sábado, dezembro 23, 2006

 

IMAGEM DO DIA


Cansaço ou dor de coluna?
Posted by Picasa

 

PAPA BONIFÁCIO V


Posted by Picasa Nasceu em Nápoles.
Eleito em 23 de dezembro 619, onze meses depois da morte de Adeodato, porque Roma estava preocupada em defender-se do exarca Eleutério.
Seu governo caracteriza-se por contínuas lutas pela coroa da Itália.
Instituiu a "imunidade do asilo", para as pessoas perseguidas que buscassem refúgio na Igreja.
Durante seu pontificado, Maomé iniciou seus sermões.
Veio a falecer em 25 de outubro de 625.


 

CARICATURA DO DIA


Michael Jackson
Posted by Picasa

 

A PEDRA DE ROSETA


Posted by Picasa A Pedra de Roseta é um bloco de granito negro (muitas vezes identificado incorrectamente como "basalto") que proporcionou aos investigadores um mesmo texto escrito em egípcio demótico, grego e em hieróglifos egípcios.
Como o grego era uma língua bem conhecida, a pedra serviu de chave para a decifração dos hieróglifos por Jean-François Champollion, no dia 23 de Dezembro de 1822.

 

CLAUDIA RAIA


Posted by Picasa Maria Cláudia Motta Raia (Campinas, 23 de Dezembro de 1966) é uma bailarina e actriz brasileira.
O seu primeiro trabalho profissional foi aos dez anos de idade, como manequim do costureiro Clodovil.
Com problemas de crescimento, aos onze anos necessitou fazer um tratamento para controlar o excesso de crescimento: aos treze anos de idade alcançou 1,70m de altura, o que fazia com que se considerasse "desengonçada".
No início de carreira dançou profissionalmente nos Estados Unidos e na Argentina. Aos treze anos, ganhou uma bolsa para estudar balett em Nova York. Estreou aos dezessete anos na televisão brasileira, como a personagem "Carola", contracenando com o actor Jô Soares no quadro "Vamos Malhar" do programa Viva o Gordo, na Rede Globo.
Aos dezoito anos de idade estrelou a versão brasileira do musical Chorus Line.
Em 1985 posou pela primeira vez para a edição brasileira da revista masculina Playboy.
Em 1988 surpreendeu com o personagem "Seu Tonhão", uma presidiária no quadro "As presidiárias" do programa TV Pirata, cujo enorme sucesso lhe garantiu o reconhecimento como actriz.
Namorou o humorista Jô Soares durante dois anos, no início de sua carreira televisiva. Casou com o actor e modelo Alexandre Frota em dezembro de 1986, e foi com ele que permaneceu cerca de um ano.
Hoje está casada com o também actor Edson Celulari, por quem se apaixonou durante as gravações da telenovela Deus nos Acuda, onde faziam o par romântico.
Juntos têm dois filhos: Enzo e Sophia.

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa O compadre Tenório e a comadre Balbina, dois surdos, resolveram casar-se.
Mas, durante a primeira semana de casados, descobrem que são incapazes de comunicar quando estão no quarto às escuras, pois não conseguem ver os sinais que fazem.
Depois de várias noites de incompreensão a Balbina resolve arranjar uma solução.
Ainda de luzes acesas diz ao Tenório:
- Querido - "gesticula ela" - porque não combinamos uns sinais muito simples? Por exemplo, à noite, se quiseres fazer sexo comigo, aproximas-te e tocas-me no seio do lado esquerdo uma vez. Se não quiseres fazer sexo aproximas-te e tocas-me no seio do lado direito uma vez. - sempre gesticulando...O Tenório responde:
- Grande ideia, de agora em diante, se quizeres fazer sexo comigo aproximas-te e puxas-me o pénis uma vez. Se não quiseres fazer sexo, aproximas-te e puxas-me o pénis cinquenta vezes!

