amou o rio, incorporou seu nome e passou a assinar:Harmen Gerritz van Rijn.
Em casa, todos moíam o grão, só o quinto filho gostava mais de pintar do que moer e não queria deixar a escola.
Fazendo sacrifícios, o pai Harmen matriculou Rembrandt na Universidade de Leyden, mas nao conseguiu mantê-lo ali mais que nove meses.
Aos quinze anos Rembrandt larga a universidade, mas Van Swanenburgh não permite que largue a pintura.
Jacob Isaaksz van Swanenburgh ensina as técnicas básicas, o preparo das tintas, a montagem das telas, a disciplina do desenho.
Em 1623, a conselho do professor, Rembrandt vai para Amsterdam, a fim de "alargar os horizontes".
Passa quase quatro anos freqüentando o atelier do pintor romanista Pieter Lastman, a primeira grande influência sobre a arte do moço Rembrandt.
Lastman era um pintor da moda, formado na Itália.
Desenvolvia no aluno o gosto pelos efeitos violentos e dramáticos, e o amor pela representação de enfeites, jóias e tecidos.
Desprezado pelos contemporâneos, chegou - por isso mesmo - à imortalidade.
SIMILITUDES
sexta-feira, julho 14, 2006
IMAGEM DO DIA
ANTON PAVLOVITCH TCHEKHOV


Era filho de Pavel Egorovic Cechov e de Evgenija Jakovlevna.
Teve quatro irmãos, Aleksandr (1855), Nikolaj (1858), mais velhos, Ivan (1861), Michail (1865) e uma irmã, Marija (1863).
Uma segunda irmã nascida em 1869, Evgenija morreu com dois anos de idade.
As origens da família são humildes.
O avô de Cechov, Egor Cechov, foi um servo que comprou a sua liberdade do Kreopostnoje Pravo. Pavel tinha então dezesseis anos.
Pavel Cechov fez um estágio de três anos num comerciante.
Tornou-se depois servente e contabilista.
Em 1857 tornou-se dono de uma mercearia.
Comprou por um bom preço mas num momento inoportuno.
A Guerra da Criméia tinha sido perdida e como consequência tinha sido imposta a desmilitarização do Mar Negro, pelo que os marinheiros e militares que tinham sido os principais clientes até então, tinham deixado estas paragens.
A mercearia do pai tinha um pequeno bar, tolerado pelas autoridades.
Numa carta de 1889 ao seu irmão Aleksandr, Anton Cechov resume a sua infância na seguinte frase, plena de ironia: "Filho de um servo, ... servente de loja, cantor na igreja, estudante do liceu e da Universidade, educado para a reverência de superiores e para beijos de mão, para se curvar perante os pensamentos alheios, para a gratidão por qualquer pequeno pedaço de pão, muitas vezes sovado, indo à escola sem galochas".
O pai, marcado pelo estigma de um ex-servo, educou os filhos de forma autocrática, habituando-os a obedecer.
Deu-lhes no entanto o acesso à educação.
Possibilitou aos filhos a frequência de um dos melhores liceus da cidade.
Tiveram aulas de música e francês.
Anton foi acólito.
No entanto, pouco lhe ficou da inspiração religiosa (que a propósito era muito marcante no pai, dirigente do coro da Igreja).
Como Anton disse a este respeito: "o coração está como que varrido".
Na escola, Cechov não foi um bom aluno. Chegou a reprovar. Um padre que lhe deu aulas de religião chamava-o com menosprezo de "Cech" onte (cech significa servo).
A mensagem: tu não passas de filho de servo. Mais tarde, quando publicava os primeiros contos em jornais, Cechov usou o pseudónimo "Antosa Cechonte" com ironia.
A partir dos seus treze anos, ficou fascinado pelo teatro da cidade, que dado o pouco dinheiro que tinha não frequentava tantas vezes como queria. Como era proibida a entrada a crianças não acompanhadas de adultos e sem a autorização do liceu, chegou a "disfarçar-se" de adulto, usando uma barba postiça.
CARICATURA DO DIA
PAPA ESTEVÃO VIII


