sábado, junho 03, 2006

 

ALENTEJANANDO




O compadre Malaquias ia montado no sau burro a caminho de Lisboa, quando passa por ele um Mercedes. O condutor apercebe-se que é um alentejano e resolve meter-se com ele.

- Então compadre, onde vai montado nesse burrito?

- Atão... vou à capitali. Vou a Lisboa.

- A Lisboa??? Então no meu Mercedes que tem 120 cavalos levo 2 horas daqui a Lisboa, quanto é que o compadre não vai levar?

- Eu tenho tempo... quando lá chigar, chiguei...

- Então adeusinho e boa viagem!Lá se foi embora.

Ao fim de meia hora, o compadre alentejano começa a avistar uma pessoa à borda da estrada a fazer sinais.

Ao aproximar-se apercebe-se que é o senhor do Mercedes.

Olha lá para baixo, estava o Mercedes de "cú para o ar", com o "focinho" dentro de água.

- Atão compadri, está dando àgua ao gado?!?!...


 

CARICATURA DO DIA


Posted by Picasa Albert Einstein nasceu a 14 de Março de 1879 na Alemanha. Foi o físico que propôs a teoria da relatividade.
Ganhou o Prémio Nobel da Física de 1921 pela correcta explicação do efeito fotoelétrico, no entanto o prémio só foi anunciado em 1922.
O seu trabalho teórico sugeriu a possibilidade da criação de uma bomba atómica, apesar de ter sido contra seu desenvolvimento como arma de destruição em massa.
Faleceu em Princeton, EUA,a 18 de Abril de 1955.

 

AYATHOLA KHOMEINI


Posted by PicasaAyatollah Ruhollah Khomeini, (آیت‌الله روح‌الله خمینی em persa, que nasceu a 17 de Maio de 1900 e faleceu a 3 de Junho de 1989, foi um aiatolá xiita iraniano e o líder espiritual e político da Revolução Iraniana de 1979 que depôs Mohammad Reza Pahlavi, na altura o Xá do Irão.
É considerado o fundador do moderno estado xiita e governou o Irão desde a deposição do Xá até à sua morte em 1989.

 

JHOANN STRAUSS


Posted by Picasa Johann Strauß II, Johann Strauss Jr. ou Johann Sebastian Strauß que nasceu em Viena no dia 25 de Outubro de 1825 e faleceu também em Viena no dia 3 de Junho de 1899, foi um grande compositor austríaco.
É filho de Johann Strauß I da família de compositores Strauß.
Estudou música com Joseph Dreschler.

Em 1844, aos dezenove anos, fundou uma orquestra de danças.
O repertório era formado por valsas e outras danças de vários autores, de seu pai e outras de sua autoria.
Fez grande sucesso.
Uma de suas composições teve que ser repetida dezanove vezes.
Em 1872, Strauß Jr. se apresentou nos Estados Unidos.

Seus concertos atraíam tanto o público como compositores consagrados como Liszt, Wagner e Brahms, este gostava tanto das obras de Strauß Jr. que lamentava o facto do Danúbio Azul não ser de sua autoria.
Johann Strauss Jr. compôs mais de duzentas valsas, 32 mazurcas, 140 polcas e oitenta quadrilhas, num total de 479 obras publicadas, mais dezenas de peças manuscritas e outras realizadas em parceria com seus irmãos.
Casou-se três vezes, mantinha inúmeras aventuras sexuais e ficava constantemente doente tanto por "excessos amorosos" como por seu ritmo intenso de composição.
Na década de 1870 começou a escrever operetas.

As duas primeiras foram Indigo, de 1871, e O carnaval de Roma, em 1873.
A obra mais consagrada foi em 1874, com O Morcego, com libreto de Carl Haffner e Richard Genée, a partir de O réveillon, de Meilhac e Halévy, ambos libretistas de Offenbach.
É autor das operetas: Uma noite em Veneza, de 1883, O barão cigano, de 1885, Sangue vienense, de 1899, entre outras.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa São Carlos Lwanga e companheiros (mártires)
São Carlos Lwanga e seus 21 companheiros sofreram o martirio durante o reinado de Mwanga.
Por volta do ano 1885.
O rei reuniu a corte numa manhã dando uma ordem estranha: "Todos entre vocês que não têm intenção de rezar podem ficar aqui ao lado do trono; aqueles, porém, que querem, rezar reúnam-se contra aquele muro".
O chefe dos pagens, Carlos Lwanga, foi o primeiro a seguir até o muro, sendo seguido por outros quinze.
O rei perguntou então, mas vocês rezam de verdade?
Sim meu senhor, nos rezamos- respondeu Carlos em nomes dos companheiros que ficara a noite toda rezando.
Querem continuar rezando?
Sim meu senhor, até a morte.
Então, matem-os, decidiu bruscamente o rei, dirigindo-se aos algozes.
Rezar, tinha-se tornado sinônimo de ser cristão, e era absolutamente proibido no reino de Mwanga, rei de Buganda, região que actualmente faz parte da Uganda.
Carlos Lwanga foi o primeiro a ser assassinado, foi queimado lentamente a começar pelos pés. Kalemba Murumba, foi abandonado numa colina com as mãos e os pés amputados, morrendo de hemorragia.
André Kagua, foi decapitado.

