sábado, setembro 02, 2006

 

IMAGEM DO DIA


Posted by Picasa100 metros bruços...100 metros mariposa...100 metros gelados ! !
BRRR....BRRRR!!!

 

OTTO GLÓRIA


Posted by Picasa Otto Martins Glória nascido no Rio de Janeiro no dia 9 de janeiro de 1917 e falecido também no Rio no dia 2 de Setembro de 1986, foi um técnico brasileiro de futebol.
Dirigiu as equipes da Portuguesa de São Paulo e do Vasco do Rio de Janeiro, além de outras em Portugal e na Espanha.
Foi o técnico da selecção portuguesa que disputou o Campeonato do Mundo em 1966.
Poucos sabem, mas antes de ir para o futebol, Otto era ligado ao basquetebol.

 

CARICATURA DO DIA


Andy Warhol
Posted by Picasa

 

CRISTIAN BARNARD


Posted by Picasa O feito heróico do cirurgião Christian Barnard foi ter realizado o primeiro transplante ao coração humano da história da medicina, no dia 3 de Dezembro de 1967.
«No Sábado, eu era cirurgião numa pequena cidade da África do Sul. Na segunda eu era mundialmente conhecido», afirmou o médico a propósito do transplante. De um dia para o outro o reconhecimento mundial chegou para o homem que mudou para sempre a cirurgia cardíaca.
O curioso é que Christian Barnard utilizou as técnicas pioneiras sem o conhecimento do hospital onde trabalhava.
Nascido na África do Sul no dia 8 de Novembro de 1922, numa família modesta e devota a Deus, o pai era pastor e a mãe tocava órgão na igreja, tinha mais quatro irmãos, todos rapazes.
Um deles morreu cedo devido a uma doença de coração, o que terá influenciado o destino do futuro médico.
Já na universidade, Barnard tinha que percorrer cinco milhas todos os dias para estudar medicina na cidade do Cabo.
No fim dos anos 50 foi estudar para os Estados Unidos para aprender as mais recentes técnicas relacionadas com a cirurgia cardíaca.
No ano de 1967, em que realizou o primeiro transplante ao coração humano, era já um reconhecido cirurgião na África do Sul, onde trabalhava na cidade do Cabo.
Para além deste feito, Barnard foi também pioneiro em outras cirurgias nesta área, contribuiu para o desenvolvimento de válvulas artificiais e chegou a usar o coração de macacos para manter vivos doentes.Barnard trabalhou sempre arduamente, escreveu vários livros científicos e difundiu ideias contra o racismo na África do Sul, onde se tornou um nome controverso.
O cirurgião provocou também polémica ao confessar que tinha praticado a eutanásia em doentes terminais, incluindo na própria mãe.
Christian Barnard morreu no dia 2 de Setembro de 2001, aos 78 anos, quando estava de férias no Chipre, segundo parece com problemas cardíacos.

 

PENITENCIARIA DE LISBOA


Posted by Picasa Reforma Penal e das Prisões, de 1 de Julho de 1867, aboliu a pena de morte e instituiu a pena de prisão maior celular, criando para o efeito as Cadeias Penitenciárias.
Em 2 de Setembro de 1895 deram entrada os primeiros presos na Cadeia Penitenciária de Lisboa, começada a construir em 1873, e hoje designada por Estabelecimento Prisional de Lisboa.
Trata-se de um Estabelecimento concebido segundo o Sistema Panóptico com uma estrutura em estrela constituída por seis alas, com 4 pisos, que convergem num ponto de onde a vigilância se exerce sobre o corredor central de cada ala.
Para além destas alas, no perímetro do Estabelecimento, existe ainda um pavilhão pré-fabricado (ala H) com 22 camaratas distribuídas por dois pisos.
Os primeiros programas de apoio a reclusos toxicodependentes ocorreram nesteEstabelecimento com a criação de uma unidade terapêutica autónoma (Ala G).
O Estabelecimento dispõe de serviços clínicos, em instalações próprias, com uma enfermaria de internamento. Os reclusos em Regime Aberto Voltado para o Exterior encontram-se alojados na antiga Cadeia das Mónicas, edifício datado dos finais do Século XVI, parcialmente desactivado.
Em cada Ala do EP funcionam um ginásio, refeitório e bar.Em polígono envolvente situam-se as instalações oficinais e serviços de apoio.Possui ainda um anfiteatro habitualmente utilizado para espectáculos e outras actividades lúdicas e um edifício recentemente construído para a "Casa do Pessoal" mas também utilizado para a organização de seminários e debates.
A população prisional é maioritariamente constituída por reclusos em cumprimento de pena, estando uma ala afecta a reclusos preventivos da área de Lisboa.

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa O compadre Alípio ganhou a lotaria e a primeira coisa que fez foi ir a um restaurante de super luxo lá em Lisboa.
Quando chegou disse para o empregado:
- Quero comer aquelas coisas que comem os ricos.
- Muito bem, então o senhor quer começar com champanhe e caviar?
- Caviar? Que é lá isso de caviar? indaga o Alípio.
- São ovos de esturjão.
-Ai é?!! atão pra mim, quero dois. E traga-mos bem estreladinhos!

