sábado, abril 08, 2006

 

ALENTEJANANDO




No Alentejo, o filho, de 25 anos diz para a mãe:
- Despeço-me, mãe, vou de abalada até Lisboa.
- Antão porquê mê Filho?
- Tenho 25 anos e não tenho com quem casar.
- Antão a Rosa, a Maria, a Ana? Não te servem?
- Servir, serviam, mas o Pai disse que em novo era muito atiradiço e que eu não posso casar com elas porque são minhas irmãs.
- Ah, é por isso meu Filho? Não te preocupes. Afinal também não és filho do tê pai.

 

IMAGEM DO DIA


ALMOFADAS
Posted by Picasa

 

CARACALLA


Posted by Picasa Marcus Aurelius Antoninus , vulgo Caracalla ou Caracala nascido a 4 de abril de 186 perto de
Lugdunum, Lyon e falecido no dia 8 de abril de 217 na Mesopotâmia, foi de 211 até sua morte Imperador Romano.
Caracalla nasceu em Gália no ano 186 d.C.

Era o filho mais velho de Julia Domma e Sétimo Severo, de quem foi sucessor.
Foi nomeado Caesar em 196, foi designado imperador em 197, foi aceite pelos colégios sacerdotais e chamado Augusto em 198.
No ano 202 d.C., o prefeito pretoriano Plautianus promoveu o casamento de sua filha Plautila com Caracalla, mas este detestava a ambos, recusando-se a ter qualquer relacionamento com ela.

Depois da queda de Plautianus, mandou exilá-la. Caracalla imaginou a trama que levou Plautianus à morte, dizendo que ele pretendia matar os imperadores.
De 205 a 208, Caracalla e o seu irmão mais novo, Geta, tinham ganho a fama de dissolutos e aos poucos a intensa rivalidade entre eles transformou-se em ódio. Ambos acompanhavam o pai nas campanhas da Bretanha de 208 a 211. Por essa época, a instabilidade mental de Caracalla começava a preocupar e, em certa ocasião, quase esfaqueou o pai, pelas costas, perante todo o exército.
Depois da morte de Severus, em 211, Caracalla e Geta abandonaram a campanha britânica e voltaram para a cidade de Roma.
Em Roma, a rivalidade cresceu tanto que o palácio ficou dividido, e no fim desse mesmo ano Caracalla mandou matar o irmão.
Sua força como imperador provinha da habilidade com que conquistava a fidelidade dos soldados, compartilhando de suas obrigações.
Sua instabilidade mental, o tratamento brutal e sua política fiscal muito severa fizeram com que se tornasse odiado .
Nos anos 213 a 217 d.C. promoveu uma campanha contra os partos no Oriente, mas em 217 foi assassinado por seu prefeito pretoriano, Macrinus.
O evento mais marcante do seu reinado talvez tenha sido a célebre Constitutio Antoniniana (também conhecida como Edito de Caracalla ou Édito de 212), na qual concedia a cidadania romana a todos os habitantes livres do império.
O apelido “Caracalla” veio do nome do manto com capuz que usava frequentemente.

Morreu assassinado, sendo sucedido por Macrinus.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santa Júlia Billiart
Júlia Billiart nasceu no dia 12 de julho de 1751, em Cuvilly, na França.
De origem modesta, desde cedo Júlia revelou-se uma menina especial, privilegiada por Deus - amiga de todos, alegria da família.
Com apenas 8 anos, exerceu com encanto o ministério da catequese e possuía uma maneira especial de narrar e explicar passagens bíblicas, de tal forma que todos os que ouviam admiravam-se de sua profunda convicção quando falava da bondade de Deus.
Ainda não havia completado 20 anos, quando um tiro de fuzil atentou a vida do pai.
O susto foi tão grande que traumatizou fortemente a menina, resultando, mais tarde, em paralisia, que ela suportou durante 22 anos, sendo depois milagrosamente curada.
Em 1789, quando irrompeu a Revolução Francesa, Júlia com sabedoria de ser e de pensar, foi perseguida e obrigada a fugir de sua cidade natal para não ser morta.
Em 1793, Compiegne, Júlia teve uma visão: aos pés de uma grande cruz, ela viu um grupo de mulheres vestindo roupas estranhas e escutou uma voz: "Eis as filhas que te darei num Instituto que será marcado com minha cruz".
Um ano depois, já em Amiens, a providência Divina conduzia Júlia à casa da irmã daquela que seria sua primeira companheira e co-fundadora do Instituto das Irmãs de Notre-Dame - Francisca Blin de Bourbon.
"É preciso tornar o Bom Deus conhecido e amado". Foi o lema que motivava a vida e missão da Santa Fundadora.
Desafiada pelo padre Varin a lançar um Instituto para a educação de crianças pobres, Júlia e suas duas companheiras de missão - Francisca Blin de Bourbon e Catarina Duchântel - numa celabração Eucarística, se consagraram a Deus pelo voto de castidade, prometendo dedicar-se à educação das crianças órfãs e à formação de professores.
Na Bélgica, Júlia foi convidada pelo Bispo a abrir uma casa para sua diocese. A partir daí, aumentaram as fundações de casas, criaram-se escolas.
E os pobres são reconhecidos.
Hoje, as Irmãs de Nossa Senhora exercem sua missão em todos os continentes.
Estão organizadas em três congregações com administração e economia independentes, mas unidas peio mesmo carisma fundacional: Proclamar a Bondade de Deus.

 

KOFI ANNAN


Posted by Picasa Koffi Annan é o actual secretário-geral da Organização das Nações Unidas e foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 2001.
De origem nobre em sua terra natal, Annan nasceu em 8 de Abril de 1938 em Kumasi, Gana.

Seu nome significa "nascido numa sexta-feira".
Após começar a estudar Economia na Universidade de Ciência e Tecnologia de Kumasi, Kofi recebeu uma bolsa de estudos para continuar seus estudos nos EUA.
Annan começou a trabalhar nas Nações Unidas ao ingressar em 1962 na Organização Mundial da Saúde.

Ao longo dos anos exerceu diferentes funções na ONU até chegar ao posto de secretário-geral em 1 de Janeiro de 1997.
Sua actuação no cargo tem influído numa série de conflitos internacionais.

