sábado, fevereiro 11, 2006

 

PEIXÃO



Posted by Picasa

 

RUI DE CARVALHO


Posted by Picasa Cursou o Conservatório e a escola de canto do S. Carlos.
Fez sua estreia no Teatro Nacional em 1947 na comédia Rapazes de Hoje, de Roger Ferdinand.
A partir da interpretação da personagem Eric Birling em Está Lá Fora Um Inspetor, de Priestley, no Teatro Avenida, em 1951, passou a ocupar lugar de destaque entre os actores da sua geração.
Foi co-fundador do Teatro Moderno, em 1961, participando de todas as peças montadas por esse grupo.
Fez cinema a partir de 1951 (Eram 200 Irmãos), participando em filmes como Pássaros de Asas Cortadas (1963), Domingo à Tarde (1965), O Cerco (1969) e Cântico Final (1976).
Regressou ao Teatro Nacional em 1978, no qual participou em peças como: As Três Irmãs, O Judeu, Rômulo, o Grande, Fígados de Tigre, Mãe Coragem, Minetti.
Mais recentemente participou nos filmes: Non ou a Vã Glória de Mandar (1990), Vale Abraão (1993), A Caixa (1994).
Fez parte do elenco das peças Passa Por Mim no Rossio (1991) e Maldita Cocaína (1994), encenadas por Filipe La Feria, e de A Louca de Chaillot (1995).
Em 1997, como protagonista de Rei Lear, representou um dos personagens que sempre sonhara fazer.

 

ALENTEJANANDO



Em casa do compadre Manel, em Beja, a filha e o namorado estavam sentados no sofá numa grande marmelada e são interrompidos pela mãe da moça que acende a luz e traz um lanche acabando com o marmelanço.
O rapaz, após arrumar a saia da namorada e para agradar à futura sogra, diz:
-DELICIOSOS ESSES BOLINHOS DE BACALHAU QUE A SENHORA TROUXE.
Imediatamente a ti Zefa, irritadíssima diz:
-VAI LAVAR ESSAS MÃOS PORCO, QUE OS BOLINHOS SÃO DE BATATA !

 

SIMONE DE OLIVEIRA


Simone de Oliveira é uma cantora, actriz de teatro e de televisão portuguesa.
Simone nasceu em Lisboa a
11 de Fevereiro de 1938.
Começou a cantar, ainda na escola secundária, tendo entrado para o centro de Preparação da Rádio que tinha como objectivo lançar novas vozes através da antiga Emissora Naciona
Simone de Oliveira começa a destacar-se no final da década de 1950 e o auge da sua carreira atingiu com a interpretação em 1969 da canção Desfolhada portuguesa (1969), com letra de José Carlos Ary dos Santos e música de Nuno Nazareth Fernandes.
Esta canção teve um enorme êxito nessa época, com uma letra que tocou os portugueses e participou no Festival Eurovisão da Canção, em Madrid.
Apesar do sucesso interno, na Eurovisão não teve frutos (obtendo apenas 4 votos e um penúltimo lugar, apenas à frente da canção norueguesa)
Posted by Picasa

 

IMAGAEM DO DIA



Posted by Picasa

 

THOMAS EDISON


Posted by Picasa John Krusei, chefe das oficinas do laboratório de Menlo Park, em 1877, apostou com seu chefe uma caixa de charutos que aquilo não funcionaria.
Para ele, Thomas Alva Edison só podia estar brincando quando disse que o tubo metálico com uma espécie de funil serviria para repetir quaisquer palavras ditas nele.
Para provar, Edison girou o cilindro e cantou dentro do funil: "Maria tinha um carneirinho."
A sua voz fez vibrar a membrana de pergaminho.
Essa vibração comandou uma agulha que ia sulcando a superfície macia do estanho.
Em seguida, posto novamente para funcionar, o sulco do estanho vibrou a agulha e esta accionou a membrana de pergaminho que devolveu pelo funil: "Maria tinha um carneirinho."
Assim, o ditafone recém-inventado deu a Edison uma caixa de charutos e outra patente. Ele registou 1.093 delas, mas a maioria não era original, e sim, melhorias.
Edison foi criticado por não compartilhar os seus créditos com os empregados.
O irlandês Samuel Edison, militante pela independência do Canadá, teve de fugir com a mulher, Nancy Elliot.
Foi para a cidade de Milan, Ohio, onde nasceu Thomas a 11 de março de 1847.
Na juventude, sem dinheiro, a inteligência ajudava Edison a arrumar e a perder empregos, pois não se conformava com a rotina.
Queria inovar.
Durante o tempo passado como operador de telégrafo, ele criou um aparelho registador de números e letras para mensagens telegráficas.
Assim não teria de ouvir os sinais em código morse o tempo todo.
Foi demitido, acusado de preguiça.
Em 1869, vendeu o teletipo na Bolsa de Valores de Nova York por 40 mil dólares e os especuladores puderam ler as cotações mais rapidamente.
Nas décadas seguintes, desenvolveu um meio de enviar duas e, depois, quatro mensagens simultâneas num mesmo cabo.
Da noite para o dia, ficou rico e abriu um laboratório de pesquisas que se tornou um precursor da tecnologia do século 20.
Ao mesmo tempo, seu exemplo de empreendedor legou uma grande influência cultural sobre a nação.
Sua maior invenção, porém, foi próprio laboratório criativo, onde uma coisa leva à outra.
Ele acreditava que a experiência de lentas reelaborações da idéia e do aparelho sempre conduzia a resultados práticos decisivos.
O próprio Edison ficou admirado com fonógrafo.
Por dez anos, o aparelho ficou de lado porque muita gente suspeitava da presença de algum ventríloquo escondido.
Gradualmente, foram surgindo o gramofone e o disco sulcado que revolucionou a música.
E esse desenvolvimento ajudou a orientar o aperfeiçoamento do telefone.
Em 1876, Menlo Park era uma cidade industrial, com oficinas, laboratórios e técnicos capacitados.
Edison chegou a propor a meta de produzir uma novidade a cada dez dias.
Por quatro anos, conseguiu uma criação a cada cinco dias.
Outros pesquisadores já haviam tentado, mas, em 1878, aos 31 anos, Edison decidiu obter luz a partir da energia eléctrica.
No ano seguinte, sua lâmpada brilhou por 48 horas contínuas e, nas festas do final de ano, uma rua inteira foi iluminada para demonstração pública.

