sábado, julho 01, 2006

 

BIFE COM OVO A CAVALO


Bifes ? Haver havia...agora é que já não há !
Posted by Picasa

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa O mal encarado do Belchior ia todos os dias ao mesmo restaurante no centro de Évora e sentava-se na mesma mesa a todas as refeições.
Um dia, o Belchior notou algo de diferente na decoração do restaurante e chamou o Serafim perguntando-lhe:
- Desculpe, mas nesta parede junto à mesa onde me sento sempre, não havia antes um grande par de chifres? É que já me habituei a comer perto deles.
- Não- respondeu o maroto do Serafim, havia era um grande espelho.

 

SALGUEIRO MAIA


Posted by Picasa Fernando José Salgueiro Maia que nasceu em Castelo de Vide, Portugal no dia 1 de Julho de 1944 e faleceu em Santarém no dia 4 de Abril de 1992 foi um dos distintos capitães do Exército Português que liderou as forças revolucionárias durante a Revolução dos Cravos, que marcou o final da ditadura militar.
Salgueiro Maia, como se tornou conhecido, filho de Francisco da Luz Maia, ferroviário, e de Francisca Silvéria Salgueiro, frequentou a escola primária em São Torcato, Coruche, mudando-se mais tarde para Tomar e Leiria, onde concluiria os estudos secundários.
Em Outubro de 1964 ingressa na Academia Militar, em Lisboa e, dois anos depois, apresenta-se na Escola Prática de Cavalaria (EPC), em Santarém, para frequentar o tirocínio. Em 1968 é integrado na 9ª Companhia de Comandos, e parte para o Norte de Moçambique, em plena Guerra Colonial, cuja participação lhe valeu a promoção a Capitão, já em 1970.

A Julho do ano seguinte, embarca para a Guiné, só regressando a Portugal em 1973, onde seria colocado na EPC.
Por esta altura iniciam-se as reuniões clandestinas do Movimento das Forças Armadas e, Salgueiro Maia, como Delegado de Cavalaria, integra a Comissão Coordenadora do Movimento.

A 16 de Março de 1974 dá-se o «Levantamento das Caldas» que antecedeu o histórico 25 de Abril, no qual o Capitão comandou a coluna de carros de combate que, vinda de Santarém, montou cerco aos ministérios do Terreiro do Paço forçando, já no final da tarde, a rendição de Marcelo Caetano, no Quartel do Carmo, que entregou a pasta do governo a António de Spínola. Salgueiro Maia escoltou Marcelo Caetano ao avião que o transportaria para o exílio.
A 25 de Novembro de 1975 sai da EPC, comandando um grupo de carros às ordens do Presidente da República.

Será transferido para os Açores, só voltando a Santarém em 1979, onde ficou a comandar o Presídio Militar de Santa Margarida.
Em 1984 regressa à EPC.
Em 1989 foi-lhe diagnosticada uma doença cancerígena que, apesar das intervenções cirúrgias no ano seguinte e em 1991, o vitimaria a 4 de Abril de 1992.

 

IMAGEM DO DIA


De pequenino...
Posted by Picasa

 

PAMELA ANDERSON


Posted by Picasa Pamela Denise Anderson nascida a 1 de julho de 1967, em Ladysmith, Colúmbia Britânica, Canadá, é uma actriz e modelo mais conhecida pelo seriado SOS Malibu (Marés Vivas em Portugal).
Seu nome de baptismo é Barbara Rose Kopetski.
Ganhou projecção com fotos e vídeos eróticos.
Pamela foi descoberta durante um jogo de futebol no Canadá quando uma das câmaras no estádio lhe deram um grande plano.

Foi contratada por uma empresa de lingerie para posar para os seus catálogos e rapidamente surgiu o convite para posar para a revista masculina Playboy.
O seu primeiro trabalho como actriz foi na série cómica Obras em Casa, (1991-1993).
Apesar da sua personagem ser secundária, convenceu produtores televisivos, graças à sua sensualidade, atribuíram-lhe o papel de C.J Parker em Baywatch (Marés Vivas, 1992-1997). Esta personagem fez de Pamela uma sex symbol em nível mundial.
Seguiu-se um complicado casamento com Tommy Lee, baterista dos Motley Crue.

O casal era capa frequente dos tablóides devido a problemas de Lee com drogas, que resultaram em violência conjugal.
As incursões no cinema foram mal sucedidas em termos comerciais, destacando-se Barbwire (Bela e Perigosa, 1996).

Em 2002 informou que era portadora do vírus da Hepatite C contraíndo por ter partilhado com o marido uma agulha de tatuagem.
Pamela é vegetariana e uma activa defensora dos direitos dos animais e membro de uma organização de protecção dos animais (PETA) People for the Ethical Treatment of Animals.