 

VAN GOGH


Posted by Picasa A genialidade de Vincent Van Gogh somente foi reconhecida após a sua morte. Em vida, o artista holandês, que passou fome e frio, viveu em barracos e conheceu a miséria, vendeu apenas uma pintura "O Vinhedo Vermelho".
Em maio de 1990, uma de suas mais conhecidas obras, "O Retrato de Dr. Gachet", pintado um século antes, justamente no ano de sua morte, foi comercializado por US$ 82,5 milhões.
Maior expoente do pós-impressionismo, ao lado de Paul Gauguin e Paul Cézanne, Vicent Willen Van Gogh, foi sempre sustentado pelo irmão Theodorus, com quem trocou mais de 750 correspondências, documentos fundamentais para um estudo mais aprofundado de sua arte.
Na sua fase mais produtiva (1880/90), Van Gogh foi completamente ignorado pela crítica e pelos artistas.
Actualmente, os seus quadros estão entre os mais caros do mundo.
Na infância, Van Gogh aprendeu inglês, francês e alemão. Mas, com apenas 15 anos, deixou os estudos para trabalhar na loja de um tio, em Haia (Holanda).
Com 24 anos, achou que a sua vocação era trabalhar com a evangelização, chegando a estudar teologia, em Amsterdão.
Pouco tempo depois, dividiu os seus poucos bens com os pobres e passou a ser sustentado pelo irmão, ao mesmo tempo em que iniciava a carreira profissional como pintor.
Van Gogh, que também morou na França e na Bélgica (onde conviveu com mineiros extremamente pobres), pintou mais de 400 telas sendo os três anos anteriores à sua morte foram os mais produtivos.
Uma mudança fundamental na vida do pintor holandês aconteceu quando Van Gogh trocou Paris por Arles, mais ao sul da França. Na pequena cidade, Van Gogh aluga uma casa e intensifica o seu trabalho, ao lado de Gauguin.
Após um período de ótima convivência, os dois pintores começam a discutir muito e Van Gogh ataca Gauguin com uma navalha no dia 23 de dezembro de 1888.
Inconformado com o fracasso do ataque e completamente transtornado, Van Gogh corta o lóbulo de sua orelha esquerda com a própria arma.
Em seguida, embrulha o lóbulo e o entrega a uma prostituta. Internado em um hospital, recebe a visita do irmão Theodorus. No começo de janeiro de 1889, Van Gogh deixa o hospital, mas apresenta sinais evidentes de disfunção mental aparentando, às vezes, tranqüilidade, em outras oportunidades, demonstra alucinações.
Internado pelo irmão em um asilo, Van Gogh não deixa de pintar. Por ironia, à medida que a sua saúde fica ainda mais deteriorara, a classe artística começa a reconhecer o seu talento, expondo alguns de seus trabalhos em museus.
Quando deixou o asilo, o pintor holandês foi morar nas imediações da casa de seu irmão. Nesta época, pinta, em média, um quadro por dia. Depois de ver os seus problemas mentais serem agravados, Theodorus decide que Van Gogh será tratado pelo médico Paul Gachet.
Em maio de 1890, aparentando estar recuperado, Van Gogh passa a morar em Auvers-sur-Oise, a noroeste de Paris, onde pinta freneticamente.
Em julho, uma nova recaída no estado de saúde do pintor holandês, que também demonstra inconformismo com as dificuldades financeiras enfrentadas pelo seu irmão.
No dia 27, Van Gogh sai para fazer um passeio e toma uma decisão drástica atirando contra si mesmo, no tórax.
Cambaleando, volta para a sua casa, mas não comenta com ninguém que tinha tentado o suicídio. Encontrado por amigos, Van Gogh passa as últimas 48 horas de sua vida, conversando com o seu irmão -os médicos não conseguiram retirar a bala do tórax.
No dia 29, pela manhã, o pintor morreu e o seu caixão foi coberto com girassóis, flor que ele amava.
Aliás, a tela "Os Girassóis" é uma das obras-primas de Van Gogh.