 

PAPA GREGÓRIO II


Posted by Picasa Nasceu em Roma.
Escolhido para o pontificado em 19 de maio de 715, governou a Igreja durante dezesseis anos.
Procurou consertar as muralhas de Roma, por temor dos muçulmanos.
Incentivou a vida monástica e enfrentou o imperador que se tornara iconoclasta.
Em protesto ao Edital de Constantinopla que proibia o culto das imagens, as províncias da Itália se levantaram contra o exército em marcha para Roma.
A seita dos iconoclastas foi expulsa.
Veio a falecer em 11 de fevereiro de 731.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Nossa Senhora de Lourdes
Neste dia lembramos de Nossa Senhora que ocupada em ajudar os seus filhos na conversão e santificação aparece em Lourdes, França.
Sabemos que Maria é aquela que primeiro que todos está preparando todo o povo para a segunda vinda de Jesus.
A aparição de Maria aconteceu em 1858 numa húmida e fria tarde que representava bem a situação da época nem que o racionalismo e outros males estava estragando e esfriando a fé do povo.
A agraciada com a visita de Nossa Senhora foi a frágil , humilde e menina Bernandete, que procurando gravetos para o lar ficou atraída por uma luz que saía de uma gruta, onde estava uma linda mulher de branco, com faixa azul , terço na mão, que a convidava a rezar.
As aparições se repetiram nos dias seguintes, e a mensagem de Nossa Senhora de Lourdes consistia no chamado a conversão, oração do terço e principalmente confirmação do Dogma da Imaculada Conceição, que apenas quatro anos atrás tinha sido declarado pela Igreja.
Desde então milhões de peregrinos têm visitado o Santuário que é marco do amor da Mãe que vem nos ajudar, e nele alcançado por intercessão de Nossa Senhora de Lourdes muitas graças.

 

BILL GATES


Posted by PicasaWilliam Henry Gates III, ou Bill Gates é famoso por ter fundado junto com Paul Allen a Microsoft, antes conhecida como "MICRO-SOFT", maior e mais conhecida empresa de software do mundo.
Segundo a revista Forbes ele é actualmente o homem mais rico do mundo.
Nascido em 28 de outubro de 1955 numa família de posses - o seu pai era advogado de grandes empresas e a sua mãe pertenceu a directoria de vários bancos - Gates frequentou as melhores escolas particulares de Seattle, sua cidade natal. Foi admitido na prestigiosa Universidade de Harvard, mas abandona a faculdade de matemática antes de obter seu diploma.
Em Harvard ele desenvolveu junto com Paul Allen um interpretador da linguagem BASIC para um dos primeiros computadores pessoais a ser lançado nos EUA - o Altair 8800.

Após um modesto sucesso na comercialização deste produto, Gates e Allen fundaram a Microsoft, uma das primeiras empresas no mundo focada exclusivamente no mercado de programas para computadores pessoais ou PCs.
Gates adquiriu ao longo dos anos uma fama de visionário (apostou no mercado de software na época em que o hardware era considerado muito mais valioso) e de negociador agressivo, chegando muitas vezes a ser acusado por concorrentes da Microsoft de utilizar práticas comerciais desleais.
Junto com sua esposa Melinda, Gates criou a Fundação Bill e Melinda Gates, uma organização filantrópica que tem por principais objectivos promover a pesquisa sobre a SIDA e outras doenças que atigem os países do terceiro mundo.

Em junho de 1999, Gates doou 5 bilhões de dólares para a fundação, até então a maior soma já doada por uma pessoa em vida.
No ano de 2000, Gates promoveu Steve Ballmer, seu amigo de longa data, ao posto de presidente da Microsoft e publicamente passou a ter uma participação menos activa nos processos decisórios da empresa.