 

LADY DI


Posted by Picasa Diana, Princesa de Gales (Diana Frances Mountbatten-Windsor, nascida Lady Diana Frances Spencer) a 1 de Julho de 1961, em Sandringham e falecida a 31 de agosto de 1997, em Paris, foi a primeira esposa de Carlos, Príncipe de Gales.
De seu casamento em 1981 até o divórcio em 1996 ela se chamava Sua Alteza Real Princesa de Gales e Condessa de Chester, Duquesa da Cornuália, Duquesa de Rothesay, Condessa de Carrick, Baronesa de Renfrew, Senhora das Ilhas, Princesa da Escócia.
Ela sempre foi chamada de Princesa Diana pela imprensa, apesar de não ser da linhagem real do Reino Unido.
Lady Di ficou conhecida pelos seus trabalhos de caridade, mas os escândalos do casamento real obscureceram a princesa nos anos 90.
De seu noivado com o Príncipe de Gales em 1981 até a sua trágica morte num acidente de carro em 1997, em Paris, ela era a mulher mais famosa do mundo: ícone da moda, um ideal de beleza feminina, admirada pelo seu grande envolvimento em causas com a AIDS e a campanha internacional contra as minas terrestres.

 

RICARDO LABRECAS


Posted by Picasa Ricardo Alexandre Martins Soares Pereira (11 de Fevereiro, 1976 no Montijo, Portugal) é um guarda-redes, actualmente ao serviço do Sporting Clube de Portugal e titular da Selecção Portuguesa de Futebol.
Muito acarinhado pelos adeptos do Boavista, foi determinante na conquista do 1º campeonato boavisteiro (em 2000/01) e também na caminhada europeia que em 2003 levou o Boavista às meias finais da Taça UEFA.
Ficou célebre por ter defendido um penalty sem luvas no desempate dos quartos de final do Campeonato da Europa de 2004 contra a Inglaterra, realizado em Portugal, tendo posteriormente sido o marcador do último penalty, que qualificou a selecção portuguesa para as meias-finais da prova (Euro 2004).

 

AMALIA RODRIGUES


Posted by Picasa Amália da Piedade Rodrigues que nasceu em Lisboa no dia 1 de Julho de 1920 e faleceu também em Lisboa no dia 6 de Outubro de 1999, foi uma cantora portuguesa, considerada o expoente máximo do fado.
Nasceu na rua Martim Vaz, na freguesia lisboeta da Pena, no seio de uma família pobre originária da Beira Baixa.

Em documentos oficiais, a sua data de nascimento resulta ser 23 de Julho. Amália referia, no entanto, que o seu aniversário era a 1 de Julho ("no tempo das cerejas"). Tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Fado e, por consequência, devido ao simbolismo que este género musical tem na cultura portuguesa, foi considerada por muitos como uma embaixadora do país.
Aparecia em vários programas de televisão pelo mundo fora, onde não só cantava fados e outras músicas de tradição popular portuguesa, como música de outras origens.

 

OLIVIA DE HAVILLAND


Posted by Picasa Olivia Mary de Havilland nascida em 1 de julho de 1916 é uma famosa actriz norte-americana nascida no Japão.
Olivia nasceu em Tóquio no Japão e é a mais velha filha de Walter de Havilland (um advogado de patentes) e Lilian Augusta Ruse (uma actriz de teatro mais conhecida por seu nome artístico Lilian Fontaine), que se casaram em 1914.

Sua irmã mais nova é a atriz Joan Fontaine (também nascida em Tóquio) com quem ela já teve várias brigas famosas.
As duas não se falam desde 1975. A família Havilland se mudou de Tóquio enquanto Olivia tinha apenas dois anos de idade.
Eles se instalaram na cidade de Saratoga na Califórnia.
Olivia estudou na Los Gatos High School em Los Gatos e no Convento de Garotas Católicas de Notre-Dame em Belmont.
Hoje, a escola de Los Gatos possui um prêmio para actores jovens chamado Olivia de Havilland.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santo Aarão
Santo Aarão foi irmão carnal de Moisés, foi à glória para Aarão.

Moisés o consagrou e ungiu com o óleo santo.
Constituiu uma aliança perene com ele e com seus descendentes, enquanto durar o céu.
A de presidir o culto e exercer o sacerdócio e abençoar o povo em nome do Senhor.
Homem frágil e pecador, como todos, Aarão é, todavia o modelo de colaboração com Deus para a realização de seu desígnio de amor.
Seu perfil já foi magistralmente traçado pela Bíblia, que por outra parte é a única fonte para sua biografia.
Além é claro do amplo e articulado desenvolvimento dos cinco primeiros livros da Sagrada Escritura (o Pentateuco) há dois trechos na carta aos hebreus e no livro do Eclesiástico. "Ninguém, pois, se atribua esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão (Hb 5,1-4)".O livro do Eclesiástico enaltece a figura de Aarão inserindo-o nos primeiros lugares na galeria de Homens Ilustres, aos quais Jesus Ben Sirac dá importância singular.
E o sacerdócio de Aarão e dos seus sucessores, até o contemporâneo Simeão, é dos mais qualificados.

