sábado, maio 27, 2006

 

CARICATURA DO DIA


Posted by Picasa Gene Hackman nasceu em San Bernardino, Califórnia, em 30/1/1930.
De nome verdadeiro Eugene Alden Hackman. Uma das suas personagem mais memoráveis é a que faz de Lex Luthor, personagem de histórias em quadrinhos (Banda Desenhada) da DC Comics, arqui-inimigo do Super-Homem, nos filmes "Superman - O filme", "Superman II" e "Superman IV - Em busca da paz" (Superman IV: The Quest for Peace).

 

ALENTEJANANDO



O compadre Gaudêncio, a quem acabou de sair o Euromilhões, vai a Lisboa comprar o seu Mercedes último grito.
À vinda entra na auto-estrada do Alentejo, liga o rádio e ouve:- Atenção:
-Louco desvairado em sentido contrário na auto-estrada do alentejo!!
E desabafa o compadre:
- Porra! Não é um, são muitos!!!

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa O monitor mais lento do mundo !

 

PAPA MARCELO I


Posted by PicasaNasceu em Roma e foi eleito quatro anos após a morte de Marcelino, em 27 de maio de 308.
Durante seu pontificado, ocupou-se da difícil tarefa de obter o perdão para os cristãos que tinham renegado a fé, durante a perseguição.
Nenhum concílio podia se celebrar sem sua autorização. Preso e exilado, por tentar reorganizar a Igreja, morreu martirizado em 16 de janeiro de 309.

 

NICCOLO PAGANINI


Posted by Picasa Para os que permanecem, começamos com um exemplo fora da música negra, o italiano Niccolò Paganini, nascido em Gênova em 1782, há pouco mais de 200 anos, violinista em uma época em que, na música, somente os cantores de ópera eram realmente respeitados e bajulados.
Ele no entanto tinha mais carisma e chamava mais atenção do que os grandes astros de seu tempo, os tenores.
Foi atacado tão fortemente por sarampo quando criança que quase o enterraram pensando que estivesse morto.
Por conta desta doença, seu corpo seria para sempre magricela e seu rosto esquelético.
Seu pai, Antônio Paganini, sonhando com fortuna às custas de seu menino prodígio, criou-o severamente, punindo-o cruelmente a cada erro que cometia em seus exercícios. Aos oito anos, já dava recitais e compunha música de considerada complexidade para sua idade.
Aos treze foi reconhecido como criança prodígio em Gênova.
Aos quinze, excursionou seu país, fazendo memoráveis apresentações em Milão, Bolonha, Florença, Pisa e Leghorn.
Em 1798, aos dezesseis anos, tinha juntado dinheiro suficiente para fugir da tirania de seu pai. Como músico, ele inovou e contestou o medíocre, como um autêntico rebelde.
Inovou usando harmônicos, como também trazendo de volta a esquecida arte de scordatura, ou seja, afinações variadas, utilizadas no violino pela primeira vez.
Você poderia dizer que Paganini era o Jimi Hendrix do violino, duzentos anos antes, tirando sons inimagináveis até então com aquele instrumento.
Quer saber mais?
Ele usava calças apertadas e cabelos bem compridos; deixava as mulheres desmaiando, loucas e os homens loucos de inveja.
Mas acima de tudo, Paganini tocava seu instrumento com uma concepção anos-luz à frente dos seus contemporâneos.
No entanto seu sucesso foi marcado por incessantes boatos sobre seu suposto pacto com o diabo. Seu rosto magro e cadavérico dava força a tal suposição.
Sempre tocando para teatros com suas lotações esgotadas, Paganini era o músico mais rico de sua época.
Sua riqueza e fama era tão grandiosa que qualquer camponês sabia como sendo facto, que o homem tinha um pacto com o diabo.
Que outra explicação para ele poder ser tão melhor e tão mais bem sucedido que os outros?
Faleceu no dia 27 de Maio de 1840.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santo Agostinho de Cantuária
Hoje comemora-se Santo Agostinho de Cantuária que viveu no século VI, cujo início foi na Grã-Bretanha.

