sábado, janeiro 06, 2007

 

ANO NOVO - EQUIPA NOVA


Foi um jogo a brincar e só espero que a malta aqui da bairrada tenha levado uns bons leitões bem assados e uns garrafões de tinto à maneira para a equipa encarnada enfardar e ganhar forças para no ano que agora começa faça melhor figura. Andam muito desbotados, sem força nas canetas e o campeonato ainda vai no adro e há que aproveitar a maré. Não é?

 

TOME NOTA


Começou hoje.
Posted by Picasa

 

IMAGEM DO DIA


Nostalgia do mar !
Posted by Picasa

 

CARLOTA JOAQUINA


Posted by Picasa Carlota Joaquina de Bourbon e Bragança, nasceu no Palácio de Aranjuez, em Madrid, no dia 25 Abril de 1775 e faleceu em Queluz no dia 6 de Janeiro de 1830.
Dona Carlota Joaquina era filha primogênita (primogênita sim, porém sua mãe sofreu vários abortos) do rei Carlos IV de Espanha e da rainha Dona Maria Luísa Teresa de Parma e Bourbon.
Dizem, que logo após o seu nascimento, Dona Luiza de Parma sua mãe, a levou na presença do famoso místico Conde de Sant Germant para que ele lesse na mão da pequenina Carlota o seu futuro, o seu destino, teria dito Sant Germant: "...Senhora, vossa filha será rainha sem coroa, será mulher sem amor e será mártir, martirizando os outros...".
Se é verdade que isso aconteceu, foi um resumo fantástico do que seria a vida de Dona Carlota Joaquina. Casou em 8 de Maio, tendo 10 anos de idade; casou por procuração, com Dom João VI; uma união simplesmente por interesse de negócios entre os dois países; ele, contava 18 anos.

 

CARICATURA DO DIA


Silvio Santos
Posted by Picasa

 

JOSÉ PACHECO PEREIRA


Posted by Picasa José Álvaro Machado Pacheco Pereira nasceu no Porto no dia 6 de Janeiro de 1949.
Licenciado em Filosofia, em 1978, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Tem o Curso Complementar de Ciências Pedagógicas.
Foi desde muito novo participante activo em movimentos políticos de oposição ao anterior regime.
Recolheu, classificou, organizou e estudou de forma sistemática documentação sobre a vida política portuguesa.
Foi deputado pelo PSD durante três legislaturas, tendo sido líder parlamentar deste partido. Membro da Delegação da Assembleia da República à Assembleia da NATO. Presidente do Subcomité da Europa de Leste e da ex-URSS da Comissão Política da Assembleia do Atlântico Norte.
Vice-Presidente do Instituto Luso-Árabe de Cooperação.
É nosso colega na blogosfera com o seu Abrupto.

 

RICARDO II


Posted by Picasa Ricardo II Plantageneta (6 de Janeiro, 1367 - Fevereiro, 1400) foi rei de Inglaterra entre 1377 e 1399.
Era filho de Eduardo, Príncipe de Gales e de Joana de Kent e tornou-se herdeiro da coroa e Príncipe de Gales em 1376, depois da morte prematura do pai e de um irmão mais velho.
Ricardo sucedeu como ao avô Eduardo III, mas acabou deposto pelo primo Henrique Bolingbroke, um Lancaster.
Na sua ascensão ao trono, Ricardo II tinha apenas dez anos, e como tal não poderia deter o poder real.

A regência foi assegurada por um conjunto de homens fortes que incluíam o tio João de Gant, Duque de Lancaster.
Em 1381, Ricardo II saltou para a ribalta da política ao negociar pessoalmente com os líderes de uma revolta popular.
As suas acções prometiam um rei competente, o que acabou por não se provar.
Ricardo II mostrou-se um rei vacilante, influenciável e nalgumas circunstâncias tirânico.
Em 1382, Ricardo casou com Ana da Boémia, filha de Carlos IV, Imperador do Sacro-Império.

