terça-feira, junho 07, 2005

 

BARRAGEM DO ALQUEVA



Em Fevereiro 2004 o primeiro grupo da Central de Alqueva entrou em Serviço Industrial, após o período de 1 mês de serviço experimental; na mesma data iniciaram-se os ensaios do segundo grupo que se prevê que entre em Serviço Industrial nos primeiros dias de Junho.
Os dois grupos desta Central são reversíveis, isto é, podem funcionar como Turbina durante as horas em que há maior solicitação no consumo de energia e podem funcionar como Bomba nos períodos de horas de vazio ou de excedentes de energia na rede. O arranque em bomba de grupos com esta potência (147MVA) envolve dificuldades especiais.
Em Alqueva temos disponíveis dois processos de arranque, em geral, será usado um conversor estático de frequência, e em recurso por “dorso-a-dorso” (com os 2 grupos ligados electricamente, um arranca como Turbina - arrastando o outro que irá funcionar como Bomba). Quer funcionando no sentido Turbina, quer no sentido Bomba (sempre com a roda desafogada), podem também funcionar como Compensadores, injectando energia reactiva na rede.
Entrou em serviço industrial no dia 7 de junho de 2004.
Posted by Hello

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com