 

JUAN DOMINGO PERON


Posted by Picasa Juan Domingo Perón que nasceu a 8 de outubro de 1895, em Lobos, província de Buenos Aires e faleceu no dia 1 de julho de 1974, na cidade de Buenos Aires, foi um militar argentino e presidente da Argentina de 1946 a 1955 e de 1973 a 1974.
Perón casou-se com Aurelia Tizón (falecida de câncer, em 1938) e em segundas núpcias com Eva Perón, mais conhecida como Evita que também faleceu de câncer no útero.
Nos anos 60, casou-se uma terceira vez, agora com Maria Estela Martínez, mais conhecida como Isabel Perón, que o sucedeu na presidência da Argentina em 1974.
Seu governo populista era apoiado pela Igreja, pelo Exército e pelo Movimento sindical, e baseava-se num forte nacionalismo, centralizado no poder do Estado.

Perón ainda contava com o carisma da 1ª dama, Evita Perón, através de campanhas sociais, o que dava ao Estado um caráter paternalista.
Apesar disso, o governo mostrava-se com autoritarismo, punindo de forma severa quem fizesse críticas ao governo.

 

SIDNEY POLLAK


Posted by Picasa Sidney Pollack, director de cinema norte-americano nasceu no dia 1 de Julho de 1934, em Lafayette, Indiana.
Desde 1965, Pollack fez filmes de grande qualidade, sobretudo dramas.
Sua principal criação foi Tootsie (1982), no qual conseguiu que Dustin Hoffman aparecesse disfarçado de mulher.
O actor preferido de Pollack é Robert Redford, que, em seus filmes, sempre representou homens solitários em busca de um desafio.
O primeiro filme em que dirigiu este actor foi um western, pouco usual em seu gênero, Mais Forte que a Vingança (1972), em que o protagonista é um homem que luta contra a solidão e contra os índios.
Outros filmes que dirigiu são: O Cavaleiro Eléctrico (1978), em que Redford interpreta um vaqueiro de rodeio que foge da comercialização de sua actividade; Entre Dois Amores, premiado com sete Oscars (1985), baseado na obra da escritora Karen Blixen, em que o mesmo Redford representa um aventureiro romântico; e o luxuoso Havana (1990), no qual mais uma vez Redford encarna um jogador que, às vésperas da Revolução Cubana, arrisca tudo por uma mulher.

 

A PENA DE MORTE


Posted by Picasa A pena de morte, ou pena capital, é uma sentença aplicada pelo poder judiciário que consiste em retirar legalmente a vida a uma pessoa que cometeu, ou é suspeita de ter cometido, um crime que é considerado pelo Estado como suficientemente grave e justo de ser punido com a morte.
Ela foi aplicada em quase todas as civilizações através da História.

Hoje em dia, quase todas as democracias, como a França, a Alemanha ou Portugal, aboliram a pena de morte.
A abolição na França data de 1 de julho de 1981.
A maioria dos estados federados dos Estados Unidos, principalmente no sul, retomaram essa prática após uma breve interrupção durante os anos 1970. Os Estados Unidos são uma das raras democracias, juntamente com o Japão, a continuar a aplicar a pena de morte.
Em julho de 2005, 38 dos 50 estados dos EUA aplicam a pena capital, que resta ainda presente e comum em vários países não-democráticos.
A Convenção Européia dos Direitos Humanos recomenda a sua proibição.
A pena de morte distingue-se da eliminação de indivíduos julgados indesejáveis ,deficientes físicos ou mentais, ou judeus e homossexuais, que foi praticada ao longo dos tempos, com especial referência para o Holocausto.

Na realidade, a pena de morte é concebida como uma punição de um crime, enquanto que a eliminação dos indesejáveis é um acto arbitrário.
É importante distinguir a pena de morte da eutanásia, que é a prática pela qual se abrevia, sem dor ou sofrimento, a vida de um enfermo incurável.
Além disso, o facto de um policial ou outra pessoa matar um suspeito ou um criminoso em estado de legítima defesa não constitui uma aplicação da pena de morte.

O mesmo é o caso de mortes causadas por operações militares, excepto em casos particulares, como os processos militares.

sexta-feira, junho 30, 2006

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa E, às tantas, só pagou um bilhete !

 

ALENTEJANANDO



O Zé da Ana, lá de Albernoa, foi preso no posto da polícia:
- Está preso, diz o guarda!
E o Zé a praguejar:
- O Senhor Guarda prende-me hoje, mas amanhã eu estou solto! Mas quando eu o prender, o Senhor Guarda, nunca mais vai sair!
E o guarda todo lixado:
- E quem é você para me ameaçar dessa maneira?
- Eu sou o coveiro do cemitério, diz o Zé perdido de bêbado.

