sábado, janeiro 20, 2007

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa Avisos

 

PAPA FABIANO


Posted by Picasa Nasceu em Roma, onde era fazendeiro.
Em 10 de janeiro de 236, dia da eleição, foi ao túmulo de São Pedro para orar.
A assembléia cristã viu uma pomba, símbolo do Espirito Santo, pousar sobre sua cabeça e considerou esse facto um sinal de Deus.
Foi eleito e ordenado diácono, presbítero e bispo no mesmo dia.
Sob seu pontificado de vinte anos, houve paz e desenvolvimento da Igreja.
Realizou o censo da Igreja de Roma.
Na cidade, havia sete circunscrições eclesiásticas, com sete bispos, quarenta e seis presbíteros, sete diáconos, cinqüenta e dois exorcistas, leitores e porteiros, mil e quinhentas viúvas sob a protecção da Igreja, e um total de quarenta mil cristãos. Em 246, o Imperador Décio desencadeou uma ferrenha perseguição contra a Igreja. O êxodo de Roma deu início à vida eremita, com os "anacoretas".
Fabiano foi martirizado em 20 de janeiro de 250.

 

CARICATURA D0 DIA


Posted by Picasa Fernando Henrique Cardoso

 

AUDREY HEPBURN


Posted by Picasa Audrey Hepburn (4 de maio de 1929 – 20 de janeiro de 1993) era uma actriz, modelo e humanista belga radicada nos Estados Unidos.
Nascida Audrey Kathleen Ruston em Bruxelas, Bélgica, ela era a única filha de Joseph Anthony Ruston (um banqueiro anglo-irlandês) e Ella van Heemstra (uma baronesa holandesa descendente de reis ingleses e franceses).
Seu pai anexou o sobrenome Hepburn, e Audrey se tornou Audrey Hepburn-Ruston.
Ela tinha dois meio-irmãos, Alexander e Ian Quarles van Ufford, do primeiro casamento da sua mãe com um nobre holandês.
Além de um rosto bonito, Audrey era uma mulher humilde, gentil e charmosa, que preferia cuidar dos outros a seu redor do que de si mesma. É considerada a eterna Bonequinha de Luxo, interpretando Holly Golightly, no clássico de 1961.

Depois de nascimento dos filhos, deixou a carreira do cinema.
Ao final de sua vida, ela trabalhou incansavelmente como uma voluntária para a UNICEF. Faleceu aos 64 anos, de câncer no útero.

 

MANÉ GARRINCHA


Posted by Picasa Quando sua esposa deu à luz ao quinto filho, seu Amaro Francisco dos Santos compareceu ao cartório e, ao ser perguntado pelo escrivão sobre qual seria o nome do garoto, respondeu apenas: Manoel.
O escrivão não teve dúvidas: registou-o apenas como Manoel, assim, sem sobrenome.
Mas os equívocos não pararam por aí. Seu Amaro disse que o filho havia nascido no dia 18 de outubro de 1933, quando o correto seria 28 de outubro.
Poucos anos depois, Rosa, a irmã mais velha de Manoel, o apelidaria de Garrincha. Essa é a forma como no Nordeste chamam a cambaxirra, um pássaro bobo que canta bonito, mas não se adapta ao cativeiro.
Não poderia haver melhor alcunha para ele. Desde garoto, Garrincha não se prendia à casa e nem a ninguém. Vivia solto em Pau Grande, subdistrito de Magé, no Rio de Janeiro, onde nasceu.
Foi somente na adolescência, quando começou a trabalhar na América Fabril, fabricante de tecido que comandava a vida em Pau Grande, que Garrincha ganhou o sobrenome.
Seu encarregado acrescentou o “dos Santos” em sua ficha para não confundi-lo com os vários “manoéis”.Suspeita-se que o alcoolismo tenha nascido em Garrincha desde a infância. Descendente directo de índios, o garoto era “tratado” de várias enfermidades com uma mistura chamada cachimbo, feita com cachaça, mel de abelhas e canela em pau.
Antes de terminar a adolescência que Garrincha conheceu Swing e Pincel, os dois irmãos que o acompanhariam em inúmeras bebedeiras. Mas entrando na adolescência, o futebol já não era mais o único desporto apreciado por Garrincha.Seguindo os caminhos de seu pai, ele se tornaria o terror dos maridos, pais e namorados de Pau Grande.Para ele, valia o seguinte lema: “Caiu na rede é peixe”.Garrincha marcou seu nome na história do futebol mundial com o apelido de "alegria do povo". Foi o legítimo representante do futebol-arte brasileiro. Seu principal feito foi ter conquistado o Campeonato do Mundo de 1962 praticamente sozinho, depois que Pelé se machucou na segunda rodada da competição.
Mesmo com uma diferença de 6 cm que separava seus joelhos (a perna esquerda era arqueada para fora), sempre levava vantagem sobre o marcador. Sua jogada característica era o drible desconcertante para a direita, o arranque e o cruzamento para a área. Fez parte do melhor time do Botafogo de todos os tempos, que contava com Zagallo, Didi, Amarildo, Garrincha e seu compadre Nilton Santos, e dos melhores anos da selecção brasileira.
Começou a jogar aos 14 anos, no Esporte Clube Pau Grande. Mais tarde foi levado por Arati, um ex-jogador, para o Botafogo. O Botafogo pagou 500 cruzeiros, equivalente a US$ 27 (a menor transação do futebol mundial em todos os tempos para um jogador de sua categoria).No clube da estrela solitária, Garrincha viveu seus anos de glória. Foi Campeão Carioca em 1957 e bi em 1961 e 1962. Pelo clube, marcou 242 golos em 613 jogos entre os anos de 1953 e 1965. No final da carreira, com o preparo físico debilitado, chegou a defender o Corinthians, onde, aos 33 anos, conquistou o Torneio Rio-São Paulo de 1966 (jogou apenas 13 vezes pela equipa paulista) e o Flamengo, além de equipas menores do futebol brasileiro e colombiano.
Indisciplinado, não foram poucas as vezes que esquentou o banco na selecção brasileira.Apesar da pouca cultura fora de campo, era um gênio dentro dele. Sagrou-se Campeão Mundial com a selecção brasileira em 1958, na Suécia, e no Chile, em 1962, quando, na ausência de Pelé, foi eleito o melhor jogador do Campeonato.
Garrincha morreu no Rio de Janeiro, no dia 20 de janeiro de 1983, vítima de um edema pulmonar. O velório foi realizado no estádio do Maracanã, onde deu verdadeiros espectáculos, e foi acompanhado por milhares de fãs. "Foi um pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas tristezas. O pior é que as tristezas voltam, e não há outro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo, que nos alimente o sonho"como disse Carlos Drummond de Andrade, o poeta.

