sábado, novembro 25, 2006

 

IMAGEM DO DIA


Remate certeiro !
Posted by Picasa

 

GEORGE BEST


Posted by Picasa George Best nasceu no dia 22 de Maio de 1946 em Belfast e faleceu no dia 25 de Novembro de 2005 em Londres.
Foi um futebolista norte irlandês que é lembrado por ter jogado no clube inglês Manchester United F.C. e é considerado pelos europeus como um dos melhores futebolistas de todos os tempos.
Ele jogou pelo Manchester United F.C. entre 1963 e 1974, ajudando-o a ganhar a Liga dos Campeões em 1965 e 1967, e a Taça UEFA em 1968.
Em 1968 foi eleito o Futebolista Europeu do Ano.
Lembrado por sua indisciplina, acabou uma carreira promissora cedo.

 

CARICATURA DO DIA


James Dean
Posted by Picasa

 

25 DE NOVEMBRO DE 1975


Posted by Picasa Golpe militar que pôs fim à influência da esquerda militar radical no período revolucionário iniciado em Portugal com o 25 de Abril de 74.
Esta acção militar constituiu uma resposta à resolução do Conselho da Revolução de desmantelar a base aérea de Tancos e de substituir alguns comandantes militares.

Os partidários do designado "Poder Popular" ocupam então várias bases militares, bem como meios de comunicação social.
Este contra-golpe foi levado a cabo pelos militares da ala moderada, na qual se enquadrava Vasco Lourenço, Jaime Neves e Ramalho Eanes.
Consequentemente, o almirante Pinheiro de Azevedo permaneceu no poder enquanto primeiro-ministro do VI Governo Provisório e demitiram-se alguns militares entre os quais Otelo Saraiva de Carvalho.
O 25 de Novembro traduziu militarmente aquilo que a nível político se vivera no Verão Quente de 75 dando origem a uma crescente estabilidade permitida pelo reforço do pluripartidarismo e da Assembleia Constituinte, que se tornou visível com a redacção da Primeira Constituição verdadeiramente democrática: a Constituição da República de 1976.

 