O casal foi feliz, mas a união não produziu qualquer descendência.
Ricardo II casou uma segunda vez em 1394, com Isabel de Valois, filha do rei Carlos VI de França; a união não chegou a ser consumada.
Para o fim do seu reinado, Ricardo II entrou em disputa aberta com a família Lancaster, liderada por João de Gant, que tinha sido despachado para o continente como Duque da Aquitânia.

Em 1398 expulsou também do país Henrique de Lancaster, seu primo, e quando o tio morreu em 1399, confiscou para a coroa todos os seus bens.
Esta decisão valeu-lhe o ódio de Henrique, que invadiu Inglaterra. Ricardo II foi deposto no mesmo ano e foi assassinado no Castelo de Pontefract, onde se encontrava sob prisão, numa data incerta de Fevereiro de 1400.
Ricardo II foi o último rei da dinastia Plantageneta.

A subida ao trono de Henrique IV foi contestada e a médio prazo degenerou na guerra das rosas.

 

ALENTEJANANDO



O compadre Serafim andava completamente bêbado lá pelo meio do monte das Oliveiras onde trabalhava como ganhão.
De repente surge um boi lá de casa e dá-lhe uma valente marrada.
Caiu, levantou-se, agarrou-se aos cornos do boi e diz em tom de ameça:
- Salta da bicicleta e luta como um homem, cobarde!

 

RUDOLF NUREYEV


Posted by Picasa Rudolf Nureyev formou-se pela escola do teatro Marinski em 1958, tendo estudado com Alexander Ivanovitch Pushkin.
Em 1961, já na condição de primeiro bailarino do “Kirov Ballet”, durante uma tournée pelo Ocidente, pediu asilo político em França.
O “Ballet do Marquis de Cuevas” foi a primeira companhia para a qual dançou, obtendo um sucesso retumbante, que logo o faria integrar, na qualidade de artista convidado permanente, o “Royal Ballet”, de Londres, por treze anos consecutivos, de 1962 a 1975.
Apresentou-se pelo mundo inteiro ininterruptamente, produzindo um volume de trabalho quase inacreditável.
Com uma personalidade controversa, Nureyev possuía um estilo e ideias que influenciaram profundamente o mundo da dança, podendo-se mesmo afirmar que a participação da dança masculina no Ocidente tem duas etapas: antes e depois de Nureyev.
Por muito tempo, bailarinos do mundo inteiro copiaram o seu estilo, e até a própria Rússia recebeu, de certa forma, a sua influência.
Por outro lado, Nureyev jamais negou a importância da sua formação e, por outro, na sua dança que magnetizava o público, sobressaía para além do extremo esmero, a execução técnica, uma personalidade que misturava a arrogância de um felino ao requinte de um aristocrata.
Esta frase da sua autoria define-o da melhor forma:“Morro quando se apagam as luzes e só ressuscito pensando que amanhã voltarei a dançar”.
Faleceu no dia 6 de Janeiro de 1993.

 

