sábado, dezembro 09, 2006

 

IMAGEM DO DIA


Rod...o badalhoco!
Posted by Picasa

 

PAPA CLEMENTE IX


Posted by Picasa Natural de Pistóia e escolhido Papa em 26 de junho de 1667, foi mediador nas guerras de sucessão entre França, Espanha, Inglaterra e Holanda, com a chamada Paz Clementina.
Foi um pai para todos.
Dois dias por semana, confessava os peregrinos na Basílica de São Pedro.
Não admitiu em Roma parentes e amigos.
Amava os pobres, cortou taxas e impostos de grãos, distribuiu gratuitamente alimentos aos pobres, acabou com o monopólio dos nobres na venda de cereais.
Faleceu em 9 de dezembro de 1669.



 

CARICATURA DO DIA


James Joyce
Posted by Picasa

 

JOSÉ RODRIGUES MIGUÉIS


Posted by Picasa José Claudino Rodrigues Miguéis nasceu a 9 de Dezembro de 1901 em Alfama, bairro típico de Lisboa, e veio a falecer em Nova Iorque a 27 de Outubro de 1980.
Passou a sua infância e juventude em Lisboa, recordações que marcarão a sua futura obra.
Ainda em Lisboa viria a formar-se em Direito em 1924.
Todavia, nunca exerceria de forma sistemática profissão nesta área, tendo consagrado a sua vida à Literatura e à Pedagogia.
Neste último campo viria a licenciar-se em 1933 em Ciências Pedagógicas na Universidade de Bruxelas, tendo posteriormente dirigido, com Raul Brandão, um conjunto inacabado de Leituras Primárias, obra que nunca viria a ser aprovada pelo governo. Herdando do pai, um imigrante galego, as ideias republicanas e progressistas, cedo entrou em conflito com o Estado Novo, o que acabaria por o levar ao exílio para os Estados Unidos da América a partir de 1935.
Desde essa altura até à sua morte apenas voltaria pontualmente a Portugal, não passando no seu país natal períodos superiores a dois anos.
Em 1942 viria a adquirir a nacionalidade americana.
Um ano antes do seu falecimento foi agraciado com a Ordem Militar de Santiago da Espada, no Grau de Grande Oficial.

 

GUSTAVO ADOLFO


Posted by Picasa Gustavo Adolfo, (9 de Dezembro de 1594 — 6 de Novembro de 1632), rei da Suécia, foi um dos grandes campeões da causa protestante.
Foi alcunhado de Leão do Norte pelos seus progressos na arte da guerra, nomeadamente pela introdução de peças de artilharia ligeira, que podiam ser mais facilmente deslocadas no campo de batalha.
Assim que subiu ao trono, em 1611, com apenas dezasseis anos, viu-se envolvido em guerras: inicialmente com a Polónia, Dinamarca e Rússia. Resolveu rapidamente o assunto com a Dinamarca e Rússia, mas a guerra com a Polónia arrastou-se até 1629, quando a venceu.
Nessa altura já Gustavo era considerado um dos melhores guerreiros do seu tempo.
Em 1630 decidiu intervir na Guerra dos Trinta Anos, na qual os Protestantes passavam por dificuldades. Alguns dos seus oponentes troçaram do rei de gibão de cabedal, chamando-o de «Rei das Neves» e afirmando que se derreteria quando chegassem os climas quentes do Sul.
No entanto, Gustavo derrotou e matou um dos mais brilhantes generais do lado católico-romano, o conde de Tilly.

Em 1632, na Batalha de Lucena (Lutzen), Gustavo defrontou o ainda mais temível Albrecht von Wallenstein, a quem derrotou, mas morreu conduzindo uma carga de cavalaria.

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa Na pequena mercearia da aldeia o compadre Zulmiro um dia resolve meter um ajudante, de modos que arranjou um rapaz novo. Um dia ele teve que sair e disse ao rapaz se vier alguém enquanto eu não estou perguntas o que quer.
Ele assim fez chegou uma senhora e dissse quro uma folha de lixa número 2.
- Desculpe mas lixa nº 2 não temos.
A senhora foi-se embora.
Quando o patrão chegou perguntou :
-Esteve aqui alguém..?
- Sim.- respondeu o rapaz.
- Que é que queria?
- Lixa nº 2 .
- E que é que respondeste?
- Que não tinha...
- Ó seu burro, dizias à senhora que não tínhamos lixa nº2 mas tínhamos nº 3 que ainda era melhor.
- Está bem! Para a próxima faço isso.
Passados uns dias o compadre volta a sair e diz para o rapaz:
- Lembra-te do que te disse...
Às tantas entra uma senhora que pergunta pelo patrão.
O rapaz responde que não está, e de seguida pergunta à senhora o que deseja.
- Queria um rolo de papel higiénico.
De imediato o rapaz responde:
- Papel higiénico não temos, mas temos lixa número 3 que ainda faz melhor efeito.

 

VAN DICK


Posted by Picasa Anthony (Antoon) van Dyck (Antuérpia, 22 de Março de 1599 — Londres, 9 de Dezembro de 1641) foi um pintor flamengo.
Menino-prodígio da arte flamenga foi aprendiz de Hendrik van Balen e discípulo de Rubens.

Esmerou-se nos motivos míticos e religiosos.
Tendo se estabelecido por um período em Gênova, Itália, teve alguma influência da Escola veneziana no que diz respeito ao colorido de seus quadros.
Carlos I de Inglaterra contratou-o como pintor oficial da corte.