Tratou de inculcar os sãos princípios do Evangelho aos poderosos do Oriente e do Ocidente.
Sofreu a tirania de Alberico II, que o manteve confinado no Palácio de Latrão.
Faleceu em outubro de 942.
CÓDIGO DA ESTRADA
ALENTEJANANDO

O compadre Asdrúbal mete-se no combóio e vai até à capital.
Já em plena Lisboa lembra-se do seu compadre Amílcar que está em casa do filho e resolve ir visitá-lo.
Abeirando-se dum polícia de giro pergunta:
-Ò sôr guarda: onde é que fica a Avenida da República?
- Ali, seu ignorante! Qualquer palerma sabe isso...
Calmamente o compadre Asdrúbal responde:
- Por isso é que eu lhe perguntei a si!
GERALD FORD


Permanece ainda como o único a servir como Presidente sem ser eleito, quer para a presidência, quer para a vice-presidência, pois Spiro Agnew, vice-presidente de Nixon, também havia renunciado junto a este, depois de comprovado seu envolvimento com negócios ilícitos.
Após assumir o cargo deixado vago por Richard Nixon, Ford fez um discurso no qual "inocentou o presidente Nixon de todos os crimes cometidos em sua presidência".
Foi derrotado pelo democrata Jimmy Carter na eleição presidencial de 1976. Em 2005 é o presidente norte-americano mais velho que se encontra vivo. Em 14 de Julho de 2004 tornou-se o segundo Presidente dos EUA, (sucedendo Reagan), a atingir o 91º aniversário.
CHE GUEVARA


