sábado, novembro 04, 2006

 

IMAGEM DO DIA


se t´agarro!
Posted by Picasa

 

FELIX MENDELSSOHN


Posted by Picasa FELIX MENDELSSOHN BARTHOLDY que nasceu no dia 3 de Fevereiro de 1809 e faleceu no dia 4 de Novembro de 1847, como se sabe foi um compositor romântico prolífico que, como Mozart, desde sua infância e adolescência já contava com peças musicais compostas de estruturas complexas como uma sinfonia.
De família judaica de posses em sua época (seu pai era banqueiro), Felix se converteu ao luteranismo.
Isto fez com que seu interesse por oratórios e cantatas protestantes, em especial a música de J. S. Bach, se desenvolvesse a tal ponto que a Mendelssohn deve ser creditado o facto das obras de Bach terem se tornado conhecidas como são hoje em dia.
Foi ele quem regeu, em 1829, a primeira récita da Paixão Segundo São Mateus quase 80 anos depois da morte do compositor.
Estas experiências fizeram crescer em seu coração uma vontade imensa de trazer para a linguagem musical as histórias de personagens bíblicos.
Mendelssohn já havia composto “Paulus” que teve sua primeira apresentação em Dusseldorf (Alemanha) em 1836, e planeou compor uma obra sobre o apóstolo Pedro para acompanhar o primeiro.
Porém a diversidade, o drama e a grandiosidade dos acontecimentos da vida de Elias o tocaram profundamente.
Estas características são transmitidas musicalmente por toda a obra de forma magistral.
Desde sua premiére, no dia 26 de agosto de 1846, na cidade de Birmingham (Inglaterra), o “Elias” tomou o vulto de uma das mais ricas e dramáticas obras musicais da forma de Oratório, tendo sua popularidade superada somente pelo Messias de Handel.

 

CARICATURA DO DIA


Sofia Loren
Posted by Picasa

 

UNESCO


Posted by Picasa A UNESCO é um organismo especializado do sistema das Nações Unidas.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) fundou-se a 4 de Novembro de 1946 com o objectivo de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação, a ciência, a cultura e as comunicações.Dedica-se, entre outras tarefas, a orientar os povos numa gestão mais eficaz do seu próprio desenvolvimento através dos recursos naturais e dos valores culturais, com a finalidade de obter o maior proveito possível da modernização, sem que por isso se percam a identidade e diversidade culturais.
Na educação, este organismo atribui prioridade ao êxito da educação elementar adaptada às necessidades actuais.
Colabora, entre outros, com a formação de docentes e administradores educacionais e dá alento à construção de escolas e à dotação de equipamento necessário para o seu funcionamento.
As actividades culturais procuram a salvaguarda do património cultural mediante o estímulo da criação e a criatividade e a preservação das entidades culturais e tradições orais, assim como a promoção dos livros e a leitura.
Em matéria de informação, a UNESCO promove a livre circulação de ideias por meios audiovisuais, fomenta a liberdade de imprensa e a independência, o pluralismo e a diversidade dos meios de informação, através do Programa Internacional para a Promoção da Comunicação.
Tem a sua sede em Paris, França.

 

PONTE D. MARIA PIA


Posted by Picasa A Ponte Maria Pia, assim chamada em honra de Maria Pia de Sabóia, é uma obra de grande beleza arquitectónica, projectada pelo Eng.º Théophile Seyrig e construída, entre Janeiro de 1876 e 4 de Novembro de 1877, pela empresa de Gustave Eiffel. Foi a primeira ponte ferroviária a unir as duas margens do Douro.
No último quartel do século XX tornou-se evidente que a velha ponte já não respondia de forma satisfatória às necessidades.

Dotada de uma só linha, obrigava à passagem de uma composição de cada vez, a uma velocidade que não podia ultrapassar os 20 km/h e com cargas limitadas. Encontra-se desactivada desde que foi substituída pela moderna Ponte de São João. Ninguém tem dúvidas sobre a enorme riqueza deste património, mas tal não tem impedido que a Ponte de Dona Maria se vá degradando ano após ano, já que ainda não lhe foi atribuída uma utilização prática para o futuro.

 

ALENTEJANANDO


Estava a correr bem a boda do casamento do compadre Josué com a radiosa Preciosa que de repente lhe segreda ao ouvido:
-Vem comigo ao quarto, já não posso mais.
Chegados lá, ela abraça-o e diz:
- Há tanto tempo que esperava por este momento!
- Também compraste sapatos novos e apertados e estás doida por tirá-los, pergunta a Preciosa!

 

SPUTNIK I


Posted by Picasa Sputnik pode significar três coisas: o primeiro satélite artificial lançado pela URSS (e o primeiro objecto fabricado pelo homem a orbitar a Terra);um conjunto de espaçonaves e lançadores Sputnik;o programa de foguetes e espaçonaves Sputnik e suas missões.
Sputnik foi o primeiro satélite artificial da Terra.
Foi lançado pela URSS em 4 de outubro de 1957 no Cosmódromo de Baikonur (base de foguetes da URSS), e a missão que a lançou chamou-se Sputnik I.
O Sputnik era uma esfera de aproximadamente 50cm e pesando 83,6 kg.
Ele não tinha nenhuma função, a não ser transmitir um sinal de rádio, "beep", que podia ser sintonizado por qualquer radio-amador.
O satélite orbitou a Terra durante seis meses antes de cair.