 

ANTHONY QUINN


Posted by PicasaAnthony Rudolfo Oxaca Quinn faleceu no dia 3 de junho de 2001 em Boston, nos Estados Unidos, aos 86 anos, vítima de uma parada respiratória.
Nascido em abril de 1915, em Chihuahua, no México, o actor trabalhou por mais de 60 anos na indústria do cinema, actuando em mais de 130 filmes e foi vencedor de dois Oscar, como actor secundário.
A família de Quinn se mudou para a Califórnia quando ele ainda era uma criança, e seu envolvimento com a indústria cinematográfica começou bem cedo, como tratador de animais e operador de câmara.
Na década de 30, trabalhou de extra e fez pequenas pontas em filmes de gângsteres. Interpretou diversos papéis como bandidos, índios e até mesmo um xeique.
Trabalhou com John Wayne, Bing Crosby e Bob Hope.
Seu maior destaque começa com o filme Viva Zapata!, de 1952, contracenando com Marlon Brando, a direcção de Elia Kazan.
O papel de Eufemio, o irmão do revolucionário mexicano Emiliano Zapata, lhe rendeu o Oscar de melhor actor secundário.
Em 1954, actuou no filme de Federico Fellini, A Estrada da Vida (La Strada), como o homem forte do circo.
Em 1956, ganha seu segundo Oscar de actor secundário, com o papel do pintor Paul Gauguin, ao lado de Kirk Douglas (que interpretava Vincent Van Gogh), no filme de Vincent Minelli, Sede de Viver (Lust for Life).
Interpretou Quasímodo no filme O Corcunda de Notre-Dame, de 1957, actuando com a actriz italiana Gina Lollobrigida (no papel de Esmeralda).
No mesmo ano foi indicado para o Oscar de melhor actor, por sua actuação em Wild is the Wind.
Na década de 60, fez alguns de seus maiores sucessos, como Canhões de Navarone, de 1961 (no papel do coronel Andrea Stavros), e Lawrence da Arábia, filme de David Lean, de 1962 (como o chefe tribal beduíno Auda abu Tayi).
Mas foi em 1964 que marcou o mundo, com sua interpretação no filme Zorba, o Grego (de Michael Cacoyannis).
Com este personagem simpático, ganhou sua segunda indicação como melhor actor.
Anos depois, Quinn voltaria a este papel, desta vez, nos teatros da Broadway.
Em 1968, fez outro filme marcante, As Sandálias do Pescador.
Nos anos noventa, foi Zeus, no seriado de TV Hércules.
Em 1999, esteve no Brasil para promover o filme Oriundi, de Ricardo Bravo, onde contracena com Paulo Betti, Paulo Autran, Letícia Spiller e Gabriela Duarte.
Uma curiosidade: neste filme, seu filho Lorenzo Quinn interpreta o personagem do pai numa cena do passado.
Quando faleceu, Quinn estava trabalhando no filme, ainda em produção, Avenging Angelo (de Martin Burke), ao lado de Sylvester Stallone, Andy Garcia e Madeleine Stowe.
A vida pessoal de Anthony Quinn foi tão atribulada quanto sua carreira no cinema. Foi casado três vezes e deixou 13 filhos, entre eles Francesco, Lorenzo e Valentina, todos actores; e o pequeno Ryan, de seis anos, filho de seu último casamento, com sua ex-secretária, Kathy Benvin.

 

JOÃO XXIII


Posted by Picasa Beato João XXIII, nascido Angelo Giuseppe Roncalli em Sotto II Monte, no dia 25 de Novembro de 1881 e falecido no Vaticano no dia 3 de Junho de 1963, foi Papa do dia 28 de outubro de 1958 ate a data da sua morte. Considerado um papa de transição, depois do longo pontificado de Pio XII, ele convocou o Concílio Vaticano II, que visava pastoralmente explicar os dogmas ao mundo moderno.

 

JORGE V


Posted by Picasa Jorge V do Reino Unido que nasceu no dia 3 de Junho de 1865 e faleceu no dia 20 de Janeiro de 1936, foi Rei do Reino Unido de 1910 até à sua morte.
Era o segundo filho do Rei Eduardo VII do Reino Unido e da princesa Alexandra da Dinamarca, então Príncipes de Gales.
Em 1891, Jorge tornou-se no segundo na linha de sucessão, depois da morte de Alberto, Duque de Clarence, o seu irmão mais velho, por pneumonia.