 

D.JOÃO III


Posted by Picasa João III da Suécia nasceu em 20 de dezembro de 1537 em Söderköping e morreu em Estocolmo no dia 17 de novembro de 1592.
Ele foi Rei da Suécia de 1568 a 1592 e Grão-Duque da Finlândia. Anteriormente, também fora duque da Finlândia, de 1556 a 1563.
Era o segundo filho do rei Gustavo Vasa e o primeiro da segunda esposa deste, Margarida Eriksdotter.

 

O SANTO DO DIA


São João Câncio nasceu em Kety, pequena localidade da Polônia, no ano 1390. Em Cracóvia fez os seus estudos, laureou-se e foi ordenado sacerdote.
Obteve a cátedra universitária no momento em que a controvérsia hussita se tornava mais acesa. João discutiu com vários opositores, recebendo nestas disputas mais insultos que argumentações objetivas.
Quando a sua humildade e a sua paciência eram postas à prova, sem perder a costumeira serenidade de espírito, se limitava a responder: "Graças a Deus!"Durante uma das suas peregrinações a Roma, a diligência em que viajava foi assaltada e depredada por um grupo de bandidos, que infestavam os arredores de Roma.
Também, João foi roubado mais percebendo que no fundo de um bolso tinha ficado uma moeda de prata, correu atrás dos bandidos, dizendo: "Vocês esqueceram esta".
O biógrafo, que conta o episódio, afirma que os bandidos, comovidos, restituíram todo o dinheiro do assalto.
São João Câncio morreu em Cracóvia, com a idade de oitenta e três anos, na noite de Natal de 1473 e foi canonizado em 1767.
A memória do santo, celebrada a 20 de outubro, foi agora trazida para mais perto da data de sua morte.

 

SISSI


Posted by Picasa Isabel da Baviera, depois Isabel da Áustria, nascida em 23 de Dezembro de 1837, em Munique, foi imperatriz da Áustria e rainha da Hungria.
Ficou mundialmente conhecida pelo nome que recebeu nos primeiros anos de vida, Sissi.
Filha do duque da Baviera, Maximiliano e de Ludovica, irmã da arquiduquesa Sofia (mãe de Francisco José), a jovem imperatriz casou com Francisco José I em Abril de 1854.
Sissi tinha então 16 anos e era considerada uma das mais belas princesas do mundo.
Do casamento nasceram quatro filhos: Sofia, Gisela e seu primo Ludwig II conhecido como o rei louco da Bavaria , Maria Valéria e o príncipe herdeiro, Rudolfo, que se suicidou em 1889 causando a Sissi um desgosto de que a imperatriz nunca recuperou.
Em 1867, juntamente com o marido, foi coroada rainha da Hungria na sequência da assinatura do compromisso austro-húngaro.
A sua dificuldade de adaptação às regras da corte de Viena e a preferência da imperatriz pela Hungria afrontaram a Áustria e isolaram cada vez mais Isabel da vida familiar e dos compromissos oficiais, que procurou abandonar desde o seu casamento, por detestar o protocolo e as obrigações impostas pelo título do marido.
Alguns problemas de saúde, agravados pela incapacidade de educar os filhos numa atmosfera de informalidade, que Sissi adorava, contribuíram igualmente para o afastamento em relação aos seus súditos.
Em Setembro de 1898, em Genebra, foi assassinada por um anarquista italiano, Luigi Lucheni.
Na década de 50 do século XX os filmes de Ernst Marischka protagonizados por Romy Schneider contribuiram decisivamente para espalhar o mito de Sissi.

 

ALEXANDRE I


Posted by Picasa Alexandre I da Rússia foi um czar russo, nascido no dia 23 de Dezembro de 1777 e falecido em 1825 e que subiu ao trono em 1801; o seu reinado foi marcado pelas lutas com Napoleão, que o derrotou por três vezes.
Foi um aliado da Inglaterra, mas acabou por aderir ao Bloqueio Continental, quebrando-o em 1811, devido aos prejuízos que estava a causar no seu país.
Deste facto decorreu a invasão da Rússia por Napoleão, provocando o levantamento da Europa contra o invasor.
Fundou a Santa Aliança.
Sucedeu-lhe o seu irmão Nicolau.