 

ALMEIDA GARRETT


Posted by Picasa Filho segundo do selador-mor da Alfândega do Porto, acompanhou a família quando esta se refugiou nos Açores, onde tinha propriedades, fugindo da segunda invasão francesa, realizada pelo exército comandado pelo marechal Soult que entrando em Portugal por Chaves se dirigiu para o Porto, ocupando-o.
Passou a adolescência na ilha Terceira, tendo sido destinado à vida eclesiástica, devendo entrar na Ordem de Cristo, por intercedência do tio paterno, Frei Alexandre da Sagrada Família, bispo de Malaca e depois de Angra.
Em 1816, tendo regressado a Portugal, inscreveu-se na Universidade, na Faculdade de Leis, sendo aí que entrou em contacto com os ideais liberais.
Em Coimbra, organiza uma loja maçónica, que será frequentada por alunos da Universidade como Manuel Passos.
Em 1818, começa a usar o apelido Almeida Garrett, assim como toda a sua família.
Participa entusiasticamente na revolução de 1820, de que parece ter tido conhecimento atempado, como parece provar a poesia As férias, escrita em 1819.
Enquanto dirigente estudantil e orador defende o vintismo com ardor escrevendo um Hino Patriótico recitado no Teatro de São João. Em 1821, funda a Sociedade dos Jardineiros, e volta aos Açores numa viagem de possível motivação maçónica.
De regresso ao Continente, estabelece-se em Lisboa, onde continua a publicar escritos patrióticos.
Concluindo a Licenciatura em Novembro deste ano.Em Coimbra publica o poema libertino O Retrato de Vénus, que lhe vale ser acusado de materialista e ateu, assim como de «abuso da liberdade de imprensa», de que será absolvido em 1822.
Torna-se secretário particular de Silva Carvalho, secretário de estado dos Negócios do Reino, ingressando em Agosto na respectiva secretaria, com o lugar de chefe de repartição da instrução pública.
No fim do ano, em 11 de Novembro, casa com Luísa Midosi.
A Vilafrancada, o golpe militar de D. Miguel que, em 1823, acaba com a primeira experiência liberal em Portugal, leva-o para o exílio. Estabelece-se em Março de 1824 no Havre, cidade portuária francesa na foz do Sena, mas em Dezembro está desempregado, o que o leva a ir viver para Paris. Não lhe sendo permitido o regresso a Portugal, volta ao seu antigo emprego no Havre.
Em 1826 está de volta a Paris, para ir trabalhar na livraria Aillaud. A mulher regressa a Portugal.É amnistiado após a morte de D. João VI, regressando com os últimos emigrados, após a outorga da Carta Constitucional, reocupando em Agosto o seu lugar na Secretaria de Estado. Em Outubro começa a editar «O Português, diário político, literário e comercial», sendo preso em finais do ano seguinte.
Libertado, volta ao exílio em Junho de 1828, devido ao restabelecimento do regime absoluto por D. Miguel. De 1828 a Dezembro de 1831 vive em Inglaterra, indo depois para França, onde se integra num batalhão de caçadores, e mais tarde, em 1832, para os Açores integrado na expedição comandada por D. Pedro IV. Nos Açores transfere-se para o corpo académico, sendo mais tarde chamado, por Mouzinho da Silveira, para a Secretaria de Estado do Reino.Participa na expedição liberal que desembarca no Mindelo e ocupa o Porto em Julho de 1832. No Porto, é reintegrado como oficial na secretaria de estado do Reino, acumulando com o trabalho na comissão encarregada do projecto de criação do Códigos Criminal e Comercial.
Em Novembro parte com Palmela para uma missão a várias cortes europeias, mas a missão é dissolvida em Janeiro e Almeida Garrett ve-se abandonado em Inglaterra, indo para Paris onde se encontra com a mulher.
Só com a ocupação de Lisboa em Julho de 1833, consegue apoio para o seu regresso, que acontece em Outubro.
Em Novembro é nomeado secretário da comissão de reforma geral dos estudos. Em Fevereiro do ano seguinte é nomeado cônsul-geral e encarregado de negócios na Bélgica, onde chega em Junho, mas é de novo abandonado pelo governo.
Regressa a Portugal em princípios de 1835, regressando ao seu posto em Maio. Estava em Paris, em tratamento, quando foi substituído sem aviso prévio na embaixada belga. Nomeado embaixador na Dinamarca, é demitido antes mesmo de abandonar a Bélgica.Estes sucessivos abandonos por parte dos governos cartistas, levam-no a envolver-se com o Setembrismo, dando assim origem à sua carreira parlamentar.
Logo em 28 de Setembro de 1836 é incumbido de apresentar uma proposta para o teatro nacional, o que faz propondo a organização de uma Inspecção-Geral dos Teatros, a edificação do Teatro D. Maria II e a criação do Conservatório de Arte Dramática. Os anos de 1837 e 1838, são preenchidos nas discussões políticas que levarão à aprovação da Constituição de 1838, e na renovação do teatro nacional.
Em 20 de Dezembro é nomeado cronista-mor do Reino, organizando logo no princípio de 1839 um curso de leituras públicas de História. No ano seguinte o curso versa a «história política, literária e científica de Portugal no século XVI».Em 15 de Julho de 1841 ataca violentamente o ministro António José d'Ávila, num discurso a propósito da Lei da Décima, o que implica a sua passagem para a oposição, e o leva à demissão de todos os seus cargos públicos.