 

JORGE AMADO


Posted by Picasa Jorge Amado, um dos representantes do ciclo do romance baiano, nasceu na Bahia, em 1912.
Este romancista brasileiro é um dos mais lidos no Brasil e no mundo.
Com livros traduzidos para diversos idiomas, suas obras refletem a realidade dos temas, paisagens, dramas humanos, secas e migração.
Escritor desde a adolescência, Jorge Amado segue o estilo literário do romance moderno.

Em seus livros existe o domínio do físico sobre a consciência.
Suas personagens geralmente são plantadores de cacau, pescadores, artesãos e gente que vive próximo ao cais, em Salvador, Capital da Bahia.
O estilo deste autor também é conhecido como romance da terra e seus livros possuem uma linguagem agradável e de fácil compreensão.

Suas obras literárias conquistaram não só os falantes da língua portuguesa como de outros idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, etc.
Morreu em Salvador ( Bahia ), no dia 6 de Agosto de 2001, quatro dias antes de completar 89 anos de idade.

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

 

VICIADO EM TRABALHO


clique para ampliar

Posted by Picasa

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa

 

ALENTEJANANDO



O compadre alentejano vivia sozinho, aí decidiu que a sua vida seria melhor se tivesse um animalzinho de estimação como companhia.
Assim, foi até a loja e disse ao dono que queria um bichinho que fosse fora do comum.
Após algum tempo, chegaram à conclusão que deveria comprar uma centopeia.
Centopeia seria mesmo um bichinho não comum... Um bichinho tão pequeno, com 100 pés... é realmente fora do normal!
A centopeia veio dentro de uma caixinha branca, que seria usada para ser a sua casinha...
Levou a caixinha para casa, achou um bom lugar para colocar a caixinha tão pequenininha e pensou que o melhor começo para a sua nova companhia seria levá-la até à taberna do Gaudêncio para tomarem uma cervejinha...
Perguntou à centopeia, que estava dentro da caixinha:
- Gostarias de ir comigo até à taberna do compadre Gaudêncio tomar uma cerveja?
Mas... não houve resposta da nova amiguinha.
Isto deixou o compadre meio chateado...
Esperou um pouco e perguntou de novo:
- Que tal ir comigo até ao tasco tomar uma cervejinha, hein?
Mas, de novo, nada de resposta da nova amiguinha...
...esperou mais um bocado, pensando e pensando sobre o que estava acontecendo...
Decidiu perguntar de novo.
Mas, desta vez, chegou o rosto bem perto da caixinha e gritou:
- EI, TU AÍ!!! QUERES IR COMIGO ATÉ AO TASCO DO GAUDÊNCIO TOMAR UMA CERVEJA?
Ouviu-se uma vozinha de lá de dentro da caixinha:
- RAIOS PARTA ISTO!!! Já ouvi!!! Desde a primeira vez! Só estou a calçar os sapatos!!!

 

PAPA LEÃO XII


Posted by Picasa Nasceu em Spoleto.
Eleito em 5 de outubro de 1823, entregou o Colégio Romano aos jesuítas.
Celebrou o 20º Ano Santo (1825).
Iniciou a reconstrução da Basílica de São Pedro, em Roma, que se havia incendiado.
Sua morte foi em 10 de fevereiro de 1829, aos sessenta e nove anos de idade.

 

SHARON STONE


Sharon Stone nasceu no dia 10 de Fevereiro de 1958 em Meadville , na Pensilvânia, Estados Unidos da América.
Sharon cresceu em meio de uma família grande no noroeste da Pennsylvania.

