sábado, setembro 03, 2005

 

UMA VEZ MAIS



Voa minha ave
Voa sem parar
Viaja pra longe
Te encontrarei
Em algum lugar

Permaneço em ti
Como sempre foi
Mais perfeito e mais fiel
Mesmo sozinho sei que estás perto de mim
Quando triste olho pro céu

Quando eu te vi o sonho aconteceu
Quando eu te vi meu mundo amanheceu
Mas você partiu sem mim
E sei que estás em algum jardim
Entre as flores...

Anjo meu tão amado anjo
Bem sei que estás
E eu do brando sono hei de acordar
Para os teus olhos ver uma vez mais
O verdadeiro amor espera uma vez mais

Quando eu te vi o sonho aconteceu
Quando eu te vi meu mundo amanheceu
Quando eu te vi o sonho aconteceu
Quando eu te vi meu mundo amanheceu

Mas você partiu sem mim
E sei que estás em algum jardim
Entre as flores...
Posted by Picasa

 

LISBOA


Parque Eduardo VII
Posted by Picasa

 

ATURAR É...



Posted by Picasa

 

ALAN LADD


Alan Walbridge Ladd, Jr.nascido em 3 de Setembro de 1913 , em Arkansas e falecido em 29 de Janeiro de 1964, em Palm Springs, Califórnia.
A vida de Alan Ladd foi fácil. Sua mãe, Ina Raleigh, era uma imigrante inglêsa e seu pai, sr. Alan Ladd, era um contabilista que viajava freqüentemente.
Mais tarde seu pai morreu, deixando a sua vida financeiraramente instável.
Sonhando com uma vida melhor, Ina e Alan mudaram-se para a cidade de Oklahoma, onde Ina tornou a casar.
Logo após, a família decidiu mudar-se para a Califórnia em busca de oportunidades de emprego melhores. A High School era uma experiência positiva para Alan e tornou-se integrado nos esportes e participou em produções da escola.
Entretanto, Alan ainda estava longe de entrar no mundo de de Hollywood.

Antes de se transformar em actor, Alan trabalhou um inúmeros trabalhos impares e foi um assistente da estação de gás, um vendedor de cachorro quente e guarda-costas.
Começando no negócio do entretenimentos, Alan fêz partes pequenos programas de rádio e em produções locais do teatro.
Por dois anos, trabalhou também como figurante no elenco da Warners.
O trabalho de coadjuvante nos filmes era na maior parte pequenos, tais como o papel de um repórter em "Cidadão Kane" de Orson Welles' (1941).
Em outubro 1936, casou com Marjorie Jane Harrold, e em 1937, nasceu o seu primeiro filho Alan Ladd JR.
Posted by Picasa

 

FRANK CAPRA


Frank Capra nasceu na ilha de Sicília no ano de 1897 e faleceu no dia 3 de Setembro de 1991. Quando tinha seis anos de idade, sua família mudou-se para os Estados Unidos.
Pobre, Capra passou sua juventude vendendo jornais na rua. Seu talento para a comédia fez com que entrasse na Columbia.
Inicialmente, ele escreveu os diálogos que iam nos intertítulos dos filmes produzidos por Mack Sennett e Hal Roach, os reis da comédia muda.
Em pouco tempo, Capra foi promovido a director.
O talento de Capra é tanto que seu segundo filme - O Homem Forte - já é uma pequena obra-prima. Entre 1923 e 1933, Capra trabalhou incessantemente para a Columbia, fazendo um pouco de tudo - comédias, aventuras, policias e até melodramas.
Em 1934, o sucesso de público e crítica de Aconteceu Naquela Noite deu outro rumo à carreira de Capra. Ele tornou-se o principal nome da Columbia, então uma minor (pequena produtora). Não era para menos.
Os Estados Unidos passava pela forte depressão econômica decorrente da Crise de 29.
Era o momento certo para as positivas comédias sociais de Capra, que funcionavam como uma optimista válvula de escape para as agruras do quotidiano.
Tanto que, até seu derradeiro filme em 1961, Capra não abandonaria o gênero.
Dentre suas fábulas sociais, destacam-se as obras-primas Do Mundo Nada se Leva, A Mulher Faz o Homem e A Felicidade Não Se Compra.
Posted by Picasa

 

CHARLIE SHEEN


Charlie Sheen nasceu no da 3 de setembro de 1965 em Nova York e seu nome verdadeiro é Carlos Irwin Estevez.
Filho do actor Martin Sheen, irmão dos actores Emilio, Ramon e Renee Estevez, Sheen tirou a sorte grande ao substituir o irmão Emilio e estrelar "Platoon" em (1986), de Oliver Stone, vencedor do Oscar de melhor filme. O assunto - a Guerra do Vietnã - não era uma novidade: ele já havia feito figuração em "Apocalypse Now" em (1979), estrelado por seu pai.
Stone reuniria Martin e Charlie em "Wall Street - Poder e Cobiça" em (1987), no papel de pai e filho.Interessou-se pela carreira de actor ao ver a "energia" de Emilio e fez seu primeiro filme aos 19 anos, "Amanhecer Violento" em (1984).
Depois de "Platoon" e "Wall Street", seus trabalhos mais populares são as comédias "Top Gang - Ases Muito Loucos" em (1991) e "Top Gang 2 - A Missão"em (1993), em que forma dupla com Valeria Golino.
Posted by Picasa

 

PONTARIA



Posted by Picasa

 

IMAGEM DO DIA



Posted by Picasa

 

RICARDO, CORAÇÃO DE LEÃO


Ricardo I (8 de Setembro, 1157 - 6 de Abril, 1199) foi Duque da Aquitânia (1168-1199), Conde de Anjou, Duque da Normandia e Rei de Inglaterra (1189-1199), tendo sido coroado no dia 3 de Setembro.
Ricardo é também conhecido por vários cognomes, entre eles Coração de Leão (Coeur de Lion, Lionheart), Oc et No (sim e não em provençal) e Melek-Ric pelos muçulmanos do Médio Oriente, que usavam a sua figura para ameaçar as crianças que se portavam mal. Ricardo foi um dos líderes da Terceira Cruzada e foi na sua época considerado como um herói.
Ricardo era o terceiro filho de Henrique II de Inglaterra e Leonor da Aquitânia, depois de Guilherme, Conde de Poitiers, que morreu criança, e Henrique o Jovem.

Foi educado essencialmente pela mãe e quando Leonor decidiu separar-se de Henrique II e ir viver para Poitiers no fim da década de 1170, Ricardo acompanhou-a. Enquanto príncipe recebeu uma excelente educação, mas sobretudo virada para a cultura francesa. Ricardo nunca aprendeu a falar inglês e pouca ou nenhuma importância deu a Inglaterra durante a sua vida.
Em 1168 tornou-se Duque da Aquitânia em conjunção com Leonor, no âmbito da política de Henrique II em dividir os seus territórios pelos filhos.

A medida não obteve os objectivos esperados porque, em 1173, Leonor e Ricardo foram os responsáveis por uma revolta generalizada contra Henrique II que partiu da Aquitânia.
O rei controlou os motins no ano seguinte, perdoando a Ricardo e Herique o Jovem, mas encarcerando Leonor.
Talvez por isso e pelo humilhante pedido desculpas a que foi obrigado, Ricardo nunca se reconciliou totalmente com o pai.
Após este episódio, Ricardo teve que lidar ele próprio com diversas revoltas da nobreza da Aquitânia que desejavam vê-lo substituído por um dos irmãos, e que suprimiu com violência.
Posted by Picasa

 

EM CADA AMANHECER



Quando a noite traz o silêncio
Estou sozinho, então eu penso
Como eu fui deixar
Você se afastar de mim

Vejo a vida passar sem graça
No vazio dessa casa
Fico a imaginar, você parece estar aqui
Pode ser que eu esteja sonhando demais
Só eu sei quanta falta você me faz
Eu me rendo, não dá pra te esquecer
Sei que estou te perdendo
Em cada amanhecer
Vou vivendo o pouco que ainda restou deste amor

Vejo a vida passar sem graça
No vazio dessa casa
Fico a imaginar, você parece estar aqui
Pode ser que eu esteja sonhando demais
Mas só eu sei quanta falta você me faz
Eu me rendo, não dá pra te esquecer
Sei que estou te perdendo
Em cada amanhecer
Vou vivendo o pouco que ainda restou deste amor

Eu me rendo, não dá pra te esquecer (...
Posted by Picasa

 

BOA JOGADA



Posted by Picasa

 

