sábado, junho 11, 2005

 

NOVAS GERAÇÕES


Esta edição do Jornal da Mealhada é bom exemplo da relevância que as novas gerações têm hoje na vida das comunidades.
Em momentos diversos tenho pensado, falado e escrito sobre a necessidade e a importância que a juventude e a sua participação têm em todos os domínios-do político ao social, da economia ao desporto.
As comemorações do Dia da Criança e o empenho colectivo que foi colocado nas actividades que tivemos oportunidade de ver, como nesta edição se conta, são bem exemplo do pensamento colectivo que começa a gerar-se em torno da ideia de existir nas novas gerações uma nova esperança.
"Nas futuras gerações está a chave para a mudança do nosso comportamento colectivo" é uma frase que pode ler-se no comunicado de imprensa da Câmara Municipal a propósito das celebrações do Dia Mundial do Ambiente e do facto de serem especialmente dedicadas às crianças estas celebrações.
A notícia de Denise Pieters, a mealhadense atleta de uma modalidade a que não estamos habituados, ou que, provavelmente, só conhecemos dos Jogos Olímpicos, é também uma surpresa. E uma certeza de que há ao dispor das novas gerações muitas possibilidades que não estavam ao alcance das gerações anteriores.
No concelho da Mealhada essas possibilidades permitiram que cinco bailarinas do Hoquei Clube da Mealhada tenham sido classificadas com distinção pelo júri da Royal Academy of Dance. Possibilidades que permitem a muitas crianças praticarem natação, futebol, hoquei em patins...
Algumas das infra-estruturas que foram sendo criadas no concelho são elefantes brancos. Outras estão a deteriorar-se e precisam de restauro, como é o caso do Pavilhão Gimnodesportivo da Mealhada, e a verdade é que mais do que lançar grandes obras públicas, sem as quais, aliás, nada seria possível, mais importante é o que se faz nas e com as infra-estruturas.
São dirigentes dedicados, são treinadores, professores e monitores que se responsabilizam e se sacrificam e que têm com o sucesso uma relação de proximidade que permitem que as boas coisas possam ser feitas.
O concelho da Mealhada pode estar orgulhoso das suas gerações mais novas, que prometem, e que não nos deixarão ficar mal na longa estrada da modernidade e do futuro. Cabe, no entanto, e sempre, às outras gerações o acompanhamento e a disponibilidade para que, em liberdade, toda a energia, impulso e vitalidade da juventude possam transformar o concelho e ajudar a transformar o país.

Nuno Canilho in " Jornal da Mealhada "

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com