Seu pai operário de uma metalúrgica e sua mãe contadora.
O casal com mais três filhos (um garoto e duas meninas) não conseguia sustentar os caprichos de Sharon, que adorava folhear as revistas de moda para que sua mãe pudesse reproduzir os vestidos.
Suas recordações da infância marcaram a trajectória de uma garota voltada para a Sétima Arte, que escapava ao tédio no escurinho do cinema já aos três anos de idade.
Para pagar sua entrada no cinema, ela vendia cartões de natal, pegava garrafas vazias na rua e lavava carros, quando jovem, trabalhou de "anotadora de pedidos" do McDonalds.
Conseguiu uma bolsa de estudos e, enquanto se formava em Redação e Artes na Edinboro State University, aproveitava para assistir às aulas de Arte Dramática.
De diploma nas mãos, partiu para Nova York em busca das passarelas.
Com 1,80 metros, assinou contrato com a Ford Models, desfilou em Milão, Paris e Nova York, cobrando cachês de 500 dólares por dia, este trabalho também lhe rendeu alguns anúncios para jornal e comerciais para a TELEVISÃO em meados dos anos 70.
Foi quando Woody Allen notou sua presença e a convidou para aparecer rapidamente em "Memórias" (80).
De pontas em filmes menores a papéis de protagonista em produções medíocres, ela despontou com seu biotipo loiro em papéis importantes: em Wes Craven's Deadly Blessing (1981); como uma garçonete, virou uma petulante e totalmente desprovida estrela de filme em Diferenças Irreconciliáveis (1984); Como a filha de um arqueólogo em As Minas do Rei Salomão (1985) e ainda, Allan Quatermain e a Cidade de Ouro Perdida(1987).
Merece também um crédito especial do Loucademia de Policia 4: Cidadãos em Patrulha (1987), Action Jack (1988) e Sangue e Areia (1989).
Mas o sucesso maior começou a aparecer quando ela lutou Kick-boxing com Arnold Schwarzenegger, onde foi esposa de agente secreto no futurista Total Recall (1990) (O Vingador do Futuro).
Após as filmagens, Sharon posou nua para "Playboy" e dois anos depois, explodia em Basic Instint (1992) (Instinto Selvagem) sob o mísero cachê de 750 mil dólares.
A cena em que Sharon Stone cruza suas pernas trouxe o que lhe faltava de notoriedade, mas também a assombrou desde então.
Sensação no Festival de Cannes/93, onde compareceu para a pré-estréia do filme, Sharon ficou assustada com a fama repentina e refugiou-se durante 10 dias em Santa Bárbara.
Em mais um convencional papel, Stone seguiu em frente com outro melodrama de sexo, Sliver (1993).
Tentando escapar da armadilha de sexo-bomba, ela implorou o papel de uma esposa frígida em Interssection (1994), que obteve um sucesso limitado.
Ela voltou ao topo quando brilhou juntamente com Sylvester Stallone no explosivo "O Especialista" (1994).
O debute como produtora veio com o fraco faroeste "Rápida e Mortal" (The Quick and the Dead-1995).
Convidada pessoalmente por Matin Scorsese, deu a volta por cima no drámatico papel de esposa drogada e alcoólica de Robert De Niro, em "Cassino" (1995).
Levou o Globo de Ouro de actriz e foi candidata ao Oscar.
Depois do premio, Sharon passou a ser conhecida por Hollywood como uma actriz de verdade, e viu seu cachê subir para US$ 6 milhões de dólares.
Ainda voltaria as telas em "A Última Chance" (1996), no papel de uma presidiária condenada à morte, e em "Diabolique" (1996).
Apesar de bela, rica e famosa, Sharon já teve crises de depressão.
Declaradamente insacíavel, teve inúmeros casos de amor.
Ela foi casada com George Englumd e com o produtor Michael Greenberg, teve romances com Dwight Yoakan (cantor de música country), Christopher Peters (filho do produtor Jon Peters com a atriz Lesley Awn Warren), com o produtor de "Invasão de Privacidade" Bill McDonald, com o actor William Baldwin, com o playboy Frank Anderson, com o assistente de direcção de "Rápida e Mortal" Bob Wagner e, comenta-se, até com John Kennedy Jr.
No final de 96 foi flagrada na Riviera Francesa com um novo namorado o baixinho, gorducho e meio careca Michael Benasra, dono da marca de roupas Guess.
Ganhando aproximadamente 12 milhões de dólares por produção, filmou em 97 "Sphere", ao lado de Dustin Hoffman.
Stone dobrou o filme animado Formiguinhaz em 1998, que foi um sucesso.
O filme seguinte, que Sharon produziu e estrelou, Sempre Amigos (The Mighty), sobre dois adolescentes desajustados, recebeu elogios, embora o público não tenha gostado muito.
O mesmo não poderia ser dito de seu outro filme, um remake de Gloria: não só o público reprovou, como os críticos também.
Como Stone nunca se deixou abater pela crítica, logo se reergueu, recebendo elogios pela actuação em A Musa e Simpático.
Stone fez ainda Picking up the Pieces, uma comédia estilo ‘humor negro’ cujo elenco incluiu Fran Drescher e David Schwimmer, e Beautiful Joe, com Billy Connolly.
Seu último filme é de Anne Heche, Miss Conception, que exibe as experiências das lésbicas na América durante três décadas.
Ellen DeGeneres também actua no projecto.
Stone é casada há dois anos com o jornalista Phil Bronstein, editor do San Francisco Examiner.
Posted by
Picasa

 

PAPA PIO XI


Posted by Picasa Achille Ratti nasceu em Desio, filho de um tecelão.
Era cardeal no arcebispado de Milão e antes de assumir sua sé, passou um mês em retiro no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.
Cinco meses depois, com a morte de Bento XV, foi eleito Papa, em 12 de fevereiro de 1922.
Assinou a Concordata com Mussolini, criando o Estado do Vaticano.
Resolvida a Questão Romana, o Papa tornou-se um rei sem um reino e um general sem exército.
Na encíclica Quadragesimo Anno, estabeleceu que a Igreja não se submeteria nem ao capitalismo nem ao comunismo. Mussolini, na Itália, e Hitler, na Alemanha, criaram sérias dificuldades contra a Igreja.
Calles, no México, prendeu e fuzilou muitos sacerdotes.
Em 1936, Pio XI ordenou seis bispos chineses em Roma.
Trabalhou muito para evitar uma nova guerra.
Inaugurou a Rádio Vaticana.
Sua morte foi em 10 de fevereiro de 1939.