 

MARY PICKFORD


Posted by Picasa Uma das co-fundadoras dos Artistas Unidos, num tempo em que a maioria das mulheres não trabalhava, Mary Pickford , nascida no dia 8 de Abril de 1892, era mais do que uma actriz que ganhou um Oscar da Academia (por seu trabalho em "Coquette").
Ajudou seu país durante a I Guerra Mundial, viajando por toda a nação e encorajando os povos para comprar Bônus da Liberdade.
Bem-sucedida e poderosa, Mary podia receber um aumento de pagamento sempre que Charlie Chaplin recebesse um - e eram grandes quantias.
Mulher de negócios, produtora de filmes e "queridinha" da América, Mary foi uma das pessoas que ajudaram a fundar Beverly Hills, e uma rua, Pickfair, que ainda tem a combinação de seu nome e daquele que, uma vez, foi seu marido, Douglas Fairbanks.
Em 1958, como a Sra. Buddy Rogers, Mary teve uma das maiores colecções de jóia no mundo.

 

FILIPE III, O GRANDE


Posted by Picasa Filipe IV de Espanha nasceu no dia 8 de Abril de 1605 e faleceu no dia 17 de Setembro de 1665.
Cognominado o Grande, foi Rei de Espanha, entre 1621 e a sua morte, e Rei de Portugal, como Filipe III até 1 de Dezembro de 1640.
Em 1640,
Portugal restaurou a independência de Espanha através de um golpe organizado pela aristocracia e classe média do país, descontentes com o domínio espanhol.
Filipe III seria substituído por D.João IV, o duque de Bragança.

 

BUDA


Posted by Picasa O budismo tem sua origem nos ensinos expostos pelo Buda Sakyamuni, nascido na Índia no dia 8 de Abril de 563.
Este grande homem de sabedoria, embora nascido como um príncipe, deixou seu palácio e título, dedicando incessantes esforços para atingir a iluminação, e lançou a luz da felicidade humana sobre o povo indiano.
Nos dias de Sakyamuni as pessoas não tinham forte interesse em manter exactos registros históricos. Antes de registarem as datas dos eventos mutantes na sociedade, estavam muito mais interessadas em descobrir o significado atrás de tais eventos em relação à natureza eterna do universo.

Neste sentido, o ambiente cultural indiano estava propício à formação de profundos pensamentos filosóficos e religiosos.
O fruto deste ambiente cultural foi naturalmente o budismo, o desafio de Sakyamuni ao bramanismo e aos outros pensamentos estabelecidos.
Nascido como filho dos governantes do reinado dos Sakya, rei Suddhodana e rainha Maya, o iluminado foi chamado de Siddhartha Gautama, ou seja "aquele que realiza todos os desejos", indicando que todos os desejos de Suddhodana foram realizados após o nascimento de seu filho e a subseqüente prosperidade que veio ao seu país.
O local de nascimento de Siddhartha foi Lumbini, a aproximadamente 15 milhas de Kapilavastu, actualmente localizada nas planícies de Terai, no Nepal.

Naquela época, essa região era fértil e pacífica, e seus habitantes tinham uma vida voltada para a agricultura. O nome Suddhodana, que significa "arroz leitoso puro", refere-se ao facto de Terai ter sido uma região de rica colheita de arroz.
Contudo, a despeito de sua prosperidade agrícola, Kapilavastu sofria com a situação política turbulenta. Não era um país completamente independente, mas obrigado a pagar tributos à potência vizinha, Kosala.

Vendo o precário estado de sua pequena e impotente tribo que estava destinada a ficar sob o governo das potências vizinhas, esperava-se que Siddhartha, o príncipe herdeiro do clã dominante, suprisse a necessidade de liderança no futuro.
A mãe de Siddhartha morreu sete dias após seu nascimento e assim o príncipe foi criado por sua tia Mahaprajapaty. A morte de sua mãe teve uma grande influência no jovem que mais tarde se tornou muito interessado pela questão da morte.

Seu pai tomou muito cuidado com seu introspectivo e calmo filho e deu-lhe especial treinamento em literatura e artes marciais.
Como um menino, Siddhartha foi deliberadamente protegido do lado mau da vida. Diz-se que ele foi criado em três locais, um em cada uma dessas estações: inverno, verão e monção.

Seu pai cercou-o de opulência a fim de impedi-lo de ver as realidades da vida que o pudessem fazer renunciar à sua vida como um príncipe.
Ele cresceu como um fino homem com uma notável personalidade, qualificado em todos os aspectos a ser um grande líder.
A despeito de sua instrucção luxuosa, Siddhartha possuía uma aguda sensibilidade e um profundo amor pela justiça, que o animaram a superar as condições difíceis em seu pais e a meditar profundamente sobre o destino do homem.
Preocupado com a introversão de seu filho, o rei procurou ligá-lo à vida mundana. Quando tinha dezesseis anos, o jovem príncipe, embora desejasse tornar-se um asceta, concordou em se casar. Siddhartha concordou com a condição de encontrar uma moça "de perfeitas maneiras, verdadeira, modesta, simpática, de bom temperamento, de berço digno, jovem e bela, mas não orgulhosa de sua beleza, caridosa, abnegada, suave como uma irmã ou uma mãe, não interessada em música, perfumes, festividades ou vinho, de pensamentos, palavras e ações puros, a última a dormir e a primeira a se levantar na casa em que moraria.

Siddhartha escolheu Yasodhara para ser sua esposa e tiveram um filho, Rahula.
Todavia, seu casamento de prazer e pompa somente aumentou seu descontentamento.

 

RICARDO JAIME


Pois é verdade ! parece que nasceu ontem e já lá vão vinte e oito anos...
Já casado e com um lindo bébé, o Ricardito André.
Para ti filho, um grande beijo dos teus pais.
Deus te proteja.

