terça-feira, junho 07, 2005
FAROIS DE PORTUGAL
O farol do Cabo Mondego que está situado na extremidade SO da Serra de Buarcos, a três milhas ao NNO da serra desta vila, principiou a funcionar em 1857.
O seu aparelho é do sistema Fresnel, com candeeiro de Carcel, de luz fixa. Alcança 20 milhas, em boas condições atmosféricas, e tem o foco elevado a 79 metros sobre o nível do oceano.
A altura ao foco luminoso sobre a base do edifício é de 44,55 metros.
A lanterna é composta de um corpo de 7,65 de altura com seis faces de 1,98 de largo, tendo no vértice da cúpula, que é de metal, uma chaminé resguardada por um capacete esférico, do centro do qual sai a haste do pára-raios.
A torre em que esta lanterna assenta é composta de três corpos principais -o 1º quadrangular com 4,35 de altura construído de alvenaria jorrada de azulejos brancos; o 2º, octogonal também forrado de azulejos brancos, tendo de altura 4,30 metros; o 3º em que assenta a lanterna, de forma cilíndrica em 2,12 metros de altura.
O vértice da lanterna está a 17,72 metros sobre a base do edifício, e o número de graus do sector iluminado no horizonte é de 270"
Anibal de Matos in "O Figueirense"
Posted by Hello