 

TUTANKHAMON


Posted by Picasa Tutankhamon foi um monarca do Antigo Egipto que faleceu ainda na adolescência.
Era provavelmente filho e genro de Akhenaton (o faraó que instituiu o culto de Aton, o deus Sol) pois casou-se com a sua meio-irmã Ankhsenpaaton que, mais tarde, trocaria o seu nome para Ankhsenamon. Assumiu o trono quando tinha cerca de nove anos, restaurando os antigos cultos aos deuses e os privilégios do clero (principalmente o do deus Amon de Tebas) e morreu, aos dezanove anos, sem herdeiros.
Devido ao facto de ter falecido tão novo, o seu túmulo não foi tão sumptuoso quanto a de outros faraós, mas mesmo assim é a que mais fascina a imaginação moderna pois foi uma das raras sepulturas reais encontradas quase intacta.

Ao ser aberta, no dia 4 de Novembro de 1922, ela ainda continha peças de ouro, tecidos, mobília, armas e textos sagrados que revelam muito sobre o Egipto de 3400 anos atrás.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa São Carlos Borromeu
A obra de Santo Borromeu, um dos santos mais importantes e mais queridos da Igreja, poderia ser resumida em duas palavras: dedicação e trabalho.

Mas para fazer justiça, como ele sempre pregou, temos que acrescentar mais uma, sem dúvida a mais importante: humildade.
Oriundo da nobreza, Carlos Borromeu utilizou a inteligência notável, a cultura e o acesso às altas elites de Roma para posicionar-se à frente, ao lado e até abaixo dos pobres, doentes e, principalmente, das crianças.
Nasceu no castelo da família em Arona, próximo de Milão, a 2 de outubro de 1538. O pai era o conde Gilberto Borromeu e a mãe era Margarida de Médicis, a mesma casa da nobreza de grande influência na sociedade e na Igreja. Carlos era o segundo filho do casal, e aos doze anos a família o entregou para servir à Deus, como era hábito na época.
Com vocação religiosa acentuada, penitente, piedoso e caridoso como os pobres.
Levou a sério os estudos diplomando-se em Direito Canônico, aos vinte e um anos de idade.
Um ano depois fundou uma Academia para estudos religiosos, com total aprovação de Roma. Sobrinho de Pio IV, aos vinte e quatro anos já era sacerdote e Bispo de Milão. Na sua breve trajetória, deixou-se guiar apenas pela fé, atuando tanto na burocracia interna da Igreja quanto na evangelização, sem fazer distinção para uma ou para a outra.
Talvez tenha sido o primeiro secretário de estado no sentido moderno da expressão. Formado pela universidade de Pávia, liderou uma reforma radical na organização administrativa da Igreja, que naquele período era alicerçada no nepotismo, abusos de influencias e sintomas graves de corrupção e decadência moral. Para isso, conquistou a colaboração de instituições, das escolas, dos jesuítas, dos capuchinhos e de muitos outros. Foi um dos maiores fundadores que a Igreja possuiu. Criou seminários e vários institutos de utilidade pública para dar atendimento e abrigo aos pobres e doentes, o que lhe proporcionou o título de "pai dos pobres".
Orientou muitas ordens e algumas que surgiram depois de sua morte o escolheram para padroeiro, dando continuidade à grandiosa obra de amparo aos mais pobres, que nos deixou. Contudo, tudo foi muito difícil, porque encontrou muita resistência de ordens conservadoras. Aliás, foi inclusive vítima de um covarde atentado enquanto rezava na capela. Mas saiu ileso e humildemente perdoou seu agressor. Chegou o ano 1576 e com ele a peste. Milão foi duramente assolada e mais de cem padres pagaram com a própria vida as lágrimas que enxugaram de casa em casa. Um dos mais activos era Carlos Borromeu.
Visitava os contaminados, levando-lhes o sacramento e consolo sem limites nem precauções, num trabalho incansável que lhe consumiu as energias. Chegou a flagelar-se em procissões públicas, pedindo perdão a Deus em nome de seu povo.
Até que um dia foi apanhado finalmente pela febre, que minou seu organismo lentamente. Morreu anos depois se dizendo feliz por ter seguido os ensinamentos de Cristo e poder se encontrar com ele de coração puro.
Tinha apenas quarenta e seis anos de idade, quando isso aconteceu no dia 4 de novembro de 1584, na sua sede episcopal, na Itália.
O Papa Paulo V o canonizou no ano 1610 e designou a festa em homenagem à memória de Santo Carlos Borromeu, para o dia de sua morte.

 

LUIS FIGO


Posted by Picasa Luís Filipe Madeira Caeiro Figo, conhecido como Luís Figo nasceu em Cascais no dia 4 de Novembro de 1972 e é um futebolista português.
Jogou no Sporting Clube de Portugal, FC Barcelona e Real Madrid.
Actualmente joga no Inter de Milão.
Foi recentemente anunciada a sua ligação à equipa portuguesa da A1 Grand Prix juntamente com o bem conhecido adjunto do Manchester United, Carlos Queiroz.
Figo é casado com Helen Svedin.
O casal tem três filhas: Daniela, Martina e Stella.

 