COMPANHIA DE JESUS


A vinda dos jesuítas para Portugal deve-se à iniciativa de D. João III a quem o Doutor Diogo de Gouveia, responsável pelo Colégio de Santa Bárbara em Paris, indicara a existência de um novo grupo de clérigos que considerava "aptos para converter toda a Índia".
Sto. Inácio de Loiola acedeu ao convite do rei português e enviou para Portugal, em 1540, dois dos seus primeiros companheiros: o navarro Francisco Xavier e o português Simão Rodrigues.
O primeiro partiu no ano seguinte para a Índia, enquanto o segundo ficou na Europa, lançando as bases da Província de Portugal, erecta como primeira província de toda a Ordem em 1546.
Graças a numerosos benfeitores, com destaque para a família real, o crescimento da Companhia de Jesus em Portugal foi extraordinariamente rápido. Em 1542, foi fundado o Colégio de Jesus, em Coimbra, para formação dos membros mais novos da Ordem. Seguiu-se-lhe, em 1551, em Évora, o Colégio do Espírito Santo e, em 1553, a casa professa de S. Roque, centro das actividades apostólicas na capital.
O primeiro colégio em que os jesuítas deram aulas públicas foi o de Santo Antão, em Lisboa, inaugurado em 1553.
Em 1559, foi fundada a Universidade de Évora e, progressivamente, a actividade pedagógica dos jesuítas foi-se estendendo às principais cidades do País: Braga(1560); Bragança(1561); Funchal(1570); Angra(1570); Ponta Delgada(1591); Faro(1599); Portalegre(1605); Santarém(1621); Porto(1630); Elvas(1644), Faial(1652); Setúbal(1655); Portimão(1660); Beja(1670); Gouveia(1739).
A par da abertura de novas casas, o número de jesuítas em Portugal foi quase sempre aumentando: eram 400, em 1560; 620, em 1603; 662, em 1615; 639, em 1639; 770, em 1709; 861, em 1749; 789, em 1759.
Os jesuítas portugueses foram educadores, confessores e pregadores dos reis e da corte mas dedicaram-se com igual entusiasmo a um vasto leque de outras tarefas.
A comprová-lo está o apelativo de "apóstolos" que desde cedo mereceram pela dedicação ao ensino do catecismo e pela abnegação com que se entregaram aos ministérios sacerdotais e a obras caritativas.
Ocupavam-se dos encarcerados, visitavam os hospitais, assistiam os condenados à morte e, indiferentes aos perigos, excediam-se em generosidade por ocasião de epidemias e calamidades.
No campo da educação, chegaram a dirigir 30 estabelecimentos de ensino que formavam a única rede escolar orgânica e estável do País.
O ensino era gratuito e aberto a todas as classes sociais porque a Companhia só aceitava iniciar uma nova escola quando existisse uma dotação ou fundação que assegurasse os meios necessários para o seu funcionamento.
Em meados do século XVIII, o número total de alunos rondava os 20.000, numa população de 3.000.000 de habitantes.
A expansão em Portugal foi acompanhada desde o início por grande empenho missionário.
Em África, os jesuítas estavam no Congo, em 1547, e em Angola, em 1560; em 1557, chegavam à Etiópia e, em 1560, penetraram em Moçambique, na região do Monomotapa. Em 1604, iniciaram a missão de Cabo Verde donde passaram à Guiné e Serra Leoa.
A primeira expedição ao Brasil, em que ia como superior o P. Manuel da Nóbrega, data de 1549 e foi seguida por numerosas levas de missionários.
Contabilizando todas estas expedições, chegamos a 361, distribuídas por 215 anos, sendo 75 no século XVI, 190 no século XVII e 96 no século XVIII, numa média de 16 missionários enviados cada ano. Nas regiões novamente evangelizadas foram-se formando novas províncias ou vice-províncias que, juntamente com a Província de Portugal, formavam a denominada Assistência de Portugal que, em 1759, contava 1698 jesuítas, dos quais 789 estavam na Europa e os restantes espalhados pelo mundo, ano em que o Marquês de Pombal, no dia 3 de Setembro, decretou a expulsão de todos os jesuitas de todo o território português..
Posted by Picasa

 

ANÚNCIOS ANTIGOS



Posted by Picasa

 

D.JOSÉ I


Filho de D. João V, sucedeu a seu pai em 1750.
Quando subiu ao trono, D. José I tinha à sua disposição os mesmos meios de acção governativa que os seus antecessores do século XVII, apesar do progresso económico realizado no país, na primeira metade do século XVIII.
Esta inadaptação das estruturas administrativas, jurídicas e políticas do país, juntamente com as condições económicas deficientes herdadas dos últimos anos do reinado de D. João V, vai obrigar o monarca a escolher os seus colaboradores entre aqueles que eram conhecidos pela sua oposição à política seguida no reinado anterior.
Diogo de Mendonça, Corte Real Pedro da Mota e Silva e Sebastião José de Carvalho e Melo passaram a ser as personalidades em evidência, assistindo-se de 1750 a 1755 à consolidação política do poder central e ao reforço da posição do marquês de Pombal, com a consequente perda de importância dos outros ministros.
Uma segunda fase, de 1756 a 1764, caracteriza-se pela guerra com a Espanha e a França, pelo esmagamento da oposição interna - expulsão dos Jesuítas, reforma da Inquisição e execução de alguns nobres acusados de atentarem contra a vida do rei, entre os quais o duque de Aveiro e o marquês de Távora -, e pela criação de grandes companhias monopolistas, como a do Grão-Pará e Maranhão e a das Vinhas do Alto Douro.
Uma terceira fase, até 1770, é marcada por uma grande crise económica e, até final do reinado, assiste-se à política de fomento industrial e ultramarino e à queda económica das companhias monopolistas brasileiras.
Todo o reinado é caracterizado pela criação de instituições, especialmente no campo económico e educativo, no sentido de adaptar o País às grandes transformações que se tinham operado. Funda-se a Real Junta do Comércio, o Erário Régio, a Real Mesa Censória; reforma-se o ensino superior, cria-se o ensino secundário (Colégio dos Nobres, Aula do Comércio) e o primário (mestres régios); reorganiza-se o exército. Em matéria de política externa, D. José conservou a política de neutralidade adoptada por seu pai.

De notar ainda, o corte de relações com a Santa Sé, que durou 10 anos.
Sofreu um atentado no dia 3 de Setembro de 1758, do qual saiu ileso.

Posted by Picasa

sexta-feira, setembro 02, 2005

 

ANOS DE VIDA DOS ANIMAIS




  1. 6
  2. Esquilo
    9
  3. Tigre
    11
  4. Carneiro
    12
  5. Raposa
    12
  6. Andorinha
    12
  7. Cão
    13
  8. Gato
    15
  9. Vaca
    25
  10. Cavalo
    27
  11. Leão
    40
  12. Camaleão
    40
  13. Papagaio
    60
  14. Elefante
    80
  15. Crocodilo
    150
  16. Tartaruga
    200
  17. Baleia
    500
    Posted by Picasa

 

CHRISTIAN BARNARD


O feito heróico do cirurgião Christian Barnard foi ter realizado o primeiro transplante ao coração humano da história da medicina, no dia 3 de Dezembro de 1967.
«No Sábado, eu era cirurgião numa pequena cidade da África do Sul. Na segunda eu era mundialmente conhecido», afirmou o médico a propósito do transplante.
De um dia para o outro o reconhecimento mundial chegou para o homem que mudou para sempre a cirurgia cardíaca.
O curioso é que Christian Barnard utilizou as técnicas pioneiras sem o conhecimento do hospital onde trabalhava. Nascido na África do Sul no dia 8 de Novembro de 1922, numa família modesta e devota a Deus, o pai era pastor e a mãe tocava órgão na igreja, tinha mais quatro irmãos, todos rapazes.
Um deles morreu cedo devido a uma doença de coração, o que terá influenciado o destino do futuro médico.
Já na universidade, Barnard tinha que percorrer cinco milhas todos os dias para estudar medicina na cidade do Cabo. No fim dos anos 50 foi estudar para os Estados Unidos para aprender as mais recentes técnicas relacionadas com a cirurgia cardíaca.
No ano de 1967, em que realizou o primeiro transplante ao coração humano, era já um reconhecido cirurgião na África do Sul, onde trabalhava na cidade do Cabo.
Para além deste feito, Barnard foi também pioneiro em outras cirurgias nesta área, contribuiu para o desenvolvimento de válvulas artificiais e chegou a usar o coração de macacos para manter vivos doentes.Barnard trabalhou sempre arduamente, escreveu vários livros científicos e difundiu ideias contra o racismo na África do Sul, onde se tornou um nome controverso.
O cirurgião provocou também polémica ao confessar que tinha praticado a eutanásia em doentes terminais, incluindo na própria mãe.
Christian Barnard morreu no dia 2 de Setembro de 2001, aos 78 anos, quando estava de férias no Chipre, segundo parece com problemas cardíacos.
Posted by Picasa

 

KEANU REEVES


Keanu Charles Reeves nasceu no dia 2 de Setembro de 1964 em Beirute, no Líbano.
Filho de um chinês-havaiano e de uma inglesa, Keanu Reeves nasceu em Beirute, no tempo em que a cidade era mais conhecida pelas suas praias do que pelas bombas.