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa

 

JOHN WEISSMULLER


Posted by Picasa Ele tinha um metro e noventa de altura, um pouco mais de noventa quilos, e no começo dos anos 30 foi o menos vestido e mais assediado corpo masculino nas telas.
Tarzan era a desculpa, mas Pater John Weissmuller foi uma imagem extraordinária, a voz aguda, os olhos bem espaçados e artudidos, a cabeça muito ariana e esculpida ao seu corpo.
Ele fez a maioria de suas acções nos filmes, nadando e balançando-se pelas árvores. Para que ninguém pensasse que ele estava levando tudo isso muito a sério, ele tinha um grito que era parte canto montanhês austríaco, parte gorila, e parte testosterona. “Eu Tarzan, você Jane”, ele grunhia, e cada mulher de Maureen O’Sullivan em diante captava a mensagem.
Nenhum Tarzan subseqüente jamais esteve à sua altura, a tanga foi aposentada.Os pais de Weissmuller eram vienenses (já não foi Arnold Schwarzenegger considerado estar fazendo a história de Johnny?).
Ele nasceu em 1904 em Windber, Pensilvânia. Quando os pais se mudaram para Chicago, o garoto aprendeu a nadar em piscinas públicas e no lago Michigan. Ele se tornou um nadador imbatível em estilo livre, seus movimentos de braços muito poderosos arrastaram-no a incontáveis recordes mundiais e cinco medalhas de ouro nos jogos Olímpicos de 1924 e 1928.Começou a trabalhar como profissional em1929 e interpretou a si mesmo em “Glorifying The American Girl” (1929, Millard Webb e John Harkrider).
Então Louis B. Mayer e Irving Thalberg escolheram-no como o novo Tarzan. Ele foi um sucesso notável em filmes que usavam bem o som, freqüentemente tomando emprestadas cenas de selva de outras produções, e raramente esquecendo as sugestões eróticas de Johnny e O’Sullivan ou sua sucessora, Brenda Joyce.
Weissmuller já estava um pouco gorducho e velho, e os duplos estavam se mostrando exigentes. Mas que desastroso engano foi a substituição dele por aquele lustroso gigolo, Lex Barker.
Mas Weissmuller continuou nas selvas e foi reavaliado como um herói de filme B, completamente vestido, tornando-se o Jim das Selvas em 1948 sob direção de William Berker um papel que ele interpretou em outros quinze filmes até “Devil Goddess” (1955, Spencer Bennett), em cuja época, distraidamente todo mundo chamava o personagem de “Johnny”.
Ele foi um vitorioso nadador na vida real também: teve cinco esposas, e anos de difiuldades com o imposto de renda. Nos anos setenta, virou um anfitrião no Caesar’s Palace de Las Vegas, e no final dos anos setenta, estava enfraquecido por ataques e doença cardíaca.
Morreu no dia 20 de Janeiro de1984.