ITZHAK RABIN


Posted by Picasa 1922: Março. Yitzhak Rabin nasceu em Jerusalém.
Seu pai, Nechemia, imigrara dos E.U.A. para Israel, tendo servido como voluntário na Legião Judaica durante a 1ª Guerra Mundial.
Sua mãe, Rosa, fora um dos primeiros membros da Haganá.
Yitzhak Rabin cursou a escola primária em Tel Aviv e foi aluno do Colégio Agrícola Kaduri, na Baixa Galiléia, tendo-se graduado com distinção.
1941: Após completar seus estudos, serviu no Palmach e - desde1948: nas Forças de Defesa de Israel (FDI) durante 27 anos, durante os quais 1964-68: foi Chefe do Estado-Maior, posto que ocupava durante a Guerra dos Seis Dias (junho de 1967).1949: Rabin foi membro da delegação israelita durante as primeiras negociações com o Egipto.
Encargos Militares:1941-1947 - Membro do Palmach 1947 - Oficial de Operações do Palmach 1948 - Comandante da Brigada Harel 1953-1956 - Comandante do Centro de Treinamento das Forças de Defesa de Israel 1956-1959 - Comandante-em-Chefe da Região Norte 1959-1963 - Vice-Comandante do Estado-Maior 1964-1968 - Comandante-em-Chefe do Estado-Maior1968-73: Embaixador de Israel nos E.U.A.1973: Retorna a Jerusalém e se torna activo no Partido Trabalhista.
É eleito para a 8ª Knesset.1974: Chefe do governo que tomou posse em 2 de junho de 1974, após a queda do governo de Golda Meir.1975: Como Primeiro-Ministro conduz as negociações que, por intermédio de mediação americana, resultam no acordo interino entre Israel e o Egito.1976: Junho: O governo chefiado por Yitzhak Rabin ordena a execução da Operação Entebe, que liberta na Uganda os reféns judeus do seqüestro do avião da Air France.1977-84: Yitzhak Rabin é membro da oposição na Knesset.1985-90: Rabin torna-se membro do Governo de Unidade Nacional, no período da 10ª Knesset, ocupando o posto de Ministro da Defesa até março de 1990.1989: Maio: O governo israelense adota um plano para um arranjo com os palestinos, em etapas, que serve de base aos subseqüentes esforços pela consecução da paz.1992: Após ser escolhido como líder do Partido Trabalhista de Israel em março, Yitzhak Rabin conduz o partido à vitória nas eleições de junho de 1992.1993: Em seu papel de Primeiro-Ministro, assina a Declaração de Princípios entre Israel e os palestinos, em 13 de setembro de 1993,1994: o Acordo do Cairo com os palestinos em maio de 1994, e a declaração do fim do estado de guerra com a Jordânia em 24 de julho de 1994.1994: Yitzhak Rabin foi um dos três laureados com a suprema honra do Prêmio Nobel da Paz, em 10 de dezembro de 1994.1995: Acordo Interino com os palestinos em 28 de setembro de 1995 e a 4 de novembro de 1995, 21h 40min: Yitzhak Rabin foi assassinado

 

MULHERES BONITAS



Posted by Picasa

sexta-feira, novembro 03, 2006

 

IMAGEM DO DIA


Horas de aperto...fogo no rabo !
Posted by Picasa

 

MONA LISA


Posted by Picasa Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda ou, em francês, La Joconde), é a mais notável e conhecida obra do pintor italiano Leonardo da Vinci.
É nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato.
O quadro apresenta uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida.

O seu sorriso restrito, que deixa ver ligeiramente os dentes, é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador.
Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso de todo o mundo.

Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos.
Leonardo começou o retrato em 1503 e terminou-o no dia 4 de Novembro de 1507.

A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta agora no Museu do Louvre, em Paris, e é a maior atracção do museu.

 

CARICATURA DO DIA


The Bundys
Posted by Picasa

 

HENRI MATISSE


Posted by Picasa Henri-Émile-Benoît Matisse nasceu em Le Cateau, Picardia, em 31 de dezembro de 1869.
Mudou-se para Paris em 1891 e estudou na École des Arts Décoratifs e no ateliê de Gustave Moreau.
No período entre 1900 e 1905 participou do Salão dos Independentes e do Salão de Outono.
Causou sensação ao incluir-se, com Albert Marquet e André Derain, entre os primeiros fauvistas.Sua arte conheceu depois grande divulgação.
Fundou uma academia freqüentada por alunos do mundo inteiro. Em 1909 abriu-se uma exposição sua em Moscovo e, em 1910, uma retrospectiva em Paris.
As viagens que fez a Marrocos e a Tânger, entre 1910 e 1912, influenciaram sua obra.
Em 1913 expôs no Armory Show, em Nova York, e em 1920 colaborou com a companhia russa de balé de Diaghilev.Em sua primeira fase, Matisse se mostrava como descendente directo de Cézanne, em busca do equilíbrio das massas, mas outras influências, como as de Gauguin, Van Gogh e Signac, levaram-no a tratar a cor como elemento de composição.
Em 1904-1905, "Luxo, calma e volúpia" ainda revelava a influência dos pós-impressionistas, mas já demonstrava grande simplificação da cor, do traço e dos volumes. Em 1908, a euforia decorativa de "O aparador, harmonia vermelha" atestava que Matisse já tinha estilo próprio.
Dos pintores fauvistas, que exploraram o sensualismo das cores fortes, ele foi o único a evoluir para o equilíbrio entre a cor e o traço em composições planas, sem profundidade.Ao explorar ora o ritmo das curvas, como em "A música" (1909) e "A dança" (1933), ora o contraste entre linhas e chapadas, como em "Grande natureza morta com berinjelas" (1911-1912), Matisse procurou uma composição livre, sem outra ligação que não o senso de harmonia plástica.Sua cor não se dissolvia em matizes, mas era delimitada pelo traço. Já liberto do fauvismo, o pintor mostrou, às vezes, tendência a reduzir as linhas à essência, como em "A lição de piano" (1916), mas não se interessou pela pura abstração. O amor pela exuberância decorativa aparece em "Blusa romena" e na série "Odaliscas", de 1918.Em sua fase final, Matisse voltou-se para a esquematização das figuras, de que são exemplos a decoração mural "A dança", para a Barnes Foundation, em Merion, nos Estados Unidos, e os papiers collés ou gouaches découpées (técnica que chamou de "desenho com tesoura") que ilustram Jazz (1947), livro com suas impressões sobre a arte e a vida. Foi também escultor e ilustrador.
Em 1944, como desenhista, ilustrou as Fleurs du mal (Flores do mal), de Baudelaire, e, como litógrafo, as Lettres portugaises (1946; Cartas portuguesas), atribuídas a soror Mariana Alcoforado, e Les Amours, de Pierre Ronsard.Entre 1948 e 1951 dedicou-se à concepção arquitetônica e à decoração interior da capela do Rosário em Saint-Paul, perto de Vence, no sul da França.
O autor considerava essa sua melhor obra, e nela concebeu todos os detalhes, dos vitrais ao mobiliário, voltado para uma concepção mais ascética das formas, embora nos arabescos florais predomine uma linha sinuosa.
Henri Matisse morreu em Nice, França, em 3 de novembro de 1954.