THEODOR ROOSEVELT


Posted by Picasa Theodore Roosevelt que nasceu no dia 27 de outubro de 1858 em Nova York e falececeu no dia 6 de janeiro de 1919 também em Nova York, foi um estadista e o 25° e 26° (1901-1909) presidente dos Estados Unidos da América.
Em sua vida acadêmica estudou direito nas universidades de Harvard e de Columbia.
Aos 23 anos optou pela carreira política sendo eleito deputado na Assembléia Legislativa do estado de Nova York.
Em 1898, abandonou o cargo subsecretário da Marinha norte-americana que ocupava quando iniciou a guerra contra a Espanha.
Organizou e liderou o primeiro corpo voluntário de cavalaria, conhecido como Rough Riders, actuando em algumas batalhas em Cuba.
Theodore elegeu-se governador do estado de Nova York. Participou como candidato a vice-presidente na chapa de William McKinley eleito presidente dos Estados Unidos. McKinley foi assassinado em 1903 e Roosevelt assumiu a presidência do país.Como presidente introduziu medidas de controle antimonopolista actuando como mediador na greve de mineiros de 1904.
Em 1906 foi eleito presidente dos Estados Unidos, desta vez actuou de forma expressiva na criação de reservas minerais e naturais para promover o desenvolvimento a todo custo do país. Investiu e fortaleceu a Marinha e o Exército.
Sua política externa ficou conhecida como big stick devido à frase Speak softly and carry a big stick (Fale com suavidade e tenha na mão um grande porrete), inspirada num provérbio africano, que norteava sua posição.
Mediante esta doutrina, Roosevelt fortaleceu o país com uma indústria e um comércio agressivos cuja política visava a protegê-lo a todo custo.
Acreditava que apenas os países fortes sob todos os aspectos sobrevivem.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa Dia dos Reis Magos
Segundo a tradição, os Reis Magos eram três: Gaspar, cujo nome significa "Aquele que vai inspecionar"; Melquior, que quer dizer; "Meu Rei é Luz"; e Baltazar, que se traduz por "Deus manifesta o Rei".
Tudo indica que os Magos eram sábios procedentes da Babilônia.
A referência "a visita dos Magos" encontra-se assim descrita em Mateus: "Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram magos do Oriente a Jerusalém, perguntando: "Onde está o Rei dos judeus recém-nascido? Com efeito, vimos a sua estrela no céu surgir e viemos homenageá-lo". (Mt 2,1-3ss.; cf. Lc 2,1-7).
" A intenção do evangelista é mostrar que os pagãos, os gentios, os povos que viviam além das fronteiras de Israel, reconhecem Jesus como Rei-Messias.
Ao passo que o povo judeu rejeita o Salvador nascido em seu seio.
Outro incenso e mirra simbolizam as riquezas e os perfumes da Arábia, oferecidos como tributo ao Rei dos Reis, Jesus.
Os Padres da Igreja vêem no outro o símbolo da realeza de Jesus; no incenso, a sua divindade; e na mirra, a paixão de Cristo.
Na adoração dos Magos cumprem-se as profecias messiânicas:
Eu vejo - mas não agora, eu contemplo - mas não de perto: um astro procedente de Jacó se torna chefe, um ceptro se levanta, procedente de Israel. (Ns 24,17ss.; cf.também Isaías 49,23; 60,5s.; Salmo 72, 10-15).

 

ROWAN ATKINSON


Posted by Picasa Rowan Sebastian Atkinson nasceu no dia 6 de Janeiro de 1955, em Newcastle upon Tyne na Inglaterra e é um actor e comediante britânico.
Tornou-se mundialmente conhecido pelo carismático personagem Mr. Bean que ele mesmo criou e interpreta.
O seu primeiro filme foi Monty Phyton meets beyond the fringe, de 1977.

 

