sábado, junho 25, 2005

 

JACQUES YVES COSTEAU


Oceanógrafo francês, cineasta e inventor , popularizou o estudo da vida marinha através de inúmeros livros, filmes e programas de televisão que ilustram as suas investigações submarinas. Cousteau, apesar de não ser formalmente um cientista, foi destinado para as explorações submarinas por suas duas paixões: o oceano e o mergulho.
Graduou-se na academia naval da França em 1993. Após um acidente automobilístico quase fatal no qual quebrou os dois braços, ele deixou de lado os planos de se tornar um piloto da Marinha.
Durante sua recuperação ele descobriu o mergulho, e sua fascinação pelo esporte o inspirou a desenvolver, junto com Émile Gagnan, o "aqualung", também conhecido como scuba (self-contained underwater breathing apparatus), que se tornou disponível comercialmente em 1946. Cousteau ajudou a inventar várias outras ferramentas úteis para os oceanógrafos.
Ele serviu na Segunda Guerra Mundial como um oficial de armas na França e também foi membro da Resistência Francesa.
Mais tarde ele foi condecorado com a Legião da Honra por seu trabalho de espionagem. Os experimentos de Cousteau com filmagens submarinas começaram durante a guerra, e quando a guerra terminou, ele fundou e liderou o Grupo de Pesquisas Submarinas da Marinha da França, e com isso, continuou o seu trabalho. Para expandir o seu trabalho em exploração marinha, ele fundou inúmeras organizações de marketing, produção, engenharia e pesquisa, que foram incorporadas (1973) como o Grupo Cousteau.
Cousteau produziu e actuou em muitos programas de televisão, incluindo a série americana: "O Mundo Submarino de Jacques Cousteau" (1968-76).
Em 1974 formou a Sociedade Cousteau, um grupo ambientalista sem fins lucrativos dedicado à conservação marinha.
O seu último livro, "Man, the Octopus, and the Orchid", foi publicado postumamente.
Faleceu no dia 25 de Junho de 1997.

Posted by Hello

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com