Em 1842, opõem-se à restauração da Carta proclamada no Porto por Costa Cabral.
Eleito deputado nas eleições para a nova Câmara dos Deputados cartista, recusa qualquer nomeação para as comissões parlamentares, como toda a esquerda parlamentar. No ano seguinte ataca violentamente o governo cabralista, que compara ao absolutista.É neste ano de 1843 que começou a publicar, na Revista Universal Lisbonense, as Viagens na Minha Terra, descrevendo a viagem ao vale de Santarém começada em 17 de Julho.
Anteriormente, em 6 de Maio, tinha lido no Conservatório Nacional uma memória em que apresentou a peça de teatro Frei Luís de Sousa, fazendo a primeira leitura do drama.Continuando a sua oposição ao Cabralismo, participa na Associação Eleitoral, dirigida por Sá da Bandeira, assim como nas eleições de 1845, onde foi um dos 15 membros da minoria da oposição na nova Câmara. Em 17 de Janeiro de 1846, proferiu um discurso em que considerava a minoria como representante da «grande nação dos oprimidos», pedido em 7 de Maio a demissão do governo, e em Junho a convocação de novas Cortes.
Com o despoletar da revolução da Maria da Fonte, e da Guerra Civil da Patuleia, Almeida Garrett que apoia o movimento, tem que passar a andar escondido, reaparecendo em Junho, com a assinatura da Convenção do Gramido.Com a vitória cartista e o regresso de Costa Cabral ao governo, Almeida Garrett é afastado da vida política, até 1852. Em 1849, passa uma breve temporada em casa de Alexandre Herculano, na Ajuda. Em 1850, subscreve com mais de 50 outras personalidades um Protesto contra a Proposta sobre a Liberdade de Imprensa, mais conhecida por «lei das rolhas». Costa Cabral nomeia-o, em Dezembro, para a comissão do monumento a D. Pedro IV.
Com o fim do Cabralismo e o começo da Regeneração, em 1851, Almeida Garrett é consagrado oficialmente. É nomeado sucessivamente para a redacção das instruções ao projecto da lei eleitoral, como plenipotenciário nas negociações com a Santa Sé, para a comissão de reforma da Academia das Ciências, vogal na comissão das bases da lei eleitoral, e na comissão de reorganização dos serviços públicos, para além de vogal do Conselho Ultramarino, e de estar encarregado da redacção do que irá ser o Acto Adicional à Carta. Em 25 de Junho é agraciado com o título de Visconde, em duas vidas.Em 1852 é eleito novamente deputado, e de 4 a 17 de Agosto será ministro dos Negócios Estrangeiros. A sua última intervenção no Parlamento será em Março de 1854 em ataca o governo na pessoa de Rodrigo de Fonseca Magalhães.
Morre no dia 9 de Dezembro de 1854 devido a um cancro de origem hepática, tendo sido sepultado no Cemitério dos Prazeres.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santa Joana Francisca de Chantal
Santa Joana nasceu em Dijon a 28 de Janeiro de 1572. Filha de Benigno Frémiot, presidente do parlamento de Borgonha e de Margarida de Berbizy. No baptismo recebeu o nome de Joana, ao qual acrescentou o de Francisca, por ocasião de sua confirmação.
Teve esmerada educação. Recusando a casar-se com um fidalgo rico, por ser ele calvinista, mas aceitou casar-se com o barão de Chantal.
Conduzida ao castelo de Bourbilly, após o casamento, a primeira ordem que deu foi a de diariamente haver missa, e de a ela assistirem todos os domésticos; por isso ocupou-se da instrução religiosa deles; ocupou-os com discrição, e os ajudou em suas necessidades com grande caridade. Nas festas e nos domingos participava da missa na paróquia. Quando o marido se ausentava não saia de casa, nem havia diversões no castelo.
FIcou viúva, aos 28 anos, com um filho e três filhas.Santa Joana Francisca, sofreu muito após a morte do marido, mas coube fazê-lo cristãmente. Fez voto de castidade e levou vida de profundíssima caridade, vivendo retirada do mundo e dividindo o tempo entre a oração, o trabalho e a educação dos filhos.
Estava na casa de seu pai, quando conheceu São Francisco de Sales, bispo de Genebra.
Descobriu nele o homem talhado para seu director espiritual. A partir daí uma profunda amizade une a ambos. O fruto espiritual dessa amizade será a Congregação da Visitação de Santa Maria, que a baronesa de Chantal fundará juntamente com Jacqueline Fabre e a senhorita Brechard. Com os filhos crescidos e amadurecidos. Casou sua filha mais velha com o barão de Thorens, a outra faleceu pouco depois, e a terceira desposou o conde de Toulonjon.
O jovem barão de Chantal com 15 anos foi entregue ao avô materno, que cuidaria de sua educação e de seus bens. A presença da mãe não lhes era mais necessária. Podia sossegada entrar no convento. Brilha nela todo o vigor cristão do amor de Deus acima de tudo e do amor ao próximo por amor a Deus.A ordem da Visitação começou em Annecy, sob a orientação do bispo de Genebra, e foi se desenvolvendo.
Madre Chantal foi obrigada a deixar muitas vezes Annecy para fundar casas em diversas outras cidades, não sem muitas dificuldades e sofrimentos, e até perseguições em Paris.Santa Joana Francisca de Chantal, morreu em Moulins, no dia 13 de dezembro, depois de rude agonia, pronunciando o nome de Jesus.

