domingo, junho 05, 2005

 

ASSOBIAR PARA O LADO



Ficámos a saber que agora nos compete a nós andarmos a vigiar–nos uns aos outros. O governo decidiu que as nossas declarações de IRS vão deixar de estar em segredo fiscal e passam a estar acessíveis a todos. Basta irmos à Internet e deitarmos o olho aos rendimentos dos nossos vizinhos. Aí está algo com que todos sonhávamos há muito tempo.
A bisbilhotice da vida alheia que tanto nos caracteriza tem agora a cobertura oficial do nosso governo. Já nem precisamos saber junto dos nossos amigos que trabalham nas finanças ou nos bancos qual a situação financeira da malta que não gramamos.
É sem dúvida o delírio para quem nutre aquele sentimento fabuloso que é a inveja.
Já vamos poder saber afinal quanto é que declara aquele gajo que comprou o último modelo da BMW, ou o outro que fez uma casa de não sei quantos mil euros, ou o tal que foi de férias para as ilhas Fidji. Isto vai ser o paraíso !
Já estou a ver o pessoal que não tem Internet em casa ou no trabalho a fazer fila nos Espaços Internet das nossas terrinhas com os dedos afiados para teclar o nome do inimigo figadal que lhe roubou a namorada, ou do patrão que o despediu, etc. Sorriso matreiro no canto da boca e com o pensamento a debitar: “agora é que te vou apanhar, desgraçado !”
.Apesar de em parte até concordar com esta medida, a verdade é que o governo está a demitir–se de fazer o seu trabalho e detectar afinal quem é que foge ao fisco. Ou seja, lança–nos para todos o ónus de uma tarefa que está atribuída aos funcionários das finanças, que é para isso que a gente lhes paga.
Bem, mas com as alterações que Sócrates quer introduzir na função pública é capaz de ter sido boa ideia lançar–nos este desafio, porque a rapaziada das finanças pode não ficar muito contente e continuar a assobiar para o lado e como dizia um anúncio de há uns anos... a vê–los passar !
" P.L.-Beiras"

Posted by Hello

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com