sábado, agosto 05, 2006

 

IMAGEM DO DIA


A menina dos 3 SSS ( Simpática, Sózinha e Sem destino).
Posted by Picasa

 

ALEC GUINESS


Posted by Picasa Alec Guinness nasceu em 2 de Abril de 1914 em Londres e faleceu em 5 de Agosto de 2000 em Midhurst, West Sussex.
Agraciado com o titulo de "Sir" em 1960, entusiasmou os espectadores dos teatros londrinos antes de eclodir a Segunda Guerra Mundial (sobretudo no Old Vic), com suas interpretações de Shakespeare, nas quais demonstrou suas qualidades de actor polivalente.
Em As Oito Vítimas (1949) chegou a interpretar o papel de oito personagens diferentes da mesma família.
Os filmes "monumentais" de David Lean trouxeram-lhe grandes êxitos, como Oliver Twist (1948), Lawrence da Arábia (1962), com Peter O'Toole e Anthony Quinn, Doutor Jivago (1965), com Omar Sharif, e Passagem para a Índia (1984).
Ambos, director e actor, seriam premiados com o Oscar pelo filme A Ponte do Rio Kwai. Conquistou depois muitos fãs jovens pelos papéis secundários que desempenhou na série Guerra nas Estrelas.
Em 1989, recebeu um Oscar pelo conjunto de sua carreira e, em 1989, o Urso de Ouro do Festival de Berlim.
Publicou em 1986 uma autobiografia, Blessings in Disguise.

 

CARICATURA DO DIA



Posted by Picasa

 

RICHARD BURTON


Posted by Picasa Richard Walter Jenkins Jr., nasceu no dia 10 de Novembro de 1925 em Pontydryfen, Gales, Gran-bretânha e faleceu no dia 5 de Agosto de 1984 em Genebra, na Suiça.
Seu pai era um mineiro que tinha que trabalhar no duro para sustentar a sua numerosa prole, nada mais nada menos do que treze filhos, sendo Richard o penúltimo deles.
Bom interprete Shakespereano mostrou toda a sua arte e desempenho por todos os Estados Unidos e Europa, estrelando vários filmes que foram exitos mundiais, tais como A Túnica, Quem tem medo de Virgínia Wolf, O assassino de Trotsky, e na Broadway interpretou, com um assinalável exito, Camelot, Hamlet e Dr.Fausto.
Abandonou , em 1963, aquela que era sua mulher desde 1948, Sybil Williams, para se apaixonar por Liz Taylor com quem esteve casado duas vezes.

 

MARILYN MONROE


Posted by Picasa Marilyn Monroe nasceu no dia 1 de Agosto de 1926 em Los Angeles, Califórnia e faleceu no dia 5 de Agosto de 1962 na mesma cidade.
Seu nome verdadeiro era Norma Jean Baker.
Monroe, que trabalhou primeiro como modelo fotográfico e posou para nus, conseguiu em 1953, com os filmes Torrentes de Paixão e Os Homens Preferem as Louras, os primeiros sucessos cinematográficos, tornando-se uma das mulheres mais desejadas de seu tempo.
A produtora 20th Century Fox incentivou sistematicamente a imagem da actriz como símbolo sexual carregado de ingenuidade, estereótipo de que Monroe não conseguiu se libertar, embora tivesse representado personagens mais sérias. Suicidou-se depois de seu último filme, Os Desajustados, rodado em 1961 por John Huston a partir de um roteiro elaborado por seu último marido, Arthur Miller. Seus papéis mais relevantes foram nas comédias Como Agarrar um Milionário (1953), O Pecado Mora ao Lado (1955) e Quanto Mais Quente Melhor (1959).

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa Certo dia lá no mercado em Beja, o compadre Zé resolveu-se a comprar um bode de cobrição.
Montado na sua lambreta, transportou o bode até ao monte e pô-lo junto das ovelhas, só que este não fazia nada!
Furioso, voltou ao mercado e foi pedir explicações ao vendedor, que lhe respondeu:
- O amigo, primeiro passa a sua mão na " coisa " da ovelha e de seguida esfrega-a no focinho do bode!
Ele assim fez e foi um regabofe no monte, nem o cão escapou!
De noite, e já de volta a casa, lembra-se de experimentar o truque com a sua Maria.
Quando chegou a casa ela já estava deitada, e ele aconchegou-se a ela, esfregando a sua mão na " coisa " da mulher, e depois cheirando-a.
A Maria acorda, acende a luz e diz:
- Antão Zéi, voltas-te a cair da mota!!??