Sua mãe Patricia conheceu seu pai Samuel Nowlin Reeves quando trabalhava como dançarina num club local, seu casamento não durou muito tempo, e ela se mudou com Keanu e sua irmã Kim para Nova Iorque, onde se casou com Paul Aaron, um diretor da Broadway.
Com ele, a família Reeves se mudou para Toronto. Mas o casamento também acabou não dando certo. Ainda teriam mais dois casamentos, um com um promotor de rock, e o outro com um dono de um salão de cabeleireiros.
Keanu foi criado no Canadá e teve sua primeira chance no mundo artístico ao estrelar um comercial para a Coca-Cola quando era adolescente.
Reeves nunca levou os estudos a sério. Sempre esquecia seus livros em casa ou no trabalho. Hockey e teatro eram o que ele mais gostava. Depois de trocar de colégios por muitas vezes, decidiu largar os estudos para dedicar-se em tempo integral a arte de actuar.
Quando Rob Lowe foi a cidade para filmar o drama sobre hockey Youngblood, Reeves ganhou duas oportunidades em uma: o hockey e um drama!
Ele resolveu então sair de Toronto e ir para Los Angeles na busca de seu sonho.O pequeno Keanu pareceu levar tudo com um pequeno sorriso, pois seus vários pais deram- lhe experiências diferentes. Samuel Nowlin Reeves perdeu o contato com Keanu ainda quando ele era criança, e está actualmente pagando uma sentença na prisão por posse de cocaína.
Após passar por diversos colégios, Reeves largou os estudos para entrar num curso integral de actuação. A primeira peça em que participou foi Wolfboy.Quando conseguiu entrar em Hollywood, Reeves chamou a atenção dos directores e críticos de performance com o papel de um jovem defeituoso em Juventude Assassina (River's Edge - 1986).
Mas Keanu Reeves certamente demonstrou o seu potencial como actor ao lado de Sandra Bullock em Velocidade Máxima (Speed – 1994), um grande sucesso em todo o mundo que levou mais de 121 milhões de dólares nas bilheterias.Ultimamente, no entanto, parece que a sua vida pessoal tem afectado sua carreira.
A imprensa muito especulou sobre a sua opção sexual, lançando boatos de que ele era homossexual. Verdade ou mentita, Keanu veio a público para desmentir a notícia e disse que não era homoxessual. Pouco se sabe porém, sobre suas aventuras amorosas, apesar de ele já ter declarado que o maior sonho de sua vida é casar e ter filhos. O que se sabe é que ele vive em hotéis, dirige uma moto e toca em uma banda chamada Dogstar. Entre 1996 e 1997, deixou os fãs preocupados, sofreu um grave acidente de moto e apareceu mais gordinho e com o visual desleixado em Reação em Cadeia (Chain Reaction), mas, no ano seguinte, finalmente dividiu as telas com Al Pacino no suspense O Advogado do Diabo (Devil's Advocate, The), no qual fazia um jovem advogado que associava-se ao diabo em pessoa. Embora não tenha tido muita sorte na ficção com Johnny Mnemonic (Johnny Mnemonic). Em "Matrix" (Matrix), na qual ele interpreta um homem que lidera uma revolta social contra os computadores, deu a ele um dos maiores destaques em 1999 no cenário cinematográfico.

Posted by Picasa

 

ATURAR É...



Posted by Picasa

 

PIERRE DE COUBERTIN


Pierre de Frédy, um senhor de vastos bigodes, foi o responsável pelo renascimento das Olimpíadas na Era Moderna. O Barão de Coubertin, como era conhecido na França, ganhou prestígio como educador. Defendia com afinco a prática desportiva ao serviço da formação do caráter da juventude.
As posições de Coubertin entusiasmaram o governo francês. Convidado a elaborar um projecto de alcance internacional, o barão entrou no primeiro navio que lhe permitiu rodar o mundo. Em 1852, tomou conhecimento da descoberta das ruínas do Templo de Olímpia, onde os gregos realizaram as competições até o ano 393 d.C.
Fascinado pelo comportamento dos gregos do passado, Coubertin convocou, em 1894, uma reunião com delegados de nove países e expôs seu plano em Paris: reviver os torneios que haviam sido interrompidos 15 séculos antes.
A proposta foi aprovada e os primeiros Jogos Olímpicos confirmados para 1896, em Atenas.
O Barão faleceu no dia 2 de Setembro de 1937.
Posted by Picasa

 

NOTURNO


by Teresa Costa
Aveiro
clique para ampliar
Posted by Picasa

 

HO CHI MINH


Revolucionário e estadista viatnamita Nguyen Sinh Cung nasceu no dia 19 de maio de 1890, em Kiem Lan, província de Nghé An e somente mais tarde seria mundialmente conhecido como Ho Chi Minh ("aquele que ilumina").
Em 1911 começa a trabalhar como cozinheiro num navio francês, em que visita o mundo todo. Instala-se em Londres em 1915 e dois anos depois se fixa na França, onde vive como jardineiro e garçon. Envolve-se com os movimentos socialistas franceses e, em 1920, ajuda a fundar o Partido Comunista Francês.
Em 1923 vai para Moscovo estudar tácticas de guerrilha e entra para o Comintern, braço internacional do Partido Comunista russo. Dois anos depois, é enviado para a China, país de que é expulso em 1927. Vive em vários países até chegar a Hong Kong, de onde dirige o movimento anti-imperialista na Indochina, dominada pela França desde 1854. Preso pelos ingleses em 1930, consegue escapar e refugia-se em Moscovo.
Em 1941 funda a Liga pela Independência (Vietminh), para lutar contra os franceses. Durante a II Guerra Mundial utiliza a guerrilha no combate aos japoneses, invasores da Indochina. Ao fim do conflito, forma um Estado independente ao norte da região, o Vietnam. A França contra-ataca e a Guerra da Indochina só termina em 1954, com a vitória do Vietminh.
O país é dividido em dois. Ho Chi Minh, presidente do Vietnam do Norte, treina e aparelha as forças da Frente de Libertação Nacional do Vietnam do Sul (Vietcong), que visam reunificar o país, o que leva à Guerra do Vietnam. Morre em Hanói em 2 de setembro de 1969.
Em 30 de abril de 1975 um tanque norte-vietnamita entrou no palácio presidencial do regime sul-vietnamita, apoiado pelos Estados Unidos, encerrando mais de dez anos de sangrento conflito.
Saigon, antiga capital do Vietnam do Sul, foi rebatizada posteriormente com o nome de Ho Chi Minh.
Posted by Picasa

 

PRAIA


Tunels, no Hawai
clique para ampliar
Posted by Picasa

 

