sexta-feira, maio 20, 2005

 

TURISMO EM PORTUGAL


O sector do turismo é um dos mais importantes na economia portuguesa, representando 8% do PIB, em 2003, e absorvendo cerca de 10% do emprego.
O agradável clima português e a beleza da sua costa marítima são factores-chave da atracção como destino turístico. Acresce que a paisagem, a cultura e o ambiente hospitaleiro, os locais históricos e monumentos, as infra-estruturas para a prática de golfe, desportos náuticos e radicais, bem como o nível da hotelaria são aspectos a ter em conta na qualidade do turismo em Portugal. Em meados dos anos 90, as preocupações acerca da fraca “performance” do sector, particularmente quando comparado com a vizinha Espanha, conduziram a uma renovação das campanhas promocionais, tendo as receitas turísticas aumentado bastante na última parte da década, ajudadas por uma taxa de câmbio favorável para visitantes do Reino Unido (mercado de origem mais importante) e pela realização da Feira Mundial Expo’ 98, em Lisboa. Este acontecimento gerou 10% de acréscimo nos visitantes estrangeiros em 1998 e 21% de aumento nas receitas turísticas. Embora as receitas tenham estagnado em 1999, elas voltaram a aumentar em 2000 e 2001. Houve um ligeiro declínio em 2002 e um novo acréscimo em 2003.
Portugal tem conseguido manter a sua participação a nível mundial, ao contrário do que se verifica com muitos dos seus concorrentes europeus, apesar da emergência de novos destinos que têm afastado os turistas dos mercados tradicionais. O país posicionou-se, em 2003, em 16º lugar no "ranking" dos principais destinos turísticos, com 11,7 milhões de turistas, e na 20ª posição no “ranking” das receitas, com mais de 6 mil milhões de euros.
Em 2003, entraram em Portugal 27,5 milhões de visitantes. Destes, 11,7 milhões foram turistas. Quer no número de visitantes quer no de turistas houve aumentos face a 2002.

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com