 

EDGAR WALLACE


Posted by Picasa Wallace tornou-se célebre como autor de romances policiais ambientados em Londres, ou em seus arredores, e que apresentam suspense e elementos sobrenaturais ou macabros.
As suas histórias, nas quais o Bem sempre vence o Mal, transformaram o nevoeiro de Londres num símbolo.
Wallace escreveu 170 romances, muitos dos quais foram adaptados para o cinema.
Em 1905, fundou uma editora para publicar suas primeiras obras.
Alguns de seus romances mais conhecidos são: The Four Just Man (1905), Sanders of the River (1930) e In the Spot (1926).
Morreu no dia 10 de Fevereiro de 1932.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santa Escolástica
Hoje celebramos a memória de Santa Escolástica, irmã gêmea do grande São Bento, pai do monaquismo.
Nasceu numa região no centro da Itália em 480; e tristemente perdeu sua mãe no parto.
Santa Escolástica que era gêmea de Bento, tornou-se também gêmea de busca de santidade e missão, já que ambos deram testemunho de santos fundadores.
A vida totalmente consagrada a Deus de Escolástica começou até antes do irmão, porém foi aprofundada quando seguiu o irmão até que ele se instalou em Cassino, assim Escolástica fundadora das irmãs beneditinas sempre esteve ligada com Bento.
Relata-nos o Papa São Gregório Magno que Escolástica e Bento embora morassem pertinho, eles por mortificação se encontravam para diálogos santos apenas uma vez ao ano.
Daí que no encontro que seria o último, Santa Escolástica pediu ao irmão que desta vez ficasse a fim de se enriquecerem em conversas santas até o amanhecer, mas foi repreendida pelo irmão, pois seria causa de transgressão da Regra.
Diante da resposta negativa do irmão e do coração que pulsava de amor fraterno, Santa Escolástica entrelaçou as mãos, abaixou a cabeça e rapidamente conversou com Deus.
De repente armou um tamanha tempestade fora do lugar do encontro , que São Bento ficou impedido de sair com seus irmãos.
Vendo o irmão zangado Santa Escolástica esclareceu: "Pedi a você e você não me ouviu; pedi ao Senhor e ele me ouviu. Vá embora, se puder, volte ao seu mosteiro".
Depois daquela providencial partilha de graça e oração, São Bento retornou e ao passar três dias numa visão percebeu a morte de Santa Escolástica que o antecedeu 40 dias antes no céu.

 

BORIS PASTERNAK


Posted by Picasa Boris Leonidovitch Pasternak, em russo Борис Леонидович Пастернак, que nasceu no dia 10 de fevereiro de 1890 em Moscovo e faleceu no dia 31 de maio de 1960 em Peredelkino, perto de Moscovo, foi um poeta e romancista russo.
Filho de um professor de pintura e de uma pianista, teve uma juventude numa atmosfera cosmopolita.

Estudou Filosofia na Alemanha e retornou a Moscovo em 1914, ano em que publicou sua primeira colecção de poesias.
Durante a Primeira Guerra Mundial ele ensina e trabalha numa fábrica química dos Urais, o que lhe deu matéria para a sua famosa saga Doctor Zhivago anos mais tarde.
Pasternal caiu em desgraça com as autoridades soviéticas durante os anos 1930; acusado de subjetivismo, ele consegue, no entanto, não ser enviado a um Gulag.
Foi-lhe atribuído o
Prêmio Nobel de Literatura em 1958, mas ele não foi autorizado a recebê-lo por razões políticas.

 

ARTHUR MILLER


Dramaturgo premiado e prolífico, Arthur Miller, falecido no dia 10 de Fevereiro de 2005, escreveu apenas um romance – Focus, em 1945 –, cujo tema central é o antisemitismo e a intolerância.
O personagem principal, Lawrence Newman é o director de pessoal de uma empresa que recusa empregar judeus.
Ele próprio um antisemita, Lawrence vê a sua vida profundamente transformada quando começa a usar um par de óculos que imediatamente o fazem “parecer judeu” aos olhos dos colegas de trabalho e dos vizinhos.
Esta alteração na sua aparência física faz com que Lawrence seja tratado com hostilidade – é despromovido e obrigado a demitir-se.
Depois de tentar por todos os meios contestar as suposições erradas sobre a sua pretensa identidade judaica, Lawrence Newman resigna-se.
No final do romance, a perseguição fez dele um judeu, convencendo-o ao mesmo tempo da irracionalidade do preconceito e da necessidade de o confrontar e combater.
Focus foi transposto para o cinema em 2001, adaptado por Kendrew Lascelles num filme homónimo realizado por Neal Slavin, com William H. Macy a encarnar Lawrence Newman.
Em 1947, dois anos após a sua publicação, Focus servira já de inspiração ao primeiro filme a confrontar directamente o antisemitismo: Gentleman’s Agreement, realizado por Elia Kazan (o amigo que dez anos mais tarde denunciaria Arthur Miller perante o tristemente célebre House Un-American Activities Committee), com Gregory Peck no principal papel.
Posted by
Picasa

 

MONTESQUIEU


Posted by Picasa Escritor e filósofo francês, célebre pela sua teoria da separação dos poderes. Nasceu no Palacete de la Brède, perto de Bordéus, em 18 de Janeiro de 1689 ; morreu em Paris, em 10 de Fevereiro de 1755.
Filho de um oficial da guarda do rei de França, neto e sobrinho de um Presidente do Parlamento de Bordéus, ficou órfão de mãe aos 11 anos de idade. O seu ensino básico foi entregue aos Oratorianos do colégio de Juilly, localidade situada a nordeste de Paris, que frequentou em companhia de dois primos, e onde lhe foi ministrada uma educação clássica.
Regressado a Bordéus, em 1705, realizou os estudos jurídicos necessários à sua entrada no Parlamento de Bordéus, para poder herdar o título e as importantes funções do tio.