Posted by Picasa

 

PABLO PICASSO


Posted by Picasa Pablo Ruiz Picasso nasceu em Málaga, Espanha no dia 25 de Outubro de 1881 e faleceu em Mougins, França no dia 8 de Abril de 1973.
É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo , tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas mas também esculturas, cerâmica, usando todos os tipos de materiais.
Nasceu na Andaluzia e recebeu o nome completo de Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno Crispín Crispiniano de la Santísima Trinidad Ruiz Picasso, filho de Maria Picasso López e José Ruiz Blasco, professor de desenho.
Na maioria das cidades espanholas, a praça de touros é o centro de entretenimento popular, por isso a tourada desempenhou um papel importante na vida de Picasso. Os desenhos de infância de Picasso representavam cenas de touradas.

A sua primeira obra preservada, era um óleo sobre madeira, pintada com a idade de oito anos, e é chamada O Toureiro. Picasso conservou este trabalho toda a sua vida, levando-o consigo sempre que mudava de casa.
Anos mais tarde pintou outro quadro semelhante - A morte da mulher destacada e futil.
Picasso está feliz, zangado e rebelde. Este quadro é claramente uma expressão injuriosa da sua relação com a mulher.
Don José, seu pai costumava pintar os pombos que pousavam nos plátanos da Plaza de la Merced, perto da sua casa.

Ocasionalmente, pedia ao filho para lhe acabar os quadros.
Dos dez aos treze anos viveu na cidade galega da Corunha, onde o pai leccionava no Instituto Eusébio da Guarda.
A família tranferiu-se novamente, desta vez para Barcelona e aos 15 anos Picasso já tinha o seu próprio atelier.

Após um início de estudante de arte em Madrid, Picasso fez sua primeira viagem a Paris (1900), a capital artística da Europa.
Lá morou com Max Jacob (jornalista e poeta), que o ajudou com a língua francesa.
Max dormia de noite e Picasso durante o dia, ele costumava trabalhar à noite.
Foi um período de extrema pobreza, frio e desespero.
Muitos de seus desenhos tiveram que ser utilizados como material combustível para o aquecimento do quarto.
Em 1901 com Soler, um amigo, funda uma revista Arte Joven, na cidade de Madrid.

E o primeiro número é todo ilustrado por ele.
Foi a partir desta data Picasso passa a assinar os seus trabalhos simplesmente “Picasso”, anteriormente assinava “Pablo Ruiz y Picasso”.
Na fase azul ( 1901 a 1905 ), Picasso pintou a pobreza avril lavigne sua musa inspiradora, a cegueira, a alienação e o desespero.

Quando se apaixonou por Fernande Olivier, suas pinturas mudaram de azul para rosa, inaugurando a fase rosa (1905/1906 ).
Trabalhava durante a noite até ao amanhecer.
Na fase rosa hà abundância de tons de rosa e vermelho, caracterizada pela presença de acrobatas, dançarinos, arlequins, artistas de circo, enfim, o mundo do circo.

No verão de 1906, durante uma estadia em Andorra, sua obra entrou numa nova fase marcada pela influência das artes gregas, ibérica e africana, era o protocubismo, o antecedente do cubismo.
O célebre retrato de Gertrude Stein ( 1905-1906 ) revela um tratamento do rosto em forma de máscara.
Em 1912, Picasso realizou sua primeira colagem, colou nas telas pedaços de jornais, papeis, tecidos, embalagens de cigarros.

Apaixonou-se por Olga Koklova, uma bailarina. Casaram-se em 12 de julho de 1918.
Neste período o artista já se tornara conhecido e era um artista da sociedade.
Quando Olga engravidou, criou uma série de pinturas de mães com filhos.
Depois da 2ª Guerra Mundial (1939-1945), dedica-se também à escultura, gravação e cerâmica. Como gravador, domina as diversas técnicas: água-forte, água-tinta, ponta-seca, litogravura e gravura sobre linóleo colorido.

Além disso, sua dedicação à arte escultórica era esporádica. “ Cabeça de Búfalo, Metamorfose “ é um grande exemplo de seu trabalho com esse meio.
É considerado um dos pioneiros a realizar esculturas a partir de junção de diferentes materiais. Torna-se o primeiro artista vivo a expor os seus trabalhos no famoso museu francês do Louvre.
Pablo Picasso morreu a 8 de abril de 1973 em Mougins, França com 91 anos de idade.

sexta-feira, abril 07, 2006

 

BLOCO DE QUÊ ? ? ?



Posted by Picasa

 

ALENTEJANANDO



Um rico lavrador alentejano ofereceu um Mercedes ao filho, quando este fez o exame de condução com sucesso.
O filho, entusiasmado com a sua nova máquina, pediu ao pai se o deixava ir até Lisboa para experimentar o carro.
O pai chamou-lhe a atenção para a sua pouca experiência como condutor, mas, depois de muita insistência do filho, lá condescendeu.
Havia contudo imposto uma condição.
O filho quando chegasse a Lisboa devia telefonar imediatamente para não o deixar em cuidados.
O rapaz partiu para Lisboa e, ao fim de três horas, telefonou dizendo:
- Estás a ver pai... não houve problemas... vou já voltar.
Passa-se um dia, dois dias, três dias... e o filho não deu mais notícias.
O lavrador andava desesperado.
Ao fim do terceiro dia o filho apareceu.
- Rapaz... onde te meteste que me deixaste em cuidados...!?
Ao que o filho respondeu:
- Meu pai... para lá foram tudo facilidades... mas para cá, todo este caminho de marcha-atrás... não foi nada fácil!

 

IMAGEM DO DIA



Posted by Picasa

 

PAPA BENTO III


Posted by Picasa Romano, foi consagrado em 29 de setembro de 855. Amado pelo povo, por suas virtudes, teve dificuldades com o Imperador da Alemanha e com o antipapa Anastácio, que esteve em suas funções por um mês.
Anastácio marchou contra Roma e ordenou a prisão de Bento que foi defendido pelo povo e consagrado com muita festa.
Tentou reunir todas as facções na luta contra os sarracenos. Morreu em 7 de abril de 858.

