domingo, maio 29, 2005

 

JOÃO DO PULO


João Carlos de Oliveira nasceu em Pindamonhanga, histórica cidade do Vale do Paraíba no Estado de São Paulo em 28 de maio de 1954, filho de Paulo de Oliveira e de Maria de Oliveira, que já faleceu. Foi criado nos bairros do Largo do Quartel (Rua das Andradas e Vila Nair).
Nada foi fácil na vida de João do Pulo, de sua infância de menino pobre, guardou um aspecto franzino e um rosto magro, mesmo depois de ter-se transformado em atleta de sucesso.
Contraiu tuberculose, quando tinha cinco anos.
Teve de trabalhar desde cedo como lavador de carros, servente de pedreiro, ajudante de serviços gerais na Quadra Juca Moreira, onde seus pais eram zeladores, para ajudar no sustento da família.
Na adolescência, sonhava ser um craque do futebol, igual ao Pelé, e a principal diversão era ensaiar na bateria de um bloco carnavalesco e jogar bola nos campos de várzea de Pinda.
Estudou no Núcleo de Ensino Ferroviário e na Escola Estadual Alfredo Pujol.
Sua mania de sair de casa para treinar sem o café da manhã deixaram marcas.
Seu pai, o ferroviário Paulo de Oliveira, o Paulo-Aço, faixa-preta de judo, era tão forte que (diz-se!) era capaz de puxar um vagão de trem com os dentes. As lendárias façanhas físicas do "velho" naturalmente teriam influenciado e motivado os seus filhos para a prática do esporte, ele enxergava neles uma forte tendência para qualquer esporte. Faleceu aos 45 anos, no dia 29 de Maio de 1999, de cirrose hepática e infecção generalizada.
Posted by Hello

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com