terça-feira, junho 07, 2005

 

O PÃO DA MEALHADA


Na foto está uma das pioneiras da confecção do pão da Mealhada, a falecida Ti Anunciação, esposa do Ti Reinaldo Colecta, sapateiro de profissão, que práticamente passou a sua vida à boca do forno que se vê na gravura e, inclusivamente onde criou a sua meia dúzia de filhos. Depois do seu falecimento o forno não deixou de trabalhar, pois sua filha Graciete durante muito tempo ainda deu continuidade ao fabrico de tal maravilha.
O tempo não perdoa e a Graciete também teve de abandonar as lides e então sim, o forno está a descançar...suponho que para toda a vida.
Tal como elas faziam era assim que se fabricava o pão : peneirava-se a farinha para um alguidar de barro e na qual se abria um buraco ao meio. Aí colocava-se o fermento (levedura) e depois água previamente temperada com sal. Envolvia-se lentamente a farinha com a água, ao mesmo tempo que se desfazia o fermento, procurando criar uma massa consistente e heterogénea. Depois de bem amassado cobria-se com farinha e dizia-se:"S. Mamede te levede; S. Vicente te acrescente;Deus te ponha a virtude;Que da minha parte fiz o que pude".Por fim cobria-se com um pano branco e com cobertores para que a massa levedasse. Deixava-se a levedar entre 1 a 2 horas. Após esse tempo verificava-se se a massa estava pronta para ser tendida. Depois de bem pesado, pão a pão, era tendido e colocado num tabuleiro onde repousava até ir para o forno.
Posted by Hello

Comentários:
vamos ir a mealhada pode indicar-nos um restaurante bom e barato para comer lechon em mealhada. muito obrigado
jchernandez@cleon.ccoo.es
 
Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com