 

HO CHI MIN


Posted by Picasa Revolucionário e estadista viatnamita Nguyen Sinh Cung nasceu no dia 19 de maio de 1890, em Kiem Lan, província de Nghé An e somente mais tarde seria mundialmente conhecido como Ho Chi Minh ("aquele que ilumina").
Em 1911 começa a trabalhar como cozinheiro num navio francês, em que visita o mundo todo. Instala-se em Londres em 1915 e dois anos depois fixa-se na França, onde vive como jardineiro e garçon.
Envolve-se com os movimentos socialistas franceses e, em 1920, ajuda a fundar o Partido Comunista Francês.
Em 1923 vai para Moscovo estudar tácticas de guerrilha e entra para o Comintern, braço internacional do Partido Comunista russo.
Dois anos depois, é enviado para a China, país de que é expulso em 1927.
Vive em vários países até chegar a Hong Kong, de onde dirige o movimento anti-imperialista na Indochina, dominada pela França desde 1854.
Preso pelos ingleses em 1930, consegue escapar e refugia-se em Moscovo.
Em 1941 funda a Liga pela Independência (Vietminh), para lutar contra os franceses.
Durante a II Guerra Mundial utiliza a guerrilha no combate aos japoneses, invasores da Indochina. Ao fim do conflito, forma um Estado independente ao norte da região, o Vietnam.
A França contra-ataca e a Guerra da Indochina só termina em 1954, com a vitória do Vietminh. O país é dividido em dois. Ho Chi Minh, presidente do Vietnam do Norte, treina e aparelha as forças da Frente de Libertação Nacional do Vietnam do Sul (Vietcong), que visam reunificar o país, o que leva à Guerra do Vietnam.
Morre em Hanói em 2 de setembro de 1969.
Em 30 de abril de 1975 um tanque norte-vietnamita entrou no palácio presidencial do regime sul-vietnamita, apoiado pelos Estados Unidos, encerrando mais de dez anos de sangrento conflito.
Saigon, antiga capital do Vietnam do Sul, foi rebaptizada posteriormente com o nome de Ho Chi Minh.

 

KEANU REEVES


Posted by Picasa Keanu Charles Reeves nasceu no dia 2 de Setembro de 1964 em Beirute, no Líbano.
Filho de um chinês-havaiano e de uma inglesa, Keanu Reeves nasceu em Beirute, no tempo em que a cidade era mais conhecida pelas suas praias do que pelas bombas.
Sua mãe Patricia conheceu seu pai Samuel Nowlin Reeves quando trabalhava como dançarina num club local, seu casamento não durou muito tempo, e ela se mudou com Keanu e sua irmã Kim para Nova Iorque, onde se casou com Paul Aaron, um director da Broadway.
Com ele, a família Reeves se mudou para Toronto.
Mas o casamento também acabou não dando certo. Ainda teriam mais dois casamentos, um com um promotor de rock, e o outro com um dono de um salão de cabeleireiros.
Keanu foi criado no Canadá e teve sua primeira chance no mundo artístico ao estrelar um comercial para a Coca-Cola quando era adolescente.
Reeves nunca levou os estudos a sério. Sempre esquecia seus livros em casa ou no trabalho. Hockey e teatro eram o que ele mais gostava. Depois de trocar de colégios por muitas vezes, decidiu largar os estudos para dedicar-se em tempo integral a arte de actuar.
Quando Rob Lowe foi a cidade para filmar o drama sobre hockey Youngblood, Reeves ganhou duas oportunidades em uma: o hockey e um drama! Ele resolveu então sair de Toronto e ir para Los Angeles na busca de seu sonho.
O pequeno Keanu pareceu levar tudo com um pequeno sorriso, pois seus vários pais deram- lhe experiências diferentes.
Samuel Nowlin Reeves perdeu o contacto com Keanu ainda quando ele era criança, e está actualmente pagando uma sentença na prisão por posse de cocaína.
Após passar por diversos colégios, Reeves largou os estudos para entrar num curso integral de actuação. A primeira peça em que participou foi Wolfboy.Quando conseguiu entrar em Hollywood, Reeves chamou a atenção dos directores e críticos de performance com o papel de um jovem defeituoso em Juventude Assassina (River's Edge - 1986).
Mas Keanu Reeves certamente demonstrou o seu potencial como actor ao lado de Sandra Bullock em Velocidade Máxima (Speed – 1994), um grande sucesso em todo o mundo que levou mais de 121 milhões de dólares nas bilheteiras.
Ultimamente, no entanto, parece que a sua vida pessoal tem afectado sua carreira. A imprensa muito especulou sobre a sua opção sexual, lançando boatos de que ele era homossexual. Verdade ou mentita, Keanu veio a público para desmentir a notícia e disse que não era homoxessual. Pouco se sabe porém, sobre suas aventuras amorosas, apesar de ele já ter declarado que o maior sonho de sua vida é casar e ter filhos. O que se sabe é que ele vive em hotéis, dirige uma moto e toca em uma banda chamada Dogstar. Entre 1996 e 1997, deixou os fãs preocupados, sofreu um grave acidente de moto e apareceu mais gordinho e com o visual desleixado em Reação em Cadeia (Chain Reaction), mas, no ano seguinte, finalmente dividiu as telas com Al Pacino no suspense O Advogado do Diabo (Devil's Advocate, The), no qual fazia um jovem advogado que associava-se ao diabo em pessoa.
Embora não tenha tido muita sorte na ficção com Johnny Mnemonic (Johnny Mnemonic). Em "Matrix" (Matrix), na qual ele interpreta um homem que lidera uma revolta social contra os computadores, deu-lhe um dos maiores destaques em 1999 no cenário cinematográfico.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Ingrid
Ingrid nasceu perto da metade do século XIII, na nobre família Elovsdotter, na Suécia.