KARL BENZ


Posted by Picasa Karl Benz nasceu em 25 de Novembro de 1844, filho de um condutor de locomotivas em Karlsruhe.
O pai morreu apenas dois anos depois do nascimento de Karl.
Apesar dos limitados recursos financeiros a mãe tratou de dar-lhe uma boa educação.
Karl Benz freqüentou o ginásio e estudou depois na Escola Politécnica de Karlsruhe.
Conseguiu seu primeiro emprego em Mannheim numa fábrica de balanças como desenhista e construtor.
Quando perdeu seu emprego em 1868, ele foi para uma fábrica de máquinas, que se dedicava à construção de pontes.
A este emprego seguiu-se uma temporada em Viena, também numa firma construtora de aço.Em 1872 Bertha Ringer e Karl Benz casaram-se.
Mais tarde, Bertha seria crucial para o sucesso da jovem empresa. Ela realizou a primeira viagem de longa distância do mundo, transformando-se na primeira automobilista feminina da história.
Karl e Bertha tiveram juntos cinco filhos.Em 1871 Karl Benz fundou junto com o "mecânico" August Ritter sua primeira firma em Mannheim. Como Ritter não era um sócio confiável, Karl Benz pagou a ele com a ajuda de sua noiva Bertha Ringer e continuou com a empresa sozinho.
Berta Benz sempre esteve lado a lado com seu marido, representando um sólido apoio em numerosas crises. Com a viagem que realizou às escondidas no carro motorizado patenteado por Karl Benz, em agosto de 1888, converteu-se na autora de um importante capítulo da história automobilística. Ela foi a primeira automobilista do mundo.No início os negócios de Karl Benz iam muito mal. Sua "Fundição de Aço e Oficina Mecânica", mais tarde conhecida como "Fábrica para Máquinas de Trabalhar Chapas" experimentou a penhora de ferramentas.Para encontrar uma nova base existencial, Karl Benz dedicou-se intensivamente a motores de dois tempos, dos quais o primeiro motor funcionou satisfatoriamente pela primeira vez em 1879, depois de dois anos de desenvolvimento.
Este motor foi construído conforme princípio de dois tempos, porque a Fábrica de Motores Deutz já tinha conseguido a patente alemã para o motor de quatro tempos, em 1877.
Benz também recebeu várias patentes básicas para seu motor de 2 tempos, como por exemplo a regulagem de rotação. Para a ignição ele utilizou sua recém desenvolvida ignição a bateria.
Em 1882 com novos investidores e participantes, assim como a ajuda financeira dos bancos, transformaram a empresa numa sociedade por acções e denominaram a firma "Gasmotoren-Fabrik Mannheim".
Karl Benz tinha 5% das acções e era um dos directores mas seus associados queriam influenciar suas construções, Karl Benz, mais uma vez, saiu da jovem companhia já em 1883.
Benz conseguiu no mesmo ano apoio financeiro dos investidores Max Rose e Friedrich Wilhelm Esslinger. Em outubro de 1883 fundaram a firma "Benz & Co. Rheinische Gasmotoren-Fabrik".A empresa expandiu-se rapidamente para 25 trabalhadores e até licenças para a construção de motores a gasolina podiam ser vendidas.Benz podia dedicar-se sem problemas ao desenvolvimento de seus motores automobilísticos. Assegurado financeiramente, ele começou com a construção de um veículo de concepção própria, ao qual integraria seu motor de quatro tempos a gasolina, em contraposição à Daimler que montava seu motor numa carruagem adquirida externamente.Em 1886 ele recebeu uma patente pelo veículo e introduziu seu primeiro "veículo Benz motorizado e patenteado" ao público.
Nos anos 1885-1887 foram montados ao todo três versões dos triciclos:o modelo 1, que Benz doou ao Museu Alemão como presente em 1906; o modelo 2 que foi várias vezes modificado e finalmente o modelo 3 com rodas de raios de madeira, que Bertha Benz também utilizou para sua primeira viagem de longa distância.
A demanda crescente por motores estacionários exigiu a mudança da Benz & Co. para instalações produtivas maiores.
Em 1890 a "Rheinische Gasmotoren-Fabrik", com a admissão dos novos sócios Friedrich von Fischer e Julius Ganss, transforma-se na segunda maior fábrica de motores da Alemanha.Em 1893 Karl Benz introduziu a manga da barra da direçcão na construção de veículos pesados e em 1896 ele desenvolveu o Contra-Motor, ancestral dos actuais motores boxer (de cilindros antagônicos).
O desenvolvimento para números produtivos maiores a Benz & Co. conseguiu com o "Velo". Um automóvel leve, de preço acessível que foi produzido de 1894 a 1901. Este automóvel, pelo número de 1200 veículos produzidos, pode ser considerado o primeiro automóvel produzido em série.Na virada do século a Benz & Co. se transformaria no maior fabricante automobilístico do mundo.Em 1899 a firma seria transformada numa sociedade por acções.
Ao lado de Karl Benz, Julius Ganss se tornaria membro do conselho responsável pelas actividades comerciais.De 1890 a 1899 a força de trabalho pulou de 50 para 430 homens. Neste ano, foram construídos 572 veículos pela Benz.A partir de 24.01.1903 Karl Benz retirou-se da vida activa da companhia, passando a fazer parte do conselho de administração. Sua saída baseou-se no facto da alta administração ter contratado um grupo de construtores franceses para a fábrica de Mannheim, para fazer frente à concorrência da Mercedes, com produtos equivalentes. Isto, contudo, acabou criando disputas internas.Com Karl Benz sairam também seus filhos Eugen e Richard; Richard, contudo, voltaria em 1904 como gerente de vendas da divisão de automóveis de passageiros. Até o fim daquele ano foram vendidos 3480 automóveis Benz.Em 1906, Karl Benz fundou a companhia Carl Benz Söhne, em Ladenburg, cujos proprietários eram Karl Benz e seu filho Eugen. Depois de ter falhado o novo negócio com a fabricação de motores de exaustão a gasolina, eles mudaram-se para lá com a construção de veículos e eles produziram, em 1923, 350 veículos "Carl Benz Söhne".
A família tinha também, nesse meio tempo, mudado seu domicílio para Ladenburg.Em 1912, Karl Benz retirou-se da actividade, deixando seus dois filhos na direcção. A empresa expandiu seus negócios e diversificou suas actividades, como por exemplo a exportação para a Inglaterra, onde os veículos "Benz Söhne" desfrutavam de grande popularidade, especialmente na aplicação de taxís por sua grande confiabilidade.
Em 1923, o último veículo foi produzido, embora um ano mais tarde ele tivesse montado ainda dois veículos de 8/25 HP, que Karl Benz utilizou como veículos privados e de uso comercial. Ambos os veículos existem até hoje.Contrariamente a Gottlieb Daimler, que morrera já em 1900, Karl Benz pôde conviver com o grande progresso da motorização e desfrutar de seus resultados.Karl Benz faleceu em 04 de abril de 1929, em sua casa em Ladenburg.
Hoje esta casa transformou-se na Fundação Karl Benz e Gottlieb Daimler, como sede da fundação sendo também utilizada como centro de eventos.