 

CARMEN MIRANDA


Posted by Picasa Maria do Carmo Miranda da Cunha não era brasileira, como muitos pensam. Nasceu em 9 de fevereiro de 1909 na freguesia de Marco de Canavezes, Província de Beira-Alta, Portugal.
Veio para o Brasil ainda muito pequena, com apenas 10 meses de idade e foi criada bem no meio da boêmia carioca.
Adorava cantar e isso lhe custou o emprego como vendedora de gravatas.
O dono do estabelecimento a despediu por distrair os colegas que paravam de trabalhar para ouvi-la.
Sua estréia nos palcos cariocas foi um sucesso.
Josué de Barros, compositor conhecido da época, quando a viu, percebeu seu potencial e resolveu investir sua carreira, pagando-lhe cursos de canto e dicção e, ainda encaminhando-a para todas as rádios e gravadoras.
Este esforço não foi em vão.
Logo veio a gravar seu primeiro disco.
Carmen Miranda era uma mulher baixinha...alguma coisa por volta de 1 m 53.
Em função de sua pouca estatura gostava de usar aqueles saltos enormes, plataformas mesmo de tão altos.
Por causa disso o radialista César Ladeira a baptizou, carinhosamente, de “ A pequena notável”.
No final da década de 30 já estava contratada como artista exclusiva do Casino da Urca.
Cantava os melhores compositores da época, como Assis Valente e Ary Barroso.
Junto com o conjunto Bando da Lua, cantava a música “O que é que a baiana tem” quando foi vista por Lee Schubert, empresário americano de muita influência na Broadway.
Esse contacto rendeu a Carmen o ingresso no universo artístico norte-americano.
Faleceu no dia 5 de Agosto de 1955.

 