JOANA D´ARC


Posted by Picasa Joana d'Arc que nasceu no dia 6 de janeiro de 1412 e faleceu no dia 30 de maio de 1431, por vezes chamada donzela de Orléans, foi uma heroína da Guerra dos Cem Anos.
Durante a guerra, tomou partido pelos Armagnacs na longa luta contra os borguinhões e seus aliados ingleses.
Descendente de uma família modesta de Domrémy e analfabeta, foi uma mártir francesa canonizada em 1920, quase 5 séculos depois de ser queimada viva. Segundo a escritora Irène Kuhn, Joana d'Arc foi esquecida pela história até ao século XIX (o século do nacionalismo), o que parece confirmar as teorias sobre o nacionalismo de Ernest Gellner.
Irène Kuhn escreveu: "Foi apenas no século XIX que a França redescobriu esta personagem trágica".Antes do século XIX, Shakespeare tratou-a como uma bruxa; Voltaire escreveu um poema satírico que a ridicularizava.
Já com o romantismo, e chegado o século XIX, o romântico alemão Schiller fê-la uma heroína da sua peça de teatro "Die Jungfrau von Orleans", publicada em 1801.
Como diz Kuhn, o renascer de Joana na França só se dá de facto quando o historiador Michelet lhe faz o elogio, e em 1870, quando a França é derrotada pela Alemanha - que ocupa a Alsácia e a Lorena - "Jeanne, a pequena pastora de Domrémy, um pouco ingênua, torna-se a heroína de sentimento nacional".
Durante a primeira fase da Terceira República, no entanto, o culto à Joana D'Arc esteve associado à Direita monarquista,da qual ela era um dos ícones tutelares, como o rei Henrique IV, e era mal visto pelos republicanos.
Ainda que a Igreja Católica francesa tivesse proposto sua beatificação em 1909, é só com a Primeira Guerra Mundial que ela deixa de ser uma heroína apenas da Direita; segundo Irène Kuhn,a partir daí "os postais patrióticos mostram Jeanne à cabeça dos exércitos e monumentos seus aparecem como cogumelos por toda a França.
Em 1920, Joana D'Arc estava já definitivamente reabilitada e tornava-se a Santa Joana D'Arc e em 1922 foi declarada padroeira de França, onde o dia de 30 de Maio é feriado nacional em sua honra.

 

MULHERES BONITAS


Gilda
Posted by Picasa

sexta-feira, janeiro 05, 2007

 

IMAGEM DO DIA


No melhor pano...cai a nódoa!
Posted by Picasa

 

DIANE KEATON


Posted by Picasa Diane Keaton nasceu Diane Hall, em 5 de janeiro de 1946, na Califórnia.
Seu primeiro sucesso como actriz aconteceu nos palcos da Broadway, em Hair(1970).
Depois, Diane iniciaria uma longa parceria com Woddy Allen, primeiro no teatro, com a peça Play It Again, Sam, e depois na versão cinematográfica desse mesmo texto, Loucuras de um Sedutor (1972). Entre as comédias de Allen, a actriz trabalhou com Francis Ford Coppola, em O Poderoso Chefão (1972) e Poderoso Chão - Parte II (1974).
O estrelato viria em 1977, com Annie Hall - Noivo Neurótico, Noiva Nervosa - pelo qual Diane receberia o Oscar de melhor actriz.
Em 1981, seria indicada mais uma vez para o prêmio, por Reds, de Warren Beaty.
Uma terceira indicação veio em 1997, por As Filhas de Marvin.

 

CARICATURA DO DIA


Faustão
Posted by Picasa

 

A LENDA DA SERRA DA ESTRELA


Posted by PicasaChegara aos ouvidos do Rei que todas as noites um pastor do alto da serra conversava com uma Estrela, a mais bela de todas.
O Rei mandou chamar o pastor e ordenou-lhe que lhe desse a sua Estrela prometendo em troca dar-lhe muita riqueza.
O pastor respondeu que preferia continuar pobre a perder a sua amiga Estrela, sem a qual não podia viver.
Ao voltar à sua pobre cabana, no alto da serra, o pastor ouviu numa doce melodia a sua Estrela contar-lhe do receio que tivera de ele se deixar levar pela riqueza.
O pastor afirmou-lhe a sua grande dedicação e ela contente prometeu-lhe que nunca deixaria de ser sua amiga.
Então, o velho pastor, em voz de profeta, exclamou:
- De hoje em diante, esta serra há-de chamar-se Serra da Estrela.
E conta a lenda que no alto da serra se vê uma Estrela que brilha de maneira estranha e diferente, como se andasse à procura do bom pastor.

 

CATARINA DE MÉDICI


Posted by Picasa Catarina de Médici (n. 5 de janeiro de 1589) foi rainha consorte francesa de origem italiana.
Sucedeu ao pai, com poucos meses.
Seu pai foi Lourenço de Médici (1492-1519) governante de Florença de 1503 a 1515, Duque de Urbino em 1516, O Jovem.