 

MULHERES BONITAS


Aline Moraes
Posted by Picasa

sexta-feira, dezembro 22, 2006

 

IMAGEM DO DIA


O trabalho dá cá uma sede !
Posted by Picasa

 

PAPA INOCÊNCIO I


Posted by Picasa Nasceu em Albano, Itália, e cresceu em Roma.
Eleito em 22 de dezembro de 401, teve que enfrentar os lordes bárbaros do norte da Itália e a heresia de Pelágio.
Durante seu pontificado, viu Roma ser saqueada pelos godos de Alarico.
Estabeleceu a observância do ritos romanos no Ocidente, o catálogo do livros canônicos e as regras monásticas.
Obteve de Honório a proibição das lutas de gladiadores. Morreu em 12 de março de 417.



 

CARICATURA DO DIA


Didi
Posted by Picasa

 

JOÃO XXIII


Posted by Picasa João XXIII, Antipapa, de 1410 a 1415, que figura em muitas listas de papas.
Baldassare Cossa, seu nome temporal, nasceu em Nápoles Itália, a cerca de 1370, e, morreu em Florença, em 22 de dezembro de 1419.
Foi corsário na mocidade, mas depois estudou na Universidade de Bolonha.

Entrou no serviço da Igreja Católica durante o pontificado de Gregório XII (1406-1415).
Cardeal em 1402.
Eleito e sagrado em Bolonha, em 1410, para suceder ao antipapa Alexandre V, o primeiro papa cismático eleito em Pisa, de cuja morte seus inúmeros desafetos sempre o acusaram de não ser de todo inocente.
Foi sua eleição reconhecida com a adopção do nome de João XXIII, pela França, Inglaterra e parte da Itália e da Alemanha.
Vários historiadores atribuem sua ascensão ao trono pontifício por influência e ingerência directa do rei Luís II de Anjou, que buscava a todo custo controlar o poder dos Papas.
O ano de 1410 apenas refletiu um período particularmente conturbado para a Igreja; um Grande Cisma enchia de dúvidas a toda a Cristandade com o aparecimento de até três papas (o de Roma, os de Avinhão e o de Pisa).
Levado a Roma pelas armas do rei Ladislau de Nápoles, foi aclamado enfim pelos seus partidários como o pontífice João XXIII, o bispo de Roma, Vigário de Cristo na Terra.

Não foi papa legítimo. Seu nome e seu retrato figuram nos catálogos e medalhões, por causa das dúvidas de então.
Aliado a Luís II de Anjou, lutou contra o rei da Sicília e opôs-se a Gregório XII, papa legítimo, e a Benedito XIII, antipapa de Avinhão.
Reuniu um Concílio em Roma, em 1413, no qual condenou os livros de John Wyclif.
Em 1414, inaugurou o Concílio de Constança, que de tão solene e grandioso para a Cristandade, contou com a protecção do piedoso imperador Sigismundo.

Chegou ao evento, o antipapa João XXIII com magnificente cortejo.
Vendo-se, porém, alvo de justas recriminações, fugiu disfarçado.
Retratou-se depois de seu erro, submetendo-se à decisão do Concílio de Constança que terminou com o Grande Cisma do Ocidente.
Foi deposto e aprisionado no ano seguinte.
Libertado em 1418, reconheceu Martinho V como verdadeiro papa e, retornando da Alemanha

onde estivera encarcerado desde sua deposição, foi ele nomeado Cardeal-bispo de Frascati e deão do Sacro Colégio.
Viveu até o final de seus dias dignamente como Cardeal e morreu em 1419, sendo sepultado com honras em Florença.
O Vaticano reconhece sua sucessão por Martinho V em 1417.
O outro antipapa, Pedro de Luna, que se intitulava Bento XIII, perseverou no cisma, embora o imperador Sigismundo tivesse ido pessoalmente procurá-lo na Espanha para sanar o erro.
Morreu em 1424, na sua "Corte pontifícia", nomeando novos "Cardeais".