Foi junto com 40 monges, que no ano 597, São Gregório Magno enviou-os como missionários à Inglaterra, porém ao chegar a Lerins, soube que a situação era bastante complicada e teve medo de avançar e pediram ao papa que mudassem os planos.
Para incentivar Santo Agostinho, São Gregório nomeou-o abade e logo depois quando chegou a gália, foi sagrado bispo.
Diferente ao que imaginava, a viagem aconteceu sem problemas e quando os missionários chegaram foram bem recebidos pelo rei Etelberto que para surpresa de todos solicitou o baptismo arrastando também muitos súditos para a religião cristã.
Receberam como residência a cidade de Cantuária ou Canterbury de onde surgiria a célebre abadia de São Pedro e São Paulo, que mais tarde será de Santo Agostinho.
Foi nomeado arcebispo primaz da Inglaterra.
Santo Agostinho de Cantuária morreu no dia 27 de maio de 1605, e seu corpo esta sepultado em uma igreja que carrega o seu nome em Canterbury

 

CHISTOPHER LEE


Posted by Picasa Chistopher Lee nasceu em 27 de maio de 1922, em Londres.
Estudou em Wellington College, trabalhou como office boy e alistou-se para combater na II Guerra Mundial.
Em 1947, depois da guerra, decidiu que queria ser actor e assinou um contrato com o produtor de filmes de terror J. Arthur Rank, que proporcionou sua estréia no cinema em "Corridor of Mirrors".
Mesmo fazendo parte do elenco de muitos filmes da Rank Organization, a carreira de Lee demorou para decolar, pois tinha uma aparecia muito exótica e era considerado alto demais (1m96).
Em 1950, foi contratado pela Harmmer Films e fez parte de uma dezena de filmes de horror. Até que, em 1957, a produtora obteve os direitos de alguns filmes clássicos da Universal Pictures e chamou Peter Cushing e Christopher Lee para filmar a nova versão de Frankenstein.
O filme chamava-se "The Curse of Frankenstein" e foi um estrondoso sucesso.
Foram, então, escalados para a refilmagem de Drácula, "The Horror of Drácula".
Cushing e Lee fizeram vários filmes juntos, formaram uma das duplas mais recorrentes do cinema, o primeiro sempre era o protagonista e Christopher Lee, eternamente, o vilão.
Foi assim em "Frankenstein", "Drácula" e no filme seguinte, "The Mummy" (1959).
Embora Frankenstein tenha dado o ponta-pé inicial na sua carreira, foi Drácula que o tornou famoso.
Embora a Harmmer Films tenha optado por deixar Christopher Lee parecido com Bela Lugosi, o cabelo penteado para trás, as roupas elegantes, etc., as interpretações eram bastante diferentes. O Drácula de Lee não era tão pomposo e cheio de delicadeza como o de Lugosi.
O novo Drácula não tinha o ar de cavalheiro e os gestos suaves, ao revés, assemelhava-se mais a um monstro que a um ser humano, era mais violento e sedento por sangue.
Christopher Lee interpretou Drácula em varias seqüências produzidas pela Harmmer Filmes.

 

VINCENT PRICE


Posted by Picasa Em 26 de outubro de 1993 o cinema de horror perdeu um dos seus maiores artistas, o actor Vincent Price, que morreu aos 82 anos de idade com problemas de câncer no pulmão.
Ao longo de sua bem sucedida carreira cinematográfica, ele realizou mais de 50 filmes, sendo aproximadamente 40 deles no gênero fantástico, e dentro de sua obra encontram-se diversos clássicos absolutos como "Museu de Cera" (1953), "A Mosca da Cabeça Branca" (58), "O Corvo" (63), ou "O Abominável Dr. Phibes" (71).
Price tornou-se um dos grandes expoentes do cinema de horror e ficção científica de todos os tempos e juntou-se ao magnífico time de astros imortais como Bela Lugosi (1882 - 1956), Boris Karloff (1887 - 1969), John Carradine (1906 - 1988), Peter Cushing (1913 - 1994), e Christopher Lee (1922), este último o único ainda vivo e no activo, como pudemos conferir nos recentes "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça", "O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel" e "Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones". Vincent Price nasceu no dia 27 de Maio de 1911 em St. Louis, Missouri, Estados Unidos, sendo filho de uma família empresarial rica.