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa O compadre Joaquim vai ao laboratório levar o seu exame de fezes e muito timidamente entrega o recipiente à enfermeira.
A moça pega no material com indiferença, cola uma fita adesiva sobre o frasco e diz:
- Por favor, ponha o nome na etiqueta.
E o Joaquim escreveu:
"Mer...da".

 

EÇA DE QUEIROZ


Posted by Picasa José Maria Eça de Queiroz (Póvoa de Varzim, 25 de Novembro de 1845 — Paris, 16 de Agosto de 1900) é por muitos considerado o maior escritor realista português do século XX.
Foi autor, entre outros romances de importância reconhecida, de Os Maias.
José Maria Eça de Queirós nasceu numa casa da Praça do Almada na Póvoa de Varzim, no centro administrativo da cidade; foi baptizado na Igreja Matriz de Vila do Conde a 25 de Novembro de 1845.

Filho de José Maria Teixeira de Queirós e Carolina Augusta Pereira d'Eça,
Com 16 anos foi para Coimbra estudar Direito, tendo aí sido amigo de Antero de Quental.

Seus primeiros trabalhos, publicados como um folhetão na revista "Gazeta de Portugal", apareceram como colecção, publicada depois da sua morte sob o título Prosas Bárbaras.
Em 1869 e 1870, Eça de Queirós viajou ao Egipto e visitou o canal do Suez que estava sendo construído, o que inspirou diversos de seus trabalhos, o mais notável dos quais o Mistério da Estrada de Sintra, de 1870, e A Relíquia, apenas publicado em 1887.
Em 1871 foi um dos participantes das chamadas Conferências do Casino.
Quando foi despachado mais tarde para Leiria para trabalhar como um administrador municipal, escreveu sua primeira novela realista da vida portuguesa, O Crime do Padre Amaro, que apareceu em 1875.

Aparentemente, Eça de Queirós passou os anos mais produtivos de sua vida em Inglaterra, como cônsul de Portugal em Newcastle e em Bristol.
Escreveu então alguns dos seus trabalhos mais importantes, incluindo A tragédia da Rua das Flores e A capital, escrito numa prosa hábil, plena de realismo. Suas obras mais conhecidas, Os Maias e O Mandarim, foram escritas em Inglaterra também.
Seu último livro foi A Ilustre Casa de Ramires, sobre um fidalgo do séc XIX com problemas para se reconciliar com a grandeza de sua linhagem. É um romance imaginativo, entremeado com capítulos de uma aventura de vingança bárbara ambientada no século XII, escrita por Gonçalo Mendes Ramires, o protagonista.
Trata-se de uma novela chamada A Torre de D. Ramires, em que antepassados de Gonçalo são retratados como torres de honra sanguínea, que contrastam com a lassidão moral e intelectual do rapaz.
Morreu em 1900 em Paris.

Seus trabalhos foram traduzidos em aproximadamente 20 línguas.
Foi também o autor da Correspondência de Fradique Mendes e A Capital, obra cuja elaboração foi concluída pelo filho e publicada, postumamente, em 1925.

Fradique Mendes, aventureiro fictício imaginado por Eça e Ramalho Ortigão, parece também no Mistério da Estrada de Sintra

 