 

JOAQUIM AGOSTINHO


Posted by Picasa Joaquim Francisco Agostinho nasceu em 7 de Abril de 1943, em Brejenjas, concelho de Torres Vedras.
Em Fevereiro de 1968 ingressou no Sporting Clube de Portugal, a convite do ciclista «leonino» João Roque, com 25 anos de idade.
Em Abril do mesmo ano entrou no Campeonato Regional de Fundo para Amadores. Venceu a primeira prova, classificou-se em 3º lugar na segunda e venceu a 3ª prova, conquistando o título de Campeão Regional.
Em Agosto de 1968, participou pela primeira vez na Volta a Portugal. Embora não tenha vencido nenhuma etapa, os tempos realizados por este ciclista valeram-lhe o segundo lugar e a vitória por equipas.
Após esta prova foi seleccionado para o Campeonato Mundial de Estrada, em Imola. Conseguiu a melhor classificação portuguesa de sempre, ao ficar em 16º lugar, e foi o único português a concluir a prova.
Joaquim Agostinho venceu por cinco anos consecutivos (de 1969 a 1974) o Campeonato Nacional de Fundo Individual. Venceu a Volta a Portugal em três anos consecutivos (entre 1970 e 1972). Participou por 13 vezes na Volta à França e nos anos de 1978 e 1979 conseguiu a melhor posição de sempre, classificando-se em terceiro lugar.
Em 1972, participou na Volta à Suíça e obteve o quinto lugar.Em 1971, Joaquim Agostinho correu pelo Sporting e pela "Hoover" de Gribaldy.
O ciclista deixou o Sporting em 1972 e foi para França, para correr com a camisola da "Frimatic".
No ano de 1973 correu pela "Bic", para regressar ao Sporting em 1975.

Em 1978 ingressou na "Velda-Lano-Flandria".
Em 1980, Joaquim Agostinho fez uma das suas melhores épocas, estava então ao serviço da "Puch-Campagnolo" e em 1981 transferiu-se para a "Sem-France Loire".

Em 1984, já com 40 anos, Joaquim Agostinho regressou a Portugal e ao Sporting.
No dia 30 de Abril disputava-se a 5ª etapa da X Volta ao Algarve, quando Joaquim Agostinho sofreu uma fractura craniana, num acidente provocado por um cão que se atravessou no seu caminho.
Mas, mesmo assim, voltou a montar a bicicleta e cortou a meta com a ajuda de dois colegas do Sporting. O ciclista sportinguista só foi operado em Lisboa, dez horas depois do acidente.
Faleceu no dia 10 de Maio de 1984, no Hospital da CUF.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa São João Batista de La Salle
Hoje é uma data toda especial: ¨Dia Mundial da Saúde¨. No ano de 1982, dedicamos a nossa Campanha da Fraternidade à Educação, que vai sempre de mãos dadas com a saúde. Comemoramos, também, a fundação dos Irmãos das Escolas Cristãs, os Lassalistas.
Seu fundador é festejado hoje, 7 de abril.
Chama-se SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE, que morreu em 1719.
Poderia ter ele passado sua vida no mundo previlegiado da nobreza. Mas escolheu um caminho de provações e privações. E sofreu, por isso mesmo, toda sorte de perseguições e calúnias.
Os Irmãos Lassalistas renunciavam a ser padres, para se dedicarem, inteira e integralmente, à educação de gente simples. Por isso mesmo, abriram cursos profissionais - o que era novidade naquele tempo. Mas também, cursos de orientação sistemática de professores, por muito tempo chamados ¨normalistas¨.

 

ALMADA NEGREIROS


Posted by Picasa Uma das figuras marcantes da geração modernista de "Orpheu".
Nasceu em São Tomé e Príncipe a 7 de Abril de 1893 e morreu em Lisboa a 15 de Junho de 1970.
Filho do tenente de cavalaria António Lobo de Almada Negreiros, administrador do concelho de S. Tomé e de Elvira Sobral, foi educado no Colégio de Campolide, dos Jesuítas, e mais tarde, devido à extinção do Colégio em 1910, e por pouco tempo, no Liceu de Coimbra.
Em 1911 ingressa na Escola Internacional de Lisboa, que tem um ensino mais moderno, e onde lhe proporcionam um espaço que lhe vai servir de oficina. e publica o primeiro desenho n'A Sátira.

Em 1912 redige e ilustra integralmente o jornal manuscrito A Paródia, reproduzido a copiógrafo na Escola, expõe no I Salão dos Humoristas Portugueses, e colabora com desenhos para várias publicações.
Em 1913 realiza a primeira exposição individual, apresentando cerca de 90 desenhos na Escola Internacional, e conhece Fernando Pessoa, que escrevera uma crítica à exposição n'A Águia. Continua a colaborar como ilustrador para várias publicações, e em 1914 torna-se director artístico do semanário monárquico Papagaio Real.
No ano seguinte, escreve a novela A Engomadeira, publicada em 1917, onde aplica o interseccionismo teorizado por Fernando Pessoa, abeirando-se do surrealismo.

Colabora no primeiro número da revista Orpheu, depreciado por Júlio Dantas, que afirma que não há justificação para o sucesso da revista e para a publicidade feita ao seu redor, afirmando que os autores são pessoas sem juízo
Ainda nesse ano de 1915, Almada realiza o bailado O Sonho da Rosa.

 

JIM CLARK


Posted by Picasa Jim Clark ou Jimmy Clark nascido a 4 de Março de 1936 e falecido no dia 7 de Abril de 1968 foi um piloto de Fórmula 1, e ainda é reconhecido como um dos maiores pilotos de todos os tempos e um dos mais talentosos.
Seu nome era James Clark Jr. vindo de uma família de fazendeiros em Kilmany, Escócia. Ganhou o primeiro título mundial para a Lotus.

Em 1965 ele ganhou novamente o campeonato.
Naquele ano ele também ganhou a Indianápolis 500. Preferiu não disputar o prestigiado Grande Prêmio de Mônaco para competir na Indy, mas fez história guiando o primeiro carro de tracção traseira a vencer a corrida.
No ano seguinte a Lotus não estava competitiva sob a nova regra de motores de 3 litros. Eles começaram a temporada com um motor de 2 litros Coventry-Climax, no Lotus 33. Mais tarde durante a temporada, o Lotus-BRM 43 usou um complicado motor BRM H16 (essencialmente 2 motores V8 de 1,5 litros combinados).
A temporada de 1967 viu Clark e a Lotus usarem três carros e motores completamente diferentes. O Lotus-BRM foi usado e falhou, na primeira corrida na África do Sul.