Iniciou sua carreira artística no teatro e teve sua estréia no cinema com "Service Deluxe" (38), seguido por sua estréia no gênero que o consagrou, o horror, com "Tower of London" (39), ao lado de Boris Karloff e Basil Rathbone, onde apareceu brevemente como um personagem que morre afogado num barril de vinho.

 

MANUEL TEIXEIRA GOMES


Posted by Picasa É de Paris que Afonso Costa sugere a candidatara de Manuel Teixeira Gomes, que foi eleito em 6 de Agosto de 1923.
Mais uma vez Bernardino Machado perdia a corrida às presidenciais.
Teixeira Comes parece uma figura saída do génio de um Hugo Pratt.
E podia ter sido o herói de uma das suas bandas desenhadas.
A sua vida é passada em vários países, tendo acabado quase como Corto Maltese, não a guerrilhar mas a escrever, nas cálidas areias argelinas.
Manuel Teixeira Comes nasceu em Vila Nova de Portimão, em 27 de Maio de 1860, filho de José Líbano Gomes e Maria da Glória Teixeira Comes.
Nasceu num meio burguês e rico, numa casa espaçosa e cheia de conforto, sol e flores.
Foi educado pelos pais até entrar no colégio de São Luís Gonzaga, em Portimão.
Aos 10 anos, os pais mandam-no para um seminário de Coimbra.
Depois passa para a Universidade, onde frequenta medicina, mas perde-se na boémia da Lusa Atenas.
O pai convenceu-se então que era melhor continuar a dar-lhe a mesada e deixá-lo viver a sua vida de rapaz, já com forte tendência para as artes: literatura, pintura e escultura.
Seguiu a literatura, mas não deixou de admirar as outras artes, tornando-se amigo de grandes mestres, como Columbano.
Viveu depois uns tempos no Porto, onde conheceu Sampaio Bruno.
Ia à padaria do pai dele comer uns bolinhos.
É neste período que começa a colaborar em revistas e jornais, entre eles "O Primeiro de Janeiro" e "A Luta" (este de Lisboa).
Admirava Fialho de Almeida.
O pai era produtor de figos secos e é nessa qualidade que Manuel viaja por países do Mediterrâneo e quase toda a Europa.
O seu gosto pela arte e cultura literária fazem-no travar conhecimento com nomes importantes da cultura europeia.
"Fiz-me negociante, ganhei bastante dinheiro e durante quase vinte anos viajei, passando em Portugal poucos meses." ("Miscelânea")
Aos 39 anos, Manuel Teixeira Gomes vai amar uma bela jovem algarvia de quem terá duas filhas.
Chamava-se Belmira das Neves e nasceu numa família de pescadores, o que, dado os Teixeira Gomes serem uma família importante de Portimão, terá impedido o casamento.
Hoje levantam-se vozes sobre as suas orientações afectivas.
Como Teófilo, também Teixeira Gomes marcou mais a literatura do que a política.
Em 1899 publica "Inventário de Junho", em 1904 "Agosto Azul" e em 1909 "Gente Singular". Aos 23 anos sente-se mais social-democrata.
A sua vida política ao serviço da República começa em 1911 e prolonga-se até 1918, no espinhoso cargo de Ministro dos Estrangeiros em Londres.
Em circunstâncias adversas, visto as verbas disponíveis para o seu cargo serem escassas, Manuel Teixeira Gomes paga do seu bolso a um secretário inglês para o ajudar nas tarefas quotidianas.
Fazer com que a nossa velha aliada reconhecesse a jovem e ainda pouco estável República não era tarefa fácil, mesmo para um homem de grande cultura como Manuel Teixeira Comes.
Isto porque a família real britânica se encontrava ligada por laços familiares e amizade à última rainha portuguesa Dona Amélia, e o último rei, seu filho, D. Manuel II, então exilados no palácio de Richmond.
Mas a simpatia e "charme" de Teixeira Gomes eram tais que, ao fim de muitos anos em Londres, já a família real o convidava para o palácio com toda a naturalidade.
Esteve no Palácio de Balmoral, na Escócia, e sabe-se que a rainha Alexandra o convidou para lhe decorar o gabinete oriental do Palácio de Buckingham.
Quando Sidónio Pais ocupa a Presidência, chama-o a Portugal e demite-o do cargo, no início de 1918.
Então Teixeira Gomes fixa-se novamente no Algarve, como administrador de propriedades. Toda a sua obra literária está repassada de figuras algarvias (é considerado o escritor do Algarve).
A primeira namorada era de Ferragudo, personagens suas são de Aljezur ou Bensafrim, "Sabina Freire" é uma viúva de Portimão.
De 1919 a 1923 voltará a ocupar o cargo de diplomata em Madrid e Londres.
Manuel Teixeira Comes é uma excepção no panorama dos presidentes da 1ª República.
Todas as noites jogava às cartas com o seu secretário.
Quanto a mim acho-o um "Corto Maltese" (com mais uns anos) que passa pelo Palácio de Belém até concluir que uma tarefa não era para ele.
Diria "A política longe de me oferecer encantos ou compensações converteu-se para mim, talvez por exagerada sensibilidade minha, num sacrifício inglório.
Dia a dia, vejo desfolhar, de uma imaginária jarra de cristal, as minhas ilusões políticas.
Sinto uma necessidade porventura fisiológica, de voltar às minhas preferências, às minhas cadeiras e aos meus livros." (Do Prefácio do livro de Joaquim António Nunes "Da Vida e da Obra de Teixeira", 1976).
Resigna ao cargo em 1925 e parte para Bougie, na Argélia, que ele considerava "uma Sintra à beira-mar.
Continuou a escrever para a "Seara Nova", para os amigos, talvez para as filhas.
Morreu em 1941 e só em Maio de 1950 os seus restos mortais voltaram à pátria.
As filhas Ana Rosa Teixeia Comes Calapez e Maria Manuela Teixeira Gomes Pearce de Azevedo estiveram presentes na cerimónia de "regresso".
Como Presidente, ocupou o cargo entre 5 de Outubro de 1923 e 11 de Dezembro de 1925. Norberto Lopes, no prefácio de "O Exilado de Bougie", escreveu: "Pudera eu traçar-lhe o perfil que fosse digno da sua personalidade requintada, sóbria, simples como a de um grego do século de Péricles, magnânimo e brilhante como a de um príncipe florentino da Renascença."