Alberto estava então noivo da princesa Maria de Teck (Princesa May), que foi pedida depois em casamento por Jorge.
O casamento realizou-se em 1893 e resultou em seis filhos, entre os quais o Duque de Windsor e Jorge VI do Reino Unido.
Em 1892, Jorge foi criado Duque de York e em 1901, após a morte da avó a Rainha Vitória, tornou-se Príncipe de Gales e Duque da Cornualha, na sua condição de herdeiro da coroa.
Jorge V foi coroado Rei do Reino a 22 de Junho de 1911 e Imperador da Índia em 11 de Dezembro, após a morte de Eduardo VII no ano anterior.

Em 1917, dada o sentimento anti-alemão vivido durante a Primeira Guerra Mundial, Jorge V mudou o nome da casa real de Saxe-Coburg-Gotha para Windsor, que passou a ser o sobrenome oficial da família real.
Jorge V morreu em 1936 e foi sucedido pelo filho mais velho.

 

ROBERTO ROSSELLINI


Posted by Picasa Roberto Rossellini,director de cinema e de televisão italiano nasceu no dia 8 de
aio de1905 em Roma e faleceu no dia 3 de Junho de 1977 em Roma.
O cinema italiano do pós-guerra teve em Rossellini um de seus melhores directores e um dos principais expoentes do neo realismo, um novo estilo de fazer cinema que defendia uma fidelidade absoluta à realidade.
Sempre que possível, rodava em cenários reais, como num de seus primeiros filmes, Roma, Cidade Aberta (1945, com Anna Magnani), que recorreu até mesmo a personagens da rua.
O êxito de seu filme mais célebre, Stromboli (1949), foi ofuscado pela sua relação, escandalosa para a sociedade dos anos de 1950, com a actriz Ingrid Bergman, com quem esteve casado de 1950 a 1957.
Em alguns dos filmes posteriores, criou personagens especialmente adaptadas a Bergman, como em Viagem em Itália (1953).
As obras da maturidade consistiram essencialmente em filmes históricos ou documentários, como A Tomada de Poder por Luís XIV (1966).

 

FRANZ KAFKA


Posted by Picasa Escritor checo de expressão alemã, nascido em 1883 e falecido no dia 3 de Junho de 1924.
O conjunto de sua obra constitui um dos pontos mais altos da prosa da contemporaneidade, tendo revolucionado definitivamente a narrativa de caráter realista.
O realismo das obras de Kafka, mesclado de sonho e absurdo, apontou para a temática da condição de impotência do homem moderno frente à organização social a qual este é submetido.
O homem, na narrativa de Kafka, é apenas um náufrago do mundo moderno, agindo cega e mecanicamente à superfície dos factos que o enredam.
A obra de Kafka só pôde chegar até nossos dias através de seu amigo Max Brod, para quem o escritor havia deixado seus manuscritos em testamento.
Contrariando as predisposições do testamento de Kafka, Max Brod publicou as obras kafkianas que restaram (segundo consta, alguns manuscritos foram queimados pelo próprio Kafka).
São obras de Franz Kafka: os contos Metamorfose, Na Colônia Penal e O Artista da Fome, os romances O Castelo, O Processo e América.
Os existencialistas chegaram a declarar Kafka como seu verdadeiro precursor.

sexta-feira, junho 02, 2006

 

CRUELDADE FEMININA



1 - Como se chama um homem inteligente, sensível e bonito?
R - Boato
2 - O que deve fazer uma mulher quando seu marido corre em zigue-zague pelo
jardim?
R - Continuar a atirar.
3 - Pesquisadoras descobriram porque Moisés vagou 40 anos no deserto com o povo de Israel.
R - Um homem nunca pergunta o caminho.
4 - Qual é a semelhança entre as nuvens e os homens?
R - Quando vão embora, o dia fica lindo.
5 - Por que os homens não têm período de crise na idade madura?
R - Porque nunca saem da puberdade.
6 - Qual é a definição masculina de uma noitada romântica?
R - Sexo.
7 - O que se diz de um homem que quer sexo no segundo encontro?
R - É particularmente lento.
8 - Qual é o ponto comum entre os homens que freqüentam bares para solteiro?
R - Todos eles são casados.
9 - Como saber se um homem está mentindo?
R - Seus lábios se mexem.
10 - Como um homem chama o amor verdadeiro?
R - Ereção.
11 - Qual a semelhança entre um homem e um golfinho?
R - Dizem que ambos são inteligentes, mas nunca se provou.
12 - Por que as mulheres não querem mais se casar?
R - Porque não é justo. Imagine, por causa de 100 gramas de lingüiça ter que levar o porco inteiro!(Show!!!Show!!!Show!!!).
13 - Qual a semelhança entre um homem e o microondas?
R - Aquecem em 15 segundos.
14 - Qual a semelhança entre um homem e um caracol?
R - Ambos tem chifre, babam e se arrastam. E ainda pensam que a casa é deles.
15 - Por que não existe um homem inteligente, sensível e bonito ao mesmo tempo?
R - Porque seria mulher.
16 - Antigamente quando uma moça conhecia um rapaz gentil e educado perguntava logo se era solteiro...
R - Hoje pergunta se é panilas ou casado.
17 - Qual a semelhança entre um homem e um pão de forma?
R - Ambos são quadrados, tem casca grossa e miolo mole.
18 - Qual a semelhança entre os homens fiéis e os dinossauros?
R - Ambos estão extintos.