 

FREDERICO FELLINI


Posted by Picasa Nasceu em Rimini no dia 20 de Janeiro de 1920 e faleceu em Roma em 31 de Outubro de 1993.
Há 87 anos, nascia Frederico Fellini, que já nos deixou.
Pelo meio legou-nos uma obra inesquecível: terna, intensa, desesperada, irónica, trágica, cómica, bizarra, cruamente realista, onírica, rigorosa e histórica.
Como um gato selvagem (ou um leopardo capaz de mudar as suas manchas), Fellini soube mostrar-nos o amor a Roma, a infância, a mitologia, a solidão e as massas, a loucura e a abnegação.
Tudo isto, de câmara ao colo, é mostrado na sumptuosa foto-biografia I'm a Born Liar (A Fellini Lexicon), de Damian Pettigrew (Harry Abrams, 2003).

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Sebastião
São Sebastião nasceu em Milão, conforme relatos deixados por Santo Ambrósio e Santo Agostinho.

Era um valoroso capitão do exército romano, pertencente à primeira corte da guarda pretoriana.
Sofreu o martirio no reinado do Imperador Diocleciano, que exercia forte perseguição aos cristãos mas, no entanto, era muito amigo de São Sebastião.
O Santo aproveitava dessa influência para pregar aos soldados e a toda a população a fé em Cristo, com descrição para evitar que o imperador soubesse. O próprio governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio, foram por ele convertidos e confessaram a fé mediante o martírio.
Denunciado como cristão, São Sebastião foi levado perante o imperador para justificar tal procedimento. Diante do imperador manteve-se firme e não renegou sua fé.
Sentindo-se traído em sua amizade, Diocleciano ordenou que São Sebastião fosse condenado à morte. Amarrado a um tronco foi varado por flechas, na presença da guarda pretoriana.
Apesar dos soldados o terem dado como morto, as flechadas não conseguiram matá-lo, e corajosamente se apresenta perante o imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-os de inimigos do Estado.
Diocleciano permaneceu surdo aos seus apelos, e ordenou que São Sebastião fosse espancado até a morte e jogado em uma vala comum, uma mulher piedosa e cristã conseguiu retirar seu corpo dali e sepultá-lo nas catacumbas da Via Ápia, em Roma.
Era por volta do ano 284.

 

ANDRÉ AMPÉRE


Posted by Picasa André-Marie Ampère (Polémieux-au-Mont-d'Or, 20 de Janeiro 1775, - Marselha, 10 de Junho 1836) foi um físico, filósofo, cientista e matemático francês que fez importantes contribuições para o estudo do electromagnetismo.
Nasceu em Polémieux-au-Mont-d'Or, próximo a Lyon, na França em 1775.

Foi professor de Análise na Escola Politécnica de Paris e no Collège de France. Ocupou-se com vários ramos do conhecimento humano, deixando obras de importância, principalmente no domínio da Física e da Matemática. Partindo das experiências feitas pelo dinamarquês Hans Christian Oersted sobre o efeito magnético da corrente elétrica, soube estruturar e criar a teoria que possibilitou a construção de um grande número de aparelhos eletromagnéticos. Além disso descobriu as leis que regem as atracções e repulsões das correntes elétricas entre si.
Idealizou o galvanômetro, inventou o primeiro telégrafo elétrico e, em colaboração com Arago, o eletroímã.
Entre suas obras, deixou por terminar Ensaio sobre a filosofia das Ciências, na qual iniciou a classificação do conhecimento do homem. Publicou Recueil d'Observations électro-dynamiques; La théorie des phénomènes électro-dynamiques; Précis de la théorie des phénomènes électro-dynamiques; Considérations sur la théorie mathématique du jeu; Essai sur la philosophie des sciences.
Faleceu em Marselha em 1836.
O seu filho Jean Jacques Ampère (Lyon, 12.08.1800, Paris 27.03.1864) foi filólogo, erudito, viajante e historiador literário francês.
Em sua homenagem, foi dado o nome de ampère (simbolo: A ) à unidade de medida da intensidade de corrente elétrica.

 

D.SEBASTIÃO


Posted by Picasa Décimo sexto rei de Portugal, filho do príncipe D. João e de D. Joana de Áustria, nasceu em Lisboa a 20 de Janeiro de 1554, e morreu em Alcácer Quibir, a 4 de Agosto de 1578.
Sucedeu a seu avô D. João III sendo o seu nascimento esperado com ansiedade, enchendo de júbilo o povo, pois a coroa corria o perigo de vir a ser herdada por outro neto de D. João III, o príncipe D. Carlos, filho de Filipe II de Espanha.
De saúde precária, D. Sebastião mostrou desde muito cedo duas grandes paixões: a guerra e o zelo religioso.

Cresceu na convicção de que Deus o criara para grandes feitos, e, educado entre dois partidos palacianos de interesses opostos - o de sua avó que pendia para a Espanha, e o do seu tio-avô o cardeal D. Henrique favorável a uma orientação nacional -, D. Sebastião, desde a sua maioridade, afastou-se abertamente dum e doutro, aderindo ao partido dos validos, homens da sua idade, temerários a exaltados, que estavam sempre prontos a seguir as suas determinações.
Nunca ouviu conselhos de ninguém, e entregue ao sonho anacrónico de sujeitar a si toda a Berbéria a trazer à sua soberania a veneranda Palestina, nunca se interessou pelo povo, nunca reuniu cortes nem visitou o País, só pensando em recrutar um exército a armá-lo, pedindo auxílio a Estados estrangeiros, contraindo empréstimos a arruinando os cofres do reino, tendo o único fito de ir a África combater os mouros.
Chefe de um numeroso exército, na sua maioria aventureiros e miseráveis, parte para a África em Junho de 1578; chega perto de Alcácer Quibir a 3 de Agosto e a 4, o exército português esfomeado a estafado pela marcha e pelo calor, e dirigido por um rei incapaz, foi completamente destroçado, figurando o próprio rei entre os mortos.