A admissão como conselheiro deu-se em 1708.
Após a conclusão destas formalidades regressou a Paris, onde concluiu os seus estudos jurídicos e onde frequentou assiduamente a Academia das Ciências e das Letras.
Regressou a Bordéus em 1713 devido à morte do Pai.
Em 1715, casou com uma calvinista francesa, o que lhe assegurou um valioso dote.
No ano seguinte o tio morreu tornando-se barão de Montesquieu e presidente no Parlamento de Bordéus.
Em 1721 publicou as Cartas Persas, obra que lhe granjeou um enorme sucesso, e onde, aproveitando o gosto da época pelas coisas orientais, analisou de uma maneira satírica as instituições, usos e costumes da sociedade francesa e europeia, criticando veementemente a religião católica, naquela que foi a primeira grande crítica à igreja no século XVIII.

Muitas das afirmações de Montesquieu serão «confirmadas» por Edward Gibbon, quando este autor inglês publicou o Decline and Fall of the Roman Empire, em que defendeu que a queda do império se deveu ao predomínio da igreja cristã no Império romano, a partir de Constantino.
Em 1726 renunciou ao seu cargo no Parlamento de Bordéus, vendeu-o e foi viver para Paris, preparando-se para entrar na Academia Francesa.

Aceite em 1728, viajou logo a seguir pela Europa, realizando assim o seu Grand Tour, a tradicional viagem educativa dos intelectuais europeus do século VIII.
Regressou a França, mas foi para Inglaterra, onde permanecerá durante dezoito meses.
Em 1731, após uma ausência de três anos, regressou a Bordéus, para a sua família e os seus negócios, assim como para as vinhas e os campos agrícolas à volta do seu Palacete de Brède. Voltará frequentemente a Paris, onde teve contactos ocasionais com os célebres salons, mas sem se ligar muito com o grupo de intelectuais que os animava.
O seu grande objectivo passou a ser completar aquela que será a sua grande obra - O Espírito das Leis.

Preenchendo uma etapa intermédia, escreveu e publicou em 1734 a Causa da Grandeza dos Romanos e da sua decadência, que não é mais do que um capítulo de apresentação do Espírito.
O Espírito das Leis foi publicado em 1748, em dois volumes, em Genebra, para evitar a censura, tornando-se um imenso sucesso, que a sua colocação no Index romano não beliscou.

A sua preocupação foi ultrapassar as posições dos filósofos e utópicos que apresentavam as suas teorias em abstracto e sem nenhuma consideração pelas determinantes espaciais e temporais.
Os tempos que se seguiram estiveram longe de serem sossegados, sendo as suas teorias atacadas tanto pelos jansenistas como pelos católicos ortodoxos, como os jesuítas, mas também pela Universidade de Paris, a célebre Sorbonne.

Defendeu-se das críticas publicando em 1755 a Defesa do Espírito das Leis.
Entretanto ia perdendo a visão.
Morreu em 1755, quase cego, tendo recebido os últimos sacramentos das mãos de um padre católico.

 