Casara em Amboise em 2 de maio de 1518 com Madalena de la Tour-d´Auvergne (1495-1519) condessa de Auvergne, de Clermont, Baronesa de La Tour d’Auvergne e de La Chaize; filha de João III de La Tour, Conde de Auvergne, e Joana de Bourbon -assim Catarina, pela mãe, era parente da família real francesa.
Restaurados os Medici [1512], Lourenço foi escolhido governante de Florença.
Em 1519, findou com ele a descendência masculina legitima de Cosme o Velho.
Os Medicis foram de novo expulsos de Florença, a República de novo estabelecida em 1527. Deixou esta filha, Catarina, e um filho bastardo.
Este filho bastardo, tido por seu pai com uma amante moura, Simonetta (irmão portanto de Catarina de Médici) se chamava Alexandre de Médicis e morreria assassinado em 1537.

Duque de Urbino 1519-1532 e primeiro duque de Florença 1530-1537. Casou em Nápoles em 29 de fevereiro de 1536 com uma filha bastarda de Carlos V, Margarida de Habsburg ou Austria (VII.1522-18.1.1586). Não esquecer que os Medici foram banidos de Florença , e a República restabelecida, em 1527. Mas em 1530, depois do sítio célebre, a cidade teve que se render a forças imperiais e Carlos V fez com que Alexandre, o bastardo de Lourenço, se tornasse chefe hereditário do governo florentino.
Aboliram-se as formas republicanas, e Alexandre governou até ser assassinado por um parente, Lorenzo di Pierfrancesco de Médici ou Lourenço de Pedrofrancisco de Médici, o qual fugiu para Veneza de onde nem tentou se tornar sucessor nem quis restaurar a república...

 

ALENTEJANANDO


Posted by Picasa O compadre Anacleto andava um bocado atarentado com a saúde e resolveu ir ao médico e este pergunta-lhe:
- O que lhe dói?
- Dói-me tudo sôr dôtor!!
- Tudo! Então tire a roupa.
O compadre começa a despir-se e o médico viu que ele não tinha cuecas:
- Você não tem cuecas?
- O que é isso, sôtor?
- Olhe é muito mais higiénico, muito mais quente, e muito mais confortável.
No fim da consulta o compadre ficou a magicar nas cuecas e resolvveu passar por uma loja que dizia : vendem-se cuecas... e lá foi comprar umas.
No outro dia estava ele com o seu tractor no campo a trabalhar, como todos os dias e deu-lhe vontade de arriar o calhau... desceu do trator tirou as calças e não tirou as cuecas, porque a elas não estava habituado.
Fez o serviço vestiu as calças levantou-se e disse para com os seus botões:
- Fogo, o médico tinha razão... é muito mais higiénico!! Fogo !... e muito mais quente.
Depois sentou-se no tractor:
- E muito mais confortável!

 

D.JUAN CARLOS


Posted by Picasa O Rei Juan Carlos I (Juan Carlos Alfonso Víctor María de Borbón y Borbón) nasceu em 5 de Janeiro de 1938, em Roma durante o exílio do seu avô Afonso XIII que foi Rei de Espanha até 1931, quando foi deposto pela Segunda República Espanhola.
A República foi finalizada com a ditadura de Francisco Franco, Caudilho da Espanha, que governou até sua morte em 20 de novembro de 1975.

Em 22 de novembro, Juan Carlos foi designado Rei da Espanha, sob o nome de Juan Carlos I de Borbón.
Don Juan Carlos também sustenta o título de Rei de Jerusalém, como o sucessor da família real de Nápoles.
É casado com a Rainha Dona Sofia e tem três filhos. O seu sucessor é o Príncipe das Astúrias, Filipe.

 

O PIÃO


Posted by Picasa Podemos considerar o pião como um dos brinquedos tradicionais mais antigos.
Conhecido em todas as regiões de Portugal, era até aos anos setenta do último milénio um dos brinquedos preferidos dos rapazes em idade escolar.
Fazer um pião não era para qualquer um...por isso solicitava-se a ajuda aos irmãos mais velhos, a um familiar habilidoso na arte de carpintaria e só em ultimo recuso se tentava fazê-lo.