 

MULHERES BONITAS


Posted by Picasa Jodie Sweetin

sexta-feira, janeiro 19, 2007

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa Natureza em fúria !

 

PAPA BENTO VI


Posted by Picasa Romano, teve sua eleição confirmada pelo Imperador em 19 de janeiro de 973.
Após a morte de Oton I, um movimento antialemão conquistou, depois de um duro assédio, o Castelo Sant'Angelo.
O Papa foi encarcerado e estrangulado na prisão. Converteu ao cristianismo o povo húngaro.
Faleceu em junho de 974.

 

CARICATURA DO DIA


Posted by Picasa Guga

 

LA PULQUÉRIA


Posted by Picasa Aélia Pulquéria (Aelia Pulquéria, em latim) (19 de janeiro de 399 - 453) foi uma Imperatriz bizantina.
Filha de Arcádio, foi co-imperadora com seu irmão mais novo Teodósio II a partir de 414.
Em 441, foi afastada da corte por Teodósio, mas logrou voltar ao poder em 450, após a morte de seu irmão.
Casou-se então com Marciano, fazendo com que este último se tornasse imperador do oriente.
Profunda devota católica, Pulquéria foi posteriormente canonizada pelas Igrejas Católica Romana e Ortodoxa.

 

PAUL CEZANNE


Posted by Picasa Paul Cézanne nasceu em 19 de Janeiro de 1839, em Aix-en-Provence.
O seu pai, Louis­-Auguste Cézanne, é negociante e exportador de chapéus de feltro.
A mãe, Anne-Elisabeth Honorine Aubert, é filha de um torneiro marselhês.
Paul foi baptizado em 22 de Fevereiro na igreja de Santa Madalena, os pais só casaram em 1844.
No ano de 1852 ele freqüenta o Collêge Bourbon (hoje Licée Mignet) onde começa amizade com Jean­-Baptiste Baille e Emile Zola, cujo pai trabalha num projecto de barragem em Aix. Eles fizeram numerosas excursões nos arredores de Aix.Por vontade do pai, em 1859, Cézanne começa contrariado, estudo de Direito na Universidade de Aix.
Livre do serviço militar, dado que o pai pagava quem o substitua, recebe o segundo prêmio da Escola especial de desenho por um estudo de figura.
Louis Auguste Cézanne adquire o Jas de Bouffan, perto de Aix, que é a antiga residência do governador da Provença.
Reside em Paris de Abril a Setembro de 1861.
Estuda nus na Academia Suíça onde encontra Camille Pissarro. Começa, então, um retrato de Zola e não o acaba. Regressa a Aix desanimado e entra para o banco do pai e retoma os estudos na Escola de Desenho de Aix.
Arranja um estúdio no Jas de Bouffan no ano de 1862. Deixa o banco e abandona a carreira jurídica. Volta para Paris em Novembro com uma pensão mensal de 125 francos.Em 1863 trabalha regularmente na Academia Suíça onde encontra, além de Achille Empéraire e Pissarro, Renoir, Monet e Sisley.
Foi reprovado na Escola das Belas-Artes já que possuía temperamento de um colorista, mas ele exagerava.Participa, em 1863, no Salão dos Recusados com Manet, Pissarro, Jongkind, Guillaumin, Whistler, Fantin-Latour e outros.Começa então a pintar quadros demoníacos e expressivos num estilo lançado e selvagem. Faz freqüentemente cópias no Louvre, em especial de telas de Delacroix.É recusado, em 1866, no Salão, envia, por sua vez uma carta de protesto ao director das Belas-Artes. Trava conhecimento com Manet, que elogia as suas naturezas-mortas.Começa também os primeiros ensaios de pintura ao ar livre. Fica em Aix a partir de Agosto e faz o retrato do pai a ler um jornal.Novamente é recusado no Salão em 1869. Conhece Hortense Fiquet, de 19 anos de idade e encadernadora de profissão.Tenta novamente entrar no Salão, mas é recusado 1870 e 1871. Passa o tempo que dura a Guerra Franco-Alemã em l’Estaque, na companhia de Hortense. Acaba o período tumultuoso com quadros sombrios e expressivos. Volta a Paris depois da Comuna.Nasce o seu filho Paul em 1872. Instala-se com a família em Auvers-sur-Oise, onde pinta quadros com Pissarro. Logo, em 1873 pinta na casa do doutor Gachet. Trava conhecimento com o negociante de tintas Julien Tanguy que troca material de pintura pelos seus quadros. Encontra Van Gogh na casa Tanguy. Tem sua primeira exposição colectiva, em 1874, dos impressionistas em casa do fotógrafo Nadar. Os quadros de Cézanne fazem escândalo (A Casa do Enforcado em Auvers, Uma Olímpio Moderna). No Verão fica em Aix e a partir de Setembro, fica outra vez em Paris.Recusado no Salão, novamente em 1875. Renoir arranja-lhe um encontro com Victor Chocquet, inspector das alfândegas e amador