NEIL ARMSTRONG


Posted by Picasa Neil Alden Armstrong nasceu em 5 de agosto de 1930 em Wapakoneta, Ohio. Ele possui um diploma em Engenharia Aeronáutica de Purdue University e mestrado em Engenharia Aeroespacial da University of Southern California. Armstrong, ao contrário da maior parte dos astronautas da NASA, não é de escala militar; participou na guerra da Coréia como piloto da marinha, realizando 78 vôos até que seu avião foi derrubado durante um combate e salvou-se saltando de pára-quedas.
Entrou na NASA em 1962 como civil; foi piloto-chefe do avião-foguete "X-15" e da missão "Gêminis 8" com a qual se realizou, em março de 1966, a primeira atracagem no espaço, apesar do imprevisto acidente técnico que ele, junto com seu colega David Scott afrontou com inteligência e coragem.
O que sucedeu foi que, imediatamente depois da atracagem, o "Gêmini 8" e o foguete-alvo "Agena" começaram a girar sobre si por causa de uma avaria num dos motores que regulavam a posição da astronave.
Com manobras precisas Armstrong e Scott conseguiram estabilizar a nave e voltar para a Terra.
De 1949 a 1952, Armstrong era aviador naval.
Depois de deixar o serviço militar, ele tornou-se piloto de testes.
Armstrong era piloto de testes quando foi escolhido para ser membro da equipa de astronautas. Embora ele estivesse na equipa substituta em muitos vôos anteriores, seu primeiro vôo espacial ocorreu em 1966 à bordo da Gemini 8.
Durante este vôo, ele e colega astronauta David Scott realizaram com sucesso o primeiro atracamento no espaço entre dois veículos.
Em julho de 1969, Neil Armstrong foi o comandante da Apollo 11, a primeira tentativa americana de pousar um veículo tripulado na Lua. Em 20 de julho de 1969 Comandante Armstrong e colega astronauta Edwin Aldrin pousaram com sucesso na superfície lunar. Assim que Armstrong tornou-se a primeira pessoa a tocar a superfície da Lua, ele disse a inesquecível frase, "É um pequeno passo para um homem, mas um gigantesco salto para a Humanidade". Ele e Aldrin exploraram a superfície da Lua por 2,5 horas. Armstrong recebeu a Medalha Presidencial de Liberdade em reconhecimento por suas realizações e suas contribuições ao programa espacial.Graduado como engenheiro aeronáutico, depois da missão "Apolo 11" Neil Armstrong abandonou a NASA para se converter em professor de Engenharia Aeroespacial na Universidade de Cincinnati.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Dedicação da basilica de Santa Maria Maior
Ao frade Bartolomeu de Trento, que viveu na metade do século XIII, devemos a versão sobre a origem da basílica de Santa Maria Maior.
Segundo a tradição, no ano 352, vivia em Roma, o representante do imperador que tinha se transferido para Constantinopla, um certo João, fidalgo riquíssimo que não sabia como gastar toda sua fortuna.
Não tinha filhos e queria construir obras pias para a Igreja, mas não sabia quais escolher.
Na noite de 5 de agosto, lhe apareceu em sonho a Virgem Maria, que lhe ordenou construir uma igreja no lugar onde estivesse com neve pela manhã.
O rico senhor acordou e se pôs a pensar que a neve em Roma era uma coisa estranha, pois agosto era a estação de verão.
Porém o mais interessante foi que a Virgem, na mesma noite apareceu ao papa Libério e lhe disse que, logo ao raiar do dia, subisse a colina do monte Esquilino, que encontraria o local cheio de neve e lá deveria erguer uma igreja.
Pela manhã aquele facto inédito, foi constatado e enquanto a notícia se espalhava por toda Roma, o papa e João, caminhando por estradas diferentes, seguidos por uma multidão se encontraram: lá em cima do monte Esquilino comprovaram que havia neve.
Com um bastão o papa traçou a área para erguer a igreja que o patrício construiu apenas com o seu dinheiro.
Nascia a basílica de Santa Maria da Neve.
Alguns pesquisadores dizem que João procurou o papa Libério para lhe contar seu sonho e que teve uma surpresa ao saber que também o pontífice havia tido a mesma visão. Depois, juntos com a população foram ao alto ao monte Esquilino, e demarcaram sobre a neve o terreno onde a igreja foi construída. Desta maneira, notou-se que as tradições se mesclaram por obra da alma popular que sempre uniu poesia à história. Aquelas colinas do monte Esquilino, durante a Antiguidade, tinham sido um lugar de despejo de lixo, cheio de imundices; posteriormente se tornou o lugar onde os escravos eram sepultados. Na época do Império, ao contrário, as colinas eram ocupadas por imensas vilas de nobres. Entretanto continuava sendo um lugar de estranhas lembranças e que a comunidade evitava freqüentar.
Com a construção da igreja da Santa Maria da Neve, o local reconquistou a visitação popular. Tanto é verdade que cerca de um século depois, para celebrar os resultados do Concílio de Efeso, que proclamou a "maternidade divina da Virgem Maria", o Papa Xisto III em 440, mandou construir uma igreja. Mas queria que fosse grande, muito grande, daí o nome "Maior", e escolheu o mesmo local onde fora construída a igreja indicada pela Virgem em sonho ao papa Libério. No dia 5 de agosto de 431, a nova igreja, que substituiu a anterior, foi consagrada, com o nome de basílica de "Santa Maria Maior".
Nela foi realizado o primeiro presépio que se tem notícia na Igreja, por isto também ficou conhecida como basílica de "Santa Maria do Presépio". Na basílica se encontram os primeiros e mais ricos mosaicos alusivos a Nossa Senhora e é, de facto, um dos maiores e mais belo santuário mariano de toda a cristandade.
A festa litúrgica da "Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior" que acontece em 5 de agosto entrou no calendário romano em 1568.

 

JOHN HUSTON


Posted by Picasa John Marcellus Huston que nasceu no Nevada, Missouri no dia 5 de agosto de 1906 e faleceu em Middletown, Rhode Island no dia 28 de agosto de 1987, foi um actor e director de cinema dos Estados Unidos da América.
Era um homem de muitos interesses além do cinema, como pintura, escultura, boxe, jogo, caça à raposa, entre outros.

Era o pai da também actriz Anjelica Huston.

 

GUY DE MAUPASSANT


Posted by Picasa Henry René Albert Guy de Maupassant nascido a 5 de Agosto de 1850, em Fécamp e falecido no dia 6 de Julho de 1893, em Paris, foi um escritor e poeta francês com predilecção para situações psicológicas e de crítica social com técnica naturalista.
Além de romances e peças de teatro, Maupassant deixou 300 contos, todos obras de grande valor.
Merecem destaque, entre os mais famosos Bel Ami, Mademoiselle Fifi e Bola de sebo. "A Pensão Tellier" e "O Horla" podem ser considerados seus contos mais significativos.
Faleceu no manicômio aos 39 anos após tentativa de suicídio originada de perturbações causadas pela sífilis que o atormentou por mais de uma década.
Foi enterrado no cemitério de Montparnasse.