 

YURI MALENCHENKO


Posted by Picasa Yuri Ivanovich Malenchenko (Ucraniano: Юрий Иванович Маленченко; nascido em 22 de dezembro de 1961 em Svetlovodsk, Ucrânia) é um astronauta naturalizado russo, de ascendência ucraniana, que participou das seguintes missões:
Soyuz TM-19: Comandante (04.11.1994 - 125d 22h 53m)
STS-106: Especialista de missão (20.09.2000 - 11d 19h 12m)
Soyuz TMA-2 / ISS Expedition 7: Comandante (28.10.2003 - 184d 22h 46m)
Ele tornou-se a primeira pessoa a casar no espaço, em 10 de agosto de 2003, com Ekaterina Dmitrieva que estava no Texas, Estados Unidos. Yuri estava na Estação Espacial Internacional.

 

ALENTEJANANDO


O compdre Libório foi ao à casa de banho pública e deparou-se lá no urinol com um prêto.
Quando estavam a mijar o compadre ficou admirado com o tamanho da gaita do preto e perguntou-lhe:
- Ólha lá como é que fizeste para ela ficar assim??
- É fácil. Quando você se for deitar amarra-lhe uma pedra. Va ver como ela cresce!
Duas semanas mais tarde voltaram a encontrar-se:
- O pá, então não lhe disse? Vê como resultou!
- Sim, sim. Olha, maior ainda não está, mas preta já ficou...

 

VITÉLIO


Posted by Picasa Aulus Vitellius Germanicus, em português, Aulo Vitélio Germânico (24 de Setembro de 15 d.C. - 22 de Dezembro de 69) foi Imperador romano.
Reinou apenas oito meses, durante o ano dos quatro imperadores, mas ficou famoso por seu apetite e sua crueldade.
Derrotado pelos exércitos de Vespasiano, suicidou-se em Roma

 

SAMUEL BECKETT


Posted by Picasa Dramaturgo e escritor, Samuel Beckett nasceu em 13 de abril de 1906, em Foxrock, ao sul de Dublin.
Aos 14 anos passou a freqüentar a mesma escola que Oscar Wilde tinha freqüentado.
Em 1923 entrou para Trinity College.
Em 1928, mudou-se para Paris, a cidade que ganhou o seu coração rapidamente. Logo após sua chegada, um amigo comum o apresentou a James Joyce, e Beckett se tornou um apóstolo do escritor mais velho.Beckett fez o seu espaço pela Irlanda, França, Inglaterra e Alemanha.
Parou finalmente em Paris em 1937. Durante a Segunda Guerra Mundial, ficou em Paris até mesmo depois da ocupação dos alemães.
Ele uniu o movimento subterrâneo e lutou pela resistência até 1942 quando foi forçado a fugir com a esposa.
Em 1945, voltou a Paris e nos cinco anos seguintes fez Eleutheria, Endgame, Malloy, Malone Dies, The Unnamable e Mercier et Camier.
Mas seu primeiro real triunfo foi Waiting for Godot de 1951, escrito primeiramente em Francês.Beckett ganhou fama internacional.
Seus trabalhos foram traduzidos em mais de vinte idiomas.
Em 1969, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura e continuou escrevendo até a sua morte no dia 22 de Dezembro de 1989.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santa Francisca Xavier Cabrini
Santa Francisca nasceu em Sant'Angelo de Lódi, na Lombardia, Itália, no ano de 1850, última de uma família de 13 filhos.

