terça-feira, maio 24, 2005

 

TERMAS DA CURIA


AQUAE CURIVA era o nome conhecido ao tempo da ocupação da península pelos romanos, que conheciam as nascentes e as exploravam. Do topónimo CURIVA adveio o nome da actual povoação, a CURIA , uma das mais antigas e afamadas estâncias hidrológicas portuguesas. Durante séculos, as termas viveram no esquecimento, até que em 1900 foi fundada a Sociedade das Águas da Curia, por iniciativa de Albano Coutinho.
Em 1865, talvez por ter ouvido falar dos benefícios das águas existentes na Curia, La Chapelle, que fazia parte da equipa de engenheiros e técnicos que dirigiam as obras ferroviárias da linha do Norte, como Bartissol, Eiffel, Girard, Lariol, entre outros, tenta os seus benefícios para uma doença de pele de que há muito sofria e para a qual não parecia haver cura possível. Os banhos que tomou nas ditas águas sararam completamente as suas feridas e a notícia passou a ser divulgada não só em Portugal mas também em França de onde era natural.
A iniciativa para aproveitar convenientemente estas águas partiu do então estudante de medicina, Luís Navega, que na Universidade de Coimbra se relacionou com o Professor Charles Lepierre, na altura docente na Escola Industrial de Coimbra e químico de renome, conseguindo que ele fizesse um estudo profundo das águas da Curia tendo surgido em 1897 a Análise Química das Águas Minero-Medicinais da Curia da Mata , sendo o primeiro trabalho acerca destas águas. Já médico, Dr. Luíz Navega constituiu em 1900 a Sociedade das Águas da Curia, S.A. tendo-se construído o primeiro balneário. Em 31 de Dezembro de 1902 obteria o alvará régio de concessão de exploração das Águas da Curia.
As Termas da Curia, hoje em dia, oferecem ao Aquista a tradição termal unida ao conforto e à tecnologia moderna, usada no novo edifício termal, que ficou concluído em 1993. Assim, as Termas da Curia satisfazem as exigências do Aquista durante todo o ano, tanto para uma cura termal como para férias relaxantes.
As águas minero-medicinais da Curia são de natureza sulfatada cálcica e magnesiana e são especialmente indicadas no tratamento de doenças metabólico-endócrinas (nomeadamente gota), cálculos e infecções urinárias, hipertensão arterial, doenças reumáticas e musculo-esqueléticas.
Posted by Hello

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com