 

SIMILITUDES



Posted by Picasa

sexta-feira, agosto 04, 2006

 

IMAGEM DO DIA


Curiosidade infantil...!
Posted by Picasa

 

VICTOR MATURE


Posted by Picasa O actor Victor Mature morreu no dia 4 de Agosto de 1999 aos 86 anos, vítima de cancro, na sua residência no Estado da Califórnia, Estados Unidos. Nasceu em 1913, em Louisville, filho de um emigrante austríaco e uma americana.
Durante sua carreira, trabalhou em 55 filmes, casou-se 5 vezes e teve apenas 1 filha, que herdou os US$ 18 milhões que deixou.
Aos 46 anos, desistiu da profissão de actor para se dedicar ao golfe.
Os seus braços musculosos causaram forte impacto na audiência e marcaram a sua carreira.
Mature encarnou personagens com grande força física, como o escravo negro Demetrius, em The Robe (1953) e depois em Demétrio e o Gladiador (1954), além do poderoso Sansão, no filme de Cecil B. DeMille Sansão e Dalila (1949).
Mas o respeito da crítica ele conquistou mesmo no filme O Beijo da Morte (1947), protagonizado pelo então desconhecido ator Richard Widmark, no papel de um assassino psiocopata.
Victor Mature sofria de cancro há três anos.

 

CARICATURA DO DIA



Posted by Picasa

 

PAPA URBANO VII


Posted by Picasa Nasceu em Roma no dia 4 de Agosto de 1521.
Eleito em 15 de setembro de 1590, deixou todos os seus bens para obras de beneficência.
Morreu em 27 de setembro de 1590, vítima da malária, após 12 dias de pontificado.

 

ALCACER QUIBIR


Posted by Picasa A Batalha de Alcácer-Quibir travou-se no dia 4 de Agosto de 1578, em Alcácer-Quibir, entre os Portugueses liderados por D. Sebastião, e os mouros de Marrocos.
Dela resultou a derrota dos portugueses e o desaparecimento do próprio D. Sebastião, precipitando a crise dinástica de 1580, e o nascimento do mito do Sebastianismo.
Perto de al-Kasr al-Kebir há uma aldeia denominada Suaken.

Foi aqui que se deu a Batalha por nós conhecida por Batalha de Alcácer Quibir e, provavelmente, onde foram, naquela altura, enterrados os três reis.
Ainda hoje aí se encontra um obelisco em memória de D. Sebastião e mais dois em memória dos outros dois reis.
Esta batalha ainda hoje é conhecida em Marrocos como a "batalha dos três reis".
D. Sebastião, desde novo influenciado pelas lutas que então se desenrolavam no Norte de África como a defesa de Mazagão, em 1562 ao cerco dos mouros, tem intenção de aí intervir, dado entender ser necessário reviver glórias passadas.

Assim, desde que toma conta do reino, em 1568, vai começar a preparar a sua intervenção no Norte de África, que era como que um imperativo nacional, pois se pretendia beneficiar do comércio com esta zona, rico em ouro, gado, trigo, açúcar... Por outro lado, além de oferecer oportunidades à burguesia mercantil, era também um campo de actividade para a nobreza.
Em Marrocos eram constantes as lutas entre as várias facções.

O pretexto para a intervenção de D. Sebastião surge com a deposição, em 1576, do sultão Mulei Maamede pelo sultão Mulei Moluco, este auxiliado pelos Otomanos.
Ora, o auxílio dos Otomanos era uma ameaça para a segurança das costas portuguesas e para o comércio com a Guiné, Brasil e o Oriente.
Por isso, D. Sebastião decide apoiar Mulei Maamede, que como compensação oferece Arzila, e procura apoio de outros reis.
Filipe II vem a retirar-se.
Da Alemanha, Flandres e Itália vêm soldados mercenários e auxílio em armas e munições.
Faz-se o recrutamento do exército português, mas verifica-se muita corrupção, o que vai fazer com que o exército expedicionário, de cerca de 15 000 homens, seja pouco disciplinado, mal preparado, inexperiente e com pouca coesão.
Sebastião parte de Lisboa a 25 de Junho de 1578, passa por Tânger, onde está Mulei Maamede, segue para Arzila e daqui para Larache, por terra, havendo quem preferisse que se fosse por mar, para permitir maior descanso às tropas.