Órfã de pai e mãe, Francisca teria desejado fechar-se logo no convento, mas não foi aceita por causa da precariedade de sua saúde.
Aceitou então o encargo de atender a um orfanato, que lhe confiou o pároco de Codogno.
A jovem, há pouco diplomada mestra, fez muito mais: concitou algumas companheiras a unirem-se a ela, constituindo um primeiro núcleo das irmãs missionárias do Sagrado Coração, postas sob a protecção de um intrépido missionário, São Francisco Xavier, de quem ela mesma, pronunciando os votos, assumiu o nome.
Francisca, também na primeira das suas vinte e quatro travessias do oceano condividiu os dissabores e as incertezas de seus patrícios; mas é extraordinária a coragem com que enfrentou a imensa metrópole norte-americana e soube onde estabelecer o ponto de encontro e de socorro para os emigrantes.
Antes de tudo olhou para os órfãos e os doentes, construindo casas, escolas e um grande hospital em Nova Iorque, depois em Chicago, em seguida na Califórnia e irradiar enfim a sua obra em toda a América, até a Argentina.
A todos que se mostravam admirados com ela por tantas obras, a madre Cabrini respondia com sincera humildade: "Por acaso não foi o Senhor quem fez todas essas obras?"
Traduzidas em números estas obras são: trinta fundações em oito nações diferentes.
Morreu em Chicago no ano 1917, após uma das inúmeras viagens. Seu corpo foi levado para Nova Iorque na Igreja anexa ao Colégio Madre Cabrini para que permanecesse próximo dos emigrantes

 

GIACOMO PUCCINI


Posted by Picasa Nascido no dia 22 de Dezembro de 1858 numa família composta de organistas e maestros, em San Martino, Toscana, Puccini iniciou seus estudos musicais muito cedo, seguindo os passos de seu pai, Michelle Puccini.
Foi o mais consagrado membro da família Puccini e o mais famoso compositor italiano moderno, depois de Verdi.
Compôs suas primeiras peças para órgão influenciado pelas canções folclóricas da Toscana e pelo estilo verdiano.
O mundo da ópera em Puccini não possui as variações temáticas como em Verdi e Wagner.
Seus personagens repetem o mesmo tom profundamente dramático, sensual e apaixonado. Segundo o compositor, "a base da ópera é o tema e o tratamento dramático dispensado a ele". Suas óperas requerem mais do que cantores, pois exigem um preciosismo cênico e uma dramaticidade em cada gesto e expressão que estão mais próximos do trabalho do actor.
Faleceu no dia 29 de Novembro de 1924.

 

CHICO MENDES


Posted by Picasa No dia 22 de Dezembro de 1988 o seringueiro, sindicalista e activista ambiental Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes, foi assassinado em Xapuri, Acre.
Chico Mendes teve um papel importante na fundação do Conselho Nacional dos Seringueiros e na formulação da proposta das Reservas Extrativistas para os seringueiros.
Ele organizava muitos dos acima descritos empates e assim conseguiu apoio internacional para a luta dos seringueiros.
Em 1987 foi premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o prêmio "Global 500" e neste mesmo ano ganhou a "Medalha do meio ambiente" da organização "Better World Society". Após o assassinato de Chico Mendes juntaram-se mais de trinta entidades sindicalistas, religiosas, políticas, de direitos humanos e ambientalistas para formar o "Comitê Chico Mendes". Eles exigiram providencias e através de articulação nacional e internacional botaram pressão sobre órgãos oficiais para que o crime seja punido.
Em 1990 os fazendeiros Darly e Darcy Alves da Silva foram considerados culpados do assassinato e condenados a 19 anos de reclusão.
Em 1993 eles escaparam da prisão e foram novamente capturados em 1996.
O caso Chico Mendes despertou pela primeira vez a atenção internacional para os problemas dos seringueiros.
Através do assassinato, Chico Mendes tornou-se mais uma vez representante dos muitos outros moradores da floresta assassinados, desapossados ou ameaçados...

 

MULHERES BONITAS


Verónica Ksyvicks
Posted by Picasa

quinta-feira, dezembro 21, 2006

 

LEIAM E PASMEM...