Sua mãe foi a principal responsável por sua formação porque, mesmo sendo católica, mantinha em casa um ambiente de esquerda e sempre estava cercada por mulheres politizadas.
Desde pequeno, Ernestito - como era chamado - sofria ataques de asma e por essa razão, aos 12 anos, se mudou com a família para as serras de Córdoba, onde morou perto de uma favela.A discriminação para com os mais pobres era comum à classe média argentina, porém Che não se importava e fez várias amizades com os da favela.Estudou grande parte do ensino fundamental em casa com sua mãe.Na biblioteca de sua casa - que reunia cerca de 3000 livros - havia obras de Marx, Engels e Lenin, com os quais se familiarizou em sua adolescência.Em 1947, Ernesto entra na Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires, motivado em primeiro lugar por sua própria doença, desenvolvendo logo um especial interesse pela lepra. Em 1952, realiza uma longa jornada pela América do Sul com o melhor amigo, Alberto Granado, percorrendo 10.000 km em uma moto Norton 500, apelidada de 'La Poderosa'.Observam, se interessam por tudo, analisam a realidade com olho crítico e pensamento profundo. Os oito meses dessa viagem marcam a ruptura de Guevara com os laços nacionalistas e dela se origina um diário.Aliás, escrever diários torna-se um hábito para o argentino, cultivado até a sua morte.No Peru, trabalhou com leprosos e resolveu tornar-se um especialista no tratamento da doença. Che saiu dessa viagem chocado com a pobreza e a injustiça social que encontrou ao longo do caminho e identificou-se com a luta dos camponeses por uma vida melhor.Mais tarde voltou à Argentina onde completou seus estudos em medicina.Foi convocado para o exército, porém, no momento estava incompatibilizado com a ideologia peronista. Não admitia ter de defender um governo autoritário. Portanto, no dia da inspeção médica, tomou um banho gelado antes de sair de casa e na hora do exame teve um ataque de asma. Foi considerado inapto e dispensado.Já envolvido com a política, em 1953 viajou para a Bolívia e depois seguiu para Guatemala com seu novo amigo Ricardo Rojo.Foi lá que Guevara conheceu sua futura esposa, a peruana Hilda Gadea Acosta e Ñico Lopez, que, futuramente, o apresentaria a Raúl Castro no México.Na Guatemala, Arbenz Guzmán, o presidente esquerdista moderado, comandava uma ousada reforma agrária. Porém, os EUA, descontentes com tal acto que tiraria terras improdutivas de suas empresas concedendo-as aos famintos camponeses, planeou um golpe bem sucedido colocando no governo uma ditadura militar manipulada pelos yankees.Che ficou inconformado com a facilidade norte-americana de dominar o país e com a apatia dos guatemaltecos. A partir desse momento, convenceu-se da necessidade de tomar a iniciativa contra o cruel imperialismo. Com o clima tenso na Guatemala e perseguido pela ditadura, Che foi para o México. Alguns relatos dizem que corria risco de vida no território guatemalteco, mas essa ida ao México já estava planeada.Lá lecionava numa universidade e trabalhava no Hospital Geral da Cidade do México, onde reencontrou Ñico Lopez, que o levou para conhecer Raúl Castro.Raúl, que se encontrava refugiado no México após a fracassada revolução em Cuba em 1953, tornou-se rapidamente amigo de Che. Depois, Raúl apresentou Che a seu irmão mais velho Fidel que, do mesmo modo, tornou-se amigo instantaneamente.Tiveram a famosa conversa de uma noite inteira onde debateram sobre política mundial e, ao final, estava acertada a participação de Che no grupo revolucionário que tentaria tomar o poder em Cuba. A partir desse momento começaram a treinar táticas de guerrilha e operações de fuga e ataque. Em 25 de novembro de 1956 os revolucionários desembarcam em Cuba e se refugiam na Sierra Maestra, de onde comandam o exército rebelde na bem-sucedida guerrilha que derrubou o governo de Fulgêncio Batista.Depois da vitória, em 1959, Che torna-se cidadão cubano e torna-se no segundo homem mais poderoso de Cuba. Marxista-leninista convicto, é apontado por especialistas como o responsável pela adesão de Fidel ao bloco soviético e pelo confronto do novo governo com os Estados Unidos. Guevara queria levar o comunismo a toda a América Latina e acreditava apaixonadamente na necessidade do apoio cubano aos movimentos guerrilheiros da região e também da África. Da revolução em Cuba até sua morte, amargou três mal-sucedidas expedições guerrilheiras. A primeira na Argentina, em 1964, quando seu grupo foi descoberto e a maioria morta ou capturada. A segunda, um ano depois de fugir da Argentina, no antigo Congo Belga, mais tarde Zaire e atualmente República Democrática do Congo.E por fim na Bolívia, onde acabaria executado.Sem a barba e a boina tradicionais, disfarçado de economista uruguaio, Che Guevara entrou na Bolívia em novembro de 1966. A ele se juntaram 50 guerrilheiros cubanos, bolivianos, argentinos e peruanos, numa base num deserto do Sudeste do país. Seu plano era treinar guerrilheiros de vários países para começar uma revolução continental. Guevara foi capturado em 8 de outubro de 1967. Passou a noite numa escola de La Higuera, a 50 quilômetros de Vallegrande, e, no dia seguinte, por ordem do presidente da Bolívia, general René Barrientos, foi executado com nove tiros numa escola na aldeia de La Higuera, no centro-sul da Bolívia, no dia seguinte à sua captura pelos rangers do Exército boliviano, treinados pelos Estados Unidos.Sua morte, no dia 9 de outubro de 1967, aos 39 anos, interrompeu o sonho de estender a Revolução Cubana à América Latina, mas não impediu que seus ideais continuassem a gozar de popularidade entre as esquerdas. Os boatos que cercaram a execução de Che Guevara levantaram dúvidas sobre a identidade do guerrilheiro. A confusão culminou no desaparecimento dos seus restos mortais, encontrados apenas em 1997, quando o mundo recordava os trinta anos de sua morte, sob o terreno do aeroporto de Vallegrande. O corpo estava sem as mãos, amputadas para reconhecimento poucos dias depois da morte, e contrabandeadas para Cuba. Em 17 de outubro de 1997, Che foi enterrado com pompas na cidade cubana de Santa Clara (onde liderou uma batalha decisiva para a derrubada de Batista), com a presença da família e de Fidel. Embora seus ideais sejam românticos aos olhos de um mundo globalizado, ele se transformou num ícone na história das revoluções do século XX e num exemplo de coerência política. Sua morte determinou o nascimento de um mito, até hoje símbolo de resistência para os países latino-americanos.
O SANTO DO DIA