Seguem depois a caminho de Alcácer Quibir, onde encontram o exército de Mulei Moluco, muito superior em número.
A 4 de Agosto de 1578, com o exército esgotado pela fome, pelo cansaço e pelo calor, dá-se a batalha.
Nestas condições, o exército português, pesem alguns actos de grande bravura, foi completamente dizimado, sendo muitos mortos, um dos quais o próprio rei D. Sebastião, que preferiu a morte à fuga, enquanto os sobreviventes foram feitos prisioneiros.
O resultado e consequências desta batalha é catastrófico para Portugal.

Morre o rei, D. Sebastião, deixando como sucessor o seu tio-avô, o Cardeal D. Henrique, que veio a falecer dois anos depois.
Assim levanta-se uma crise dinástica ameaçando a independência de Portugal face a Espanha, pois um dos candidatos à sucessão é Filipe II de Espanha.
A disputa do trono português teve varios pretendentes: D. Catarina de Médicis, rainha da França, que se dizia descendente de D. Afonso III; D. Catarina, duquesa de Bragança e sobrinha do Cardeal D. Henrique; Manuel Felisberto, duque de Savóia e D. Antônio, Pior de Crato, ambos, sonrinho do rei; Alberto de Parma e Filipe II.
Filipe vem efectivamente a ascender ao trono em 1580.
A maioria da nobreza portuguesa que participara na batalha ou morreu ou foi feita prisioneira. Para pagar os elevados resgates exigidos pelos marroquinos, o país ficou enormemente endividado e depauperado nas suas finanças.
Camões numa carta ao D. Francisco de Almeida, referindo-se ao desastre de Alcácer-Quibir, à ruína financeira da Coroa portuguesa, à independência nacional ameaçada:"Enfim acabarei a vida e verão todos que fui tão afeiçoado à minha Pátria que não só me contentei de morrer nela, mas com ela".

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa Uma velhinha dos seus 70 e tal anitos chega ao hospital toda em pedaços, vítima de atropelamento. O médico examina-a, enquanto a enfermeira vai anotando numa ficha:- Escoriações na cabeça... fractura no braço direito... luxação na clavícula... desarticulação do tornozelo esquerdo... secção longitudinal na coxa esquerda... - e virando-se para a mulher: - Qual a sua idade, minha senhora?- Trinta e cinco! O médico vira-se para a enfermeira bem calmo e diz:- Anota também: "Perda de Memória."

 

D.SEBASTIÃO


Posted by Picasa Décimo sexto rei de Portugal, filho do príncipe D. João e de D. Joana de Áustria, nasceu em Lisboa a 20 de Janeiro de 1554, e morreu em Alcácer Quibir, a 4 de Agosto de 1578.
Sucedeu a seu avô D. João III sendo o seu nascimento esperado com ansiedade, enchendo de júbilo o povo, pois a coroa corria o perigo de vir a ser herdada por outro neto de D. João III, o príncipe D. Carlos, filho de Filipe II de Espanha.
De saúde precária, D. Sebastião mostrou desde muito cedo duas grandes paixões: a guerra e o zelo religioso.

Cresceu na convicção de que Deus o criara para grandes feitos, e, educado entre dois partidos palacianos de interesses opostos - o de sua avó que pendia para a Espanha, e o do seu tio-avô o cardeal D. Henrique favorável a uma orientação nacional -, D. Sebastião, desde a sua maioridade, afastou-se abertamente dum e doutro, aderindo ao partido dos validos, homens da sua idade, temerários a exaltados, que estavam sempre prontos a seguir as suas determinações.
Nunca ouviu conselhos de ninguém, e entregue ao sonho anacrónico de sujeitar a si toda a Berbéria a trazer à sua soberania a veneranda Palestina, nunca se interessou pelo povo, nunca reuniu cortes nem visitou o País, só pensando em recrutar um exército a armá-lo, pedindo auxílio a Estados estrangeiros, contraindo empréstimos a arruinando os cofres do reino, tendo o único fito de ir a África combater os mouros.
Chefe de um numeroso exército, na sua maioria aventureiros e miseráveis, parte para a África em Junho de 1578; chega perto de Alcácer Quibir a 3 de Agosto e a 4, o exército português esfomeado a estafado pela marcha e pelo calor, e dirigido por um rei incapaz, foi completamente destroçado, figurando o próprio rei entre os mortos.

