sábado, junho 11, 2005

 

JACQUES YVES COUSTEAU



Oceanógrafo francês, cineasta e inventor , popularizou o estudo da vida marinha através de inúmeros livros, filmes e programas de televisão que ilustram as suas investigações submarinas. Cousteau, apesar de não ser formalmente um cientista, foi destinado para as explorações submarinas por suas duas paixões: o oceano e o mergulho.
Graduou-se na academia naval da França em 1993.
Após um acidente automobilístico quase fatal no qual quebrou os dois braços, ele deixou de lado os planos de se tornar um piloto da Marinha. Durante a sua recuperação descobriu o mergulho, e sua fascinação pelo esporte inspirou-o a desenvolver, junto com Émile Gagnan, o "aqualung", também conhecido como scuba (self-contained underwater breathing apparatus), que se tornou disponível comercialmente em 1946.
Cousteau ajudou a inventar várias outras ferramentas úteis para os oceanógrafos.
Ele serviu na Segunda Guerra Mundial como oficial de armas na França e também foi membro da Resistência Francesa.
Mais tarde foi condecorado com a Legião da Honra por seu trabalho de espionagem.
As experiências de Cousteau com filmagens submarinas começaram durante a guerra, e quando a guerra terminou, ele fundou e liderou o Grupo de Pesquisas Submarinas da Marinha da França, e com isso, continuou o seu trabalho.
Para expandir o seu trabalho em exploração marinha, ele fundou inúmeras organizações de marketing, produção, engenharia e pesquisa, que foram incorporadas (1973) como o Grupo Cousteau.
Em 1950, Cousteau transformou um navio britânico no Calypso, um navio de pesquisa oceanográfica no qual ele e seu grupo realizaram inúmeras expedições.
Ele ganhou reconhecimento internacional com a publicação do livro: "O Mundo Silencioso (1953), o primeiro de muitos livros. Dois anos depois ele adaptou o livro para um documentário que ganhou a Palma de Ouro (1956) no Festival Internacional de Cannes e o Prêmio da Academia (1957), um dos três oscars que seus filmes ganharam.
Aposentado da Marinha em 1956 com o título de capitão, Cousteau trabalhou como diretor do Instituto e Museu Oceanográfico de Monaco.
Nasceu no dia 11 de Junho de 1910 e faleceu no dia 25 de Junho de 1997.
Posted by Hello

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com