Cristãos fervorosos, os pais deram a ela e aos outros filhos, uma educação digna dos fidalgos e no rigoroso seguimento de Cristo.
A menina desde os primeiros anos de vida se mostrou muito virtuosa, amável, caridosa e pia, surpreendendo a todos com seu cândido ideal religioso.
No início da adolescência, como era costume da época, teve de contrair um riquíssimo casamento.
Mesmo contrariando sua vocação, ela aceitou tudo com humilde resignação, mas não deixou que o mundo de luxo, futilidades e poder contaminassem sua alma, apesar de ter de conviver nele. Continuou serenamente a cuidar das obras de caridade que fundara para os pobres e doentes abandonados, os quais atendia pessoalmente.
Possuindo dons especiais de profecia e cura, gozava entre a população da fama de santidade.
Ingrid enviuvou pouco tempo depois.
Assim, decidiu fazer uma longa peregrinação para a Terra Santa, acompanhada por sua irmã mais velha e algumas damas da corte.
Ali seu amor ao Senhor Jesus aumentou ainda mais, alimentando o seu desejo de se consagrar à vida religiosa.
Da Palestina viajou para Roma onde visitou os túmulos dos apóstolos e dos primeiros mártires e de lá foi para Santiago de Compostela, na Espanha, rezar junto às relíquias do apóstolo Tiago.
Só então Ingrid retornou para a Suécia. Logo depois, em 1281, seguindo seu confessor e orientador espiritual, padre dominicano Pedro de Dacia e com a autorização do Bispo e do rei, ela fez seus votos perpétuos e fundou um Mosteiro sob as regras de São Domingos, em Skanninge. Nele, junto com um grande número de jovens da corte, se dedicou totalmente às orações contemplativas e à vida de rigorosa austeridade.

 

PIERRE DE COUBERTIN


Posted by PicasaPierre de Frédy nascido a 1 de Janeiro de 1863 e falecido a 2 de Setembro de 1937 , mais conhecido pelo seu título nobiliárquico de Barão Pierre de Coubertin, foi um pedagogo e historiador francês, tendo ficado para a história como o fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna.
Nascido em Paris numa família aristocrática, Pierre de Coubertin foi inspirado pelas suas visitas a colégios ingleses e estadunidenses, propondo-se a melhorar os sistemas de educação.
Nas melhorias que visionava estava incluída a promoção da educação para o desporto, que ele acreditava ser uma parte importante do desenvolvimento pessoal dos jovens.
A certo ponto, após ter idealizado uma competição internacional para promover o atletismo e tirando partido de um crescente interesse internacional nos Jogos Olímpicos da antiguidade, alimentado por descobertas arqueológicas nas ruínas de Olímpia, o barão de Coubertin concebeu um plano para fazer reviver os Jogos Olímpicos.
Para publicitar os seus planos, organizou um congresso internacional em 23 de Junho de 1898 na Sorbonne em Paris. Aí propôs que fosse reinstituída a tradição de realizar um evento desportivo internacional periódico, inspirado no que se fazia na Grécia antiga. Este congresso levou à constituição do Comité Olímpico Internacional, do qual o barão de Coubertin seria secretário geral. Foi também decidido que os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna teriam lugar em Atenas, na Grécia e que a partir daí, tal como na antiguidade, seriam realizados a cada quatro anos (uma Olimpíada).
Dois anos depois realizaram-se os Jogos Olímpicos de Verão de 1896, que foram um sucesso.Após os Jogos de 1896, Demetrius Vikelas abandonou o posto de presidente do COI e Pierre de Coubertin tomou o seu lugar na frente da organização.
Apesar do sucesso dos primeiros jogos, o Movimento Olímpico enfrentaria tempos difíceis, com os Jogos Olímpicos de 1900 e de 1904 a serem completamente obscurecidos pelas exposições mundiais em que foram integrados, e passando completamente despercebidos.
A situação melhorou com a realização dos Jogos Olímpicos de Verão de 1906 que, utilizando o pretexto de comemorar os 10 anos da primeira edição, serviram para limpar a imagem e promover os Jogos como um evento internacional por excelência.
A partir de então os Jogos Olímpicos continuariam a ganhar audiência, tornando-se no mais importante evento desportivo mundial. Pierre de Coubertin abandonou a presidência do COI após os Jogos Olímpicos de Verão de 1924, realizados em Paris, a sua cidade natal, e com um sucesso muito maior que a anterior edição de 1900.
Foi sucedido no cargo por Henri de Baillet-Latour.De Coubertin manteve-se como Presidente Honorário do COI até à sua morte em 1937 em Geneva na Suíça.
Foi enterrado em Lausanne (local da sede do IOC) mas o seu coração seria sepultado separadamente, num monumento perto das ruínas da antiga Olímpia.

 

SEGUNDA GRANDE GUERRA


Posted by Picasa O segundo grande conflito do nosso século XX, teve início no dia 1 de Setembro de 1939, quando a Alemanha nazi invadiu a Polónia, e França e Inglaterra declararam guerra (já antes tinha anexado a Áustria e invadido a Checoslováquia).
Posteriormente a Bélgica, Holanda, Dinamarca, Noruega e parte de França.
Inicialmente, apenas a Inglaterra resistiu à política expansionista, evitando a invasão com ‘sangue, suor e lágrimas’, como Churchill afirmou, depois da ‘Batalha de Inglaterra’ no Canal da Mancha.