AUGUSTO PINOCHET


Posted by Picasa Augusto José Ramón Pinochet Ugarte (Valparaíso, 25 de novembro de 1915) é um militar chileno.
Nomeado em 1973 comandante do exército chileno, chefiou a junta militar que tomou o poder através do golpe de estado de 11 de setembro de 1973, bombardeando o palácio presidencial com aviões da força aérea, na expectativa de destruí-lo e matar todos os ministros, derrubando assim o presidente Salvador Allende.
A 17 de junho de 1974 assumiu formalmente o cargo de Presidente da República.
Em 18 de fevereiro de 1988 foi derrotado em plebiscito que rejeitou o prolongamento da sua presidência.
Em 1989 foram realizadas as primeiras eleições desde 1970, quando o General Pinochet entregou a presidência a Patrício Aylwin, o vencedor das eleições, em 11 de março de 1990.
Passou então a exercer as funções de senador vitalício no Congresso chileno, às quais renunciou em virtude dos problemas de saúde e das diversas acusações de violações aos direitos humanos.
Pinochet passou a ser acusado de manter contas secretas no exterior, a partir de investigações realizadas pelo Senado dos EUA no Banco Riggs. Embora tenha deixado de responder a processos por violações a direitos humanos nos casos "Caravana da Morte" e "Operação Condor", em virtude de sua frágil saúde, Pinochet continua sendo responsabilizado por organizações de defesa das vítimas, que lhe imputam os crimes cometidos pelo regime militar de que era o chefe supremo.
A ditadura militar chilena permitiu o livre ingresso de capital estrangeiro no país, mas a partir de 1982, a queda da produção agricola e industrial decretou a falencia desse modelo econômico.

Isto abriu caminho para uma onda de protestos populares, contra a ditadura, que culminou com a campanha do "não" no plebiscito de 1988, que determinaria o "direito" de pinochet concorrer a novo mandamento.
O "não" pressionou a ditadura a implementar uma abertura política negociada que conduziu o democrata cristão Alwyn, que tinha apoiado o golpe em 1973, contra o presidente Allende.
Assim, Pinochet, que governou o país com mão de ferro por 17 anos, perdeu o controle quase absoluto que detinha sobre as instituições chilenas e passou a temer eventuais investigações e processos judiciais que pudessem fazê-lo responder por seus actos.

Todavia, em julho de 2001, apresentou um atestado de debilidade mental que o salvou de uma possível condenação.
Ainda que protegido pela inimputabilidade, tal facto não impediu o prosseguimento das investigações dos factos ocorridos durante o período de trevas militares.

Então, em julho de 2006, a partir dos depoimentos do general reformado Manuel Contreras, ex-chefe da DINA - a Polícia Secreta do regime militar - e, até então, um dos mais fiéis subordinados do ex-ditador Augusto Pinochet, vieram a tona evidências de que o ditador ficara milionário a partir da fabricação de cocaína em instalações do exército chileno (factos publicados em ampla matéria do jornal La Nación de domingo 9/jul/2006).
O tráfico controlado por Pinochet permitiu que o ditador e seu filho amealhassem grandes quantias de dinheiro distribuídas em bancos ao redor do mundo.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santa Catarina de Alexandria
A vida e o martírio de Catarina de Alexandria estão de tal modo mesclados às tradições cristãs que ainda hoje fica difícil separar os acontecimentos reais do imaginário de seus devotos, espalhados pelo mundo todo.
Muito venerada, o seu nome se tornou uma escolha comum no baptismo, e em sua honra muitas igrejas, capelas e localidades são dedicadas, no Oriente e no Ocidente.
O Brasil a homenageou com o Estado de Santa Catarina, cuja população a festeja como sua celestial padroeira.
Alguns textos escritos entre os séculos VI e X , que se reportam aos acontecimentos do ano 305, tornaram pública a empolgante figura feminina de Catarina.
Descrita como uma jovem de dezoito anos, cristã, de rara beleza, era filha do rei Costus, de Alexandria, onde vivia no Egito. Muito culta, dispunha de vastos conhecimentos teológicos e humanísticos. Com desenvoltura, modéstia e didática, discutia filosofia, política e religião com os grandes mestres, o que não era nada comum à uma mulher e jovem, naquela época.
E fazia isso em público, por isso era respeitada e famosa, pelos súditos da corte que seria sua por direito. Entretanto esses eram tempos duros do imperador romano Maximino, terrível perseguidor e exterminador de cristãos.
Segundo os relatos a história do martírio da bela cristã teve início com a sua recusa ao trono de imperatriz.
Maximino se apaixonou por ela, e precisava tirá-la da liderança que exercia na expansão do cristianismo.
Tentou, oferecendo-lhe poder e riqueza materiais.
Estava disposto a divorciar-se para se casar com ela, contanto que passasse a adorar os deuses egípcios. Catarina recusou enfaticamente, ao mesmo tempo tentou convertê-lo, desmistificando os deuses pagãos. Sem conseguir discutir com a moça, o imperador chamou os sábios do reino para auxilia-lo. Eles tentaram defender suas seitas com saídas teóricas e filosóficas, mas acabaram convertidos por Catarina.
Irado, Maximino condenou todos ao suplício e à morte. Exceto ela, para quem tinha preparado algo especial.
Mandou torturá-la com rodas equipadas com lâminas cortantes e ferros pontiagudos. Com os olhos elevados ao Senhor, rezou e fez o sinal da cruz, então ocorreu o prodígio: o aparelho desmontou. O imperador transtornado levou-a para fora da cidade e comandou pessoalmente a sua tortura, depois mandou decapitá-la.
Ela morreu, mas outro milagre aconteceu. O corpo da mártir foi então levado por anjos para o alto do Monte Sinai. Isso aconteceu em 25 de novembro de 305.
Contam-se aos milhares as graças e os milagres acontecidos naquele local por intercessão de Santa Catarina de Alexandria. Passados três séculos, Justiniano imperador de Bizâncio, mandou construir o Mosteiro de Santa Catarina e a Igreja onde estaria sepultura no Monte Sinai.
Mas somente no século VIII conseguiram localizar o seu túmulo, difundindo ainda mais o culto entre os fieis do Oriente, e do Ocidente, que a celebram no dia de sua morte. Ela é padroeira da Congregação das Irmãs de Santa Catarina, dos estudantes, dos filósofos e dos moleiros - donos e trabalhadores de moinho. Santa Catarina de Alexandria integra a relação dos catorze santos auxiliares da cristandade.