 

CARICATURA DO DIA


Posted by Picasa Petit é a alcunha de Armando Gonçalves Teixeira, nascido a 25/09/1976 em França, filho de emigrantes portugueses.
Com os pais de regresso a Portugal, petit cresceu e cedo demonstrou grande aptidão para a bola.
Actualmente é jogador do Benfica e da selecção nacional de Portugal..

 

PAPA PAULO VI


Posted by Picasa Giovanni Batista Montini nasceu em Bréscia.
Eleito em 30 de junho de 1963, finalizou o Concílio Vaticano II, em 8 de dezembro de 1965.
O Concílio trouxe à Igreja uma nova face, a do povo de Deus, e renovou em especial a liturgia.
Celebrou o 25º Ano Santo (1975).
Foi o primeiro papa a viajar para fora da Europa.
Em Jerusalém, orou no túmulo de Cristo e abraçou o Patriarca da Igreja Ortodoxa.
Participou do Congresso Eucarístico realizado em Bombaim, na Índia, em 1964.
Morreu em 6 de agosto de 1978.

 

OS MAIS FAMOSOS DIAMANTES DO MUNDO


Posted by Picasa O CULLINAN, o maior dos diamantes já encontrados, pesava 3.106 quilates quando bruto e originalmente um pouco menos de 1 libra e meia.
Ele foi cortado em 9 pedras principais e 96 pedras menores.
O ESTRELA DA ÁFRICA é a maior das pedras cortadas do Cullinan.

Ele pesava 530,20 quilates, tem 74 facetas e ainda é considerado como o maior diamante lapidado do mundo.
KOH-I-NOOR ("Montanha de Luz") .Foi mencionado pela primeira vez em 1304, pesando 186 quilates.

Uma pedra de corte oval.
Acredita-se ter estado, certa vez, engastado no famoso trono de pavão do Xá Jehan como um dos olhos do pavão.
Relapidado no reinado da Rainha Vitória, encontra-se hoje em dia entre AS JóIAS DA COROA INGLESA e pesa actualmente 108,93 quilates.
O Olho do Ídolo Uma pedra no formato de pêra achatada e do tamanho de um ovo de galinha.
O seu tamanho lapidado é de 70,20 quilates.
Um outro diamante famoso que uma vez foi colocado no olho de um ídolo antes de ter sido roubado.
A lenda também diz que ele foi dado como resgate da Princesa Rasheetah pelo "Sheik" da Kashmir ao Sultão da Turquia qua a tinha raptado.
O EXCELSIOR a segunda maior pedra já encontrada é o Excelsior, que era de 995,2 quilates quando bruto.
Alguns dizem que o Braganza é a segunda maior pedra já encontrada, mas não há registos de sua existência e muitos acreditam ser mitológico ou nem mesmo um diamante.
O REGENTE um diamante verdadeiramente histórico descoberto em 1701 por um escravo índio perto de Golconda, pesava 410 quilates quando bruto.
Quando pertencente a William Pitt, primeiro-ministro inglês, foi cortado num brilhante no formato de uma almofada de 140,5 quilates e, até ter sido vendido para o Duque de Orleans, Regente da França, quando Luís XV ainda era uma criança em 1717, era chamado de "O Pitt". Foi então rebatizado como "O Regente" e colocado na coroa de Luís XV para a sua coroação. Após a Revolução Francesa, foi possuído por Napoleão Bonaparte que o colocou no cabo de sua espada.
Actualmente está exposto no Louvre.
O BLUE HOPE (Esperança Azul) mais famoso do que qualquer outro diamante, o Hope foi uma vez possuído por Luís XV, sendo oficialmente designado de "o diamante azul da coroa".