de arte, que se tornará um dos seus mais fiéis coleccionadores. Participa, em 1877, na terceira exposição impressionista com 16 quadros e suscita ainda uma vez mais violentas críticas.Passa o ano de 1878 em Aix e em l’Estaque enquanto Hortense e Paul vivem em Marselha. O pai toma conhecimento da existência deles e reduz a pensão mensal. Zola ajuda-o financeiramente. E é novamente recusado no Salão.Em 1879 é recusado no Salão. No Outono, visita Zola em Médan. Desconcertado com o luxo do amigo, Cézanne afasta-se de Zola. Em 1885 é outra vez recusado no Salão. Decide não enviar mais obras para lá. Passa uma grande parte deste ano e do ano seguinte em Aix e nos arredores da cidade.Ruptura com Zola após a publicação do romance L’Oeuvre que descreve a vida de um artista falhado. Casa por sua vez com Hortense Fiquet. O pai de Cézanne morre em Outubro e ele herda uma fortuna considerável.Vive principalmente em Aix, em 1887. Pinta com Renoir no Jas de Bouffan. Apresenta três quadros na exposição Les XX em Bruxelas, isso em 1890. No Verão, passa cinco eses com a sua família. No Outono, está outra vez em Aix. Sofre de diabetes. Primeira exposição individual em Dezembro de 1895, na casa do negociante de arte parisiense Ambroise Vollard. Pinta em 1896 na pedreira de Bibémus. Conhece o escritor Joachim Gasquet. Vive principalmente em Aix, 1897. A mãe de Cézanne morre em Outubro. ANationalgalerie de Berlim compra um quadro de Cézanne. É a sua primeira tela num museu.Trabalha em Aix, 1898, perto do Chateau Noir. Depois, outra vez fica um longo tempo em Paris. Em 1899, fica em Paris até o Outono e, depois, regressa a Aix onde ficará durante cinco anos quase sem interrupção. Venda do Jas de Bouffan. Aluga uma pequena casa em Aix e contrata uma governanta. A mulher e o filho vivem, sobretudo em Paris.Uma nova exposição individual na Casa Vollard. As suas telas atingem somas consideráveis.Três dos seus quadros na exposição centenal de Paris, em 1900. O negociante de arte Cassirer organiza em Berlim uma exposição individual. Não é vendida qualquer tela.Participa no Salão dos Independentes, 1901, em Paris e em exposições em Bruxelas e na Haia. Compra um terreno no Chemin des Lauves, acima de Aix.Em 1902 muda para o seu novo estúdio, Chemin des Lauves. A venda da coleção Zola no decurso da qual as obras de Cézanne, 1903, atingem um preço médio de 1.500 francos. Expõe na Secessão Vienense.Neste mesmo ano, Pissarro morre.Visita de Emile Bemard, em 1904, que o vê pintar. Vai a Paris para participar no Salão de Outono. Expõe trinta telas. Em Berlim, segunda exposição individual na Casa Cassirer. As suas relações com os outros se tornam cada vez mais difíceis. A diabetes enfraquece-o cada vez mais.Expõe seus quadros no Salão de Outono, em 1905, e nos Independentes. O negociante de arte Durand-Ruel envia dez dos seus quadros à exposição impressionista de Londres.Participa no Salão de Outonoem 1906 mais uma vez. No mesmo ano, Cézanne é surpreendido por uma tempestade no dia 15 de Outubro e morre a 7 dia depois, de uma pneumonia. Cézanne é enterrado no cemitério Saint-Pierre d’Aix.Acontece em 1907, a Grande Retrospectiva no Salão de Outono com 56 quadros de Paul Cézanne. Em 1954 O estúdio do Chemin des Lauves é aberto ao público.

 

ALENTEJANANDO




 

ELIS REGINA


Posted by Picasa Nascida em Porto Alegre, no dia 17 de março de 1945, Elis Regina começou a cantar cedo.
Da estreia - acontecida aos 7 anos - até os 11anos,cantou semanalmentenum programa de rádio chamado Clube do Guri.
E apesar da resistência da família, aos 13 anos assinou contrato com a Rádio Gaúcha, de Porto Alegre e aos 15 anos gravou seu 1º LP intitulado ''Viva a Brotolândia''.
Ao morrer, aos 36 anos, em 19 de janeiro de 1982, Elis Regina deixou mais de 30 discos gravados e infinidades de sucessos.
Acima de tudo, com sua voz marcante e peculiar interpretação, Elis Regina deixou alguns clássicos imortais entre muitos: Arrastão (Edu Lobo e Vinícius de Moraes), Canção da América (Milton Nascimento e Fernando Brant), Como Nossos Pais (Belchior), Atrás da Porta (Francis Hime e Chico Buarque), Romaria (Renato Teixeira), O Bêbado e a Equilibrista (João Bosco e Aldir Blanc), Madalena (Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza), Águas de Março (Tom Jobim).