 

QUEEN MARY


Posted by PicasaO Queen Mary foi lançado à àgua no dia 27 de Maio de 1936 sendo considerado um navio de cruzeiro revolucionário para a Linha Cunard. Durante a Segunda Guerra Mundial ele serviu no Exército Britânico antes de voltar a funcionar como um navio de cruzeiro, para se aposentar em Long Beach em 1967. Com uma história tão rara, o navio estava destinado a deixar a sua marca.
O Queen Mary é conhecido por suas visões de fantasmas e actividade paranormal inexplicável. A porta 13 da sala de motor tem o fantasma de um homem que morreu esmagado durante a perfuração de uma porta sólida.

Muitos visitantes e tripulantes afirmaram ter visto um homem jovem de macacão azul andando perto da porta.
O epicentro de assombrações é a piscina.
Os fantasmas de mulheres de maiô da moda antiga foram vistos várias vezes.
Rastos de pegadas molhadas também foram vistas, apesar da piscina estar vazia.
Todo local assombrado parece ter uma mulher branca, e o Queen Mary não é excepção.

Ela pode ser vista no salão do Navio dançando sozinha nas sombras.
Se você gosta de música com assombração, você não ficará desapontado.
O Queen Mary também tem um fantasma pianista em seu grande piano, que choca os visitantes do navio com suas notas assustadoras.

 

HENRY KISSINGER


Posted by Picasa Henry Alfred Kissinger, nascido Heinz Alfred Kissinger em Fürth no dia 27 de maio de 1923 é um diplomata estado-unidense que teve um papel importante na política estrangeira dos EUA na Alemanha nazi.
Em 1973 ganhou, com Le Duc Tho, o Prêmio Nobel da Paz, pelo seu papel na obtenção do acordo de cessar-fogo na Guerra do Vietnam.
Le Duc Tho recusou o prêmio.
Esteve envolvido numa intensa actividade diplomática com a China, o Vietnam, a URSS e com África.

