quarta-feira, julho 20, 2005

 

CURIOSIDADES DO ZEPPELIN


As instalações elétricas eram revestidas por uma blindagem para evitar o surgimento de qualquer fagulha, o que poderia causar um incêndio nos dirigíveis.
Todo o Hangar era servido por pequenos carrinhos na parte superior, usados para inspecionar e fazer reparos na estrutura dos dirigíveis.
Existe até hoje na Base Aérea de Santa Cruz, uma gigantesca esfera de aço que era utilizada como depósito de hidrogênio.
Esta esfera foi transformada em reservatório de água com capacidade de 3 milhões de litros.
No interior do Hangar existiam duas escadas com patamares, uma de cada lado, e um elevador elétrico que transporta 450kg de carga e se movia a uma velocidade de 1 m/s.
O tempo gasto para abrir o portão Sul era de 6 minutos.
O Hangar possuia três pontos de reabastecimento, um em cada extremo, e um no meio, com tomadas para gases Hidrogênio, Propano, Butano, água e eletricidade.
No topo do Hangar, existe uma torre de comando que está a 61 m de altura e de lá pode-se avistar toda a àrea envolvente de dezenas de quilómetros ao redor.
Só existiu um acidente durante o período que os Zeppelins operaram em Santa Cruz, que ocorreu quando um dos homens que seguravam as cordas não as soltou após ser dada a ordem para que as mesmas fossem liberadas.
Ele subiu com o dirigível, até que alguém avisou à tripulação, que resolveu retornar.
O referido homem quebrou algumas telhas e machucou as pernas.
O Hindenburg possuia 245 m de comprimento, 41,5 m de diâmetro, voava a 135 km/h com autonomia de 14 mil quilômetros e tinha capacidade para conduzir 50 passageiros e 45 tripulantes.
O Graf Zeppelin possuia 213 m de comprimento, 5 motores, transportava 35 passageiros e 45 tripulantes.




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