 

EUGÉNIO DE ANDRADE


Posted by Picasa Poeta português, nasceu em 19 de Janeiro de 1923 em Póvoa de Atalaia, Fundão, no seio de uma família de camponeses.
A sua infância foi passada com a mãe, na sua aldeia natal.
Mais tarde, prosseguindo os estudos, foi para Castelo Branco, Lisboa e Coimbra, onde residiu entre 1939 e 1945.
Em 1947 entrou para a Inspecção Administrativa dos Serviços Médico-Sociais, em Lisboa. Em 1950 foi transferido para o Porto, onde fixou residência. Abandonou a ideia de um curso de Filosofia para se dedicar à poesia e à escrita, actividades pelas quais demonstrou desde cedo profundo interesse, a partir da descoberta de trabalhos de Guerra Junqueiro e António Botto. Camilo Pessanha constituiu outra forte influência do jovem poeta Eugénio de Andrade. Embora não se integre em nenhum dos movimentos literários que lhe são contemporâneos, não os ignorou, mostrando-se solidário com as suas propostas teóricas e colaborando nas revistas a eles ligadas, como Cadernos de Poesia; Vértice; Seara Nova; Sísifo; Gazeta Musical e de Todas as Artes; Colóquio, Revista de Artes e Letras; O Tempo e o Modo e Cadernos de Literatura, entre outras.
A sua poesia caracteriza-se pela importância dada à palavra, quer no seu valor imagético, quer rítmico, sendo a musicalidade um dos aspectos mais marcantes da poética de Eugénio de Andrade, aproximando-a do lirismo primitivo da poesia galego-portuguesa ou, mais recentemente, do simbolismo de Camilo Pessanha.
O tema central da sua poesia é a figuração do Homem, não apenas do eu individual, integrado num colectivo, com o qual se harmoniza (terra, campo, natureza - lugar de encontro) ou luta (cidade - lugar de opressão, de conflito, de morte, contra os quais se levanta a escrita combativa). A figuração do tempo é, assim, igualmente essencial na poesia de Eugénio de Andrade, em que os dois ciclos, o do tempo e o do Homem, são inseparáveis, como o comprova, por exemplo, o paralelismo entre as idades do homem e as estações do ano. A evocação da infância, em que é notória a presença da figura materna e a ligação com os elementos naturais, surge ligada a uma visão eufórica do tempo, sentido sempre, no entanto, retrospectivamente. A essa euforia contrapõe-se o sentimento doloroso provocado pelo envelhecimemto, pela consciência da aproximação da morte (assumido sobretudo a partir de Limiar dos Pássaros), contra o qual só o refúgio na reconstituição do passado feliz ou a assunção do envelhecimento, ou seja, a escrita, surge como superação possível.
Ligada à adolescência e à idade madura, a sua poesia caracteriza-se pela presença dos temas do erotismo e da natureza, assumindo-se o autor como o «poeta do corpo». Os seus poemas, geralmente curtos, mas de grande densidade, e aparentemente simples, privilegiam a evocação da energia física, material, a plenitude da vida e dos sentidos.
Foi galardoado com o Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, atribuído a O Outro Nome da Terra (1988), e com o Prémio de Poesia Jean Malrieu, por Branco no Branco (1984). Recebeu ainda, em 1996, o Prémio Europeu de Poesia. Foi criada, no Porto, uma fundação com o seu nome. Autor de uma importante obra poética, podem referir-se os seguintes títulos: Adolescente (1942); As Mãos e os Frutos (1948); Os Amantes sem Dinheiro (1950); As Palavras Interditas (1951); Até Amanhã (1956); Conhecimento da Poesia (1958); O Coração do Dia (1958); Os Afluentes do Silêncio (1968); Obscuro Domínio (1971); Limiar dos Pássaros (1972); Véspera da Água (1973); Memória de Outro Rio (1978); Matéria Solar (1980); O Peso da Sombra (1982); Poesia e Prosa, 1940-1989 (1990), O Sal da Língua (1995), Alentejo (1998), Os Lugares do Lume (1998) e Antologia Pessoal de Poesia Portuguesa (1999). Organizou ainda, várias antologias, como a que dedicou ao Porto (Daqui Houve Nome Portugal, 1968) e a Antologia Breve (1972). Em 2000, publica Poesia. Escreveu também livros para crianças. É um dos poetas portugueses mais traduzidos para outras línguas. Em 1982, o Governo português atribuiu-lhe o grau de Grande Oficial da Ordem de Sant'Iago da Espada e a Grã-Cruz da Ordem de Mérito em 1988. Em 1986, recebeu o Prémio da Associação Internacional dos Críticos Literários. Em 1996, recebeu o Prémio Europeu de Poesia da Comunidade de Varchatz (Jugoslávia). Em 1999 organizou a obra Antologia Pessoal da Poesia Portuguesa. Em Maio de 2000, recebeu o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores, entregue pelo Presidente da República.
O prémio distingue todo o percurso e toda a obra do escritor. Também recebeu, no mesmo ano, o Prémio Extremadura de criação literária e o Prémio Celso Emilio Ferreiro, para autores ibéricos. Em Fevereiro de 2001, Eugénio de Andrade recebeu o Prémio Celso Emilio Ferreiro, na Galiza. Em Maio, Eugénio de Andrade foi homenageado no Carrefour des Littératures, em França.Em Julho, foi atribuído ao poeta o Prémio Camões, que se mostrou satisfeito, quer pelo prestígio do galardão, quer por ver o seu nome associado ao de Luís de Camões. No mesmo ano publicou Os Sulcos da Sede