Neste caso recorria-se à madeira seca de salgueiro por ser mais fácil de trabalhar. Quando se queria um pião mais elaborado a madeira de carvalho era a mais indicada, porque é rija e aguenta melhor as "nicadas" e dava um certo "status" a quem o possuía.
Colocar o "ferrão ou bico" (ferrão ou bico é um prego cortado pela cabeça depois de introduzido rigorosamente no centro do pião) era o trabalho mais delicado na feitura do pião, pois exige muito rigor na colocação do prego, ao mínimo descuido, o pião partia-se em dois ou ao girar fazia-o de forma descontrolada.
Para fazer girar o pião é utilizada uma "guita ou baraça", confeccionada de fio rijo entrelaçado, que se coloca em volta do pião e ao lançá-lo ao chão a corda desenrola-se e o pião "dança ou baila" consoante a destreza do jogador.
Pode ser lançado por cima ou por por baixo.
Lançado por cima:

Depois de enrolar a guita ao pião fazemos um movimento em círculo do braço, com este a surgir por detrás das costas, largando-se o pião à altura da cabeça e ficando a guita presa no dedo polegar. Este movimento requer alguma perícia e força quanto baste.
Lançamento por baixo:

O ideal para os jogadores com menos jeito. Depois de enrolar a guita ao pião faz-se um movimento, na horizontal, ao nível do joelho, de trás para a frente, largando-se o pião de uma forma repentina.

 

O SANTO DO DIA


Posted by Picasa São Simeão- O Estilita
São Simeão era de família humilde.
Seu Pai era pastor na cidade de Cilícia, próximo à Síria, sempre ajudava ao pai no trato com o rebanho, certa vez, ao ler a Biblía enquanto trabalhava ficou impressionado com as histórias dos sacrificios de beatos e fiéis.
Assim, foi até o mosteiro mais próximo e, depois de passar dias e noites na porta do local sem comer e sem beber, implorou para que os monges o admitissem como o servo mais humilde da instituição.
Após alguns anos, foi expulso do mosteiro quando descobriram a prática de penitência que ele praticava, ficando muito ferido no corpo e temendo que a prática se tornasse hábito entre os demais monges no mosteiro o superior mandou-o embora.
Expulso, ele decidiu tornar-se um eremita, indo morar no topo do Monte Thesalissa, onde várias outras pessoas viviam isoladas a rezar.
São Simeão, como todos os eremitas, escolheu viver só, em lugar afastado para dedicar-se somente a oração.A vida que os eremitas levavam, pobre e contemplativa, era considerada na época um caminho especial para se alcançar a santidade. (Conta a história que o primeiro eremita foi Santo Antão, que por volta do ano 300 foi para o deserto para dedicar-se a fé).
São Semeão morreu aos 60 anos de idade sobre o local em posição de oração.
Por sua atitude passou a ser conhecido na época por O Estilita, uma referência à palavra grega stylos, que significa coluna.

 