 

ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA


Posted by Picasa A Associação Académica de Coimbra (AAC), fundada a 3 de Novembro de 1887, é a mais antiga associação de estudantes de Portugal.
Representa os cerca de 20 000 estudantes da Universidade de Coimbra, que são automaticamente considerados seus sócios quando se encontrem inscritos nesta universidade.
A AAC alberga uma série de secções culturais e desportivas. Entre as secções culturais pontificam, o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) que realiza anualmente o Festival "Caminhos do Cinema Português", a Rádio Universidade de Coimbra (RUC), a secção de jornalismo (que edita o jornal universitário "A Cabra"), a secção de fado, o Grupo de folclore e etnografia (GEFAC) e os grupos de teatro (TEUC e CITAC).

As secções desportivas abrangem um vasto leque de desportos, tais como o futebol, andebol, basquetebol, rugby, conoagem, natação, voleibol, ténis, artes marciais e xadrez, entre outros.
A "Académica" é assim o clube mais eclético do pais, uma vez que "pratica" o maior número de modalidades.
Também referido como "Académica", o clube de futebol profissional mais conhecido de Coimbra, de seu verdadeiro nome Associação Académica de Coimbra - Organismo Autónomo de Futebol (AAC-OAF), é considerado o herdeiro da secção de futebol da AAC (que se mantém na pratica amadora), mas é hoje um clube independente, cuja ligação com a AAC é cada vez mais ténue.
A AAC é dirigida pela Direcção Geral (DG), composta por estudantes, e eleita anualmente entre Novembro e Dezembro em eleições abertas a todos os sócios.

À DG compete a administração da AAC bem como a representação política dos estudantes.
Em termos políticos, é ainda de referir a importância das Assembleias Magnas, assembleias sobretudo de discussão política, abertas a todos os sócios, cujas decisões têm sido sempre assumidas pela DG, mesmo contra a sua vontade e faltando quórum à assembleia.
Este poder decisório da Assembleia Magna torna-a no palco de discussões acesas, sobretudo entre os estudantes politizados.
No passado recente, tem havido no mínimo 5-6 Assembleias Magnas por ano, com participação oscilante, mas um mínimo de cerca de 200 sócios.
O actual edifício da AAC foi inaugurado em 1961 e alberga praticamente todas as secções da AAC, estando integrado num quarteirão que inclui ainda uma sala de espectáculos (Teatro Académico de Gil Vicente) e um complexo de cantinas.

 

ALENTEJANANDO



Em pleno alentejo seguia o compadre Nicolau mais a sua companheira a comadre Joselinda no seu automóvel já velhinho mas inda muito bom para as curvas.
De repente o compadre sente qualquer coisa esquisita e pede à mulher:
- Sai do carro e vê se tem algum pneu vazio.
Ela dá a volta ao carro, mira tudo com muita atenção, e diz:
- Atrás está um pneu vazio mas é só por baixo, por cima está bom.

 

PAPA INOCÊNCIO IX


Posted by Picasa Nasceu em Bolonha.
Eleito em 3 de novembro de 1591, conseguiu conter uma terrível epidemia de peste e combateu a criminalidade.
Morreu subitamente, em 30 de dezembro de 1591.

 

ANDRÉ MALRAUX


Posted by Picasa André Malraux (Paris, 3 de novembro de 1901 — Créteil, 23 de novembro de 1976) foi um escritor francês de assuntos políticos e culturais. Foi enterrado no Panteão de Paris, local destinado a personalidades notáveis da França.
Frase: "Toda arte é uma revolta contra o destino do homem" André Malraux (1901-1976), escritor francês.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa São Martinho de Porres
Martinho de Porres conviveu com a injustiça social desde que nasceu a 9 de dezembro de 1579 em Lima, no Peru.

Filho de um cavaleiro espanhol e de uma ex-escrava negra do Panamá, foi rejeitado e não reconhecido nem pelo pai, nem pelos parentes.
Viveu na mais completa pobreza até os oito anos, quando começou a dar a volta por cima em sua vida e em seu futuro.
Mas, aos quinze anos a vocação falou mais alto.
Martinho, mais uma vez por causa da cor da pele, só a muito custo conseguiu entrar como agregado num convento dos dominicanos.
Tanto se esforçou que acabou reconhecido como irmão leigo.
Encarregava-se dos mais humilhantes trabalhos do convento e sua cela era um verdadeiro hospital para os pobres.
Conhecedor profundo de ervas e remédios caseiros, devido à necessidade em que sempre viveu, socorria os doentes pobres da região, principalmente os negros como ele.
Martinho sempre teve um talento especial para a medicina e, graças a vizinhos, aprendeu os ensinamentos básicos de ambulatório, conseguindo depois trabalhar como barbeiro-cirurgião.
Às ervas juntava a fé e, durante uma peste epidêmica, curou milagrosamente todos os padres que caíram doentes e qualquer que procurasse o toque de suas mãos.
Como são Francisco, tinha o dom divino de influenciar, dominar e comandar animais de todos os tipos, mesmo os ratos, que o seguiam a um simples chamado.
Embora nunca tenha saído de Lima, há relatos de ter sido visto aconselhando e ajudando missionários na África, no Japão e até na China.
Quando morreu, em 1639, ao fim de uma vida inteira dedicada aos desamparados, tinha conseguido criar o primeiro colégio da América Latina totalmente dedicado às crianças pobres. Sua obra deixou marcas e sementes. Martinho foi beatificado em 1837 por Gregório XVI e canonizado pelo papa João XXIII em 1962. Em 1966, Paulo VI o proclamou padroeiro dos barbeiros.