Alguns dos críticos de Kissinger acusam-no de ter cometido crimes de guerra durante sua longa estadia no governo como dar luz verde para a invasão indonésia de Timor (1975) e a golpes de estado no Chile e no Urugua(1973) ; tais críticos incluem o jornalista Christopher Hitchens (no livro The Trial of Henry Kissinger) e o analista Daniel Ellsberg (no livro Secrets).
Apesar de essas alegações ainda não terem sido provadas em sede de justiça, considera-se legalmente perigoso para Kissinger entrar em diversos países da Europa e da América do Sul.
Escreveu as seguintes obras: Nuclear Weapons and Foreign Policy (1957), A World Restored (1957), The White House Years (1979) e Years of Upheaval (1982).

 

JOÃO CALVINO


Posted by Picasa João Calvino (que é o aportuguesamento de Jean Cauvin, dito Calvin) que nasceu a 10 de Julho de 1509 e faleceu a 27 de Maio de 1564 fundou o Calvinismo, uma forma de Protestantismo cristão, durante a Reforma Protestante.
Esta variante do Protestantismo seria bem sucedida em países como a Suíça, Inglaterra, Escócia e EUA.
Nasceu em Noyon, Picardia, França, com o nome de Jean Cauvin.
A transposição do nome "Cauvin" para o Latim (Calvinus) deu a origem ao nome "Calvin" pelo qual ele é conhecido.
Calvino foi inicialmente um humanista.

Nunca foi ordenado sacerdote.
Depois do seu afastamento da Igreja católica, este intelectual começou a ser visto, gradualmente, como a voz do movimento protestante, orando em igrejas e acabando por ser reconhecido por muitos como "padre".
Vítima das perseguições aos protestantes na França, fugiu para Genebra em 1536, onde faleceu em 1564.
Genebra tornou-se definitivamente num centro do protestantismo Europeu e João Calvino permanece até hoje uma figura central da história da cidade e da Suíça.
Martinho Lutero escreveu as suas 95 teses em 1517, quando Calvino tinha 8 anos de idade.
Para muitos, Calvino terá sido para a língua francesa aquilo que Lutero foi para a língua alemã - uma figura quase paternal.
Lutero era dotado de uma retórica mais directa, por vezes grosseira, enquanto que Calvino tinha um estilo de pensamento mais refinado e geométrico, quase de filigrana.
Citando Bernard Cottret , biógrafo (francês) de Calvino: "Quando se observa estes dois homens podia-se dizer que cada um deles se insere já num imaginário nacional: Lutero o defensor das liberdades germânicas, o qual se dirige com palavras arrojadas aos senhores feudais da nação alemã; Calvino, o filósofo pré-cartesiano, percursor da língua francesa, de uma severidade clássica, que se identifica pela clareza do estilo".

sexta-feira, maio 26, 2006

 

À FALTA DE PRAIA...



Posted by Picasa

 

CARICATURA DO DIA


Posted by Picasa A actriz Eunice Muñoz nasceu a 30-09-1928 na Amareleja, Portugal.
A paixão pelas artes de representação é herdada da família. Muito cedo se revelam as suas excepcionais qualidades como actriz.
Ao longo de uma longa carreira conquistou o reconhecimento e incontestável admiração de gerações de espectadores.
Uma das maiores actrizes portuguesas, no teatro e no cinema.

 

ALENTEJANANDO



Dois alentejanos encontram-se na Estação de Beja, e diz um para o outro:
- Então compadre, o que é que está a fazer aqui na estação?
- Eu vou viajar até Lisboa. E o compadre o que é que está, também, a fazer aqui?
- Eu vou viajar também, e já comprei o bilhete, e o compadre já comprou o seu?
- Eu comprei sim senhor, mas não diga nada, pois enganei o homem da estação, comprei bilhete de ida e volta e já não venho...

 

IMAGEM DO DIA



Posted by Picasa

 

EDMUNDO I


Posted by Picasa Edmundo I que nasceu no ano de 921 e faleceu no dia 26 de Maio de 946 foi Rei de Inglaterra entre 939 e 946, sucedendo ao seu irmão Athelstane.
Era um dos filhos de Eduardo o Velho.
Edmundo lidou com várias e revoltas e invasões dos reinos vizinhos ao que era então Inglaterra.