Roubado durante a Revolução Francesa, tornou a aparecer em Londres, em 1830 e foi comprado por Henry Philip Hope, razão pela qual actualmente tem esse nome.
Foi em poder da família Hope que este diamante adquiriu a reputação horrível de trazer azar. Toda a família morreu na pobreza.
Uma infelicidade similar ocorreu com um proprietário posterior, Sr. Edward McLean. Actualmente, encontra-se na Instituição Smithsonian em Washington.
O GRANDE MOGUL foi descoberto no século XVII.
A pedra tem esse nome em homenagem ao Xá Jehan, que construiu o Taj Mahal.
Quando bruto, diz-se ter pesado 793 quilates.
Actualmente encontra-se desaparecido.
O "Sancy" pesava 55 quilates e foi cortado no formato de uma pêra.
Primeiramente pertenceu a Charles, o Corajoso, Duque de Burgundy, que o perdeu na batalha em 1477.
A pedra de facto tem esse nome devido a um dono posterior, Senhor de Sancy, um embaixador francês na Turquia no final do século XVI.
Ele o emprestou ao rei francês Henry III que o usou no gorro com o qual escondia sua calvície. Henrique VI da França, também pegou emprestado a pedra de Sancy, mas ela foi vendida em 1664 a James I da Inglaterra.
Em 1688, James II, último dos reis Stuart da Inglaterra, fugiu com ele para Paris.
O "Sancy" desapareceu durante a Revolução Francesa.
Taylor - Burton Com 69,42 quilates, este diamante no formato de uma pêra foi vendido em leilão em 1969 com a pressuposição de que ele poderia ser nomeado pelo comprador.
Cartier, de Nova York, com sucesso, fez um lance para ele e imediatamente o baptizou de "Cartier".
Entretanto, no dia seguinte, Richard Burton comprou a pedra para Elizabeth Taylor por uma soma não revelada, rebatizando-o de "Taylor-Burton".
Ele fez seu debut num baile de caridade em Mônaco, em meados de novembro, onde Miss Taylor o usou como um pendente.
Em 1978, Elizabeth Taylor anunciou que o estava colocando à venda e que planeava usar parte da renda para construir um hospital em Botswana.
Somente para inspecionar, os possíveis compradores tiveram que pagar $ 2.500 para cobrir os custos de mostrá-lo.
Em junho de 1979, ele foi vendido por quase $ 3 milhões e a última notícia que temos dele é que se encontra na Arábia Saudita.
O Orloff acredita-se que o Orloff tenha pesado cerca de 300 quilates quando foi encontrado. Uma vez foi confundido com o Grande Mogul, e actualmente faz parte do Tesouro Público de Diamantes da União Soviética em Moscovo.

 

COSTA GOMES


Posted by Picasa Francisco da Costa Gomes nasceu em Chaves no dia 30 de Junho de 1914 e faleceu no dia 31 de Julho de 2001, militar e político português, foi o décimo sexto Presidente da República Portuguesa (o segundo após a Revolução dos Cravos).
Esteve envolvido na intentona militar de Abril de 1961, liderada pelo general Botelho Moniz, então ministro da Defesa.
Em 1970, exerceu as funções de comandante da Região Militar de Angola, onde procedeu à remodelação do comando-chefe e foi o primeiro impulsionador da ideia de entendimento militar com a UNITA contra o MPLA e a FNLA.
Em 12 de Setembro de 1972, é chamado para exercer o cargo de chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, em substituição do general Venâncio Deslandes.

No entanto, viria a ser exonerado em Março de 1974, pouco antes do 25 de Abril, por se ter recusado a prestar lealdade numa cerimónia pública ao governo Caetano.
Após o 25 de Abril, foi um dos sete militares que compunham a Junta de Salvação Nacional. Entre o dia 25 de Abril e 30 de Setembro de 1974, foi a segunda figura do Estado português, logo abaixo de António de Spínola, exercendo as funções de chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas.
Assumiu a Presidência da República por nomeação da Junta de Salvação Nacional, devido à renúncia de Spínola em 30 de Setembro de 1974.
Ocupou o cargo de Presidente da República até 27 de Junho de 1976, altura em que as primeiras eleições livres para a escolha do Chefe de Estado em Portugal ditaram a escolha do general Ramalho Eanes para lhe suceder à frente dos destinos do País.

 

PAPA JOÃO XXIII


Posted by PicasaAngelo Giuseppe nasceu em Sotto il Monte, Bérgamo.
Era Patriarca de Veneza, ao ser escolhido Papa, em 28 de outubro de 1958.
Vindo de uma família de camponeses e com idade avançada, João XXIII superou as expectativas.
Iniciou uma nova era na Igreja e tornou-se um dos maiores Papas da história.
Administrou a Igreja por meio de uma política aberta, explicitada em suas encíclicas Mater et Magistra e Pacem in Terris.
Ampliou e abriu o diálogo com católicos e não católicos de todo o mundo.
Da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, que proclamou, com o objectivo de renovar a Igreja, tomaram parte 4.000 bispos de todo o mundo. Proclamou o 21º Concílio Ecumênico (Vaticano II), renovando a Igreja.
O "Bom Papa João", como era chamado, morreu em 30 de junho de 1963.

 

PINA MANIQUE


Posted by Picasa Diogo Inácio de Pina Manique nascido no ano de 1733 faleceu no dia 30 de Junho de 1805, formado em Leis pela Universidade de Coimbra, ocupou diversos cargos, antes de ser designado Intendente-Geral da Polícia.
Foi juiz do crime em diversos bairros de Lisboa, superintendente-geral de Contrabandos e Descaminhos, desembargador da Relação do Porto, desembargador dos Agravos da Casa da Suplicação.
Homem da confiança de Sebastião José de Carvalho e Melo, só foi, no entanto, nomeado Intendente-Geral da Polícia depois da queda do marquês de Pombal. Acumulou esse cargo com os de desembargador dos Agravos da Casa da Suplicação, contador da Fazenda, superintendente-geral de Contrabandos e Descaminhos e fiscal da Junta de Administração da Companhia de Pernambuco e Paraíba.
Em 1781, começou a funcionar no Castelo de São Jorge, em Lisboa, a Casa Pia, fundada por Pina Manique e destinada inicialmente a recolher mendigos e órfãos.