 

JOHN MALKOVICH


Posted by Picasa John Malkovich que nasceu no dia 9 de Dezembro de 1953, em Benton, Illinois, Estados Unidos da América é um actor, produtor e director Norte-americano.
Dotado de uma sólida formação dramática, participou em mais de cinquenta montagens teatrais independentes como actor e director, antes de triunfar no cinema no papel de Valmont em As amizades perigosas (1988), de Stephen Frears e homens (1992), Na linha de fogo(1993), Mary Reilly(1996), Rounders (1997) e Os tempos passados (1999).
Em 1998 dirigiu o seu primeiro filme Dancer Upstairs, e no ano 2000 rodou em Espanha Passos de baile, protagonizado por Javier Bardem.
Entre os seus hobbies destaca-se o de estilista de moda.

 

KIRK DOUGLAS


Posted by Picasa Kirk Douglas é um actor norte americano nascido em 9 de Dezembro de 1916. É pai do conhecido actor de Hollywood, Michael Douglas.
Seu nome de nascença é Issur Danielovitch Demsky e nasceu em Amsterdam, Nova Iorque.
Seus pais, Herschel Danielovitch e Bryna Sanglel, eram pobres bielorrussos judeus.
Na St. Lawrance University, Douglas fez parte da liga de boxe.
Para tentar conseguir uma bolsa, entrou para um grupo de actuação.
Seus talentos o pegaram despercebido — recebeu a bolsa junto com uma actriz que viria a ser conhecida como Lauren Bacall.
Serviu na Marinha Americana no início da Segunda Guerra Mundial em 1941 até seu fim, em 1945. Depois da guerra, voltou para Nova Iorque e começou a actuar no rádio e em comerciais de televisão, enquanto tentava entrar para a Broadway.
Douglas recebeu a ajuda da actriz Lauren Bacall ao obter seu primeiro papel no filme The Strange Love of Martha Ivers (1946), onde estrelava Barbara Stanwyck.
Kirk Douglas recebeu quatro nomeações para o Oscar por seu trabalho em Champion (1949), The Bad and the Beautiful (1952 e Lust for Life (1956).
Douglas não ganhou nenhum, as recebeu um Oscar especial em 1996 por 50 anos de modelo moral e criativo para a comunidade cinematográfica." Também por suas contribuições para a indústira do cinema, Kirk Douglas tem uma estrela na Calçada da Fama no número 6263, Hollywood Blvd.
Em 1984, seu nome foi colocado no Western Performers Hall of Fame no National Cowboy & Western Heritage Museum em Oklahoma City, Oklahoma.
Em Outubro de 2004, teve seu nome dado a uma avenida em Palm Springs, na Califórnia. Douglas já foi casado duas vezes, primeiro com Diana Dill (em 2 de Novembro de 1943, divorciados em 1951), com quem teve dois filhos, o actor Michael Douglas e o produtor Joel Douglas.
Com sua segunda esposa, Anne Boydens (casaram-se em 29 de Maio de 1954 até hoje) teve também dois filhos, o produtor Peter Vincent Douglas, e o actor Eric Douglas.
Eric morreu em 6 de Julho de 2004 de uma overdose de drogas.
Em 1996, Kirk Douglas sofreu um enfarte, parcialmente paralisando sua habilidade de falar.

 

MULHERES BONITAS


Posted by Picasa Sandra Bullock

sexta-feira, dezembro 08, 2006

 

IMAGEM DO DIA


Boas Festas
Posted by Picasa

 

TOM JOBIM


Posted by Picasa Tom Jobim é um dos nomes que melhor representam a música brasileira na segunda metade do século XX.
Pianista, compositor, cantor, arranjador, violonista às vezes, é praticamente uma unanimidade quando se pensa em qualidade e sofisticação musical.
Nasceu no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, mudando-se logo com a família para Ipanema.
Aprendeu a tocar violão e piano tendo tido aulas, entre outros, com o professor alemão Koellreuter, introdutor da técnica dodecafônica no Brasil.
Pensou em trabalhar como arquitecto e chegou a empregar-se num escritório, mas logo desistiu e resolveu ser pianista.Tocava em bares e inferninhos em Copacabana no início dos anos 50, até que em 1952 foi contratado como arranjador pela gravadora Continental.
Além dos arranjos, também tinha a função de transcrever para a pauta as melodias de compositores que não dominavam a escrita musical.
Por essa época começou a escrever suas primeiras composições.A primeira música gravada foram "Incerteza" (com Newton Mendonça), por Mauricy Moura. "Tereza da Praia", parceria com Billy Blanco, gravada por Lúcio Alves e Dick Farney pela Continental em 1954, foi o primeiro sucesso.
Depois disso participou de gravações e compôs com Billy Blanco a "Sinfonia do Rio de Janeiro", além de outras parcerias como Dolores Duran ("Se É por Falta de Adeus", "Por Causa de Você"). Em 1956 musicou a peça "Orfeu da Conceição" com Vinicius de Moraes, que se tornou um de seus parceiros mais constantes.
Dessa peça, fez bastante sucesso a música "Se Todos Fossem Iguais a Você", gravada diversas vezes.
Faleceu no dia 8 de Dezembro de 1994.