Estabeleceu uma aliança com o rei Malcolm I da Escócia onde ficaram determinadas as fronteiras entre os dois países.
Edmundo foi um defensor do cristianismo e fundou diversos mosteiros.
Em 946, Edmundo foi assassinado durante um banquete por Leofa, um homem que havia sido exilado da corte.

Como os seus filhos, Edwin e Edgar, eram apenas crianças à data da sua morte, foi sucedido pelo irmão Edred.

 

ISADORA DUNCAN


Posted by Picasa Nasce no dia 26 de Maio de 1878 em San Francisco, EUA.
Filha de uma professora de música e de um poeta desde muito cedo que convive com as várias formas de expressão artística, aprendendo com a sua mãe a “ouvir a música com a alma”.
Após o divórcio dos pais, os Duncan tinham problemas de dinheiro o que leva Isadora a começar a dar aulas de Dança Expressiva, aos 14 anos. Em 1895 mudam-se para Chicago e depois para Nova Iorque, onde participa em alguns espectáculos de teatro (musical) de sucesso limitado.
Mas a sua dança não era bem recebida nos EUA e a busca pelo reconhecimento levam-na a partir para Londres em 1898.
Aí começa por actuar em serões privados da sociedade londrina, mas à medida que se foi tornando conhecida a sua popularidade aumentou, começando a apresentar-se nos grandes palcos da Europa.
Teve dois filhos, frutos das suas relações com Gordon Craig e Paris Singer. A sua trágica morte, afogados, levam-na a deixar de dançar.
Acaba por encontrar uma nova energia nos seus projectos pedagógicos, chegando mesmo a adoptar seis das suas alunas, que ficarão conhecidas como as Isadorables.
Morre tragicamente num acidente de viação em 1927.


 

PAPA CLEMENTE VII


Posted by Picasa Clemente VII, nascido Júlio de Juliano de Médici em Florença no dia 26 de maio de 1478 e falecido em Roma no dia 25 de Setembro de 1534, foi eleito Papa em 19 de novembro de 1523 e governou a Igreja Católica até a data da sua morte.
Era filho de Juliano de Médici, assassinado na conspiração Pazzi contra os Médici.
Era sobrinho de Lourenço de Médici e primo do Papa Leão X.
Quando este último ascendeu a Papa, Júlio tornou-se seu principal confidente e ministro.
Após a morte do Papa Leão X, teve um papel decisivo na escolha não esperada do Papa Adriano VI, a quem sucederia no conclave de Novembro de 1523.
Trouxe para o trono Papal a reputação de hábil político e diplomata.

No entanto, não teve o discernimento para compreender os movimentos religiosos que se formavam na época. Também não dispôs de capacidade para desenvolver uma política consistente nos assuntos seculares.

 

PEGGY LEE


Posted by Picasa Na noite de 21 de janeiro de 2002, a cantora e compositora Peggy Lee que já vinha tendo problemas cardíacos há três anos, morreu de enfarte em sua casa em BelAir, Los Angeles aos 81 anos, dado que nasceu no dia 26 de Maio de 1920.
eu com o nome Norma Deloris Egstrom no interior dos EUA de onde saiu para conquistar a fama ao lado de BigBands e no cinema.

Sétima filha de uma prole de oito, sua infância foi dura.
Perdeu a mãe aos quatro anos, sua madrasta costumava ser violenta e seu pai começou a beber a tal ponto que aos quatorze anos ela se para cumprir algumas de suas tarefas na companhia de trem onde trabalhava.
Ao formar-se colegial, encorajada pelos elogios que recebia por suas acuações no coral da igreja e junta a banda da escola, decidiu tentar a sorte em Hollywood. Conseguiu um breve e único contrato num bare logo se viu lavando pratos.

Insatisfeita, concluiu que se era para lavar pratos, que o fizesse mais perto de casa.
De volta à Dakota do Norte em 1938, conseguiu emprego se apresentando na rádio local e complementava a renda em uma padaria fatiando pães de forma.
Mas tudo melhorou ao mudar-se para Minneapolis onde começou a sentir o gostinho da fama, apresentando-se no Radisson hotel, nm programa de rádio importante patrocinado por uma companhia petrolífera e cantando ao lado da Sev Olsen’s Band.
Em 1941 foi contratada pelo bandleader Benny Goodman com quem gravou um ano mais tarde seu primeiro grande sucesso “Why don’t you do right”, vendendo mais de um milhão de cópias. Por dois anos consecutivos excursionou com o bandleader pelos EUA apresentando-se nos mais disputados salões.
Em 1943, Peggy Lee casou-se com o guitarrista de Goodman, Dave Barbour e deixou o banda pouco tempo mais tarde para trabalhar com o marido na Califórnia.