 

AFONSO XII


Posted by Picasa Afonso XII de Espanha (28 de Novembro de 1857 - 25 de Novembro de 1885), Rei de Espanha, foi filho de Isabel II de Espanha e de Francisco de Assis de Bourbon, o primogénito do duque de Cádiz.
Os seus pais foram forçados, pela revolução de 1868, a fugir para Paris, e Afonso foi enviado para o Theresarium de Viena para continuar os estudos.
Subiu ao trono após a restauração da monarquia, em 29 de Dezembro de 1874. Casou primeiro com Maria das Mercedes de Orleans e, após a morte desta com Maria Cristina de Habsburgo Lorena, de quem teve três filhos.
Aquando da sua morte encontrava-se grávida sua mulher, que foi nomeada regente até ao nascimento de seu filho, Afonso XIII.

 

PAPA JOÃO XXIII


Posted by Picasa Angelo Giuseppe nasceu em Sotto il Monte, Bérgamo no dia 25 de Novembro de 1881.
Era Patriarca de Veneza ao ser escolhido Papa, em 28 de outubro de 1958. Vindo de uma família de camponeses e com idade avançada, João XXIII superou as expectativas.

Iniciou uma nova era na Igreja e tornou-se um dos maiores Papas da história. Administrou a Igreja por meio de uma política aberta, explicitada em suas encíclicas Mater et Magistra e Pacem in Terris.
Ampliou e abriu o diálogo com católicos e não católicos de todo o mundo.
Da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, que proclamou, com o objectivo de renovar a Igreja, tomaram parte 4.000 bispos de todo o mundo.
Proclamou o 21º Concílio Ecumênico (Vaticano II), renovando a Igreja.
O "Bom Papa João", como era chamado, morreu em 3 de junho de 1963.

 

MULHERES BONITAS


Julia Roberts
Posted by Picasa

sexta-feira, novembro 24, 2006

 

IMAGEM DO DIA


A caminho da feira de Carcavelos !
Posted by Picasa

 

PAPA ANASTÁCIO II


Posted by Picasa Nasceu em Roma.
Eleito em 24 de novembro de 496, tentou reabilitar o bispo de Constantinopla, Acácio, que havia sido excomungado. Interferiu na conversão do rei do Francos e de seu povo.
Foi fraco com os cismáticos e acusado de heresia.
Dante Alighieri, na Divina Comédia, colocou-o no Inferno. Faleceu em 19 de novembro de 498.

 

CARICATURA DO DIA


Miles Davis
Posted by Picasa

 

