sábado, maio 28, 2005

 

A ONU EM PORTUGAL


O Centro de Informação da ONU em Portugal foi fundado em 1977 e é a única representação das Nações Unidas no país. Tem sede em Lisboa e estão também sob sua responsabilidade as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
Em 1946, a Assembleia Geral da ONU, afirmando que as "As Nações Unidas não podem realizar os objectivos para que foram criadas, se os povos do mundo não forem devidamente informados dos seus fins e actividades" -- resolução 13 (I) --, criou o Departamento de Informação Pública.
Entre as directrizes básicas que aprovaram este novo Departamento, estava a recomendação de que fossem criados "escritórios auxiliares … com o objectivo de garantir que todos os povos em todas as partes do mundo recebam a informação mais completa e exacta possível sobre as Nações Unidas". Hoje existem mais de 60 destes Centros de Informação no mundo inteiro, alguns deles de carácter regional, cobrindo vários países.
Nos seus mais de 20 anos de existência, o Centro de Informação em Portugal tem-se empenhado em informar o público em geral, os meios de comunicação social, instituições e organizações de todo o tipo sobre a ONU e o sistema das Nações Unidas. Este site é mais um serviço neste sentido.
A nova presença deste Centro de Informação na Internet, lançada em Setembro de 2000, coincidiu com o início em Nova Iorque da Assembleia do Milénio, a 55ª sessão da Assembleia Geral, cujas deliberações incluem um debate sobre a ONU do século XXI. Coincide também com uma etapa na vida da Organização em que a diversidade dos seus sites na Internet está em expansão.
Este novo site foi estruturado com o objectivo de facilitar o acesso a esta presença cada vez maior do sistema das Nações Unidas na Internet e de disponibilizar documentação, material diverso e informação geral sobre as Nações Unidas em português.
O que se pretende é que o site seja uma fonte de informação útil e dinâmica para os que querem conhecer melhor as Nações Unidas e também um veículo adicional para o diálogo entre este Centro de Informação e os Portugueses.
Centro de Informação das Nações Unidas
Posted by Hello

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com