 

MADAME CURIE


Posted by Picasa Num período de grandes descobertas e reviravoltas científicas, uma mulher polaca naturalizada francesa destacou-se no meio duma sociedade declaradamente machista e preconceituosa.
Marie Curie executou estudos pioneiros com a radioactividade (nome dado por ela ao fenômeno descoberto por Becquerel), desenvolveu um método para medir a radioactividade em conjunto com seu marido (Pierre Currie), descobriu dois novos elementos químicos (o rádio e o polônio), isolou e desenvolveu um método de isolamento do rádio, entre outras contribuições que marcaram e fizeram surgir uma nova área da física: a Radioactividade.
Por seus trabalhos com a radioactividade e pela descoberta de novos elementos químicos, ela ganhou dois prêmios Nobel: um em física, em 1903, e outro em química, em 1911.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa São João Maria Vianney
João Maria Batista Vianney sem dúvida alguma, se tornou o melhor exemplo das palavras profetizadas pelo apóstolo Paulo: "Deus escolheu os insignificantes para confundir os grandes". Ele nasceu em 8 de maio de 1786, no povoado de Dardilly, ao norte de Lyon, França. Seus pais, Mateus e Maria, tiveram sete filhos, ele foi o quarto. Gostava de freqüentar a igreja e desde a infância dizia que desejava ser um sacerdote. Vianney só foi para a escola na adolescência, quando abriram uma na sua aldeia, escola que freqüentou por dois anos apenas, porque tinha de trabalhar no campo. Foi quando se alfabetizou e aprendeu a ler e falar francês, pois em sua casa se falava um dialeto regional. Para seguir a vida religiosa, teve de enfrentar muita oposição de seu pai. Mas com a ajuda do pároco, aos vinte anos de idade ele foi para o Seminário de Écully, onde os obstáculos existiam por causa de sua falta de instrução. Foram poucos os que vislumbraram a sua capacidade de raciocínio. Para os professores e superiores, era considerado um rude camponês, que não tinha inteligência suficiente para acompanhar os companheiros nos estudos, especialmente de filosofia e teologia. Entretanto era um verdadeiro exemplo de obediência, caridade, piedade e perseverança na fé em Cristo. Em 1815, João Maria Batista Vianney foi ordenado sacerdote. Mas com um impedimento: não poderia ser confessor. Não era considerado capaz de guiar consciências. Porém para Deus ele era um homem extraordinário e foi por meio desse apostolado que o dom do Espírito Santo manifestou-se sobre ele. Transformou-se num dos mais famosos e competentes confessores que a Igreja já teve. Durante o seu aprendizado em Écully, o abade Malley havia percebido que ele era um homem especial e dotado de carismas de santidade. Assim, três anos depois, conseguiu a liberação para que pudesse exercer o apostolado plenamente. Foi então designado vigário geral na cidade de Ars-sur-Formans. Isso porque nenhum sacerdote aceitava aquela paróquia do norte de Lyon, que possuía apenas duzentos e trinta habitantes, todos não-praticantes e afamados pela violência. Por isso a igreja ficava vazia e as tabernas lotadas. Ele chegou em fevereiro de 1818, numa carroça, transportando alguns pertences e o que mais precisava, seus livros. Conta a tradição que na estrada ele se dirigiu a um menino pastor dizendo: "Tu me mostraste o caminho de Ars: eu te mostrarei o caminho do céu". Hoje, um monumento na entrada da cidade lembra esse encontro. Treze anos depois, com seu exemplo e postura caridosa, mas também severa, conseguiu mudar aquela triste realidade, invertendo a situação. O povo não ia mais para as tabernas, em vez disso lotava a igreja. Todos agora queriam confessar-se, para obter a reconciliação e os conselhos daquele homem que eles consideravam um santo. Na paróquia, fazia de tudo, inclusive os serviços da casa e suas refeições. Sempre em oração, comia muito pouco e dormia no máximo três horas por dia, fazendo tudo o que podia para os seus pobres. O dinheiro herdado com a morte do pai gastou com eles. A fama de seus dons e de sua santidade correu entre os fiéis de todas as partes da Europa. Muitos acorriam para paróquia de Ars com um só objetivo: ver o cura e, acima de tudo, confessar-se com ele. Mesmo que para isto tivessem de esperavam horas ou dias inteiros. Assim, o local tornou-se um centro de peregrinações. O Cura de Ars, como era chamado, nunca pôde parar para descansar. Morreu serenamente, consumido pela fadiga, na noite de 4 de agosto de 1859, aos setenta e três anos de idade. Muito antes de ser canonizado pelo papa Pio XI, em 1925, já era venerado como santo. O seu corpo, incorrupto, encontra-se na igreja da paróquia de Ars, que se tornou um grande santuário de peregrinação. São João Maria Batista Vianney foi proclamado pela Igreja Padroeiro dos Sacerdotes e o dia de sua festa, 4 de agosto, escolhido para celebrar o Dia do Padre.