Carta de um F* da P* e boa resposta do Embaixador de Portugal no Brasil.
Há dias, uma besta de um jornalista brasileiro de Porto Alegre, de seu nome Polibio Braga, publicou a seguinte notícia: Portugal não merece ser visitada e os portugueses não merecem nosso reconhecimento
"Por trás da notícia" 05.12.06 - 16:19 Portugal não merece ser visitada e os portugueses não merecem nosso reconhecimento.
Há apenas uma semana, em apenas quatro anos, o editor desta página visitou pela quinta vez Lisboa, arrependendo-se pela quarta vez de ter feito isto.
Portugal não merece ser visitado e os portugueses não merecem nosso reconhecimento.
É como visitar a casa de um parente malquisto, invejoso e mal-educado.
Na sexta e no sábado, dias 24 e 25, Portugal submergiu diante de um dilúvio e mais uma vez mostrou suas mazelas.
O País real ficou diante de todos.
Portugal é bonito por fora e podre por dentro.
O dinheiro que a União Europeia alcançou generosamente para que os portugueses saíssem do buraco e alcançassem seus sócios, foi desperdiçado em obras desnecessárias ou suntuosas.
Hoje, existe obra demais e dinheiro de menos.
O pior de tudo é que foi essa gente que descobriu e colonizou o Brasil.
É impossível saber se o pior para os brasileiros foi a herança maldita portuguesa ou a herança maldita católica.
alvez as duas.

Esta Nota mereceu a seguinte resposta do Embaixador de Portugal no Brasil:
Brasília, 8 de Dezembro de 2006 Senhor Políbio Braga :
Um cidadão brasileiro, que faz o favor de ser meu amigo, teve a gentileza de me dar a conhecer uma nota que publicou no seu site, na qual comentava aspectos relativos à sua mais recente visita a Portugal.
Trata-se de um texto muito interessante, pelo facto de nele ter a apreciável franqueza de afirmar, com todas as letras, o que pensa de Portugal e dos portugueses.
O modo elegante como o faz confere-lhe, aliás, uma singular dignidade literária e até estilística. Mas porque se limita apenas a uma abordagem em linhas muito breves, embora densas e ricas de pensamento, tenho que confessar-lhe que o seu texto fica-nos a saber a pouco.
Seria muito curioso se pudesse vir a aprofundar, com maior detalhe, essa sua aberta acrimónia selectiva contra nós.
Por isso lhe pergunto:
não tem intenção de nos brindar com um artigo mais longo, do género de ensaio didáctico, onde possa dar-se ao cuidado de explanar, com minúcia e profundidade, sobre o que entende ser a listagem de todas as nossas perfídias históricas, das nossas invejazinhas enraizadas, dos inumeráveis defeitos que a sua considerável experiência com a triste realidade lusa lhe deu oportunidade de decantar?
Seria um texto onde, por exemplo, poderia deter-se numa temática que, como sabe, é comum a uma conhecida escola de pensamento, que julgo também partilhar: a de que nos caberá, pela imensidão dos tempos, a inapelável culpa histórica no que toca aos resquícios de corrupção, aos vícios de compadrio e nepotismo (veja-se, desde logo, a última parte da Carta de Pêro Vaz de Caminha), que aqui foram instilados, qual vírus crónico, para o qual, nem os cerca de dois séculos, que se sucederam ao regresso da maléfica Corte à fonte geográfica de todos os males, conseguiram ainda erradicar por completo.
Permita-me, contudo, uma perplexidade: porquê essa sua insistência e obcecação em visitar um país que tanto lhe desagrada?
Pela quinta vez, num espaço de quatro anos ?
Terá que reconhecer que parece haver algo de inexoravelmente masoquista nessa sua insistente peregrinação pela terra de um "parente malquisto, invejoso e mal educado".
Ainda pensei que pudesse ser a Fé em Nossa Senhora de Fátima o motivo sentimental dessa rotina, como sabe comum a muitos cidadãos brasileiros, mas o final do seu texto, ao referir-se à "herança maldita católica", afasta tal hipótese e remete-o para outras eventuais devoções alternativas.
Gostava que soubesse que reconheço e aceito, em absoluto, o seu pleníssimo direito de pensar tão mal de nós, de rejeitar a "herança maldita portuguesa" (na qual, por acaso, se inscreve a Língua que utiliza).
Com isso, pode crer, ajuda muito um país, que aliás concede ser "bonito por fora" (valha-nos isso!), a ter a oportunidade de olhar severamente para dentro de si próprio, através da arguta perspectiva crítica de um visitante crónico, quiçá relutante.
E porque razão lhe reconheço esse direito?
Porque, de forma egoísta, eu também quero usufruir da possibilidade de viajar, cada vez mais, pelo maravilhoso país que é o Brasil, de admirar esta terra, as suas gentes, na sua diversidade e na riqueza da sua cultura (de múltiplas origens, eu sei).
Só que, ao contrário de si, eu tenho a sorte de gostar de andar por onde ando e você tem o lamentável azar de se passear com insistência (vá-se lá saber porquê!), pela triste terra dessa "gente que descobriu e colonizou o Brasil".
Em má hora, claro!
Da próxima vez que se deslocar a Portugal (porque já vi que é um vício de que não se liberta) espero que possa usufruir de um tempo melhor, sem chuvas e sem um "dilúvio" como o que agora tanto o afectou.
E, se acaso se constipou ou engripou com o clima, uma coisa quero desejar-lhe, com a maior sinceridade:
Cure-se !
Com a retribuída cordialidade do Francisco Seixas da CostaEmbaixador de Portugal no Brasil

