sexta-feira, junho 10, 2005

 

1ª REGATA OXFORD-CAMBRIDGE


Na história da civilização, freqüentemente encontramos citações que documentam o papel do remo, seja como simples aplicação em canoagem, seja nas formas mais estruturadas de navegação e transporte, com preponderante importância no comércio e no combate.
Na história militar e comercial do antigo Egito e até na civilização Pré-Helênica de Creta encontram-se registros indiscutíveis da importância do Remo, o que, diga-se de passagem, figura como uma constante nas operações do mesmo ramo, de todos os povos imperialistas e conquistadores da Antigüidade.
O remo, como competição, também não é recente e os ingleses registam uma prova anual de skiff, que é disputada desde 1715, além da Regata “Oxford-Cambridge”, que se iniciou em 10 de Junho de 1829.
Nos Estados Unidos, desde de 1852, é disputada a regata “Yale-Harvard” e, na França, desde de 1840, surgiram as primeiras sociedades náuticas.
Quando se reorganizaram as Olimpíadas, no final do ano de 1896 sob a inspiração do Barão de Coubertin, o remo já fez parte do elenco de competições, o que permanece até a presente data.
Posted by Hello

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com