 

LOUIS ARMSTRONG


Posted by Picasa Armstrong, que morreu em Nova York, no dia 6 de julho de 1971, é um dos poucos músicos americanos do século que podem ser mencionados ao lado de gente como Stravinsky, Picasso e James Joyce".
A afirmação é de Stanley Crouch, autor de vários ensaios e livros sobre jazz.
"Faz mais sucesso do que quando estava vivo", chega a afirmar Gary Giddins, crítico de jazz do jornal nova-iorquino Village Voice.
Armstrong - que dizia ter nascido no dia 4 de julho de 1901, em Nova Orleans, mas segundo sua certidão de nascimento foi em 4 de agosto - "influenciou a todos os músicos de jazz que vieram depois dele", desde Dizzy Gillespie a Miles Davis, passando por Charlie Parker, acrescenta Giddins.
Sua influência também se faz sentir na nova geração de trompetistas, que representam o renascimento do jazz, entre eles Wynton Marsalis, Roy Hargrove, Nicholas Payton e Terence Blanchard, assim com também em ritmos da música country e western e até no rap.

 

HANS C.ANDERSEN


Posted by Picasa Escritor dinamarquês, de origem humilde, filho de um sapateiro.
Em 1819 instala-se em Copenhaga, onde, graças à ajuda de generosos protectores, estuda canto e dança.
Mas na realidade a sua formação é autodidacta, nutrida por abundantes leituras.
A partir de 1833 começa a publicar obras dramáticas, diários, apontamentos de viagens e alguns romances.
Mas a obra que o torna célebre em todo o mundo é Contos, traduzidos para uma infinidade de idiomas.
Publica os primeiros em 1835-37, e continua a escrever e a publicar até chegar, em 1872, a um total de 156 contos. Os contos mais antigos estão enraizados na tradição popular: Companheiro de Viagem, Os Cisnes Selvagens.
Posteriormente, Andersen dedica-se ao conto literário no mundo das fadas (O Duende, A Colina dos Elfos), numa concepção idílica da natureza (O Rouxinol, O Sapo, O Abeto, As Flores da Pequena Ida) e, inclusive, nas relações misteriosas entre os objectos mais prosaicos (A Agulha de Remendar, A Gota de Água, A Velha Lanterna, Os Trapos).
Alguns dos seus contos mais famosos deixam entrever elementos autobiográficos: O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia.
Faleceu no dia 4 de Agosto de 1875.

 

SIMILITUDES



Posted by Picasa

quinta-feira, agosto 03, 2006

 

IMAGEM DO DIA


Amores !...
Posted by Picasa

 

1ª GRANDE GUERRA


Posted by Picasa Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra antes de 1939, Guerra das Guerras ou ainda como a Última Guerra Feudal) foi um conflito mundial ocorrido de 3 de Agosto de 1914 a 11 de Novembro de 1918.
A guerra ocorreu entre a Tríplice Entente (liderada pelo Império Britânico, França, e até 1917 Rússia, e depois de 1917
EUA) que derrotou a Tríplice Aliança (liderada pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano). A guerra ao mapa geo-político da Europa e do Médio Oriente.

 

CARICATURA DO DIA


Beethoven
Posted by Picasa

 

JONAS SAVIMBI


Posted by Picasa Jonas Malheiro Sidónio Savimbi, Dr. que nasceu a 3 de Agosto de 1934 e faleceu a 22 de Fevereiro de 2002, foi durante mais de 30 anos o líder da UNITA em Angola.
Jonas Malheiro Savimbi nasceu e cresceu na província do Bié, em 1934.