 

BILL CLINTON


Posted by Picasa William Jefferson Clinton (Hope, Arkansas, 19 de Agosto de 1946), nascido William Jefferson Blythe III e mais conhecido como Bill Clinton, foi o 42º presidente dos Estados Unidos da América, por dois mandatos, entre 1993 e 2001.
Antes de servir como presidente, Clinton foi governador do estado do Arkansas por cinco mandatos.
Foi eleito presidente em 3 de novembro de 1992, batendo George H. W. Bush e acabando com doze anos de gestão republicana na presidência.

Na Convenção Democrata daquele ano, fora escolhido o candidato deste partido após a deserção de muitos caciques democratas, que não acreditavam na possibilidade de derrotar Bush pai devido à popularidade por este amealhada após a Segunda Guerra do Golfo.
Mas o desemprego e a recessão econômica, somados à imagem jovial de Clinton e às dissidências internas entre os republicanos, acabaram por sepultar as chances de Bush pai de se reeleger. Curiosamente, devido ao modelo estado-unidense eleitoral, Clinton elegeu-se presidente sem precisar obter a maioria absoluta dos votos (o terceiro colocado naquelas eleições, Ross Perot, obteve cerca de 19% dos votos, enquanto Clinton e Bush pai receberam 41 e 37%, respectivamente).
Já durante a campanha eleitoral, Clinton sofreu acusações de assédio sexual por parte de Gennifer Flowers, sem que sua imagem fosse seriamente prejudicada.
Tendo assumido o cargo, as prioridades domésticas de Clinton incluíam reformas na área de educação, restringir vendas de armas, fortalecer leis de proteção ao meio ambiente e proteger o emprego de pais que têm que cuidar de seus filhos doentes.

Internacionalmente, suas prioridades incluíram reduzir barreiras de comércio (NAFTA) e mediar os conflitos na Irlanda do Norte e entre israelitas e palestinos.
Foram anos de grande desenvolvimento econômico da nação, com o déficit fiscal da era Reagan sendo reduzido.
Ele se tornou o segundo presidente estado-unidense a sofrer um processo de impeachment, como resultado do escândalo envolvendo a estagiária Monica Lewinsky, mas acabou sendo absolvido pelo Senado.

Ele foi o terceiro mais novo presidente dos EUA.
Ao deixar o cargo, ele teve as mais altas taxas de aprovação para um presidente na história moderna dos Estados Unidos (58% de imagem positiva).
O presidente Clinton foi o primeiro presidente dos Estados Unidos nascido após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Sua eleição marcou uma diferença dos ex-presidentes que eram na sua maioria veteranos da Segunda Guerra Mundial e que passaram pelo início da Guerra Fria nos anos 50. Ele foi considerado o símbolo dos baby-boomers, a geração de estado-unidenses nascidos após a Segunda Guerra. Na segunda metade do século XX foi o único presidente dos EUA integrante do Partido Democrata a conseguir a reeleição.
Durante os seus dois mandatos teve como vice-presidente Albert Gore Jr., senador por Tennessee.

Gore viria a ser derrotado por George W. Bush, mesmo recebendo a maioria dos votos populares, nas controvertidas eleições presidenciais de 2000.
Teve recentemente um problema cardíaco e fez cerca de quatro pontes de safena no coração. Seus hobbies incluem o gosto pela música (Clinton é um exímio tocador de saxofone).

 

CHARLES BRONSON


Posted by Picasa Charles Bronson era um entre 15 irmãos que cresceram em Filadélfia e parecia destinado a juntar-se à família como mineiro de carvão, até que a Segunda Guerra Mundial eclodiu.
Depois da Guerra, Bronson usou seus privilégios de pracinha para estudar interpretação.
Ele fez papel de capanga em vários filmes entre os quais está incluído uma de suas poucas experiências com comédia, no papel de um agente que apanha de Katharine Hepburn em "Pat and Mike".
Bronson ganhou fama por sua sólida interpretação em "Sete Homens e Um Destino" como Bernardo, o pistoleiro idolatrado pelos filhos dos camponeses, em "Fugindo do Inferno" como Danny "O Rei do Túnel" Velinski e como Joseph T. Wladislaw, um dos "Doze Condenados". Bronson tinha uma série de filmes, incluindo "Adieu l'ami", que o tornaram imensamente popular na Europa no final dos anos 60, que culminaram com "Era Uma Vez no Oeste". Entretanto para ter o nome em destaque nos luminosos de cinemas americanos ele teria que esperar por "Desejo de Matar" de 1974.
O filme sobre um homem que toma a justiça em suas próprias mãos gerou quatro seqüências com qualidade descrescente.
Bronson também estrelou alguns "cult movies" como "Mr. Majestyk" e "The White Buffalo". Charles Bronson foi casado três vezes, incluindo um matrimônio com Jill Ireland (Ele compartilhou a tela com ela por 16 vezes), de 1968 até a morte dela em 1990 devido a um câncer no seio.
Ele deixa a sua actual mulher, Kim Weeks, seis filhos e dois netos.
No dia 30 de agosto de 2003 o cinema ficou mais triste.
O actor Charles Bronson faleceu no hospital Cedars-Sinai Medical Center em Los Angeles devido a complicações causadas por uma pneumonia.
Nasceu no dia 3 de Novembro de 1922.