 

CARICATURA DO DIA


Goldie Hawn
Posted by Picasa

 

GOLDA MEIR


Posted by Picasa Golda Meir, nascida Golda Mabovitch, na cidade de Kiev em 3 de Maio de 1898 e falecida em 8 de Dezembro de 1978, foi uma fundadora do Estado de Israel.
Emigrou para a Palestina no ano de 1921, onde militou no sindicato Histadrut e no partido trabalhista Mapai.
Além de primeira embaixadora israelense na extinta URSS em 1948, ela foi ministra do Bem-Estar Social, ministra do Exterior, secretária-geral do Mapai e foi o quarto primeiro-ministro de Israel, entre 1969 e 1974.
Conhecida pela firmeza de suas convicções, estava à frente do Estado de Israel em seu momento mais dramático: a Guerra do Yom Kippur, na qual tropas egípcias e sírias atacaram Israel, cuja população estava distraída pelas comemorações do Dia do Perdão judaico.
David Ben-Gurion certa vez disse dela: "Ela foi um verdadeiro homem em meu gabinete".

 

KIM BASINGER


Posted by Picasa Nascida em Athens ,Geórgia, nos Estados Unidos, em 08/12/1953, é a filha do meio de uma família de 5 irmãos, seus pais também tiveram experiências no meio artístico.
Embora tivesse como sonho ser actriz quando crescesse, Kim sempre foi muito tímida quando criança. Mesmo assim, participou de vários concursos de beleza em sua cidade e até em Nova Iork - primeiro de champôs, e depois contratada pela agência Ford.
Mudou-se então para a Big Apple. Durante o começo dos anos 70, apareceu em várias capas de revistas e dezenas de anúncios.
Nunca abandonou o sonho de se tornar uma actriz e sempre arrumava um tempinho extra para fazer aulas de teatro.
Cansada de trabalhar como modelo, mudou-se para Los Angeles em 1976.
Depois de 6 meses, entrou para a TV fazendo episódios em algumas séries, até ganhar seu próprio papel num piloto de um seriado policial: Dod and Cat (1977).
Depois desses pequenos trabalhos na TV, estreou no cinema em "The Hard Country" (1981). Seguiu em vários filmes com papéis ainda inexpressivos - A Um Passo Para a Eternidade (1979), A Montanha de Ouro (1982), foi como "Bond girl" de Sean Connery em "Nunca Mais Outra Vez" (83) que ela teve sua primeira grande oportunidade, aparecendo em seguida num ensaio fotográfico de oito páginas na "Playboy".
Meus Problemas com as Mulheres (1984), Um Homem Fora de Série (1984), Loucos de Amor (1984) - até quebrar os recordes de bilheteira em 1986 com uma destemida performace em 9 e ½ Semanas de Amor.
Seus próximos filmes - Sem Perdão (1986), Encontro às Escuras (1987), Nadine (1987), Minha Noiva é Uma Extraterrestre (1989) - não obtiveram o mesmo sucesso. Em 1989, ela chegou no elenco de Batman, como uma jornalista .
Em 1991 durante as filmagens de Uma Loira em Minha Vida, ela começou a namorar o actor Alec Baldwin - antes, Basinger fora casada com o pintor Ron Britton e teve um romance com o cantor Prince - e arrumou uma grande confusão com a Disney, produtora do filme, por querer abandonar o trabalho durante um mês para visitar o Brasil.
Diante da ameaça do estúdio de aplicar-lhe uma multa de 85 mil dólares por dia de ausência, mudou de idéia.
Transformada rapidamente em um dos maiores símbolos sexuais de Hollywood, passou a envolver-se em confusões fora da tela.
Em maio de 1993, perdeu uma acção de US$ 8,1 milhões por não manter o compromisso verbal de filmar "Encaixotando Helena" (93).
Para sair da concordata, foi obrigada a limitar suas despesas mensais a US$ 10 mil.
Com isso, precisou suspender o projecto do parque de diversões que erguiria em Braselton (Geórgia), sendo processada por diversos moradores contratados para trabalhar na construção.
Em janeiro de 1995, o jornal "The New York Times" declarou-a "falida" em reportagem de três páginas. Pouco depois, em abril, foi anunciada sua primeira gravidez.Após permanecer alguns anos fora da telas cuidando da filha recém-nascida, Kim Basinger juntou todas as suas energias para actuar em Los Angeles - Cidade Proibida.
O filme, com Danny de Vito e Kevin Spacey, foi um tremendo sucesso de crítica e concedeu a Kim o Oscar de melhor actriz secundária. Com o selo de aprovação da Academia, Kim aparecerá em breve em Celebrity, ao lado de Winona Rider e Leonardo DiCaprio.

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa O compadre Sebastião já muito velho chega ao médico e pergunta-lhe:
- Ó sôtor. eu já tenho 75 anos, será que eu vou viver até aos 80?
- Bem - responde o médico - você fuma?
- Não!- respondeu
- Você bebe?
- Também não Sôtor.
- Você ainda ... ainda vai ter com a ti' Maria?
- Não, Sôtor, nada disso!!
- Então P'RA QUE RAIO É QUE QUER VIVER ATÉ AOS 80?!