MEG RYAN


Embora ela tenha provado ser uma óptima actriz dramática, Meg Ryan usou seus cabelos loiros, olhos azuis, e personalidade efervescente para causar um efeito maior em comedias românticas da década de 80 e 90.
Começando pela TV, Ryan se tornou uma estrela com seu papel principal na comédia que estourou bilheteiras em 1989, When Harry Met Sally, conseguindo simultaneamente a fama e a notoriedade por sua habilidade em fingir um orgasmo para Billy Crystal durante uma cena
num restaurante em Nova York.
Filha de um agente de elenco, Ryan nasceu com o nome de Margaret Mary Emily Anna Hyra em Fairfield, Connecticut, no dia 19 de novembro de 1961.
Cresceu em Nova York e estudou jornalismo na Universidade de Nova York.
Como precisava de um dinheiro extra para pagar suas aulas noturnas, Ryan decidiu actuar para ganhar um extra.
Com a ajuda de sua mãe ela conseguiu um papel em uma série de TV de pouca duração, e estreou no cinema no filme Rich and Famous.
O filme de 1981, ultimo de George Cukor, colocou Ryan como filha de Candice Bergen, e provou ser uma experiência suficientemente positiva, pois logo a actriz estava procurando por mais trabalho.
Um lance de sorte a levou para o elenco da novela As the World Turns, da qual participou de 1982 até 1984.
Depois de aparecer em Amityville 3-D (1983), Ryan garantiu um trabalho mais auspicioso quando entrou para o elenco no papel da mulher do piloto mal-fadado Goose (Anthony Edwards) em Top Gun (1986).
Embora tivesse um papel pequeno, o sucesso do filme pavimentou o caminho para mais trabalho, e no ano seguinte ela estrelou Innerspace, uma comédia onde era a namorada de Dennis Quaid.
Sua posição de namorada de Quaid logo se tornou realidade e depois de estrelarem novamente juntos em D.O.A. (1988), casaram-se em 1991.
Em 1989 Ryan teve o papel que a levaria para o topo da lista, como Sally Albright em When Harry Met Sally.
No ano seguinte estrelou ao lado de Tom Hanks em Joe Versus the Volcano.
Embora o filme não tivesse muito sucesso, a colaboração entre Ryan e Hanks teria muito sucesso em vários filmes.
Antes de ela aparecer noutro filme com Hanks, Ryan surpreendeu com um papel totalmente dramático, fazendo Pámela, a esposa viciada em drogas de Jim Morrison no filme de Oliver Stone, The Doors (1991).
Ela recebeu uma excelente critica por sua performance, provando ser capaz de actuar além de comédias leves.
Demonstrou mais ainda sua capacidade no drama Flesh and Bone (1993).
Sua performance como uma viajante de boleia lhe deu óptimas criticas, embora o filme, estrelado também pelo seu marido, Quaid, tenha passado praticamente despercebido.
Em 2003, tendo aparentemente se submetido a botox e injecções de colágeno, a actriz reapareceu nas telas no filme In the Cut, um thriller psico-sexual típico dos anos 70.
Em 2004, Ryan estará nas telas novamente vivendo a história da primeira agente feminina no mundo do boxe, Kackie Kallen, no filme Against the Ropes.
Posted by
Picasa

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

 

ALENTEJANANDO




Um alentejano lá dos lados de Beja tinha muitos animais entre os quais, muitas vacas e um grande touro.

Um dia a sogra do compadre veio passar uma semana de férias, e o nosso bom homem levou a sogra visitar os animais.

O touro quando viu a mulher desata a correr mandou-lhe uma cornada e matou-a.

No dia do funeral compareceram todos os compadres alentejanos dos aredores, e ja na Igreja diz o padre para o genro da falecida.

Estou contente por ver que todos os teus amigos vieram ao funeral da tua sogra para te darem coragem.

E diz o compadre para o padre:

- eles nao vieram para o funeral: Vieram Para Me Comprar O Touro.


 

PAPA CLEMENTE VIII


Posted by Picasa De Florença, foi aluno de São Felipe Neri.
O primeiro Papa do século XVII foi eleito em 9 de fevereiro de 1592.
Deixou de lado as questões políticas, visitou todas as paróquias de Roma, pregava e impunha disciplina.
Firmou a paz entre a França e a Espanha.
Celebrou o 12º Jubileu (1600).
Morreu em 3 de março de 1605.

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa

 

BILL HALEY


Posted by Picasa Bill Haley ou Willian John Clifton que nasceu a 6 de julho de 1925 e faleceu no dia 9 de fevereiro de 1981 foi um músico de rock and roll.
Ele nasceu em Highland Park, Michigan e foi criado na Pensilvânia.

Em 1946, Halley formou seu primeiro grupo profissional, uma banda country chamada Down Homers, depois da qual ele passou a seguir carreira a solo. Haley lançou inúmeros compactos country nos anos 40, sem sucesso, enquanto trabalhava de músico itinerante e DJ.
Em 1951 ele e sua nova banda The Saddlemen resolveram tocar em outro estilo, gravando versões das músicas "Rocket 88" e "Rock this Joint" de Jackie Brenston.
O sucesso relativo alcançado por elas convenceu Haley de que ele poderia ser um roqueiro famoso.
Em 1952 o Saddlemen passou a se chamar Bill Haley & His Comets e, em 1952 a composição de Haley, "Crazy Man Crazy" tornou-se o primeiro rock a entrar nas paradas de sucesso americana.
Em 1953 uma canção chamada "Rock Around the Clock" foi composta para Haley, mas ele só conseguiria gravá-la em 12 de abril de 1954.

