sábado, junho 18, 2005

 

A AMAZONA DAS ESTRELAS


Foi apresentada a George Palmer Putnam, um editor de N0va York, para fazer um voo transatlântico.
Nenhuma mulher até então havia voado através do Atlântico.
Pelas parecenças físicas com Charles Lindbergh, Amelia foi então alcunhada de "Lady Lindy". Constou na altura que George ficou tão impressionado com ela, que a contratou de imediato a fazer o voo.
Sem saber que não levaria outro passageiro consigo, Amelia aceitou a oferta.
Uma vez que ela não tinha qualquer experiência de voo com multimotores nem em voo por instrumentos, Wilmer Stultz e Louis Gordon seriamos pilotos do Fokker trimotor chamado "Friendship (Amizade)" ainda que Amelia fosse oficialmente o "comandante" do voo.
No Domingo, 3 de junho de 1928, depois de esperar vários dias que as condições do tempo melhorassem, o Friendship partiu via Halifax, para a Nova Escócia.
As más condições meteorológicas demoraram novamente o voo em Halifax até 18 de Junho.
Voando no meio de densa neblina a maior parte da travessia, aterraram em Burry Port, Gales do Sul, e não na Irlanda, como estava planeado... por restar já muito pouco combustível.
"Fuí um passageiro na travessia... Apenas um passageiro.
Tudo o que se fez para a travessia do Atlântico se deve a Wilmer Stultz e Slim Gordon.
Qualquer elogio deve ser feito a quem o merece... Não creio que às mulheres lhes falte vigor para realizar uma viagem solitária através do Atlântico.
Seria só uma questão de aprender a voar por instrumentos, uma arte que poucos pilotos homens dominam na actualidade..." O facto do feito de Stultz e Gordon terem sido ignorados pelos repórteres não foi do seu agrado.
Era a mulher que tinham vindo ver... ou melhor, a "la muchacha" como insistiam em chamar-lhe.
Primeiro em Londres, posteriormente nos Estados Unidos, com um calendário cheio de viagens, sempre procurada no circuito de conferencias, Amelia figurava constantemente nos periódicos. Mesmo com o seu desacordo, George Putnam mantinha o nome de Amelia bem presente na mente de todos nas páginas dos periódicos de todo o país.
Amelia voou só, cruzando o país, do Atlântico à costa do Pacífico em Setembro de 1928, para concorrer às National Air Races (Carreras Aéreas Nacionales).
De regresso em Nueva York, iniciou uma série de conferencias organizadas por George para promover o seu novo livro sobre o seu voo transatlântico, "20 horas, 40 minutos".
Porque se haviam convertido em "amigos chegados" e ...
Mais tarde em 1935, Amelia começou a fazer planos para um voo ao redor do mundo.
Amelia Earhart desapareceu em 1937, sobre o Oceano Pacífico, numa tentativa de dar a volta ao Mundo de avião por Leste.
Posted by Hello

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