quinta-feira, maio 19, 2005

 

NAPOLEÃO BONAPARTE


Napoleão Bonaparte (Napoléon Bonaparte), nascido em Ajaccio, Córsega, 15 de Agosto de 1769, falecido em Santa Helena, 5 de Maio de 1821, foi o dirigente efectivo da França a partir de 1799 e foi Imperador de França de 18 de Maio de 1804 a 6 de Abril de 1814, adoptando o nome de Napoleão I. Além disso, conquistou e governou grande parte da Europa central e ocidental. Napoleão nomeou muitos membros da família Bonaparte para monarcas, mas eles, em geral, não sobreviveram à sua queda. Foi um dos chamados "monarcas iluminados".
Napoleão Bonaparte tornou-se uma figura importante no cenário político mundial da época, já que esteve no poder da França por 15 anos e nesse tempo conquistou grandes partes do continente europeu. Os biógrafos afirmam que seu sucesso deu-se devido ao seu talento como estrategista, seu talento para empolgar os soldados com promessas de riqueza e glória após vencidas as batalhas, além de seu espírito de liderança.
Em sua noite de núpcias com Josefina de Beauharnais, Napoleão foi mordido pelo cãozinho de estimação dela, Fortuné. Julgando que sua dona estava sendo atacada, o cachorrinho pulou na cama e abocanhou a perna esquerda do general. Napoleão tinha uma enorme úlcera gástrica e um vasto depósito de cálcio no sistema urinário. Isso causava uma indigestão permanente e micção dolorosa. É preciso ter azar !

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com