Durante o reinado de D. Maria I, a sua acção como Intendente-Geral da Polícia orientou-se para a repressão das ideias oriundas da Revolução Francesa, designadamente através da proibição de circulação de livros e publicações e da perseguição a diversos intelectuais.
A pedido de Napoleão Bonaparte, o regente D. João acabaria por demiti-lo.
Faleceu dois anos depois de abandonar o cargo.

 

LÍNGUAS


A da minha vizinha é mais floreada do que a minha !

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santos Protomártires da Igreja de Roma
Hoje nossa Igreja tem a celebração introduzida pelo novo calendário romano universal se refere aos Primeiros Mártires da Igreja de Roma, vítimas da perseguição de Nero, logo após o incêndio de Roma, acontecido no dia 19 de julho do ano 64.

A culpa do incêndio de Roma recaiu sobre os cristãos, os quais foram cruelmente martirizados.
Naquele tempo em Roma, ao lado da comunidade judaica, vivia a pequena e pacífica comunidade dos cristãos.
Sobre estes pouco conhecidos, circulavam notícias caluniosas.
Nero descarregou sobre eles, condenando-os a cruéis sacrifícios, as acusações feitas a ele.
Nero teve a responsabilidade de haver dado início à absurda hostilidade do povo romano, que na verdade era muito tolerante em matéria de religião, em relação aos cristãos: a ferocidade com a qual atingiu os presumíveis incendiários não encontra justificação nem só supremo interesse do império.
A perseguição de Nero não se limitou àquele ano fatal de 64, mas se prolongou até 67.
Nos mais ilustres mártires no circo de Nero temos: o Príncipe dos Apóstolos, crucificado, onde surgiu a basílica de São Pedro, e o Apóstolo dos Gentios, São Paulo, decapitado nas Águas Salvianas e sepultado na via Ostiense.
Ao celebrarmos nesta festividade conjunta dos dois Apóstolos, o novo calendário deseja celebrar a memória dos numerosos mártires que não tiveram um lugar especial na liturgia.
Deus, nosso Pai, os Santos são testemunhas da ressurreição de vosso Filho Jesus.
Pela fé, mostra-nos que aqueles que crêem em vós viverão para sempre, porque sois um Deus vivo e para os vivos.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

