sexta-feira, maio 20, 2005

 

GASTRONOMIA


O distrito de Coimbra, que se estende da costa da Figueira da Foz e de Mira até ao interior beirão de Tábua, Lousã e Arganil, permite uma oferta gastronómica variada.
Do litoral vem o marisco e peixe fresco, que se apresentam em diferentes entradas ou em pratos principais como o arroz de marisco ou de tamboril. O bacalhau mantém aqui a sua popularidade, desde o arroz de bacalhau, até ao famoso bacalhau à lagareiro. Nos peixes, destaque ainda para os de rio, desde as enguias ao achigã, passando pela lampreia originários do rio Zêzere e do Mondego.
Do vale do Mondego, a caça também aparece muito à mesa, seja sob a forma de javali, ou carne de pato, assado no forno, de cabidela ou arroz no forno. Nas carnes o porco é muito usado, seja confeccionado directamente ou servindo de base a enchidos. Do interior aparece o cabrito no forno, na Bairrada a chanfana de cabra e aquele que é sem dúvida o prato mais popular desta região - o leitão assado.
Conhecidos em todo o país, os leitões assados à moda da Bairrada trazem para a fama o nome desta região, que desde sempre foi conhecida também pela qualidade sobretudo dos seus espumantes, que tão bem ligam com o leitão assado ou com a cabidela do dito. Na Bairrada, são também produzidos tintos de eleição que têm como característica fundamental o facto de serem produzidos a partir de uma única casta - a baga - a partir da qual se obtêm néctares verdadeiramente únicos, encorpados, aromáticos, que envelhecem muitíssimo bem, vindo a constituir óptimas reservas ou garrafeiras
Para a sobremesa ficam os queijos da Serra e de Penela, a par da doçaria conventual de Coimbra e da pastelaria tradicional de Tentúgal, obrigatória. in "Hotel D.Luis-Coimbra"

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com