 

ALENTEJANANDO




Um caixeiro viajante vai a entrar numa pequena vila do Alentejo e vê um amontoado de gente de volta de uma casa.
Curioso, aproximou-se e perguntou o que se passava.
- Foi a mula do compadre Jaquim que deu um coice e matou-lhe a sogra.
- Ah, mas a senhora devia ser muito conhecida e respeitada, está aqui metade da população da vila- comentou o caixeiro viajante.
- Qual quê !!- respondeu-lho o homem- estamos a ver se conseguimos comprar a mula ao Jaquim.

 

YASSER ARAFAT


Posted by Picasa Yasser Arafat nasceu a 4 de Agosto ou 24 de Agosto de 1929 como Muhammad Abd ar-Rauf al-Qudwah al-Husayni, também conhecido como Abu Ammar e faleceu no dia 11 de Novembro de 2004 em Clamart, nos arredores de Paris, França.
Foi o líder da Autoridade Palestiniana, presidente (desde 1969) da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), líder da Fatah, a maior das facções da OLP, anteriormente uma organização terrorista, e co-detentor do Prémio Nobel da Paz.

 

NICOLAU NASONI


Posted by Picasa Nicolau Nasoni que nasceu em Florença no dia 2 de Junho de 1691 e faleceu no Porto no dia 30 de Agosto de 1773 foi um arquitecto italiano que desenvolveu muito do seu trabalho em Portugal, especialmente na cidade do Porto.
Devido ao trabalho do seu avô, que era empregado na casa Davanzatb, talvez como administrador de bens, Nasoni certamente manteve relações com fidalgos do Porto, vários dos quais eram padrinhos de seus numerosos irmãos - era o mais velho de de um rancho de nove.
Antes de se mudar para a Cidade do Porto, Nasoni viveu em Siena, Roma e, mais tarde, Malta, onde deu os primeiros passos em arquitectura.

Foi nesta ilha que assinou e pintou um tecto no palácio de Valeta, em 1724, obra dirigida ao frei D. António Manuel de Vilhena, Grão Mestre da Ordem de Malta.
Não é conhecida ao certo a data exacta em que este arquitecto chega à cidade do Porto.

Sabe-se apenas que em Novembro de 1725 iniciou um trabalho de pinturas na Sé do Porto.
Em 31 de Julho de 1729 casa-se nesta cidade com uma fidalga napolitana, D. Isabel Castriotto Rixaral, que morrerá um ano depois (1730), muito provavelmente devido a complicações no parto do seu único filho, de nome José, nascido alguns dias antes, a 8 de Junho.

O padrinho de José, um fidalgo portuense, empregou Nasoni na obra da casa e jardim da Quinta da Prelada.
Sob influência deste mesmo fidalgo, em 1731 é-lhe pedido para desenhar a Igreja dos Clérigos, que lhe deu trabalho para mais de 30 anos e o imortalizou.
Também em 1731 Nasoni volta a casar-se, desta vez com uma portuguesa, Antónia Mascaranhas Malafaia, da qual teve 5 filhos.
Um pouco no espírito da Renascença italiana, Nasoni dedicou-se a inúmeros trabalhos artisticos, desde pintura a ourivesaria, especialidade tradicional no Porto.

Tornou-se uma espécie de Miguel Ângelo para esta cidade, que em pouco tempo lhe soube reconhecer o devido valor.
A partir daí, realizou inúmeros trabalhos no Porto e Norte de Portugal, dos quais se destacam o Palácio do Freixo (Porto), a Igreja do Bom Jesus (Matosinhos), o Palácio de S. João Novo (Porto), corpo central do Palácio de Mateus (Vila Real) e, obviamente, a Torre dos Clérigos (Porto).
Morreu inexplicavelmente na pobreza a 30 de Agosto de 1773 e foi sepultado precisamente na Igreja dos Clérigos, não se conhecendo, porém, o local exacto onde se encontra o seu túmulo.
Não sobreviveu nenhum retrato deste artista que tanto fez pelo Porto.