Clark usou um antigo Lotus 33 para Mônaco (sua última corrida), mas abandonou devido a problemas na suspensão.
Então a Lotus associou-se com a Ford e Cosworth. O Cosworth DFV se tornou o mais bem sucedido motor na história da Fórmula 1. O Lotus-Cosworth 49 venceu a primeira corrida em que participou no Grande Prêmio da Holanda.
Em 7 de Abril de 1968 durante uma corrida da Fórmula 2 em Hockenheim, Alemanha, Jim Clark morreu quando seu carro saiu de curso e bateu em algumas árvores.

A causa do acidente nunca foi definitivamente identificada, mas investigadores concluíram que um pneu traseiro vazio foi a causa mais provável.
Sua morte foi grande golpe para a equipa e para a Fórmula 1.
Ele foi o melhor piloto no melhor carro e permaneceu inseparável da Lotus nos seus primeiros anos. O campeonato de 1968 foi vencido pelo seu companheiro de equipe, Graham Hill.

 

EL GRECO


Posted by PicasaPintor maneirista de origem grega que viveu em Espanha em finais do século 16 e princípios do século 17.
Nasceu em Dito, Cândia [Eraklion], na ilha de Creta, em 1541; morreu em Toledo, Espanha, a 7 de Abril de 1614.
Tendo nascido em Creta, então possessão da República de Veneza, e por isso cidadão veneziano, começou a sua instrução em Cândia, com João Gripiotis. Mais tarde, entre 1560 e 1566 instalou-se em Veneza, tendo provavelmente trabalhado no atelier de Ticiano, cuja técnica o influenciou.

Em 1570 estava em Roma, vivendo no palácio do cardeal Alessandro Farnese.
Foi admitido na Academia de São Lucas em 1572 com o nome de «Dominico Greco», como pintor em papel, tendo-se manifestado abertamente contra o Juízo Final de Miguel Ângelo, pintado na Capela Sistina.
Tal posição valeu-lhe a antipatia do meio artístico de Roma, o que o terá levado a partir para Espanha, com a provável intenção de trabalhar nas obras do Escorial, mas passando primeiro por Veneza, segundo parece.
Depois de uma curta estadia em Madrid a partir da Primavera de 1577, instalou-se em Toledo em 1578 onde viveu até à data da sua morte, com D. Jerónima de Las Cuevas, com quem nunca casou, mas de quem teve um filho que legitimou, parecendo que não poderia casar, já que a mencionou em vários documentos, assim como no seu testamento.
A vida de El Greco foi passada em Toledo, vivendo das encomendas das igrejas e mosteiros da cidade e da província, e dando-se com humanistas conhecidos, estudiosos e clérigos.

É sabido que o pintor era dono de uma cultura humanista muito vasta, tendo a sua biblioteca livros de autores Gregos e Latinos, assim como obras em Italiano e espanhol - as Vidas de Plutarco, poesia de Petrarca, Orlando Furioso de Ariosto, tratados de arquitectura de vários autores, incluindo Palladio, e actas do Concílio de Trento.
A primeira encomenda que o pintor teve, logo que chegou a Toledo, foi um conjunto de pinturas para o altar-mor e dois altares laterais na igreja conventual de São Domingos o Velho existente na cidade.

O próprio desenho dos altares foi feito por El Greco, no estilo do arquitecto veneziano Palladio.
O quadro realizado para o altar-mor, a «Assunção da Virgem» marca um novo período na vida do artista. A influência de Miguel Ângelo faz-se sentir no desenho das figuras humanas, sendo a técnica - sobretudo o uso liberal da cor branca para salientar as figuras e os pormenores - claramente veneziana; mas a intensidade das cores e a manipulação dos contrastes é de El Greco.
A tendência do pintor para alongar a figura humana, aprendida em Miguel Ângelo, mas também em Tintoretto e Paolo Veronese, e em pintores maneiristas vai caracterizar toda a sua pintura.
A relação de El Greco com a corte de Filipe II foi muito breve e mal sucedida.

Pintou dois quadros, a "Alegoria da Santa Liga" ("O Sonho de Filipe II" de 1578-79) e o "Martírio de S.Maurício" (1580-82).
A última obra foi rejeitada pelo próprio rei, que encomendou outra para substituir a do pintor de Toledo.
Aquela que é considerada a sua obra prima é pintada após este fracasso, no relacionamento com a corte espanhola. "O Enterro do Conde de Orgaz" (1586-88, Igreja de São Tomé, Toledo) apresenta uma visão sobrenatural da Glória (o Céu) por cima de um impressionante conjunto de retratos que demonstram todos os aspectos da arte deste génio criador.

El Greco distingue claramente o Céu e a Terra. Na parte de cima, o Céu é representado por nuvens de forma quase abstracta, e os santos são altos e com expressão fantasmagórica.
Na parte de baixo, a escala e a proporção das figuras é normal.
De acordo com a lenda, Santo Agostinho e Santo Estêvão aparecem miraculosamente para colocar o conde de Orgaz no túmulo, como prémio pela sua generosidade para com a Igreja.
O jovem representado ao lado do corpo do conde é o filho do pintor, Jorge Manuel.
Os homens, vestidos contemporaneamente, que estão presentes no funeral são membros proeminentes da sociedade toledana do século XVI.
A técnica de apresentação da composição é integralmente maneirista, já que toda a acção se desenrola no primeiro plano.
De 1590 até à sua morte o número de obras pintadas é extraordinário. Sendo que algumas das suas encomendas mais importantes se realizam nos últimos 15 anos da sua vida. O que caracteriza este período da vida de El Greco é o alongamento extremo dos corpos das figuras pintadas, como na "Adoração dos Pastores" (Museu do Prado, Madrid) pintado entre 1612 e 1614, na "Visão de São João" ou na "Imaculada Conceição" pintada de 1607 a 1613 (Museu de Santa Cruz, Toledo).
Nas três paisagens que pintou, o pintor demonstrou a sua tendência mais característica de dramatizar mais do que descrever, e no seu único quadro que tem a mitologia por assunto, o "Laokoon" de 1610-14, mostrou ter pouco respeito pela tradição clássica.
Os seus retratos, se são menos numerosos do que as suas obras de carácter religioso, não deixam de ter a mesma qualidade. Tendo pintado personagens da Igreja, como "Frei Felix Hortensio Paravicino (1609) e o "Cardeal Don Fernando Niño de Guevara" (1600), assim como personalidades da sociedade de Toledo, como "Jeronimo de Cevallos" (1605-1610), ou o célebre "O Cavaleiro com a mão no peito" (Museu do Prado) de 1577 a 1584, e outros, todos são característicos dos meios simples com que o artista criou caracterizações memoráveis, que o colocam numa posição proeminente enquanto retratista, ao lado de Ticiano e de Rembrandt.
El Greco não deixou escola.