Hitler não consentiu e invadiu desde logo o norte de África.
Tentou também a URSS, mas apenas uma parte, devido ao relevo e às condições climatéricas.
A 7 de Dezembro de 1941, após o ataque japonês a Pearl Harbour, os EUA abandonam a sua política isolacionista, e entram na guerra pelos Aliados.
A 6 de Junho de 1944, ocorre o grande acontecimento para os Aliados.

O dia D.
O desembarque das tropas Aliadas na Normandia.
De Junho de 1944 até à Primavera de 1945, os ataques dos Anglo-Americanos a ocidente, e dos soviéticos a leste, provocaram a desarticulação dos exércitos alemães.
Hitler suicida-se a 30 de Abril de 1945.
Berlim é tomada a 2 de Maio pelo Exército Vermelho.
Passados 6 dias, a Alemanha rende-se incondicionalmente - 1945, 8 de Maio.
A 2 de Setembro de 1945 terminaram todas as hostilidades.

 

MULHERES BONITAS


Laetitia Casta
Posted by Picasa

sexta-feira, setembro 01, 2006

 

IMAGEM DO DIA


Mini campeão !
Posted by Picasa

 

ANTONIO LOBO ANTUNES


Posted by Picasa António Lobo Antunes nascido a 1 de Setembro de 1942 em Lisboa é um escritor português e um dos autores mais conhecidos de Portugal, juntamente com José Saramago.
Lobo Antunes foi já considerado um candidato ao Prémio Nobel da Literatura.
Lobo Antunes é licenciado em Medicina, com especialização em Psiquiatria.

Esteve destacado em Angola, entre 1970 e 1973, durante a fase final da Guerra Colonial portuguesa.
A sua experiência de guerra inspirou muitos dos seus livros. Regressado a Portugal, trabalhou no hospital psiquiátrico Miguel Bombarda, em Lisboa.
Foi militante da APU (Aliança Povo Unido - coligação liderada pelo Partido Comunista Português) em 1980.
Actualmente vive em Lisboa, mas já não exerce medicina, dedicando-se em exclusivo à escrita.

 

CARICATURA DO DIA


Van Gogh
Posted by Picasa

 

PAPA VALENTIM


Posted by Picasa Era romano e governou somente quarenta dias.
Eleito em 1 de setembro de 827, morreu em 16 de novembro de 827.
Foi amado pelo povo, a nobreza e o clero, graças a sua pureza.
No começo de seu breve pontificado foi acolhido com grandes manifestações de júbilo por seu carácter bondoso.



 

YVONNE DE CARLO


Posted by Picasa Yvonne De Carlo, nome artístico de Peggy Yvonne Middleton que nasceu em Vancouver no dia 1 de setembro de 1922,é uma actriz de cinema do Canadá.
Após ser figurante em vários filmes da Universal, consegue o papel título de "Irresistivel Salomé" ("Salome, where she danced") no ano de 1945.

Intercalou a partir daí, entre pequenas e médias produções, títulos importantes como:
1947 - Brutalidade (Brute force) de Jules Dassin
1949 - Baixeza (Criss cross) de Robert Siodmak
1956 - Os dez mandamentos (The ten commandments) de Cecil B. De Mille
Actuou também na série de televisão Os Monstros, como Lily, entre os anos de 1964 e 1966.

Dos filmes mais recentes, o mais marcante talvez seja ' Oscar - Minha filha quer casar ' de 1991 no qual faz o papel de tia Rosa contracenando com Sylvester Stallone.

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa O compadre Jacinto era católico mas não muito e tinha um cão do qual ele gostava muito.
Certo dia o cãozinho morre, o compadre fica muito triste e quer fazer o funeral ao bicho.
Vai falar com o padre lá da freguesia e conta-lhe o sucedido.
O padre muito escandalizado diz que é impossível, não pode fazer o funeral do cão.
No entanto diz-lhe que ao fundo da rua tem uma igreja de outra religião que possivelmente o poderão ajudar.
O velho Jacinto agradece e pergunta ao Sr. Padre:
- O Sr. acha que 100 mil escudos serão suficientes para cobrir as despesas?
O padre responde muito aflito:
- Ó homem porque é que não me disse que o cão era católico?

 

LUIS XIV


Posted by Picasa Luís XIV, o Grande, Rei Sol, rei da França de 1643 a 1715, nasceu em 5 de setembro de 1638 em Saint-Germain-en-Laye e faleceu a 1 de setembro de 1715 em Versailles, símbolo da monarquia absolutista, provocou uma série de guerras entre 1667 e 1697 a fim de estender as fronteiras da França para o leste, tomando terras do Sacro Império Germânico, e depois, de 1701-1714, para assegurar o trono espanhol para seu neto.
Filho de Luís XIII e Ana da Áustria, ele sucedeu seu pai em maio de 1643, com apenas quatro anos e oito meses, desde então saudado como uma "divindade visível".

Cresceu entregue a amas e criados, por cujo descuido quase morreu afogado numa piscina.
Tinha nove anos quando, em 1648, os nobres e a corte de justiça de Paris se insurgiram contra o primeiro ministro o Cardeal Jules Mazarin e contra a Coroa.
Começou então uma longa guerra civil, conhecida como "La Fronde", período em que a família real passou severas privações e humilhações.
Somente em 1653 Mazarin dominou o movimento e então montou um grande aparato real centralizado no jovem príncipe.
Apesar de coroado Rei em 1643, Luís XIV não diminuiu os poderes de Mazarin, a quem devia praticamente toda a sua educação e formação cultural.