Boa resposta do nosso embaixador.
Quanto ao pseudo-jornalista só pode ter mãe argentina!

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa Parece que não é só cá na nossa terra que a engenharia é "manhosa"!

 

PAPA ANTERO


Posted by Picasa Nasceu na Magna Gracia.
Eleito em 21 de dezembro de 236, viveu apenas um mês como Papa.
Ordenou que as relíquias dos mártires fossem recolhidas e conservadas na Igreja, num lugar chamado "scrinium".
A colecção dos Actos dos Mártires levou-o à morte por ordem do Imperador Máximo, um bárbaro da Trácia.
Morreu em 3 de janeiro de 236.

 

CARICATURA DO DIA


Miguel Falabella
Posted by Picasa

 

PONTE MARECHAL CARMONA


Posted by PicasaVila Franca de Xira é uma cidade portuguesa no Distrito de Lisboa, região de Lisboa e subregião da Grande Lisboa, com cerca de 18 400 habitantes.
Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.
É sede de um município com 293,88 km² de área e 122 908 habitantes (2001), subdividido em 11 freguesias.
O município é limitado a norte pelos municípios de Alenquer e Azambuja, a leste por Benavente, a sul pelo estuário do Tejo, a sul e oeste por Loures e a noroeste por Arruda dos Vinhos.
Lá está localozada a ponte Marechal Carmona que foi inaugurada no dia 21 de Dezembro de 1951 e foi autor do projecto e Engenheiro Vasconcellos Mello, oriundo da Mealhada.

 

GEORGE PATTON


Posted by Picasa George Smith Patton, Jr. que nasceu em 11 de novembro de 1885, em San Gabriel, Califórnia, EUA e faleceu no dia 21 de dezembro de 1945, em Heidelberg, Alemanha, foi o general do 3º exército dos Estados Unidos da América durante a Segunda Guerra Mundial.
Conhecido como "Old Blood and Guts", era amado e odiado pelos seus soldados.
Amado por tratar-se de um guerreiro nato e odiado pelo facto de ser rígido ao ponto de não admitir que seus soldados sofressem fadiga de batalha, "este é um santuário para guerreiros, tirem estes covardes daqui, eles fedem" declarou certa vez sobre internos por fadiga de batalha na tomada de Palermo ao visitar um dos hospitais montados para receber feridos.
Foi cotado para ser o líder da operação Overlord mas perdeu o cargo para o seu então vice-comandante Omar Bradley.
Acreditava em reencarnação, orava de joelhos mas xingava como um camionista.
Era um dos generais mais ricos do exército dos Estados Unidos, usava um revólver com cabo de marfim e foi graduado pela academia militar de Westpoint.
Liderou o avanço do 3º exército pela França e o resgate das tropas aerotransportadas na batalha do Bulge em janeiro de 1945.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com