terça-feira, julho 19, 2005

 

AQUEDUTOS ROMANOS


A etimologia da palavra aqueduto vem do latim aqua (água) e ducere (conduzir).
Refletindo a própria filosofia do povo romano, a arquitetura também, tinha um grande senso objetivo e prático.
Dentre seus inúmeros legados, Roma deixou, pelos países que, nos tempos idos, pertenceram ao vasto império,volumosas estruturas erguidas sobre a superfície e destinadas a conduzir água das fontes naturais para as cidades, ou seja, os legendários aquedutos; um dos mais notáveis localiza-se em Segóvia (ao lado), na Espanha, que, construído por Trajano, após 2 mil anos de sua edificação, continua levando água à cidade, percorrendo uma distancia aproximada de 16 quilômetros.
Consta que os romanos conheciam dois sistemas para o transporte da água: a canalização por tubulações subterrâneas, com tubos ou de ferro ou de bronze.
O segundo,preferido por ser o mais barato, que aprenderam a construir com os etruscos, era o aqueduto em arcos suspensos; o material, travertino (um tipo de mármore), muito abundante, tijolos e o cimento.
A água a ser transportada originava-se sempre de locais com mais elevação, aproveitando a energia potencial que conduzi-a por todo o sistema; as canalizações eram sustentadas pela estrutura em forma de arcos, que resistiam muito bem ao peso.
Esses condutores, eram chamados pelos romanos specus ou canalis e, eram feitos de tijolos e revestidos internamente com um cimento especial que os impermeabilizava.
Quando a água chegava nas proximidades da cidade, era despejada em grandes reservatórios, os chamados castelos de distribuição (Castellum).
Daí passava a tubos de bronze e chumbo, ou mesmo de terracota e madeira, que transportavam o precioso líquido para as fontes públicas, para as casas dos mais ricos e também para as tradicionais termas.
Catorze aquedutos levavam água para Roma; três foram consertados por ordem dos papas.
A população mais pobre da população, mediante um pagamento de uma taxa ao Governo, podiam retirar a água das fontes públicas.
Os comprimentos dos aquedutos, aproximadamente, variavam de 8 a 85 quilômetros, com mais de 60 metros de elevação; por sua vez, o conduto atingindo em média 2 metros de altura, variava na sua largura de 0,50 a 1,20 metros, com forma triangulares, retangulares, arqueadas ou trapezóides.
Posted by Picasa

Comentários: Postar um comentário

« Voltar

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com