Uma velha guerra com a Espanha, iniciada em 1635, estava terminando então e favoravelmente à França, que passava a ser a primeira potência européia.
O rei da França devia ser um soldado e Luís XIV passou por um treinamento em campo de batalha. Para ratificar e dar maior valor ao tratado de paz com a Espanha, Luís XIV, apesar de estar a alguns anos em amores com a sobrinha de Mazarin, Marie Mancini, casou, em 1660, com Marie-Thérèse da Austria, filha do rei espanhol, contra sua vontade, e anotou no seu Diário. "Exercendo uma tarefa totalmente divina aqui na terra, precisamos parecer incapazes de perturbações que possam compromete-la".
Luís XIV faleceu no dia 1 de Setembro de 1715, na idade de 77 anos

 

EDGAR RICE BURROUGHS


Posted by Picasa O rei das selvas apareceu em 1914, e foi criado pelo escritor americano Edgar Rice Burroughs nascido no dia 1 de setembro de 1875, que nunca pôs os pés na selva.
Tarzan era filho de nobres ingleses, John e Alice Clayton, que foram assassinados por um grupo de gorilas na costa da África equatorial.
Foi educado por uma macaca chamada Kala.
Casou-se com Jane (filha de um professor americano) e tiveram um filho.
No cinema, o nome do menino era Boy.
Já nos romances, ele se chamava Jack, que os macacos não conseguiam pronunciar e diziam "Korak".
Somente no cinema a macaca de Tarzan era chamada de Chita.
Nos livros e nos desenhos animados seu nome era Nikima.
A marca registada de Tarzan é seu grito possante, ó-uó-uó-uó-uó!
Ao morrer, em 1950, Edgar Rice Burroughs, criador do Tarzan, foi enterrado numa cidade do estado da Califórnia chamada Tarzana.
Na língua dos macacos, Tarzan significa "pele branca".

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Santa Beatriz da Silva Menezes
Beatriz nasceu em 1424 em Ceuta, uma cidade que pertencia ao reino de Portugal, situada no norte da África, Marrocos.

Sua família era da nobreza portuguesa, seu pai Rui Gomes da Silva era um ilustre comandante do exercito, sua mãe chamava-se Isabel de Menezes e freqüentava várias cortes.
Ainda na infância, voltou com a família para Portugal.
Ao completar vinte anos de idade, Beatriz foi para a corte da Espanha, pois sua tia Isabel, Infanta de Portugal, que se casara com o rei de Castela, convidou a sobrinha para ser sua primeira dama de honra.
Muito virtuosa e piedosa, achava que a vida do palácio não era muito compatível com seu jeito de ser e pensar, mas aceitou a nova função.
E foi aí que sua provação iniciou.
Beatriz era uma jovem muito bela fisicamente, além de ser amável, culta, inteligente e educada nas virtudes cristãs.
Logo que chegou despertou a admiração de todos.
Isto provocou o ciúme e a inveja da rainha sua tia, que passou a maltrata-la e, até castiga-la sem razão alguma.
Beatriz a tudo suportou sem falar nada para ninguém.
Certa ocasião, a soberana tentou asfixia-la, mantendo-a presa durante três dias numa arca sem ventilação, água e comida.
Mas obrigada pelas circunstâncias, teve que soltar a sobrinha.
Naquele período Beatriz recebeu a graça de uma aparição de Nossa Senhora e a incumbência de fundar uma Ordem religiosa dedicada à Imaculada Conceição.
Imediatamente, deixou a corte e ingressou no mosteiro de São Domingos, em Toledo, onde as religiosas viviam sob a Regra cisterciense.
Uma vez aceite, cobriu seu rosto com um véu branco por toda a vida.
Acalentou durante muito tempo o anseio para fundar a nova ordem religiosa.
Depois de trinta anos conseguiu realizar a missão que a Virgem Maria lhe confiara, com a ajuda da nova rainha da Espanha. Em 1479, com a união dos reinos de Aragão e Castela, rainha Isabel, "a católica", filha da soberana que atentara contra sua vida, portanto prima de Beatriz, foi visitá-la. Ao saber dos seus planos de uma nova congregação, doou-lhe o palácio de Galiana em Toledo e a anexa igreja de Santa Fé.
Beatriz se transferiu para a nova residência em 1484, junto com doze companheiras, dando início ao primeiro mosteiro da Ordem das clarissas da Imaculada Conceição, conhecidas como as monjas concepcionistas.
Em seguida enviou o regulamento que escrevera fundamentado sob as regras das clarissas, para ser aprovado pelo Papa Inocêncio VIII, que o confirmou em 1489. Porém, dez dias antes da cerimônia em que todas professariam a nova Ordem, Beatriz teve uma nova aparição da Virgem Maria, que lhe comunicou que ela morreria na data da festa.
Por isto, professou os votos na véspera deste primeiro grupo e morreu feliz, no dia 1 de setembro de 1490.
A fundadora sabia que tinha deixado na terra uma semente, recebida das mãos da Virgem Maria e que germinaria pelos séculos afora, no mundo todo.

 

GLORIA STEFAN


Posted by PicasaGloria Estefan é a mais cubana das americanas . Ou seria a mais americana das cantoras cubanas ? Melhor deixar pra lá.
O que importa é que há mais de uma década , gente de diversos países danças ( ou baila ) ao som de suas músicas e identifica Gloria como um sinônimo de mistura entre a sensualidade dos ritmos latinos e a universidade da música americana.
Com autoridade de quem , em 1992 , integrou a delegação dos EUA na assembléia da ONU , ela pode ser considerada uma cidadã do mundo .