Durante a sua juventude ganhou uma bolsa de estudos para a Europa (Portugal),onde viria a formar-se em ciências politicas.
A maior parte da vida adulta do líder da UNITA foi passada como líder da guerrilha.
Fluente em português, inglês e francês, Savimbi costumava reservar estas línguas para quando falava com os seus opositores políticos, diplomatas ou jornalistas.
No dia-a-dia, Savimbi usava o dialecto Ovimbundu para se exprimir.
A UNITA-Movimento do Galo Negro foi supostamente criada por Savimbi em 1966, para combater o colonialismo português.

Os seus "inimigos" argumentam, no entanto, que Savimbi era, ao contrário, um delator para o Governo português, que informava dos movimentos dos rebeldes na ex-colónia.
O líder da UNITA podia ter chegado ao poder, com o fim do colonialismo, tendo-lhe sido proposta uma partilha do poder no governo de transição com a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) e o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).
Apesar do apoio da África do Sul e dos EUA, a UNITA mostrou-se incapaz de combater contra a capacidade das tropas cubanas e soviéticas, que apoiavam o MPLA.
Em 1992, Savimbi concorreu a eleições e assinou um acordo de paz com o Governo de Angola. Os resultados deram-lhe a derrota e a situação ficou descontrolada.

O líder da UNITA retirou-se para a cidade de Huambo e optou pelo caminho da guerra civil, que causou a morte a milhares de pessoas.
E nem quando perdeu o apoio internacional — as Nações Unidas impuseram embargos de petróleo e armas à UNITA e o ex-Presidente dos EUA Bill Clinton reconheceu formalmente o Govenro de Angola — Savimbi voltou atrás, estabelecendo o Huambo como a sua capital e deixando claro aos jornalistas com quem falava que o movimento que liderava pretendia a paz.
Em 1994, a UNITA assinou os acordos de paz de Lusaca, depois de meses de negociações, e aceitou desmobilizar as suas forças, com o objectivo de conseguir a reconciliação nacional.

O processo de paz prolongou-se durante quatro anos, marcado por acusações e adiamentos.
A vice-presidência de Angola chegou a ser-lhe oferecida, bem como casa em Luanda, mas Savimbi continuou no Bié.
Em 22 de fevereiro de 2002, Jonas Malheiro Savimbi foi morto na província do Moxico (Leste de Angola), durante uma operação das Forças Armadas Angolanas, que resultou ainda na morte de outros elementos da UNITA.
Jonas Malheiro Savimbi, criou (fundou) sim a UNITA como um verdeiro movimento de massas diferente dos já existentes (MPLA/FNLA).

É falacioso dizer que Savimbi esteve ao serviço do governo colonial português ,visto que, desde estudante que é perseguido por aquele governo tendo sido forçado a abandonar a pátria Tuga.
A quando das "negociações" para a independência de Angola, o governo Português, preferiu confiar o pais (Angola) nas mãos do Dr. Agostinho Neto, lider do MPLA.
Se tal fosse, seria mais facil confiar tudo à Jonas Savimbi sendo o ponta de lança dos portugueses em Angola como se diz.

 

DOLORES DEL RIO


Posted by Picasa Dolores del Rio era o nome artístico de Dolores Ansunsolo, nascida em Durango (México), a 3 de Agosto de 1905.
Foi educada no Convento de São José, no México, e por sua bela vóz, foi mandada, por seus pais, a fim de aprender canto, para Paris e depois para Madrid.
Iniciou-se no cinema em 1925 (cinema mudo), alcançando em breve a máxima popularidade, devido ao seu fascínio e a sua vigorosa personalidade.
Fez muito sucesso, tanto no cinema mexicano como nos Estados Unidos.
Era de uma beleza notória e mesmo aos setenta anos, não tinha rugas; a pele lisa e o brilho dos cabelos sempre causaram inveja às grandes estrelas de Hollywood.
Dizia que o segredo de sua juventude era dormir de 10 a 12 horas por dia, não tomar alcoól, nao comer alimentos gordurosos;uma vez por semana alimentar-se apenas de cenouras, suco de laranja e limão.
E isto a vida inteira.
Foi uma mulher muito rica e culta tendo sido casada com um milionário que era uma espécie de dono da Província de Cuernavaca.
No México ela era conhecida como "La Doña" e morreu em idade bem avançada no dia 11 de abril de 1983 na cidade de Newport Beach, Califórnia, EUA.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com