 

JIM MORRISON


Posted by Picasa Jim Morrison que nasceu no dia 8 de Dezembro de 1943 e faleceu em 3 Julhode 1971 foi um cantor, compositor e poeta norte-americano.
Nascido James Douglas Morrison, na Flórida, foi o vocalista e autor das letras da banda rock norte-americana The Doors.
Foi também autor de vários livros de poesia.
James Douglas Morrison era filho do Almirante George Stephen Morrison e sua mulher Clara Clark Morrison, ambos empregados da ‘’Marinha americana’’. Jim foi criado pelos seus pais que eram conservadores e rigorosos mas acabou por tomar para si pontos de vista completamente antagónicos aos que lhe foram ensinados.
De acordo com Morrison, um dos eventos mais importantes da sua vida aconteceu em 1954 durante uma viagem de família ao Novo México, que ele descreveu assim:“A primeira vez que descobri a morte…eu, os meus pais e os meus avós, íamos de automóvel no meio do deserto ao amanhecer.
Um caminhão carregado de índios, tinha chocado com outra viatura e havia índios espalhados por toda a auto-estrada sangrando.
Eu era apenas um miúdo e fui obrigado a ficar dentro do automóvel enquanto os meus pais foram ver o que se passava.
Não consegui ver nada – para mim era apenas tinta vermelha esquisita e pessoas deitadas no chão, mas sentia que alguma coisa se tinha passado, porque conseguia perceber a vibração das pessoas à minha volta, então de repente apercebi-me que elas não sabiam mais do que eu sobre o que tinha acontecido.
Esta foi a primeira vez que senti medo...e eu penso que nessa altura as almas daqueles índios mortos – talvez de um ou dois deles – andavam a correr e aos pulos e vieram parar à minha alma, ,e eu apenas como uma esponja, ali sentado a absorvê-las”Morrison tornou-se um descobridor, interessado em explorar novos caminhos e sensações diferentes, e seguiu uma vida de boémia na Califórnia, frequentou a Universidade de Los Angeles (UCLA), deambulando por lá, dormindo em sofás e nos telhados, andou por Veneza,Los Angeles, devorando livros.
Após a graduação pela UCLA, Morrison leu alguns poemas a um colega seu Ray Manzarek e ambos decidiram na hora fazer uma banda rock.
Para completar a banda vieram mais dois membros juntar-se a eles, Robby Krieger e John Densmore. O nome da banda – The Doors foi inspirado no livro The doors of perception de Aldous Huxley que o tinha ido buscar a um verso de um poema de William Blake, que dizia: “When the doors of perception are cleanesed/ Things will appear as they are, Infinite”, (quando as portas da percepção estão limpas/ as coisa aparecem como são, Infinitas).
Morrison desenvolveu um estilo de cantar único e um estilo de poesia a tocar fortemente no misticismo.Morrison adoptou a alcunha de “Mr. Mojo Risin’”, um anagrama de “Jim Morrison” e que ele usou como refrão na música “LA woman” no álbum do mesmo nome e o último que gravou. Era também chamado deLizard King retirado de um verso do seu famoso épico “The celebration of the Lizard”, parte do qual foi gravado no álbum Waiting for the sun, adaptado a musical nos anos 90.
Ainda antes da formação dos Doors, Morrison começou a consumir várias drogas, a beber álcool em grandes quantidades e a entregar-se a diversos ‘’bacanais’’, aparecendo embriagado para as sessões de gravação (podendo ouvir-se soluços em “Five to one”).
Em Março de 1971, Morrison mudou-se para Paris com o propósito de se concentrar na escrita.
Em Paris morreu, em 3 de Julho de 1971, na banheira com a idade de 27 anos; muitos fãs e biógrafos especularam sobre a causa da morte, se teria sido por overdose, ou possivelmente um assassinato feito pelas autoridades do governo americano.
Morrison referiu-se a si próprio como sendo o nº 3, a morrer misteriosamente, tendo sido os dois primeiros Jimi Hendrix e Janis Joplin.O relatório oficial diz que foi “ataque de coração” a causa da sua morte.Está sepultado no famoso cemitério “Le pére Lachaise” em Paris; Devido ao facto de muitos fãs se comportarem menos bem, deixando muito lixo e grafittis por onde passam, foi proposto que se arranjasse outro local para o sepultar.Alguns fãs acham que Morrison forjou a sua morte, para conseguir escapar à fama e popularidade. Teóricos da conspiração referem-se ao facto que a sua namorada de longa data, Pamela Courson ter dito que Morrison estava apenas cansado e a repousar num hospital, dizem também que muito poucas pessoas terão visto o corpo de Morrison antes do funeral e que ele teria brincado meses antes com os outros membros da banda, dizendo que ia fugir para África.
John Densmore, baterista dos Doors terá dito que achava a campa muito pequena.
Histórias mais recentes afirmam que terá sido visto vivo, e levando uma vida de cowboy, e o realizador Gerald Pitts clama tê-lo descoberto num rancho em 1998. Isso pode ser visto neste site Jim Morrison A Living Legend e cada um julgará como quiser. Para alguns, Morrison foi um rebelde, para outros um poeta rock.

 