Gloria Maria Fajardo nasceu em 1 de setembro de 1957 , em Havana , Cuba . Dois anos depois, sua família fugiu da ditadura de Fidel Castro mudando-se para Miami. Em 1961 , o pai , José, participou da invasão da Baía dos porcos , a frustrada tentativa de tirar Castro do poder , e acabou passando um ano e meio na prisão , enquanto Gloria e o restante dos Fajardos ficaram vivendo em um gueto de cubanos perto do Orange Bowl em Miami .
Mais tarde , José integraria o exército americano do Vietnam , de onde voltou com a saúde muito debilitada pelos efeitos venenosos do agente laranja .
Enquanto a mãe ia trabalhar fora para sustentar a família , Gloria ficava em casa cuidando do pai inválido.
Uma de suas poucas diversões era o violão , com o qual passava horas no quarto cantando e tocando sucessos da rádio .
A avó , que lhe ensinava canções cubanas de seu tempo , era uma das que mais incentivava Gloria. Em 1975 cantando informalmente durante um casamento , ela impressionou Emilio Estefan , o líder da Banda Miami Latin Boys, contratada para animar a festa.

Gloria havia sido colega de Emílio no segundo grau , mas nunca imaginava que o amigo de colégio poderia ser seu futuro parceiro .
Como uma cinderela , pintava ali um dos mais douradouros romances do showbiss .
O convite para que Gloria se juntasse ao grupo foi imediato , e a resposta , a principio relutante foi sim . Gloria aceitou cantar apenas nos fins de semana , mas logo em seguida já estaria totalmente integrada – fazendo surgir o MIAMI SOUND MACHINE.
O som da banda se destacava , mistura do regionalismo dos ritmos afro-cubanos . Gravaram alguns discos em espanhol e excursionaram com o sucesso pela América Central e em alguns países da América do Sul, até que em 1984 , Emilio Estefan conseguiu convencer os executivos da Epic Records a lançar um disco em inglês “Eyes of Innocense” como teste.

Logo o primeiro single “Dr. Beat” , estouraria nas pistas de dança norte-americanas abrindo espaço para um novo LP “primitive Love” , puxado pelo hit “Conga” que faria de Gloria Estefan uma cantora conhecida mundialmente.
O LP virou Disco de Platina duplo e 'Conga foi a única musica na história da parada da Billboard a figurar ao mesmo tempo nas categorias pop, latino, soul e dance.

Com uma média de um disco lançado a cada dois anos, vános hits se sucederam.
Muitos deles,como Bad Boy e Rhythm Is Gonna Get You, marcaram época nas pistas de dança brasileiras.
Em 1990, uma tragédia pessoal marcaria sua vida: na manhã do dia 20 de março, o onibus em que viajava voltando de uma turnê pela Pensilvânia parou na beira da estrada e acabou abalroado na traseira por um caminhão em alta velocidade Gloria machucou seriamente a coluna e pensou que nunca mais iria poder andar. Depois de uma delicada cirurgia, ela redescobriu o prazer de viver. Até que, em 1993, surpreenderia a todos com Mi Tierra, seu primeiro disco em espanhol desde que assinou com a Epic. Nele, Gloria empreendia uma nostálgica viagem à Cuba de seus antepassados, gravando clássicos de todas as épocas da música local. O disco vendeu mais de 4 milhões de cópias em todo o mundo e deu à cantora seu primeiro Grammy (na categoria de Melhor Álbum Latino).
Era uma forma de acertar contas com o passado, buscar nas palavras de sua avó as lembranças de um país que mal chegou a conhecer. 'Costumo sonhar em duas línguas, mas o idioma do meu coração é o espanhol, aquele que escolhi para educar meus filhos e declarar meu amor a Emilio' diz.
Mesmo com seus discos proibidos de serem postos à venda em Cuba e com suas canções impedidas de tocar nas rádios, Mi Tierra chegou a seus conterrâneos e foi cultuado.

A tão sonhada volta a Cuba, em 1995, não aconteceu da forma como imaginava. Gloria foi cantar em Guantanamo, e recorda a experiência: Foi muito doloroso pra mim, porque havia uma cerca que dividia Guantanamo do resto de Cuba, e, como eu aquelas pessoas que estavam assistindo ao show haviam perdido sua nacionalidade. Quanto mais eu viajo pelo mundo, mais sinto falta de meu país. Saber que ele está a poucos quilômetros de onde eu moro e não poder participar da vida ali é frustrante. Ainda mais sabendo que as pessoas estão sofrendo tanto num lugar que parece uma prisão da idade da pedra'~.
No ano seguinte, coube a Gloria Estefan a honra de gravar a canção-tema dos Jogos Olímpicos de Atlanta, “Reach", e de cantá-la na cerimônia de encerramento, transmitida pela TV para todo o mundo inclusive Cuba, onde as imagens puderam ser captadas por quem possui antenas parabólicas.

Aquela noite foi ainda mais inesquecível porque a festa de encerramento contou também com a participação de seu pai, representando a equipe de vôlei de Cuba dos Jogos Panamericanos de 1952.
Com 40 anos bem vividos, pouco falta a Gloria Estefan em sua (com o perdão do trocadilho) gloriosa trajectória artística e pessoal. Um casamento sólido que lhe deu dois filhos (Nayib, 17 anos, e Emily, 3); uma carreira recheada de hits e milhoes de discos vendidos; apresentaçoes nas Olimpíadas e até para o Papa no Vaticano; convites para estrear como actriz no cinema, que ela vem diplomaticamente recusando .
Uma polpuda conta bancária; e a admiração dos fás de várias línguas e culturas. Gloria Estefan nunca foi uma pessoa acomodada, e a maior prova disso é que seu último disco, Gloria!,que a princípio seria uma compilação de remixes de seus maiores sucessos, acabou virando um álbum de músicas inéditas. Entre elas está Cuba Libre", que sintetiza aquele que talvez seja seu único grande sonho ainda não realizado: 'voltar àCuba, de preferência com Fidel Castro longe do poder". O lugar de onde venho/ Eu mal lembrol Mas a alma de meu povol Estará comigo para semprel Quero minha Cuba livrei Para que as pessoas possam dançar (Gloria e Emilio Estefan).