 

MULHERES BONITAS


Anna Kournikova
Posted by Picasa

quinta-feira, novembro 02, 2006

 

CANSAÇO



VOU

RECARREGAR

AS

BATERIAS

 

DE 2 A 6 DE NOVEMBRO


Posted by Picasa ARMADILHA EM ALTO MAR - maiores de 12 anos
Um grupo de amigos vai passar o fim de semana num luxuoso iate mas a viagem torna-se num pesadelo quando decidem dar um mergulho em alto mar e se esquecem de baixar a escada.
" A NONNA " - sobe ao palco a 4 de Novembro às 21,30 representada pela " Teatroesfera" de Lisboa.
in Jornal da Mealhada

 

IMAGEM DO DIA


...escape livre !
clique para aumentar
Posted by Picasa

 

MARIA ANTONIETA


Posted by Picasa Maria Antonieta de Habsburgo (ou Marie-Antoinette Josèphe Jeanne de Habsbourg-Lorraine, em francês) nasceu em Viena, a 2 de Novembro de 1755 e foi decapitada em Paris a 16 de Outubro de 1793.
Arquiduquesa da Áustria e rainha consorte da França de 1774 até a Revolução Francesa, em 1789.
Maria Antonieta era a filha mais nova de Maria Teresa de Habsburgo e de Francisco I da Áustria, os imperadores da Áustria.
Casa-se em 1770, aos 16 anos de idade, com o delfim francês Luís, que em 1774 torna-se o rei da França, com o nome de Luís XVI.
Exerceu grande influência política sobre seu marido, e, consequentemente sobre toda a França; apesar disso, ela pouco sabia sobre a vida dos plebeus franceses e o custo dela.
Era impopular entre o povo, ainda mais depois do caso do colar de diamantes.
Um dos seus apelidos entre o povo era "a austríaca".
Em 1781 teve seu primeiro filho, e a partir de então residiu no palácio de Trianon.
Desde então, parou de receber audiências de nobres, o que deixou a alta classe francesa revoltada contra sua pessoa.
Ignorou os problemas por que o povo passava, desautorizando as reformas liberais propostas por Necker e Turgot.
Contam que, uma vez, ao povo se reunir em frente ao palácio real, reivindicando melhores condições, um dos manifestantes disse que não tinha pão para comer.
Ao saber disso, disse ela: "Se não têm pão, que comam brioches".
Ao iniciar-se a Revolução Francesa, colocou o rei contra ela. Recusou as possibilidades de acordo com os moderados, e procurou que o rei favorecesse os extremistas para inflamar mais a batalha.
Estudiosos dizem que ela procurava romper um conflito bélico entre França e Áustria, esperando a derrota francesa.
Em 1792 foi detida e encarcerada pela revolução, junto com seu marido.
Depois da execução de Luís XVI, ficou conhecida como Viúva Capeto.
Condenada à morte, morreu na guilhotina em 16 de Outubro de 1793.

 

CARICATURA DO DIA


Mick Jagger
Posted by Picasa

 

THEO VAN GOGH


Posted by Picasa Theo van Gogh ( Haia, 23 de Julho de 1957 — Amsterdam, 2 de Novembro de 2004) foi um realizador de cinema, um autor e actor dos Países Baixos.
Van Gogh tornou-se famoso pelas polémicas em que se envolveu frequentemente.
Era especialmente crítico face à religião.
Chamou por exemplo a Jesus Cristo "um pescador preguiçoso de Nazaré". Críticou particularmente o Islão, tendo realizado um filme, Submission, com Ayaan Hirsi Ali no qual eles criticaram a situação das mulheres no Islão.
A ideia do filme foi de Hirsi Ali, que se dirigiu a van Gogh, um conhecido realizador, avisando-o também dos perigos que tal filme acarretaria.
Theo van Gogh escreveu também artigos num jornal diário holandês em que retratava Maomé como pedófilo (Maomé casou com uma menina de nove anos).
Theo van Gogh, que tinha já recebido ameaças de morte, foi assassinado em Amsterdão a 2 de Novembro de 2004, alegadamente por um fanático religioso muçulmano.
No cadáver foi encontrada uma faca à qual o assassino atou uma folha de papel com versos do Alcorão.
Hirsi Ali, já sob protecção policial, passou a viver em local incerto desde então.

 