UMBERTO ECO


Posted by Picasa Umberto Eco, nascido em 5 de janeiro de 1932 em Alexandria (Alessandria), Piemonte, Itália, é o autor mundialmente reputado de diversos ensaios universitários sobre a semiótica, a estética medieval, a comunicação de massa, a lingüística e a filosofia.
Ele é conhecido do grande público principalmente pelas suas obras romanescas.
Umberto Eco iniciou a sua carreira como filósofo sob a orientação de Luigi Pareyson, na Itália.
Seus primeiros trabalhos dedicaram-se ao estudo da estética medieval, sobretudo nos textos de Santo Tomás de Aquino.
A idéia principal defendida por Eco, nesses trabalhos, gira em torno da idéia de que mesmo os grandes filósofos medievais, que são acusados de não possuirem uma reflexão estética, dedicam-se ao tema, de um modo particular.
A partir da década de 1960, Eco se lança ao estudo das relações existentes entre a poética contemporânea e a pluralidade de significados. Seu principal estudo, nesse sentido, é A obra aberta (1962), que fundamenta o conceito de obra aberta, segundo o qual uma obra de arte amplia o universo semântico provável, lançando mão de jogos semióticos.
Ainda na década de 1960, Eco notabilizou-se pelos seus estudos acerca da cultura de massa, em especial os ensaios contidos no livro Apocalíticos e integrados (1964), em que ele defende uma nova orientação nos estudos dos fenômenos da cultura de massa, criticando a postura apocalíptica daqueles que acreditam que a cultura de massa é a ruína dos "altos valores" artísticos, e, também, a postura dos integrados, para quem a cultura de massa é resultado da integração democrática das massas na sociedade.
A partir da década de 1970, Eco passa a tratar quase que exclusivamente da semiótica. Ao longo da década, e atravessando a década de 1980, Eco escreve importantes textos nos quais procura definir os limites da pesquisa semiótica, bem como fornecer uma nova compreeensão da disciplina, segundo pressupostos buscados em filósofos como Kant e Peirce. São notáveis a colectânea de ensaios As formas do conteúdo (1971) e o livro de grande fôlego Tratado geral de semiótica (1975).
Como conseqüência de seu interesse pela semiótica e em decorrência do seu anterior interesse pela estética, Eco, a partir de então, orienta seus trabalhos para o tema da cooperação interpretativa dos textos por parte dos leitores. Lector in fabula (1979) e Os limites da interpretação (1990) são marcos dessa produção, que tem como principal característica sustentar a idéia de que os textos são máquinas preguiçosas que necessitam a todo o momento da cooperação dos leitores. Dessa forma, Eco procura compreender quais são os aspectos mais relevantes que actuam durante a actividade interpretativa dos leitores.
Além dessa carreira universitária, Eco ainda escreveu cinco romances, aclamados pela crítica e que o colocaram numa posição sui generis, na medida em que é um dos poucos autores que conciliam o trabalho teórico-crítico com produções artísticas, exercendo influência considerável nos dois âmbitos.
Eco descobriu o termo "Semiótica" nos parágrafos finais do Ensaio sobre o Entendimento Humano (1690), de John Locke, ficando ligado à tradição anglo-saxónica da semiótica, e não à tradição da semiologia relacionada com o modelo linguístico de Saussure. A teoria de Eco da obra aberta está dependente, em termos teóricos, da noção peirceana de semiose ilimitada.Nesta concepção do “sentido”, um texto será inteligível se o conjunto dos seus enunciados respeitar o saber associativo.
Ele é também titular da cadeira de Semiótica e director da Escola Superior de Ciências Humanas na Universidade de Bolonha.

 

KONRAD ADENAUER


Posted by Picasa Nascido em Colônia a 5 de Janeiro de 1876 em Rhöndorf, próximo de Bona, e falecido no dia19 de Abril de 1967 foi um político alemão, advogado e prefeito de Colônia. Foi ainda Chanceler da República Federal da Alemanha (1949 - 19 e Presidente do Partido Democrata Cristão (CDU).
Primeiro chanceler da Alemanha Ocidental (República Federal da Alemanha) entre 1949 e 1963, logo depois que o país havia sido formado, no fim da Segunda Guerra Mundial.
Nascido em Colônia, Adenauer estudou em várias universidades até se graduar em direito, foi prefeito de Colônia entre 1917 e 1933 e membro do poder legislativo. Como católico que era, fez oposição ao nazismo e, com o advento de Adolf Hitler ao poder, foi expulso de seu cargo político e obrigado a aposentar-se.
Com a eminência do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1944, Adenauer foi mandado para um campo de concentração e foi libertado quando as tropas aliadas invadiram a Alemanha.Em 1945, participou na fundação da União Democrática Cristã e assumiu a presidência da liga na zona de ocupação inglesa. Com o estabelecimento da Alemanha ocidental, em 1949, Adenauer assumiu o cargo de primeiro chanceler.
Por 14 anos, liderou a coligação entre a União Democrática Cristã, a União Social Cristã da Bavária e os Democratas Livres. Entre 1951 e 1955 também serviu como ministro para assuntos exteriores da Alemanha Ocidental.Adenauer tinha um grande objectivo: estabelecer a Alemanha ocidental como uma protecção para conter a expansão dos soviéticos na Europa. Assim, ele promoveu um estreitamento nas relações com os Estados Unidos e se reconciliou com a França. Foi durante o mandato de Adenauer que a Alemanha ocidental passou a integrar o Organização do Tratado do Atlântico Norte e passou a ser reconhecida como uma nação independente.
Adenauer se aposentou em 1963 após concluir um tratado - que havia perseguido durante anos - de cooperação com a França e continuou no parlamento até sua morte em 19 de abril.