 

VITTORIO GASSMAN


Posted by Picasa Vittorio Gassman que nasceu a 1 de setembro de 1922 e faleceu no dia 29 de junho de 2000, conhecido como Il Mattatore, foi um actor e director de cinema italiano muito popular.
Nascido em Gênova, numa família de origem alemã, Gassman é considerado um dos maiores actores italianos, e é lembrado pela seu extremo profissionalismo, versatilidade e magnetismo.
Sua longa carreira abrange tanto produções importantes como dezenas de fimes menos famosos (que, no entanto, lhe valeram uma grande popularidade).
Ainda jovem, Gassman mudou-se para Roma, onde freqüentou a Academia Nacional de Arte Dramática, onde estudavam outras grandes figuras do cinema e teatro italianos, como Paolo Stoppa, Rina Morelli, Adolfo Celi, Luigi Squarzina, Elio Pandolfi, Rossella Falk, Lea Padovani e, depois, Paolo Panelli, Nino Manfredi, Tino Buzzarelli, Gianrico Tedeschi, Monica Vitti, Luca Ronconi e outros.
Sua estréia no teatro deu-se em Milão, em 1942, com Alda Borelli em Nemica di Niccodemi.
De volta a Roma, no Teatro Eliseo, juntou-se a Tino Carraro e Ernesto Calindri num trio que se tornou célebre e com o qual recitou em diversas óperas, de comédias burgesas a um sofisticado teatro intelectual, sem aparentar dificuldades em passar de um estilo a outro.Em 1946 estréia no cinema, em Preludio d'amore; no ano seguinte, participa de 5 filmes. Em 1948, sua célebre participação em Riso Amaro confirmou suas qualidades também diante das câmeras.Com com a companhia teatral de Luchino Visconti Gassman amadurece e faz sucesso, juntamente com Stoppa, Rina Morelli e Paola Borboni. Gassman interpretou um vigoroso Kowalski em Um bonde que se chama desejo de Tennesse Williams. Em 1952, juntamente com Luigi Squarzina, fundou e dirigiu o Teatro d'Arte Italiano, produzindo a primeira versão completa de Hamlet ma Itália, bem como obras raras de Sêneca, Ésquilo e outros.
Morreu de ataque cardíaco em sua casa de Roma.

 

MULHERES BONITAS


Ana Hickmann
Posted by Picasa

quinta-feira, agosto 31, 2006

 

IMAGEM DO DIA


Com ou sem açucar...é sempre bom !
Posted by Picasa

 

HENRIQUE V


Posted by Picasa Henrique V que nasceu no dia 9 de Agosto de 1387 e faleceu no dia 31 de Agosto de 1422, foi rei de Inglaterra entre 1413 e 1422.
Fez parte da dinastia de Lancaster e era filho do rei Henrique IV Bolingbroke e de Maria de Bohun.
Henrique de Monmouth (assim conhecido por ter nascido no castelo de Gales com o mesmo nome) foi criado longe da corte, uma vez que não era descendente de um pretendente à coroa.

Em 1399, o seu pai revoltou-se contra o primo Ricardo II de Inglaterra, acabando por depô-lo e subir ao trono.
Esta mudança conferiu um novo estatuto a Henrique, agora herdeiro da coroa e como tal Duque da Cornualha e Príncipe de Gales.
Estes títulos não eram só nominais. Henrique encarregou-se desde muito cedo da administração de Gales e em 1403, com apenas 16 anos, liderou os ingleses na batalha de Shrewsbury, que pôs fim à revolta organizada por Henry Percy.
Apesar de seriamente ferido em batalha, Henrique sobreviveu e continuou no terreno, lutando até 1408 contra Owain Glyndwr, outro rebelde galês.
A partir de 1410, Henrique assumiu o controlo da administração, devido ao estado de saúde do pai, cada vez mais débil.
Finalmente a 20 de Março de 1413, Henrique de Monmouth sucede a seu pai como Henrique V. As suas primeiras medidas foram no sentido de pacificar os conflitos internos derivados da violenta subida ao poder do seu pai.

Foram emitidas amnistias e reinstituídos como herdeiros os filhos de homens que se opuseram a Henrique IV e morreram por isso. Livre de pressões internas, Henrique dedicou-se à política externa, nomeadamente à sua pretensão à coroa de França e à resolução da guerra dos cem anos que durava já desde 1337.
A campanha de 1415 foi marcada pelo sucesso da batalha de Azincourt (25 de Outubro), onde as suas reduzidas tropas derrotaram o grosso do exército francês e dos seus aliados.
Em 1417, Henrique renova as hostilidades e conquista a Normandia, enquanto os franceses se encontravam divididos pelas disputas entre Armagnacs e borgonheses.
A sua vida encontra-se retratada em Henrique V, uma peça de William Shakespeare.