LEE OSWALD


Posted by Picasa Lee Harvey Oswald nasceu no dia 18 de Outubro de 1939 e aleceu em 24 de Novembro de 1963 e foi o assassino do presidente americano John Kennedy no dia 22 de Novembro de 1963, de acordo com conclusões de duas investigações do governo americano sobre o assassinato.
Críticos da versão oficial alegam que Oswald não cometeu o acto sozinho, ou que não estava envolvido no crime, sendo sua participação uma fraude.
No entanto, nenhum suspeito alternativo plausível emergiu das investigações.
Recentemente, exames balísticos feitos com ajuda de computação gráfica provaram ser perfeitamente possível o assassinato de Kennedy conforme a versão oficial, não havendo contradição alguma quanto à trajectória da bala, ao padrão dos ferimentos no presidente ou qualquer outra evidência que desprove os factos conforme noticiados à época.
Anteriormente, Oswald foi marine dos Estados Unidos. Foi uma criança problemática, com dificuldades no estudo (há suspeitas de que ele tenha sido disléxico).
Apesar disso, era um leitor voraz, e auto-didata. Suas leituras fizeram dele um comunista convicto. No momento do crime, encontrava-se desempregado.
Lee Harvey Oswald foi assassinado dois dias após o crime, por Jack Ruby, gerente de casas de prostituição com ligações com a máfia, de origem judaica e militante do Partido Democrata.
O assassinato ocorreu num prédio público de Dallas, durante a transferência de Oswald para uma outra prisão. Foi o primeiro assassinato transmitido ao vivo na História, e causou grande comoção nacional.
Jack Ruby alegou razões passionais para cometer o crime, e diz que pensou que seria visto como herói nacional.
De facto, jornalistas e pedestres presentes à cena do crime aplaudiram quando ficaram sabendo que Oswald havia sido baleado.
Mas Ruby foi condenado à pena capital. Nunca chegou a ser executado: morreu em 1969, de câncer de pulmão, enquanto apelava de sentença.
Até hoje, não há qualquer evidência de que Ruby tenha feito parte de uma conspiração: ao que tudo indica, ele agiu sozinho (exactamente como Oswald).
Ruby sempre foi visto por familiares, empregados e amigos como emocionalmente instável, e mentalmente insano.
Lee Harvey Oswald encontra-se enterrado no cemitério de Fort Worth, Texas, ao lado de sua mãe (que faleceu em 1981).
Ele chegou a ser exumado de sua cova, quando investigadores e a imprensa duvidaram que a pessoa enterrada ali fosse de facto Oswald.
Mas exames comprovaram, sem margem de dúvida, que quem estava sepultado ali era de facto Lee Harvey Oswald.

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa A comadre Cacilda andava a estender roupa no quintal quando aparece o seu filho Toninho que lhe diz muito indignado:
- Oh mãe, lá na escola dizem que eu tenho a cabeça grande?
- Não tens nada - diz a mãe.
- Mas eles gozam comigo.
- Corre atrás deles filho!
- Mas eles vão por ruas muito estreitas...

 

EMIR KUSTURIKA


Posted by Picasa Nasceu em Sarajevo, na Jugoslávia, em 24 de novembro de 1954.
Começou a fazer cinema ainda no colégio, dirigindo filmes independentes, muitos deles premiados em festivais nacionais amadores.
Emir Kusturica foi um dos mais brilhantes alunos da Famu, a academia cinematográfica de Praga, onde estudou com o director checo Otakar Vavra, de 1973 a 1977.
Por seu projecto de graduação, a curta-metragem em preto-e-branco Guernica (1978), ele ganhou o primeiro prêmio do Festival Internacional de Cinema Estudantil, em Karlovy-Vary (República Ccheca).
De volta à sua cidade natal, começou a trabalhar para a TV e dirigiu, entre outros, As Noivas Estão Chegando (1979) e Bar Titanic (1980), que lhe valeu o primeiro prêmio no Festival do Telefilme de Portoroz (Eslovênia).
Seu filme de estréia no cinema, Você se Lembra de Dolly Bell? (1981), tornou-se um sucesso de crítica internacional e foi laureado em Veneza com o Leão de Ouro para directores estreantes. No ano seguinte, o filme ganhou o Prêmio da Crítica na 6ª Mostra.
Kusturica dirigiu ainda Quando Papai Saiu em Viagem de Negócios (1985; Palma de Ouro em Cannes e selecção da 9ª Mostra), Vida Cigana (1989), Arizona Dream (1993; Urso de Prata em Berlim), Underground - Mentiras de Guerra (1995; Palma de Ouro em Cannes e 19ª Mostra), Sept Jours dans la Vie d'un Oiseau (1996, para a TV francesa) e Gato Negro, Gato Branco (1998; Leão de Prata em Veneza), este último com trilha sonora do grupo No Smoking, que se apresenta na abertura desta 25a Mostra.
No ano passado, o público da 24a Mostra teve a oportunidade de assistir a Kusturica actuando. Ele encarnou o condenado à morte Neel Auguste no drama de época A Viúva de Saint-Pierre, de Patrice Leconte.