SAMUEL MORSE


Filho de um pastor protestante, Morse nasceu em 1791, numa familia de antigas tradições puritanas de Charlestown (Massachusetts), nos Estados Unidos.Primeiro estudou na sua cidade, depois na Phillips Academy; aos 14 anos, entrou para a Universidade de Yale.
Foi ali que se começaram a definir claramente aqueles que foram os interesses dominantes da sua vida: a pintura e a electricidade. Esta última muito o atraía, mas apenas como estudo.
Não se propunha seguir a carreira de físico pesquisador, porque esse campo, na época, tinha reduzidas aplicações práticas. Quanto à arte, estava seguro de si: sabia manejar o lápis e o pincel, seria pintor.
Assim, em 1811, partiu em companhia do seu amigo e mestre Washington Allston para a Inglaterra, onde se tornou discípulo de Benjamin West, célebre pintor americano, que residia em Londres e o acolheu de boa vontade. Deve ter aproveitado bem as lições do compatriota, pois, em 13 de outubro do mesmo ano, obtevea medalha de ouro da Sociedade de Arte com a obra Morte de Hércules.
Depois de um breve período de aperfeiçoamento, em 1815, considerou-se apto a trabalhar sozinho; retornou à sua terra, para iniciar a carreira de desenhista, dura e difícil, que o obrigou a viajar por muitas terras em busca de clientes.
Contudo, não se interessava apenas pela arte. Durante esse tempo, inventou uma bomba a pressão adaptada para os serviços contra incêndios. Enquanto o pincel corria na tela, retratando pessoas modestas a preços modestos, o cérebro pensava mais ambiciosamente.
Em Boston conheceu a sua futura esposa, Lucy Walker. Meses depois, casaram-se, indo morar em Charleston e, depois, em New Haven. Foram os anos amargos da sua vida: embora continuasse a trabalhar incansavelmente, não conseguia obter a segurança material para a mulher e os três filhos, chegando até a conjecturar uma impossível carreira diplomática no México.
Finalmente, o sucesso: obteve o encargo de retratar o primeiro cliente famoso, o Marquês de La Fayette. Era o início de sua fortuna, atingida tarde demais:enquanto se afastava de casa, a mulher morria do coração sem que ele a pudesse ver.
Seu êxito aumentava dia a dia. O quadro de La Fayette havia dado fama (hoje é conservado, juntamente com outra obra célebre, A Velha Casa dos Representantes,na Galeria Corcoran, de Washington), tornando-o muito requisitado para pintar retratos.
Começou a fazer conferências; fundou a Academia Nacional de Desenho,da qual foi o primeiro presidente; juntamente com John William Drapere, introduziu o processo de impressão Daguerre nos Estados Unidos. Todas essas actividades permitiram acumular o dinheiro que tanto lhe serviria durante os anos em que se dedicou à sua célebre invenção.
Em 1829, retornou à Europa. Depois de haver visitado as mais famosas pinacotecas, estabeleceu-se em Paris, onde se tornou um dos membros mais activos da colônia de artistas americanos. Um dia, a conversa amistosa recaiu sobre os meios de comunicação. Alguém exprimiu o desejo de que existisse algo veloz para enviar mensagens urgentes.
Morse sugeriu:
"Por que não a electricidade? Viaja mais rápido que o som".
Naquela época, o meio mais rápido de comunicação ainda era praticamente o cavalo. Pode-se imaginar, por exemplo, quanto tempo levava uma notícia para ir de Moscovo a Paris.
A necessidade de sistemas mais eficientes era bastante sentida num mundo fervilhante, no limiar da Revolução Industrial, com o consumo,a produção e o comércio a sofrer rápida evolução.A frase, dita na conversa com os amigos, atormentou o pintor que, a bordo do Sully, atravessava o Atlântico, de volta à América. O capitão do navio e os passageiros discutiam com Morse os detalhes do assunto. A transmissão de palavras a distância tornara-se idéia fixa. Nos seus rascunhos não mais se encontravam retratos ou esboços de figuras e paisagens, mas sim esquemas do telégrafo. O primeiro esquema era um dispositivo igual ao brinquedo. Morse compreendeu que aquela idéia primitiva não convenceria ninguém e continuou a pesquisar, para desenvolver o seu projeto e torná-lo comercialmente interessante.E, nesse processo, passou doze anos.De início, continuou a executar retratos, para recolher o dinheiro que empregaria no seu sustento e nas suas experiências; depois, retirou-se para Nova York, vivendo num único quarto, descuidando-se de alimento e vestuário.
Naquela época Morse foi atingido por uma das mais cruéis decepções da sua vida. O governo do seu país abriu um concurso entre os artistas dos Estados Unidos para a decoração da rotunda do Capitólio. Como pintor, esperava ser um dos escolhidos, mas seu nome foi afastado sob suspeita de ser o autor de artigos atacando o Comitê do Congresso encarregado da escolha dos artistas. Foi a partir de então que Morse decidiu dedicar-se unicamente ao trabalho de inventor.Para não pedir empréstimos, vendeu tudo que possuía. O artista, outrora elegante e popular, tornou-se um inventor mal visto, considerado louco por haver trocado uma carreira promissora por um sonho impossível. Mas ele superava todos os obstáculos: em 1835, aceitou o cargo de professor de história da arte e de desenho na Universidade de Nova York, para poder continuar com as suas experiências.Finalmente, no dia 2 de Setembro de 1837, apresentou a um grupo de amigos a sua criação: um circuito telegráfico com o comprimento de 420 metros. Entre os que assistiram à demonstração estava Alfred Vail, rico proprietário de ferrarias, dotado de um notável tino comercial. Ofereceu a Morse o patrocínio do lançamento da invenção, para a qual previa um grande futuro.
Colocou à sua disposição dinheiro e locais nas ferrarias, para que o inventor pudesse prosseguiras experiências. Morse aceitou e requereu imediatamente a patente para a sua invenção.Em 24 de janeiro de 1838, demonstrou o seu aparelho na Universidade de Nova York, transmitindo a primeira mensagem: "Atenção, Universo!" Em fevereiro do mesmo ano, repetiu-a diante do Congresso, onde teve um frio acolhimento. Como a América parecia não aceitar o telégrafo, partiu para a Europa em busca de melhor sorte;mas, no Velho Continente, o desinteresse foi idêntico. Na Inglaterra, dois inventores, Wheatstone e Cooke, já haviam criado qualquer coisa semelhante;na França, foi-lhe concedida a patente, mas sem qualquer compensação financeira; na Rússia, o czar mostrou-se absolutamente indiferente.Enquanto isso, Morse não perdia tempo. Sabia que não bastava ter realizado o esquema inicial; era necessário construir qualquer coisa capaz de transmitir a distâncias bastante grandes. Por isso, trabalhou na idéia que deveria decretar a possibilidade de aplicação do seu princípio.A primeira idéia havia sido a de utilizar sinais eléctricos, a segunda, a invenção do código que leva o seu nome. A terceira foi a de adoptar um sistema de relé para transmitir o sinal através de grandes distâncias. Um sinal eléctrico atenua-se se é transmitido por um fio demasiado longo. Morse pensou então em utilizá-lo, antes que ficasse muito fraco, para accionar um relé que fizesse repartir um novo sinal potente num novo trecho da linha.
Ao retomar à América, estava reduzido à miséria. Somente em 1843 obteve o primeiro levantamento de verba do congresso: 30.000 dolares. O financiamento foi aprovado com maioria de apenas seis votos. A 24 de maio de 1844 inaugurou-se a primeira linha experimental, entre Washington e Baltimore (64 km de distância), com a transmissão e recepção da frase: "What hath God wrough" (Eis o que Deus realizou).No entanto, os contractos tiveram de aguardar enquanto se defrontava com uma série de acusações e processos para defender os seus direitos. O testemunho do capitão do Sully e dos passageiros convenceram finalmente os tribunais e, já idoso, pôde colher os frutos do persistente labor. Então, rico e famoso, casou-se com Sarah Griswold. Obteve honras de todos os países. Em qualquer parte via o sucesso das suas invenções, do telégrafo de cabos transatlânticos ao uso universal do seu alfabeto em código.
A sua morte, ocorrida em 1872, foi serena.
Um médico auscultava-lhe o coração, depois de ter sido chamado por causa de uma leve indisposição.
Apoiando o estetoscópiono seu peito, disse, para animá-lo:
"Assim telegrafam os médicos".
"Bom", respondeu Morse, e foi aquela a última palavra que pronunciou.
Posted by Picasa

 

PENITENCIÁRIA DE LISBOA


A Reforma Penal e das Prisões, de 1 de Julho de 1867, aboliu a pena de morte e instituiu a pena de prisão maior celular, criando para o efeito as Cadeias Penitenciárias.
Em 2 de Setembro de 1895 deram entrada os primeiros presos na Cadeia Penitenciária de Lisboa, começada a construir em 1873, e hoje designada por Estabelecimento Prisional de Lisboa. Trata-se de um Estabelecimento concebido segundo o Sistema Panóptico com uma estrutura em estrela constituída por seis alas, com 4 pisos, que convergem num ponto de onde a vigilância se exerce sobre o corredor central de cada ala.
Para além destas alas, no perímetro do Estabelecimento, existe ainda um pavilhão pré-fabricado (ala H) com 22 camaratas distribuídas por dois pisos.
Os primeiros programas de apoio a reclusos toxicodependentes ocorreram neste
Estabelecimento com a criação de uma unidade terapêutica autónoma (Ala G).
O Estabelecimento dispõe de serviços clínicos, em instalações próprias, com uma enfermaria de internamento. Os reclusos em Regime Aberto Voltado para o Exterior encontram-se alojados na antiga Cadeia das Mónicas, edifício datado dos finais do Século XVI, parcialmente desactivado.
Em cada Ala do EP funcionam um ginásio, refeitório e bar.Em polígono envolvente situam-se as instalações oficinais e serviços de apoio.
Possui ainda um anfiteatro habitualmente utilizado para espectáculos e outras actividades lúdicas e um edifício recentemente construído para a "Casa do Pessoal" mas também utilizado para a organização de seminários e debates.
A população prisional é maioritariamente constituída por reclusos em cumprimento de pena, estando uma ala afecta a reclusos preventivos da área de Lisboa.
Posted by Picasa

 

BOCA GRANDE



clique para ampliar
Posted by Picasa

 