Sete anos mais tarde depois de algumas aparições em curtas metragens Lee fez sua estréia no cinema ao lado de Bing Crosby no filme “Mr.Music”.
Seguiram-se outros e em 1955 sua participação em Pete Kelly’s Blues lhe valeu uma indicação ao Oscar.
Além de aparecer na tela, Peggy Lee também compôs letra e música para filmes como: o desenho animado da Disney, A Dama e o Vagabunda, onde também dubla alguns personagens; e em A Anatomia de um Crime escreveu a letra de I’m gonna go Fishin’ que foi musicada por Duke Ellington.
Em 1963 foi honrada com o convite para apresentar-se no Lincoln Center for the Performing Arts, para o qual compôs um programa intitulado The Jazz Tree (a árvore do jazz) onde buscava as raízes do estilo.
Sua voz calorosa e insinuante em canções com “Is that all there is” e “Fever” pôs seu nome entre as lendas do jazz e do pop.

 

CONVENÇÃO DE ÉVORAMONTE


Posted by Picasa Concessão de Évora Monte ou Capitulação de Évora Monte (depois impropriamente chamada de Convenção de Évora Monte) foi um acordo assinado entre liberais e miguelistas na pacata aldeia alentejana de Évora Monte (hoje concelho de Estremoz), em 26 de Maio de 1834, o qual pôs termo à guerra civil de 1832-34, que vinha dilacerando a nação portuguesa havia cerca de dois anos.

 

ALBERTO ASCARI


Posted by Picasa Alberto Ascari que nasceu no dia 13 de Julho de 1918 e faleceu no dia 26 de Maio de 1955 foi um piloto de Fórmula 1 sendo uma das primeira estrelas da Ferrari.
Nascido em Milão, Itália, Ascari tinha a velocidade nas suas veias, seu pai Antonio Ascari foi um talentoso piloto nos anos 20, correndo com Alfa Romeos.

Antonio morreu enquanto liderava o Grande Prêmio da França em 1925 mas o jovem Ascari tinha interesse em corridas ao invés de ódio.
Ele pilotou motocicletas no princípio de sua carreira; foi depois que ele entrou na prestigiada Mille Miglia num carro da Ferrari que ele começou a pilotar veículos de quatro rodas.
Sua carreira de piloto foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial, depois começou a correr Grandes Prêmios com a Maserati.

Seu companheiro de equipe Luigi Villoresi, que foi mentor e amigo de Alberto.
Ele venceu seu primeiro Grande Prêmio em San Remo, Itália em 1948 e venceu outra corrida no ano seguinte pela mesma equipa.
Seu maior sucesso depois de se juntar a Villoresi na Ferrari; ele venceu mais três corridas.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santa Mariana de Paredes
Comemoramos hoje Santa Maria de Paredes, que nasceu no dia 31 de outubro do ano de 1618, em Quito, Equador.

Ficou órfã de pai aos quatro anos de idade e de mãe aos seis anos, ficando apenas com uma tia mais velha que a educou.
Tentou várias vezes a vida religiosa, pois desde muito cedo foi iniciada nos Exercícios de Santo Inácio de Loyola, desejando ser missionária em meio aos índios, ou como reclusa em algum convento.
Seus tios resolveram então apoiá-la dando-lhe alguns cômodos da casa, os quais foram transformados em clausula por Santa Mariana, que passou ali a vida inteira recolhida nas suas penitências e orações, saindo apenas para participar das missas e ajudar os pobres, consolar os infelizes e os necessitados.
No ano de 1645, quando a epidemia assolava a cidade de Quito, ofereceu sua vida para ajudar as vítimas, ficando gravemente doente e morrendo neste mesmo ano.
Santa Mariana de Paredes é a primeira santa do Equador, tendo sido proclamada heroína nacional.
Foi canonizada no ano de 1950 por Pio XII.