 

MARECHAL CARMONA


Posted by Picasa António Óscar de Fragoso Carmona que nasceu em Lisboa no dia 24 de Novembro de 1869 e faleceu na mesma cidade no dia 18 de Abril de 1951, foi um político e militar português, filho e neto de militares, foi o décimo primeiro Presidente da República Portuguesa (terceiro da Ditadura).
Um dos conspiradores do 28 de Maio, assumiu o poder após o derrube de Gomes da Costa, como Presidente do Conselho de Ministros (9 de Julho de 1926), continuando a governação da chamada Ditadura Nacional; formalmente, só seria nomeado Presidente da República em 16 de Novembro de 1926.
Eleito depois sucessivas vezes em 1928, 1935, 1942 e 1949, até à data da sua morte.
Foi durante o seu governo que se institucionalizou o regime de Salazar.
Óscar Carmona também foi marechal do exército a partir de 1947.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Ana Maria Sala
Nasceu em Brívio, Itália, em 21-4-1829, o quarto entre 8 filhos, de pais profundamente cristãos e de elevadas condições econômicas.

Pela sua brilhante inteligência boa disposiçãopara os estudos, com 11 anos foi internada num colégio das irmãs Marcelinas, em Milão, de recente fundação.
Em 1846 obteve o diploma de 1º grau e voltou para a família, onde foi o anjo consolador dos seus caros, sobretudo por ocasiào de uma doença da mãe e um calapso financeiro do pai.
Nesse ínterim se prodigalizava no apostolado entre as crianças da paróquia, os doentes e os carentes. Depois para entrar no nascente Instituto das irmãs Marcelinas, fundado pelo sacedote LuísBiraghi(1801-1879) em 1848 na casa de Vimercate.
Sua índole equilibrada se adaptava muito bem á vida mista querida pela regra do instituto: intensa vida interior e férvida acção apostólica entre as alunas.
Em1852 pronuncio os votos perpétuos na primeira profissão pública das Marcelina. foi em segunda enviada como professora de 1º grau e de música a vários lugares.
Em 1859 foi escolhida para a assisténcia aos feridos na guerra de independência da Itália no hospital militar de São Lucas.
Em 1865 superou os difíceis exames exigidos pelo novo governo italiano.
Brilharam então sua inteligência e cultura. Em 1878, deixando Genova, onde tinha passado 9 anos num apostolado eficaz, voltou para Milão como assistente e professora nos cursos superiores, aí permanecendo até a data de sua morte.
Um doloroso carcinoma na garganta não a fez diminuir a intensa actividade nos múltiplos encargos.
Morreu em 24 de novembro de 1891, circuidada pela fama de santidade e deixando copiosos frutos no seu apostolado. Foi professora da mãe de Paulo VI.

 

TOULOUSE LAUTREC


Posted by Picasa Henri deToulouse-Lautrec nasceu no dia 24 de Novembro de 1864 e faleceu no dia 9 de Setembro de 1901.
Pintor e litógrafo francês que retratou a vida noturna parisiense.
De antiga família aristocrática, transferiu-se, em 1881, para Paris, e montou um atelier no bairro de Montmartre.
Aí conheceu artistas de cabaré e prostitutas, que lhe serviram de modelo.
Embora tenha levado uma vida desregrada, produziu grande número de pinturas, desenhos e litografias. Influenciado no início por Degas e pela gravura japonesa, adquiriu depois personalidade artística própria, marcada pelo expressionismo psicológico.
Além disso, revolucionou a concepção do cartaz.

 