LONDRES


Londres é uma cidade do mundo com possibilidades inimagináveis. Seja qual for o objectivo da sua visita, Londres é sempre garantia para uma viagem de sucesso.
Londres possui tantos pontos de interesse que você vai precisar de tempo suficiente para conhecer todas as facetas da cidade. Antes de mais, deverá naturalmente visitar os locais mais turísticos: o Big Ben como importante cartão de visita que é, junto do Parlamento, o Palácio de Buckingham, com o famoso render da guarda, a Torre de Londres, onde poderá apreciar as jóias da Coroa Britânica, a Tower Bridge sobre o Rio Tamisa, e a Abadia de Westminster, catedral onde tiveram lugar todas as coroações. Poderá desfrutar de uma bela vista sobre a cidade se visitar o Londen Eye: a maior roda gigante do mundo.
Os melhores locais para fazer compras em Londres são os arredores de Oxford Street, Bond Street e Notting Hill. As lojas mais famosas da capital inglesa são também um óptimo local de visita, tais como a Harvey Nichols, um espaço comercial para moda exclusiva, o Harrods, famoso armazém com um dos mais bonitos departamentos de produtos alimentícios, e o Hamleys, a maior loja de brinquedos de Londres.
Londres é a meca dos amantes de museus. Existem tantos que não é possível indicá-los todos. O Museu Britânico é o mais antigo do mundo e talvez o mais impressionante devido à sua enorme colecção de tesouros oriundos dos quatros cantos do mundo. A National Gallery e a Portrait Gallery abrigam a mais importante colecção de arte da Grã-Bretanha com 2000 quadros de todos os períodos da história da pintura. O Tate Modern é um must para os apreciadores de arte moderna. Situa-se numa antiga central energética, na margem do Rio Tamisa, com vista para a Millenium Bridge.
As possibilidades para sair e divertir-se em Londres são ilimitadas. No bairro do Soho, junto a Piccadilly Circus, poderá encontrar diversos pub’s, cafés e clubes. Os teatros de Londres situam-se todos nos arredores de West End. Não pode deixar de assistir a um musical Londres. Poderá comprar bilhetes para as mais famosas peças musicais representadas diariamente em Londres a preços reduzidos nas bilheteiras em Leicester Square.
Meios de transporte em Londres: Pode circular em Londres de diversas maneiras. A rede do metro, conhecida por "the tube", está espalhada por toda a cidade e é uma excelente forma de se deslocar rapidamente. Os famosos autocarros de dois pisos também são uma possibilidade para viajar pela cidade londrina. Poderá ainda comprar bilhetes especiais para os autocarros turísticos que lhe possibilitam uma visita a todos os locais de interesse. Pode ainda escolher deslocar-se de táxi desde que o sinal "For Hire" esteja aceso.
Transporte a partir do aeroporto: A Transavia voa até ao aeroporto Londen Stansted (STN). Este aeroporto situa-se a cerca de 56 km a Nordeste de Londres. Possui diversas possibilidades para chegar ao centro da capital a partir do aeroporto.
Comboio: o Stansted Express parte a cada meia hora e demora cerca de 45 minutos até à Liverpool Street Station. Para mais informações, consulte: Stansted Express.
Autocarro: O National Express parte a cada meia hora e demora cerca de 90 minutos até à Victoria Coach Station. Para mais informações, consulte: National Express.
Automóvel: Alugue um automóvel na Holiday Autos.
Táxi: No aeroporto possui inúmeras possibilidades para reservar um táxi.
Temperatura: Londres é uma cidade que pode ser visitada durante todo o ano. Londres possui um clima com temperaturas variáveis. Os períodos de sol misturam-se com períodos de céu nublado e aguaceiros. Nos meses de Verão as temperaturas são, geralmente, mais elevadas. Na Primavera e no Outono também é possível usufruir de períodos de sol. No Inverno, a temperatura tende a ser baixa, mas Londres continua a ser um óptimo destino devido às suas muitas possibilidades.
Fuso horário em relação à Holanda: 1 hora a menos.
Formalidades alfandegárias: Passaporte ou bilhete de identidade válidos.
Moeda: A Grã-Bretanha é um dos poucos países europeus que não adoptou o euro. A moeda aceite é a Libra Inglesa (GBP). Uma Libra Inglesa equivale mais ou menos a 1,5 euro.

No dia 2 de Setembro de 1666 Londres foi assolada por um violento incêndio que deflagrou junto à Torre de Londres, tendo ardido mais de 13.000 casas.
Posted by Picasa

quinta-feira, setembro 01, 2005

 

DIETA COMEDORA



Posted by Picasa

 

ONDA DE ASSALTOS



Posted by Picasa

 

RIA



by Teresa Costa

Ribeira do Mourão – Avanca
Local de recato e de folia. Praia de merendas às escondidas e de primeiros dias de namoro.
Cais de barcos para homens a só.
Águas guardadas por enguias, juncais e canízeas.
Terra do São Paio dos Augados, onde brindava e dançava quem nos moliceiros já lugar não tinha para ir à Torreira festejar.
Posted by Picasa

 

FÁBULAS DE ESOPO


AS RÃS EM BUSCA DE UM REI
As rãs andavam muito zangadas porque viviam sem lei, e por isso pediam a Zeus que arranjasse um rei para elas. Zeus percebeu a ingenuidade das rãs e lançou um tronco de árvore no lago.
No começo as rãs ficaram apavoradas com o barulho da água quando caiu o tronco e mergulharam bem para o fundo.
Um pouco depois, vendo que o tronco não se mexia, subiram para a superfície e escalaram o tronco.
Aquele rei não prestava,pensaram, e lá se foram pedir outro rei a Zeus.
Mas Zeus já tinha perdido a paciência e lhes mandou uma cegonha, que num instante devorou todas as suas súditas.
Saiba quando se dar por satisfeito
Posted by Picasa

 

ATURAR É...



Posted by Picasa

 

EDGAR RICE BURROUGHS


O rei das selvas apareceu em 1914, e foi bolado pelo escritor americano Edgar Rice Burroughs nascido no dia 1 de setembro de 1875, que nunca pôs os pés na selva.
Tarzan era filho de nobres ingleses, John e Alice Clayton, que foram assassinados por um grupo de gorilas na costa da África equatorial.

Foi educado por uma macaca chamada Kala. Casou-se com Jane (filha de um professor americano) e tiveram um filho.
No cinema, o nome do menino era Boy. Já nos romances, ele se chamava Jack, que os macacos não conseguiam pronunciar e diziam "Korak".
Somente no cinema a macaca de Tarzan era chamada de Chita.

Nos livros e nos desenhos animados seu nome era Nikima.
A marca registrada de Tarzan é seu grito possante, ó-uó-uó-uó-uó!
Ao morrer, em 1950, Edgar Rice Burroughs, criador do Tarzan, foi enterrado numa cidade do estado da Califórnia chamada Tarzana.

Na língua dos macacos, Tarzan significa "pele branca".
Posted by Picasa

 

ANÚNCIOS ANTIGOS



Posted by Picasa

 

II GUERRA MUNDIAL


A Segunda Guerra Mundial, iniciada no dia 1 de Setembro de 1939, foi a maior catástrofe provocada pelo homem em toda a sua longa história. Envolveu setenta e duas nações e foi travada em todos os continentes (direta ou indiretamente). O número de mortos superou os cinqüenta milhões havendo ainda uns vinte e oito milhões de mutilados.
É difícil de calcular quantos outros milhões saíram do conflito vivos, mas completamente inutilizados devido aos traumatismos psíquicos a que foram submetidos (bombardeios aéreos, torturas, fome e medo permanente).

Outra de suas características, talvez a mais brutal, foi a supressão da diferença entre aqueles que combatem no fronte e a população civil na retaguarda. Essa guerra foi total. Nenhum dos envolvidos selecionou seus objetivos militares excluindo os civis.
Atacar a retaguarda do inimigo, suas cidades, suas indústrias, suas mulheres, crianças e velhos passou a fazer parte daquilo que os estrategistas eufemisticamente classificavam como "guerra psicológica" ou "guerra de desgaste".

Naturalmente que a evolução da aviação e das armas autopropulsadas permitiu-lhes que a antiga separação entre linha de frente e retaguarda fosse suprimida.
Se a Primeira Guerra Mundial provocou um custo de 208 bilhões de dólares,. esta atingiu a impressionante cifra de 1 trilhão e 500 bilhões de dólares, quantia que, se investida no combate da miséria humana a teria suprimido da face da terra.