MIKE TYSON


Posted by Picasa Mike Tyson nasceu no dia 30 de Junho de 1966, no meio dos conturbados anos 60, no bairro do Brooklin, em Nova York, onde passou toda sua infância, que não foi das mais fáceis.
Pouco antes de entrar na adolescência, aos 11 anos, após uma série de brigas e pequeno furtos, acabou parando num reformatório, onde foi iniciado no boxe pelo director da instituição, Bob Stewart, ex-pugilista.
A partir de 1980 o garoto passou a ser orientado pelo treinador Gus D’Amato, que viu no jovem de 14 anos um grande potencial a ser explorado.
No ano seguinte, sob a batuta de Ted Atlas, Tyson venceu o campeonato juvenil nacional.
Em 1982, com sete nocautes, tornou-se campeão mundial juvenil.
Em 1983, Tyson brigou com Ted Atlas, que o chamou de "arrogante" e chegou a ameaçá-lo com um revólver.
Passou a ser orientado novamente por Gus D’Amato e foi eliminado por Henry Tillman e Tyrell Biggs na selectiva para os Jogos Olímpicos do ano seguinte.
O ano de 1985 marcou a entrada de Tyson no profissionalismo.
No dia 3 de março derrotou Hector Mercedes por nocaute no primeiro assalto e recebeu uma bolsa de US$ 50 pela vitória.
No total, até o fim daquele ano, foram mais 14 lutas, todas vencidas, sendo 11 delas por nocaute no round inicial.
O surgimento do mito Mike Tyson aconteceu em 1986.
Nesse ano o lutador venceu 13 lutas (11 por nocaute), sendo que a última delas, no dia 22 de novembro, diante de Trevor Berbick, deu-lhe o título de campeão mundial dos pesos pesados pela CMB (Confederação Mundial de Boxe).
Aos 20 anos, Tyson tornou-se o mais jovem campeão mundial da história de sua categoria e passou a colher os frutos e espinhos da fama precoce.
Do título conquistado pela CMB à unificação dos cinturões dos pesados passaram-se apenas 11 meses.
Em 1987 Tyson entrou oficialmente nos ringues por quatro vezes.
Entre elas, derrotou James Smith e Tony Tucker, conseguindo assim obter também os títulos mundiais das outras categorias reconhecidas no boxe, a FIB (Federação Internacional de Boxe) e a AMB (Associação Mundial de Boxe).
O auge de sua forma física ocorreu em 1988, apesar de ter lutado somente três vezes.
No entanto, os três combates foram contra lutadores respeitados à época –Larry Holmes, Tony Tubbs e Michael Spinks– e todos foram decididos por nocaute, antes do quarto assalto.
Ainda neste ano, em fevereiro, Tyson casou-se com Robin Givens, actriz e modelo, que no ano seguinte pediria o divórcio, alegando que o campeão era "maníaco-depressivo".
Os problemas conjugais acabaram influindo no rendimento de Tyson, que entrou no ringue somente duas vezes em 1989.
Venceu os dois combates, contra Frank Bruno e Carl Williams, mas deu mostras de que a "máquina demolidora" não era a mesma, como realmente foi comprovado no início do ano seguinte.
Logo no início de 1990, em 11 de fevereiro, Tyson foi ao Japão para enfrentar James "Buster" Douglas.
As bolsas de apostas davam como certa a vitória do campeão e lhe davam uma vantagem de 12 para 1 em relação ao desafiante.
Contudo, o que se viu foi uma luta diferente da maioria protagonizada por "Iron Tyson".
De início, o campeão partiu para cima de Buster Douglas a fim de encerrar logo a luta, como já era de praxe.
Mas o desafiante soube contê-lo, assalto a assalto, causando cansaço e irritação a Tyson, que acabou, para espanto dos presentes, sendo nocauteado no 10º round e perdendo seus três cinturôes.
Após a derrota no Japão, Tyson voltou aos ringues por mais duas vezes em 1990, nocauteando Henry Tillman e Alex Stuart.Em 1991, venceu por duas vezes (em 18 de março e 28 de junho) o eterno desafiante Razor Ruddock e desafiou o novo campeão mundial, seu compatriota Evander Holyfield.
Em julho, participou como jurado do concurso Miss America Negra.
Dois dias depois, uma das modelos participantes do concurso, Desirèe Washington, acusou Tyson de tê-la estuprado e o denunciou à polícia.
O lutador foi preso, mas pagou fiança e passou a aguardar o julgamento de seu processo em liberdade.
Nesse ínterim, se machucou durante a preparação para o combate contra Holyfield e acabou adiando a luta para o ano seguinte.
Enquanto se recuperava da contusão, Tyson teve que sentar-se no banco dos réus para acompanhar o processo aberto por Desirèe Washington.
No dia 10 de fevereiro o ex-campeão foi considerado culpado pelo júri (composto por apenas três pessoas negras) e passou a aguardar, em liberdade condicional, a divulgação de sua sentença. Em 26 de março a juíza Patricia Gifford anunciou sua pena: seis anos de prisão, quatro anos de condicional e US$ 30 mil em multas.
Mike Tyson recebeu o número 922335 do presídio Indiana Youth Center, local onde ficou confinado por três anos.
O ex-campeão cumpriu apenas metade de sua pena em virtude de seu bom comportamento, mas teve que seguir à risca sua condicional, conforme inicialmente previsto.
Enquanto ficou preso, Tyson se converteu ao islamismo, chegou a divulgar que não lutaria mais, voltou atrás em sua decisão, passou semanas na solitária e foi proibido de ir ao enterro do próprio pai.
Enquanto isso, seus advogados tentaram em várias ocasiões conseguir um novo processo, mas todos os pedidos foram negados pelo tribunal.
Tyson saiu da cadeia no dia 25 de março de 1995, 1095 dias depois da divulgação de sua pena. Assim que saiu, o primeiro lugar visitado por ele foi uma mesquita pertencente à Sociedade Islâmica dos EUA, em Indianápolis.
A fera estava solta novamente.
Cinco meses depois de sua saída da prisão, Mike Tyson voltou aos ringues.
Nocauteou o desconhecido Peter McNeeley em 89 segundos e causou revolta aos fãs do boxe, que viram algo de estranho em sua luta (o ex-campeão ganhou uma bolsa de US$ 25 milhões pelo combate).
Quase um ano depois, venceu seu compatriota Bruce Seldon e desafiou novamente Evander Holyfield.
Fomentado pelo interesse comercial, o combate foi marcado para o dia 9 de novembro e Tyson foi derrotado pela segunda vez em sua carreira.
De imediato, o ex-campeão pediu uma revanche, que foi aceita e organizada por Don King.
Em 28 de junho o MGM Grand Hotel ficou completamente tomado para assistir à revanche mais esperada dos últimos tempos.
Alguns mais exaltados chegaram a chamar o combate, exageradamente, de "a luta do século".
Até o terceiro assalto a luta transcorreu normalmente, com um grande equilíbrio entre os pugilistas.
A 40 segundos do término desse round, Tyson mordeu a orelha de Holyfield e o juiz paralisou a luta.
O "canibal" perdeu dois pontos e, a 12 segundos do final, mordeu novamente a orelha de seu oponente, que se afastou e saiu gritando de dor.
As câmeras flagraram todos os movimentos e, sem outra opção, a luta foi dada por encerrada, com a desclassificação de Tyson.
Com a decisão do juiz, o ringue transformou-se no palco de uma briga de rua entre as equipes dos lutadores.
Tyson alegou que mordeu a orelha de Holyfield como revide às cabeçadas que levou durante os três assaltos, mas seus argumentos em nada adiantaram.
Como punição, foi banido do boxe por um ano.
Após o vexame e a pena cumprida, Tyson teve mais seis combates.
Enfrentou, pela ordem, Frans Botha, Orlin Norris, Julius Francis, Lou Savarese, Andrew Golota e Brian Nielsen, este último em 13 de outubro de 2001.
Venceu a todos, com exceção de Andrew Golota e Orlin Norris, cujos combates foram considerados não-válidos.
A bolsa do ex-campeão estaria valendo nada menos do que US$ 50 milhões, mesmo tratando-se de um lutador de 35 anos e que nunca mais mostrou as qualidades que apresentava no início de sua fulminante e arrasadora carreira.