São Camilo de Léllis, nasceu em Bucchiánico de Chieti, seu pai era marquês, homem de armas e herdou do pai a coragem e a espada.
Sempre ficava internado no hospital de São Thiago em Roma, buscando tratamento para um tumor, pagava a diária do hospital trabalhando de servente, pois o vício do jogo fê-lo perder todo o dinheiro que tinha.
Colocou-se então a serviço dos capuchinhos e nesse período teve a graça da conversão e decidiu mudar de vida.
Ficou então como ajudante no hospital, servindo principalmente aos doentes mais repugnantes, ausentando-se apenas nos domingos de folga, que passava ao lado de São Felipe Néri, pelo qual foi influenciado na determinação da obra que estava para empreender.
No final do ano Santo de 1575, quando os poucos hospitais romanos mostravam-se insuficientes para atender todos os peregrinos necessitados de assistência que São Camilo de Léllis fundou a Congregação dos Ministros, ou seja, servidores dos enfermos que deveriam cuidar espiritualmente e corporalmente dos doentes.
Passado dois anos, São Camilo foi ordenado sacerdote e continuou dirigindo por vinte anos seus religiosos.
Sua dedicação aos doentes era tanta, que sempre repetia quando alguém queria tirá-lo do leito dos enfermos: "estou ocupado com nosso Senhor Jesus Cristo."
São Camilo de Léllis morreu no dia 14 de Julho do ano 1614, foi canonizado em 1746.
Em 1886 foi declarado patrono dos enfermos e dos hospitais.
INGMAR BERGMAN


A TOMADA DA BASTILHA


Mais do que a libertação dos presos, a queda da Bastilha serviu como marco do fim da era dos “reis-sóis” na França, numa Revolução que foi caracterizada pelos ideais iluministas, sendo anunciada e defendida por filósofos como Voltaire, Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), Denis Diderot (1713-1784) entre outros.
Liberdade, Igualdade e Fraternidade tornou-se o lema que motivava as acções contra o arbítrio e a desigualdade entre as classes sociais, pelo menos até Robespierre inaugurar o período do Terror, durante a reforma do Estado francês.
SIMILITUDES
quinta-feira, julho 13, 2006
RICARDO ANDRÉ
CARICATURA DO DIA
PAPA CLEMENTE X


Eleito em 11 de maio de 1670, era amigo bem próximo do falecido Papa.
Apesar da vida virtuosa, a idade avançada dificultava sua actuação na administração da Igreja.
Interveio na eleição do rei da Polônia, obtendo a nomeação de João Sobieski, amado por suas convicções cristãs e por haver derrotado os turcos na batalha de Chaezim.
Celebrou o 15º Jubileu (1675).
Morreu em 22 de julho de 1676, com 86 anos de idade.
OBRA DE ARTE
IMAGEM DO DIA
PAPA JOÃO III


Eleito em 17 de julho de 561, mudou seu nome de Catelino para João.
Todos os registos do seu pontificado foram destruídos pelos longobardos, que invadiram Roma.
Fugiu para as catacumbas e salvou a Itália da barbárie, chamando junto a ele todos os italianos, a fim de que se defendessem contra a crueldade dos invasores.
Nessa época, nasceu Maomé, em Meca.
Faleceu em 13 julho de 574.