Aproximadamente 110 milhões de homens e mulheres foram mobilizados, dos quais apenas 30% não sofreram morte ou ferimento.
Como em nenhuma outra, o engenho humano foi mobilizado integralmente para criar instrumentos cada vez mais mortíferos, sendo empregados a bomba de fósforo, a napalm e finalmente a bomba política de genocídio em massa, construindo-se campos especiais para tal fim. Com bem disse o historiador R.A.C. Parker: "O conceito que a humanidade tinha de si mesmo, nunca voltará a ser o mesmo".
Posted by Picasa

 

YVONNE DE CARLO


Yvonne De Carlo levou o que se poderia classificar, em inglês, uma vida "wild". Nascida no Canadá,no dia 1 de Setembro de 1922, foi para os EUA com 16 anos, venceu dois concursos de beleza e acabou no cinema como "Rainha do Tecnicolor". Dos seus cem filmes, só quatro foram em branco-e-preto. Durante seus tempos de estrela, Yvonne usava suas férias para viajar pela Europa e os comentários a seu respeito eram bastante maldosos. Diziam, por exemplo, que enquanto Aly Khan procurava conquistar Yvonne, esta andava atrás da secretária do príncipe. Que, antes de se casar com Soraya, o xá do Irã tentou convencer Yvonne a ser a sua imperatriz, recebendo como resposta uma tremenda gargalhada. Falavam dela com homens famosos... e com mulheres também. Yvonne nunca se preocupou em desmentir os rumores.
Era apontada como um caso perdido. Até que um dia, aos 33 anos de idade, sossegou, casando-se com o indivíduo mais simples e másculo que conseguiu encontrar:
Robert Morgan, americano do meio-oeste e duplo de astros famosos. Homem valente, acostumado a dominar potros selvagens. As más línguas disseram: "É mais um capricho. Onde já se viu uma estrela como Yvonne se adaptar à vida simples? Vai durar dois ou três meses...".
O tempo foi passando e Yvonne De Carlo fez todo mundo engolir a fofoca.

Em 1956, deu um filho a Bob. Outro nasceu em 1961. Passou a dedicar-se inteiramente ao lar, recusando-se a viajar para fazer filmes. Seu prestígio começou a declinar, mas Yvonne não se importou. Da mesma maneira como vivera extravagantemente, Yvonne De Carlo aprendeu a viver modestamente, sustentada por seu marido, que ganhava dez vezes menos que ela nos seus áureos tempos de estrela.
Um dia, em meados de 1961, Robert Morgan filmava algumas cenas perigosas de A Conquista do Oeste. Por causa do método Cinerama, cujas lentes captam os melhores detalhes, os duplos eram forçados a dar o máximo de realismo ao seu trabalho.

Quando Bob foi pular de um cavalo para uma diligência em disparada, perdeu o equilíbrio, caiu sob as rodas da mesma e teve as pernas esmagadas. Uma delas precisou ser amputada e sua carreira terminou. O seguro pagou-lhe 200 mil dólares, equivalente ao salário de Yvonne por filme, mas ele usou o dinheiro sabiamente: montou uma loja de aparelhos ortopédicos. Deixou as muletas e aprendeu a andar com perna artificial, oferecendo-se como um exemplo de tenacidade.
Em 1965, Yvonne aceitou uma proposta para estrelar a série de TV Os Monstros, que foi um grande sucesso. Uma ocasião, em 1960, levávamos a saudosa Linda Darnell ao aeroporto de Los Angeles quando surgiu na conversa o nome de Yvonne De Carlo. Linda falou da incompreensão provocada por sua colega, terminando com as seguintes palavras:

"Aí está uma mulher que não se vendeu, nem aproveitou a fama para fins mercenários! Yvonne sempre agiu com o coração. Desprezou príncipes e milionários pelo amor de um homem que a soube compreender. Ela é uma mulher mais realizada do que a rainha da Inglaterra!".

Posted by Picasa

 

IMAGEM DO DIA



Posted by Picasa

 

O REI SOL


Luís XIV, o Grande, Rei Sol, rei da França de 1643 a 1715, nasceu em 5 de setembro de 1638 em Saint-Germain-en-Laye e faleceu a 1 de setembro de 1715 em Versailles, símbolo da monarquia absolutista, provocou uma série de guerras entre 1667 e 1697 a fim de estender as fronteiras da França para o leste, tomando terras do Sacro Império Germânico, e depois, de 1701-1714, para assegurar o trono espanhol para seu neto.
Filho de Luís XIII e Ana da Áustria, ele sucedeu seu pai em maio de 1643, com apenas quatro anos e oito meses, desde então saudado como uma "divindade visível".

Cresceu entregue a amas e criados, por cujo descuido quase morreu afogado numa piscina. Tinha nove anos quando, em 1648, os nobres e a corte de justiça de Paris se insurgiram contra o primeiro ministro o Cardeal Jules Mazarin e contra a Coroa.
Começou então uma longa guerra civil, conhecida como "La Fronde", período em que a família real passou severas privações e humilhações. Somente em 1653 Mazarin dominou o movimento e então montou um grande aparato real centralizado no jovem príncipe.
Apesar de coroado Rei em 1643, Luís XIV não diminuiu os poderes de Mazarin, a quem devia praticamente toda a sua educação e formação cultural. Uma velha guerra com a Espanha, iniciada em 1635, estava terminando então e favoravelmente à França, que passava a ser a primeira potência européia. O rei da França devia ser um soldado e Luís XIV passou por um treinamento em campo de batalha. Para ratificar e dar maior valor ao tratado de paz com a Espanha, Luís XIV, apesar de estar a alguns anos em amores com a sobrinha de Mazarin, Marie Mancini, casou, em 1660, com Marie-Thérèse da Austria, filha do rei espanhol, contra sua vontade, e anotou no seu Diário. "Exercendo uma tarefa totalmente divina aqui na terra, precisamos parecer incapazes de perturbações que possam compromete-la".
Para o Rei, que via a si mesmo como representante de Deus na terra, qualquer desobediência ou rebeldia seria considerada pecado. Sua fé absoluta na divindade da sua missão fizeram com que comunicasse aos seus ministros, após a morte de Mazarin em março de 1661, que daquela data em diante governaria sozinho. Não tinha dúvidas também quanto a ter tanto poder nos domínios franceses, se não mais, que o próprio Papa. Teve ministros para execução de suas ordens, o primeiro deles e o mais inteligente Jean-Baptiste Colbert, Marquês de Louvois.

Dedicou-se à sua tarefa de governo todas as horas do dia por 54 anos, sem que nenhum detalhe escapasse a sua atenção, desde a etiqueta e o cerimonial na corte, a diplomacia e o movimento das tropas, até as disputas teológicas sobre seus poderes em rivalidade com os do Papa.
Colbert ajudou-o supervisionando as construções dos palácios, portos, estradas e canais, e descobrindo fontes de recursos, principalmente buscando aumentar as exportações de produtos franceses, ajudado pela pirataria nos mares e assaltos às colônias portuguesas e espanholas, inclusive o Brasil.
Manobrando com os atractivos e o prestígio na corte, o Rei entretinha os nobres que haviam antes infligido tanto sofrimento à sua família, corrompendo-os com favores, entretendo-os com festas e jogos no palácio, e enviando-os em missões sem propósito e conferindo-lhes títulos e cargos vazios. Enfraquecendo a nobreza, o Rei também corrompeu e enfraqueceu o próprio país. Tornou-se o protector das artes o que lhe permitia utilizá-la como instrumento político, o que Rousseau haveria de denunciar mais tarde.

Foi protector de Molière e Jean Racine, aos quais ordenou que lhe cantassem louvores, e favoreceu escultores erguendo grandes monumentos. Mandou construir novos palácios, em Saint-Germain, em Marly e Versailles, a um tal preço que foi acusado de haver arruinado a nação. No clímax de seu reinado a França parecia uma festa impar diante de uma Europa admirada e desejosa de imitar o seu fausto e brilho cultural.
Ao mesmo tempo o Rei mantinha estonteante vida de divertimentos e amores na corte, principalmente um tumultuado romance com Louise de La Vallière. Como aliado da Espanha, invadiu os Países Baixos espanhóis em 1667, que ele considerava herança de sua mulher espanhola, uma guerra que não foi fácil e levou-o a admitir ao morrer que havia gostado demasiado de fazer guerras.
A amante Madame de La Vallière foi substituída em 1667 pela Marquesa de Montespan a qual provocou tanto escândalo e intrigas que em 1680 foi por sua vez substituída por outra, até então a governante dos filhos ilegítimos do rei, mulher tida por disciplinada e piedosa, a viuva Madame de Maintenon. Em 1682 a sede do governo passou para o palácio de Versailles. No ano seguinte faleceu a rainha e o rei casou secretamente com Madame de Maintenon, que ganhou então grande influência política. Luís de facto necessitava dessa mulher para apoiá-lo nas provações familiares e políticas que começavam a se delinear.
Colbert morreu e não teve substituto à altura. O Imperador do Sacro Império Germânico havia detido os turcos na fronteira dos seus domínios e estava livre para enfrentar os franceses. A política da Inglaterra novamente mudou radicalmente com a Revolução Gloriosa em 1688, e a subida ao trono de Guilherme de Orange, um príncipe holandês cujo país havia sofrido com a invasão francesa. E dentro da própria França os protestantes formavam forte oposição ao rei católico. A reação de Luís XIV contra os protestantes foi suspender seus direitos de culto, que lhes fora garantido anos antes, em 1685, pelo chamado Édito de Nantes, e passar a persegui-los com violência. Muitos deixaram a França passando aos países protestantes vizinhos. Então a Inglaterra, a Holanda e o Imperador se uniram na Grande Aliança para fazer guerra a França, um conflito que durou de 1688 a 1697. Apesar de muitas vitórias, a França perdeu parte dos territórios que havia antes conquistado ao celebrar a paz pelo tratado de Rijswijk.
Novo e sério conflito se seguiu em 1700 quando o morreu Carlos II, da Espanha, abrindo dupla possibilidade de sucessão, tanto pela linhagem do Imperador germânico Leropoldo I, como também pela descendência de Luís XIV e sua esposa espanhola. Luís pretendeu o trono para seu neto Filipe, que depois da vitória francesa, veio a ser Filipe V, de Espanha. Evitou que o trono espanhol ficasse com o pretendente germânico, o que teria deixado a França sitiada por países inimigos. A guerra no entanto foi longa e tão difícil para os franceses, que a França esteve em risco de falência total. Salvou-a haver a Inglaterra, por pressão política interna, retirado seu apoio ao Imperador e ter a França conseguido uma vitória contra as tropas imperiais na batalha de Denain, criando condições para a celebração da paz. Os tratados de Utrecht, Rastat, e Baden, foram assinados em 1713-14, com grande prejuízo para o prestígio da França no continente. No plano privado, o Rei sofreu a perda quase simultânea de seu filho, o Grande Delfim, dois netos, os duques de Bourgogne e Berry, e sua última amante, a Duquesa de Bourgogne. Luís XIV faleceu em 1715, na idade de 77 anos


