sábado, junho 04, 2005

 

O CASAL PÉRON



Maria Eva Duarte, como se chamava no começo; Eva Perón, como ficou conhecida em seus últimos anos; Evita, como o povo a batizou, foi uma figura que rompeu todos os precedentes históricos e definiu uma modalidade política nunca vista até então. Durante o breve período de sua actuação, ao lado de Perón, foi o centro de um crescente poder e tornou-se a alma do movimento peronista, em sua essência e em sua voz. Adorada e ao mesmo tempo odiada por milhões de argentinos, o que jamais provocou foi a indiferença.
Maria Eva Duarte nasceu em Los Toldos, província de Buenos Aires, em 1919. Ela, sua mãe - Juana Ibarguren - e seus quatro irmãos formavam a família irregular de Juan Duarte, que morreu quando Evita tinha seis ou sete anos. Nessa época, mudaram-se para Junín, onde Eva permaneceu até 1935. Faleceu no dia 26 de Julho de 1952.
Juan Domingo Perón , estadista argentino, nasce em Lobos, província de Buenos Aires, e passa a infância na Patagônia. Em 1911 entra para a escola militar e em 1924 torna-se capitão. Participa em 1930 do golpe que derruba o presidente Hipólito Yrigoyen. Durante a Segunda Guerra, a associação militar Grupo de Oficiales Unidos (GOU), da qual Perón faz parte, revolta-se contra a neutralidade da Argentina. Em 1943 o GOU derruba o presidente Ramón Castillo e Perón assume a Secretaria do Trabalho e Previdência .
Começa sua vertiginosa carreira política baseada na mobilização, muitas vezes demagógica, de operários e daqueles que vinham do campo para a cidade, os "descamisados". Organiza sindicatos e a Confederação Geral do Trabalho – proclama-se o "primeiro trabalhador".
Em 1944 já acumula também a vice-presidência da República e o Ministério da Guerra. No ano seguinte é preso por pressão de militares mais conservadores e libertado uma semana depois graças a uma grande manifestação popular organizada por sua companheira Evita Perón, com quem se casa. É eleito presidente no dia 4 de Junho 1946 e promovido a general pelo Congresso, pouco antes de assumir o governo.
Posted by Hello

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com