TEIXEIRA DE PASCOAES


Posted by Picasa Teixeira de Pascoaes é um dos autores mais importantes e enigmáticos do século XX.
Amado por uns, criticado e mal entendido por outros, ignorado por alguns, esquecido por muitos.
Quando falamos do poeta situamo-nos dentro do coração de uma paisagem emocional: a obra de Teixeira de Pascoaes e o lugar que ela ocupa ou deveria ocupar no seio da Cultura Portuguesa, isto é, da Literatura, da Filosofia e da Teologia Portuguesas.
Joaquim Pereira Teixeira de Vasconcelos - ou Teixeira de Pascoaes de seu nome literário - nasceu em Amarante em 1877 no dia 2 de Novembro, segundo os registos oficiais, e faleceu no solar de Pascoaes, propriedade da família em S. João de Gatão, 75 anos depois, no dia 14 de Dezembro de 1952, onze meses após o falecimento de sua mãe.
O próprio poeta adoptou o dia 2 de Novembro, o Dia de Finados, como seu dia de nascimento, mitificando assim a sua vinda ao mundo.
A família de Pascoaes pertencia à fidalguia culta nortenha. O seu pai, João Pereira de Vasconcelos, foi deputado, par do Reino, presidente da Câmara Municipal de Amarante, governador civil de Viseu e do Porto, e constituiu uma referência política e moral muito importante para Pascoaes, apesar das divergências, visto que era monárquico, enquanto o filho era republicano.
Sua mãe, D. Carlota Guedes Monteiro, foi uma referência afectiva e mesmo telúrica fundamental para o poeta. Quando faleceu, o poeta, desesperado, teria dito: “É um mundo que se acaba”. Pascoaes foi o mais velho de seis irmãos (eram, na verdade, sete, tendo o primeiro, de nome António, morrido aos dois anos de idade).
Aos dois anos de idade foi viver para a Casa de Pascoaes, o solar da família em S. João de Gatão, lugar ao qual ficará indissociavelmente ligada a sua obra, a sua personalidade, a sua vida e ainda hoje a sua memória, cuidadosamente preservada pelos seus familiares e amigos.
Não terá sido pois por acaso que o poeta tomou para seu nome literário Teixeira de Pascoaes, unindo assim num mesmo destino a sua vida, a obra e a sua terra, como sítios de pertença a um microcosmos natural: a montanha mágica ou a Serra do Marão.
O nome Pascoaes constitui-se deste modo como uma morada espiritual do poeta e da poesia e também como um enigma que foi construindo ao longo dos 75 anos da sua vida. A construção e o cumprimento do destino de Pascoaes parecem obedecer ao duplo princípio romântico da identificação da vida e da obra que deve ser entendida numa perspectiva, simultaneamente poética, literária e religiosa, bem dentro do espírito e da letra dos romantismos inglês e alemão.Pascoaes passa, então, a sua infância em Gatão, a três quilómetros de Amarante. Em 1890, ano do Ultimato inglês, tem 13 anos. O déficit da balança comercial atinge 5 milhões de libras. O país atravessa uma das mais graves crises da sua história. Alfredo Keil compõe a Portuguesa, que cedo se torna um hino popular, muito antes de ser o hino nacional, o que só virá a acontecer em 1911, ano da aprovação da Constituição Política da República Portuguesa.
No século XIX culmina também, a nível internacional, todo um processo de desenvolvimento científico e tecnológico, com sérias e revolucionárias consequências políticas e sociais. O positivismo e o cientismo impõem-se como concepções filosóficas, a industrialização é considerada como a prioridade dos estados, as concepções metafísicas são ultrapassadas pela necessidade materialista do progresso, e pela crença nos resultados das ciências experimentais cujas aplicações tecnológicas se tornam rapidamente visíveis. O cientismo e o positivismo parecem ser as consequências naturais do mecanicismo e do enciclopedismo da Idade Moderna e do século das Luzes. As ciências ditas exactas desenvolvem-se extraordinariamente, autonomizam-se, especializam-se, libertam-se do jugo tutelar da metafísica e da ética filosóficas num processo contínuo e extremamente rápido, cujas consequências negativas, só no século XX se farão inegavelmente sentir. O cientismo e o positivismo, que Pascoaes criticará consagram um divórcio entre o homem e a natureza que será, aliás denunciado por muitos autores, que aliás parecem ter, em certa medida fascinado Pascoaes., como por exemplo, Nietzsche, Shopenhauer ou Bergson.As grande metrópoles, com as suas cinturas industriais, símbolos do progresso científico-tecnológico moderno, não tentam o poeta. Pascoaes nunca se definirá a si próprio como um cidadão do mundo. Pelo contrário, desde muito cedo, a sua postura é a de um homem universal, habitante de um microcosmos natural - a Serra do Marão - em estreita conexão simpática ( conceito caro aos franciscanos e aos românticos ingleses e alemães) com o macrocosmos universal. Pascoaes foi, em larga medida, um ecologista antes do seu tempo, como notou Natália Correia.Pascoaes frequenta depois as aulas no Colégio do Padre Sertório, em Amarante, e mais tarde o liceu. A família desloca-se, então para Amarante. Terá sido aos dezasseis anos de idade que Pascoaes terá começado a escrever os primeiros versos. È então aluno do liceu de Amarante. Dois anos depois publica o seu primeiro livro Embriões, em 1895, que virá a repudiar, em virtude de uma crítica negativa de Guerra Junqueiro, amigo do pai e seu ídolo de juventude. Pascoaes queimará todos os exemplares, excepto um que pertenceu a Sampaio Bruno e se encontra ainda hoje na Biblioteca Pública do Porto. A partir daqui começa a sua longa e rica vida literária durante a qual Pascoaes escreve, publica, reescreve, e reedita de forma quase ininterrupta até 1952, ano da sua morte. A sua bibliografia contém obras primas da Cultura Portuguesa e Universal, tais como, Sempre (poesia, 1898), Terra Proibida (poesia,1899), Jesus e Pã (poesia,1903), Vida Etérea ( poesia, 1906; contém a famosa Elegia reeditada em 1924 com o título Elegia do Amor, que Fernando Pessoa considerou como o mais belo poema de amor do mundo, As Sombras (poesia,1907), Senhora da Noite (poesia, 1909), Marânus (poesia,1911), Regresso