Posted by Picasa

 

A VIDA



Posted by Picasa

 

CABECINHA PENSADORA



Posted by Picasa

quarta-feira, agosto 31, 2005

 

VOANDO PARA CASA



clique para aumentar
Posted by Picasa

 

HUMOR


Uma menina estava conversando com a sua professora. A professora disse que era fisicamente impossível que uma baleia engula um ser humano porque, apesar de ser um mamífero muito grande, a sua garganta é muito pequena.
A menina afirmou que Jonas foi engolido por uma baleia.
Irritada, a professora repetiu que uma baleia não poderia engolir nenhum ser humano; era fisicamente impossível.
A menina, então disse: -
"Quando eu morrer e for ao céu, vou perguntar a Jonas".
A professora lhe perguntou:
- "E o que vai acontecer se Jonas tiver ido ao inferno?"
A menina respondeu:
- "Então é a senhora que vai perguntar."
Posted by Picasa

 

PORTÃO DO CÉU



clique para aumentar
Posted by Picasa

 

SANTUÁRIO


Sameiro, cuja construção foi iniciada no dia 31 de Agosto de 1890.
Posted by Picasa

 

ANÚNCIOS ANTIGOS



Posted by Picasa

 

CÔCOS GIGANTES



Posted by Picasa

 

TRANSPORTES EM LISBOA


Sendo a CARRIS uma empresa de transporte público de passageiros centenária - fundada em 18 de Setembro de 1872 - encontra-se intimamente ligada ao desenvolvimento da cidade de Lisboa tendo, ao longo do tempo, procurado proporcionar à população fixa e flutuante da cidade, uma adequada satisfação das suas necessidades de mobilidade.
A 17 de Novembro de 1873 é inaugurada a primeira linha de "americanos" entre a Estação da linha Férrea Norte e Leste (Stª. Apolónia) e o então extremo Oeste do Aterro da Boa Vista (Santos).
Em 31 de Agosto de 1901 tem início o serviço de Carros Eléctricos.
Os anos que se seguiram ficaram assinalados pela total electrificação da rede então existente, pelo aparecimento de novas carreiras e pelo crescimento da frota com carros inicialmente adquiridos nos Estados Unidos e, a partir de 1924, construídos nas oficinas da Empresa.
Em 1940, com o fim de reforçar o transporte de visitantes para a Exposição do Mundo Português, que se realizou em Belém, a CARRIS adquire os primeiros seis autocarros. Em 9 de Abril de 1944 é oficialmente inaugurado o serviço de autocarros.Nas últimas décadas, mercê das condições de circulação e das dificuldades da sua rentabilização económica e social, verificaram-se grandes transformações na frota de carros eléctricos nomeadamente a gradual diminuição do número de viaturas, bem como das carreiras que serviam. Entretanto, foi-se reforçando, renovando e diversificando a frota de autocarros, adequando-a às exigências da procura e às particularidades dos percursos.

Após as décadas de 50 e 60, em que opções tomadas conduziram a cortes significativos na rede de eléctricos, surgem nos anos seguintes novas perspectivas da sua reabilitação, que passam pela adopção de novas tecnologias (resultando em velocidades comerciais mais elevadas), pelo aumento da capacidade dos veículos e por melhores condições de circulaçäo (criação de "sítios próprios" e sinalização específica.
Em 18 de Setembro de 1872 é fundada no Rio de Janeiro a Companhia Carris de Ferro de Lisboa. Dotou a cidade de Lisboa de uma rede de transportes públicos colectivos utilizando, na época, o chamado sistema americano: carruagens movidas por tracção animal deslocando-se sobre carris.
Em 23 de Janeiro de 1873, o escritor Luciano Cordeiro de Sousa e seu irmão Francisco Cordeiro de Sousa, diplomata, obtêm os direitos para a implantação na cidade de Lisboa, de um sistema de transporte do tipo americano denominado Viação CarrilVicinal e Urbana a Força Animal. Em 14 de Fevereiro, a Câmara Municipal de Lisboa aprova o trespasse daquela concessão para a Empresa Companhia Carris de Ferro de Lisboa. Em 17 de Novembro é inaugurada a primeira linha de "Americanos". O troço então aberto ao público estendia-se entre a Estação da Linha Férrea do Norte e Leste (Sta Apolónia) e o extremo Oeste do aterro da Boa Vista (Santos).
O sucesso que lhe seguiu, conjuntamente com a expansão da rede, com os aumentos verificados na frota e com o número de animais de tracção, desde logo conduziram à necessidade de obtenção de instalações permanentes, amplas, e devidamente apetrechadas, já que os terrenos até então utilizados para esse efeito não preenchiam todos os requisitos necessários. Em 1874, após longa pesquisa foi adquirida uma propriedade que, albergando o Asilo D. Luis I, fora já dos Condes da Ponte e onde foi possível a criação da Estação de Santo Amaro à qual, a breve trecho, se seguiria a do Arco Cego.
1877 - Americanos
Embora tendo iniciado a sua actividade com carros movidos por tracção animal - os "Americanos" -, desde muito cedo que a Companhia Carris considerou como merecedora de atenção a possibilidade da sua substituição por um qualquer outro sistema mais rentável e eficaz. Deste modo, logo em 1877, iniciou-se a recolha de informações sobre a utilização de locomotivas a vapor nos transportes públicos urbanos, a qual viria a culminar na realização de carreiras temporárias entre o Cais de Sodré e
Outros estudos e experiências foram-se acumulando com o passar dos anos (em que se incluem o cabo de tracção subterrâneo e os eléctricos com acumuladores), até que, já nos finais do século, foi decidida a adopção de carros eléctricos tendo a Carris obtido o privilégio exclusivo para o perímetro que explorava, do sistema denominado "Electricidade por condutores eléctricos com motor". Em 1900 tiveram início os trabalhos necessários à sua implantação com assentamento de novos carris, lançamento da rede aérea e construção de uma fábricade electricidade capaz de fornecer toda a energia necessária ao seu normal funcionamento; conhecida simplesmente por GERADORA estendia-se por uma área de 6.102 m2 e era composta pela Casa das Caldeiras, Casa das Máquinas, Casa das Baterias e Depósito de Carvão.
Na madrugada do dia 31 de Agosto de 1901 começou a funcionar a primeira linha de carros eléctricos que se estendia do Cais do Sodré a Ribamar (Algés). Citando um jornal da época "a inauguração da tracção eléctrica satisfez completamente o público que, em grande número, concorreu a presenciar o importante melhoramento, a elegância luxuosa dos carros, a comodidade que oferecem aos passageiros e a rapidez da marcha".Por volta de 1905 já toda a rede estava electrificada tendo os "Americanos" desaparecido das ruas de Lisboa.
Nos anos subsequentes Lisboa assistiu ao aparecimento de mais eléctricos, adquiridos nos Estados Unidos ou construidos nas oficinas da empresa, ao alargamento da rede sendo de salientar a linha da Graça dado o seu percurso por muitos considerado impraticável e ao nascimento de mais uma Estação, a das Amoreiras, inaugurada em 1937 e destinada não só a servir a rede de eléctricos, mas também a já prevista rede de autocarros que veio a ser inaugurada em 9 de Abril de 19
Com efeito pode dizer-se que a Companhia Carris, através da implantação de três carreiras, deu início a um serviço que, com o passar dos anos, viria a suplantar o de eléctricos e afirmar-se como o mais importante meio de transporte da cidade de Lisboa na 2ª metade do séc.XX; foram elas: carreira nº 1, Cais do Sodré-Rotunda carreiras nº 2 e 3, P. do Comércio-M. Bombarda, alternadamente pelas ruas Rodrigo da Fonseca ou Duque de Loulé. Para apoiar este serviço surgiu, em 1958, a Estação de Cabo Ruivo.
1960 - Alterações
Os anos sessenta trazem consigo profundas alterações ao panorama dos transportes públicos colectivos de superfície na cidade de Lisboa. A política assumida pela empresa de acabar a curto prazo com os eléctricos substituíndo-os por autocarros, o recurso cada vez mais acentuado ao transporte individual e o aparecimento do Metropolitano contribuem decisivamente para o gradual desaparecimento dos eléctricos de muitas zonas da cidade - Rossio, Benfica, Carnide, Lumiar - e para uma melhoria na rede de autocarros através da criação de novas carreiras e de alterações em outras já existentes.