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa Muito urgente






















clique para aumentar

 

PAPA BENTO I


Posted by Picasa Romano, foi consagrado Papa em 2 de junho de 575, um ano depois da sede vacante, devido à ocupação de Roma pelos longobardos.
Em dezembro de 578, encontram-se registos de que ordenou vinte e um bispos, quinze presbíteros e três diáconos na Basílica de São Pedro.
Tratou inutilmente de restabelecer a ordem na Itália e na França, conturbadas pelas invasões bárbaras e ensangüentadas por discórdias internas.
Morreu em 30 de julho de 579.

 

JOSEPHINE BAKER


Posted by PicasaJosephine Baker, cantora e bailarina norte-americana, nasceu no dia 2 de Junho de1906 em St. Louis, Missouri, e faleceu no dia 12 de Abril de 1975 em Paris.
Com actuações ousadas, embora consideradas fúteis para os padrões da época, em clubes noturnos da Europa, Josephine Baker tornou-se uma figura mítica dos loucos anos 20.
Em 1925 e 1926, alcançou êxito, respectivamente, no Folies-Bergères parisiense e no teatro Nelson de Berlim, aparecendo em cena apenas com uma pequena saia feita de bananas.
Durante a guerra fez parte da Resistência e, posteriormente, lutou contra a segregação racial.

 

JOHN WEISSMULLER


Posted by Picasa Ele tinha um metro e noventa de altura, um pouco mais de noventa quilos, e no começo dos anos 30 foi o menos vestido e mais assediado corpo masculino nas telas.
Tarzan era a desculpa, mas Pater John Weissmuller foi uma imagem extraordinária, a voz aguda, os olhos bem espaçados e artudidos, a cabeça muito ariana e esculpida ao seu corpo.
Ele fez a maioria de suas acções nos filmes, nadando e balançando-se pelas árvores.
Para que ninguém pensasse que ele estava levando tudo isso muito a sério, ele tinha um grito que era parte canto montanhês austríaco, parte gorila, e parte testosterona.
“Eu Tarzan, você Jane”, ele grunhia, e cada mulher de Maureen O’Sullivan em diante captava a mensagem.
Nenhum Tarzan subseqüente jamais esteve à sua altura, a tanga foi aposentada.
Os pais de Weissmuller eram vienenses (já não foi Arnold Schwarzenegger considerado estar fazendo a história de Johnny?).
Ele nasceu em 1904 em Windber, Pensilvânia.
Ele se tornou um nadador imbatível em estilo livre, seus movimentos de braços muito poderosos arrastaram-no a incontáveis recordes mundiais e cinco medalhas de ouro nos jogos Olímpicos de 1924 e 1928.
Começou a trabalhar como profissional em1929 e interpretou a si mesmo em “Glorifying The American Girl” (1929, Millard Webb e John Harkrider).
Então Louis B. Mayer e Irving Thalberg escolheram-no como o novo Tarzan.
Ele foi um sucesso notável em filmes que usavam bem o som, freqüentemente tomando emprestadas cenas de selva de outras produções, e raramente esquecendo as sugestões eróticas de Johnny e O’Sullivan ou sua sucessora, Brenda Joyce.
Weissmuller já estava um pouco gorducho e velho, e os duplos estavam se mostrando exigentes. Mas que desastroso engano foi a substituição dele por aquele lustroso gigolo, Lex Barker.
Mas Weissmuller continuou nas selvas e foi reavaliado como um herói de filme B, completamente vestido, tornando-se o Jim das Selvas em 1948 sob direcção de William Berker um papel que ele interpretou em outros quinze filmes até “Devil Goddess” (1955, Spencer Bennett), em cuja época, distraidamente todo mundo chamava o personagem de “Johnny”.
Ele foi um vitorioso nadador na vida real também: teve cinco esposas, e anos de difiuldades com o imposto de renda.
Nos anos setenta, virou um anfitrião no Caesar’s Palace de Las Vegas, e no final dos anos setenta, estava enfraquecido por ataques e doença cardíaca.
Morreu no dia 20 de Janeiro de1984.

 

PIO X


Posted by Picasa São Pio X, nascido Giuseppe Melchiorre Sarto em Riese, Província de Treviso,
em 2 de Junho de 1835 e falecido em Roma no dia 20 de Agosto de 1914, foi Papa de 4 de agosto de 1903 ate a data da sua morte.
Era o segundo de dez filhos de una família rural.