FREDDIE MERCURY


Posted by Picasa Freddie Mercury nasceu a 5 de setembro de 1946 e faleceu a 24 de novembro de 1991 e foi o vocalista e líder da banda de rock britânica Queen.
Mercury nasceu em Stone Town, Zanzibar e foi educado na Índia, onde deu seus primeiros passos no âmbito da música, ao ter aulas de piano.
Foi na escola que ele começou a ser chamado de "Freddie"; com o tempo até os seus pais passaram a chamá-lo assim.
Depois de se formar em sua terra natal, Mercury e família mudaram-se para Inglaterra devido a uma revolução iniciada em Zanzibar.
Ele tinha 18 anos. Lá, diplomou-se em "Design Gráfico e Artístico" na Ealing Art College, seguindo os passos de Pete Townshend.
Este conhecimento mostraria-se útil depois de Freddie projectar o famoso símbolo dos Queen.Apesar de ser lembrado pelo extenso alcance vocal ele não foi um dos mais versáteis e tecnicamente preparados cantores do rock.
Quando se analisa um cantor a extensão vocal é o quesito menos importante, o principal é até que ponto ele atinge as notas altas e baixas com qualidade, além do timbre de voz e interpretação, ou seja, analisar um cantor só pela sua extensão é um equivoco, segundo os especilistas.
Os mesmos dizem que Freddie Mercury não possuia nenhum quesito que o faça ser considerado um grande cantor, por isso, a extensão não tem tanta importância quanto alguns ainda insistem em dá-la, ela é sim apenas o último quesito que se deve analisar num cantor ou cantora. Analistas que avaliam os vocalistas de banda de rock sempre qualificam melhor Ozzy Osbourne do que Mercury, principalmente em se tratando de timbre de voz.
Então, segundo os críticos, Mercury é considerado um grande músico, mas não um grande cantor. Mercury compôs muitos dos sucessos dos Queen, como "Bohemian Rhapsody", "Somebody to Love" e "We Are the Champions".
Lançou dois discos solo que, apesar de aclamados pela crítica, não alcançaram sucesso comercial. Mercury era bissexual, mas só assumiu publicamente sua condição ao anunciar que estava com AIDS, um dia antes de morrer, em 24 de novembro de 1991 em Londres.
Os integrantes remanescentes do Queen fundaram uma associação de caridade em seu nome, a "The Mercury Phoenix Trust", e organizaram o show beneficiente "The Freddie Mercury Tribute Concert".

 

MULHERES BONITAS


Jordana Brewster
Posted by Picasa

 

LACUNA


Será a primeira vez, ao longo de quase dois anos, que o Atónito não cumpre a sua missão.
A culpa vai direitinha para a minha netinha Aurea que me "roubou" o serão de hoje para comemorar
os seus oito aninhos.
Muitos beijinhos para ela e um abração para os seus pais.

quinta-feira, novembro 23, 2006

 

COIMBRA


Se estiver em Coimbra faça uma visita ao FORNO e ficará deliciado com os saberes e sabores do Chefe, disfrutando ainda dum ambiente acolhedor.
Se o relógio é seu inimigo deixe as suas refeições por conta do FORNO que elas, a tempo e horas, chegarão ao seu domicílio.
Se vai dar uma festa o serviço de cattering será providenciado de molde a que não falte nada.
Os preços são também uma agradável surpresa...
Esperamos por si na Rua Brigadeiro Correia Cardoso nos Olivais.
Posted by Picasa

 

IMAGEM DO DIA


Aqui há gato ! ! !
Posted by Picasa

 

ISABEL DE CASTRO


Posted by Picasa Isabel de Castro foi uma actriz portuguesa que nasceu em Lisboa a 1 de Agosto de 1931 e morreu em Borba a 23 de Novembro de 2005.
A sua estreia ocorreu no cinema com 14 anos, no filme Ladrão, Precisa-se! em 1946, de Jorge Brum de Canto.
No início da sua carreira participou em vários filmes espanhóis.
Ao longo da sua carreira participou em cerca de 50 filmes, tendo a sua carreira evoluído também no teatro e na televisão.

Estas participações renderam-lhe vários prémios e galardões.

 

CARICATURA DO DIA


Keith Richards
Posted by Picasa

 

OTO I


Posted by Picasa Oto I, o Grande (23 de Novembro de 912 - Memleben, 7 de Maio de 973), filho de Henrique I, o Passarinheiro, rei dos Germanos, e Matilde de Ringelheim, foi duque da Saxónia.
Com a morte do pai foi coroado rei dos Germanos em Aix-La-Chapelle (936), segundo a tradição carolíngia.
Foi, provavelmente, o primeiro Sacro Imperador Romano coroado pelo papa João XII em 962.
(Embora Carlos Magno tenha sido coroado imperador em 800, o seu império desagregou-se devido às disputas entre os seus descendentes pela sucessão, e depois do assassínio de Berengar de Friuli em 924, o trono imperial permaneceu vazio durante quase quarenta anos.)

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa O compadre Vicente estava no banho e, de repente, berra para a mulher:
- Maria, chega-me aí o shampoo!
- Atão, ó home, nã vês quo shampô, tá aí? respondeu a Maria.
- Mas este é pra cabelos secos e... eu já molhê o mêo!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com