quinta-feira, junho 23, 2005

 

AFRICA DO SUL


Situa-se quase que totalmente ao sul do trópico de Capricórnio, no extremo meridional do continente africano.
As 11 línguas oficiais do país são um sinal da grande diversidade da sua população, formada por negros de diferentes etnias (cerca de 70% dos habitantes) e por minorias de brancos e indianos. A África do Sul detém quase 50% da produção industrial do continente e é o maior produtor mundial de ouro.
Possui ainda grandes reservas de diamante, cromita, urânio, antimônio, platina e carvão, que respondem por 60% das exportações e por 10% de seu PIB.
O turismo é importante fonte de divisas, e as maiores atrações são as reservas de animais selvagens existentes no país.
O regime de segregação racial sul-africano (apartheid), abolido há cinco anos, deixou uma herança de desigualdade social entre brancos e negros.
O padrão de vida é bastante diferenciado e a criminalidade e a violência política continuam altas entre os negros.
Factos Históricos:
Os europeus chegam à região em 1487, quando o navegador português Bartolomeu Dias contorna o cabo da Boa Esperança.
Ponto estratégico na rota comercial para as Índias e habitada por diversos grupos negros (bosquímanos, khoi, xhosas, zulus), a região é povoada por imigrantes holandeses, franceses e alemães no século XVII.
Esses colonos brancos (chamados bôeres ou africânderes) fixam-se na região e desenvolvem uma língua própria, o africâner.
Em 1806, os ingleses tomam a Cidade do Cabo e lutam contra negros e bôeres.
Os choques levam os bôeres a emigrar maciçamente para o nordeste (a Grande Jornada, em 1836), onde fundam duas repúblicas independentes, Transvaal e Estado Livre de Orange.
A entrada dos britânicos no Transvaal provoca tensão e resulta na Guerra dos Bôeres, que termina com a vitória britânica.
Apartheid:
A partir de 1911, a minoria branca, composta de africânderes e descendentes de britânicos, promulga uma série de leis que consolidam seu poder sobre a população maioritariamente negra.
A política de segregação racial do apartheid (separação, em africâner) é oficializada em 1948, com a chegada ao poder do Partido Nacional (NP), que domina a política por mais de 40 anos.
O apartheid impede o acesso dos negros à propriedade da terra e à participação política e os obriga a viver em zonas residenciais separadas das dos brancos.
Casamentos e relações sexuais entre pessoas de raças diferentes tornam-se ilegais.
A oposição ao apartheid toma forma na década de 50, quando o Congresso Nacional Africano (CNA), organização negra criada em 1912, lança campanha de desobediência civil.
Em 1960, a polícia mata 67 negros que participavam de uma manifestação em Sharpeville, favela situada a 80 km de Johanesburgo.
O Massacre de Sharpeville - como fica conhecido - provoca protestos no país e no exterior.
Como conseqüência, o CNA é declarado ilegal.
Seu líder, Nelson Mandela, é preso em 1962 e condenado à prisão perpétua.
Mais tarde libertado, chega a Presidente da República, reintegrando-se a Africa do Sul na Organização das Nações Unidas no dia 23 de Junho de 1994.
Posted by Hello

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com