Após a sua morte, alguns artistas, incluindo o seu filho, realizaram cópias dos seus trabalhos, mas de muito pouca qualidade.
A sua arte era demasiado pessoal para poder sobreviver, até porque o novo estilo Barroco começava a impor-se com Caravaggio e Carracci.

 

RUSSEL CROWE


Posted by Picasa Embora seja melhor conhecido internacionalmente por papéis de homens duros em Romper Stomper (1993), L.A. Confidential (1997), e Gladiator (2000), o actor nascido na Nova Zelândia, Russell Crowe provou ser igualmente capaz de papéis gentis como Proof (1991) e The Sum of Us (1992).
Não importa que tipo de personagem faça, a beleza gasta pelo tempo e o carisma melancólico de Crowe fazem dele o que uma vez Sharon Stone declarou: "o homem mais sexy trabalhando no cinema hoje em dia”.
Nascido em Wellington, Nova Zelândia, em 7 de abril de 1964, Crowe cresceu na Austrália a partir dos quatro anos.
Seus pais faziam serviço de bufett em filmagens, e muitas vezes levavam Crowe com eles para o trabalho; foi assim, pulando de cenário em cenário, que ele se apaixonou pela profissão.
Depois de estrear profissionalmente numa série de TV, Spyforce, aos seis anos de idade, mas voltou a actuar apenas 12 anos depois, quando tinha 18 anos.
No cinema seus papeis maiores foram em dramas como The Crossing (1990) e no filme de Jocelyn Moorhouse, Proof (1991), conhecido mundialmente (pelo qual lhe rendeu um premio do Australian Film Institute).
Seguiu conquistando reconhecimento internacional por seu retrato intenso e rico de um skinhead no filme controverso de Geoffrey Wright, Romper Stomper (1992), recebendo outro premio do AFI, e um premio Australian Film Critics.
Foi Sharon Stone que ajudou a trazer Crowe para Hollywood actuando ao lado dela como um assassino que vira pregador no filme de Sam Raimi, The Quick and the Dead (1995).
Embora o filme não tivesse muito sucesso, abriu as portas de Hollywood para Crowe, que na seqüência dividiu sem tempo entre os EUA e a Austrália.
Em 1997 o actor teve seu primeiro grande sucesso no papel do polícia volátil Bud White em L.A. Confidential (1997).
Seguindo os elogios que tanto o filme quanto ele despertaram, Crowe começou a trabalhar regularmente em Hollywood, estrelando dois filmes que saíram em 1999: Mystery, Alaska e The Insider.
O ultimo lhe trouxe como resultado uma indicação ao Oscar de Melhor Actor por sua performance como Jeffrey Wigand, um empregado da industria de tabaco verdadeiro cuja vida pessoal é dragada quando ele escolhe abrir toda a sujeira por trás das praticas da industria.
Em 2000, contudo, Crowe finalmente atingiu o ápice com sua performance no filme de Ridley Scott, Gladiator.
Os estúdios Dreamworks/Universal apostaram alto, 100 milhões de dólares, num script não-terminado (envolvendo os esforços de meia dúzia de roteiristas), uma estrela não testada (o papel originalmente era para Mel Gibson), e um gênero de filme totalmente fora de moda (a aventura com espadas e sandálias).
Graças à campanha de marketing agressiva e as noticias favoráveis o publico estourou a bilheteira no primeiro fim de semana de exibição e manteve a audiência durante todo o verão em que o filme foi exibido, pois Gladiator resultou em uma mistura pontente de acção, grandeza e melodrama – tudo ancorado pela apaixonada performance ‘de-homems-de-poucas-palavras'. A antecipação então foi alta para sua segunda aparição em 2000, no drama sobre seqüestro Proof of Life.
Apesar da – ou talvez por causa – do romance publicado em todo lugar com sua co-estrela, Meg Ryan, o filme não teve o sucesso esperado, e a atenção voltou a fixar-se no filme anterior.
Num ano vazio de grandes épicos para o Oscar Gladiator conseguiu 12 indicações, incluindo para Melhor Actor.
Embora a vitória como Melhor Filme tenha sido considerada por muitos como uma casualidade, o mesmo não se pode dizer da vitória de Crowe como Melhor Actor: com uma competição acirrada com Tom Hanks e Ed Harris, Crowe finalmente levou a estatueta, confirmando para Hollywood o talento que os críticos notaram há mais de 10 anos.
O papel de Crowe em 2001 como o vencedor do Nobel, o matemático esquizofrênico John Forbes Nash Jr. levou o actor de volta para a arena do Oscar.
Dirigido por Ron Howard, e co-estrelado por Jennifer Connelly, A Beautiful Mind foi criticado por omitir detalhes sórdidos do casamento problemático de Nash e de sua doença mental.
Ainda assim, o retrato sensível de Crowe, junto com a direcção segura de Howard, colocou o actor de volta na fama conquistada com Gladiator.
A Beautiful Mind rapidamente passou a marca de 100 milhões de dólares em bilheteiras e levou consigo os Globo de Ouro de Melhor Actriz Secundária, Melhor Actor, Melhor Filme e Melhor Roteiro, alem de enfileirar nomeações para 8 Oscar, incluindo Melhor Actor para Crowe.
Em 2003 Crowe voltou às telas noutro filme épico, baseado no livro The Far Side of the World, a décima novela da serie Master & Commander, por Patrick O'Brian.
O filme também recebeu varias indicações o Oscar.