ao Paraíso (poesia,1912), entre os anos de 1912 e 1915 publica uma série de conferências e palestras que proferiu no contexto do movimento cultural e político nortenho da Renascença Portuguesa de que é um dos membros fundadores, juntamente com Álvaro Pinto, Leonardo Coimbra e Jaime Cortesão, entre outros. Publica ainda Arte de ser Português (prosa doutrinária e filosófica, 1915), Os Poetas Lusíadas (conferências realizadas em Barcelona, 1919), O Bailado (prosa aforística de1921), Cantos Indecisos (poesia, 1921), A Caridade (prosa, conferência, 1922), Livro de Memórias (prosa, 1928), entre 1930 e 1932 prefacia livros de outros poetas, São Paulo (prosa, biografia, 1934), Painel ( 1935, poesia, volume ilustrado por Almada Negreiros, amigo do poeta), São Jerónimo e a Trovoada (1936, prosa, biografia), O Homem Universal (1936, prosa, ensaio filosófico), Napoleão (1940, prosa, biografia), Santo Agostinho (Comentários) (1945, prosa, biografia, ensaio filosófico), Pro Paz ( 1950, num rasgo provocatório, Pascoaes participa com uma conferência, juntamente com Maria Lamas em favor da paz mundial, do movimento feminista e contra as armas nucleares) ... Estes são apenas alguns dos títulos maiores da sua vasta e multifacetada obra.Em 1895, data da publicação do seu primeiro livro de poesia, Pascoaes está já em Coimbra a frequentar o último ano do liceu. No ano seguinte matricula-se em Direito, mais por tradição familiar do que por vocação. Virá a formar-se, nesta cidade, seis anos depois. Da vida académica, Pascoaes parece ter apreciado, sobretudo a boémia, e o companheirismo. Pascoaes, com efeito, não se isola, pelo contrário, integra-se no tumultuoso, mas também romântico, ambiente académico. Frequenta as tertúlias estudantis, tem acento no Café Lusitano na mesa dos poetas, debate ideias, lê os seus versos, escuta o fado de Hilário, critica os lentes, é sócio fundador do clube Amicia, participando em conferências e debates. Entre 1910 e 1916, Pascoaes é um dos principais impulsionadores do movimento da Renascença Portuguesa e da revista A Águia de que dirige a parte literária. Entre 1913-14 envolve-se com o então jovem António Sérgio na célebre Polémica sobre o Saudosismo. Entre 1916-17, afasta-se dos cargos directivos que desempenhara n’ A Águia, e em 1918 viaja para Barcelona e Madrid onde realiza uma série de conferências, respectivamente, no Institut de Estudis Catalans da Cidade e na Residência de los Estudiantes, entusiasmando jovens poetas, entre os quais se encontra Lorca, com quem trava amizade. Desde 1899 que conta também com a admiração e a amizade de Unamuno que virá mesmo visitá-lo a Gatão. Durante a sua longa vida, Pascoaes foi ainda o objecto de inúmeras homenagens e tributos, tendo sido a que lhe foi prestada pelos estudantes da Academia de Coimbra, em 1951, porventura, aquela que mais o tocou. Em 1923 Pascoaes ingressa na Academia das Ciências, com Raúl Brandão, seu grande amigo, chegando mesmo a ser indigitado para o Prémio Nobel da Literatura. A obra de Pascoaes conhece inúmeras traduções entre 1920 e 1950, numa época conturbada da história europeia, num tempo estranho aos recentes fenómenos do marketing literário, as traduções sucedem-se a um ritmo surpreendente. O poeta é traduzido para castelhano, espanhol, francês, checo, holandês, alemão e em húngaro. Muitos tradutores correspondem-se com Pascoaes, tornam-se amigos dele, vêm visitá-lo a Portugal. Importa salientar que a tradução alemã de São Paulo e datada de 1938 chegará a ser proibida e será depois clandestinamente divulgada por Zimmermann, como forma de luta e resistência contra o nazismo. Em Portugal, ao contrário do que sucede na Europa, as biografias de santos são mal recebidas. Geram polémica, críticas por parte de católicos e jornalistas, estranheza e incompreensão em torno da obra e do autor.A escrita de Pascoaes é um lugar de fusão, de indistinção entre religião, literatura e filosofia porque é entendida - ela, a escrita - e praticada como uma religião especificamente portuguesa. Esta religião é devocional, não se explica, pratica-se, é-se. A obra de Pascoaes é uma arte de ser português, a revelação de uma devoção a Deus, por intermédio de uma Natureza transcendentalizada na imanência da Saudade revelada, que sempre foi a Musa assumida dos seus versos. Neste contexto se plasmam um complicado sistema de referências que aglutina as mulheres que o poeta amou, durante a sua vida, desde a sua mãe biológica, até a essa misteriosa Leonor, a que tantas vezes se refere, ao longo da sua vasta obra. O feminino ou Leonorpersonagem fundamental, por exemplo, em Marânus) conhece diferentes versões que vão desde uma jovem empregada, morta aos quinze anos, até à relação platónica e epistolar que Pascoaes manteve em 1898 com Maria Fernanda Vilalva de Magalhães e Menezes, com a aldeã Emília, em 1908, ou com duas inglesas, em 1909, a última de nome Leonor Dagge, que o poeta não hesitou em seguir até Londres, inutilmente. São também de salientar, na vida do poeta, não só a presença de sua mãe, como da sua irmã, da sua sobrinha e secretária, bem como, nos derradeiros anos da sua vida, da sua filha adoptiva, Adelaide. Estas mulheres que vão acompanhando o poeta ao longo da sua vida convertem-se nas musas de muitos dos seus livros. Também os santos acerca dos quais Pascoaes escreve as biografias só são aquilo que são devido à discreta dedicação e presença de mulheres. No caso de São Paulo, de Lídia, ou de Paula, no que respeita a S. Jerónimo, ou de Mónica, em relação a Santo Agostinho. Parece, assim, haver um paralelismo de situações entre Pascoaes e as suas personagens. A Saudade revelada pela totalidade da obra de Pascoaes aparece sob os traços atlânticos, e não mediterrânicos, de Nossa Senhora ou da Virgem Imaculada.
Escrita e religião identificam-se numa proposta ética exemplar que se assume como o projecto lusíada no contexto europeu: a imitação do materno ou da Virgem.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com