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santos Mário, Marta, Audifax e Ábaco (mártires)
A Igreja comemora hoje São Mário, Santa Marta, Santo Audifax e Santo Ábaco, que sairam da Pérsia e vieram em peregrinação até Roma, para rezar no tumulo dos mártires. Apesar de poucos documentos que comprovem a história desses santos, ainda hoje todo o mundo festeja a prova de fé dada por esta família. Há quem afirme que São Mário e Santa Marta eram casados, e Audifax e Ábaco, seus filhos. Não temos nada que possa comprovar historicamente. Durante esta viagem São Mário ajudou várias famílias cristãs, dando sepultura digna aos seus entes queridos mortos pelas perseguições. Foram mais de 260 mártires, cujos corpos jaziam insepultos. Foram flagrados pelos soldados do imperador Cláudio II enquanto cumpriam este dever cristão. Presos, recusaram-se a oferecer sacrifícios aos deuses pagãos e não renunciaram a fé cristã. São Mário, Audifax e Ábaco foram martirizados e mortos na via Cornélia, e os corpos incinerados para que nenhum fiel pudesse recolher seus restos mortais e celebrar sua memória. Já Santa Marta foi condenada à morte por afogamento. Felícita deu-lhes sepultura em sua própria casa, na Via Cornélia. Hoje, no local do ocorrido, ainda existe as ruínas de uma antiga igreja, construída para reverenciar os quatro Santos.

 

EDGAR ALAN POE


Posted by Picasa Edgar Allan Poe nasceu em Boston no dia 19 de Janeiro de1809, e faleceu em Baltimore, em 1849. Filho de actores, muito cedo viu desaparecer os pais, vitimadospela tuberculose. Edgar e seus irmãos foram recolhidos por pessoas de família, tendo ele sido adotado por um tio rico, com quem conheceu um verdadeiro lar. No entanto, os anos de miséria e a morte dos pais desenvolveram no jovem um espírito mórbido, que a sua natureza enfermiça mais propiciou.Em 1827 abandona a casa dos pais adoptivos, vivendo por uns temposum período de instabilidade emocional. Matricula-se na Academia Militar de West Point, mas depressa se manifesta avesso à disciplina militar e é expulso. Publica ainda em 1827 o seu primeiro livro de poesia, Tamerlane and other poems, by Bostonian. Em 1833 ganha um prêmio instituído pelo jornal Philadelphia Saturday Visitor com seu contoManuscript found in a bottle.O director do jornal, vendo a situação de miséria e depressão em que Poe vivia, consegue-lhe um lugar de vice-diretor do Southern Literary Messenger, onde ficará por pouco tempo, pois que, devido à sua permanente morbidez, se tornara num alcoólico inveterado.Casa com sua prima Virgínia, uma noiva-criança, com 13 anos apenas, junto de quem parece readquirir um pouco de confiança em si. Trabalha em vários jornais de Nova Iorque e Filadélfia. Nesta cidade aparece em 1840 a sua primeira coleção de contos:Tales of grotesque and arabesque.O ano de 1840 foi de grande actividade literária: escreveu Os crimes da Rua Morgue, criando a figura do detetive Dupin, predecessor de Sherlock Holmes, e desempenhou funções de chefe deredação do Graham's Magazine.A doença da mulher, atacada de tuberculose, tem sobre ele nefasta influência, fá-lo voltar ao alcoolismo e leva-o a procurar a companhia duma poetisa menor, Frances Osgood, na tentativa de se furtar talvez ao trágico ambiente familiar.Em 1847 morre sua mulher e Poe mergulha num estado de desespero que o levaa procurar novas mulheres e a passar a maior parte do seu tempo embriagado.Em outubro de 1849, numa taberna, é encontrado em profundo estado de embriaguez. Levado ao hospital, ali morre três dias depois.Deixou um espólio literário considerável e a sua figura dramática tem dado origem a inúmeros estudos da gênese da sua obra por meio da psicanálise.A sua influência na Europa foi flagrante, sobretudo em França, entre simbolistas e decadentes. Além de contos, deixou poesias diversas, das quais a mais conhecida é The Raven.Personagem patético, cujo valor como criador literário foi justamente celebrado pouco depois da sua morte, viveu apagadamente, como revela uma carta sua de poucas linhas a um editor a quem pedia como única "compensação umas vinte cópias do seu livro para oferecer aamigos". Por uma daquelas ironias proverbiais da vida de Poe, esta pequena carta valeria três mil dólares um século depois da sua morte.Os seus contos, recusados durante muito tempo pelos editores por serem demasiad"germânicos" para um público comum, conheceram depois da sua morte um êxito notável.Visto com a perspectiva que o tempo concede à obra literária, sabemos hoje que a criação de Poe tem por base o temor ao dogmatismo da ciência e à influência nefasta domaterialismo.Os seus contos têm sido largamente utilizados pelo cinema, que neles descobriu uma perfeita construção cinemática de incontestável modernidade.

