sábado, maio 21, 2005

 

O ENSINO EM PORTUGAL


Fernando Ruivo agredido à porta da Faculdade de Economia A decisão de acabar com a época de exames em Setembro é uma das justificações apontadas pelo docente, cujo agressor pode ser estudante daquela faculdade.O presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Fernando Ruivo, foi agredido, anteontem ao final da tarde, por um jovem, possível estudante da FEUC, quando saía das instalações daquela faculdade.Na base da agressão, que ocorreu às 19H45 de quinta–feira e que provocou ferimentos graves a Fernando Ruivo, que teve que ser assistido nas urgências dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), terá estado, segundo o próprio, uma decisão recentemente tomada pelo Conselho Pedagógico, em cuja reunião Fernando Ruivo exerceu o voto de qualidade, logo de desempate, que viria a determinar a extinção, na FEUC, da época de exames em Setembro.“Fizeram–me uma espera. A pessoa que me agrediu, que eu não conheço, sabia quais eram as minhas rotinas, os meus hábitos, os meus horários, sabia que eu saía pela porta lateral da faculdade e que ía a pé para casa. Apanhou–me e deu–me murros e eu fiquei sem dois dentes. Ele sabia o que estava a fazer”, contou ao DIÁRIO AS BEIRAS Fernando Ruivo, que acrescentou que o agressor tem cerca de 20 anos e que pode ser estudante da FEUC.Segundo o docente, que ontem se deslocou ao Instituto de Medicina Legal para perícias médico–legais e apresentou à PSP queixa do ocorrido, “alguém pode não ter ficado agradado” com a decisão tomada pelo Conselho Pedagógico no passado dia 29 de Abril. “Pode ter sido uma questão pessoal ou então porque foram introduzidas mudanças [na época de exames] e a época de recurso passou para Julho”, explicou Fernando Ruivo, que coloca também a hipótese de a agressão poder ter sido feita por “alguém a mando”.Fernando Ruivo afirmou que foi auxiliado, depois da agressão, por quatro estudantes pertencentes ao Conselho Pedagógico, que o acompanharam até aos HUC.O docente da FEUC disse ainda ter recebido do reitor da UC, Seabra Santos, a garantia de que a situação já estava a ser acompanhada pela Reitoria. “Vamos ver se se conseguem tomar medidas por forma a que a situação não se repita”, concluiu Fernando Ruivo. Até à hora do fecho desta edição, não foi possível obter qualquer reacção junto de Seabra Santos e da Reitoria.Núcleo de Estudantesvai averiguarContactado pelo DIÁRIO AS BEIRAS, o presidente do Núcleo de Estudantes da FEUC, Luís Cardoso, afirmou já estar a fazer diligências no sentido de determinar a identidade do agressor e de determinar de este é ou não aluno daquela faculdade. “Soube que um homem agrediu deliberadamente o professor Fernando Ruivo. Se for um aluno, tomaremos as medidas necessárias por forma a que os outros estudantes não sejam prejudicados”, disse.Já o presidente da Direcção–geral da Associação Académica de Coimbra, Fernando Gonçalves, disse desconhecer a situação, remetendo qualquer declaração para mais tarde. IN " As Beiras "

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com