quarta-feira, junho 15, 2005

 

ELLA FITZGERALD



Como é freqüente entre músicos de jazz, Ella teve uma infância difícil. Seus pais nunca se casaram e não ficaram juntos por muito tempo, o que fez com que ela tivesse que viver com o padrasto, que a maltratava.
Aos quatorze anos perdeu a mãe e decidiu largar a escola, sendo, meses mais tarde levada para um reformatório por vadiagem. Não fica lá por muito tempo, e foge voltando a viver nas ruas de Nova Iorque, cantando e dançando em troca de gorjetas.
Em novembro de 1934 decidiu participar do show de calouros que acontecia no Apollo Theatre, no Harlem, e apesar de maltrapilha e nervosa, ganhou o primeiro prêmio .
No entanto o gerente lhe negou seu direito, por considerar Ella “muito feia”.
Voltou a cantar em pequenos grupos, sem receber praticamente nada, até que o vocalista da banda do primeiro “rei do swing” Chick Webb, a levou para um teste com o bandleader, o qual, antes mesmo de ouví-la, repetindo o gerente do Apollo, disse ser Ella muito feia para cantar diante de sua banda.
Após discutir com seu vocalista - que ameaçou deixar a banda caso não desse a Ella uma chance. Ouve-a e faz o melhor negócio de sua vida, contratando-a.
Em breve a banda de Chick Webb se apresentaria no Savoy, sendo um verdadeiro estouro.
Ella gravou seu primeiro sucesso com Webb, “A-Tisket a-Tasket”, em 1938.
Ella tinha uma voz doce com entonação de menina, extremo domínio da técnica vocal, swing e scat maravilhosos e a capacidade de percorrer as escalas ascendentes e descendentes com incomparável maestria. Some-se a isso o facto de que, apesar de sua infancia difícil, cantava com contagiante alegria.
Após a morte de Webb em 39, Ella assume o comando de sua orquestra até sua dissolucao, cerca de dois anos mais tarde.
Aos 19 anos já era considerada a primeira dama do jazz recebendo críticas extremamente elogiosas das maiores revistas de jazz dos EUA.
Gozou de grande sucesso ao longo de toda sua vida até à sua morte no dia 15 de Junho de 1996.
Posted by Hello

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com