sexta-feira, junho 24, 2005

 

PICASSO


Pablo Picasso foi pintor, escultor e ceramista, compôs novas dimensões estéticas, renovando o gosto de tal modo que influenciou, no campo artístico, todas as camadas da população mundial deste século.
Rapidamente o identificam ao olhar esse quadro genial do "Arlequim", que é o retrato do seu filho Pablo com um fato de pobre.
Esta figura aparece inúmeras vezes na sua obra e a tradição sugere que "Arlequim" era um rapaz pobre que desejava muito ir a um baile mas não tinha roupa própria.
Então, os seus amigos, e eram muitos, deram, cada um, um pedacinho de tecido com que a mãe lhe fez esse belo fato com losangos de várias cores.
Em Espanha, na cidade de Málaga, em Outubro de 1881, filho de um pintor e professor da Escola de Belas-Artes, teve a sua primeira inspiração.
A sua carreira iniciou-se muito cedo, mostrando ideias originais, apelidando-o de "Rei da Quinquilharia", por gostar de reconstruir objectos velhos, ou deitados fora.
É costume dividir a sua obra em várias fases ou períodos: o período azul, em que pintou figuras de pobres, deserdados, misérias, em tons de azul; no período rosa encarou os homens com mais ternura e alegria - é o circo, os saltimbancos - retratados com um desenho elegante e flexível. Depois vem a fase negra em que desenhou figuras geométricas - o cubismo.
O seu quadro mais conhecido chama-se "Guernica".
Foi pintado em 1937, inspirando-se na Guerra Civil Espanhola.
A fase verde é dominada pelas paisagens.
O cubismo sintético foi um período em que usou colagens com pedaços de jornais, etiquetas, cartas de jogar... Depois da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) casou-se com a bailarina russa Olga Khoklova e com o muito dinheiro que ganhou com o seu trabalho comprou o Castelo de Boisgeloup, onde dispunha de várias e vastas oficinas, o que lhe permitiu dedicar-se também à escultura.
Fez a sua primeira exposição no dia 24 de Junho de 1901.
Com 92 anos de idade, conhecido mundialmente, morreu em Abril de 1973.
Posted by Hello

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com