 

JAMES WATT


Posted by Picasa James Watt nascido em 19 de Janeiro de 1736 e falecido em 19 de Agosto de 1819, foi um matemático e engenheiro Escocês cujos melhoramentos do motor a vapor foram um passo fundamental na revolução industrial. Ele nasceu em Greenock, Escócia, e viveu e trabalhou inicialmente em Glasgow, na Escócia e depois em Birmingham, Inglaterra. Foi um importante membro da Lunar Society.Muitos dos seus textos estão actualmente na Biblioteca James Watt, em jovem, tinha trabalhado como aprendiz.Quando tentou montar o seu negócio foi impedido pelo guilda (as corporações muitas vezes serviram os interesses dos comerciantes instalados, evitando a concorrência) de Glasgow. Como necessitava de dinheiro tornou-se funcionário da Universidade de Glasgow.Era construtor de instrumentos de música e instrumentos de medida.Em 1773 a Universidade pediu ao seu funcionário que reparasse uma máquina a vapor de Newcomen. Watt não só a reparou como a desenvolveu a técnica.A 9 de Agosto de 1768, James Watt registou a patente para um dispositivo que melhorava a produtividade da máquina a vapor de Newcomen, com a ajuda de um condensador e uma bomba de ar.Nessa altura, a máquina a vapor (sem pressão atmosférica) de Newcomen era demasiado ineficiente para ter aplicação generalizada.Só era rentável em zonas com fácil acesso a combustível, que consumia em grandes quantidades. Era usada praticamente apenas nas minas de carvão para bombear água.A vantagem da máquina a vapor de James Watt era possibilitar a redução da perda de temperatura. Era 75% mais potente que a de Newcomen e mais económica no consumo de carvão.James Watt precisava de um parceiro com capital, para desenvolver a técnica e registar a patente. Inicialmente, ele foi James Roebuck, a quem pertenciam dois terços da patente.

 

MULHERES BONITAS


Posted by Picasa Ollívia

quinta-feira, janeiro 18, 2007

 

IMAGEM DO DIA


a impotência de acabar com a guerra!
Posted by Picasa

 

PATRICE LUMUMBA


Posted by Picasa Lumumba foi o primeiro Primeiro Ministro da República do Congo. Nasceu em 2.7.1925, em Sancuru, província de Kasai.
Estudou em colégios de missionários católicos e protestantes e posteriormente trabalhou no correio, iniciando suas actividades políticas que visavam a libertação do Congo do colonialismo belga.
Percebeu que para isso seria necessário suplantar as diferenças tribais entre as populações negras do Congo.
Junto a correligionários, escreveu uma declaração defendendo a imediata independência do país.
Em 1958 fundou o MNC – Movimento Nacional Congolês.
Ao contrário de outros partidos, defendia a independência de todo o país e a união de todos os congoleses, independentemente de suas origens tribais.
O governo belga e as multinacionais que exploravam as riquezas do país e mantinham seu poder através de violenta repressão, tiveram de lidar com freqüentes revoltas populares e a condenação da opinião pública internacional até quando entenderam que não seria mais possível manter o controle sobre o país africano.
Após vários aprisionamentos e longas perseguições a Lumumba, visto como um líder radical pelo governo belga, este aceitou negociar.
Nas eleições de meio de 1960, o MNC venceu e Lumumba tornou-se Primeiro Ministro, levando a nação congolesa à independência em 30 de junho.
Lumumba buscou externamente um governo de não-alinhamento e internamente buscou promover mudanças na vida social e econômica do povo, vítima da exploração belga e das elites tribais locais.
Isso provocou a reacção destas que, com o apoio da CIA – governo Eisenhower – e do governo belga,levaram à sua destituição do cargo pelo Presidente Joseph Kasavubu, cuja autoridade para isso foi contestada por Lumumba.
O golpe levou ao assassinato de Lumumba na passagem de 17 para 18 de janeiro de 1961, em Elisabethville, após uma tentativa de fuga frustrada e prolongadas sessões de tortura.
O governo foi parar nas mãos de Mobuto Sese Seko, que estabeleceu uma ditadura corrupta e sanguinária que levou o país de volta à submissão à Europa e aos EUA.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com