 

HENRY FORD


Posted by Picasa Nascido no dia 30 de Julho de 1863 em Greenfield, Michigan,EUA.Industrial norte-americano.
É um dos grandes personagens dos inícios do automobilismo.
Em 1899 participa como sócio minoritário na Detroit Automobile Company e começa a investigar a possibilidade de fabricar um automóvel comercializável.
Cria sucessivamente a Henry Ford Company e a Ford Motor Company, onde inicia a fabricação de carros em série.
A Ford Motor Company, criada em 1903, consegue, em 1910, produzir num ano 34 000 automóveis numa fábrica com 4200 pessoas.
Em 1914, e apesar das interessantes ofertas dos países europeus em guerra, nega-se a participar na indústria bélica.
Só o faz em 1917, quando os Estados Unidos da América entram na contenda.
Em 1919 produz um milhão de automóveis. Entre 1921 e 1936 continua a expandir-se. Durante a Segunda Guerra Mundial leva a cabo uma transformação total das suas actividades em prol das necessidades militares dos aliados.
Henry Ford introduz inovações importantes tanto no campo da mecânica como no da gestão: vendas a prazo, fomento da exportação, divisão do trabalho, sistema de retribuição por prémios, etc. Publica uma obra, Filosofia do Trabalho, em que expõe os seus princípios.
A empresa familiar, após a sua morte, ocorrida no dia 7 de Abril de 1947, é dirigida pelo seu neto, Henry Ford II.

 

FRANCIS FORD COPPOLA


Posted by Picasa Francis Ford Coppola nascido em Detroit, estado do Michigan a 7 de Abril de 1939 é um realizador norte-americano.
Coppola estudou cinema na UCLA e enquanto por lá andou fez inúmeros pequenos filmes, alguns pornográficos.

Nos fins da década de 60, começou a sua carreira profissional realizando filmes de baixo orçamento com Roger Corman e escrevendo argumentos.
Logo a seguir à realização do seu primeiro filme You’re a big boy now, foi oferecida a Coppola a direcção da versão para cinema do musical da Broadway, Finian’ s rainbow, protagonizado por Petula Clark, no que era o seu primeiro filme nos Estados Unidos, e pelo veterano Fred Astaire.

O produtor Jack Warner, mal impressionado com o aspecto hippie de Coppola, deixou-o entregue a si mesmo.
Coppola pegou no elenco e foi para 'Napa Valley' rodar os exteriores, mas as diferenças entre estas filmagens e as gravadas em estúdio eram enormes o que resultou num filme pouco homogénio.
Sendo feito com material obsoleto, o sucesso não foi enorme, mas sem dúvida que o seu trabalho com Petula Clark contribuiu para a sua nomeação para os Globos de Ouro como melhor actriz.
Em 1971 Coppola ganhou um óscar pelo seu argumento em Patton, no entanto, o seu nome foi conseguido como argumentista e realizador de Godfather em 1972 e Godfather II em 1974, tendo ambos ganho óscares para “melhor filme” (refira-se que “The Godfather: Part II, foi a primeira sequela a conseguir este feito).
Durante este período escreveu o argumento para The Great Gatsby com Mia Farrow e Robert Redford,que foi um falhanço completo, a nível comercial e da crítica e produziu o primeiro filme de George Lucas, American Graffiti.

quinta-feira, abril 06, 2006

 

S.L.B (ailarinas)



Posted by Picasa

 

E A VIDA SORRI...



Posted by Picasa

 

ISAAC ASIMOV


Posted by Picasa Isaac Asimov, em russo Айзек Азимов, que nasceu em Petrovichi no dia 2 de Janeiro de 1920 e faleceu em Nova Iorque no dia 6 de abril de 1992, foi um escritor e bioquímico famoso como popularizador da ciência e como autor de ficção científica, sendo suas séries mais populares Fundação e Robôs.
Nesta última criou as famosas Três Leis da Robótica.
Asimov é autor de livros de divulgação sobre praticamente todos os campos do conhecimento e foi um dos homens mais cultos do século XX.

Seu QI foi estimado em cerca de 175.
Sabe-se que obteve um escore 135 no teste Eisenck, mas resolveu o teste inteiro na metade do tempo.
Foi presidente honorário da Mensa, uma associação para pessoas superdotadas que conta com membros de 100 países.
Sua obra de ficção destaca-se por introduzir ao leitor leigo conhecimentos científicos e a idéia do método científico.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa São Marcelino
(mártir)
¨ O próprio Espírito se une ao nosso espírito, para testemunhar que somos filhos de Deus.¨ Rm 8,16
O martírio de são Marcelino, alto funcionário imperial e amigo de santo Agostinho, está relacionado com o cisma donatista que dividiu por mais de uma século a Igreja africana.

Tudo começou em 310 quando foi contestada a validez da eleição do bispo de Cartago, Ceciliano, porque foi consagrado bispo dos traidores os que haviam entregue os livros sagrados para serem queimados, conforme o decreto do imperador Dioclesiano.
O bispo Donato (donde vem a heresia do donatismo) havia tomado uma posição radical oposta ao bispo Ceciliano.

Para o Donato a Igreja é a sociedade dos santos e por isso os sacramentos administrados por pecadores são inválidos.
Havia inegavelmente influências regionais e sociais na questão.
Numídia contra África proconsular, proletários contra proprietários romanos.


 

RAINIER III


Posted by Picasa Rainier Louis Henri Maxence Bertrand de Grimaldi - Rainier III de Mônaco - nasceu no dia 31 de maio de 1923, filho do príncipe Pierre de Polignac, que se tornou um Grimaldi no dia 18 de março de 1920, e da princesa Charlotte de Mônaco.
Estudou no colégio Summerfield na Grã-Bretanha, no colégio do Castelo de Rosey na Suíça e na França, em particular em Montpellier.