 

JOHN WAYNE


Posted by Picasa Tom Mix, o famoso cowboy do cinema, era um grande fã do futebol americano.
E como vivia na Califórnia, um grande fã do time da USC, a Universidade do Sul da Califórnia.
Ele fez um acordo: 'Coach Jones', o treinador da USC, daria a ele lugares na linha das 50 jardas para todos os jogos da equipe; ele, Tom Mix, retribuiria com igressos para o cinema e empregos de verão, nos estúdios da Fox, para alguns dos jogadores de Jones.
E quem era um dos melhores jogadores de Jones? Marion Michael Morrison, filho de Clyde e Mary Morrison, nascido em Winterset, Iowa, EUA, em 26 de maio de 1907.
Um dia, anos mais tarde, um director de cinema olharia para ele e diria:
'Você tem cara de John Wayne'. E John Wayne nasceria.
O garoto Marion Morrison estava com cinco anos quando seu pai teve sérios problemas de saúde e precisou mudar-se para um clima melhor.
A família foi para Palmdale, Califórnia, e mais tarde, com a saúde do senhor Clyde recuperada, para Glendale, subúrbio de Los Angeles.
Marion era ainda uma criança quando ganhou um cachorrinho, um terrier airdale, que chamou de Duke.
Tornaram-se inseparáveis.
Aos poucos, os nomes dos dois foram se misturando.
As pessoas passaram a se referir a Marion como o Pequeno Duke, e depois apenas Duke, e o apelido grudou nele pelo resto da vida.
O grande John Ford o chamava de Duke.
Em colectivas de imprensa, John Wayne teve que explicar várias vezes a origem do título, insistindo em que não era parente de qualquer realeza.

quinta-feira, maio 25, 2006

 

BALNEÁRIO CANINO



Posted by Picasa

 

ELVIRA VELEZ


Posted by Picasa Elvira Sales Velez Pereira, actriz de teatro e cinema portuguesa, nascida em Lisboa, estreou-se em 1913, no Teatro Moderno, mercê de grande insistência junto da família, que não via com bons olhos a hipótese de se dedicar à vida artística.
Em 1914 já faz parte do elenco do Teatro de S. Luís com companheiros como Ângela Pinto e Chaby Pinheiro e mais tarde com outras "estrelas" dos palcos nacionais como Adelina Abranches, António Silva, Aura Abranches, Maria Matos, Vasco Santana, Brunilde Júdice, entre outros.
Também trabalhou com a "grande" Palmira Bastos.
Fez digressões ao Brasil e foi uma excelente actriz no género comédia.
Na revista distingui-se em "Agora é que são elas" e "Abril em Portugal".
Também esteve no elenco da película "Aldeia da Roupa Branca".
Fez teatro radiofónico e a sua voz era conhecida de todos os portugueses.
Recebeu o Prémio Lucinda Simões para Melhor Actriz, em 1970, no papel da "Titi" na peça "A Relíquia", de Eça de Queiroz, vários meses no Teatro Maria Matos.
Recebeu diversas condecorações entre elas a Ordem de Santiago da Espada.
Foi mãe da actriz Irene Velez, casada com outro homem da rádio e política, Igrejas Caeiro

 

RAY CHARLES


Posted by Picasa O músico Ray Charles nasceu em Albany no dia 23 de Setembro de 1930, e faleceu em Beverly Hills, em 11 de Junho de 2004.
Foi um pianista e cantor de música soul, e ajudou a definir o formato do R&B.
Ray Charles foi inovador pela introdução de ritmo Gospel nas músicas de R&B.
Ficou cego aos sete anos de idade.

 

ALENTEJANANDO



O compadre Cacildo passa numa loja de ferragens e vê a seguinte promoção:
"Moto-serra corta 100 árvores num dia."
Entra na loja e compra a dita cuja.
No 1º dia consegue cortar 4 árvores, no 2º dia 2 árvores e ao 3º não corta nenhuma.
Vai à loja reclamar e o vendedor decide abrir a moto-serra para ver o que se passava.
Não vendo nada de estranho resolve montá-la e puxar o fio.
Diz o compadre Cacildo: - Hê que barulho estranho é esse?

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com