Inicialmente não obteve sucesso, mas Haley logo alcançaria fama mundial com sua versão de "Shake, Rattle and Roll" de Big Joe Turner, que venderia milhões de cópias.
Haley e sua banda foram primordiais ao divulgar a música conhecida como "Rock and Roll" entre o público branco, depois de anos considerada como um movimento underground.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santa Apolónia
Esta santa foi muito popular na idade média como padroeira dos dentes, ou melhor, contra as dores de dente e conseqüentemente dos dentistas.
O que se sabe de certo sobre Apolônia é o que escreveu numa carta o bispo de Alexandria, Dionísio.
Nos últimos anos de governo do imperador Felipe,o árabe (244-249), pessoalmente favorável aos cristãos, houve uma revolta popular na cidade de Alexandria, no Egipto, contra os cristãos, açulada por um adivinho.
O massacre que se seguiu durante a revolta ceifou muitas vidas de cristãos.
No seu furor, os pagãos não pouparam nem os mais fracos.
Então escreveu o bispo: "Todos se lançaram sobre as casas dos cristãos. Cada um entra na casa daqueles que conhece na sua vizinhança. Saqueia e devasta, levando embora, nas dobras dos vestidos, todos os objectos preciosos, lançam por terra ou queimam as coisas sem valor. Dirse-ia uma cidade tomada e saqueada pelo inimigo... Os pagãos, depois, tomaram a admirável virgem Apolônia, já avançada em idade, golpearam as suas mandíbulas e lhe arrancaram os dentes. Depois, tendo aceso o fogo de uma pira fora da cidade, ameaçaram atirá-la nela viva, se não pronunciasse juntamente com eles palavras ímpias. Ela pediu para ser deixada livre um instante. Foi atendida e saltou rapidamente no fogo e foi consumida".
O episódio teria acontecido na ano 249.
Apolônia deve ter nascido no princípio do século III ou nos últimos anos do século II, porque o texto de Dionísio afirma que já era avançada em anos quando aconteceu o facto.
A sua vida tinha sido irrepreensível, digna de toda admiração.
A sua conduta exemplar deve ter suscitado a ira dos pagãos.
O facto de ela ter-se atirado no fogo não causou admiração nas palavras do seu bispo, mas o assunto foi muito discutido em tempos posteriores.
O facto deve ter causado admiração não só nos pagãos mas também nos cristãos.
O culto de Sta. Apolônia, como protectora dos dentes, foi muito difundido.

 

FIODOR DOSTOIEVSKY


Posted by Picasa O escritor russo Fiodor Mikhailovitch Dostoievski nasceu em Moscou em 1821 e morreu em São Petersburgo no dia 9 de Fevereiro de 1881.
O suposto assassinato de seu pai, o Dr. Mikhail Dostoievski, pelos próprios servos de sua propriedade rural em Daravoi, exerce enorme influência sobre o futuro do jovem Dostoievski e motivará o polêmico artigo de Freud: Dostoievski e o Parricídio.
Aos 25 anos publica seu primeiro romance, Pobre Gente, onde trata da vida simples dos pobres funcionários da burocracia russa, com extraordinário sucesso em toda a Rússia.
Aclamado como gênio pelos mais exigentes críticos da época, entre eles Bielínski, que o considera o primeiro romancista social da Rússia, e Nekrassov que vê em Dostoievski um novo Gogol, em homenagem ao primeiro romancista russo moderno.
Entre suas obras de maior importância destacam-se os romances O Idiota, Crime e Castigo, Os Demônios e Os Irmãos Karamázov.
Publica também inúmeros contos: O Mujique Marëi, Sonho de um Homem Ridículo, Bobock e outros; além de novelas: O Senhor Prokhartchin, O Homem Debaixo da Cama, Uma História Suja e O Pequeno Herói.

Cria duas revistas literárias: O Tempo (Vrêmia) e Época, e ainda colabora nos principais órgãos da imprensa Russa.
Em 1849 é preso por participar de reuniões subversivas na casa de um agitador profissional, Petrachevski.

Condenado à morte, é submetido, juntamente com seus companheiros, a fuzilamento simulado, experiência que irá marcá-lo para o resto dos seus dias, cuja impressão deixará registrada em O Idiota.
Deportado para a Sibéria, cumpre 9 anos de exílio: 4 na fortaleza de Omsk e 5 como soldado raso em Semipalatinski.

Na prisão reune dados, traços, diálogos e histórias que constituirão As Recordações da Casa dos Mortos, romance autobiográfico que somente será publicado depois do seu exílio siberiano.
Epiléptico, suas crises se agravam na prisão.

A doença - motivo de intermináveis dissabores para o escritor - vai marcar alguns dos principais personagens de seus romances maiores: o Príncipe Mishkin, em O Idiota e Kirílov de Os Demônios.
O reconhecimento definitivo de Dostoievski como escritor universal surge somente depois dos anos 1860, com a publicação dos grandes romances: O Idiota e Crime e Castigo.

Seu último romance, Os Irmãos Karamázov, é considerado por Freud como o maior romance já escrito.


 

PAPA GREGÓRIO XV


Posted by Picasa Nasceu em Bolonha.
Eleito em 9 de fevereiro de 1621, ajudou aos irlandeses e favoreceu a restauração católica na França.
Instituiu a Congregação para a Propagação da Fé, para incentivar as missões.
Canonizou Inácio de Loyola, Felipe Neri, Francisco Xavier e Tereza D'Ávila.
Sua morte foi em 8 de julho de 1623.

 

MIA FARROW


Posted by Picasa De seu nome completo Maria de Lourdes Villiers Farrow nasceu em Los Angeles, Califórnia, EUA no dia 9 de fevereiro de 1945.
Foi casada com o cantor Frank Sinatra e viveu vários anos com o director Woody Allen.
Tem 14 filhos, sendo que nove são adoptados.
Foi a primeira actriz americana a ser aceite como membro da prestigiada Royal Shakespeare Company, sediada em Londres.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com