Ordenado em 1858, estudou direito canónico e a obra de São Tomás de Aquino. Em 10 de Novembro de 1884 foi elevado a Bispo de Mântua, e em 1896 a Patriarca de Veneza sendo eleito Papa em 4 de Agosto de 1903 com 55 dos 60 votos possíveis no conclave.
Governou a Igreja Católica com mão firme numa época em que esta enfrentava um laicismo muito forte e diversas tendências do modernismo, encarado como a síntese de todas as heresias nos campos dos Bíblia e teologia.
O modernismo, assim condenado, refugiou-se em algumas sacristias, vindo a renascer mais tarde com o nome de progressismo e está na raiz da teologia da libertação. São Pio X introduziu grandes reformas na liturgia, sempre num sentido tradicional e facilitou a participação popular na Eucaristia.
Permitiu a prática da comunhão frequente e fomentou o acesso das crianças à Eucaristia quando da chegada à chamada idade da razão.
Promoveu ainda o estudo do catecismo e o canto gregoriano.
Publicou 16 encíclicas.
Pio X não receou provocar uma crise com a França quando condenou o presidente francês por visitar Victor Emmanuel III, Rei de Itália, com quem a Igreja estava de más relações desde a tomada dos Estados Papais na unificação italiana, em 1870.

Entre as consequências deste embate cita-se a completa separação entre Igreja e Estado em França e a expulsão dos Jesuítas.
Teve como Secretário de Estado o famoso Cardeal Merry del Val.
Na lápide do seu túmulo na Basílica de São Pedro no Vaticano, lê-se: A sua tiara era formada por três coroas: pobreza, humildade e bondade.

Foi beatificado em 1951 e canonizado em 3 de Setembro de 1954.
O seu lema era "Renovar todas as coisas em Cristo".
É o patrono dos peregrinos enfermos

 

MARQUÊS DE SADE


Posted by Picasa A palavra sadismo significa a perversão sexual que envolve infligir a dor.
Esta palavra é derivada do nome de Donatien Alphonse Francois de Sade, chamado geralmente o Marquês de Sade.
Era um autor francês que, por causa de sua vida notavelmente escandalosa, gastou mais de 27 anos na prisão.
A maioria de seus trabalhos, considerado ainda obscenos e impublicáveis, foram escritos durante seus anos na prisão.
Incluem "Justine", publicado em 1791, "Juliette" (1798)," e "Crimes do Amor" (1800). Os escritores de sua época viram nele um exemplo do rebeldia eterna.
Nascido em 2 de Junho de 1740, em Paris, perseguiu uma carreira militar durante sua juventude na Guerra dos Sete Anos (1756-63).
Casou-se então, mas ao mesmo tempo começou a viver uma vida escandalosamente regada a libertinagem.
Convicto dos actos de violência e dedevassidão logo foi mandado para a prisão.
Foi sentenciado à morte em 1772, mas conseguiu ser perdoado, fugindo momentaneamente para a Itália.
Tão logo chegou a Paris em 1777, foi preso outra vez.
Foi para a prisão de Vincennes, na Bastilha em Paris, e finalmente transferido para o Asilo Psiquiátrico em Charenton, viveu lá de 1790 a 1801 quando foi libertado e voltou a viver em Paris, onde ofereceu diversos jogos aos Comedie - Francaise.
Mais tarde, ainda em 1801 foi preso escrevendo "Justine".
Em 1803 foi confinado outra vez em Charenton e permanecendo lá até sua morte em 02 de Dezembro de 1814.

 

HENRIQUE VIII


Posted by Picasa No dia 2 de Junho de 1491, nascia em Greenwich, o segundo filho de Henrique VII e seu sucessor como rei da Inglaterra.
Subindo ao trono em 1509, Henrique VIII desposou Catarina de Aragão, filha do rei da Espanha, viúva de Artur, seu irmão mais velho.
O casamento, por longas negociações diplomáticas, marcava a aliança entre duas grandes potências e as bodas foram faustosas.
O jovem rei, amante da vida, impetuoso, desejava brilhar em todos os campos e chefiou, pessoalmente, uma expedição contra a França.
Mas, depois, Henrique compreendeu que a conquista da França, onde a monarquia não se havia ainda consolidado, era uma empresa muito difícil, sem o apoio da Espanha e do Imperador da Alemanha, e concluiu a paz com o rei da França, dando-lhe por esposa sua irmã Maria.
Henrique estava irritado ao máximo contra a Espanha, que lhe retirava o apoio durante a guerra, e desabafava sua cólera sobre Catarina, à qual censurava a traição do pai.

Além disso, culpava a rainha de não ter filhos.
A grande ocasião para a Inglaterra participar do domínio político da Europa foi oferecida pela guerra entre França e Espanha.
Henrique aliou-se com Carlos V, sobrinho da rainha e herdeiro tanto da coroa de Espanha como do Império Germânico.
Henrique VIII preocupava-se com a estabilidade dinástica dos Tudor, pois, de seus cinco filhos com Catarina, apenas Maria sobrevivera.