 

MULHERES BONITAS


Sonali Bendre
Posted by Picasa

quinta-feira, janeiro 04, 2007

 

IMAGEM DO DIA


" Parto " difícil!
Posted by Picasa

 

PAPA EUTIQUIANO


Posted by Picasa Nasceu em Luni.
Eleito em 4 de janeiro de 275, governou a Igreja durante oito anos.
Ordenou que os mártires fossem cobertos pela "dalmática", parecida com o manto dos Imperadores Romanos, hoje vestimentas dos diáconos nas cerimônias solenes.
Instituiu a benção da colheita nos campos.
Morreu em 7 de dezembro de 283 e está sepultado na Catacumba de São Calisto,Via Ápia.

 

CARICATURA DO DIA


Bob Marley
Posted by Picasa

 

ESOPO


Uma mula, sempre folgada, como não trabalhava e mesmo assim recebia uma generosa quantidade de milho como ração, exibia-se dentro do curral como se fosse mais importante que os demais.
Era pura vaidade e arrogância.
Senhora de si, vaidosa dizia a si mesmo:
Meu pai com certeza foi um valoroso e Belo Raça Pura.
Sinto-me orgulhosa por herdar toda sua graciosidade, resistência, o mesmo espírito e beleza. Pouco tempo depois, ao ser levada para uma longa jornada, como simples burro de carga, ao sentir-se muito cansada, exclama desconsolada:
Talvez tenha cometido um erro de avaliação.
Meu pai, pode ter sido apenas um simples Asno.
Moral da História: Ao desejar ser o que não somos, estamos plantando em nós a semente da frustração.

 

POLO SUL


Posted by Picasa Pólo Sul Geográfico é o ponto onde o eixo de rotação da Terra cruza a superfície.
É a esse ponto que usualmente nos referimos como "pólo sul".
Os primeiros seres humanos a atingirem o pólo sul geográfico foram Roald Amundsen e seu grupo em 14 de Dezembro de 1911.

O principal concorrente de Amundsen, Robert Falcon Scott, alcançou o pólo um mês depois. Na viagem de volta Scott e os outros quatro membros do seu grupo morreram de fome e frio extremo.
Várias expedições atingiram o Pólo Sul por via terrestre. Os lideres de algumas das primeiras destas são, pela ordem: Amundsen, Scott, Hillary, Fuchs, Havola, Crary, Fiennes.
O almirante norte-americano Richard Byrd em 29 de Novembro de 1929 se tornou a primeira pessoa a sobrevoar o Pólo Sul.
Agora, a Antártida está localizada sobre o Pólo Sul, contudo não foi sempre assim durante toda história da Terra por causa da deriva continental.

A Estação Pólo Sul Amundsen-Scott foi estabelecida durante o Ano Geofísico Internacional em 1958 e é permanentemente ocupada por pesquisadores e pessoal de apoio.
A projecção do pólo sul geográfico na esfera celeste indica o pólo celeste sul.

No dia 4 de Janeiro de 1958 foi a vez de Hillary atingir o polo.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com