sexta-feira, junho 03, 2005

 

JOÃO XXIII


Angelo Giuseppe Roncalli nasceu em 25 de Novembro de 1881, na cidade de Sotto il Monte, na região da Lombardia, Itália, e morreu em Roma no dia três de junho de 1963.
Com 11 anos ingressou no seminário de Bergamo. Em seguida estudou teologia em Roma e foi ordenado em 1904. De 1905 a 1914 foi secretário do bispo de Bergamo e professor no seminário diocesano.
Foi Capelão do Exército italiano na primeira guerra mundial. Depois do conflito, em 1920, o papa Bento XV nomeou-o diretor do Conselho Italiano da Obra da Propagação da Fé, onde mostrou toda a sua capacidade de organização.
Em 1925 foi sagrado bispo. Seu lema episcopal foi Obediência e paz. Representou o papa como visitador apostólico na Bulgária, como legado apostólico na Grécia e Turquia e, em 1944, núncio em Paris.
Em 1953, nomeado cardeal, tornou-se patriarca de Veneza. Grande incentivador do movimento ecumênico, dialogou com as igrejas ortodoxas, mostrando grande compreensão e tacto diplomático.
Com a morte do papa Pio XII, sucedeu-lhe no trono de Pedro em 28 de outubro de 1958 e assumiu o nome de João XXIII. Nunca a Igreja teria esperado que um Papa tão idoso transmitisse tanta alegria e confiança com suas atitudes cordiais e afáveis. Mas foi exatamente este Papa, cheio de bondade e de bom humor, que teve a coragem de convocar um Concílio.
Posted by Hello

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com