SAMMY DAVIS JUNIOR


Posted by Picasa Sammy Davis Jr nasceu no dia 8 de Dezembro de 1925 em Nova York (EUA) e faleceu no dia 16 de Maio de 1990 em Los Angeles (EUA).
Sammy Davis Jr. dominava o palco: cantava, dançava, actuava e tocava diversos instrumentos.
Por isso, mais do que 23 filmes e 40 discos Long Playing (LP), suas performances gravadas ao vivo são seu principal legado.
Seus temas mais conhecidos são "Mr. Bojangles", "Candy Man" e "That Old Black Magic".
Notável intérprete de Cole Porter, Sammy estrelou a versão para o cinema da ópera "Porgy and Bess", sob a direcção de Otto Preminger, em 1959.
Aos três anos, Sammy fazia parte do grupo Will Mastin's Gang Featuring Little Sammy, fundado no Harlem, o bairro negro onde ele nasceu, por seu pai e seu tio.
Ao sete, estreou no cinema em "Rufus Jones for President". Em 1942, conheceu Frank Sinatra durante uma apresentação no Teatro Michigan, em Detroit.
Após a Segunda Guerra, iniciou sua carreira no salão de festas Slapsy Maxie, de Los Angeles.
O sucesso no musical "Mr. Wonderful", na Broadway, abriu o espaço para estrelar seu próprio programa de televisão. Foi o primeiro artista negro a conseguir isso. Seu primeiro álbum, "Starring Sammy Davis Jr.", foi lançado em 1954.
Naquele ano, ficou meses afastado porque perdeu o olho esquerdo num acidente de carro.
Ao retornar aos palcos, colocou nas paradas de sucesso as músicas "Something's Gotta Give", "Love me or Leave me" e That Old Black Magic. Dirigiu, em parceria com Frank Sinatra e Liza Minnelli, o célebre grupo de amigos Rat-Pack-Clique nos casinos de Las Vegas, em 1959.
O mesmo grupo produziu também filmes, como "Ocean's Eleven" ("Onze homens e um destino") (1960), "Sergeants 3" (1962) e "Robin and the Seven Hoods" (1964).
A carreira de Sammy Davis foi bastante prejudicada pelo preconceito racial, que limitou seus papéis no cinema, mesmo considerando sua parceria com amigos do Rat-Pack como Frank Sinatra e Dean Martin.
O artista, porém, compensava com espectáculos ao vivo, tendo uma agenda constantemente lotada e casa cheia. "Gostem ou não de mim, eles sabem que meu espectáculo vale o dinheiro que gastaram com o ingresso", disse ele numa entrevista.
O público conservador americano manifestou sua ira em dois episódios: a conversão de Sammy ao judaísmo e seu casamento com May Britt, uma atriz branca, loura e sueca.
Nesses períodos, ele recebeu ameaças de morte. Seu último desempenho foi numa produção para a TV, "O maior presente de Natal" ("The kid who loved Christmas"), em 1990.
Sammy Davis Jr. Morreu de câncer aos 64 anos, em Beverly Hills, bairro dos ricos e famosos de Los Angeles.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Imaculada Conceição de Maria
O dogma da Imaculada Conceição de Maria é um dos dogmas mais queridos ao coração do povo cristão.

Os dogmas da Igreja são as verdades que não mudam nunca, que fortalecem a fé que carregamos dentro nós e que não renunciamos nunca.
A convicção da pureza completa da Mãe de Deus, Maria, ou seja, esse dogma foi definido em 1854 pelo Papa Pio IX, através da bula "Ineffabilis Deus", mas antes disso a devoção popular à Imaculada Conceição de Maria já era extensa. A festa já existia no oriente e na Itália meridional, então dominada pelos bizantinos, desde o século VII. A festa não existia oficialmente no calendário da Igreja.
Os estudos e discussões teológicas avançaram através dos tempos sem um consenso positivo. Quem resolveu a questão foi um frade franciscano escocês e grande doutor em teologia, chamado Beato João Duns Scoto, que morreu em 1308.
Na linha de pensamento de São Francisco de Assis, ele defendeu a Conceição Imaculada de Maria, como ínicio do projecto central de Deus: o nascimento do seu Filho feito homem para a redenção da humanidade.
Transcorrido mais um longo tempo, a festa acabou sendo incluída no calendário romano em 1476. Em 1570 foi confirmada e formalizada pelo Papa Pio V, na publicação do novo ofício e, finalmente, no século XVIII, o Papa Clemente XI tornou-a obrigatória a toda a cristandade. Quatro anos mais tarde, as aparições de Lourdes foram as prodigiosas confirmações dessa verdade, do dogma.
De facto, Maria proclamou-se explicitamente com a prova de incontáveis milagres: "Eu sou a Imaculada Conceição". Deus quis preparar ao seu Filho uma digna habitação.
No seu projecto de redenção da humanidade, manteve a Mãe de Deus, cheia de graça, ainda no ventre materno. Assim, toda a obra veio da gratuidade de Deus miseriordioso.
Foi Deus que concedeu à Ela o mérito de participar do seu projecto.
Permitiu que nascesse de pais pecadores, mas, por preservação divina permanecesse incontaminada. Maria então foi concebida sem a mancha do orgulho e do desamor que é o pecado original. Em vista disso, a Imaculada Conceição foi a primeira a receber a plenitude da bênção de Deus, por mérito do seu Filho, e que se manifestou na morte e na Ressurreição de Cristo, para redenção da humanidade que crê e segue seus ensinamentos.
Hoje não comemoramos a memória de um Santo, mas a solenidade mais elevada, maior e mais preciosa da Igreja: a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria, a Rainha de todos os Santos, a Mãe de Deus.

 

LÍNGUAS


O ratinho estava na toca, encurralado pelo gato, que, do lado de fora, miava: - MIAU, MIAU, MIAU.
O tempo passava e ele ouvia:
- MIAU, MIAU, MIAU.
Depois de várias horas e já com muita fome o rato ouviu:
- AU! AU! AU!
Então deduziu: Se há cão lá fora, o gato foi embora.
Saiu disparado em busca de comida.
Nem saiu bem da toca o gato NHAAAC!
Inconformado, já na boca do gato perguntou:
- Porra gato! Que merda é esta?
E o gato respondeu:
- Meu filho, neste mundo globalizado de hoje, quem não fala pelo menos dois idiomas morre à fome!