 

INDEPENDÊNCIA DO CONGO


Posted by Picasa O Congo obteve a sua independência da França em 30 de Junho de 1960.
Seu primeiro presidente foi Fulbert Youlou, forçado a deixar o governo por uma revolta, em 1963.
Assume, então, a presidência Alphonse Massamba-Délbat que, em 1964, fundou um partido de índole marxista-leninista adoptando uma economia planificada, de base socialista.
A seguir, dá início a um "Plano Qüinqüenal" que levou a uma expansão inicial da agricultura e da indústria.
A tensão entre o governo e os militares cresce e, em 1968, o Exército dá um golpe-de-estado, liderado pelo major Marien Ngouabi, que assume o poder. Ele manteve a linha socialista, porém criando o seu próprio partido, o "Partido Congolês dos Trabalhadores" (PCT). Em 1970, o país adopta a denominação de República Popular do Congo e consolida seu regime ligado ao marxismo-leninismo.

Neste mesmo ano, o Exército esmaga uma tentativa de golpe contra o presidente, liderada pelo ex-tenente pára-quedista Pierre Xitonga, e executa todos os conspiradores, com exceção do ex-ministro da Defesa, Augustin Poignet, que consegue fugir.
Aproveitando-se desta situação, dá início a um expurgo geral de todos os suspeitos de serem contrários ao seu governo.
O Partido Congolês do Trabalho (PCT) permanece como sendo o único legal e, em 1977, o presidente foi assassinado, assumindo o poder uma junta militar.

Em 1979 passa à presidência o coronel Sassou-Nguesso, que exerce poderes ditatoriais até 1989, quando o colapso comunista do leste europeu o leva a anunciar reformas políticas e a transição para a economia de mercado.
O governo mantém uma política internacional de neutralidade, relacionando-se tanto com o capitalismo como com o comunismo.
Em 1990, o PCT abandona o marxismo-leninismo.

No ano seguinte, tropas cubanas estacionadas no país desde 1977, deixam o Congo.
Em 1992 é votada a nova Constituição, onde está previsto um sistema político multipartidário.

quinta-feira, junho 29, 2006

 

IMAGEM DO DIA


Homo..... lava mais branco !
Posted by Picasa

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa Compadre Sebastião sabe o que é a lógica?
Não...
Não ?
- Então é assim: o compadri tá a ver um aquário?
- Sim...
- Logo pensa em peixe, logo pensa na água, logo pensa no mar, mar/praia, praia/mulheres... se pensa em mulheres na é panelero...Tá a ver isto é que é a lógica!
No outro dia o compadre Sebastião encontra o cunhado Serafim e pergunta-lhe:
- A compadri vocemessê sabe o que é a lógica?
- Não...
- E o compadri tem aquário?
- Não...
- Atão é panelero!!!

 

ROSA MOTA


Posted by Picasa Rosa Maria Correia dos Santos Mota, conhecida apenas por Rosa Mota nascida no Porto a 29 de Junho de 1958 é uma atleta portuguesa já fora de actividade.
Tornou-se conhecida principalmente pelas suas prestações na Maratona, sendo considerada por muitos como uma das melhores corredoras do século XX nessa especialidade.
Rosa Mota começou a correr quando ainda frequentava o liceu.

Em 1980 conheceu Pedro Barbosa que viria a ser o seu treinador durante toda a sua carreira. A primeira maratona feminina que existiu, decorreu em Atenas na Grécia durante o Campeonato Europeu de Atletismo em 1982, foi também a primeira maratona em que Rosa Mota participou; embora não fizesse parte do lote das favoritas, Rosa bateu facilmente Ingrid Kristiansen e ganhou assim a sua primeira maratona.
O sucesso passou a ser uma das imagens de marca de Rosa Mota que invariavelmente, termina bem classificada em todas as maratonas de prestígio.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com