sábado, maio 14, 2005

 

PACTO DE VARSÓVIA


O Pacto de Varsóvia foi uma aliança militar formada em 14 de Maio de 1955 pelos países socialistas do Leste Europeu e pela União Soviética. O tratado foi firmado na capital da Polónia, Varsóvia, e estabeleceu o compromisso entre os países de ajuda mútua no caso de agressão militar a um dos países membros.
O organismo militar foi instituído, em contraponto à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte ) organização internacional que uniu as nações capitalistas da Europa Ocidental e os Estados Unidos para a prevenção e defesa dos países membros contra eventuais ataques vindos do Leste Europeu.
Os países que fizeram parte do Pacto de Varsóvia são os mesmos onde foram instituídos governos socialistas pela URSS, após a Segunda Guerra Mundial. União Soviética, Alemanha Oriental, Bulgária, Hungria, Polónia, Tchecoslováquia e Albânia são os países membros, sendo que a estrutura militar segue as directrizes soviéticas.
Porém, as principais acções do Pacto foram dentro dos paises membros para a repressão de revoltas internas. Em 1956 tropas reprimiram manifestações populares na Hungria e Polónia e, em 1968, na Tchecoslováquia, na chamada Primavera de Praga.
As mudanças no cenário geopolitico da Europa Oriental no final da decada de 80, com a queda dos governos socialistas, o fim do muro de Berlim, o fim da Guerra Fria e a crise na URSS levaram á extinção do Pacto em 31 de Março de 1991.
Seis anos depois a OTAN convida a Republica Tcheca, Hungria e Polónia a ingressarem na organização, demonstrando uma nova configuração das forças militares na Europa pós Guerra Fria.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com