 

JOHN LENNON


Posted by Picasa John Ono Lennon que nasceu no dia 9 de Outubro de 1940 em Liverpool na Inglaterra e faleceu no dia 8 de Dezembro de 1980 em Nova Iorque nos Estados Unidos da América, foi um músico e compositor britânico.
John Lennon foi o mais famoso membro dos Beatles.
Junto de Paul McCartney, compôs a maioria das canções e melodias do grupo.
John Lennon é muito conhecido como cantor, compositor e guitarrista dos Beatles. Ele é reconhecido como um dos ícones musicais do século XX, e suas canções (como "Imagine" e "Strawberry Fields Forever") estão freqüentemente no ranking musical de melhores músicas do século XXI.

 

MULHERES BONITAS


Reese Witherspoon
Posted by Picasa

quinta-feira, dezembro 07, 2006

 

IMAGEM DO DIA


De pequenino... !
Posted by Picasa

 

PAPA EUTIQUIANO


Posted by Picasa Nasceu em Luni.
Eleito em 4 de janeiro de 275, governou a Igreja durante oito anos.
Ordenou que os mártires fossem cobertos pela "dalmática", parecida com o manto dos Imperadores Romanos, hoje vestimentas dos diáconos nas cerimônias solenes.
Instituiu a benção da colheita nos campos.
Morreu em 7 de dezembro de 283 e está sepultado na Catacumba de São Calisto, na Via Ápia.



 

CARICATURA DO DIA


Bono
Posted by Picasa

 

ARY DOS SANTOS


Posted by Picasa Oriundo de uma família da alta burguesia, José Carlos Ary dos Santos, conhecido no meio social e literário por Ary dos Santos, nasceu em Lisboa a 7 de Dezembro de 1937.
Aos catorze anos, a sua família publica-lhe alguns poemas, considerados maus pelo poeta. No entanto, Ary dos Santos revelaria verdadeiramente as suas qualidades poéticas em 1954, com dezasseis anos de idade.
É nessa altura que vê os seus poemas serem seleccionados para a Antologia do Prémio Almeida Garrett.
É então que Ary dos Santos abandona a casa da família, exercendo as mais variadas actividades para seu sustento económico, que passariam desde a venda de máquinas para pastilhas até à publicidade.
Contudo, paralelamente, o poeta não cessa jamais de escrever e em 1963 dar-se -ia a sua estreia efectiva com a publicação do livro de poemas " A Liturgia do Sangue".
Em 1969, ano que o próprio Ary dos Santos considerava ter marcado decisivamente a sua vida, inicia-se na actividade política ao filiar-se no PCP, participando de forma activa nas sessões de poesia do então intitulado "canto livre perseguido".Entretanto, concorre, sob pseudónimo, ao Festival da Canção da RTP com os poemas "Desfolhada"e "Tourada", obtendo os primeiros prémios.
É aliás através deste campo –o da música que o poeta melhor se tornaria conhecido entre o grande público.Autor de mais de seiscentos poemas para canções, Ary dos Santos fez no meio muitos amigos.
Gravou, ele próprio, textos ou poemas de e com muitos outros autores e intérpretes e ainda um duplo álbum contendo O Sermão de Santo António aos Peixes do Padre António Vieira.
À data da sua morte tinha em preparação um livro de poemas intitulado As Palavras das Cantigas, onde era seu propósito reunir os melhores poemas dos últimos quinze anos, e um outro intitulado Estrada da Luz - Rua da Saudade, que pretendia fosse uma autobiografia romanceada.
O poeta deixou-nos a 18 de Janeiro de 1984.
Postumamente, o seu nome foi dado a um largo do Bairro de Alfama, descerrando-se uma lápide evocativa na casa da Rua da Saudade, onde viveu praticamente toda a sua vida.
Ainda em 1984, foi lançada a obra VIII Sonetos de Ary dos Santos, com um estudo sobre o autor de Manuel Gusmão e planeamento gráfico de Rogério Ribeiro, no decorrer de uma sessão na Sociedade Portuguesa de Autores, da qual o autor era membro.

 

APOLO XVII


Posted by Picasa Apesar da cortina estar se fechando sobre o Programa Apollo, o acto final foi espetacular.
A área de pouso do Módulo Lunar Falcon, num bonito vale cercado de montanhas no limite do Mar da Serenidade, prometia ser um paraíso geológico.
Em fotografias tiradas antes da missão, a área escolhida para o pouso, Taurus-Littrow, estava coalhada de pedras roladas das montanhas em volta, e no vale no centro destas montanhas podiam ser vistas inúmeras crateras escuras, provavelmente produzidas por material vulcânico.
Para explorar esta preciosidade geológica, a direcção do vôo tinha escolhido uma tripulação de dois homens com, talvez, a mais ampla gama de capacidades de todas as tripulações da Apollo. O Comandante Eugene Cernan era um veterano de duas missões anteriores, tendo voado na Gemini IX e na Apollo 10. Era o único comandante qur já havia pilotado o Módulo Lunar no espaço e haviam poucos, no corpo de astronautas, que conheciam a espaçonave tão profundamente.
E o seu co-piloto e piloto do ML Falcon, Harrison “Jack” Schmitt, não apenas conhecia o módulo profundamente, mas também era um geólogo.
Se a região lunar de Taurus-Littrow era um paraíso geológico, então Harrison Schmitt era o geólogo.
A Apollo XVII foi lançada no dia 7 de Dezembro de 1972 e foi a última do programa
.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com