Em 1974, verificada a necessidade urgente de rejuvenescer a frota de autocarros, foi aberto concurso para o fornecimento de 200 novas viaturas que, tendo começado a ser entregues no ano seguinte, mercê da cor que ostentavam, imediatamente foram apelidados de "laranjas".
A prevista desactivação da Estação das Amoreiras, que se viria a verificar em 1981 a renovação e ampliação da frota de autocarros implicaram a construção de novas instalações estrategicamente localizadas.Surgiram assim as Estações da Pontinha em 1975, da Musgueira em 1981 e o Complexo de Miraflores que teve no dia 19 de Junho de 1983 o privilégio de receber a visita de Sua Excelência o Senhor Presidente da República naquela que foi a primeira visita realizada pelo mais alto magistrado da Nação a instalações da Companh
Nos últimos anos, para além da entrada ao serviço de novos autocarros (médios, articulados e "minis"), assistiu-se a um interesse renovado pelo modo eléctrico traduzido na aquisição de 10 eléctricos articulados, nos quais, à tecnologia de ponta e elevados níveis de conforto se alia uma grande capacidade de transporte e na renovação de 45 eléctricos tradicionais que, numa feliz união, conjugam o respeito pela traça original com os mais modernos equipamentos electromecânicos.
Conforme previsto no plano de renovação da frota de autocarros, no âmbito do processo de reestruturação em curso, prevê-se que, até 2006, a CARRIS procederá à substituição de autocarros de serviço público, nos seguintes termos:
2004 - 166 autocarros (40 minis/ 106 standard/ 20 gás natural)
2005 - 142 autocarros standard
2006 - 100 autocarros standard Este processo vai permitir que a idade média da frota atinja um valor de 6 anos, no final de 2006.Encontram-se já adjudicados e em fase de fabrico 188 autocarros (148 standard MAN e 40 minis MERCEDES), dos quais 57 serão colocados ao serviço do público ainda no 1.º semestre de 2004, 109 no 2.º semestre de 2004 e os restantes 22 no 1.º trimestre de 2005.O processo de renovação da frota permitirá reduzir significativamente as emissões de gases poluentes, porque qualquer dos modelos referidos cumpre plenamente a Directiva Comunitária sobre emissões de escape – Limite Euro 3, contribuindo, assim, a CARRIS para a melhoria da qualidade do ambiente em Lisboa. Para além disso, os novos autocarros possuem ar condicionado e introduzem uma série de inovações que terão grande impacte na segurança e no conforto, bem como na operacionalidade e na redução dos respectivos custos de manutenção.

Posted by Picasa

 

FÁBULAS DE ESOPO


O GAROTO CEGO E SUA MÃE
Um garoto cego de nascença disse uma vez à sua mãe:
- Eu estou seguro de que posso ver!
Com o desejo de provar seu erro, sua mãe colocou-o diante de um aromático incenso e perguntou-lhe:

- O que é isso?
O menino respondeu:-
Uma pedra.
Nisso sua mãe disse:
- O meu filho creio que não está somente cego mas também perdeu o olfacto!
Não nos enganemos crendo que nossas ilusões são realidade, pois podemos logo descobrir que nossa situação é pior do que você supunha
Posted by Picasa

 

JOHN FORD


John Ford, também creditado como Jack Ford, nascido com o nome de Sean Aloysius O'Fearna ou John Martin Feeney em Cape Elizabeth, Maine,no dia 1 de Fevereiro de 1894 e falecido no dia 31 de Agosto de 1973, foi um dos cineastas norte-americanos de maior renome, da década de 1930 a 1960, conhecido, principalmente, mas não só, pelos seus Westerns. Alguns dos seus filmes são presenças assíduas entre as escolhas dos cinéfilos de todo o mundo. De facto, filmes como Stagecoach, Young Mr. Lincoln, ou The Searchers , são frequentemente citados como sendo alguns dos melhores filmes de sempre.
Era descendente de Irlandeses de Galway - muitos dos seus filmes têm, aliás, referências à sua ascendência.
Ganhou quatro óscares de melhor realizador pelos filmes The Informer, The Grapes of Wrath, How Green Was My Valley, e The Quiet Man - nenhum deles Western.

Foi também nomeado na mesma categoria por Stagecoach.
Como produtor recebeu ainda nomeações para melhor filme em The Quiet Man e The Long Voyage Home.
Posted by Picasa

 

IMAGEM DO DIA



Posted by Picasa

 

CHARLES BAUDELAIRE


O pai morre quando ele tem seis anos, e pouco depois a mãe volta a casar-se com um militar, o comandante Aupick. A ausência do pai e o ressentimento contra a mãe causam em Baudelaire um sentimento de carência afectiva que o persegue durante toda a sua vida. Em 1840, o padrasto, preocupado com a sua vida desbaratada, envia-o de viagem à Índia, aonde nunca chega.
Da ilha de Reunião volta para Paris. Ao chegar à maioridade entra na posse da herança do pai. Durante dois anos entrega-se ao consumo de diversas drogas, une-se à mulata Jeanne Duval, doente com sífilis e alcoolismo, e cai nas mãos dos usurários, com o que se iniciam as preocupações económicas que o atormentam durante toda a sua vida.
Em 1844, a mãe consegue que a justiça lhe retire o usufruto da sua fortuna, que fica nas mãos de um notário.
Na Revolução de 1848 está nas barricadas com os sublevados; no ano seguinte trava amizade com o pintor Courbet. Em 1857 entrega a um editor o manuscrito de As Flores do Mal; a edição é apreendida e segue-se um processo contra o seu autor.
Em 1864, deprimido pela falência do seu editor, debilitado fisicamente e moralmente abatido, muda-se para Bruges. Um ano mais tarde, a sua saúde agrava-se gravemente e dois anos depois morre nos braços da mãe, no dia 31 de Agosto de 1867.
As publicações de Baudelaire não são muitas.

Em 1845 começa a publicar em revistas poemas, críticas de arte e alguns contos. A partir de 1848 começa a aparecer a longa série de traduções de Poe.
Após As Flores do Mal publica apenas poemas. Em 1861 sai Les Paradis Artificiels, ensaio sobre as drogas como estimulantes da imaginação e, pouco depois, em revistas e jornais, os seus primeiros poemas em prosa, que formam o livro póstumo Petits Poèmes en Prose.
A obra de Baudelaire como crítico de pintura é de grande importância, e vem a constituir a versão francesa mais coerente da estética romântica. A sua crítica literária, demasiado afectada pelas suas preferências e aversões, não é de grande relevância.

Não obstante, a importância histórica da obra poética de Baudelaire é enorme. Pode dizer-se que a sua poesia provoca uma mudança radical em toda a poesia ocidental.
Baudelaire é o último grande romântico francês, mas também o iniciador de uma nova sensibilidade baseada na experiência da vida urbana e na observação das ambivalências do mundo emotivo e imaginativo. Por assim dizer, Baudelaire expulsa da poesia a «beleza» no seu sentido clássico greco-latino.
Inicialmente a sua influência observa-se apenas em imitadores de aspectos superficiais (o satanismo, a ficção do rigor formal, etc.).
Para o dizer com palavras de Paul Valéry: «As Flores do Mal não contêm poemas nem lendas nem nada que tenha que ver com uma forma narrativa. Não há nelas nenhum discurso filosófico. A política está ausente por completo. As descrições, escassas, são sempre densas de significado. Mas no livro tudo é fascinação, música, sensualidade abstracta e poderosa.»
Posted by Picasa

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com