terça-feira, junho 28, 2005

 

CIDADE DO BARREIRO


As origens do Barreiro são pouco precisas.
Alguns historiadores referem que surgiu a partir de um movimento de repovoamento da Margem Sul do Tejo, após a conquista de Lisboa aos Mouros, em 1147.
Porém, só desde o séc. XV é que existem registos históricos de uma pequena povoação com o nome de Barreiro, cuja freguesia foi fundada em 1487, aquando da criação da Paróquia de Santa Cruz.
Em 1521, D. Manuel I concede a esta localidade a carta de Foral de Vila Nova do Barreiro.
A economia desta Vila assentava no fornecimento de carvão e lenha à região de Lisboa, e na exportação de vinho e sal para o estrangeiro.
Na época dos Descobrimentos, esta Vila foi um importante ponto de apoio da infra-estrutura industrial que suportava a empresa marítima.
O Barreiro fornecia a madeira para os estaleiros navais e fabricava biscoitos que eram levados nas naus.
No século XVIII e XIX, os cereais eram trazidos para a Vila Nova do Barreiro para serem moídos e transformados em massas alimentícias.
Mas, é em 1861 que se dá o grande desenvolvimento sócio-económico com a implantação dos caminhos-de-ferro.
Em 1875, surgem as primeiras fábricas de cortiça, e em 1907 começa a ser construído aquele que acabou por ser tornar o maior complexo industrial do séc. XX: a CUF.
À volta das fábricas começavam a surgir novos bairros, onde se alojavam as famílias que vinham para o Barreiro à procura de emprego, a maioria vinda do Alentejo e Algarve.
Com o desenvolvimento da Vila, são criadas associações culturais e recreativas, sendo a mais antiga a Philarmónica Barreirense, que foi fundada em 1848, e que em 1870 deu origem a duas novas entidades: a Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense – "Os Penicheiros" e a Sociedade Democrática de União Barreirense – "Os Franceses".
No início do século XX, a Vila dispunha já de várias associações políticas e de carácter cívico, como por exemplo: Associações de Classe dos Corticeiros, dos Ferroviários, Cooperativas, Associações Humanitárias, como os Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, o Instituto dos Ferroviários, clubes desportivos, entre outras.
O Barreiro foi elevado a cidade a 28 de Junho de 1984
Actualmente, a cidade perdeu as características operárias que tinha, devido ao encerramento da maioria das indústrias que funcionavam no complexo CUF, que hoje pertence à QUIMIGAL.
O Barreiro tornou-se uma cidade dormitório porque grande parte da população parte diariamente rumo a Setúbal ou a Lisboa para trabalhar.
A cidade do Barreiro tem actualmente oito Freguesias: Alto do Seixalinho, Barreiro, Coina, Lavradio, Palhais, Santo André, Santo António da Charneca e Verderena.
Possui também 30 estabelecimentos de ensino, que vão desde as Escolas do 1º Ciclo ao ensino superior, assim como uma escola de formação profissional.
É de salientar também a existência de estabelecimentos de ensino particular e cooperativo e de uma escola de música.
As estruturas culturais existentes incluem a Biblioteca Municipal, um Auditório Municipal, o Teatro Municipal, duas salas de cinema e um cine clube.
Ao nível da saúde, a cidade conta com o Hospital Nossa Senhora do Rosário, que é Distrital, e uma Misericórdia que mantém em funcionamento um lar de terceira idade.



Posted by Hello

Comentários:
cidade dormitorio???
tenha cuidado com as palavras meu amigo!! e não fale dquilo q não conhece
 
Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com