Depois do bacharelato, ingressou na Faculdade de Ciências Políticas de Paris.
No dia 19 de novembro de 1949, o príncipe Rainier sucedeu, aos 26 anos, a seu avô, o príncipe Louis II, falecido no dia 9 de maio do mesmo ano.

A princesa Charlotte havia renunciado a reinar cinco anos antes.
O príncipe se casou no dia 18 de abril de 1956 com a estrela de Hollywood Grace-Patricia Kelly, nascida em 12 de novembro de 1929 na Filadélfia (Estados Unidos).
Deste casamento nasceram três filhos: a princesa Caroline, em 23 de janeiro de 1957, o príncipe herdeiro Albert II, em 14 de março de 1958, e a princesa Stéphanie, em 1º de fevereiro de 1965. Suas filhas lhe deram sete netos.
A princesa Grace Kelly morreu tragicamente no dia 14 de setembro de 1982 em um acidente automobilístico nas colinas de Mônaco.

A princesa Stéphanie ficou gravemente ferida.
Sob o principado de Rainier III, Mônaco registou um forte desenvolvimento econômico e turístico.
O príncipe Rainier III de Mônaco faleceu no dia 6 de abril de 2005 aos 81 anos de idade no centro cardiotorácico do principado, depois de um reinado de 55 anos, e será sucedido no trono por seu filho, o príncipe regente Albert II.

 

HARRY HOUDINI


Posted by Picasa O mais famoso mágico de todos os tempos, Harry Houdini, nasceu Ehrich Weisz, em Budapeste, Hungria, no dia 6 de Abril de de 1874.
Seu pai Mayer Samuel Weisz, era um judeu religioso e professor, mudou-se com a família para Appleton, Winscousin (EUA) em 1876.
Os tempos eram difíceis para a família Weisz, e foram obrigados a mudar várias vezes para fugir de cobradores de dívidas contraídas.
Por conta disso e da precária situação financeira da família, todos os filhos começaram a trabalhar cedo.
Ehrich aos 8 anos já trabalhava como engraxador e vendedor de jornais.
Certo dia, seu pai o levou para assistir à performance de Dr. Lynn um mágico intinerante, neste dia, o desejo de actuar, tomou conta de Ehrich.
Aos 12 anos fugiu de casa, tendo chegado até Kansas City, onde ficou por quase um ano, mas em seguida juntou-se novamente à sua família na nova casa em Nova Iorque.
Em 1888, Ehrich tinha vários trabalhos para ajudar a família.Gastava seu tempo livre estudando mágica e disputando competições de atletismo, natação e corrida.
Nesta época, Ehrich leu um livro entitulado "As Memórias de Robert Houdin" escritas pelo próprio. O livro mudou sua vida - Ehrich adicionou um "i" ao final do nome de seu ídolo e assumiu o nome com o qual se tornaria parte da história - Houdini.
No entanto, os verdadeiros episódios e detalhes da infância de Houdini foram ocultados, inclusive em grande parte pelo próprio Houdini.
Quando Houdini tinha 16 anos, seu pai morreu, dando-lhe a liberdade de se tornar um performático em tempo integral. Suas primeiras investidas incluíam truques com cartas, apresentações públicas em parques de diversão e na Chicago World's Fair em 1893.
Junto com seu irmão Theo, Houdini estava empenhado em criar um mito em torno de seu nome.Em 1894, Houdini conheceu Beatrice "Bess" Raymond, uma batalhadora cantora e dançarina. Os dois se apaixonaram imediatamente e se casaram em julho do mesmo ano.
Bess se juntou ao espetáculo de Houdini e Theo seguiu em frente actuando por conta própria. Houdini estava constantemente improvisando e incorporando novos truques ao seu espectáculo.
Por muito tempo, passou aperfeiçoando e treinando um truque em que escapava de algemas, incorporou este truque ao seu show e logo passou a desafiar qualquer pessoa que pudesse algemá-lo com eficiência, inclusive oferecendo centenas de dólares caso ele não conseguisse escapar, nunca teve que pagar.
Houdini sempre soube usar com inteligência a mídia para promover seus espectáculos.
Seus desafios atraíam um enorme público, no final do século XIX, que queria ver o mágico se desvencilhar de algemas, grilhões e correntes de ferro nos pés, cordas, cabos de aço, camisas de fôrça, jaulas e sarcófagos.
Em 22 de outubro de 1926, ele se encontrava em Montreal apresentando uma conferência sobre espiritualismo. Quando se achava em seu camarim conversando com vários estudantes da McGill University, foi questionado se poderia resistir ao soco de qualquer homem no estômago, antes que pudesse se preparar contraíndo a musculatura abdominal, um dos estudantes socou-o por 3 vezes na barriga.
Depois disso Houdini demonstrando não sentir dor, ainda se apresentou por algumas vezes, mas logo caiu doente, porém não foi ver um médico no dias seguintes.
Quando finalmente foi diagnosticado, seu apêndice havia sido rompido, sua circulação fora contaminada com germes de estafilococus, infelizmente já era tarde, Houdini morreu de peritonite em 31 de outubro de 1926 aos 52 anos no meio das comemorações do Halloween.

 

IGOR STRAVINSKY


Posted by Picasa Igor Stravinski que nasceu no ano de 1882 e faleceu no dia 6 de Abril de
1971, foi um compositor russo, um dos mais influentes nomes da música do século XX .
Nasce em Oranienbaum, actual Lomonosov, filho de um cantor da ópera imperial de São Petersburgo.
Aos 20 anos, estuda com o compositor Nikolay Rimski-Korsakov.
Em 1910, compõe Pássaro de Fogo – o primeiro de uma série encomedada pelo Balé Russo e obtém imediato sucesso.
Em 1913, a apresentação de Sagração da Primavera causa escândalo, devido às dissonâncias, assimetria e alternância de ritmos da música.
Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), muda-se para a Suíça.
De 1920 a 1939, Stravinsky vive na França.
Durante a 2a Guerra Mundial (1939-1945) muda-se para os Estados Unidos e torna-se cidadão norte-americano, em 1945.
Sua obra tem influências de canções folclóricas, primitivismo, jazz, neoclassicismo, bitonalidade, atonalidade e serialismo.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com