Já desde muito tempo desejava romper o casamento com Catarina de Aragão, mas somente o Papa poderia dissolver aquele liame político, o rei hesitava, porque era profundamente religioso, mas, quando se apaixonou por Ana Bolena, uma jovem e bela dama da corte, não teve mais escrúpulos.
Já enamorado de Ana Bolena (dama de honra da rainha), ele optou pelo divórcio em 1527, encarregando seu ministro, Wolsey, de obtê-lo junto ao papa Clemente VII.
Mas este recusou seu pedido.
Inconformado com a decisão do papa, o soberano soube explorar o descontentamento geral em relação ao clero inglês, pressionando-o a reconhecê-lo como chefe supremo da Igreja na Inglaterra.

Em 1533, o novo arcebispo da Cantuária invalidou seu casamento anterior e Ana Bolena foi coroada rainha.
Excomungado pelo papa, Henrique VIII conseguiu passar dois actos pelo Parlamento, em 1534: o primeiro negava a autoridade papal na Inglaterra; o segundo — o Acto de Supremacia — declarava a Igreja da Inglaterra uma instituição separada, tendo no rei seu chefe supremo.
Ana Bolena teve apenas uma filha (Elizabeth I) e a sucessão dinástica continuava sem herdeiro; sob acusação de adultério, Ana foi executada em 1536.
Henrique VIII ainda casou mais quatro vezes.
Alguns dias após a morte de Ana Bolena, casou-se com Jane Seymor.
A nova rainha, meiga e dócil, conseguiu que Henrique VIII aceitasse na Corte as duas filhas, nascidas de casamentos anteriores.
Ela morreu após haver dado ao marido o tão suspirado herdeiro, Eduardo, que, porém, viveu somente 17 anos.
Em 1540, embora muito triste, o rei pesou logo num vantajoso casamento político, que consolidasse a aliança com uma das duas máximas potências européias; após várias negociações desposou Ana Cléves, filha de um duque de Flandres.

Mas a quarta rainha era pouco atraente, pouco culta, não podia satisfazer a um homem requintado como era Henrique VIII e esse matrimônio, ao qual se conformara por motivos políticos, foi declarado nulo e Ana Cléves ficou na Inglaterra, com uma rica pensão.
O rei, já doentio, maduro, pusera os olhos sobre uma jovem dama de honor, sobrinha do poderoso duque de Norfolk, menina de dezessete anos, Catarina Howard, que foi a quinta esposa de Henrique VIII.
Bela moça, frívola, mas de coração bondoso, a nova rainha procurou amenizar o caráter do marido, amansar-lhe a crueldade, mas ela também foi vítima, porque, quando sua conduta leviana foi revelada ao rei, este ficou profundamente ferido em seu amor e no orgulho e Catarina subiu ao patíbulo, tal como Ana Bolena.
Henrique VIII aos 50 anos, parecia envelhecido, mas sua política se refinara, a segurança do seu poderio tornava-o mais clemente, mas também mais astuto.

Quando se reacendeu a guerra entre França e Espanha, ambas as potências procuraram aliança com a Inglaterra e a sede de domínio do rei foi satisfeita.
Henrique VIII não fora feito para viver só, e outra dama da corte, Catarina Parr, atraiu-lhe a atenção.
Era uma jovem viúva, graciosa, meiga, digna, afeiçoada aos filhos do rei.
Os últimos anos do reinado de Henrique VIII transcorreram adoçados pela influência da boa e sábia Catarina.
Foram anos ocupados em guerrear a França, a Escócia, a consolidar o poder absoluto, a desenvolver a Marinha, dando o início ao poderio naval da Inglaterra.
Uma infecção, que desde anos o fazia sofrer, numa pena estendeu-se ao corpo todo e rei faleceu em 1547.

 

SANTO DO DIA


Posted by Picasa São Marcelino e São Pedro
São Marcelino era sacerdote e São Pedro cumpria o ministério de exorcista.
Foi relatado por São Damasco que quando menino ouviu do próprio carrasco dos Santos o relato da morte deles.
O algoz referiu que havia disposto a decapitação dos dois no centro de um bosque justamente para não ficar nenhuma lembrança: ambos tiveram de limpar com as próprias mãos a pequena superfície que ia banhar-se de sangue.
Os corpos desses mártires ficaram escondidos por algum tempo, numa límpida gruta, até que, impulsionada pela devoção, Lucila, piedosa matrona, deu-lhe digna sepultura.
Desde 1751 a básilica dos santos Marcelino e Pedro, edificada sobre alicerces que parecem remonatr à segunda metade do século IV e onde se encontra talvez a morada de um dos dois santos titulares, esta localizada onde avia Labicana cruza com a via Merulana , nas proximidades de São João de Latrão e Santa Maria Maior.