 

CARICATURA DO DIA


Robbie Williams
Posted by Picasa

 

CALÍGULA


Posted by Picasa Gaius Caesar Germanicus, conhecido por Calígula que nasceu em 31 de Agosto AD 12 e faleceu no dia 24 de Janeiro, AD 41, foi o terceiro Imperador romano, reinante entre 37 e 41.
Ficou conhecido pela sua natureza extravagante e por vezes cruel e foi assassinado pela guarda pretoriana em 41, aos 29 anos.
A sua alcunha Calígula (que significa botinhas em português) foi posta pelos soldados das legiões comandadas pelo pai, que achavam graça vê-lo mascarado de legionário, com pequenas caligae (sandálias militares) nos pés.
Calígula era o filho mais novo de Germânico e Agripina, sendo bisneto de César Augusto e sobrinho-neto de Tibério.

Cresceu com a numerosa família (tinha dois irmãos e três irmãs) nos acampamentos militares da Germânia Inferior, onde o pai comandava o exército imperial.
Depois da ascensão de Tibério ao trono imperial, a sua família foi alvo de perseguições, por ser considerada perigosa pelo imperador paranóico com a hipótese de conspirações.

O seu pai morreu em circunstâncias estranhas, talvez assassinado por Tibério.
Mais tarde a mãe e os dois irmãos mais velhos foram exilados e assassinados por ordem imperial.
Calígula fica então sozinho com as irmãs (com quem se dizia mantinha relações incestuosas) e foi viver com a bisavó Livia Drusa.
Durante a sua adolescência, assistiu às perseguições e terror impostas por Sejanus, o perfeito da guarda pretoriana que controlava Roma na ausência de Tibério em Capri.
Calígula escapou no entanto aos assassinatos e entrou no favor de Tibério.

Quando o imperador morreu em 37, o testamento designava-o como herdeiro, em conjunto com Tibério Gemelo, neto do falecido Tibério.
Calígula era já um homem ambicioso e não perdeu tempo. Dois dias depois, a 18 de Março, faz com que o senado romano anule o testamento e proclama-se imperador sem parceiros, mandando assassinar Gemelo pouco tempo depois.
Os primeiros meses de reinado foram prometedores. Calígula concedeu prémios à guarda pretoriana, mandou encerrar todos os casos de traição iniciados por Tibério, pôs fim às proscrições e chamou de regresso muitos exilados.

No entanto, pouco tempo depois, Calígula adoeceu com uma febre cerebral, segundo Suetónio e Cássio Dio, e esteve às portas da morte. Quando recuperou, o comportamento do imperador mudou radicalmente. Estudos modernos sugerem que tenha sofrido de depressão nervosa ou alguma forma de encefalite, para justificar a mudança. Ou talvez a sua personalidade fosse apenas o produto de uma infância e adolescência em ambiente instável. De qualquer forma, Calígula era extremamente ignorante e mal preparado para governar. O terror das perseguições voltou ao mesmo tempo que o imperador tomava atitudes no mínimo excêntricas que incluíram nomear o seu cavalo de corrida Incitatus senador e mandar esculpir sua cabeça em todas as estátuas de deuses de Roma, intitulando a si mesmo como um deus.
Pouco a pouco tornou-se impopular e, no princípio de 41, foi assassinado por um legionário da sua guarda pessoal com quem costumava fazer gozações maldosas, Cassius Chaera, que matou também a sua mulher Caesonia e a filha bébé Júlia Drusilla.

 

JAMES COBURN


Posted by Picasa James Coburn (Henry J. Waternoose), ganhador de um Oscar, é um actor que possui alguns dos créditos mais impressionantes em todas as áreas da indústria de espectáculos.
Nascido em Nebraska no dia 31 de Agosto de 1928, James Coburn começou actuando no colégio da cidade de Los Angeles.
Foi ali que ganhou seu primeiro prêmio como actor secundário e onde pôde dividir o palco com lendas como Vincent Price.
Ao mudar-se para Nova York, trabalhou em vários comerciais de televisão em séries dramáticas como Studio One e General Electric Theatre.
Cinco anos depois mudou-se novamente para Los Angeles e continuou com seus estudos sob a instrução de Jeff Corey.
Depois de sua incrível actuação no filme de John Sturges The Magnificent Seven, Coburn ofereceu ao público de todo o mundo papéis em filmes como The President's Analyst (o qual ele mesmo produziu), The Great Escape, Golden Girl e as paródias de espionagem Our Man Flint e In Like Flint.
Seu papel como protagonista na minisérie da CBS The Dain Curse o tornou um sucesso entre a crítica. O actor também protagonizou High Risk, Looker, Mr. Patman, e para a televisão Valley of the Dolls, Malibu e Draw.
Dois dos papéis preferidos de Coburn, Pat Garrett e Billy the Kid, lhe permitiram integrar o elenco do legendário director Sam Peckinpah.
Durante o percurso de sua carreira, Coburn co-protagonizou filmes junto a muitos dos talentos mais famosos de Hollywood, incluindo Mel Gibson em Maverick e Payback, Arnold Schwarzenegger em Eraser, e Eddie Murphy em The Nutty Profesor.
Em 1999 ganhou um Oscar como Melhor Actor secundário por seu papel em Affliction, junto a Nick Nolte.
Seus créditos mais recentes na televisão incluem The Cherokee Kid, The Second Civil War e Proximity para HBO; Mastergate e Walter and Henry para Showtime; e Mr. Murder para ABC. Também protagonizou Noah's Ark para Hallmark e Hall of Fame, Atticus, Shake e Rattle and Roll para CBS.
Faleceu no dia 18 de Novembro de 2002.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com