quinta-feira, junho 01, 2006

 

ALENTEJANANDO



O meu primo Gaspar estava a trabalhar umas horas por dia num jornal em Évora para ajudar a pagar os estudos.
Um dia foi lá o compsdre Albino e disse-lhe que queria pôr um anúncio,em virtude da mulher o ter abandonado.
Responde-lhe o meu primo, filho da minha tia Leocádia:
- É um daqueles anúncios dizendo que um dos cônjuges declara que não se responsabiliza pelas dívidas que o outro venha a contrair?
- Não, não ! - disse o compadre Albino...
- É um dos outros, ao Espírito Santo, a agradecer pela Graça concedida!...

 

CARICATURA DO DIA


Posted by Picasa Eugénio de Andrade é o pseudónimo de José Fontinhas poeta português do séc. XX, nascido na freguesia de Póvoa de Atalaia (Fundão) em 19 de Janeiro de 1923.
Estreou-se em 1940 com a obra Narciso, torna-se mais conhecido em 1942 com o livro de versos Adolescente, e afirma-se como poeta na colectânea As mãos e os frutos.
A obra poética de Eugénio de Andrade é essencialmente lírica, considerada por José Saramago como uma poesia do corpo a que se chega mediante uma depuração contínua.
Faleceu no ano 2005.

 

HELEN KELLER


Posted by Picasa Helen Adams Keller que nasceu no dia 27 de junho de 1880 e faleceu no dia 1 de junho de 1968 foi uma escritora, conferista e activista social, nascida em Tuscumbia, Alabama, EUA.
Um dos maiores exemplos para a humanidade, de que as deficiências físicas não são obstáculos para se obter sucesso.
Helen Keller foi um extraordinária mulher, triplamente deficiente, que ficou cega, surda e muda, desde tenra idade, devido a uma doença diagnosticada na época como febre cerebral (hoje acredita-se que tenha sido escarlatina). Superou todos os obstáculos, tornando-se uma das mais notáveis personalidades do nosso século.
Ela sentia as ondulações dos pássaros através dos cascos e galhos das árvores de algum parque onde ela passeava.
Tornou-se uma célebre escritora, filósofa e conferencista, uma personagem famosa pelo extenso trabalho que desenvolveu em favor das pessoas portadoras de deficiências.

Anne Sullivan foi sua professora, companheira e protectora.

 

CAMILO CASTELO BRANCO


Posted by Picasa Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco nasceu em Lisboa a 16 de Março de 1825, na freguesia dos Mártires, num prédio da Rua da Rosa, actualmente com os nºos 5 a 13.
Filho de Manuel Joaquim Botelho Castelo Branco e de Jacinta Rosa do Espírito Santo Ferreira, foi baptizado na Igreja dos Mártires a 14 de Abril de 1825.
Os seus padrinhos foram o dr. José Camilo Ferreira Botelho, de Vila Real, e Nossa Senhora da Conceição.
Camilo foi registado como filho de mãe incógnita, pelo que se diz, porque o seu pai e a sua avó não queriam que o nome Castelo Branco estivesse envolvido com alguém de tão humilde condição.

A morte do pai obrigou-o a ir viver para Trás-os-Montes.
Como era uma criança sensível e muito inteligente, vai sofrer grandes perturbações com todos os acontecimentos da sua infância. Ao longo da sua existência revelou-se um falhado nos estudos e nos amores.
As vicissitudes da vida fazem-lhe despoletar a ideia de que a fatalidade e a desgraça são destinos a que não pode escapar.
Foi um profissional das letras multifacetado, cuja obra o posicionou com uma das figuras mais eminentes da literatura portuguesa.
Suicidou-se a 1 de Junho de 1890, na freguesia de Ceide, Vila Nova de Famalicão.

 

RON DENNIS


Posted by Picasa Nascido no dia 1 de Junho de 1947 em Woking (Inglaterra), Ron Dennis começou a sua carreira no desporto automóvel aos 18 anos com a Cooper Racing Car Company.
Por volta de 1968 mudou-se para a Brabham Racing team e tornou-se Mecânico chefe de Jack Brabham.
Permaneceu lá até 1971 quando lançou a sua própria companhia - Rondel Racing e ao longo dos anos 70 correu algumas equipas de sucesso na F2 e nos campeonatos de Procar. A mudança de Dennis para a F1 veio em 1980 quando a sua companhia "Project Four" fez fusão com a Team McLaren Limited formando a McLaren International.
Dennis tomou controlo da equipa de F1 e levou-os a grandes sucessos e muitos campeonatos do mundo desde então.
Dennis acumulou uma estimada fortuna pessoal de £180milhões.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com